Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920150003&lang=pt vol. 23 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação de surdos: políticas e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Disciplina de libras: o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre a sua inserção no ensino superior?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa como a inserção da disciplina de Libras - Língua Brasileira de Sinais - no Ensino Superior vem sendo foco de pesquisas desde o Decreto Federal nº 5.626/2005. Realizamos a busca em diferentes sites de pesquisa, como o Scielo e o Google, encontrando dissertações e teses, bem como artigos disponibilizados em livros, revistas ou anais de eventos. Verificamos que essas produções analisam: a legislação enquanto política que obriga a inserção da disciplina no Ensino Superior; os currículos a partir de planos de ensino das disciplinas; as implicações da disciplina na formação de professores para atuarem com alunos surdos na inclusão; a formação do professor de Libras no Ensino Superior; os materiais didáticos para a disciplina de Libras. São efervescentes os discursos em torno da disciplina de Libras, produzindo significados sobre os surdos, sua língua e sua educação e efeitos nos próprios currículos da disciplina.<hr/>This paper analyzes how the insertion of Brazilian Sign Language as a course in Higher Education has been a focus of research since the Federal Act nr. 5.626/2005. A search on different research web sites, like Scielo and Google, has led us to dissertations and theses, as well as papers published in books, journals or annals of events. Such productions analyze: the law as a policy requiring the insertion of that course in Higher Education; curricula, considering the teaching program of the courses; the implications of the course in the education of teachers to work in the inclusion of deaf students; the course didactic materials. Discourses about Libras as an academic course have increased and produced meanings about the deaf, their language and education, as well as effects on the course program.<hr/>El artículo examina como lainserción de la asignatura Lengua Brasileña de Señales em la Educación Superior, mediante el Decreto Federal nº 5.626/2005, ha sido el foco de investigaciones. El análisis apunta para investigaciones que abordan esa asignatura insertada em la Educación Superior. Realizamos la búsqueda en diferentes sitios de investigaciones, tales como Scielo y Google, encontrando disertaciones y tesis, así como artículos disponibles em libros, revistas, o actas de congresos. Verificamos que esas producciones analizan: la legislación, mientras política que obliga la inserción de la asignatura em la Enseñanza Superior; los currículos, a partir de planes de enseñanzas de las asignaturas; las implicaciones de la asignatura em la formación de maestros para actuar com alumnos sordos em la inclusión; la formación del profesor de Libras em la Educación Superior; los materiales didácticos para la asignatura de Libras. Son discursos efervescentes alrededor de la asignatura de Libras, produciendo significados sobre los sordos, su lengua y su educación, y efectos em los propios currículos de la asignatura. <![CDATA[O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Historicamente, as dificuldades do aluno surdo em relação à aprendizagem da leitura e da escrita foram atribuídas a causas inerentes à surdez. Porém, atualmente, se tem o conhecimento de que essas dificuldades ocorrem por não se levar em consideração, durante o processo de ensino e de aprendizagem, de suas especificidades linguísticas. Dessa forma, a grande maioria dos surdos, jovens e adultos, não tiveram uma escolarização que respeitasse tais especificidades. Diante disso, este trabalho objetiva descrever e analisar estratégias pedagógicas para o ensino de português escrito como segunda língua, a partir da construção de conhecimentos em Libras, em oficinas para alunos surdos egressos das etapas de alfabetização da educação básica. As atividades das oficinas foram documentadas por meio de vídeo-gravações e de registro em diários de campo. Fundamentado nos pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural, o presente estudo focalizou a importância das relações entre pesquisadores e participantes surdos propiciadas pela linguagem, constituindo-se em espaço de comunicação, de formação e de constituição de sujeitos. Os resultados indicam que o uso de Libras como língua de instrução nesses espaços é fundamental para a construção de conceitos e para a aquisição de conhecimentos em leitura e escrita, assim como didáticas apropriadas e embasadas em recursos imagéticos favorecem as trocas dialógicas, facilitando a compreensão pelos sujeitos surdos.<hr/>Historically the difficulties of deaf students in relation to reading and writing skills were attributed to some causes inherent to deafness, however, currently, it is known that these difficulties occur because of a lack of consideration during the process of teaching and learning, of the deaf language specificities. Thus, the vast majority of deaf people, young and old, had no schooling that had respected these specificities. Therefore, this study aims to describe and analyze pedagogical strategies for the teaching of written Portuguese as a second language, from the construction of knowledge in Libras, in workshops for graduated deaf students in the literacy levels of basic education. The activities of the workshops were documented by video recordings and record in field diaries. Based on the conceptual framework of cultural-historical approach, this study demonstrated the importance of the relationship between researchers and deaf participants offered by language, constituting a space for communication, training and development of individuals. The results indicated that the use of Libras as language of instruction in these areas is critical to the construction of concepts and acquisition of knowledge in reading and writing, as well as appropriated teaching and informed in pictorial resources favored dialogical exchange, facilitating the understanding for deaf people.<hr/>Históricamente, las dificultades del alumno sordo en relación con el aprendizaje de la lectura y la escritura fueron atribuidas a causas propias de la sordera, sin embargo, actualmente, se tiene conocimiento de que esas dificultades ocurren por no tener en consideración, sus especificidades lingüísticas durante el proceso de enseñanza y aprendizaje. De esta forma, la gran mayoría de los sordos, jóvenes y adultos, no tuvieron una escolarización que respetase tales especificidades. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo describir y analizar las estrategias pedagógicas para la enseñanza del portugués escrito, como segunda lengua, a partir de la construcción de conocimientos en Libras, en talleres para alumnos sordos egresados de las etapas de alfabetización de la educación básica. Las actividades de los talleres fueron documentadas por medio de vídeo-grabaciones y de registro en diarios de campo. Fundamentados nuestros presupuestos teóricos de abordaje histórico-cultural, el presente estudio focalizó la importancia de las relaciones entre los investigadores y los participantes sordos propiciadas por el lenguaje, constituyéndose en espacio de comunicación, formación y constitución de sujetos. Los resultados indicaron que el uso de Libras como lengua de instrucción en estos espacios es fundamental para la construcción de conceptos y la adquisición de conocimientos en lectura y escritura, así como las didácticas apropiadas y basadas en recursos pictóricos favorecieron los intercambios dialógicos, facilitando la comprensión por los sujetos sordos. <![CDATA[Leitura de imagens em arte: um olhar para a educação de surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho propõe uma reflexão sobre a leitura de imagens realizada por sujeitos surdos que estudam em uma turma comum do 2º Ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de Santa Cruz do Sul/RS. Na articulação aos Estudos Surdos e à Arte-Educação, problematizam-se as implicações da experiência visual surda na educação escolar, tendo em vista a observação de uma atividade prática, em que se atribui significado a imagens artísticas por meio da 'Proposta Triangular do Ensino de Arte' (BARBOSA, 1991). Desenvolvida na disciplina de Arte e mediada por tradutores e intérpretes de língua de sinais (TILS), a atividade realizada oportunizou a aproximação dos alunos ao objeto imagético e seu contexto. Considerando-se as identidades surdas, evidencia-se um processo de leitura de imagens que toma como base a visualidade e as experiências singulares de cada sujeito na construção de significados. Em arte e na educação de surdos, a linguagem visual assume centralidade.<hr/>This paper proposes a reflection about the image reading performed by deaf people, who study at a common class of the 2nd High School, in a public school of Santa Cruz do Sul/RS. In conjunction with Deaf Studies and Art Education, it problematize implications of deaf visual experience in school education, with a view to observing a practical activity, in which assigns meaning to artistic images through the 'Triangular Proposal for Teaching Art' (BARBOSA, 1991). Designed in the discipline of Art and mediated by translators and sign language interpreters, the activity carried out provided an opportunity to approach the students to imagery object and its context. Considering the deaf identities, there is evidence of an image reading process that builds on the visual and the unique experiences of each subject in the construction of meanings. In art and in deaf education, the visual language is central<hr/>Este trabajo propone una reflexión sobre la lectura de imágenes realizada por sujetos sordos, que estudian en una clase común del 2º año de la Enseñanza Mediana, en una escuela pública de Santa Cruz do Sul/RS. En la articulación a los Estudios Sordos y a el Arte-Educación, se problematizan las implicaciones de la experiencia visual sorda en la educación escolar, teniendo en cuenta la observación de una actividad práctica, en la cual se atribuye significado a imágenes artísticas por medio de la "Propuesta Triangular de Enseñanza de Arte" (BARBOSA, 1991). Desarrollada en la asignatura de Arte y mediada por traductores e intérpretes de la lengua de señas (TILS), la actividad realizada ha permitido la aproximación de los alumnos al objeto imaginario y su contexto. Considerándose las diferencias sordas, se evidencia un proceso de lectura de imágenes que se basa en lo visual y en las experiencias singulares de cada sujeto en la construcción de significados. En arte y en educación de sordos, el lenguaje visual asume centralidade. <![CDATA[Cartografando currículos na educação de surdos: saberes e práticas docentes entre-diferenças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos produzidos ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com proposição de Atelier pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores, tanto na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. Foi possível propor tarefas, experimentações, conversas, visualizações que afirmam os diferentes tempos de multiconexão, de transinteração, de cultura visual. Os ateliers serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens por parte de todos os alunos surdos. A escrita que apresentamos aqui é resultado das análises realizadas a partir das reuniões de formação de professores e a experimentação de currículos. Estes materiais compõem parte das atividades da pesquisa "Cartografando a escolarização de alunos surdos com deficiência: diferentes aprendizagens e diferentes saberes", coordenada pelas professoras Daniele Noal Gai e Liliane Ferrari Giordani e da pesquisa "Processos de Construção e Desenvolvimento de Currículos para Surdos com Deficiência em uma Escola Bilíngue para Surdos", desenvolvido pela mestranda Cássia Lobato Marins. Ao longo deste texto nos dedicaremos a pensar nas construções coletivas para um currículo de aprendizagens em uma escola que se propõem bilíngue, uma vez que descreveremos ações que afirmam a escolarização e aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.<hr/>This text was constructed from the description of some curricula produced over teacher training meetings and managers in school for the deaf in the municipal Porto Alegre teaching. With pedagogical Atelier proposition, training meetings produced movements among teachers, both in discussion about learning deaf students with or without disabilities. It was proposed tasks, experiments, discussions, views that claim different times Multiconnection of transinteração, visual culture. The workshops served to assert a visual culture differences between bilingual, with the full right of defense to school and their ensinagens by all deaf students. The script that we present here is the result of analyzes from the teacher training meetings and the trial resumes, these materials make up part of the research activities "Mapping the education of deaf students with disabilities: different learning and different knowledge," coordinated by teachers Daniele Noal Gai and Liliane Ferrari Giordani and research "Construction Processes and Curriculum Development for the Deaf with Disabilities in a Bilingual School for the Deaf", developed by graduate student Cassia Lobato Marins. Throughout this text we devote ourselves to think in collective buildings for learning curriculum in a school who propose bilingual since they describe actions that affirm the education and learning of deaf students with disabilities promoted amid a visual culture.<hr/>Este texto fue construido a partir de la descripción de algunos planes de estudio producido más reuniones de formación de profesores y administradores en la escuela para sordos en la enseñanza municipal de Porto Alegre. Con pedagógica propuesta de Atelier, reuniones de capacitación producen movimientos entre los profesores, tanto en la discusión sobre el aprendizaje de los estudiantes sordos, con o sin discapacidad. Se propuso tareas, experimentos, debates, opiniones que dicen diferentes momentos multiconexión de transinteração, la cultura visual. Los talleres sirvieron para afirmásemos unos visuales diferencias culturales entre bilingüe, con el pleno derecho de la defensa a la escuela y sus ensinagens por todos los estudiantes sordos. La secuencia de comandos que presentamos aquí es el resultado de los análisis de las reuniones de formación del profesorado y el juicio se reanuda, estos materiales forman parte de las actividades de investigación "Mapeo de la educación de los alumnos sordos con discapacidad: de aprendizaje diferente y conocimientos diferentes", coordinado por profesores Daniele Noal Gai y Liliane Ferrari Giordani y de investigación "Procesos de Construcción y Desarrollo Curricular para Sordos con discapacidad en una escuela bilingüe para sordos", desarrollado por el estudiante graduado Cassia Lobato Marins. A lo largo de este texto nos dedicamos a pensar en los edificios colectivos para el aprendizaje curricular en una escuela que proponen bilingüe ya que describen acciones que afirman la educación y el aprendizaje de los alumnos sordos con discapacidades promovidas en medio de una cultura visual. <![CDATA[Corpo surdo e suas singularidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado realizada no Centro Universitário Univates no período de julho de 2013 a julho de 2015. Em meio a teorizações de filósofos da diferença, entre eles Deleuze e Barthes, toma-se o seguinte problema de pesquisa: Como um corpo surdo é pungido por outras vias que não a representação? Tal problema desdobra-se nos seguintes objetivos: compreender os modos pelos quais alguns corpos surdos se singularizam e como potencializam sua vida; carto(foto)grafar os afetos produzidos pelo corpo surdo em encontros com a fotografia. Estas carto(foto)grafias foram realizadas em momentos distintos, com três sujeitos surdos nas cidades de Lajeado/RS e Estrela/RS, a partir de trajetos percorridos com o uso da câmera fotográfica. O encontro com a obra "Caminhando", de Lygia Clark (1964) serviu para que o percurso fosse pensado enquanto obra que se realiza no ato. Por vezes, um corpo inacabado, em movimento de constante recusa à fixação. Em muitas outras, apenas um corpo capturado por linhas estratificadas. Ao finalizar a pesquisa, percebe-se que a entrega do corpo é sempre algo difícil, de modo que fixa-se mais na objetividade e brevidade, do que naquilo que um corpo é capaz de produzir enquanto singularidade.<hr/>This article refers to a section of a master dissertation held at Univates University Center from July 2013 to July 2015. Among the theories of philosophers of difference, including Deleuze and Barthes, the following research problem was taken: How a deaf body is pierced by different means other than the representation? Such a problem unfolds on the following objectives: understanding the ways in which some deaf bodies are unique and how they empower their lives; carto(photo)graphing the affects produced by the encounter between a deaf body and the photography. These carto(photo)graphs were held at different times, with three deaf people in the cities of Lajeado / RS and Estrela / RS, from paths which were traveled using a camera. The encounter with the work "Walking" by Lygia Clark (1964) served to think the route as a work that takes place in the act. In some cases, an unfinished body in motion of constant refusal to fix in many others, only one body captured by stratified lines. At the end of the survey, it's possible to see that the body's release is always difficult, so that it is more fixed in the objectivity and brevity, rather than in what a body is capable of producing as uniqueness.<hr/>El presente artículo se refiere a un recorte de disertación de máster realizado en el Centro Universitário Univates en el período de julio de 2013 a julio de 2015. En medio a teorizaciones de filósofos de la diferencia, entre ellos Deleuze y Barthes, se toma el siguiente problema de investigación: ¿Cómo un cuerpo sordo sufre estimulación por otras vías que no la representación? Tal problema se desdobla en los siguientes objetivos: comprender los modos por los cuales algunos cuerpos sordos se singularizan y cómo potencializan su vida; Carto(foto)grafía los afectos producidos por el cuerpo sordo en encuentros con la fotografía. Estas carto(foto)grafias fueron realizadas en momentos distintos, con tres sujetos sordos en las ciudades de Lajeado/RS y Estrela/RS, partiendo de trayectos recurridos con el uso de la cámara fotográfica. El encuentro con la obra "Caminando", de Lygia Clark (1964) sirvió para que el recorrido fuese pensado mientras la obra se realiza en el acto. Por veces, un cuerpo inacabado, en movimiento de constante rechazo a la fijación. En muchas otras, sólo un cuerpo capturado por líneas estratificadas. Al finalizar la investigación, se percibió que la entrega del cuerpo es siempre algo difícil, de modo que se fija más en la objetividad y brevedad, de aquello que un cuerpo es capaz de producir mientras sea singular. <![CDATA[Práticas de organização da comunidade surda: articulações a partir da cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A comunidade surda vem sendo frequentemente entendida como um espaço de segurança no qual a diferença surda pode ser vivida com confiabilidade e acolhimento. O objetivo deste artigo é compreender como a comunidade surda se organiza e chega a ser narrada como tal. Partiu-se de estudos de vertente pós-estruturalista para analisar a materialidade produzida para esta pesquisa. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos surdos, integrantes de escolas específicas para surdos e participantes ativos dos movimentos comunitários. Com a análise da materialidade, discutiu-se que pertencer a uma comunidade implica vincular-se a um código de convívio que se forja a partir de uma intencionalidade comum. No caso da comunidade surda, a referência que pauta a sua organização é o que se convencionou chamar de artefatos culturais do povo surdo. Entretanto, a relação de pertencimento à comunidade pode ser delimitada pelo quanto cada sujeito pode/deseja mover-se pela sua lei. Vê-se, assim, que o agrupamento comunitário agrega muitos elementos além do simples sentimento de ser surdo, justificado unicamente pelo compartilhamento da mesma cultura.<hr/>The deaf community has often been understood as a safe place in which the deaf difference can be reliably and cozily experienced. The aim of this paper is to understand how the deaf community is organized and narrated as such. Post-structuralist studies have been used to analyze the materials produced for this research. Deaf teachers and students from deaf schools who have actively participated in community movements were interviewed. The analysis of the materials has shown that belonging to a community involves following a living code created with a common intention. In the deaf community, the reference grounding its organization is what has been known as cultural artifacts of deaf people. However, belonging to the community is delimited by the extent to which one is able or willing to move in accordance to the community rules. Thus, we can see that the community aggregates elements other than just the feeling of being deaf, only justified by sharing the same culture.<hr/>La comunidad sorda viene siendo entendida frecuentemente como un espacio de seguridad en la cual la diferencia sorda puede ser vivida con confiabilidad y acogimiento. El objetivo de este artículo es comprender como la comunidad sorda se organiza y llega a ser descrita como tal. Se partió de estudios de vertientes pos-estructuralistas para analizar la materialidad producida para esta investigación. Fueron realizadas entrevistas con profesores y alumnos sordos, integrantes de escuelas específicas para sordos y participantes activos de los movimientos comunitarios. Con el análisis de estos aspectos, se discutió que pertenecer a una comunidad implica vincularse a un código de convivencia que se forja a partir de una intencionalidad en común. En el caso de la comunidad sorda, la referencia que orienta su organización es de los llamados artefactos culturales del pueblo sordo. Entretanto, la relación de pertenencia a la comunidad puede ser delimitada por cuánto cada sujeto desee/pueda moverse por su propia ley. Véase así, que la agrupación comunitaria agrega muchos elementos además del simple sentimiento de ser sordo, justificado únicamente por el hecho de compartir la misma cultura. <![CDATA[Libras e implante coclear: contradição ou complementaridade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300142&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo verificar os motivos que levaram alguns pais de surdos a fazerem a opção concomitante pela cirurgia do Implante Coclear e à exposição à Língua Brasileira de Sinais. A metodologia da pesquisa é a abordagem histórico crítica e a análise psicanalítica-hermenêutica de 8 entrevistas com pais e/ou mães de crianças matriculadas em uma escola bilíngue para surdos. Os autores que embasam as análises são Freud e outros da psicanálise, os quais nos ajudam a compreender os motivos subjetivos que direcionam os desejos e decisões dos pais; e, também, Michel Foucault que, com seus estudos, nos ajuda a compreender a emergência de novos sujeitos e discursos de verdade. Nossa conclusão é de que, ao optar por uma abordagem dupla e simultânea das possibilidades, as famílias as consideram complementares e, com isto, estão exercendo seu papel sociocultural como pais. Os resultados apontam para a emergência de um novo sujeito surdo, o implantado bilíngue, que demanda novas possibilidades educacionais.<hr/>This paper analyses the answers for the interviews carried out with deaf children´s parents about their decision for the rehabilitation and education of their kids, decision which is marked by the simultaneous choice of submitting them to cochlear implant surgery and the exposition to the Brazilian Sign Language. The research's methodology adopted the historical criticism and the psychoanalysis - hermeneutic analysis for the eight interviews carried out with parents of the children who are regularly enrolled in a bilingual school for deaf children. We tried to analyze the reasons that boosted this specific decision making by parents. The authors that support our research are Freud, and others from psychoanalysis, who helped us understand the subjective motivation boosting parents´ desires and decision making actions; Also, Michel Foucault whose studies helped us comprehend a new human subject appearance and the truth discourse. Our conclusions are that when parents choose this double and simultaneous approach, which families consider as complementary, families are acting their social and cultural roles as parents. The outcomes show us the emergency of a new deaf subject, the bilingual with a Cochlear Implant, that requires some new educational possibilities.<hr/>Este artículo tiene como objetivo determinar las razones por las que algunos padres de las personas sordas que hacen cooptación por la cirugía de implante coclear y la exposición a Lengua Brasileña de Señas. La metodología de investigaciónesel enfoque crítico histórico y el análisis psicoanalítico-hermenéutica 8 entrevistas con padres y/o madres de niños matriculados en una escuela bilingüe para sordos. Los autores que se basan los análisis son Freud y otros autores de la psicoanálisis, loscuales nos ayudan a comprenderlos motivos subjetivos que direccionanlos deseos y decisiones de los padres; y, también, Michel Foucault que, con sus estudios, nos ayuda a comprender el surgimiento de nuevos sujetos y discursos de verdad. Nuestra conclusión es de que, al optar por un procedimiento duplo y simultáneo de las posibilidades, las familias consideran éstas complementares y, con esto, están ejerciendo su papel sociocultural como padres. Los resultados apuntan la emergencia de un nuevo sujeto sordo, bilingue con implante coclear, que requiere nuevas posibilidades educativas. <![CDATA[As crônicas de Jorge Sérgio L. Guimarães e as representações da surdez entre as décadas de 1950 e 1960]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho propõe analisar e discutir textos publicados pelo escritor Jorge Sérgio L. Guimarães entre as décadas de 50 e 60. O escritor, que era surdo, publicava suas pequenas crônicas, como colaborador, em três periódicos: Jornal das Moças, Shopping News do Rio e Jornal O Globo. Em 1961, os textos foram compilados no livro "Até onde o surdo vai". As narrativas apresentam indícios de um discurso hegemônico sobre a surdez ao mesmo tempo clínico e oralista, típico daquele período e anterior ao início dos estudos linguísticos e antropológicos das Línguas de Sinais e da surdez. O presente trabalho analisa os conceitos de surdez, oralismo e Língua de Sinais, ao mesmo tempo que apresenta Jorge Sérgio L. Guimarães como um importante cronista da surdez.<hr/>This paper proposes to analyse and discuss texts published by the writer Jorge Sergio L. Guimarães between the 1950`s and 60`s. The writer, who was deaf, published his small Chronicles as a collaborator in three journals: Jornal das Moças, Shopping News do Rio e Jornal O Globo. In 1961, the texts were compiled in the book "Até onde o surdo vai ". The narratives are evidence of a hegemonic discourse on deafness that was, at the same time, clinic and oralist, typical of the period and prior to the beginning of the linguistic and anthropological studies of sign languages and deafness. The present work analyses the concepts of deafness, oralism and sign language, while at the same time presents Jorge Sergio L. Guimarães as an important chronicler of the deafness.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo analizar y discutir los textos publicados por Jorge Sergio L. Guimarães entre los años 50 y 60. El escritor, que era sordo, publicaba sus pequeñas crónicas, como colaborador en tres periodicos: Jornal das Moças, Shopping News do Rio y O Globo. En 1961, los textos fueron recopilados en el libro "Até onde o surdo vai ". Las narrativas evidencian un discurso hegemónico sobre la sordera, al mismo tiempo clínico y oralista, típico de la época y, anterior al inicio de los estudios lingüísticos y antropológicos de la Lengua de Señas y sordera. Este trabajo analiza los conceptos de sordera, oralismo y la lengua de señas, al mismo tiempo que presenta Jorge Sérgio L. Guimarães como cronista importante de la sordera. <![CDATA[Aprender/ensinar filosofia em língua gestual portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Admitindo que "la philosophie trouve son élément dans la langue dite naturelle" (DERRIDA, 1988, p. 36) e defendendo uma visão linguístico-cultural da surdez, as aulas de Filosofia em contexto de surdez colocam problemas específicos. A tradução de conceitos filosóficos para língua gestual apresenta dificuldades particulares devido às caraterísticas das duas línguas (língua vocal e língua gestual/língua de sinais). Além disso, nem todos os conceitos filosóficos possuem gesto standard em língua gestual portuguesa. Dado o compromisso teórico e o imperativo legal (legislação portuguesa) de as aulas de Filosofia ocorrerem em língua gestual portuguesa, procurou-se perceber de que modo esta língua resolve o problema da ausência de gesto. Nesse sentido, solicitou-se a um grupo de docentes surdas/os de língua gestual portuguesa que explicassem textos filosóficos nos quais estão presentes alguns desses conceitos e analisaram-se essas produções gestuais com o intuito de extrair resultados elucidativos.<hr/>Assuming that "philosophy finds its place in natural language" (DERRIDA, 1988, p. 36) and a linguistic-cultural view of deafness, the Philosophy classes with deaf students pose specific problems. The translation of philosophical concepts raises particular difficulties due to the characteristics of the two languages (vocal language and sign language). In addition, not all philosophical concepts have standard gesture in Portuguese sign language. Given the theoretical commitment and the legal enforcement (Portuguese law) of all the classes being in Portuguese sign language we tried to understand how does this language solve the problem of the absence of standard sign. In order to do so we asked a group of deaf teachers of Portuguese sign language to explain philosophical texts in which exist some of those concepts. Subsequently, we analised those productions in order to find enlightening results.<hr/>Aceptando la perspectiva de que "la philosophie trouve son élément dans la langue dite naturelle" (DERRIDA, 1988, p 36), y una visión lingüístico-cultural de la sordera, el proceso de aprendizaje/enseñanza de la Filosofía, en alumnos sordos, coloca problemas específicos. La traducción de conceptos filosóficos en lengua de señas presenta dificultades particulares debido a las características de las dos lenguas en cuestión (lengua vocal - lengua de señas). Además de eso, no todos los conceptos filosóficos poseen una seña standard en lengua de señas portuguesa. Dada la obligatoriedad teórica y legal (de acuerdo con la legislación actual) de que las aulas de Filosofía sean en lengua de señas portuguesa, se intentó entender de qué modo la lengua de señas portuguesa resuelve el probema de la ausencia de seña. Se pidió a un grupo de docentes sordas/os de lengua de señas portuguesa que explicasen textos filosóficos en los cuales estuviesen presentes algunos de esos conceptos y se analizaron esas producciones gestuales. <![CDATA[Matemática para a cidadania: discursos curriculares sobre educação matemática para surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analisamos os discursos sobre Educação Matemática e como eles constituem as práticas desenvolvidas com alunos surdos. Como material de análise consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Matemática para o Ensino Fundamental e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de três escolas para surdos. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault (1996). Também dialogamos com Viana e Barreto (2014) e Borges e Nogueira (2013) para pensar sobre Educação Matemática, bem como com Hall (2000), Thoma e Klein (2010) e Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferença surda, currículo, cultura e poder. Nos PCN e PPPs analisados, é bastante presente o discurso de que sujeito surdo precisa construir conhecimentos matemáticos para se constituir um cidadão participativo, crítico, justo e autônomo. Assim, nosso recorte aqui, são os discursos sobre Matemática para a Cidadania.<hr/>This paper analyzes discourses about Mathematics Education and the way that they have constituted the practices developed with deaf students. As our analysis material, we considered both the National Curriculum Guidelines of the area of Mathematics for Elementary Education and the Political-Pedagogical Projects of three schools for the deaf. The analyses were grounded the notion of discourse developed by Michel Foucault (1996). We also established a dialogue with Viana &amp; Barreto (2014) and Borges &amp; Nogueira (2013) to think about Mathematics Education, and Hall (2000), Thoma &amp; Klein (2010) and Thoma (2012) to discuss about identities, deaf difference, curriculum, culture and power. The discourse evidencing that the deaf subject should construct mathematical knowledges to become a participatory, critic, fair and autonomous citizen is often seen in the analyzed Guidelines and Projects. Therefore, our focus here is on the discourses about Mathematics for Citizenship.<hr/>En este artículo analizamos los discursos sobre la enseñanza de matemática y como éstos constituyen las prácticas desenvueltas con alumnos sordos. Como material de análisis consideramos los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) del área de matemáticas para la Enseñanza Fundamental y los Proyectos Políticos- Pedagógicos (PPPs) de tres escuelas para sordos. Los análisis son realizados a partir de la noción del discurso desarrollado por Michael Foucault (1996). También dialogamos con Viana y Barreto (2014) y Borges y Nogueira (2013) para razonar sobre la enseñanza de matemática así como con Hall (2000), Thoma y Klein (2010) y Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferencia sorda, currículo, cultura y poder. En los PCN y PPPs analizados, está bastante presente el discurso de que una persona sorda necesita construir conocimientos matemáticos para formarse como ciudadano participativo, crítico, justo y autónomo. Así, nuestro recorte aquí, son los discursos sobre matemática para los ciudadanos. <![CDATA[O futuro acadêmico e profissional nas representações sociais de jovens surdos do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300240&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de jovens surdos moradores do arquipélago do Marajó sobre seu futuro acadêmico e profissional. O estudo está ancorado na Teoria das representações sociais. O lócus da pesquisa foi o município de Breves - PA. A metodologia foi de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista com auxilio de Intérprete de Libras. Foram entrevistados cinco surdos do ensino médio. A análise foi feita a partir do conteúdo temático. No que diz respeito ao futuro acadêmico e profissional, os jovens surdos afirmam que querem primeiramente fazer uma licenciatura e passar no Prolibras. No futuro profissional os surdos querem ser professores de Libras ou instrutores (professores) de surdos nos centros especializados ou escolas, e por fim, fazer com que seu trabalho possa ajudar o outro surdo a conhecer a língua própria de sua cultura - a Libras.<hr/>The research aimed to analyze the social representations of young deaf residents of Marajó archipelago about your academic and professional future. The study is anchored in the theory of social representations. The locus of research was the municipality of brief-PA. The methodology was a qualitative approach. The techniques used were the questionnaire and the interview with the aid of an interpreter. Were interviewed five deaf high school. The analysis was made from the thematic content. With regard to academic and professional future, the young deaf people they claim to want first do a degree and pass the Prolibras. In the future professional deaf people want to be teachers of Pounds or instructors (teachers) of the deaf in specialised centres or schools, and finally, make your work can help other deaf to the language itself of its culture - the Pounds.<hr/>La investigación pretende analizar las representaciones sociales de jóvenes sordos residentes del archipiélago de Marajó sobre su futuro académico y profesional. El estudio está anclado en la teoría de las representaciones sociales. El locus de la investigación fue el municipio de breve-PA. La metodología fue un enfoque cualitativo. Las técnicas utilizadas fueron el cuestionario y la entrevista con la ayuda de un intérprete. Fueron entrevistadas cinco sordos high School secundaria. Se hizo el análisis de los contenidos temáticos. En relación con el futuro académico y profesional, las personas sordas jóvenes afirman desear primero hacen un grado y pasan la Prolibras. Personas sordas en el futuro profesional quieren ser maestros de libras o instructores (maestros) de las personas sordas en escuelas o centros especializados y finalmente, hacer su trabajo puede ayudar a otras personas sordas a la lengua propia de su cultura - las libras. <![CDATA[Narrativas sobre a educação literária bilíngue na prática pedagógica com alunos surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva-se, com este artigo, apresentar análises da forma como se constituiu uma prática pedagógica baseada em uma proposta de educação literária bilíngue, realizada em uma escola de surdos de Porto Alegre. A pesquisa está inserida no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, que desenvolvem suas investigações na centralidade que a cultura assume nos processos globais de formação e mudança social, bem como no papel constitutivo na formação de identidades e subjetividades. Essa proposta justifica-se pela relevância de análises sobre narrativas de práticas pedagógicas que envolvem o ensino das disciplinas escolares de forma culturalmente articulada, de modo que o eixo temático escolhido perpasse as línguas, as experiências e os conteúdos. O material empírico utilizado para a análise tem como base o registro das atividades desenvolvidas no período da prática pedagógica, configurando um total de dezesseis vídeos. A análise dos materiais possibilitou a construção de três categorias desenvolvidas a partir das particularidades do processo de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue que envolve a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa. A primeira categoria explicita a experiência de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue, com ênfase na articulação entre a leitura, escrita e tradução. A segunda categoria aborda a leitura de imagens realizada pelos alunos, com destaque para as percepções, apreciações e expressões produzidas; a terceira categoria tece considerações sobre a construção da narrativa pelo aluno. A partir dessa investigação, é possível evidenciar que a literatura articulada à proposta de ensino bilíngue contribui para estabelecer conexões entre línguas e culturas, bem como entre os conteúdos escolares propostos.<hr/>The aim of this paper is to present analysis of how to set up a teaching practice based on a proposal for bilingual literary education, held at a school for the deaf in Porto Alegre. The research is part of the field of Cultural Studies in Education and Deaf Studies, that carry out their investigations on the centrality that culture takes on global training processes and social change as well as the constitutive role in the formation of identities and subjectivities. This proposal is justified by the importance of analysis of narratives of teaching practices involving the teaching of school subjects, in culturally articulated manner, so that the main theme chosen permeates the language, experiences and content. The empirical data used in the analysis is based on the record of the activities conducted during the period of teaching practice, setting a total of sixteen videos. The analysis of materials enabled the construction of three categories developed from the peculiarities of the process of telling and retelling stories in a bilingual context surrounding the Brazilian Sign Language (Libras) and Portuguese. The first category explains the experience of telling and retelling stories in a bilingual context, emphasizing the link between reading, writing and translation. The second category deals with the reading of images held by students, especially the perceptions, judgments and expressions produced; the third category reflects on the construction of the narrative by the student. From this research, it is possible to show that the articulated literature to the proposed bilingual education helps to establish connections between languages and cultures as well as between the proposed school subjects.<hr/>El objetivo que tiene este artículo es presentar un análisis de la forma como se constituye una práctica pedagógica basada en una propuesta de educación literaria bilingüe, realizada en una escuela de sordos de Porto Alegre. La pesquisa está inserida en el campo de los Estudios Culturales en Educación y de los Estudios Sordos, que desarrollan sus investigaciones en la centralidad que la cultura asume en los procesos globales de formación y cambio social, bien como en el papel constitutivo en la formación de identidades y subjetividades. Esta propuesta se justifica por la relevancia de análisis sobre narrativas de prácticas pedagógicas que envuelven la enseñanza de las asignaturas escolares de forma culturalmente articulada, de modo que el eje temático escogido impregne las lenguas, las experiencias y los contenidos. El material empírico utilizado para el análisis tiene como base el registro de las actividades desarrolladas en el período de la práctica pedagógica, configurando un total de dieciséis videos. El análisis de los materiales hizo posible la construcción de tres categorías desarrolladas a partir de las particularidades del proceso de contar y recontar historias en un contexto bilingüe que envuelve la lengua brasileña de señales (Libras) y la lengua portuguesa. La primera categoría explicita la experiencia de contar y recontar historias en un contexto bilingüe, con énfasis en la articulación entre la lectura, escrita y traducción. La segunda categoría aborda la lectura de imágenes realizada por los alumnos, con destaque para las percepciones, apreciaciones y expresiones producidas; la tercera categoría teje consideraciones sobre la construcción de la narrativa por el alumno. A partir de esta investigación, es posible evidenciar que la literatura articulada a la propuesta de enseñanza bilingüe contribuye para establecer conexiones entre lenguas y culturas, bien como entre los contenidos escolares propuestos. <![CDATA[Entre palavras e vida: uma leitura sobre documentação pedagógica e narrativa no contexto da educação infantil inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300281&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discute a documentação pedagógica como um percurso narrativo, uma peculiar forma de ler o cotidiano, sustentar o encontro, estar em relação. A partir de uma experiência na educação infantil, o material empírico analisa parte de uma documentação, construída em conjunto com uma criança incluída, seus colegas e familiares. Tal estudo efetivou-se a partir do diálogo entre a filosofia de Walter Benjamin, a psicanálise, o direito à educação e a pedagogia italiana. A escrita de um diário inscreveu a história escolar de Marcello como possibilidade e não como determinação; constituiu o professor como um narrador, atento aos detalhes, aos restos e aos silêncios. Pensar a documentação como narrativa nos lança em uma zona estranha, incerta e fascinante. Um convite a inverter o olhar e pensar uma lógica que vê e narra a pequena criança e sua deficiência não como faltosa ou inábil, mas como força, potência e possibilidade.<hr/>This text discusses the pedagogical documentation as a narrative journey, a peculiar form of reading the daily, sustain the meeting, being in relationship. From an experience in early childhood education, the empirical data analyzes part of a documentation, built with a child included, colleagues and family. Against the losses of severe degenerative health status was necessary to give words, pictures, gestures, visibilities and senses alert to pulsating life in the boy. This proposition was realized from the dialogue between the philosophy of Walter Benjamin, psychoanalysis, the right to education and the Italian pedagogy. The dairy wrote the school history of Marcelo as a possibility and not has been determined; was the teacher as a narrator, attentive to detail, the remains and silences. Think documentation as narrative throws us into a strange, uncertain and fascinating area. An invitation to reverse the look and think a logic that sees and tells the young child and his disability not as defaulting or awkward, but as strength, power and possibility.<hr/>En este trabajo, se analiza la documentación pedagógica como un recorrido narrativo, una manera peculiar de leer lo cotidiano, sostener el encuentro, estar en relación. A partir de una experiencia en la educación infantil, el material empírico analiza parte de una documentación, construida en conjunto con un niño incluido, sus compañeros y familiares. Teniendo en cuenta las pérdidas de corrientes de un episodio degenerativo grave, era necesario ofrecer palabras, imágenes, gestos, puntos de vista y sentidos atentos a la vida pujante del niño. Tal propuesta se realizó a partir del diálogo entre la filosofía de Walter Benjamin, el psicoanálisis, el derecho a la educación y la pedagogía italiana. Escribir un diario colocó la historia escolar de Marcello como una posibilidad y no como determinación; colocó al maestro como un narrador, atento a los detalles, a los restos y a los silencios. Pensar la documentación como narrativa nos pone en una zona extraña, incierta y fascinante. Una invitación a revertir la mirada y pensar una lógica que ve y narra a un niño y su discapacidad no como falla o ineptitud, sino como fuerza, potencia y posibilidad. <![CDATA[Controvérsias socio-pedagógicas na capacidade de ser sujeito: da dependência a autonomia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo propone un análisis crítico de dos de las categorías que operan de forma relevante en las teorías y praxis vinculadas a la Pedagogía Social. Se trata de estudiar hasta qué punto la subjetividad está llamada ciegamente a la idea de autonomía o si por lo contrario esta puede sustentarse en una interpretación positiva de la idea de dependencia. Para ello el artículo hace un análisis terminológico y pedagógico de sus usos y abusos.<hr/>O artigo propõe uma análise crítica de duas das categorias, que operam de forma relevante nas teorias e práticas relacionadas com a Pedagogia Social. Trata-se de estudar até que ponto a subjetividade é chamada cegamente à ideia de autonomia ou se, pelo contrário, pode ser baseada em uma interpretação positiva da idéia de dependência. Para isso, o artigo faz uma análise terminológica e pedagógica dos seus usos e abusos.<hr/>The article proposes a critical analysis of two categories that operate of notable form in the theories and praxis linked to the Social Pedagogy. It treats to study until which point the subjectivity is called blindly to the idea of autonomy or if by the contrary this can sustentarse in a positive interpretation of the idea of dependency. For this the article does a terminological and pedagogical analysis of his uses and abuses. <![CDATA[Educação profissional, trabalho e produção de saberes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300315&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o estudo de caso sobre uma pesquisa desenvolvida numa escola técnica pública por dois estudantes trabalhadores, provenientes de uma região da indústria fumageira, no interior do Rio Grande do Sul. O foco é a forma como se deu o diálogo entre os saberes escolares, ou "constituídos" e os saberes experiências dos alunos, ou "engajados", à luz da Ergologia. Faz-se um ensaio teórico de ver nessa experiência um uso do Dispositivo Dinâmico de Três Polos, ferramenta metodológica por ela proposta. Os conceitos de atividade humana, trabalho, saberes e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P), na perspectiva da Ergologia, são a sustentação teórica do estudo. Ao visibilizar uma experiência bem sucedida em uma escola pública cujo público são jovens e adultos trabalhadores, e ao explorar as possibilidades de uso de uma ferramenta teórico metodológica que objetiva promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes engajados na atividade de trabalho por aqueles que o executam, acreditamos estar contribuindo com a prática docente e com o campo teórico-metodológico, ainda em construção.<hr/>The paper presents the case study about a reasearch developed in a vocational education school, by two students. They are workers from a region of tobacco industry in the interior of Rio Grande do Sul/Brazil. The focus is on how the dialogue between the school knowledge, and the students' experiencial knowledge took place. It is a theoretical essay of seeing an use of Three Poles Dynamic Device - methodological tool proposed by Ergology. The concepts of human activity, work, knowledge and Three Poles Dynamic Device (DD3P) are the theoretical framework of the study. Our objetctiv is to give visibility to a successful experience in a public school whose audience are young and adult workers , and exploring the possibilities of using a theoretical and methodological tool that aims to promote dialogue between academic knowledge and knowledge engaged in work activity. Thus, we believe we are contributing to the teaching practice and the theoretical - methodological field , still under construction.<hr/>En este artículo se presenta un estudio de caso de una investigación que se desarrolló em una escuela técnica publica, con dos estudiantes trabajadores de una industria del tabaco, en el interior de Río Grande do Sul. El enfoque es cómo establecer el diálogo entre el conocimiento de La escuela y em conocimento de la experiencia de los estudiantes a la luz de la Ergología. Es um ensayo teórico para ver en esta experiencia un uso del Dispositivo Dinâmico de Tres Polos, herramienta metodológica de esta propuesta. Los conceptos de actividad humana, trabajo, saberes y el Dispositivo Dinámico de Tres Polos (DD3P) em La perspectiva de la Ergología, son el marco teórico del estudio. Dando visibilidad a una experiencia exitosa en una escuela pública cuya audiencia son jóvenes y adultos trabajadores, y explorarando las posibilidades de utilizar una herramienta teórico-metodológica que tiene como objetivo promover el diálogo entre el conocimiento académico y el conocimiento desarrollado em la actividad de trabajo por aquellos que lo executan, creemos estar contribuyendo para la práctica docente y para el campo teórico y metodológico, aún en construcción. <![CDATA[As narrativas como recurso para o ensino de história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300338&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo discutir o potencial das narrativas no ensino de história, destacando a narrativa histórica em sala de aula e seu diálogo com a narrativa literária. Seguimos os pressupostos de Withe (2001) sobre a relação entre a narrativa histórica e o discurso literário, e Veyne (2008), ao descrever a História como uma narrativa de eventos. Utilizam-se os princípios do método etnográfico como a observação, a descrição e a análise, seguindo uma visão ampliada da narrativa, destacando seu potencial no ensino de história. Analisa-se, a partir da tipologia apresentada por Cardoso (2001), a narrativa oral de uma aula de História sobre a Primeira Guerra Mundial, produzida por uma professora para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, descrevendo seu enredo, o modo como se trabalhou com as personagens, o tempo e o espaço, o posicionamento do narrador e seu foco narrativo, procurando identificar que concepções de História se revelam na narrativa e identificando como a estrutura e a função desses elementos permite a disseminação da cultura científica e a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos.<hr/>This article aims at discussing the potential of narratives in history teaching, highlighting the historical narrative in classroom and their dialogue with literary narrative. Therefore, it is resorted to Withe's (2001) assumptions on the relationships between historical narrative and literary discourse, and to Veyne's (2008) description of history as a narrative of events. Thus, it is applied principles of ethnographic methodology such as observation, description and analysis, from a wide concept on narrative, highlighting its potential on what regards to history teaching. In view of that, it is analyzed, according to Cardoso's (2001) typology, the oral narrative from a history lesson about World War I addressed to a high school class, by describing its plot, the manner the characters were worked on, time and space, and the narrator position and its narrative focus. Thereby, it is aimed at identifying what conceptions of history are revealed in such narrative as well as perceiving how the structure and functions of those elements allow the spread of scientific culture and the necessary contextualization in order to interpret history towards didactic ends.<hr/>Este articulo tiene por objetivo discutir el potencial de las narrativas en la enseñanza de história, destacando la narrativa histórica en sala de clase y su diálogo con la narrativa literária. Seguimos los presupuestos de Withe (2001) sobre la relación entre la narrativa histórica y el discurso literário, y Veyne (2008), al descrivir la História como una narrativa de hechos. Utilizanse los princípios del método etnográfico como la observación, la descrición y la análise, siguiendo una visión ampliada de la narrativa, destacando su potencial en la enseñanza de la história. Analisase, a partir de la tipologia presentada por Cardoso (2001), la narrativa oral de una clase de História sobre la Primera Guerra Mundial, elaborada por una profesora para una clase de tercer año de Secundária, descriviendo su trama, la forma como se trabajó con los personages, el tiempo y el espacio, el punto de vista del narrador y su foco narrativo, buscando identificar que concepciones de História se revelam en la narrativa e identificando como la estructura y la función de esos elementos permite a disseminación de la cultura científica y la contextualización necesária a la interpretación de la história para fines didácticos. <![CDATA[Apontamentos para construção da racionalidade ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300356&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os apontamentos para construção da racionalidade ambiental propostos nesse texto foram reunidos das contribuições presentes nas análises da fenomenologia, da epistemologia e da ontologia do ser social em Marx. Essa iniciativa almeja ampliar e aprofundar a compreensão da problemática ambiental cujas mudanças globais provocam desafios principalmente para comunidade científica. Trata-se de problematizar o desenvolvimento da racionalidade econômica, a partir das degradações dos recursos naturais engendradas pelo atual avanço do modelo de desenvolvimento socioeconômico. Modelo que se baseia na majoração da produtividade, se apóia na expansão tecnológica e se sustenta da exploração como se os recursos naturais fossem ainda considerados abundantes e ilimitados. A transição dessa racionalidade econômica para a racionalidade ambiental é um empreendimento buscado pelas possibilidades de conhecimento advindo das análises da fenomenologia. Entre essas possibilidades, a interdisciplinaridade indicada como necessária pela epistemologia ambiental, pode se tornar uma interessante estratégia de pesquisa, desde que, tenha como ponto de partida, as demandas externas onde se encontram os elementos da atual questão ambiental e de seus desdobramentos.<hr/>The notes for the construction of Environmental Rationality proposed in this text were gathered from a contribution of an analysis of phenomenology, epistemology, and ontology relating to Marx. This initiative aims to broaden and deepen the understanding of environmental issues whose global changes raise challenges, especially for the scientific community. It is to question the development of the economic rationality from the degradation of natural resources engendered by the current socio-economic development model. This model is based on the increase of productivity, technological expansion and maintains the norm as if natural resources were still considered abundant and limitless. The transition of this Environmental Rationality is a development sought by using the knowledge gained from the analysis possibilities of phenomenology. Among these possibilities, the indicated interdisciplinary schools of thought, as required by epistemology, can become an interesting research strategy, since it has as the starting point the external demands, where the elements of the current environmental issue exist, and its consequences.<hr/>Los apuntes para la construcción de la racionalidad ambiental propuestos en ese texto se desprenden de este análisis de las contribuciones de la fenomenología, de la epistemología y la ontología del ser social en Marx. Esta iniciativa tiene como objetivo ampliar y profundizar la comprensión de las cuestiones ambientales cuyos cambios globales plantean desafíos, en particular para la comunidad científica. Se trata en cuestionar el desarrollo de la racionalidad económica a partir de la degradación de los recursos naturales engendradas por el progreso actual del modelo de desarrollo socio- económico. Modelo que se basa en el aumento de la productividad, se basa en la expansión tecnológica y se mantiene de la exploración como si los recursos naturales fuesen aún considerados abundantes y sin límites. La transición de esta racionalidad económica para la racionalidad ambiental es un emprendimiento que busca el conocimiento obtenido de las posibilidades de análisis de la fenomenología. Entre estas posibilidades, la interdisciplinariedad indicada como necesaria por la epistemología ambiental, puede convertirse en una interesante estrategia de investigación, desde que, tenga como punto de partida, las demandas externas, donde los elementos de la actual cuestión ambiental y de sus desdoblamientos. <![CDATA[Educação ambiental para sensibilizar a coparticipação com a natureza: a agroecologia na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492015000300378&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo refere-se a uma pesquisa aplicada na abordagem qualitativa e inserida no Programa "Mais Educação" instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 regulamentado pelo Decreto 7.083/2010. A pesquisa foi executada de março a novembro de 2014, a 23 crianças do Ensino Fundamental na Escola Municipal Evaldo Koehler, localizada na área rural da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte, Distrito de Pirabeiraba - Joinville (SC). O estudo teve como objetivo sensibilizar para a coparticipação com a natureza, visando à formação de agentes no cuidado com o meio ambiente. As atividades desenvolvidas basearam-se em oficinas pedagógicas lúdicas e oficinas práticas que incentivaram o reaproveitamento e destinação correta dos resíduos e ações junto à terra por meio da implantação, na escola, de uma vermicomposteira e da criação de uma área verde produtiva, a horta escolar. Concluiu-se que as práticas pedagógicas e socioambientais estimularam a participação das crianças no contato com a natureza e com as questões da sustentabilidade ambiental. As manifestações de entusiasmo pelas atividades realizadas evidenciam os resultados positivos da pesquisa.<hr/>The notes for the construction of Environmental Rationality proposed in this text were gathered from a contribution of an analysis of phenomenology, epistemology, and ontology relating to Marx. This initiative aims to broaden and deepen the understanding of environmental issues whose global changes raise challenges, especially for the scientific community. It is to question the development of the economic rationality from the degradation of natural resources engendered by the current socio-economic development model. This model is based on the increase of productivity, technological expansion and maintains the norm as if natural resources were still considered abundant and limitless. The transition of this Environmental Rationality is a development sought by using the knowledge gained from the analysis possibilities of phenomenology. Among these possibilities, the indicated interdisciplinary schools of thought, as required by epistemology, can become an interesting research strategy, since it has as the starting point the external demands, where the elements of the current environmental issue exist, and its consequences.<hr/>Los apuntes para la construcción de la racionalidad ambiental propuestos en ese texto se desprenden de este análisis de las contribuciones de la fenomenología, de la epistemología y la ontología del ser social en Marx. Esta iniciativa tiene como objetivo ampliar y profundizar la comprensión de las cuestiones ambientales cuyos cambios globales plantean desafíos, en particular para la comunidad científica. Se trata en cuestionar el desarrollo de la racionalidad económica a partir de la degradación de los recursos naturales engendradas por el progreso actual del modelo de desarrollo socio- económico. Modelo que se basa en el aumento de la productividad, se basa en la expansión tecnológica y se mantiene de la exploración como si los recursos naturales fuesen aún considerados abundantes y sin límites. La transición de esta racionalidad económica para la racionalidad ambiental es un emprendimiento que busca el conocimiento obtenido de las posibilidades de análisis de la fenomenología. Entre estas posibilidades, la interdisciplinariedad indicada como necesaria por la epistemología ambiental, puede convertirse en una interesante estrategia de investigación, desde que, tenga como punto de partida, las demandas externas, donde los elementos de la actual cuestión ambiental y de sus desdoblamientos.