Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920220002&lang=pt vol. 30 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A educação é um território de responsabilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Ensino médio integral em tempo integral: competência socioemocional para uma educação integral?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo propõe a discussão sobre o componente socioemocional como competência a ser desenvolvida pelos estudantes do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) para uma formação integral na relação entre mundo do trabalho e escola. O estudo tem como base pesquisas sobre as políticas curriculares, o currículo e as juventudes. A análise documental e as entrevistas com professores do EMITI apontam para uma crescente centralidade do aspecto socioemocional nos currículos e indispensável para a inserção do sujeito no mercado de trabalho, resultado de pressões de organismos internacionais e parcerias público-privadas na elaboração e condução do currículo.<hr/>ABSTRACT This article proposes a discussion regarding a socio-emotional component as a skill to be developed by Full-time Integral High School (EMITI) students for an integral formation in the relationship between the world of work and school. The study is based on curriculum policies, and on curriculum and youth research. Documentary analysis and interviews with EMITI professors indicated a growing centrality regarding the socio-emotional aspect in curricula, which is indispensable for subject insertion into the job market, as a result of international organizations pressure and public-private partnerships in the elaboration and conduction of the curriculum.<hr/>RESUMEN Este artículo propone una discusión sobre el componente socio emocional como competencia a ser desarrollada por los estudiantes de la Educación Secundaria Integral en Tiempo Integral (EMITI) para una formación integral en la relación entre el mundo del trabajo y la escuela. El estudio tiene como base las investigaciones sobre las políticas curriculares, el currículo y las juventudes. El análisis documental, y las entrevistas con profesores del EMITI apuntan hacia una creciente centralidad del aspecto socioemocional en los currículos e indispensables para la inserción del sujeto en el mercado de trabajo, resultado de presioes de organismos internacionales y asociaciones públicas-privadas en la elaboración y conducción del currículo. <![CDATA[Educação integral, estético-ambiental e cúpula geodésica contribuições à formação humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo, derivado de uma pesquisa de doutorado, objetiva apresentar possibilidades de uma Cúpula Geodésica potencializar o desenvolvimento da Educação Integral. Os dados foram produzidos em entrevistas com professoras e alunos/as envolvidos/as na construção e instalação de uma Cúpula Geodésica no IFSul/CaVG, Pelotas, RS, Brasil, e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Ao fomentar a sensibilidade via contato com o ambiente natural, a Cúpula Geodésica promove a Educação Estético-Ambiental, configurando-se como uma sala de aula que favorece as possibilidades de formação integral e jornada ampliada, em um ambiente escolar acolhedor e convidativo a práticas educativas inovadoras.<hr/>ABSTRACT The article, derived from doctoral research, aims to present the possibilities of a Geodesic Dome to enhance the development of Integral Education. Data were produced in interviews with teachers and students involved in the Geodesic Dome construction and installation at IFSul/CaVG, Pelotas, RS, Brazil, and analyzed through Discursive Textual Analysis. By promoting sensitivity through contact with the natural environment, the Geodesic Dome promotes Aesthetic-Environmental Education, configuring itself as a classroom that benefits the possibilities of integral training and extended working hours, into a welcoming and hospitable school environment for innovative educational practices.<hr/>RESUMEN El artículo, derivado de una investigación de doctorado, tiene que objetivo presentar las posibilidades de una Cúpula Geodésica potencializar el desarrollo de la Educación Integral. Los datos fueron producidos en entrevistas con profesoras, alumnos, y alumnas que son parte de la construcción e instalación de una Cúpula Geodésica en el IFSul/CaVG, Pelotas, RS, Brasil, y analizados por medio del Análisis Textual Discursivo. Al fomentar la sensibilidad vía contacto con el ambiente natural, la cúpula geodésica promueve la Educación Estético-Ambiental, configurándose como un salón de clases que favorece la posibilidad de una formación integral, y de una jornada ampliada, en un ambiente escolar acogedor, y que invita a prácticas educativas innovadoras. <![CDATA[Programa ensino integral: a proposta do estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo discute a proposta do Programa Ensino Integral - PEI, implantada na rede estadual do estado de São Paulo desde 2012 como estratégia para garantia do direito social à educação de qualidade na escola pública. Procura demonstrar, a partir da pesquisa documental e revisão de literatura, em que medida o PEI se aproxima ou distância da concepção de Educação Integral na perspectiva da omnilateralidade e da emancipação humana. Verificou-se que as escolas que compõem o PEI apresentaram melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, contudo, apesar de algumas mudanças, não se percebem avanços em relação ao desenvolvimento integral do estudante na perspectiva analisada.<hr/>ABSTRACT The article discusses the Integral Teaching Program - PEI scheme, implemented in São Paulo state network since 2012 as a strategy to guarantee the social right to quality education in public schools. It seeks to demonstrate, based on documental research and literature review, to what extent the PEI approaches or detaches itself from the concept of Integral Education in omni laterality perspective and human emancipation. It was found that the schools that make up the PEI presented better performance in the Basic Education Development Index - Ideb, however, despite some changes, advances regarding integral development of the student in the analyzed perspective are not perceived.<hr/>RESUMEN El artículo discute la propuesta del Programa de Enseñanza Integral - PEI, implantada en la red estatal del Estado de São Paulo desde el 2012 como estrategia para garantizar el derecho social a la educación de calidad en la escuela pública. Se procura demostrar, a partir de una investigación documental, y de una revisión literaria, en qué medida el PEI se aproxima, o se aleja de la concepción de Educación Integral en la perspectiva de la omnilateralidad, y de la emancipación humana. Se verificó que las escuelas que conforman el PEI presentan un mejor desempeño en el Índice de Desarrollo de la Educación Básica - Ideb, con todo, a pesar de algunos cambios, no se notan avances relacionados al desarrollo integral del estudiante en la perspectiva analizada. <![CDATA[Educação integral, jornada ampliada e o pensamento complexo: ensaios sobre os territórios educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo é desdobramento do recorte teórico utilizado em uma pesquisa de mestrado de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como objetivo estabelecer relações entre a Educação Integral, Educação em jornada ampliada, o pensamento complexo e as potencialidades dos territórios para o desenvolvimento do indivíduo/sociedade/espécie. A partir das discussões estabelecidas ao decorrer deste trabalho, compreendemos que as instituições formais de ensino como um dos inúmeros espaços educativos que compõem os territórios, os quais são constituídos de dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo/sociedade/espécie em sua complexidade.<hr/>ABSTRACT This article emerges from a theoretical approach used in a master's research of a Graduate Program in Education. It aims to establish relationships between Integral Education, Education on an extended journey, complex thinking, and the potential that the territories have for the individual/society/species development. From the discussions established in this work, we understand that formal educational institutions as one of the numerous educational spaces that create the territories, which are created by economic, social, political and cultural dimensions and contribute to the integral individual/ society/species development in its complexity.<hr/>RESUMEN El presente artículo es desdoblado del recorte teórico utilizado en una investigación de maestría de un Programa de Posgraduación en Educación. Tiene como objetivo establecer relaciones entre la Educación Integral, Educación en jornada ampliada, el pensamiento complejo, y las potencialidades de los territorios para el desarrollo del individuo / sociedad / especie. A partir de las discusiones establecidas al recorrer de este trabajo, comprendemos que las instituciones formales de enseñanza como uno de los innúmeros espacios educativos que componen los territorios, los cuales son constituidos de dimensiones económicas, sociales, políticas y culturales, y que contribuyen con el desarrollo integral del individuo / sociedad / especie en su complejidad. <![CDATA[Sob os prismas da educação integral e da complexidade possibilidades para o ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto apresenta aproximações entre ensino médio de tempo integral, educação integral e epistemologia da complexidade. Discute-se o sentido do tempo e da formação destinada à juventude brasileira. Em seguida, discorre-se acerca dos sentidos da educação popular na perspectiva integral. Ao final, aprofunda-se sobre as formas de organização do trabalho pedagógico e curricular na perspectiva complexa, como vias de superação de uma formação resignada diante da realidade.<hr/>ABSTRACT The text presents approximations between full-time high school, integral education, and the complexity epistemology. The meaning of time and the training aimed to Brazilian youth are discussed. Then, we discuss the meanings of popular education in an integral perspective. At the end, it delves into the forms of organization of pedagogical and curricular work in the complex perspective, as ways of overcoming a resigned formation in the face of reality.<hr/>RESUMEN El texto presenta aproximaciones entre la educación secundaria de tiempo integral, educación integral, y epistemología de la complejidad: Se discute el sentido del tiempo, y de la formación destinada a la juventud brasileña. En seguida, se discute sobre los sentidos de la educación popular en la perspectiva integral. Al final, se profundiza sobre las formas de organización del trabajo pedagógico y curricular en la perspectiva completa, como vías de superación de una formación resignada delante de la realidad. <![CDATA[Promoção de estratégias de aprendizagem no ensino superior: desafios para aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar contribuições da oficina “Como aprender na universidade?”, oferecida a estudantes de diferentes cursos de graduação de uma Universidade Pública. A oficina buscou identificar desafios para aprender, estratégias autoprejudiciais e oportunizar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. Conforme os resultados, os desafios dos estudantes estão relacionados à gestão do tempo e à falta de organização para estudar, sendo que a estratégia autoprejudicial mais pontuada foi a procrastinação. A pesquisa mostrou que são possíveis mudanças e avanços no comportamento dos estudantes para aprender desde que esses queiram e tenham oportunidades para esse propósito.<hr/>ABSTRACT This study objective was to analyze contributions from “How to learn at the university?” workshop, offered to students from different undergraduate careers at a Public University. The workshop sought to identify learning challenges, self-harmful strategies, and to create opportunities for self-regulation of student learning. According to the results, the students' challenges are related to time management and lack of organization to study, and the most punctuated self-harm strategy was procrastination. The research showed that changes and advances in the behavior of students to learn are possible as long as they want and have opportunities for this.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar las contribuciones del taller “¿Cómo aprender en la universidad?”, ofrecido a estudiantes de diferentes carreras de una Universidad Pública. El taller buscó identificar los desafíos para aprender estrategias auto perjudiciales, y profundizar la autorregulación del aprendizaje de los estudiantes. Conforme a los resultados, los desafíos de los estudiantes están relacionados a la gestión del tiempo, y a la falta de organización para estudiar, siendo que la estrategia auto perjudicial más destacada fue la procrastinación. La investigación mostró que son posibles los cambios y avances en el comportamiento de los estudiantes para aprender siempre que ellos quieran, y tengan oportunidades para este propósito. <![CDATA[Educação social e saberes necessários análises a partir de experiências em acolhimento institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto versa sobre os saberes necessários ao educador social, especialmente em casas de acolhimento institucional. Considera-se a experiência das autoras junto a crianças e adolescentes com direitos violados e argumenta-se historicamente sobre a origem da concepção assistencialista que permeia a ação que deveria ser potencialmente pedagógica nestes espaços. Salienta-se a ideia da formação superior, entre outros aspectos necessários aos educadores sociais, pois a qualidade das práticas pedagógicas está intrinsecamente relacionada ao processo formativo dos profissionais envolvidos e, ainda, ao reconhecimento de um sistema de educação social como complemento à garantia do direito à educação.<hr/>ABSTRACT This text deals with necessary knowledge for the social educator, especially in institutional shelters. The authors' experience with children and adolescents with violated rights is considered and historically argued about the welfare origin concept that permeates the action that should be potentially pedagogical in these spaces. The idea of higher education is highlighted, among other essential aspects for social educators, since the pedagogical practices quality is intrinsically related to the professionals involved training process, also, to the social education system recognition as a complement to guarantee education rights.<hr/>RESUMEN Este texto versa sobre los saberes necesarios al educador social, especialmente en casas de acogida institucional. Se considera la experiencia de las autoras junto a los niños, niñas, y adolescentes con derechos violados, y se argumenta históricamente sobre el origen de la concepción asistencialista que permeabiliza la acción que debería ser potencialmente pedagógica en estos espacios. Se alienta la idea de la formación superior, entre otros aspectos necesarios a los educadores sociales, pues la calidad de las prácticas pedagógicas está intrínsicamente relacionada al proceso formativo de los profesionales involucrados, y aún, al reconocimiento de un sistema de educación social como complemento a la garantía del derecho a la educación. <![CDATA[Fake News: produção colaborativa de vídeo no contexto da cibercultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200114&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No contexto dos estudos da cibercultura, com a crescente valorização de produção colaborativa de conteúdos digitais, o objetivo do artigo foi analisar os processos e a produção colaborativa de vídeo em sala de aula sobre o tema Fake News. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Para a análise dos dados usamos a análise de conteúdo. Resultados indicam que o processo de criação do vídeo contribuiu de forma positiva para o incentivo à pesquisa e à seleção e verificação de informações na internet. O estudo concluiu que a criação de recurso digital dentro do ambiente escolar favoreceu a construção colaborativa e a troca de experiências. O tema estudado incentivou os estudantes na identificação de notícias falsas e a compreensão sobre a nossa responsabilidade como interagentes na rede.<hr/>ABSTRACT In the cyberculture context studies, and the growing collaborative production of digital content appreciation, the objective of the article was to analyze the processes and collaborative production of video in the classroom regarding Fake News. The method used was qualitative, descriptive, and analytical. For data analysis we used content analysis. Results indicate that the video creation process contributed positively to encouraging research, the selection and information verification on internet. The study concluded that the creation of a digital resource within the school environment favored collaborative construction and experiences exchanging. The theme studied encouraged students to identify fake news and understand our responsibility as users.<hr/>RESUMEN En el contexto de los estudios de la cibercultura, con la creciente valorización de producción colaborativa de contenidos digitales, el objetivo del artículo fue analizar los procesos y la producción colaborativa de video en salón de clases, sobre el tema Fake News. El método utilizado fue el cualitativo, de carácter descriptivo y analítico. Para el análisis de los datos, usamos el análisis de contenido. Los resultados indicaron que el proceso de creación de video contribuyó de forma positiva para el incentivo a la investigación y a la selección y verificación de las informaciones en el internet. El estudio concluyó que la creación de recurso digital dentro del ambiente escolar favoreció a la construcción colaborativa yal intercambio de experiencias. El tema estudiado incentivó a los estudiantes en la identificación de noticias falsas, y a la compresión sobre nuestra responsabilidad como integrantes de la red. <![CDATA[Notificação de violência interpessoal/autoprovocada: ação educativa na formação de enfermeiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Trata-se de um estudo quase experimental, com abordagem quali-quantitativa, para avaliar a ação educativa sobre o preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal/autoprovocada, durante a atividade curricular de formação de enfermeiros. Utilizou-se um caso elaborado, com uma ficha de notificação de violência, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e orientações específicas em sala de aula, com 93 graduandos de um curso de enfermagem. Avaliou-se o preenchimento por meio do teste Kruskal-Wallis, verificando-se variação de alguns dos campos em relação aos anos do curso. Concluiu-se que a ação favoreceu o conhecimento e o preenchimento correto da ficha por parte dos graduandos.<hr/>Abstract A quasi-experimental study with a qualitative/quantitative approach to evaluate educational action on filling out the notification form for interpersonal/self-inflicted violence during the curricular activity for training nurses. An elaborated case and notification form of violence from the Information System of Notifiable Diseases and specific guidelines in classroom within 93 undergraduate students from the school of nursing. This filling the form was evaluated using the Kruskal-Wallis test, verifying variations in some of the fields regarding the course length. It was concluded that this action favored the knowledge and correct filling of the form by the undergraduates.<hr/>Resumen Se trata de un estudio casi-experimental con un abordaje cualitativo - cuantitativo utilizado para evaluar la acción educativa al completar el formulario de notificación de violencia interpersonal / autoinfligida durante la actividad curricular de formación de enfermeros. Se utilizó un caso elaborado y un formulario de notificación de violencia del Sistema de Información de agravios Notificables y lineamientos específicos en el salón de clases con 93 estudiantes de pregrado de la carrera de enfermería. La forma de llenar el formulario fue evaluada mediante la prueba de Kruskal-Wallis, verificando variaciones en algunos de los campos relacionados con los años de duración de la carrera. Se concluyó que dicha acción favoreció el conocimiento y correcto llenado del formulario por parte de los estudiantes. <![CDATA[Formação docente e educação inclusiva: elementos para uma interseção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200148&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão sobre o papel da formação docente em uma perspectiva inclusiva. Tratase de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o uso da pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam as mudanças e concepções presentificadas ao longo do tempo sobre a formação docente e os caminhos percorridos para uma interseção entre formação docente e escola inclusiva. Conclui-se que o maior desafio é a formação continuada possibilitar a produção de conhecimentos que possam originar novas atitudes docentes e que resultem na compreensão de situações complexas de ensino voltadas à inclusão.<hr/>ABSTRACT This study’s objective is to present a reflection on the role of teacher training in an inclusive perspective. It is a qualitative, descriptive research, using bibliographic research. The results show the changes and conceptions presented over time about teacher training and the paths taken towards an intersection between teacher training and inclusive school. It is concluded that the biggest challenge is continuing education to enable the production of knowledge that can originate new teaching attitudes and that result in the understanding of complex teaching situations aimed at the inclusion.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio es presentar una reflexión sobre el papel de la formación docente en una perspectiva inclusiva. Se trata de una investigación cualitativa, descriptiva, con el uso de investigación bibliográfica. Los resultados evidenciaron los cambios, y las concepciones presentificadas a lo largo del tiempo sobre la formación docente y los caminos recorridos para una intersección entre formación docente y escuela inclusiva. Se concluye que el mayor desafío es la formación continuada para posibilitar la producción de conocimiento que puedan originar nuevas actitudes docentes, y que resulten en la comprensión de situaciones complejas de enseñanza con miras a la inclusión. <![CDATA[Atendimento educacional hospitalar: atribuições e contribuições da organização do trabalho pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200162&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a relação entre organização do trabalho pedagógico e atendimento educacional hospitalar. Teve o objetivo de mapear e analisar as atribuições e contribuições da organização do trabalho pedagógico no atendimento educacional hospitalar em pesquisas acadêmicas durante período de 2008 a 2018. A análise de dados permitiu identificar que as atribuições estão relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e as estratégias pedagógicas diferenciadas, a partir da ação pedagógica pautada no currículo escolar e nas necessidades educacionais específicas do estudante hospitalizado. Como contribuições, o estudo revelou exceder as questões escolares, pois além da continuidade da vida escolar, contribui no tratamento de saúde e favorece os aspectos biopsicossociais, beneficiando à atenção terapêutica.<hr/>Abstract This article presents an investigation with a qualitative approach of the State-of-the-Art type on the relationship between the organization of pedagogical work and hospital educational care. It aimed to map and analyze the attributions and contributions of the organization of pedagogical work in hospital educational care in academic research during the period from 2008 to 2018. Data analysis allowed us to identify that the attributions are related to the teaching and learning process and the differentiated pedagogical strategies, based on pedagogical action based on the school curriculum and on the specific educational needs of the hospitalized student. As contributions, the study revealed to exceed school issues, because in addition to the continuity of school life, it contributes to health care and favors biopsychosocial aspects, benefiting therapeutic care.<hr/>Resumen Este artículo presenta una investigación de abordaje cualitativo del tipo Estado del Arte sobre la relación entre organización del trabajo pedagógico de atención educacional hospitalaria. Tuvo como objetivo mapear y analizar las atribuciones y contribuciones de la organización del trabajo pedagógico en la atención educacional hospitalaria en investigaciones académicas durante el período del 2008 al 2018. El análisis de datos permitió identificar que las atribuciones están relacionadas al proceso de enseñanza, y al aprendizaje, y las estrategias pedagógicas diferenciadas, a partir de la acción pedagógica pautada en el currículo escolar y en las necesidades educacionales específicas del estudiante hospitalizado. Como contribuciones, el estudio reveló exceder las cuestiones escolares, pues más allá de la continuidad de la vida escolar, contribuye con en el tratamiento de salud y favorece los aspectos biopsicosociales, beneficiando a la atención terapéutica. <![CDATA[Ensino médio inovador os desafios da educação integral e (em) tempo integral para a juventude]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios da implantação do Ensino Médio Integral e(m) Tempo Integral, Ensino Médio Inovador, desenvolvido pela SEEDUC . Por meio de uma metodologia qualitativa, dialogamos com os principais teóricos da área, as legislações produzidas nos últimos anos e as percepções dos gestores entrevistados. Os resultados são de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) nos anos de 2018 e 2019. Consideramos a importância de tratar sobre os desafios das desigualdades e a trajetória da educação em tempo integral no Brasil. De acordo com a percepção dos gestores, apesar dos desafios na sua implementação e continuidade, o EMI contribuiu para a melhoria na qualidade da educação.<hr/>Abstract This article presents a reflection regarding implementing Integral High School challenges (in) Full-Time, Innovative High School, developed by SEEDUC4. Through a qualitative methodology, we dialogued with the main theorists in the area, the legislation produced in recent years and the perceptions of the interviewed managers. The results are from a survey carried out at Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) in the years 2018 and 2019. We consider the importance of addressing the inequalities challenges and the trajectory of full-time education in Brazil. According to the managers' perception, despite the challenges in its implementation and continuity, the EMI contributed to the improvement of education with quality.<hr/>Resumen Este artículo presenta una reflexión sobre los desafíos de la implantación de la Educación Secundaria Integral y (en) Tiempo Integral, Educación Secundaria Innovador, desarrollado por la SEEDUC4; Por medio de una metodología cualitativa, dialogamos con los principales teóricos del área, las legislaciones producidas en los últimos años, y las percepciones de los gestores entrevistados. Los resultados son de una investigación realizada en la Universidad Federal del Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO) en los años de 2018 y 2019. Consideramos la importancia de tratar sobre los desafíos de las desigualdades, y la trayectoria de la educación en tiempo integral en Brasil. De acuerdo con la percepción de los gestores a pesar de los desafíos en la su implementación y continuidad, el EMI, contribuyó para la mejoría en la calidad de la educación. <![CDATA[Análise da meta 4 do plano nacional de educação estudos realizados em Mangaratiba - RJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200196&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisou o cumprimento da Meta 4 do Plano Nacional de Educação no município de Mangaratiba. O objetivo foi analisar como o município efetiva a implementação da meta 4 em seu respectivo Plano Municipal de Educação. Emprega-se à metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico, com análise documental comparativa. Os resultados evidenciaram que o município investigado possui um planejamento das ações para o desenvolvimento da política em questão, embora não contemple todas as estratégias da Meta 4. É possível afirmar que o município planejou as ações, mas não deu transparência no acompanhamento.<hr/>ABSTRACT The article analyzed the fulfillment Goal 4 of the National Education Plan in the city of Mangaratiba. The objective was to analyze how the city implements goal 4 in its respective Municipal Education Plan. A bibliographic nature qualitative methodology is used, with comparative document analysis. The results showed that the investigated city has an action plan for the policy development, although it does not include all the strategies of Goal 4. It is possible to say that the city planned the actions but did not provide transparency in the monitoring process.<hr/>RESUMEN El artículo analizó el cumplimiento de la Meta 4 del Plan Nacional de Educación en la ciudad de Mangaratiba. El objetivo fue analizar cómo la ciudad efectiva la implementación de la meta 4 en su respectivo Plan Municipal de Educación. Se emplea la metodología cualitativa, de carácter bibliográfico, con el análisis documental comparativo. Los resultados evidenciaron que la ciudad investigada, posee una planeación de las acciones para el desarrollo de la política en cuestión, aunque no contemple todas las estrategias de la Meta 4. Es posible afirmar que la ciudad planeó las acciones, pero no dio transparencia al acompañamiento. <![CDATA[Inovação pedagógica: concepções que orbitam este conceito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar concepções relacionadas a inovação pedagógica. O percurso metodológico se fundamentou na utilização de levantamento bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. E como resultado da pesquisa, identificamos que a inovação pedagógica não deve ser vista apenas no sentido positivista, ou como sinônimo de mudança, ou reforma educacional em seu sentido amplo, ou muito menos apenas como uma alteração de práticas costumeiras em um grupo social, e sim, a inovação pedagógica se estabelece pelo criar, adequar ou readaptar técnicas ou tecnologias - digitais ou não - visando com isso, agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to present concepts related to pedagogical innovation. The methodological approach was based on the use of bibliographic and documentary research, with a qualitative approach. And as a result of the research, we identified that pedagogical innovation should not be seen only in a positivist sense, or as a synonym of change, or educational reform in its broad sense, or even less, just as an alteration of customary practices in a social group, and yes, pedagogical innovation is established by creating, adapting or re-adapting techniques or technologies - digital or not - in order to add value to the teaching and learning process.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es presentar concepciones relacionadas a la innovación pedagógica. El camino metodológico se fundamentó en la utilización del levantamiento bibliográfico y documental, con abordaje cualitativo. Y como resultado de la investigación, identificamos que la innovación pedagógica no debe ser vista apenas en el sentido positivista, o como sinónimo de cambio, o reforma educacional en su sentido más amplio, ni mucho menos solo como una alteración de prácticas rutinarias en un grupo social, y si, la innovación pedagógica se establece por el criar, adecuar, o readaptar técnicas o tecnologías - digitales o no - visando con eso, agregar valor al proceso de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.<hr/>ABSTRACT In this article, the authors analyze the elders’ role in the preservation and dissemination of Terena ethnoknowledge in the context of formal school, a public institution as a mediator between scientific knowledge constituted in the West and traditional knowledge built throughout the history of an original people. The main objective of the work is to analyze how teachers, from public schools existing in Terena villages, located in Mato Grosso do Sul state, Brazil, use traditional knowledge of diverse knowledge to indigenous students’ transmission. Terena teachers tend to point out the relevant role of the wise elders as transmitters of traditional knowledge and highlight their importance for the education of students, it being up to the teachers to understand this knowledge and apply it in their pedagogical practice.<hr/>RESUMEN En este artículo los autores analizan el papel de los ancianos en la preservación y divulgación del etnoconocimiento Terena en el contexto de la escuela formal, institución pública entendida como mediadora entre conocimientos científico constituidos en el Occidente, y conocimientos tradicionales construidos a lo largo de la historia de un pueblo originario. El objetivo más grande del trabajo es analizar cómo los profesores de escuelas públicas existentes en aldeas Terena, localizadas en el estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizan los conocimientos tradicionales en la transmisión de diversos saberes para los estudiantes indígenas. Los profesores Terena acostumbran a apuntar el papel relevante de los sábios ancianos como transmisores de saberes tradicionales y destacan su importancia para la educación de los alumnos, siento que los docentes son los que tienen que comprender esos saberes y aplicarlos en sus prácticas pedagógicas. <![CDATA[A escola e o tempo escolar na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000200244&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.<hr/>ABSTRACT In this article, the authors analyze the elders’ role in the preservation and dissemination of Terena ethnoknowledge in the context of formal school, a public institution as a mediator between scientific knowledge constituted in the West and traditional knowledge built throughout the history of an original people. The main objective of the work is to analyze how teachers, from public schools existing in Terena villages, located in Mato Grosso do Sul state, Brazil, use traditional knowledge of diverse knowledge to indigenous students’ transmission. Terena teachers tend to point out the relevant role of the wise elders as transmitters of traditional knowledge and highlight their importance for the education of students, it being up to the teachers to understand this knowledge and apply it in their pedagogical practice.<hr/>RESUMEN En este artículo los autores analizan el papel de los ancianos en la preservación y divulgación del etnoconocimiento Terena en el contexto de la escuela formal, institución pública entendida como mediadora entre conocimientos científico constituidos en el Occidente, y conocimientos tradicionales construidos a lo largo de la historia de un pueblo originario. El objetivo más grande del trabajo es analizar cómo los profesores de escuelas públicas existentes en aldeas Terena, localizadas en el estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizan los conocimientos tradicionales en la transmisión de diversos saberes para los estudiantes indígenas. Los profesores Terena acostumbran a apuntar el papel relevante de los sábios ancianos como transmisores de saberes tradicionales y destacan su importancia para la educación de los alumnos, siento que los docentes son los que tienen que comprender esos saberes y aplicarlos en sus prácticas pedagógicas.