Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920180003&lang=es vol. 26 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[La educación de las relaciones étnico-raciales en ámbito escolar: un análisis de las concepciones de alumnos concluyentes de la enseñanza fundamentals]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo aborda as concepções de educação das relações étnico-raciais/ERER presentes nos depoimentos de alunas/os concluintes do Ensino Fundamental, a partir de suas trajetórias em duas escolas da rede municipal de São Leopoldo/RS. Objetiva-se compreender como os estudantes concebem a educação das relações étnico-raciais a partir das suas experiências escolares e refletir sobre o alcance da implementação da Lei 10.639/03 em âmbito local. Numa abordagem qualitativa, o estudo embasa-se na análise da legislação municipal para a ERER, em entrevistas com os supervisores pedagógicos e na aplicação de questionário as/os alunas/os. Como resultados, discutem-se limites e possibilidades de efetivação de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas estudadas e identificam-se conhecimentos/reflexões construídos pelas/os estudantes sobre o tema com base em suas experiências escolares.<hr/>ABSTRACT The article deals with the conceptions of education of ethnic-racial relations/ERER present in the testimonies of students from the Elementary School, from their trajectories in two schools of the municipal network of São Leopoldo/RS. The objective is to understand how students conceive the education of ethnic-racial relations from their school experiences and reflect on the scope of the implementation of Law 10.639/03 locally. In a qualitative approach, the study is empirically based on the analysis of the municipal legislation for ERER, interviews with pedagogical supervisors and the application of a questionnaire to the students. As a result, we discuss limits and possibilities of effecting an education of ethnic-racial relations in the schools studied and identify the knowledge/reflections built by the students on the theme based on their school experiences.<hr/>RESUMEN El artículo aborda las concepciones de educación de las relaciones étnico-raciales/ERER presentes en los testimonios de alumnas/os concluyentes de la Enseñanza Fundamental, a partir de sus trayectorias en dos escuelas de la red municipal de São Leopoldo/RS. Se pretende comprender cómo los estudiantes conciben la educación de las relaciones étnico-raciales a partir de sus experiencias escolares y reflexionar sobre el alcance de la implementación de la Ley 10.639/03 a nivel local. En un abordaje cualitativo, el estudio se basa empíricamente en el análisis de la legislación municipal para ERER, en entrevistas con los supervisores pedagógicos y en la aplicación de cuestionario a las alumnas/os. Como resultados, se discuten límites y posibilidades de efectividad de una educación de las relaciones étnico-raciales en las escuelas estudiadas y se identifican conocimientos / reflexiones construidos por los estudiantes sobre el tema con base en sus experiencias escolares <![CDATA[Diálogo entre Marxismo y Ergología: análisis e intervención en el trabajo a la luz del concepto de actividad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300022&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A partir dos resultados de investigações já realizadas pelo Grupo de Pesquisa Garimpo da Atividade de Trabalho, este artigo propõe uma retomada do diálogo estabelecido entre conceitos marxistas e ergológicos, em torno do trabalho, realizado no âmbito da incorporação da abordagem ergológica no Brasil. São destacados os conceitos marxistas e ergológicos que especificam o trabalho e os diálogos, avanços e limites estabelecidos entre eles. Objetiva-se identificar as repercussões dessas articulações quando se trata de conhecer e intervir no trabalho para transformá-lo.<hr/>ABSTRACT Based on the results of previous investigations from the Research Group “Garimpo da Atividade de Trabalho”, it is proposed a resumption of the dialogue established between Marxist and ergological concepts around work, leaded in the ambit of the incorporation of the ergological approach in Brazil. The Marxist and ergological concepts that specify the work and the dialogues, advances and limits established between them are emphasized. It aims to identify the repercussions of these articulations when it comes to understanding and intervening in the work to transform it.<hr/>RESUMEN A partir de los resultados de investigaciones ya realizadas por el Grupo de Investigación Garimpo de la Actividad de Trabajo, este artículo propone una reanudación del diálogo establecido entre conceptos marxistas y ergológicos, en torno al trabajo, realizado en el marco de la incorporación del abordaje ergológico en Brasil. Se destacan los conceptos marxistas y ergológicos que especifican el trabajo y los diálogos, avances y límites establecidos entre ellos. Se pretende identificar las repercusiones de esas articulaciones cuando se trata de conocer e intervenir en el trabajo para transformarlo. <![CDATA[Horizontes de plausibilidad bajo la crítica de la filosofía: entre luzes, horrores y víctimas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300034&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Modernidade e o capitalismo consolidam um marco categorial que referencia a normalidade da vida, o modo de ser humano válido e seus horizontes de compreensão. Esse processo direciona os símbolos que permeiam o conhecimento, com significados tacitamente aceitos, condicionando o pensar, mas permanecendo impensado. O neoliberalismo radicaliza tal perspectiva colocando a vida humana sob ameaça. Os estudos do “capitalismo como religião”, em especial como matizado pela Escola do DEI, pode colaborar com esta temática já esboçada na Educação. Tendo como referência a vítima real e concreta, investigamos que tipo de contribuições esse setor pode oferecer à renovação da Filosofia da Educação tornando os critérios de plausibilidade um problema ético-educacional no enfrentamento da modernidade capitalista. A investigação teórico-bibliográfica, referenciada pela dialética compreensiva, permite caracterizar e inventariar possibilidades desta articulação categorial.<hr/>ABSTRACT Modernity and capitalism consolidate a categorial framework that refers to the normality of life, the valid human way of being and its horizons of understanding. This process directs the symbols that permeate knowledge, with tacitly accepted meanings, conditioning thinking but remaining unthought. Neoliberalism radicalizes such a perspective by placing human life under threat. The “capitalism as religion” studies, especially as qualified by the DEI School, can collaborate with this theme already outlined in Education. Taking as reference the real and concrete victim, we investigated what type of contributions this sector can offer to the renewal of the Philosophy of Education, making plausibility criteria an ethical-educational problem in the face of capitalist modernity. The theoretical-bibliographic research, referenced by the comprehensive dialectic, allows to characterize and inventories possibilities of this categorical articulation<hr/>RESUMEN La modernidad y el capitalismo consolidan un marco categorial que referencia a la normalidad de la vida, del modo de ser humano válido y de sus horizontes de comprensión. Este proceso dirige los símbolos que permean el conocimiento, con significados tácitamente aceptados, condicionando el pensar, pero permaneciendo impensado. El neoliberalismo radicaliza tal perspectiva poniendo la vida humana bajo amenaza. Los estudios del “capitalismo como religión”, en especial como matizado por la Escuela del DEI, pueden colaborar con esta temática ya esbozada en la Educación. Refiriéndose a las víctimas reales y concretos, investigamos qué tipo de contribuciones este sector puede ofrecer la renovación de la Filosofía de la Educación haciendo que los criterios de plausibilidad problema ético-educativa frente la modernidad capitalista. La investigación teórico-bibliográfica, referenciada por la dialéctica comprensiva, permite caracterizar e inventariar posibilidades de esta articulación categorial. <![CDATA[Docencia como matriz de experiencia y la constitución de el/la profesor/ra en una sociedad inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300052&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ao compreender a docência como uma matriz de experiência, esquema teórico criado por Michel Foucault, este artigo problematiza os modos de constituir-se professor/a em uma sociedade inclusiva. A partir das investigações desenvolvidas no interior dos grupos de pesquisa Gipedi e Gepi, que têm como inspiração teórica os Estudos Foucaultianos, o argumento central é de que os três eixos que compõem a matriz de experiência (saber-poder-ética) são importantes para compreendermos a constituição da docência contemporânea e a subjetivação do sujeito professor, ambos marcados pelo imperativo da inclusão. A análise de narrativas de estudantes de Pedagogia, participantes de um programa de iniciação à docência, identificou a constituição de uma docência virtuosa, colocada em operação através das técnicas do comprometimento, da tática e da intervenção. A proposta é contribuir para pensar a formação de professores, especialmente a dimensão ética que atravessa o campo da docência.<hr/>ABSTRACT Understanding teaching as a matrix of experience, theoretical framework created by Michel Foucault, this paper problematizes the ways of constituting teacher in an inclusive society. From the investigations developed inside of research groups Gipedi and Gepi, with theoretical inspiration in Foucaultian Studies, the main argument is that the three axes that compose the matrix of experience (knowledge-power-ethic) are important in order to understand the teaching constitution and the subjectivation of teacher subject, both marked by the inclusion imperative. The analyze of Pedagogy student’s narratives, participants from a teaching initiation program, has identified the constitution of a virtuous teaching, placed in operation through the techniques of commitment, tactic, and intervention. The proposal is contributing to think the teacher training, especially the ethical dimension that goes through the teaching field<hr/>RESUMEN Al comprender la docencia como una matriz de experiencia, esquema teórico desarrollado por Michel Foucault, este artículo problematiza los modos de constituirse profesor/ra en una sociedad inclusiva. A partir de las investigaciones desarrolladas en el interior de los grupos de investigación Gipedi y Gepi, que tienen como inspiración teórica los estudios Foucaultianos, el argumento central es que los tres ejes que componen la matriz de la experiencia (saber-poder-ética) son importantes para comprender la constitución de la docencia contemporánea y la subjetivación del sujeto profesor, ambos marcados por el imperativo de la inclusión. El análisis de narrativas de estudiantes de pedagogía, participantes de un programa de iniciación a la docencia, identificó la constitución de una docencia virtuosa, colocada en operación a través de las técnicas de comprometimiento, de la táctica y de la intervención. La propuesta es contribuir para pensar la formación de profesores, especialmente la dimensión ética que atraviesa el campo de la docência <![CDATA[Procesos de normalización de la deficiencia: de la corrección a la inversión en el aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300068&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto discute a relação entre processos de normalização e serviços de apoio à inclusão escolar. Analisaram-se políticas de inclusão escolar no Brasil (1990-2015), com uso do conceito foucaultiano de normalização. A análise indica que os serviços de apoio efetivam processos de normalização via correção e investimento na aprendizagem, movimentando as pessoas com deficiência em zonas de normalidade. Assim, as políticas de inclusão, articuladas a essa racionalidade, investem em capacidades, e não só na marcação das deficiências.<hr/>ABSTRACT The text discusses the relation between normalization processes and services to support school inclusion. It analyzes policies of school inclusion in Brazil (1990-2015), using the Foucauldian concept of normalization. The analysis indicates that support services perform normalization processes by correcting and investing in learning, thus moving people with disabilities through normality zones. Hence, inclusion policies articulated to that rationality invest in capabilities, and not only in marking the disabilities.<hr/>RESUMEN El texto discute la relación de procesos de normalización con servicios de apoyo a la inclusión escolar. El análisis de políticas de inclusión escolar en Brasil (1990-2015) con el concepto foucaultiano de normalización indica que los servicios de apoyo efectúan procesos de normalización por la corrección y la inversión en el aprendizaje, permitiendo el movimiento de las personas con discapacidad en zonas de normalidad. Las políticas de inclusión articuladas a esa racionalidad invierten en capacidades, y no sólo en el marcado de las deficiências. <![CDATA[La naturaleza de la cultura: la convivencia de los antagonismos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300082&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Para el pensador argentino Rodolfo Kusch, si no hay un horizonte simbólico, ni un suelo, entonces no hay nada por qué decidirse. Es decir, no hay un sujeto cultural, solo el sentido simbólico compartido, entre el relato de la modernidad y la colonialidad, conviven en la comunidad americana, en forma dual, donde lo natural se culturiza y lo cultural se naturaliza, posibilitando la condición donde el símbolo compartido en un territorio, da magnitud y valor al conjuro comunitario. Los aportes de la antropología y el psicoanálisis dieron el clivaje de la naturaleza a la cultura, y lo jurídico del acto plasmó en forma invisible el derecho natural en el derecho social, conllevando un lazo social, complejo, diverso y pluricultural, en permanente movimiento. Se trata de salir de la triada que fundamenta la acción de la modernidad, el ser/esencia/concepto, para posicionarnos como dice Cullen en la triada de estar/estancia/ símbolo. Kusch había formulado inicialmente la idea del proyecto para ubicar la condición delnestar desde la negación. Claramente la negación en Kusch no niega, sino que abre una referencia diferente del ser.<hr/>RESUMO Para o pensador argentino Rodolfo Kusch, se não há um horizonte simbólico, nem um solo, então não há como se decidir por algo. Ou seja: não há um sujeito cultural, apenas o sentido simbólico compartilhado; na comunidade americana, entre o relato da modernidade e da colonialidade, convivem, dualmente, de uma maneira em que o natural se culturaliza e o cultural se naturaliza, criando uma condição na qual o símbolo compartilhado em um território seja considerado um valor e que fortaleça a comunidade como um todo. Aportes da antropologia da psicanálise levaram a separar natureza e cultura, e o pensamento jurídico moldou, sem que percebêssemos, o direito natural em direito social, implicando um laço social complexo, diverso e pluricultural, em movimento permanente. O que se busca é sair da tríade que fundamenta a ação da modernidade – ser/essência/conceito -, para uma posição referida por Carlos Cullen como estar/estância/símbolo. Inicialmente, Kusch havia formulado a ideia de projeto para situar a condição do estar desde a ideia de negação. Para Kusch, a ideia de negação não traz um contexto de negar, apenas propõe uma referência diferente para o ser.<hr/>ABSTRACT For the Argentine thinker Rodolfo Kusch, if there is no symbolic horizonif there is no symbolic horizon, no ground, then there is nothing to be decided. That is to say, there is no cultural subject, only the shared symbolic meaning between the narrative of modernity and coloniality which coexist in the American community in a dual form, where the natural is culturalized and the cultural is naturalized allowing the condition where the shared symbol in a territory gives magnitude and value to the community spell. The contributions of anthropology and psychoanalysis gave the cleavage of nature to culture, and the legal aspect of the act make invisible the natural right in the social right, leading to a social, complex, diverse and pluricultural bond, in permanent movement. It’s about leaving the triad that underlies the action of modernity, being / essence / concept, to position ourselves as Cullen says in the triad: living / stay / symbol. Kusch had initially formulated the idea of the project to locate the condition of being from denial. Clearly the denial in Kusch does not deny, but opens a different reference of being. <![CDATA[Teoría de la complejidad y racionalidad jurídica contemporánea: (re) pensando la complejidad de los conflitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300091&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente trabalho busca verificar as contribuições da Teoria da Complexidade na releitura do conflito e do modo como a racionalidade jurídica moderna tem legado ao Direito e à formação jurídica o papel de redutor das complexidades conflitivas. Parte da constatação de que a racionalidade jurídica moderna tem transformado divergências de interesses em permutas frias de argumentos em meio a procedimentos judiciais lineares e simplificadores. Em seguida, verifica as contribuições da Teoria da Complexidade para um novo olhar acerca dos conflitos, descortinando sua parcela caótica produtora de novas possibilidades de vida e convivência. Por fim, ancorado no pensamento complexo, tributa ao resgate da sensibilidade a chave para religar o ser humano a sua humanidade concebendo novos modos para o tratamento dos conflitos intersubjetivos a partir de uma relação dialógica que aproxime o valor da cultura das humanidades com as culturas tecnocientíficas em uma perspectiva reflexiva e humanizadora.<hr/>ABSTRACT The present work seeks to verify the contributions of the Complexity Theory in the re-reading of the conflict and the way in which modern legal rationality has bequeathed to the Law and the juridical formation the role of reducer of the conflicting complexities. Departs from the finding that the modern legal rationality has transformed divergences of interests into cold exchanges of arguments amid linear and simplifying judicial procedures. Furthermore, verifies the contributions of the Theory of Complexity to a new look at the conflicts, revealing their chaotic plot producing new possibilities of life and coexistence. Finally, anchored in the complex thinking, attributes to the rescue of sensibility the key to reconnect the human being to his humanity, conceiving new ways for the treatment of the intersubjective conflicts from a dialogical relation that approaches the value of the culture of the humanities with the technoscientific cultures in a reflective and humanizing perspective.<hr/>RESUMEN El presente trabajo busca verificar las contribuciones de la Teoría de la Complejidad en la relectura del conflito y del modo en que la racionalidad jurídica moderna ha legado al Derecho y a la formación jurídica el papel de reductor de las complejidades conflictivas. Parte de la constatación de que la racionalidad jurídica moderna ha transformado divergencias de intereses en intercambios fríos de argumentos en medio de procedimientos judiciales lineales y simplificadores. En seguida, verifica las contribuciones de la Teoría de la Complejidad para una nueva mirada acerca de los conflictos, descortinando su parcela caótica productora de nuevas posibilidades de vida y convivencia. Por último, anclado en el pensamiento complejo, atribuye al rescate de la sensibilidad la clave para reconectar el ser humano a su humanidad concebiendo nuevos modos para el tratamiento de los conflictos intersubjetivos a partir de una relación dialógica que acerque el valor de la cultura de las humanidades con las culturas tecnocientíficas desde una perspectiva reflexiva y humanizadora. <![CDATA[Investigos con niños indígenas y campo de los estudios culturales: bricolar y experienciar como base metodológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300106&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A proposta deste artigo busca problematizar o uso da bricolagem e do experienciar como base teórico-metodológico no campo das pesquisas com crianças indígenas. Buscando dialogar com as crianças indígenas, as autoras trazem neste excerto, os aspectos teóricos-metodológicos que produziram os dados, e observaram os olhares e as experiências no contexto da bricolagem e da experienciação. Propomos analisar as implicações conceituais e metodológicas que possibilitaram a ampliação da campo empírico, além da abertura ao estar com crianças indígenas e construir com elas possibilidades metodológicas. Apontamos o campo dos Estudos Culturais como campo conceitual que constitui as discussões sobre bricolar e experienciar com crianças indígenas.<hr/>ABSTRACT The main proposal of this paper seeks to problematize the use of bricolage and to experience as a theoretical and methodological basis in the field of research with indigenous children. Trying to dialogue with indigenous children, the authors bring in this excerpt the theoretical and methodological aspects that produced the data, and observed biases and experiences in the context of bricolage and experience. We propose to analyze the conceptual and methodological implications that enabled the expansion of the empirical field, besides the openness to be with indigenous children and to construct with them methodological possibilities. We point the field of Cultural Studies as a conceptual field that constitutes the discussions about bricolar and experiencing.<hr/>RESUMEN La propuesta de este artículo busca problematizar el uso del bricolaje y del experienciar como base teórico-metodológica en el campo de las investigaciones con niños indígenas. Al buscar dialogar con los niños indígenas, las autoras traen en este extracto, los aspectos teóricos-metodológicos que produjeron los datos, y observaron las miradas y las experiencias en el contexto del bricolaje y la experiencia. Proponemos analizar las implicaciones conceptuales y metodológicas que posibilitar la ampliación del campo empírico, además de la apertura al estar con niños indígenas y construir con ellas posibilidades metodológicas. Apuntamos el campo de los Estudios Culturales como campo conceptual que constituye las discusiones sobre bricolar y experimentar con niños indígenas. <![CDATA[POLÍTICAS PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LOS LÍMITES DE LA DEMOCRACIA LIBERAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300123&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Para se entender as políticas para a educação superior é necessário compreender, anteriormente, o significado e as contradições do projeto social e econômico no qual as mesmas são instituídas. Tendo isso em vista, o texto tem os seguintes objetivos: (i) discutir as premissas da democracia liberal capitalista; (ii) apresentar o processo de redefinição do papel do Estado no Brasil e seus impactos na educação pública e (iii) discutir sobre o processo permanente de mercantilização da educação pública, com foco nas políticas para a educação superior. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Em especial analisa o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Considera finalmente, que as metas destinadas à educação superior estão sendo desconsideradas e até mesmo inviabilizadas pelas medidas austeras de ajuste fiscal, promovidas pelo governo federal atual, que vem contribuindo para intensificar o processo de mercantilização da educação.<hr/>ABSTRACT In order to understand the policies for higher education it is necessary to understand, previously, the meaning and contradictions of the social and economic project in which they are instituted. With this in mind, the text has the following objectives: (i) to discuss the premises of liberal capitalist democracy; (ii) to present the process of redefinition of the State's role in Brazil and its impact on public education; and (iii) to discuss the ongoing public education marketing process, focusing on policies for higher education. It uses as methodological procedures the bibliographical research and documentary research. In particular, it analyzes the National Plan of Education (2014-2024). Finally, it considers that the targets for higher education are being disregarded and even made unfeasible by the austere measures of fiscal adjustment, promoted by the current federal government, which has contributed to intensify the process of marketing of education.<hr/>RESUMEN Para entender las políticas para la educación superior es necesario comprender, antes, el significado y las contradicciones del proyecto social y económico en el cual las mismas son instituidas. En este sentido, el texto tiene los siguientes objetivos: (i) discutir las premisas de la democracia liberal capitalista; (ii) presentar el proceso de redefinición del papel del Estado en Brasil y sus impactos en la educación pública y (iii) discutir sobre el proceso permanente de mercantilización de la educación pública, con foco en las políticas para la educación superior. Utiliza como procedimientos metodológicos la investigación bibliográfica e investigación documental. En particular analiza el Plano Nacional de Educación (2014-2024). Por ultimo, considera que las metas destinadas a la educación superior están siendo desconsideradas e incluso inviabilizadas por las medidas ausentes de ajuste fiscal promovido por el gobierno federal actual, que viene contribuyendo a intensificar el proceso de mercantilización de la educación. <![CDATA[La Pedagogia de la Alternancia en Rondônia: un movimiento educacional del campo que valoriza al sujeto del campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300136&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo tem como objeto a Pedagogia da Alternância em Rondônia e objetiva problematizá-la, argumentando que, por meio da organização de coletivos populares, ela tem proposto e implementado uma educação que rompe com a histórica discriminação dos sujeitos do campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. Utilizam-se teóricos da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo, articulando-os com os autores do campo dos Estudos Culturais. Conclui-se que a Pedagogia da Alternância tem conseguido defender os sujeitos do campo e seu direito a uma educação voltada para os seus interesses.<hr/>ABSTRACT The object of this paper is the Pedagogy of Alternation in Rondonia. The paper aims to problematize it by arguing that, by means of the organization of popular collectives, the Pedagogy of Alternation has proposed and implemented a kind of education that disrupts the historical discrimination of rural subjects. This is a bibliographical research with documental analysis. It used theorists of Pedagogy of Alternation and Rural Education by articulating them with authors from the field of Cultural Studies. It was concluded that Pedagogy of Alternation has been able to defend the rural subjects and their right to a kind of education that meets their interests.<hr/>RESUMEN El artículo tiene como objeto la Pedagogía de la Alternancia en Rondônia, y su objetivo es problematizarla, argumentando que ésta, por medio de la organización de colectivos populares, tiene propuesto e implementado una educación que rompe con la histórica discriminación de los sujetos del campo. Se trata de una investigación bibliográfica y de análisis documental. Se utilizan teóricos de la Pedagogía de la Alternancia y de la Educación de campo, articulándolos con los autores del campo de los Estudios Culturales. Se concluye que la Pedagogía de la Alternancia ha conseguido defender a los sujetos del campo y su derecho a una educación volcada para sus intereses. <![CDATA[GENEALOGÍA DE LA IDEA DE SUPERACIÓN DE LOS CIEGOS EN BRASIL: UN ESTUDIO CON BASE EN L.S. VYGOTSKY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300151&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT This study aims to discuss the concept of sublation. It was originated from the graduation of blind people in higher education in Brazil, based on students’ reports and on L. S. Vygotski’s work. The qualitative investigation that supported this study was carried out as case studies. Nine blind people who had completed their college education were taken as subjects. Data was collected by interviews and document analysis (essays). This data underwent the procedures of discourse textual analysis. According to the participants, the idea that is shown in media that blind people who have completed higher education are heroes is mistaken. The insights of the research subjects, discussed on the basis of the concept of sublation proposed by Vygotsky, turn to an elevation of the blind through the mediation of cultural instruments.<hr/>RESUMO O objetivo deste trabalho é discutir o conceito de superação, originário da conclusão da educação superior por cegos, no Brasil, com base no depoimento destes estudantes e no trabalho de L. S. Vygotski. A investigação que embasou este estudo assumiu uma abordagem qualitativa, em forma de estudos de casos. Os sujeitos da pesquisa foram nove cegos, egressos da educação superior. Foram coletados dados por meio de entrevistas e análise documental (redações). Os dados coletados foram trabalhados por meio dos procedimentos de análise textual discursiva. De acordo com os participantes, a noção veiculada pela mídia, de apontar o cego que concluiu a educação superior como herói, está equivocada. As compreensões dos sujeitos de pesquisa, discutidas com base no conceito de superação proposto por Vygotski, voltam-se para a elevação do cego, por intermédio dos instrumentos culturais de mediação.<hr/>RESUMEN El objetivo de este trabajo es discutir el concepto de superación, que se origina a partir de la conclusión de la educación terciaria por ciegos, en Brasil. Este estudio se fundamenta con base en los testimonios de estos estudiantes y en el trabajo de L. S. Vygotsky. La investigación que respalda este análisis asumió un abordaje cualitativo, en forma de estudios de casos. Los sujetos investigados fueron nueve ciegos egresados de la educación terciaria. Los datos fueron recolectados mediante entrevistas y a través de la observación de documentos (redacciones). Los datos recolectados fueron trabajados por medio de procedimientos de análisis textual y discursivo. De acuerdo con los participantes, la noción vehiculada por la media, de señalar el ciego que concluyó la educación superior como héroe, está equivocada. Las comprensiones de los sujetos de investigación, discutidas con base en el concepto de superación propuesto por Vygotski, se vuelven para la elevación del ciego, por intermedio de los instrumentos culturales de mediación. <![CDATA[CONTRIBUICIONES DE LA PSIOLOGÍA DEL TRABAJO PARA EL CAMPO TRABAJO Y EDUCACIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300165&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo do presente artigo é analisar as possibilidades de contribuição da Psicologia do Trabalho para o campo Trabalho e Educação, tendo como apoio revisão de literatura que contempla especialmente autores espanhóis. O estudo se justifica pela crescente importância dos fenômenos psicossociais relativos às organizações e relações de trabalho e pelas mútuas contribuições para a investigação científica que resultariam de uma melhor aproximação entre esses campos de conhecimento. Para o alcance dos objetivos, discorremos também sobre a presença da Psicologia do Trabalho nas pesquisas e publicações em Trabalho e Educação.<hr/>ABSTRACT The goal of this article is to analyze the possibilities of the contribution of Work Psychology to the field of Work and Ecdutaion, through the revision of a complete literature that beholds specially spanish authors. The study is justified by the growing importance of the psychosocial phenomena related to the organizations and work relations and through the mutual contributivos to the scientific investigation that would result from a better approximation between these fields of knlowledge. To reach these objectives, we also talked about the presence of Work Psychology in the researches and publications in Work and Education.<hr/>RESUMEN El objetivo del presente artículo es analisar las posibilidades de contibuición de la Psicología del Trabajo para el campo Trabajo y Educación, teniendo como apoyo revisión de bibliografía que contempla especialmente autores españoles. El estudio se justifica por la cresciente importancia de los fenómenos psicosociales relativos a las organizaciones y relaciones de trabajo y por las mutuas contribuciones para la investigación científica que resultarían de una mejor aproximación entre estos campos de conocimiento. Para el alcance de los objetivos, hablaremos tambiém sobre la presencia de la Psicología del Trabajo en las pesquisas y publicaciones en Trabajo y Educación. <![CDATA[DA PÓS-GRADUAÇÃO AS ESCRITAS SOBRE ORIENTAÇÕES DE DISSERTAÇÕES E TESES: UMA ENTREVISTA COM LUCÍDIO BIANCHETTI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492018000300181&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo do presente artigo é analisar as possibilidades de contribuição da Psicologia do Trabalho para o campo Trabalho e Educação, tendo como apoio revisão de literatura que contempla especialmente autores espanhóis. O estudo se justifica pela crescente importância dos fenômenos psicossociais relativos às organizações e relações de trabalho e pelas mútuas contribuições para a investigação científica que resultariam de uma melhor aproximação entre esses campos de conhecimento. Para o alcance dos objetivos, discorremos também sobre a presença da Psicologia do Trabalho nas pesquisas e publicações em Trabalho e Educação.<hr/>ABSTRACT The goal of this article is to analyze the possibilities of the contribution of Work Psychology to the field of Work and Ecdutaion, through the revision of a complete literature that beholds specially spanish authors. The study is justified by the growing importance of the psychosocial phenomena related to the organizations and work relations and through the mutual contributivos to the scientific investigation that would result from a better approximation between these fields of knlowledge. To reach these objectives, we also talked about the presence of Work Psychology in the researches and publications in Work and Education.<hr/>RESUMEN El objetivo del presente artículo es analisar las posibilidades de contibuición de la Psicología del Trabajo para el campo Trabajo y Educación, teniendo como apoyo revisión de bibliografía que contempla especialmente autores españoles. El estudio se justifica por la cresciente importancia de los fenómenos psicosociales relativos a las organizaciones y relaciones de trabajo y por las mutuas contribuciones para la investigación científica que resultarían de una mejor aproximación entre estos campos de conocimiento. Para el alcance de los objetivos, hablaremos tambiém sobre la presencia de la Psicología del Trabajo en las pesquisas y publicaciones en Trabajo y Educación.