Scielo RSS <![CDATA[Ensino em Re-Vista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-173020190001&lang=pt vol. 26 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação: Dossiê Educação em Ciências, relações de gênero e sexualidades: velhos conflitos e novos diálogos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[“Eu comecei a dar uma aula mais biológica mesmo, porque é bem polêmico”: currículo de Ciências e Biologia e os atravessamentos de diversidade sexual e de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo se propõe a problematizar os atravessamentos entre educação em Ciências e Biologia e a abordagem das diversidades sexuais e de gêneros na escola. Tomamos como base as análises produzidas em uma pesquisa com professoras de Ciências e Biologia sobre gêneros não-binários. As análises inspiram-se nos estudos pós-críticos, que nos possibilitam lidar com as ciências, a educação, os gêneros e sexualidades como categorias históricas, sociais e culturais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Sobretudo, direcionamos nosso olhar para currículos e conteúdos curriculares: tanto os forjados na cisheteronormatividade, que assumem narrativas científicas e ditas neutras, quanto os que desestabilizam conhecimentos e práticas normativas e anunciam outras relações, gêneros e sexualidades. Apostando no questionamento e na provocação, arriscamo-nos a ensaiar possibilidades para pensar as relações entre os currículos de ciências e biologia, as narrativas acerca dos gêneros e das sexualidades e a produção de experiências de estudantes e docentes.<hr/>Abstract The article proposes to problematize the crossings between education in Sciences and Biology and the approach of sexual and gender diversities in school education. We are based on the analyzes produced in a research with teachers of Sciences and Biology on non-binary genres. The analyzes are inspired by post-critical studies, which enable us to deal with science, education, gender and sexuality as historical, social and cultural categories, constituted in power and language games. Above all, we turn our attention to curricula and curricular content: both the forged ones in cisheteronormatividade, which assume scientific and "neutral" narratives, as well as those that destabilize normative knowledge and practices and announce other relations, genres and sexualities. Betting on the questioning and the provocation, and recognizing the limitations of this text, we risk to rehearse possibilities to think the relations between the school curricula of sciences and biology, the narratives about the genres and sexualities and the production of experiences of students and teachers. <![CDATA[Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo enfocamos os incômodos sobre gênero e sexualidade apresentados por participantes de um subprojeto do Pibid de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental de uma universidade federal mineira. O grupo era composto por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, licenciandas/os dos cursos de pedagogia, biologia, química e física e uma docente universitária da área de ensino de ciências. As inquietações trazidas pelo grupo nos encaminharam para perceber os investimentos feitos para o controle da sexualidade das crianças e o quanto a escola ainda tem se silenciado diante dos debates sobre sexualidade e quando opta por trazê-la, nas aulas de ciências, o enfoque ainda tem sido o da reprodução.<hr/>Abstract In this article we focus on the annoyances about gender and sexuality presented by participants of a sub - project of the Pibid of Sciences of the initial years of elementary education of a federal university in. The group consisted of teachers from the initial years of elementary education, graduates of the courses of pedagogy, biology, chemistry and physics and a university professor in the area of science education. The group's concerns led us to realize the investments made to control the sexuality of the children and how much the school still has been silenced in the debates about sexuality and when it chooses to bring it, in science classes, the focus has still been on reproduction. <![CDATA[Sexual and affective education in textbooks of Social Sciences and Primary Sciences in the educational system of Castilla La Mancha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100060&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo presenta la actividad investigadora sobre revisión de imágenes con perspectiva de género en libros de texto de primaria utilizados en Castilla La Mancha. El objetivo de esta tarea se centra en saber si se está impartiendo el modelo de educación sexual y si se transmiten conocimientos sobre lo afectivo sexual. Para ello, se escogieron dos áreas de conocimiento, Ciencias Sociales y Ciencias Naturales y se seleccionaron 90 imágenes. Se aplicó un instrumento de recogida de datos denominado tabla de análisis diseñada a partir del planteamiento sobre educación en sexualidad que expone la OMS (2006).El análisis se llevó a cabo utilizando la técnica de análisis de contenido (Hsieh y Shannon, 2005). Las conclusiones revelan que no se trabaja el modelo de educación en sexualidad y que aún se siguen mostrando contenidos sesgados sobre lo afectivo-sexual.<hr/>Abstract The article presents the research activity on the revision of images with a gender perspective of primary textbooks used in Castilla La Mancha. The objective of this task is to know if the sexual education model is being taught and if knowledge about sexual affectivity is transmitted. For this, two areas of knowledge were chosen: Social Sciences and Natural Sciences and 90 images were selected. The analysis was carried out using the content analysis technique (Hsieh and Shannon, 2005) applying a data collection instrument called the analysis table designed based on the approach on sexuality education presented by the OMS (2006). The data analysis has been carried out under the mixed paradigm. The conclusions reveal that the model of sexuality education is not being worked on and that there are still biased contents about the affective-sexual. <![CDATA[Sentidos de sexualidade nos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2016)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva compreender os sentidos de sexualidade atribuídos às produções científicas apresentadas no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Todos os 2.517 trabalhos apresentados nas seis edições do encontro foram triados através de ferramentas de busca e 107 foram selecionados de acordo como recorte desejado: temas relativos a sexualidade, tais como sexo, gênero, DST, gravidez, entre outros. Concluímos que a sexualidade é uma área emergente e em consolidação nos encontros, visto o aumento de trabalhos relacionados ao longo dos anos. Os artigos foram majoritariamente escritos por autoras mulheres, de universidades públicas. De modo geral, as pesquisas têm como foco estudantes e professoras da educação básica, principalmente do ensino fundamental. Quantitativamente, observamos o predomínio da abordagem sociológica da sexualidade, mas também foram analisadas abordagens biológicas, psicológicas e éticas. Por fim, traçamos algumas considerações sobre a importância de se analisar o campo, tanto para a pesquisa quanto para a docência.<hr/>Abstract This article aims to perceive the meanings of sexuality attributed to the scientific productions presented at the Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). All 2,517 papers presented in the six editions of the meeting were screened using search tools and 107 were selected according to the desired scope: sexuality related themes, such as sex, gender, STD, pregnancy, amongst others. We conclude that sexuality is an emergent area under consolidation in the meetings, since its related articles shows a quantitative increase over the years. The articles were written mostly by female authors and from public universities. In general, research focuses on basic education teachers and students, especially elementary education. Quantitatively, there is a predominance of the sociological approach of sexuality, but biological, psychological and ethical approaches were also analyzed. Finally, we draw some considerations on the importance of analyzing the sexuality area, both for research and for teaching. <![CDATA[Escrevendo cartas: a sexualidade na vida e na formação docente de Biologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Trata-se de um artigo-carta ou uma carta-artigo. Uma proposta que temos apostado em nosso grupo de pesquisa - RIZOMA - para tentar insubordinar os modos de pesquisar, pensar, escrever, criar, interpretar, dialogar, experimentar.Desde 2015 nosso grupo tem se debruçado nos estudos sobre Narrativas e uma dissertação foi nossa primeira experiência para divulgação que aqui pretendemos apresentar em forma de artigo-carta-artigo.Inspirados na perspectiva pós-estruturalista, pretendemos expor não apenas o extrato da dissertação, um pedaço de um capítulo. Não! No presente texto trazemos aquilo que movimentou nossos pensamentos durante o desenvolvimento da pesquisa, ou seja, os rabiscos, os silêncios, as dúvidas, a emoção, o afeto, a dureza, a inconsistência, a potência e por aí vai... O artigo-carta-artigo é o resultado daquilo que dois pesquisadores - orientador e orientando - viveram, (des)construíram por dois anos de trabalho da pesquisa de mestrado, mas também, na continuidade pós-defesa, dois anos depois, durante as reuniões do grupo de pesquisa.<hr/>Abstract It’s an article-letter or a letter-article. A proposal that we have placed in our research group - RIZOMA - to try to insubordinate the ways of researching, thinking, writing, creating, interpreting, dialoguing, experiencing. Since 2015 our group has been studying Narratives and a dissertation was our first experience for dissemination that we intend to present here in the form of article-letter-article. Inspired in the poststructuralist perspective, we intend to expose not only the extract of the dissertation, a piece of a chapter. In the present text we bring what has moved our thoughts during the development of the research, that is, the scribbles, the silences, the doubts, the emotion, the affection, the hardness, the inconsistency, the power and so on ... - Letter-article is the result of what two researchers - guiding and guiding - lived, built for two years of master's research work, but also, in post-defense continuity, two years later, during group meetings of research. <![CDATA[Saberes e (in)visibilidades dos corpos trans nos espaços educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesse texto, questionamos os significados e as práticas que vão sendo (re)produzidos acerca dos corpos trans, nos diferentes espaços educativos como a ciência, a mídia e os livros didáticos de Biologia. Para tanto, discutimos os corpos como construções discursivas problematizando e desconstruindo a produção dos corpos-homem e dos corpos-mulher pautada numa visão essencialista e binária. Nas análises, percebemos uma explosão de saberes sobre as questões trans na ciência e nas mídias, porém ao olharmos para o livro didático, observamos um silenciamento e uma invisibilidade da temática trans. Assim, discutir a centralidade da categoria corpo nas experiências, nos trânsitos e nas itinerâncias dos sujeitos trans nos espaços educativos, possibilita-nos perceber o quanto a desconstrução dos binarismos torna-se necessária para que possamos reconhecer a multiplicidade de performances de gênero.<hr/>Abstract In this text, we question the meanings and practices that have been (re)produced around trans bodies, in different educational spaces such as science, media and Biology textbooks. For that we discuss the bodies as discursive constructions problematizing and deconstructing the production of the man-body and the woman-body based on an essentialist and binary view. In analyzes, we perceived and explosion of knowledge about trans questions in science and media, but as we look to the textbook, we see a silencing and an invisibility of trans thematic. So, discussing the centrality of the body category in experiences, on transits and roaming of trans people in educational spaces, allow us realize how much the deconstructing of binarisms becomes necessary so that we can recognize the multiplicity of genders performances. <![CDATA[Ensino de Biologia e transsexualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo, parte de uma tese de doutorado defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, defende que apesar de a disciplina escolar Biologia e de os cursos de formação docente em Ciências Biológicas serem, em geral, demarcados pela ideia da organização, da classificação, das representações anatómo-fisiológicas e genética do que pode ser entendido como masculino e feminino, é possível que outros modos, ideias, demarcações, sejam pensados e vividos nessa disciplina e na realização desses cursos. Neste trabalho, cuja pesquisa inicial está inserida no campo dos estudos que entrelaçam gênero, corpo, transexualidade e ensino de Biologia, apresenta-se análises e um diálogos-entrevista com docente de Biologia da rede pública do Estado de Minas Gerais. Configuramos enfrentamentos e dificuldades para com a ruptura de modelos duros do ensino de Biologia. Ao final, apontamos que outro ensino e outra educação em biologia são possíveis.<hr/>Abstract The article, part of a thesis of doutorado, defended in 2018 in the Program of After-Graduation in Education of the Federal University of Uberlândia, defends that although disciplines it pertaining to school Biology and of the courses of teaching formation in Biological Sciences to be, in general, demarcated for the idea of the organization, the classification, the anatómo-physiological representations and genetic of what it can be understood as masculine and feminine, is possible that other ways, ideas, landmarks are thought and lived in this it disciplines and in the accomplishment of these courses. In this article, whose initial research is inserted in the field of the studies that interlace sort, body, transexualidade and education of Biology, presents analyses and an dialogue-interview with professor of Biology of the public net of the State of Minas Gerais. We configure confrontations and difficulties stop with the rupture of hard models of the education of Biology. To the end, we point that another education and another education in biology are possible. <![CDATA[Orientação Sexual e Homofobia na Série Televisiva Glee]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O projeto que se apresenta pretendeu contribuir para a construção de conhecimentos que apelassem a uma melhor compreensão da violência e da discriminação homofóbicas e perceber as perspectivas dos/as alunos/as relativamente às mensagens discriminatórias e estereotipadas veiculadas pela série televisiva Glee. A intervenção, realizada no âmbito do Mestrado em Educação para a Saúde, envolveu uma turma de 9º ano de escolaridade, constituída por 19 alunos/as. A opção pela metodologia de projeto permitiu-nos sensibilizar os/as estudantes para a necessidade do reconhecimento das diferentes orientações sexuais, tendo ainda possibilitado, a reflexão acerca das manifestações de violência, preconceito e discriminação de que são alvo as pessoas que assumem identidades não heterossexuais.<hr/>Abstract The present project aimed to contribute for construction of knowledge that would appeal to a better understanding of homophobic violence and discrimination and to perceive students’ perspectives on the discriminatory and stereotyped messages conveyed by the television series Glee. The intervention carried out within the scope of the master’s in health education, involved a class of 9th year of schooling, made up of 19 students. The option of the project methodology allowed us to sensitize the students to the need to recognize the different sexual orientations and made possible the reflection about the manifestations of violence, prejudice and discrimination that target people who assume non-heterosexual identities. <![CDATA[O Pibid e a dimensão afetiva: perspectivas do professor supervisor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada junto a um conjunto de supervisores do subprojeto Pibid/Física da Universidade de Passo Fundo, na qual se buscou identificar indícios de mudança na relação afetiva do professor com sua profissão. A hipótese que originou este trabalho é que a realidade docente apresenta dificuldades e os professores se encontram desmotivados com a profissão. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professores de escolas públicas que, na época dessa coleta, possuíam bolsas de supervisão do subprojeto pesquisado. A análise dos dados guiou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), que teve como categorias a priori cinco dimensões relacionadas ao domínio afetivo. Como resultado, percebeu-se que o Pibid influencia na relação afetiva do professor com sua profissão, uma vez que as falas dos supervisores permitiram identificar componentes dessa dimensão, que se fazem presentes na mudança afetiva após entrarem no programa.<hr/>Abstract This article presents the results of a qualitative research performed along with a group of supervisors of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid)/Physics subproject of the University of Passo Fundo, RS, Brazil, which aimed to identify signs of change in the affective relation between teachers and their professions. The hypothesis that originated this work is that the teacher's reality presents difficulties and teachers find themselves unmotivated with the profession. Data was collected through semi-structured interviews with six public school teachers who, at the time of data collection, had scholarships for supervising the subproject investigated. Data was analyzed with the Discourse Textual Analysis (DTA), which had five dimensions related to the affective domain as a priori categories. As a result, it was observed that the Pibid has an influence on the affective relation between teachers and their professions, considering that the speech of supervisors allowed identifying components of this dimension, which are present in the affective change after entering the program. <![CDATA[Reflexões acerca da estrutura curricular para a educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo buscar refletir sobre a função da escola, em especial, da Educação Infantil. Como seus currículos podem favorecer ou dificultar uma formação integral enquanto cidadãos críticos e ativos numa sociedade cada vez mais consumista. Sabemos que o currículo possui um caráter político e histórico, indo muito além de um simples processo de transmissão de conteúdo. Assim, refletimos sobre o papel docente enquanto agente de reprodução ou emancipação. A partir de uma breve análise da Base Nacional Curricular Comum e outros documentos legais questionamos como as culturas podem ser valorizadas e trabalhadas no contexto escolar, de que forma pode-se favorecer a construção das identidades. Uma reflexão importante deve ser feita em relação ao direito de ser criança, em contrapartida ao processo de escolarização precoce.<hr/>Abstract This article seeks to reflect on the role of the school, especially in Early Childhood Education. How their curricula can favor or hinder an integral formation as critical and active citizens in an increasingly consumerist society. We know that the curriculum has a political and historical character, going far beyond a simple process of content transmission. Thus, we reflect on the teaching role as agent of reproduction or emancipation. From a brief analysis of the National Curricular Base and other legal documents, we questioned how cultures can be valued and worked in the school context, in what way it can favor the construction of identities. An important consideration should be made regarding the right to be a child, in exchange for the process of early literacy. <![CDATA[Presença negra no material didático de História adotado pelo Estado de São Paulo: 2014-2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100244&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente pesquisa tem como objeto a análise dos efeitos da aplicação da Lei n.º 10.639/03 nos livros didáticos de História para o Ensino Médio. Pretendeu-se verificar se os componentes históricos das matrizes curriculares carregados de denotações ou de conotações racistas foram reformulados, alterados ou até mesmo banidos após a implantação da referida lei. O problema central é que, apesar da mudança nos conteúdos curriculares, a História do Brasil continua a ser narrada com a imposição da visão de mundo da classe dominante. Para a realização desta pesquisa foram trabalhadas, como categorias principais, conscientização/alienação e colonialidade/racialidade tendo como aportes teóricos Paulo Freire e Aníbal Quijano. A análise demonstrou que apesar dos avanços no ensino de história e cultura afro-brasileira, a partir da promulgação da Lei n.º 10.639/03, a racialidade do saber, presente na historiografia didática, não permite superar a perspectiva temporal da história que situa o negro como inferior.<hr/>Abstract The present research aims to analyze the effects of the application of the Law 10.639/03 in textbooks of History for High School. The aim was to verify if the historical components of the curricular matrices loaded with denotations or racist connotations were reformulated, altered or even banned after the implementation of the said law. The central problem is that, despite the change in curricular content, the History of Brazil continues to be narrated with the imposition of the worldview of the ruling class. For the accomplishment of this research were worked, like main categories, awareness / alienation and coloniality / raciality having as theoretical contributions Paulo Freire and Aníbal Quijano. The analysis showed that despite the advances in the teaching of Afro-Brazilian history and culture, since the promulgation of the law 10.639/03, the raciality of knowledge, present in didactic historiography, does not allow to overcome the temporal perspective of the history that situates the black people as inferior. <![CDATA[Desenvolvimento etno-cultural de crianças da idade pré-escolar no processo de ligação à arte decorativa aplicada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000100268&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The article updates and substantiates the role of ethno-cultural education of Russian children of senior preschool age in the process of acquaintance with arts and crafts. The theoretical and methodological foundations of the ethno-cultural education of children of the senior preschool age are studied in the process of acquaintance with arts and crafts, the ethno-cultural education of preschool children as a social and psychological and pedagogical phenomenon is described, the state of program and methodical support for the realization of ethno-cultural education of preschool children in modern conditions of development of preschool education is analysed, the role of arts and crafts in ethno-cultural education of children of senior preschool age in Russia is defined. The article suggests a set of measures, including a special program "We are wizards", aimed at the ethno-cultural education of senior preschoolers, which can be recommended to the mass practice of teachers of pre-school general educational institutions and teachers of additional education for children.<hr/>Resumo O artigo atualiza e substancia o papel da educação etno-cultural de crianças russas de idade pré-escolar no processo de familiarização com artes e artesanatos. Os fundamentos teóricos e metodológicos da educação etno-cultural de crianças da idade pré-escolar são estudados no processo de familiarização com artes e artesanatos, a educação etno-cultural de pré-escolares como um fenômeno social, psicológico e pedagógico é descrito, o estado do programa e apoio metódico para a realização de educação etno-cultural de crianças em idade pré-escolar em modernas condições de desenvolvimento da educação pré-escolar é analisado, o papel das artes e artesanatos na educação etno-cultural de crianças de idade pré-escolar na Rússia é definido. O artigo sugere um conjunto de medidas, incluindo um programa especial "Somos feiticeiros", voltado para a educação etno-cultural de pré-escolares, que pode ser recomendado para a prática em massa de professores de instituições de educação geral pré-escolar e professores de educação complementar para crianças.