Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920220001&lang=en vol. 30 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Education and the multiple dimensions of the worldsystem crisis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Paulo Freire and popular education: decolonizing praxis in neoconservative times]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste ensaio, refletimos sobre possibilidades de leituras descolonizadoras na Educação Superior, articuladas aos princípios da Educação Popular, principalmente, aqueles presentes nas obras de Paulo Freire e de autoras/es latino-americanas/os. Metodologicamente apoiamo-nos na emersão e problematização de temas geradores como colonialidade do poder, invasão cultural, consciência crítica, resistência e utopia. Indicando pesquisas ancoradas em aportes freireanos, apontamos, por fim, considerações sobre a viabilidade de assumirmos a insubmissão e resistência, frente aos retrocessos vivenciados em nosso país, como bandeira coletiva na luta contra o fascismo e toda forma de opressão.<hr/>ABSTRACT In this essay, we reflect on the possibilities of decolonizing readings in Higher Education, along with Popular Education principles, mainly those who are present in the works of Paulo Freire and Latin American authors. Methodologically, based on critical awareness, resistance and utopia. Suggesting research anchored in Freirean contributions, we finally point out considerations on the feasibility of assuming rebelliousness and resistance, facing the setbacks experienced in our country, as a collective flag regarding the fight against fascism, and all forms of oppression.<hr/>RESUMEN En este ensayo, reflexionamos sobre las posibilidades de lecturas descolonizadoras, en la Educación Superior, articuladas a los principios de la Educación Popular, principalmente, aquellas que están presentes en las obras de Paulo Freire y de autores/as latino-americanas/os. Metodológicamente, apoyándonos en la conciencia crítica, resistencia y utopía. Sugiriendo investigaciones ancladas en aportes freireanos, apuntamos, finalmente, consideraciones sobre la viabilidad de asumir la insumisión y resistencia, frente a los retrocesos vividos en nuestro país, como bandera colectiva en la lucha contra el fascismo, y toda forma de opresión. <![CDATA[Popular education and emancipation processes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos que possam contribuir para um inventário das experiências de Educação Popular a partir das premissas e pensamento de Paulo Freire, desde o processo de redemocratização até a atualidade. Longe de ser uma sistematização profunda sobre toda essa trajetória, essas linhas buscam a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, recuperar seus fundamentos, suas principais experiências e sua articulação com as lutas populares deste tempo.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze aspects that can contribute to an inventory of Popular Education experiences based on Paulo Freire’s premises and thinking, going through the re-democratization process to the present. Far from being a profound systematization of this entire trajectory, these lines seek, based on a qualitative and bibliographical investigation, to recover its foundations, its main experiences and its articulation with the popular struggles of nowadays.<hr/>RESUMEN El presente artículo tiene como objetivo analizar los aspectos que puedan contribuir a un inventario de experiencias de Educación Popular a partir de las premisas y pensamiento de Paulo Freire, desde el proceso de re-democratización hasta la actualidad. Lejos de ser una sistematización profunda sobre toda esa trayectoria, estas líneas buscan, a partir de una investigación de naturaleza cualitativa y bibliográfica, recuperar sus fundamentos, sus principales experiencias y su articulación con las luchas populares de este tiempo. <![CDATA[Proactive popular resistance: in times of frame of reference and disputes for another education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100038&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto visa contribuir para a reflexão sobre resistência propositiva popular no enfretamento das políticas públicas de educação neoconservadoras e neoliberais, evidenciando princípios, diretrizes, conceitos e experiências do campo da educação emancipatória. Nesse contexto, analisa o documento publicado no ano de 2014: “Marco de Referência de Educação Popular para as Políticas Públicas”, evidenciando elementos e contradições que revelam opções relativas à elaboração de políticas educacionais, desenvolvidas em períodos históricos que antecederam a eleição presidencial de 2018. Valendo-se das contribuições de Dussel (1986, 1997, 2007) e Freire (1996, 2000, 2005, 2011), retomam-se acontecimentos recentes e possibilidades de educação utópica, para compreender e anunciar contraposições à educação para a subordinação das classes populares como política pública de educação e ao fortalecimento da agenda de mercantilização do conhecimento e abandono do caráter público, laico, gratuito e social das instituições públicas de ensino, em decorrência do resultado das urnas referente à escolha do presidente do Brasil para o período de 2019 a 2022.<hr/>ABSTRACT This text aims to contribute to the popular proactive resistance reflection in the neoconservative and neoliberal public education policies confrontation, evidencing principles, guidelines, concepts, and experiences in the field of emancipatory education. In this way, it analyzes the document published in 2014: "Popular Education Reference Framework for Public Policies", showing elements and contradictions that reveal options regarding the elaboration of educational policies, developed in historical periods that preceded the 2018 presidential election. Using the contributions of Dussel (1986, 1997, 2007) and Freire (1996, 2000, 2005, 2011), recent events and the possibilities of utopian education are taken up, to understand and announce oppositions to education for the subordination of the popular classes as a public education policy and the strengthening of the trade knowledge agenda and negligence of the public, secular, free and social nature of public educational institutions, according to the polls that refer to the election of the president of Brazil for the period from 2019 to 2022.<hr/>RESUMEN Este texto tiene como objetivo contribuir a la reflexión sobre la resistencia propositiva popular en el enfrentamiento de las políticas públicas de educación neoconservadoras, y neoliberales, evidenciando principios, directrices, conceptos, y experiencias del campo de la educación emancipadora. De esa forma, analiza el documento publicado en el año 2014: "Marco de Referencia de Educación Popular para las Políticas Públicas", evidenciando elementos y contradicciones que revelan opciones relativas a la elaboración de políticas educacionales, desarrolladas en períodos históricos que antecedieron a la elección presidencial del 2018. Valiéndose de las contribuciones de Dussel (1986, 1997, 2007) y de Freire (1996, 2000, 2005, 2011), se retoman acontecimientos recientes y las posibilidades de educación utópica, para comprender y anunciar contraposiciones a la educación para la subordinación de las clases populares como política pública de educación y al fortalecimiento de la agenda de mercantilización del conocimiento y abandono del carácter público, laico, gratuito y social de las instituciones públicas de enseñanza, de acuerdo al resultado de las urnas que se refieren a la elección del presidente de Brasil para el periodo del 2019 a 2022. <![CDATA[Freirian education through the lenses of anticolonialism, post-colonial, and decolonial studies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100057&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto argumenta em favor da perspectiva de educação proposta por Paulo Freire e sugere que suas obras sejam revisitadas pelo prisma da crítica pós-colonial e decolonial, tendo como horizonte a ideia de emancipação humana, alicerçada em projetos coletivos de transformação da realidade no âmbito da justiça social. Para tanto, busca realizar uma aproximação entre a perspectiva teórica freiriana e a crítica pós-colonial e decolonial a partir da ênfase da Educação Libertária e da proposta de uma Pedagogia [des]decolonial. Trata-se de um estudo de caráter teórico, no qual adotamos como lastro conceitual a pedagogia crítica de Freire.<hr/>ABSTRACT This text argues in favor of the perspective of education proposed by Paulo Freire, and suggests that his works must be reviewed through the postcolonial and decolonial criticism point of view, having as a target the idea of human emancipation, based on collective projects of reality transformation. regarding the social justice field. For this, it seeks to make an approximation between the Freirian theoretical perspective and postcolonial and decolonial criticism based on the emphasis of Libertarian Education and the proposal of a [de]decolonial Pedagogy. It is a theoretical study, in which we adopt as Freire's conceptual field and critical pedagogy.<hr/>RESUMEN Este texto argumenta a favor de la perspectiva de educación propuesta por Paulo Freire, y sugiere que sus obras sean revisadas por el prisma de la crítica poscolonial y decolonial, teniendo como horizonte la idea de emancipación humana, basado en proyectos colectivos de transformación de la realidad en el ámbito de la justicia social. Para eso, busca realizar una aproximación entre la perspectiva teórica freiriana y la crítica poscolonial y decolonial a partir del énfasis de la Educación Libertaria y de la propuesta de una Pedagogía [des]decolonial Se trata de un estudio de carácter teórico, en el cual adoptamos como campo conceptual y pedagogía crítica de Freire. <![CDATA[Pedagogic letters: a freirean inspiration]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100069&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo, projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, busca analisar, por meio de cartas pedagógicas que se conceberam sob o conceito de dialogicidade de Paulo Freire, as trajetórias percorridas por estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos - EJA até o acesso ao Ensino Superior na relação com o contexto de direitos desses sujeitos.<hr/>ABSTRACT This article, a Professional Master's in Education dissertation project, tha belongs to the Graduate Program in Education at the State University of Rio Grande do Sul - UERGS, seeks to analyze, through pedagogical letters that were conceived under the concept of Paulo Freire dialogicity, the routes taken by students from Youth and Adult Education - EJA until accessing Higher Education in relation to the rights of these subjects context.<hr/>RESUMEN Este artículo, proyecto de disertación de la Maestría Profesional en Educación del Programa de Posgraduación en Educación de la Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, y busca analizar, por medio de cartas pedagógicas concebidas bajo el concepto de dialogicidad de Paulo Freire, las trayectorias recorridas por estudiantes egresados de Educación de Jóvenes y Adultos - EJA hasta el acceso a la Enseñanza Superior en relación al contexto de los derechos de estos sujetos. <![CDATA[Rural Extension: Paulo Freire’s Perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100085&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto relaciona aspectos da perspectiva educacional de Paulo Freire incorporados ao trabalho do agrônomo-educador. Estabelecemos essa relação com as práticas de organizações não governamentais vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia. A base de nossa reflexão é a obra Extensão ou comunicação? em que Freire analisa o problema da comunicação entre o camponês e o profissional da extensão rural, compreendendo que este último pode estabelecer a mesma relação presente na educação bancária, devendo sua atuação, que é de caráter educativo, se dar na perspectiva da comunicação.<hr/>ABSTRACT This text connects aspects of Paulo Freire's educational perspective incorporated into the agronomist-educator work. We established this relationship with non-governmental organizations practices, linked to the National Agroecology Articulation. Our reflection is based on the Extension or communication? masterpiece, in which Freire analyzes the communication problem between a peasant and a rural professional, understanding that the latter can establish the same relationship present in banking education, and his performance, which is based on an educational nature, from the communication perspective.<hr/>RESUMEN Este texto relaciona aspectos de la perspectiva educacional de Paulo Freire incorporados al trabajo del agrónomo-educador. Establecimos esa relación con las prácticas de organizaciones no gubernamentales vinculadas a la articulación Nacional de Agroecología. La base de nuestra reflexión es la obra ¿Extensión o Comunicación? En la que Freire analiza el problema de la comunicación entre el campesino y el profesional de la extensión rural, entendiendo que este último puede establecer la misma relación que está presente en la educación bancaria, debiendo su actuación, que es de carácter educativo, desde la perspectiva de la comunicación. <![CDATA[The Daisies: germinating an experience of cooperative women anchored in popular education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo do texto é contextualizar, na perspectiva da educação popular como movimento dialético e social, lugares e sujeitos de uma experiência em processo, forjada por mulheres no seio de um movimento popular situado em território periférico. A experiência ancora-se na pesquisa-ação como pressuposto mobilizador e como ação política e pedagógica. O artigo descreve e analisa o emergir da Saboaria Popular Las Margaritas e seus conceitos fundantes, como o trabalho de base na relação com categorias do pensamento-ação freireano: autonomia, libertação e empoderamento, assim como elementos e fatores que fomentam sua concretização, implicada na participação popular e na partilha do saber coletivo.<hr/>ABSTRACT The objective is to contextualize, in the perspective of popular education as a dialectical and social movement, places and subjects of an experience in process, worked by women within a popular movement located in the suburbs. The experience is anchored in action-research as a mobilizing presumption and as political and pedagogical action. The article describes and analyzes the emergence of the Popular Wisdom The Daisies and its fundamental concepts in the relationship with categories of Freirean thought-action: autonomy, liberation, and empowerment, as well as concrete elements and factors involved in popular participation and collective knowledge sharing.<hr/>RESUMEN El objetivo del texto es contextualizar, en la perspectiva de la educación popular como movimiento dialéctico y social, lugares y sujetos de una experiencia en proceso, forjada por mujeres en el seno de un movimiento popular situado en territorio periférico. La experiencia está anclada en la investigación-acción como presupuesto movilizador y como acción política y pedagógica. El artículo describe y analiza el emerger de la Sabiduría Popular Las Margaritas y sus conceptos fundamentales como el trabajo de base en la relación con categorías del pensamiento-acción freireano: autonomía, liberación, y empoderamiento, así como elementos y factores que fomentan su concretización, implicada en la participación popular y en el compartir del saber colectivo. <![CDATA[The game of indegenous children in Pará: a look at the narratives and experiences of the Aparai people]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100115&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pesquisa investiga o brincar das crianças Aparai na tribo Bona-PA. Tem por objetivo compreender como as crianças brincam na tribo e que tipo de brincar é produzido na infância dessas crianças indígenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa através da história oral, da análise bibliográfica e de entrevistas acerca das práticas de brincar que envolvem a criança indígena Aparai. Além disso, usou-se uma análise bibliográfica que aponta importantes argumentos sobre o tema. Os resultados indicam que o brincar dessas crianças está estreitamente ligado aos elementos da natureza, voltados para o cotidiano do trabalho dos adultos que as encanta e incentiva o imaginário na construção da cultura local.<hr/>ABSTRACT The research investigates the Aparai children's ways of playing in the Bona-PA tribe. It aims to understand how children play in the tribe, and what kind of games are produced during the childhood of these indigenous children. Using qualitative research through oral history, bibliographical analysis, and interviews about the practices of playing that involve the Aparai indigenous child. In addition, a bibliographic analysis was used to point out important arguments on the matter. The results indicate that these children’s game is closely linked to the elements of nature, facing the daily work of adults who enchant and encourage the imagination in the construction of local culture.<hr/>RESUMEN La investigación pesquisa el jugar de los niños Aparai en la tribu Bona-PA. Tiene como objetivo entender cómo los niños juegan en la tribu, y que tipo de juegi es producido durante la infancia de estos niños indígenas. Se trata de una investigación cualitativa a través de la historia oral, del análisis bibliográfico, y de entrevistas acerca de las prácticas del jugar que envuelven al niño indígena Aparai. Además, se usó un análisis bibliográfico que apunta importantes argumentos sobre el tema. Los resultados indican que el jugar de esos niños está estrechamente ligado a los elementos de la naturaleza, con cara hacia lo cotidiano del trabajo de los adultos que encantan e incentivan al imaginario en la construcción de la cultura local. <![CDATA[Environmental education in philosophy teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100132&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A integração dos educandos no processo de ensino favorece o reconhecimento de suas percepções e indica os caminhos a serem traçados na aprendizagem. O presente texto verifica essa hipótese a partir da análise do processo de Educação Ambiental no ensino de Filosofia. A investigação se configurou em uma abordagem exploratória e sua estratégia metodológica foi composta de revisão bibliográfica, questionário semiestruturado e rodas de conversas. Os dados foram analisados qualitativamente e sinalizam, em seus resultados, para a relevância da participação dos educandos na construção da aprendizagem, a qual fomenta a formação de educandos autônomos e críticos junto às questões ambientais percebidas.<hr/>ABSTRACT The students integration in the teaching process favors the recognition of their perceptions and indicates the paths to be traced in the learning process. This text verifies this hypothesis from the process of Environmental Education in the Philosophy teaching analysis. The research was setted within an exploratory approach and its methodological strategy was composed by bibliographic review, a semi-structured questionnaire, and conversation rounds. The data were analyzed qualitatively and indicate, in its results, that for the relevance of the students participation in the construction of learning, which promotes the formation of autonomous and critical students together with the perceived environmental issues.<hr/>RESUMEN La integración de los educandos en el proceso de enseñanza favorece al reconocimiento de sus percepciones e indica los caminos a ser trazados en el aprendizaje. El presente texto, verifica esa hipótesis a partir del análisis del proceso de Educación Ambiental en la enseñanza de Filosofía. La investigación se configuró con un abordaje exploratorio y su estrategia metodológica fue compuesta por revisión bibliográfica, cuestionario semiestructurado, y ruedas de conversaciones. Los datos fueron analizados cualitativamente y señalan, en sus resultados, que para la relevancia de la participación de los educandos en la construcción del aprendizaje, el cual, fomenta la formación del educando autónomos y críticos junto a las cuestiones ambientales percibidas. <![CDATA[Teaching performances: knowledge river displacements in embedded praxis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100148&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Ao cruzar as noções de performance e professar, tal como trabalhadas sobretudo por filósofos como Derrida e Gusdorf, este texto ensaia possibilidades de deslocar a noção de Saber do professor como objeto, passível de ser transferido, para aquela de Saber como práxis incorporada, manifesta em gestos e constituída na relação entre professores e alunos, em presença. A partir da Pedagogia Crítico-Performativa e dos estudos da performance, propomos que o professar seja entendido como a performance do saber que se constitui na pessoalidade intransferível, inerente aos processos de subjetivação.<hr/>ABSTRACT By crossing the meaning of performance and teaching, as worked by philosophers such as Derrida and Gusdorf, this text tests the possibilities of displacing the notion of teacher Knowledge as an object, capable of being transferred, to that Knowledge incorporated as Praxis, in presence manifested in gestures and constituted in the relationship between teachers and students. From Critical-Performative Pedagogy and performance studies, we propose that teaching must be understood as knowledge performance that constitutes the non-transferable personality inherent in the subjectivation processes.<hr/>RESUMEN Al cruzar las nociones de performance y enseñar, tal como trabajadas sobre todo por filósofos como Derrida y Gusdorf, este texto ensaya las posibilidades de desplazar la noción de Saber del profesor como objeto, pasible de ser transferido, para aquella de Saber como Praxis incorporada, en presencia manifestada en gestos y constituida en la relación entre profesores y alumnos. A partir de la Pedagogía Crítico-Performativa y de los estudios de la performance, proponemos que el enseñar sea entendido como la performance del saber se constituye en la personalidad intransferible, inherente a los procesos de subjetivación. <![CDATA[Visuality and visibility in educational practices: (per)courses for the critical understanding of images]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100165&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Na sociedade contemporânea, tornou-se impossível desconsiderar funções assumidas pelas imagens (deleitar, entreter, comercializar), correlacionadas a transformações nos modos de perceber as dimensões de tempo e espaço, em que estão imbricadas questões identitárias. Este artigo aponta para a importância das proposições arte/educativas no sentido de propiciar vivências que conduzam a experiências significativas ao promover reflexões sobre os regimes de visibilidade presentes em nossa sociedade, ampliando potencialidades para uma visualização abrangente e contextualizada. Assim, salientamos uma proposição sobre consumo, em que a compreensão crítica de visualidades era contemplada. Desse modo, objetivou-se investigar quais aspectos da visualidade no que tange ao imaginário de consumo faziam-se recorrentes nos discursos de estudantes do sexto semestre de Pedagogia. Essa pesquisa valeu-se da utilização de metodologias visuais na pesquisa em ciências humanas como modo de ampliar o campo da experiência. Os resultados demonstram que os estudantes estabelecem relações entre cultura visual e as suas vivências, questionando-se sobre sua relevância na criação de paradigmas que interfeririam em sua prática docente.<hr/>ABSTRACT Nowadays, it has become impossible to disregard functions assumed by images (delight, entertain, commercialize), which are related to changes regarding ways of perceiving the dimensions of time and space, in which identity issues are involved. This article aims at the importance of art / educational propositions in order to provide experiences that lead to significant experiences by promoting reflections on the visibility regimes of our society, expanding potentialities for a broader and more contextualized concept of visualization. Thus, we emphasized consumption, in which the critical understanding of visualities was contemplated. In this way, the objective was to investigate which aspects of visuality that crosses the imaginary of consumption become common in the speeches of sixth-semester Pedagogy students. For this research visual methodologies in human science research were used in order to broaden the experience field. The results show that students establish relationships between visual culture and their own experiences. wondering about its relevance in the creation of paradigms that interfere with their teaching practice.<hr/>RESUMEN En la sociedad contemporánea, se tornó imposible desconsiderar las funciones asumidas por las imágenes (deleitar, entretener, comercializar), co-relacionadas a las transformaciones en los modos de percibir las dimensiones de tiempo y espacio, en que están imbricadas cuestiones identitarias. Este artículo apunta a la importancia de las proposiciones arte / educativas en el sentido de propiciar vivencias que conduzcan a experiencias significativas al promover reflexiones sobre los regímenes de visibilidad presente en nuestra sociedad, ampliando potencialidades para una visualización más amplia y contextualizada. Así, enfatizamos una proposición sobre consumo, en que la comprensión crítica de visualidades era contemplada. De este modo, se objetivó investigar qué aspectos de la visualidad en el que refiere al imaginario de consumo se hacen recurrientes en los discursos de estudiantes de sexto semestre de Pedagogía. Esta investigación se valió de la utilización de metodologías visuales en la investigación en ciencias humanas como modo de ampliar el campo de experiencia. Los resultados demuestran que los estudiantes establecen relaciones entre la cultura visual y sus proprias vivencias, preguntándose sobre su relevancia en la creación de paradigmas que interfieren en su práctica docente. <![CDATA[Evaluation of learning: the question of future teachers as protagonists of the process]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100186&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The material and research reported here was gathered during the course of a module entitled, Didactics, delivered to the future teachers of different fields of knowledge, in a private University, located in the South of Brazil. It is a compulsory unit in the curriculum, and it has been constructed using three elements of pedagogy; learning, teaching, and evaluation. The study focuses on the dimension of evaluation of learning. It starts from the undergraduate students' own anxieties concerning evaluation, which in turn are used as a means of progressing to the study of the theory of evaluation. The students were asked to formulate questions about evaluation, expressing their doubts, the aspects that concern them in relation to the subject, and those they consider essential to learn for the ability to form good evaluation. The analysis carried out resulted in three final categories: Principles and conceptions of evaluation; Management of the evaluation process; Evaluation in specific groups. Discursive Textual Analysis is an appropriate method of analysis for use in research in the field of teacher education.<hr/>Resumo O material e a pesquisa aqui explicados foram coletados durante o curso intitulado Didática, ministrado para futuros professores de diferentes áreas do conhecimento em uma universidade privada localizada no Sul do Brasil. Esta é uma unidade obrigatória do currículo e foi construída usando três elementos da pedagogia: aprender, ensinar e avaliar. O estudo centra-se na dimensão da avaliação docente. Parte da própria ansiedade dos alunos de graduação em relação à avaliação, que é utilizada como meio para estudar o progresso da teoria avaliativa. Os alunos foram convidados a formular perguntas sobre avaliação, expressando suas dúvidas, os aspectos que os preocupam relacionados ao assunto e o que consideram essencial para aprender a habilidade de fazer uma boa avaliação. A análise realizada resultou em três categorias finais: Princípios e concepções de avaliação; Administração do processo de avaliação; Avaliação em grupos específicos. A análise discursiva textual é um método apropriado para análise de pesquisas no campo da formação de professores.<hr/>Resumen El material e investigación explicado aquí fue recolectado durante el curso llamado Didáctica, realizado para futuros profesores de diferentes campos del conocimiento de una Universidad privada localizada en el Sur de Brasil. Esta es una unidad obligatoria del currículum, y ha sido construída utilizando tres elementos de la pedagogía; aprendizaje, enseñanza y evaluación. El estudio se enfoca en la dimensión de la evaluación de la enseñanza. Comienza desde la propia ansiedad de los alumnos de pregrado con relación a la evaluación, la cual es utilizada como medio para estudiar el progreso de la teoría de evaluación. Se les pidió a los estudiantes que formulen preguntas sobre evaluación, expresando sus dudas, los aspectos que les preocupa relacionados al tema, y aquello que consideran esencial para aprender la habilidad de realizar una buena evaluación. El análisis que se llevó a cabo dió como resultado tres categorias finales: Principios y concepciones de la evaluación; Administración del proceso de evaluación; Evaluación en grupos específicos. El análisis discursivo textual es un método apropiado para el análisis de investigación en el campo de la educación docente. <![CDATA[The role of technology in education in pandemic times: conceptions about Paulo Freire's legacy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo analisa a educação brasileira em tempos de Covid-19, o uso e o fetiche das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à luz das categorias de opressão e exclusão, presentes na obra de Paulo Freire. A pesquisa, bibliográfica e exploratória, a partir da vida e do pensamento freireano, estudou o incremento do uso das TICs durante a crise sanitária e as contradições que emergiram a partir das relações de opressão-libertação e inclusão-exclusão que impactaram a vida escolar neste cenário. Por fim, oferecem-se reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas incursões epistemológicas.<hr/>ABSTRACT This article analyzes Brazilian education in times of Covid-19, the use of information and communication technologies (ICTs) in front of the categories of oppression and exclusion, present in Paulo Freire’s work. The bibliographical and exploratory research, based on Freirean life and thought, studied the increased use of ICTs during the health crisis, and the contradictions that emerged from the relationships of oppression-liberation and inclusion-exclusion that impacted school life in this scenario. Finally, reflections are offered based on the inconclusions regarding this topic, with a view to new epistemological incursions.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza la educación brasileña en tiempos de Covid-19, el uso y el fetiche de las tecnologías de la información y comunicación (TICs) en frente de las categorías de opresión y exclusión, presentes en la obra de Paulo Freire. La investigación, bibliográfica y exploratoria, a partir de la vida y del pensamiento freireano, estudió el incremento del uso de las TICs durante la crisis sanitaria, y las contradicciones que emergieron a partir de las relaciones de opresión-liberación e inclusión-exclusión que impactaron la vida escolar en este escenario. Finalmente, se ofrecen reflexiones a partir de las inconclusiones de la temática, con miras a nuevas incursiones epistemológicas. <![CDATA[The School Health Program and its relations with the national curricular common base]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100217&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A saúde escolar abordada pelo PSE visa a formação integral dos estudantes de escolas públicas com ações de prevenção e promoção à saúde. Este estudo busca identificar relações entre o PSE e a BNCC. A análise de conteúdo à luz de Bardin foi utilizada para identificar as categorias saúde, doença, promoção à saúde, bem-estar e alimentação na BNCC. As 5 categorias foram identificadas 83 vezes e ações do PSE se relacionaram principalmente com o componente de ciências da natureza. Conclui-se que há muitas relações entre o PSE e a BNCC com potencial para fomentar parcerias que resultem no cuidado à saúde individual e coletiva dos estudantes e que gerem aprendizagem significativa.<hr/>Abstract School health addressed by the SHP (School Health Program) has as its objective the comprehensive training of public school students with health prevention and health promotion actions. This study seeks to identify the relationships between the SHP and the NCCB (National Curricular Common Base). Content analysis according to Bardin was used to identify the categories; health, disease, health promotion, well-being, and nutrition in the NCCB. The 5 categories were identified 83 times and the actions of the SHP were mainly related to the natural sciences component. It is concluded that there are many relationships between the SHP and the NCCB with a high potential to foster partnerships that could result into an individual and collective health care for students and that generate significant learning.<hr/>Resumen La salud escolar abordada por el PSE (Programa de Salud en la Escuela) tiene como objetivo la formación integral de los alumnos de escuelas públicas con acciones de prevención y promoción de salud. Este estudio busca identificar las relaciones entre el PSE y la BNCC (Base Nacional Común Curricular). El análisis de contenido según Bardin fue utilizado para identificar las categorías salud, enfermedad, promoción de salud, bienestar, y alimentación en la BNCC. Las 5 categorías fueron identificadas 83 veces y las acciones del PSE se relacionaron principalmente con el componente de ciencias naturales. Se concluye que hay muchas relaciones entre el PSE y el BNCC con potencial para fomentar sociedades que resulten en el cuidado de la salud individual y colectiva de los estudiantes y que generen un significativo aprendizaje. <![CDATA[Education and pandemic: the perception of teachers from Lauro Barreira State School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100235&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pandemia de Covid-19 tem afetado o mundo de forma imprevisível e sem precedentes. Assim, mediante os desafios decorrentes da pandemia de Covid-19 e suas reverberações nos variados contextos sociais, o presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos professores e professoras de uma escola do município de Santa Cruz das Palmeiras-SP sobre os impactos da pandemia de Covid-19 em seu fazer profissional. A metodologia aplicada para a materialização desta investigação foi a pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Os resultados demonstram que o atual cenário pandêmico tem impactado os professores e professoras em três esferas, a saber, psicológica, tecnológica e financeiro/temporal.<hr/>ABSTRACT The Covid-19 pandemic has affected the world in unpredictable and unprecedented ways. Thus, through the recurring challenges regarding Covid-19 pandemic and its replications in various social contexts, this article aims to investigate the teachers perception from a school in Santa Cruz das Palmeiras-SP city, about the impacts of the Covid-19 pandemic on their professional activities. The methodology applied for this research was qualitative descriptive research. The results show that the current pandemic scenario has impacted teachers in three spheres; psychological, technological and financial/temporary.<hr/>RESUMEN La pandemia del Covid-19 ha afectado el mundo de forma imprevisible, y sin precedentes. Así, mediante los desafíos recurrentes de la pandemia del Covid-19 y sus reverberaciones en los variados contextos sociales, el presente artículo tiene como objetivo investigar la percepción de los profesores y profesoras de una escuela de la ciudad de Santa Cruz das Palmeiras-SP sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en sus haceres profesionales. La metodología aplicada para la materialización de esta investigación fue la pesquisa descriptiva de carácter cualitativo. Los resultados demuestran que el actual escenario pandémico ha impactado a los profesores y profesoras en tres esferas; psicológica, tecnológica y financiera/temporal. <![CDATA[Education research: methods and epistemologies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000100251&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pandemia de Covid-19 tem afetado o mundo de forma imprevisível e sem precedentes. Assim, mediante os desafios decorrentes da pandemia de Covid-19 e suas reverberações nos variados contextos sociais, o presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos professores e professoras de uma escola do município de Santa Cruz das Palmeiras-SP sobre os impactos da pandemia de Covid-19 em seu fazer profissional. A metodologia aplicada para a materialização desta investigação foi a pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Os resultados demonstram que o atual cenário pandêmico tem impactado os professores e professoras em três esferas, a saber, psicológica, tecnológica e financeiro/temporal.<hr/>ABSTRACT The Covid-19 pandemic has affected the world in unpredictable and unprecedented ways. Thus, through the recurring challenges regarding Covid-19 pandemic and its replications in various social contexts, this article aims to investigate the teachers perception from a school in Santa Cruz das Palmeiras-SP city, about the impacts of the Covid-19 pandemic on their professional activities. The methodology applied for this research was qualitative descriptive research. The results show that the current pandemic scenario has impacted teachers in three spheres; psychological, technological and financial/temporary.<hr/>RESUMEN La pandemia del Covid-19 ha afectado el mundo de forma imprevisible, y sin precedentes. Así, mediante los desafíos recurrentes de la pandemia del Covid-19 y sus reverberaciones en los variados contextos sociales, el presente artículo tiene como objetivo investigar la percepción de los profesores y profesoras de una escuela de la ciudad de Santa Cruz das Palmeiras-SP sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en sus haceres profesionales. La metodología aplicada para la materialización de esta investigación fue la pesquisa descriptiva de carácter cualitativo. Los resultados demuestran que el actual escenario pandémico ha impactado a los profesores y profesoras en tres esferas; psicológica, tecnológica y financiera/temporal.