Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920190001&lang=en vol. 27 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A HISTORY OF THE SUBJECT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Considerando a importância da construção da noção de sujeito operada a partir da Filosofia Moderna, o presente ensaio busca (re)construir uma possibilidade histórica para o mesmo a partir de aportes teóricos da filosofia, da sociologia e da psicanálise. Não se trata aqui de escrever uma história definitiva do sujeito, mas de apontar a diversidade de pensamentos em torno das possibilidades para a sua emergência no entrecruzamento desses três campos do saber. Se é na modernidade que a discussão sobre o sujeito emerge, é na contemporaneidade que passam a ser ampliados e discutidos elementos que dizem respeito aos processos de subjetivação, de tornar-se o sujeito da experiência. Assim, desde a cisão cartesiana entre res cogitans e res extensa, até a perspectiva nietzscheana do sujeito em toda sua vontade de potência, o presente trabalho pretende ilustrar as contribuições de autores das referidas áreas para a compreensão do que este sujeito pode devir-a ser.<hr/>ABSTRACT Considering the importance of subject’s notion from Modern Philosophy, this essay aims to (re)build a historical possibility for the subject from philosophy’s, psychanalysis’ and sociology’s theoretical contributions. It is not about to write a definitive history of the subject, but to emphasize the diversity of thoughts around his emergency possibilities in the intertwining of these three areas of knowledge. If it is in the modernity that the discussion about the subject emerges, it will be in the contemporaneity that elements about the processes of subjectivation, of how to become the subject of the experience, begins to be debated. Thus, since the Cartesian split between res cogitans and res extensa, until the nietzschean subject´s perspective of will to power, this work intends to illustrate different author´s contributions – of the aforementioned areas – in the sense of understand what the subject might become.<hr/>RESUMEN Considerando la importancia de la construcción de la noción de sujeto a partir de la Filosofía Moderna, el presente ensayo busca (re)construir una posibilidad histórica para el mismo a partir de aportes teóricos de la filosofía, de la sociología y del psicoanálisis. No se trata de escribir la historia definitiva del sujeto, sino evidenciar una diversidad de pensamientos posibles para su emergencia en el entrecruzamiento de estos tres campos del saber. Si es en la modernidad que la discusión en torno del sujeto emerge, es en la contemporaneidad que son ampliados y debatidos elementos que dicen respeto a los procesos de subjetivación, de tornarse sujeto de la experiencia. A partir de la cisión cartesiana entre la res cogitans y res extensa, hasta la perspectiva nietzscheana del sujeto en su voluntad de potencia, el presente ensayo intenta ilustrar las contribuciones de distintos autores de las referidas áreas para la comprensión de que este sujeto puede devenir-a-ser. <![CDATA[CONSCIOUS ACTIVITY OF HUMAN BEING: PHILOSOPHICAL FOUNDATIONS OF CULTURAL-HISTORICAL PSYCHOLOGY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo versa sobre o conceito de atividade consciente do ser humano como um tema para discussão dos fundamentos filosóficos da psicologia histórico-cultural. Para tanto, apresenta três categorias de análise, quais sejam: a atividade consciente e as necessidades histórico-culturais; a atividade consciente e a mediação cultural e; a atividade consciente e a apropriação da experiência do gênero humano. O artigo conclui que a consciência é um atributo do psiquismo humano engendrado pela complexidade da atividade social.<hr/>ABSTRACT This article examines the concept of conscious activity of human being as a topic of discussion on the philosophical foundations of cultural-historical psychology. Thus, three categories of analysis are proposed: conscious activity and social-historical needs; conscious activity and cultural mediation; conscious activity and appropriation of mankind´s experience. It is concluded that conscious is an attribute of human psychism engendered in social activity.<hr/>RESUMEN Este artículo versa sobre el concepto de actividad consciente del ser humano como un tema para discusión de los fundamentos filosóficos de la psicología histórico-cultural. Para ello, presenta tres categorías de análisis: la actividad consciente y las necesidades histórico-culturales; la actividad consciente y la mediación cultural; la actividad consciente y la apropiación de la experiencia del género humano. El artículo concluye que la conciencia es un atributo del psiquismo humano engendrado por la complejidad de la actividad social <![CDATA[INITIAL EDUCATION FOR LIBRAS TEACHERS: FIRST CHALLENGES ON THE RECOGNITION OF A MULTIFACETED SUBJECT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100034&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As instituições federais de educação que ofertam cursos superiores para formação docente em Libras devem obediência à Lei nº 12.711/12 e ao Decreto nº 5.626/05, concernente às políticas de ação afirmativa que contemplam, respectivamente, os grupos de pessoas egressas de escolas públicas e o grupo de pessoas surdas. Considerando que em nossa sociedade contemporânea o sujeito é constituído por múltiplas e fragmentadas identidades, cumpre questionar como as instituições federais se organizaram nessa empreitada diante da pluralidade de identidades de um único participante. Para isso, o presente artigo tem como objetivo investigar a efetivação do direito à prioridade atribuída aos surdos para ingresso em cursos de graduação destinados à formação de professores de Libras. Os resultados evidenciaram baixa adesão dessas instituições ao cumprimento da prioridade no acesso aos surdos, bem como o desafio por parte de algumas em lidar com o sujeito pós-moderno constituído por diferentes identidades.<hr/>ABSTRACT The federal education institutions that offer higher education for Libras teachers must comply with the Law 12,711 / 12 and the Decree No. 5,626 / 05, regarding affirmative action policies that include, respectively, the groups of people graduating from public schools and the group of deaf people. Considering that in our contemporary society the subject is constituted by multiple fragmented identities, it is important to verify how federal institutions are organized for this undertaking, in face of the plurality of identities of one single participant. For this purpose, this article aims to investigate the effectiveness of the right to priority attributed to deaf people when entering under graduation courses for Libras teacher formation. The results revealed a low adherence of these institutions to the fulfillment of the priority in the access to the deaf person, as well as the challenge of some to deal with the postmodern subject constitution determined by different identities.<hr/>RESUMEN Las instituciones federales de educación que ofertan cursos superiores de formación docente en Lengua Brasileña de Señales (Libras), están subordinadas a la ley No 12.711/12 y al Decreto No 5.626/05, concerniente a las políticas de acción afirmativa que contemplan, respectivamente, a los grupos de personas egresadas de escuelas públicas y a los grupos de personas sordas. Considerando que en nuestra sociedad contemporánea el sujeto es constituido por múltiples y fragmentadas identidades, cumple cuestionar como las instituciones federales se organizaron en esta espartería delante de la pluralidad de identidades de un único participante. Para eso, el presente artículo tiene como objetivo investigar el efectivo derecho a la prioridad que se le atribuyó a la persona sorda para el ingreso en los cursos de graduación destinados a la formación de profesores de Libras. Los resultados demostraron que esas instituciones tienen poca adhesión hacia el cumplimiento de la prioridad en el acceso a las personas sordas, así como el desafío, por parte de algunas, en lidiar con el sujeto posmoderno constituido por diferentes identidades. <![CDATA[DISCIPLINE INTERFACES AS A PRODUCER OF SUBJECTS AT SCHOOL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100051&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo problematiza uma dada engrenagem de investimentos institucionais-disciplinares sobre corpos, disposições e comportamentos de sujeitos agrupados no Projeto “Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-Grandense”, operacionalizado na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, na instituição denominada Escola Osvaldo Cruz, como estratégia de escolarização em nível de ensino fundamental para jovens de 15 a 17 anos, transversal à educação de jovens e adultos, com exercícios e dinâmicas singulares. Utilizamos os referenciais teórico-metodológicos foucaultianos, principalmente no que tange à disciplina, além de fontes, registros de observações empíricas e documentos institucionais. Como resultado, redimensionamos a existência de discursos e práticas imbricadas em um aparato institucional-escolar que propõe, sob exercícios de proteção, escolarização e guarda, regularizar e disciplinarizar condutas e corpos.<hr/>ABSTRACT The article discusses a given mechanism of institutional-disciplinary investments on the bodies, dispositions and behaviors of subjects grouped in the Project “Educational Passage of the Young Student Campo-grandense”, operationalized in the Municipal Education Network of Campo Grande, in the State of Mato Grosso do Sul, at the Osvaldo Cruz School. Schooling strategy at elementary school level for young people aged 15 to 17, transversal to youth and adult education, with exercises and unique dynamics. We use Foucaultian theoretical-methodological references mainly in what concerns the discipline. They are sources, records of empirical observations and institutional documents. As results, we restructured the existence of discourses and practices imbricated in an institutional-school apparatus that proposes under protective exercises, schooling and custody, regulating and disciplinarizing conducts and bodies.<hr/>RESUMEN El artículo problematiza un determinado engranaje de inversiones institucionales-disciplinarias sobre cuerpos, disposiciones y comportamientos de sujetos agrupados en el Proyecto “Travesía Educativa del Joven Estudiante Campo-grandense”, operacionalizado en la Red Municipal de Enseñanza de Campo Grande, en el Estado de Mato Grosso do Sul, en la institución denominada Escuela Osvaldo Cruz. Estrategia de escolarización a nivel de enseñanza fundamental para jóvenes de 15 a 17 años, transversal a la educación de jóvenes y adultos, con ejercicios y dinámicas singulares. Utilizamos de los referenciales teórico-metodológicos foucaultianos principalmente en lo que se refiere a la disciplina. Constituyen fuentes, registros de observaciones empíricas y documentos institucionales. Como resultados, redimensionamos la existencia de discursos y prácticas imbricadas en un aparato institucional-escolar que propone bajo ejercicios de protección, escolarización y guardia, regularizar y disciplinarizar conductas y cuerpos. <![CDATA[REPRESENTATION OF TEACHERS IN SOCIAL NETWORKS: SPEECHES ABOUT TEACHING AND TEACHING IDENTITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100068&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo envolve discursos sobre a profissão docente na página intitulada Professores Sofredores, da rede social Facebook, visando analisar os efeitos dos discursos que ali circulam sobre a profissão e a identidade docente. A realização do trabalho se deu a partir da teorização de Stuart Hall e Marisa Vorraber Costa, na perspectiva de análise do discurso em Foucault. A análise possibilitou mostrar que em mídias são produzidos discursos e criadas representações que reforçam a questão vocacional, assim como a ideia de que o professor é um herói que deve abdicar até mesmo de sua vida pessoal em nome da educação. Alguns comentários mostram a desmotivação por parte de professores e licenciandos devido à desvalorização da docência e à violência, algumas vezes, presentes nas escolas. Os discursos sobre a profissão docente produzem efeitos no modo como os professores se veem e em sua identidade docente.<hr/>Abstract The study involves speeches about the teaching profession on the page Facebook social network sufferers Teachers entitled, in order to analyze the effects of the speeches there circulating about the profession and the identity. The realization of the work took place from the theorization of Stuart Hall and Marisa Vorraber Costa, and from the perspective of discourse analysis in Foucault. The analysis made it possible to show that in medias are produced and created representations that reinforce the question of vocation, as well as the idea that the teacher is a hero who must give up even your personal life in the name of education. Some comments show the motivation on the part of teachers and licenciandos due to depreciation and violence sometimes present in schools. The speeches about the teaching profession produce effects in how teachers perceive themselves and your identity.<hr/>Resumen El estudio consiste en discursos acerca de la profesión docente en la página Facebook red social que sufren que profesores titulados, con el fin de analizar los efectos de los discursos que circulan sobre la identidad y la profesión. La realización de la obra llevó a cabo desde la teorización de Stuart Hall y Marisa Vorraber costa y desde la perspectiva del análisis del discurso en Foucault. El análisis que se hizo posible mostrar que en medios de comunicación se producen y crean representaciones que refuerzan la cuestión de la vocación, así como la idea de que el maestro es un héroe que debe dar incluso su vida personal en nombre de la educación. Algunos comentarios demuestran la motivación por parte de profesores y licenciandos debido a la depreciación y la violencia a veces presente en las escuelas. Los discursos sobre la profesión de enseñanza producen efectos en cómo los profesores perciben ellos mismos y su identidad. <![CDATA[IDENTITIES OF MUSIC TEACHERS: NARRATIVES OF ACCORDIONISTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100085&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo, foram analisadas as características identitárias na formação de cinco professores de acordeom de cinco distintas cidades do Rio Grande do Sul. Para isso, apoiamo-nos em teorias que abordam a formação de professores de música e na teoria da mutação identitária, apresentada por Dubar (2009). Este estudo se caracteriza como qualitativo e as narrativas foram realizadas por meio de entrevistas semi-estruturadas, fazendo uso da História Oral. Na discussão teórica, é apresentada uma interpretação das narrativas, destacando traços identitários estudados por Dubar (2009). Dentro das instituições que o autor analisa como estando em crise, destacam-se a questão de família, essa considerada mais como legado de tradição do que crise, questões de gênero, trabalho e religião. Por meio da análise da crise das identidades, pretendemos contribuir para o debate sobre Sociologia da Educação Musical, focalizando a formação de professores de instrumentos, sendo esta a principal relevância deste trabalho.<hr/>ABSTRACT This paper is studies on the identities at the becoming teacher’s process from five accordion teachers of five cities at the state of Rio Grande do Sul- Brazil. For these the theories on the becoming teacher’s process on music education and so the theory of identities mutation from Dubar (2009) are used. It is a qualitative research where the narratives are produced according to semi-structural interviews and so Oral History approach. In the interpretation of identities at the interviews are analyzed following Dubar (2009). From the institution that the author considers being in crises, three appears at the interview: 1. Family, much more like a heritage than a crisis, within this same discussion, the women in society; 2. Interrelationships on work are viewed; 3. Religion. Through the analyses of the identities the paper might contribute for the studies about Music Education Sociology, with a focus on the instrumentalist music teacher, considering this the relevance of the research.<hr/>RESUMEN En el artículo se analizaron características identitarias en la formación de cinco profesores de acordeón de cinco distintas ciudades de Rio Grande do Sul. Para ello, se apoyó en teorías que abordan la formación de profesores de música y en la teoría de la mutación identitaria presentada por Dubar (2009). El estudio se caracteriza como cualitativo y las narrativas fueron recolectadas por medio de entrevistas semiestructuradas haciendo uso de la Historia Oral. En la discusión teórica se presenta una interpretación de las narrativas destacando rasgos identitarios estudiados por Dubar (2009). Dentro de las instituciones que el autor analiza como estando en crisis, se destacan en los datos la cuestión de familia, esa más como legado de tradición que crisis, cuestiones de género, trabajo y religión. Por el análisis de la crisis de las identidades se pretende contribuir al debate sobre sociología de la Educación Musical centrado en la formación de maestros, estando aquí la principal relevancia de este trabajo. <![CDATA[THE STUDENT'S VOICE ABOUT PREPARING FOR THE PROVA BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem por objetivo sinalizar aspectos referentes ao preparo para a Prova Brasil de Língua Portuguesa, a partir das vozes de estudantes de 5º ano. Nesse sentido, busca ampliar a discussão em torno desta avaliação externa e de âmbito nacional, tomando a perspectiva do estudante avaliado para visualizar efeitos decorrentes da Prova Brasil de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula. O instrumento utilizado para gerar os dados foi a entrevista coletiva, realizada com seis estudantes de 5º ano de uma escola pública estadual do Estado de Santa Catarina. Os sujeitos sinalizam que a Prova Brasil requer não apenas conteúdo, mas implica outras questões, como: modo de agir, de se portar, de compreender, à parte do que geralmente é trabalhado na escola. Nesse sentido, os sujeitos indicam que há uma preparação para este evento e destacam o simulado para auxiliar nessa questão.<hr/>ABSTRACT This article aims to indicate aspects related to the preparation for the Prova Brasil of Portuguese Language, from the voices of 5th year students. In this sense, it seeks to broaden the discussion around this external and national evaluation, taking the perspective of the evaluated student to visualize effects deriving from the Prova Brasil of Portuguese Language in the context of the classroom. The instrument used to generate the data for a press conference held with six 5th grade students from a state public school in the State of Santa Catarina. The subjects indicate that the Prova Brasil requires not only content, but also involves other questions, such as: how to act, how to behave, to understand, apart from what is usually worked in school.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene por objetivo señalar aspectos referentes a la preparación para la Prova Brasil de Lengua Portuguesa, a partir de las voces de estudiantes de 5º año. En este sentido, busca ampliar la discusión en torno a esta evaluación externa y de ámbito nacional, tomando la perspectiva del estudiante evaluado para visualizar efectos derivados de la Prova Brasil de Lengua Portuguesa en el contexto del aula. El instrumento utilizado para generar los datos para una rueda de prensa, realizada con seis estudiantes de 5º año de una escuela pública estatal del Estado de Santa Catarina. Los sujetos señalan que la Prova Brasil requiere no sólo contenido, sino que implica otras cuestiones, como: modo de actuar, de portarse, de comprender, la parte de lo que generalmente se trabaja en la escuela. <![CDATA[EARLY CHILDHOOD SCHOOL IN THE COUNTRY SIDE CONTEXT: IMPORTANT PROBLEMATIZATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta parte dos dados gerados na pesquisa “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil”. As entrevistas foram realizadas com famílias e um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores do Assentamento Integração Gaúcha, onde está localizada a escola de Educação Infantil Flor da Terra. As análises revelam que naquele local a escola é um marco na qualidade de vida, fundamental para a socialização das crianças, mas que é necessária a construção de uma “Pedagogia das Raízes”.<hr/>ABSTRACT This article presentes part of the data generated in the research entitled “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil”. Interviews were realized with families and a representative of the Landless Rural Workers Movement (Movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra), residents of Gaúcha Integration Settlement (Assentamento Integração Gaúcha), where Flor da Terra School of Childhood Education is located. Analyzes reveal that, this school is a milestone in the quality of life in that place, fundamental for the socialization of children, however the construction of a “Pedagogy of the Roots” is necessary.<hr/>RESUMEN El artigo presenta parte de los datos generados en la investigación “Caracterización del atendimiento de los niños de 0 a 6 años residentes en áreas rurales del estado de Rio Grande do Sul / Brasil”. Las entrevistas fueron realizadas con familias y con uno de los representante del movimiento de los Trabalhadores Rurais Sem Terra (Trabajadores rurales sin tierra) donde está localizada la Escola de Educação Infantil Flor da Terra. El análisis demuestra que en ese lugar la escuela es un marco en la cualidad de vida del contexto pesquisado, fundamental para la socialización de los niños, pero que es necesaria la construcción de una “Pedagogía de las Raíces”. <![CDATA[PHOTOGRAPHS IN DISCOURSE: THE FUNCTIONS OF THE SCHOOL UNDER FOCUS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100133&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Como os estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental entendem as funções da escola hoje? O que esta instituição produz de sentidos aos olhares jovens? Estas foram as perguntais iniciais que guiaram os grupos focais constituídos pelos estudantes participantes da pesquisa “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental” (MCTI/CNpq/Universal/2014), realizada entre 2015 e 2016, no interior do Rio Grande do Sul. Os jovens foram convidados a produzir fotografias, acompanhadas de uma legenda, que apresentassem as funções da escola na atualidade. Partindo dos estudos de Sibilia (2012), Masschelein e Simons (2014), o marco teórico da investigação perpassa as noções de discurso e suas relações de saber-poder (FOUCAULT, 2002; 2012; 2015), além de envolver uma discussão sobre fotografia (BARTHES, 1984; DUBOIS, 2012) e suas potencialidades na pesquisa em educação. Os resultados apontam para as funções pedagógicas, políticas e sociais que a escola exerce na contemporaneidade, sem deixar de mencionar as possibilidades de expressão que ela também potencializa.<hr/>ABSTRACT How do students attending the last grade of Basic School and High School understand the functions of the school today? Which meanings does this institution produce from the students’ view? These were the starting questions that guided the focus groups of students participating in this research, which was carried out in 2015 and 2016 in the countryside of the state of Rio Grande do Sul. The youths were asked to produce photographs accompanied by subtitles presenting the current functions of the school. Grounded on studies by Sibilia (2012), Masschelein and Simons (2014), the theoretical references of this investigation comprehended the notions of discourse and its knowledge-power relations (FOUCAULT, 2002; 2012; 2015), besides including a discussion about photography (BARTHES, 1984; DUBOIS, 2012) and its potentialities in research in education. The results pointed out the pedagogical, political and social functions performed by the school in contemporaneity, also mentioning the possibilities of expression that it potentiates.<hr/>RESUMEN ¿Cómo entienden las funciones de la escuela de hoy los estudiantes que finalizan el Enseño Medio Fundamental? ¿Qué sentido brinda ésta institución a las miradas jóvenes? Éstas fueron las primeras preguntas que guiaron a los grupos focales constituidos por los estudiantes que participaron de la investigación, realizada entre 2015 y 2016, en el interior de Rio Grande do Sul. Los jóvenes fueron invitados a producir fotografías acompañadas de un título donde presentasen las funciones de la escuela en la actualidad. Partiendo de los estudios de Sibila (2012), Masschelein y Simons (2014), el marco teórico de la investigación recorre las nociones de los discursos y sus relaciones de saber-poder (FOUCAULT, 2002; 2012; 2015), además de envolver una discusión sobre fotografía (BARTHES, 1984; DUBOIS, 2012) y sus potencialidades en la investigación sobre educación. Los resultados apuntan a las funciones pedagógicas, políticas y sociales que la escuela ejerce en la contemporaneidad, sin dejar de mencionar las posibilidades de expresión que ésta también potencializa. <![CDATA[INDISCIPLINA IN HIGHER EDUCATION: TEACHING AND TEACHING PERSPECTIVES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100150&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo reflete sobre questões disciplinares no ensino superior. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, bibliográfico-documental e de campo. Os resultados identificaram como condutas indisciplinadas os mesmos comportamentos, alunos ingressantes atribuem menor gravidade a cada um dos eventos em comparação aos concluintes e aos professores. As concepções dos participantes remetem às apresentadas em Aquino (1996), que relaciona a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Conclui-se que, indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta.<hr/>Abstract The article reflects on disciplinary issues in higher education. This is an investigation in a qualitative, bibliographic-documentary and field approach. The results identified the same behaviors as unruly behaviors, incoming students attribute less seriousness to each of the events compared to the students and the teachers. The conceptions of the participants refer to those presented in Aquino (1996), which relates the indiscipline to the behaviors that contradict the pre-established norms for the good progress of school activities. It is concluded that, indiscipline refers much more to the lack of attention and concentration in the class and / or proposed activity.<hr/>Resumen El artículo reflexiona sobre cuestiones disciplinarias en la enseñanza superior. Se trata de una investigación en abordaje cualitativo, bibliográfico-documental y de campo. Los resultados identificaron como conductas indisciplinadas los mismos comportamientos, alumnos ingresantes atribuyen menor gravedad a cada uno de los eventos en comparación a los concluyentes y los profesores. Las concepciones de los participantes remiten a las presentadas en Aquino (1996), que relaciona la indisciplina a los comportamientos que se contrapone a las normas preestablecidas para el buen andamiento de las actividades escolares. Se concluye que, indisciplina se refiere, mucho más, a la falta de atención y concentración en la clase y / o en la actividad propuesta. <![CDATA[Five explanations on the crisis of the alliance between the school and the family]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492019000100166&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar os problemas da aliança entre escola e família no contexto de grandes transformações tecnológicas e das mutações das relações sociais nas últimas décadas, que colocaram em crise pedagógica velhas certezas. Neste artigo, a partir do trabalho teórico, desejamos propor cinco explicações sobre as dificuldades na aliança entre a escola e a família, oferecendo, na última delas, algumas vias para pensar a prospectiva do problema de uma maneira criativa e útil ao trabalho cotidiano dos educadores, superando, por um lado, o olhar nostálgico que pretende voltar à velha aliança e, por outro, o olhar clientelista, que decidiu anular o pensamento e adaptar-se ao cliente, adaptando as escolas não aos alunos, mas aos clientes.<hr/>Abstract The objective of this work is to analyze the problems of the school-family alliance in the context of the great technological transformations and the mutations of the social relations of the last decades, which have put in crisis the old pedagogical certainties. To do this, five explanations about the difficulties in the relationship between the family and the school were synthesized, offering, in the last one, some ways to think about the prospect of the problem in a creative and useful way to the work of the educators, surpassing, on the one hand, the nostalgic look that seeks to return to the old alliance and, on the other hand, the clientelist look that decided to neglect the thought and adapt the school not to students but to clients.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar la problemática de la alianza entre la escuela y la familia en el contexto de las grandes trasformaciones tecnológicas y las mutaciones de las relaciones sociales de las últimas décadas, que han puesto en crisis las viejas certezas pedagógicas. Para ello, se sintetizaron cinco explicaciones sobre las dificultades en la relación entre la familia y la escuela ofreciendo, en la última de ellas, algunas vías para pensar la prospectiva del problema de una manera creativa y útil al trabajo de los educadores, superando, por una lado, la mirada nostálgica que pretende volver a la vieja alianza y, por otro lado, la mirada clientelista que decidió anular el pensamiento y adaptar la escuela no a alumnos sino a clientes.