Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920180001&lang=es vol. 26 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação do dossiê]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La praxis histórica de Paulo Freire como fundamentación para las pesquisas sobre formación de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nesta pesquisa, buscamos desvelar os processos de constituição de dois formadores de professores, que atuam em programas de educação continuada efetivados pela SEE/SP, utilizando a práxis histórica freireana como fundamento teórico-metodológico. Realizamos entrevistas semiestruturadas para a coleta das histórias de vida, analisamos os dados por meio dos pressupostos da Metodologia comunicativo-crítica e da teoria freireana e dialogamos com cada formador sobre as análises e resultados. A pesquisa indicou que os formadores se constituem nas relações sujeito-sujeito, sujeito-objeto e sujeito-objeto-sujeito que estabelecem mediante as condições históricas de vida, de escolarização, de trabalho, de classe social, que lhe propiciam aprendizagens, reflexões e o enfrentamento das situações que os condicionam e oprimem, causando acomodações ou rupturas, provocando estranhamentos ou satisfações, num constante movimento dialético de fazer e refazer, fazer-se e refazer-se.<hr/>ABSTRACT In this research, we seek to unveil the processes of formation of two trainers of teachers, who work in continuing education programs in place by SEE/SP, using the freirean historical Praxis as theoretical-methodological basis. We conducted semistructured interviews to collect the stories of life, we analyze the data through the communicative methodology-critical assumptions and freirean theory and dialogued with each trainer on the analysis and results. The research has indicated that the trainers are formed on the subject-subject, subject-object and subject-object-subject relations that are established by the historical conditions of life, work, education, social class, which will provide learning, reflections and the confrontation of the situations that affect and overwhelm, causing accommodation or ruptures, causing barriers or satisfaction, in a constant dialectic movement of do and redo.<hr/>RESUMEN En esta pesquisa, buscamos desvelar los procesos de constitución de dos formadores de profesores, que actúan en programas de educación continuada efectuados por la SEE/SP, utilizando la praxis histórica freireana como fundamento teóricometodológico. Realizamos entrevistas semi-estructuradas para la colecta de las historias de vida, analizamos los datos por medio de los presupuestos de la Metodología comunicativo-crítica y de la teoría freireana y dialogamos con cada formador sobre los análisis y resultados. La pesquisa indicó que los formadores se constituyen en las relaciones sujeto-sujeto, sujeto-objeto y sujetoobjeto- sujeto que establecen mediante las condiciones históricas de vida, de escolarización, de trabajo, de clase social, que les propician aprendizajes, reflexiones y el enfrentamiento de las situaciones que les condicionan y oprimen, causando acomodaciones o rupturas, provocando extrañamientos o satisfacciones, en un constante movimiento dialéctico de hacer y rehacer y hacer y rehacer a uno mismo. <![CDATA[Educación de relaciones étnico-raciales en la formación docente: uma mirada de freire para el curso pedagogía]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100024&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida entre 2013 e 2015, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco que objetivou analisar, nesta instituição, as repercussões da Lei nº 10.639/2003 no curso de Pedagogia no período de 2003 a 2013. Assim, através da teoria freireana apropriada numa leitura de recriação crítica que a usou como, um horizonte de possibilidade de justiça social, e da metodologia da história oral, colhemos fontes orais e escritas que ajudaram a interpretar como ocorreram estas repercussões. Os resultados apontam que as reverberações dessa Lei no curso e no tempo em questão aconteceram de forma mínima, começando a produzir efeitos só após o ingresso de docentes e estudantes que se auto identificam negros e negras e consideram a educação das relações étnico-raciais importante para a formação docente e, por isso, escolhem o tema para o seu pensar e o fazer pedagógico.<hr/>ABSTRACT This article presents the research results developed between 2013 and 2015 at the Education Center of the Federal University of Pernambuco, which aimed to analyze, in this institution, the repercussions of Law 10.639 / 2003 in the Pedagogy course from 2003 to 2013. Thus, Through the appropriate Freirean theory in a critical recreation reading that used it as a horizon of possibility of social justice and the methodology of oral history, we collected oral and written sources that helped to interpret how these repercussions occurred. The results point out that the reverberations of this Law in the course and in the time in question happened in a minimal way, beginning to take effect only after the entry of black and black teachers and students, and consider the education of ethnic-racial relations important for the Teacher training and, therefore, choose the theme for their pedagogical thinking and doing.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta los resultados de las investigaciones llevadas a cabo entre 2013 y 2015, de la Universidad Federal de Pernambuco Centro de Educación que tuvo como objetivo analizar, en esta institución, el impacto de la Ley 10.639 / 2003 en la Facultad de Educación de 2003 a 2013. Por lo tanto, a través de la teoría de Freire apropiada una lectura crítica de recreación que lo utilizó como un horizonte de posibilidad de la justicia social, y la metodología de la historia oral, se recogieron las fuentes orales y escritas que ayudaron a interpretar como ocurrió estas repercusiones. Los resultados muestran que las reverberaciones de esta ley en el curso y el momento en cuestión ocurrió en una forma menor de edad, comenzando a surtir efecto sólo después de la admisión de los profesores y estudiantes que se auto-identifican los hombres y las mujeres de raza negra y que consideran la educación de las relaciones étnico-raciales importante para formación del profesorado y, por lo tanto, elegir el tema de su pensamiento y pedagógica. <![CDATA[Reconstruir la escuela y la sociedad a partir de la epistemologia de Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100039&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo almeja entabular uma conversa acerca da atualidade da teoria e da prática de Paulo Freire para a edificação de outra Escola e de outra sociedade, ancoradas na cooperação entre os seres humanos. Para tanto, nos apoiamos nas categorias da ética e do diálogo, inclusas na epistemologia freireana, como alicerces para a (re) construção de possíveis sendas com vistas à emersão de uma educação pautada na pessoa como um ser aberto à comunidade e ao outro, cujo objetivo primeiro seja a implantação de uma civilização fundada em uma razão solidária em substituição à atual hegemonia da razão neoliberal competitiva.<hr/>ABSTRACT This article aims to open a conversation about the relevance of Paulo Freire´s theory and practice for the current time with a view to building another School and another society, based on the cooperation among human beings. To do so, we use the categories of ethics and dialogue, found in Freire´s epistemology, as pillars for the (re)construction of possible ways to the emergence of an education based on the person as a being open to the community and to the other, and whose first objective is the implantation of a civilization founded on a solidarity reason, in substitution of the current hegemony of the competitive neoliberal reason.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo entablar una conversación acerca de la actualidad de la teoría y de la práctica de Paulo Freire para la construcción de otra escuela y otra sociedad, ancladas en la cooperación entre los seres humanos. Para ello, nos basamos en las categorías de la ética y del diálogo, incluidos en la Epistemología de Freire, como bases para la (re) construcción de cami-nos posibles con vistas a la aparición de una educación guiada en la persona como un ser abier-to a la comunidad y al otro, cuyo objetivo principal es la implementación de una civilización basada en una razón solidaria para reemplazar la actual hegemonía de la razón competitiva neo-liberal. <![CDATA[Romper las cadenas silencio y adoctrinamiento: el pensamiento de freire como antídoto contra la solución de plan de estudios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100053&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A educação é um ato político e como tal é produto que reflete as interações sociais e históricas. O Brasil passou por várias transformações ao longo de sua história que culminaram nos avanços conquistados nas últimas décadas, apesar de notadamente ainda se fazer necessário transpor grandes desafios. A questão curricular é fruto da interação política e pedagógica em que instituições educacionais e seus agentes espelham sua visão de mundo. Neste trabalho, após breve perspectiva histórica da educação brasileira, busca-se avaliar o contexto atual no campo educacional, tomando como objeto para esta análise a proposta de Reforma do Ensino Médio, apresentada pelo governo federal através da Medida Provisória 746/2016, o que se faz sob a luz do pensamento freireano<hr/>ABSTRACT Education is a political act and as such it is product that reflects social and historical interactions. Brazil has undergone several transformations throughout its history that culminated in the advances achieved in the last decades, although it is still necessary to overcome major challenges. The curricular question is the result of the political and pedagogical interaction in which educational institutions and their agents mirror their worldview. In this work, after a brief historical perspective of the Brazilian education, it is sought to evaluate the current context in the educational field, taking as object for this analysis the proposal of the High School Reform, presented by the federal government by the Provisional Measure 746/2016, which is done in the light of Freirean thought.<hr/>RESUMEN La educación es un acto político y, como tal, entendida como un producto que refleja interacciones históricas y sociales. Brasil ha sido objeto de varias transformaciones a lo largo de su historia, estos cambios culminaron con los avances realizados en las últimas décadas, a pesar de que el país aún necesite superar grandes retos. La cuestión curricular es resultado de la interacción política y pedagógica en la que instituciones educativas y sus agentes reflejan su visión del mundo. Después de una breve perspectiva histórica de la educación brasileña, objetivase en este artículo, hacer una evaluación del contexto actual en el campo educativo a la luz del pensamiento de Freire tomando por objeto de análisis la propuesta de reforma escolar presentada por el Gobierno Federal a través de la Medida Provisional 746/2016. <![CDATA[Paulo freire y la educación matemática de jóvenes y adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100066&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar como os pressupostos freireanos estão presentes na prática pedagógica de professores de Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Para a produção dos dados utilizamos da análise da proposta, da observação da prática pedagógica de dois professores e do grupo focal, numa investigação qualitativa. Na proposta, os pressupostos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. A prática (aula) foi organizada com uma temática, iniciando com a oralidade, mobilização dos conhecimentos dos alunos, leitura da realidade e aproximação no estudo dos objetos matemáticos, o que reitera as percepções dos professores captadas no grupo focal, tendo nos pressupostos os elementos para a construção do conhecimento matemático.<hr/>ABSTRACT This work aims to analyze how the Freirean presuppositions are present in the pedagogical practice of Mathematics teachers who work in the Education of Young and Adults. For the production of the data we use the analysis of the proposal, the observation of the pedagogical practice of two teachers and the focus group, in a qualitative investigation. In the proposal the presuppositions are understood as: dialogicity, problematization, significant themes and world reading. The practice (class) was organized with a thematic, starting with orality, mobilization of students' knowledge, reading of reality and approach in the study of mathematical objects, which reiterates the perceptions of the teachers captured in the focus group, assuming the elements For the construction of mathematical knowledge.<hr/>RESUMEN En este estudio se pretende analizar cómo los supuestos de Freire están presentes en la práctica docente de profesores de matemáticas que trabajan en educación de jóvenes y adultos. Para la producción de los datos que utilizamos la propuesta de análisis, la observación de la práctica docente de dos profesores y el grupo de enfoque, una investigación cualitativa. En la propuesta de los supuestos se entienden como dialógico, el preguntar, preguntas significativas y mundo de la lectura. La práctica (clase) se organizó con un tema, a partir de la oralidad, la movilización de los conocimientos de los estudiantes, la lectura de la realidad y el enfoque en el estudio de los objetos matemáticos, lo que refuerza las percepciones de los profesores capturados en el grupo focal, y las suposiciones de los elementos para la construcción del conocimiento matemático. <![CDATA[Fundamentos de la educación: ontología y epistemología en Marx y Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100087&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Utilizando a pesquisa bibliográfica, o objeto deste trabalho é analisar as diferenças e aproximações na Ontologia e na Epistemologia e Teoria do Conhecimento entre Marx e Freire. Para atender o proposto, parte-se da formação do ser social e do conhecimento, nas perspectivas da emancipação e libertação. A análise é desenvolvida através dos conceitos de cultura e trabalho, na ontologia; e de problematização e contradição, na epistemologia. O entendimento é que o aprofundamento do proposto é fundamental para os processos de formação humana emancipadores e libertadores.<hr/>ABSTRACT Using the bibliographical research, the object of this work is to analyze the differences and approximations in Ontology and Epistemology and Knowledge Theory between Marx and Freire. In order to attend the proposed, it starts with the formation of the social being and knowledge, in the perspective of emancipation and liberation. The analysis is developed through the concepts of culture and work, in the ontology; And of problematization and contradiction, in epistemology. The understanding is that the deepening of the proposed is fundamental for the processes of human formation emancipating and liberating.<hr/>RESUMEN Utilizando la pesquisa bibliográfica, el objeto de este estudio es analizar las diferencias y aproximaciones en la Ontología y en la Epistemología y Teoría del Conocimiento entre Marx y Freire. Para cumplir con lo propuesto, se parte de la formación del ser social y del conocimiento, en las perspectivas de la emancipación y liberación.El análisis se desarrolla a través de los conceptos de cultura y trabajo, en la ontología; y de problematización y contradicción, en la epistemología. El entendimiento es que la profundización de lo propuesto es fundamental para los procesos de formación humana emancipadores y libertadores. <![CDATA[Debate académico sobre el sistema de evaluación llamado sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo apresentamos uma revisão sistemática de pesquisa desenvolvida com base em dissertações de mestrado e teses de doutorado que tiveram como foco de estudo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). A localização dessas produções acadêmicas foi feita mediante consulta aos bancos digitais dos principais Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades paulistas. A revisão sistemática incluiu um total de dezoito pesquisas, que foram lidas na íntegra com o objetivo de apreender as principais discussões acadêmicas suscitadas com a introdução e realização do SARESP nas escolas. Para a maioria dos autores dos trabalhos acadêmicos analisados, se forem corrigidas as deficiências no desenvolvimento do sistema de avaliação paulista e se os seus resultados forem devidamente utilizados, essa avaliação pode se constituir em um instrumento desencadeador de melhorias na qualidade do ensino oferecido nas escolas.<hr/>ABSTRACT In this paper we present with a systematic review of research developed by referring of dissertations and theses which focused on the system of evaluation called Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). The location of these academic productions was made by referring to the databank of the main Post-Graduate Programmes in Education of São Paulo State universities. The systematic review included a total of eighteen researches, read in full with the objective of understand the main academic discussions that have arisen with the introduction and development of SARESP in schools. According to most of the authors of the academic productions analyzed, if corrected the deficiencies in the development of the system of evaluation and if its results are properly used, this evaluation can be an instrument provides improvements in the quality of teaching offered in schools.<hr/>RESUMEN En este artículo presentamos una revisión sistemática de investigación desarrollado con base en disertaciones y tesis que tenían como foco de estudio el sistema de evaluación llamado Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). La localización de estas producciones académicas se ha hecho por medio de consulta a los bancos digitales de los principales programas de Posgrado en educación de las universidades de Sao Paulo. La revisión sistemática incluyó un total de dieciocho investigación, que se leyeron en su totalidad con el fin de captar los principales debates académicos plantearon con la introducción y realización de lo SARESP en las escuelas. De acuerdo con la mayoría de los autores de los trabajos académicos analizados, si se corrigen las deficiencias el desarrollo de el sistema de evaluación y sus resultados se utilizan adecuadamente, esta evaluación puede ser una herramienta para la mejora en la calidad de la educación que se ofrece en las escuelas. <![CDATA[La contribución de la "pedagogía de la autonomía" en la enseñanza-aprendizaje en geografía a la educación de jóvenes y adultos (EJA): la oportunidad de formación ciudadana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100118&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo desse artigo é apresentar a contribuição da obra “Pedagogia da Autonomia” do educador Paulo Freire para uma práxis em Geografia Escolar, sob sua perspectiva crítica. Um estudo de caso realizado por nós realizado com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, localizada em um bairro popular da cidade de Salvador (BA), cidade a qual passa por um amplo processo de reestruturação de políticas urbanas, a pedagogia dialógica freiriana embasou uma prática do ensino-aprendizagem em Geografia para esse público. Os resultados da pesquisa puderam revelar que a construção coletiva entre educadores e educandos de conceitos importantes da Geografia Escolar, como paisagem, espaço, território e lugar, a partir da experiência da vida cotidiana, apresentam-se como possibilidades para uma educação contextualizada e crítica, assim como de uma formação cidadã.<hr/>ABSTRACT The objective of this article is to present the contribution of the piece of work "Pedagogy of Autonomy" of the educator Paulo Freire for a praxis in School Geography, under his critical perspective. Based on a case study carried out with educators from the Youth and Adult Education Program, of a public school, located in a popular neighborhood in the city of Salvador (BA), a city that undergoes a broad process of restructuring urban policies, the Freire’s dialogic pedagogy founded a teaching-learning practice in Geography for this audience. The results of the research revealed that the collective construction of educators and students of School Geography important concepts, such as landscape, space, territory and place, from the experience of daily life, are presented as possibilities for contextual and critical education, as well as a citizenship education.<hr/>RESUMEN El objetivo de este trabajo es presentar la contribución del libro "Pedagogía de la Autonomía" del educador Paulo Freire para una praxis en Geografía bajo su punto de vista crítico. Un estudio de caso con los estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en una escuela pública ubicada en un barrio pobre de la ciudad de Salvador (BA), una ciudad que pasa a través de un amplio proceso de reestructuración de las políticas urbanas, la pedagogía dialógica de Freire suscribió una práctica de la enseñanza y el aprendizaje en Geografía para ese público. Los resultados de búsqueda podrían revelar que la construcción colectiva entre profesores y estudiantes de los conceptos importantes de la Geografía, como el paisaje, el espacio, el territorio y el lugar, en la experiencia de la vida cotidiana, se presentan como posibilidades para una educación contextualizada y crítica, así como una educación cívica. <![CDATA[Terapia ocupacional y pedagogía Paulo Freire: configuraciones del encuentro en la producción científica nacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100132&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Terapia Ocupacional objetiva que as pessoas e grupos sociais tenham a oportunidade de se envolverem nas ocupações desejadas e/ou necessárias para a sua saúde, bem estar e inclusão social. Objetivou-se compreender como as concepções de Paulo Freire tem se relacionado com a Terapia Ocupacional no contexto brasileiro. Revisão integrativa da literatura que analisou tematicamente 37 artigos publicados de 2000 a 2016, que citaram pelo menos uma obra do educador como referência bibliográfica. Observa-se, temporalmente, aumento progressivo das citações, sendo Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como prática da Liberdade as obras mais citadas. Estas são utilizadas como referencial teórico, metodológico ou ambos, com destaque para os constructos diálogo, problematização, reflexão crítica e conscientização na perspectiva da Terapia Ocupacional enquanto promotora de um processo educativo libertador. Conclui-se aproximação crescente e vigorosa da Terapia Ocupacional com a Pedagogia Paulo Freire na busca de perspectivas mais críticas para compreender a profissão e sua relação com os sujeitos e grupos sociais.<hr/>ABSTRACT The Occupational Therapy has as main objective give opportunities for people and groups of developing in desired occupations and/or necessary for health, social inclusion and well-being. It was intended to understand Paulo Freire’s conception in relation to the occupational therapy in Brazilian context. An integrative review of 37 published articles from 2000 to 2016, quoting at least one work of the educator as bibliographical reference. It is observed temporarily a progressive increase on the quotes used, the most frequents are Pedagogy of the oppressed, Pedagogy of the Autonomy and Education as a practice of freedom. These are use as theoretical reference, methodological or both. Highlighting the synthesis of dialogues, problematics, critical reflection and awareness on the Occupational therapy perspective while promotes a liberating educative process. It is concluded a vigorous and increasing approximation of the Occupational Therapy with Paulo Freire’s Pedagogy in the search of more critical perspectives to understand the profession and the relation with individuals and social groups.<hr/>RESUMEN Una Terapia Ocupacional tiene como objetivo dar oportunidades a las personas y grupos de desarrollarse en las ocupaciones deseadas y/o necesarias para su salud, bienestar e inclusión social. Se planteó como objetivo comprender las concepciones de Paulo Freire en relación a la Terapia Ocupacional en el contexto Brasileño. En una revisión integrativa de la literatura que analizo temáticamente 37 artículos publicados de 2000 a 2016, que citaron por lo menos una obra del educador como referencia bibliográfica. Se observa, temporalmente, aumento progresivo de las citaciones, siendo Pedagogía del Oprimido, Pedagogía de la Autonomía y Educación como la práctica de Libertad a las Obras más citadas. Estas son utilizadas como referencial teórico, metodológico o ambos, destacándose para los constructos de diálogo, problematización, reflexión crítica y concientización en la perspectiva de la Terapia Ocupacional en cuanto promueve un proceso educativo liberador. Se concluye una aproximación creciente y vigorosa de la Terapia Ocupacional con la Pedagogía Paulo Freire en la búsqueda de perspectivas más críticas para comprender la profesión y su relación con los sujetos y grupos sociales. <![CDATA[La educación según Paulo Freire: de la participación a la liberación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100149&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente estudo investiga a educação segundo Paulo Freire no binômio educação e participação, bem como educação e libertação, a partir das suas publicações Educação como prática da liberdade, Pedagogia do Oprimido e Conscientização: Teoria e prática da libertação, alicerces de seu pensamento, igualmente tendo em conta estudos sobre a sua obra e outros escritos seus. O analfabetismo desafia-o a buscar uma nova pedagogia, em meio a receituários tradicionais. Ele abre caminhos para a educação ora como prática da liberdade, ora como ação libertadora. Eixo central de suas concepções, a conscientização apresenta-se, por sua vez, como práxis, processo de ação e reflexão da mulher e do homem na história, no despertar de sua consciência crítica, na afirmação humana como sujeitos comprometidos com a transformação desta mesma história.<hr/>ABSTRACT The present study investigates the education according to Paulo Freire in the binomial education and participation, as well as education and liberation from his publications Education, The Practice of Freedom, Pedagogy of the Oppressed and Conscientization: Theory and Practice of Liberation, foundations of his thinking, also taking into account studies about his work and other of his writings. Illiteracy challenges him to seek a new pedagogy, beyond traditional prescriptions. He paves the way for education both as a practice of freedom and as a liberating action. The central axis of his conceptions, conscientization appears, in turn, as a praxis, a process of action and reflection of women and men in history, implying the awakening of their critical awareness, in their human affirmation as subjects committed to the transformation of this same history.<hr/>RESUMEN El presente estudio investiga la educación según Paulo Freire en el binomio educación y participación, así como educación y liberación a partir de sus publicaciones Educación como práctica de la libertad, Pedagogía del oprimido y Concientización: teoría y práctica de la liberación, cimientos de su pensamiento, también teniendo en cuenta estudios sobre su obra y otros de sus escritos. El analfabetismo le desafía a buscar una nueva pedagogía, en medio de recetas tradicionales. Él abre caminos para la educación como práctica de la libertad y como acción liberadora. Eje central de sus concepciones, la concientización se presenta a su vez como praxis, proceso de acción y reflexión de la mujer y del hombre en la historia, en el despertar de su conciencia crítica, en la afirmación humana como sujetos comprometidos con la transformación de esta misma historia. <![CDATA[El valor de la práctica en Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100165&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A propósito da enorme relevância que a vertente de intervenção social e educativa sempre assumiu na obra de Freire, procuram analisar-se, neste texto, alguns significados e relações que foram existindo, no decorrer do seu trabalho, entre o enquadramento que foi construindo e a prática que desenvolveu no campo educativo.<hr/>Abstract Knowing the enormous relevance of the way of social and educational intervention has always assumed in the Paulo Freire's work, in this text, some meanings and relations that were existing, in the course of his work, between the framework that was building and the practice that developed in the educational field are analyzed.<hr/>Resumen A propósito de la enorme relevancia que la vertiente de intervención social y educativa siempre asumió en la obra de Paulo Freire, buscamos analizar en este texto algunos significados y relaciones que fueron existiendo, en el transcurso de su trabajo, entre el encuadramiento que fue construyendo y, la práctica que desarrolló en el campo educativo. <![CDATA[Paulo Freire en la investigación acción para el desarrollo territorial: una reflexión desde la práctica en el país vasco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100179&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta uma reflexão sobre como o pensamento de Paulo Freire está sendo reinventado por uma equipe de pesquisadores em ação no campo do desenvolvimento territorial (TD). Parte de uma leitura crítica da literatura sobre os sistemas regionais de inovação, que está influenciando significativamente as políticas na Europa, e a pesquisa-ação, que é a abordagem adotada por essa equipe e o que os orienta a ler o trabalho de Freire Em ambos os marcos, a equipe de pesquisa ressalta a necessidade de tornar visível a politicidade dos pesquisadores, ou seja, sua necessidade de assumirem-se como atores do desenvolvimento territorial e não meramente observadores do mesmo ou externos aos seus problemas. Mas esta não é uma abordagem teórica, mas da práxis. É por isso que o artigo compartilha uma cronologia de como o dia a dia dos pesquisadores vem mudando em um diálogo contínuo entre seu trabalho e o legado de Paulo Freire.<hr/>ABSTRACT The article presents a reflection on how the thinking of Paulo Freire is being reinvented by a team of action researchers in the field of territorial development. It departs from a critical reading of the literature on regional innovation systems, which is highly influencing policy in Europe, and of the literature on action research, which is the research approach adopted by the team and the thread that led them to the work of Paulo Freire. In both frameworks the research team poses the need to make the political nature of researchers visible, which relates to their need to assume themselves as territorial actors and not mere observers of or external to the problems of territorial development. This is not a theoretical proposal, but one based on praxis. That is why the article shares a chronology of how routines of researchers have changed in the context of an ongoing dialogue between their actions and Paulo Freire’s legacy.<hr/>RESUMEN El artículo presenta una reflexión sobre cómo el pensamiento de Paulo Freire está siendo reinventado por un equipo de investigadores en la acción en el ámbito del desarrollo territorial (DT). Parte de una lectura crítica de la literatura de los sistemas regionales de innovación, que está influyendo notablemente las políticas en Europa, y la investigación-acción, que es la aproximación adoptada por este equipo y lo que les guía a la lectura de la obra de Freire. En ambos marcos el equipo de investigación plantea la necesidad de visibilizar la politicidad de los investigadores, es decir, su necesidad de asumirse como actores del desarrollo territorial y no meros observadores del mismo o externos a sus problemas. Pero este no es un planteamiento teórico, sino desde la praxis. Es por ello que el artículo comparte una cronología de cómo el día a día de los investigadores ha ido cambiando en un diálogo continuo entre su hacer y el legado de Paulo Freire. <![CDATA[El pensamiento político educativo de Antonio Gramsci antes de los cuadernos de la cárcel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100197&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste texto é examinar no semanário L’Ordine Nuovo, no período entre 1919 a 1920, a questão educacional após o primeiro grande conflito. Esta preocupação centra-se na análise de alguns documentos escritos para o referido jornal, no período indicado. O artigo pretende ser uma contribuição, sumária e introdutória, de alguns dos aspectos do pensamento político educacional do filósofo italiano Antonio Gramsci, no contexto da crise e revolução italiana.<hr/>ABSTRACT The aim of this text is to examine the weekly L’Ordine Nuovo in the period between 1919-1920, the educational issue after the first major conflict. This concern focuses on the analysis of some written documents for the aforementioned newspaper, in the indicated period. The article intends to be a contribution, summary and introductory of some of the aspects of the educational political thought of the Italian philosopher Antonio Gramsci, in the context of the Italian crisis and revolution.<hr/>RESUMEN El propósito de este trabajo es examinar el semanario L'Ordine Nuovo, en el periodo comprendido entre 1919 a 1920, la cuestión educativa después del primer conflicto importante. Esta preocupación se centra en el análisis de algunos documentos escritos para el Diario, en el período. El artículo es una contribución, el resumen y la introducción de algunos aspectos de la política educativa pensamiento del filósofo italiano Antonio Gramsci, en el contexto de la crisis y la revolución italiana. <![CDATA[Niños y niñas indígenas en la ciudad: análisis del estado del arte de las investigaciones realizadas en Colombia entre 2005 y 2017.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100214&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El artículo hace parte de la tesis doctoral de la autora. Dicha tesis indaga sobre las formas de existencia de la niñez indígena en la ciudad y los escenarios que han surgido para su educación y cuidado. Así, en el presente documento se analiza la producción de artículos científicos, tesis de maestría, doctorado y producciones elaboradas por grupos de investigación en Colombia, que abordan el campo temático en mención. Las fuentes se ubicaron mediante la consulta de buscadores académicos. Los textos identificados se analizaron haciendo énfasis en el abordaje temático, marco teórico, metodología y hallazgos. En el análisis se concluye que es una temática poco explorada, siendo la antropología y la educación los campos disciplinares más interesados. Se evidencia necesidad de un cambio de perspectiva en lo que se entiende por niño y niña, así como la refundación de la idea de indígena en la ciudad como víctima, para dimensionarlo en su capacidad de actor y gestor de su propia historia.<hr/>RESUMO O artigo faz parte da tese de doutorado da autora. A tese indaga sobre as formas de existência da infância indígena na cidade e nos cenários que surgiram para sua educação e cuidado. Assim, o presente artigo analisa a produção de artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e produções elaboradas por grupos de investigação na Colômbia, que abordam o campo temático mencionado. As fontes foram localizadas mediante buscadores acadêmicos. Os textos identificados foram analisados com ênfase na abordagem temática, no marco teórico, na metodologia e nos achados da pesquisa. Na análise, conclui-se que a temática é pouco explorada, sendo a antropologia e a educação os campos disciplinares mais interessados. Evidencia-se a necessidade de mudança no entendimento sobre o que é ser menino e menina, bem como a resignificação da ideia de indígenas na cidade como vítima, para poder apreciá-los na qualidade de ator e gestor das suas próprias histórias.<hr/>ABSTRACT The article is part of the doctoral thesis of the author. The thesis inquires about the forms of existence of indigenous childhood in the city and the scenarios that have emerged for their education and care. Thus, the present article analyzes the production of scientific articles, master's dissertations, doctoral theses and productions elaborated by research groups in Colombia, which cover the mentioned thematic field. The sources were located through academic search engines. The texts identified were analyzed with emphasis on the thematic approach, the theoretical framework, the methodology and the research findings. In the analysis, it is concluded that the subject is little explored, with anthropology and education being the most interested disciplinary fields. It is evident the need to change the understanding of what it is to be a boy and a girl, as well as the resignification of the idea of indigenous people in the city as a victim, in order to appreciate them as an actor and manager of their own stories. <![CDATA[Significados y sentidos de una profesora de educación fundamental sobre la formación docente: desvelando procesos constitutivos a partir de los núcleos de significación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100230&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ser professor é processo que se constitui ao longo de um tempo, acontecendo de modo permanente. Este escrito objetiva discutir significados e sentidos do processo formativo de uma professora da Educação Básica participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Recorte de uma investigação mais ampla sobre o tema (FALCÃO, 2017), o estudo busca apoio teórico na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e em autores como Nóvoa, Gatti e Garcia. A investigação, de natureza qualitativa, realizou a análise dos dados por meio dos núcleos de significação. A análise desvelou aspectos importantes sobre o processo formativo da entrevistada, revelando muito sobre a professora que hoje é, e para além do âmbito individual permitiu entender diversos aspectos da formação docente no Brasil, denunciando fragilidades, limites e permitindo vislumbrar possibilidades concretas de formação que promovam o desenvolvimento dos professores em seu sentido mais amplo.<hr/>ABSTRACT Being a teacher is a process that is constituted over a period of time, happening in a permanent way. This essay aims to discuss the meanings and feelings of the formative process of a Basic Education teacher participating in the Institutional Program of Initiation to Teaching. This study sought theoretical support in Vygotsky's Socio-Historical Psychology and in authors such as Nóvoa, Gatti and Garcia. The research, of a qualitative nature, carried out data analysis through the meaning nuclei. The core has revealed important aspects about the formative process of the interviewee, revealing much about today´s teacher, and beyond the individual scope allowed to understand several aspects of the teacher education in Brazil, denouncing weaknesses, limits and allowing a glimpse into the concrete training possibilities that promote the development of teachers in a greater sense.<hr/>RESUMEN Ser profesor es un proceso que se constituye a lo largo del tiempo, aconteciendo de forma permanente. Este trabajo pretende discutir significados y sentidos del proceso formativo de una profesora de Educación Fundamental participante del Programa Institucional para la Beca de Iniciación en la Docencia (PIBID). Siendo una síntesis de una investigación más amplia sobre el tema (FALCÃO, 2017), este estudio busca apoyo técnico en la Psicología socio-histórica de Vigotski y en autores como Novoa , Gatti y Garcia. La investigación, de naturaleza cualitativa, realizó el análisis de datos valiéndose de los núcleos de significación. El análisis desveló aspectos importantes del proceso formativo de la entrevistada, revelando mucho acerca de la profesora que es hoy y más allá del entorno individual, permitió entender diversos aspectos de la formación docente en Brasil, denunciando fragilidades y límites, además de permitir vislumbrar posibilidades de formación que ayuden a promover el desarrollo de los profesores en su sentido más amplio. <![CDATA[A centralidade do conhecimento e da cultura na superação de desigualdades sociais - entrevista com Ladislau Dowbor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000100245&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ser professor é processo que se constitui ao longo de um tempo, acontecendo de modo permanente. Este escrito objetiva discutir significados e sentidos do processo formativo de uma professora da Educação Básica participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Recorte de uma investigação mais ampla sobre o tema (FALCÃO, 2017), o estudo busca apoio teórico na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e em autores como Nóvoa, Gatti e Garcia. A investigação, de natureza qualitativa, realizou a análise dos dados por meio dos núcleos de significação. A análise desvelou aspectos importantes sobre o processo formativo da entrevistada, revelando muito sobre a professora que hoje é, e para além do âmbito individual permitiu entender diversos aspectos da formação docente no Brasil, denunciando fragilidades, limites e permitindo vislumbrar possibilidades concretas de formação que promovam o desenvolvimento dos professores em seu sentido mais amplo.<hr/>ABSTRACT Being a teacher is a process that is constituted over a period of time, happening in a permanent way. This essay aims to discuss the meanings and feelings of the formative process of a Basic Education teacher participating in the Institutional Program of Initiation to Teaching. This study sought theoretical support in Vygotsky's Socio-Historical Psychology and in authors such as Nóvoa, Gatti and Garcia. The research, of a qualitative nature, carried out data analysis through the meaning nuclei. The core has revealed important aspects about the formative process of the interviewee, revealing much about today´s teacher, and beyond the individual scope allowed to understand several aspects of the teacher education in Brazil, denouncing weaknesses, limits and allowing a glimpse into the concrete training possibilities that promote the development of teachers in a greater sense.<hr/>RESUMEN Ser profesor es un proceso que se constituye a lo largo del tiempo, aconteciendo de forma permanente. Este trabajo pretende discutir significados y sentidos del proceso formativo de una profesora de Educación Fundamental participante del Programa Institucional para la Beca de Iniciación en la Docencia (PIBID). Siendo una síntesis de una investigación más amplia sobre el tema (FALCÃO, 2017), este estudio busca apoyo técnico en la Psicología socio-histórica de Vigotski y en autores como Novoa , Gatti y Garcia. La investigación, de naturaleza cualitativa, realizó el análisis de datos valiéndose de los núcleos de significación. El análisis desveló aspectos importantes del proceso formativo de la entrevistada, revelando mucho acerca de la profesora que es hoy y más allá del entorno individual, permitió entender diversos aspectos de la formación docente en Brasil, denunciando fragilidades y límites, además de permitir vislumbrar posibilidades de formación que ayuden a promover el desarrollo de los profesores en su sentido más amplio.