Scielo RSS <![CDATA[Ensino em Re-Vista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-173020190002&lang=pt vol. 26 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Revisitando a Educação em Ciências e em Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200292&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A preservação da água em um objeto de aprendizagem: saberes e possibilidades de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200296&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar um Objeto de Aprendizagem (OA) desenvolvido para mostrar o processo de produção de energia a partir da matriz ‘água’, sensibilizar para a sua preservação e registrar possibilidades de pesquisar em educação. O OA é destinado aos alunos do Ensino Básico e foi desenvolvido para complementar conteúdos curriculares sobre o tema envolvendo conteúdos de Física, Matemática e Geografia. A metodologia perpassou pela aprendizagem colaborativa e envolveu a multimodalidade de linguagem a partir da aula teórica, a música, o texto crítico e o OA. O resultado obtido por meio de múltiplas ferramentas mostrou-se eficaz para abordar o tema mostrando possibilidades de reutilização da água nas ações cotidianas dos estudantes. Sobre os saberes e possibilidades de ensino discutidos por meio do OA, a investigação possibilitou atualizar demandas emergenciais para cuidar do planeta e multiplicar as formas de conexão de linguagens e de abordagens no ensino de Ciências.<hr/>ABSTRACT This article aims to present a Learning Object (LO) developed to show the process of energy production from the 'water matrix', to sensitize for its preservation and to register possibilities of researching in education. The LO is intended for students of Basic Education and was developed to complement curricular contents on the subject involving contents of Physics, Mathematics and Geography. The methodology covered collaborative learning and involved the multimodality of language from the theoretical class, music, critical text and LO. The result obtained through multiple tools proved to be effective in addressing the theme by showing possibilities of reusing water in the daily actions of students. On the knowledge and teaching possibilities discussed through the LO, the investigation allowed to update emergency demands to take care of the planet and to multiply the forms of connection of languages and approaches in the teaching of Sciences. <![CDATA[Educação Ambiental: um estudo de caso em uma comunidade ribeirinha do Estado do Amazonas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200320&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo é resultado de uma investigação que objetivou entender o ambiente escolar e a problemática socioambiental nas comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas, com base na literatura e na observação de campo. Parte-se da seguinte questão: quais os problemas enfrentados e por que promover educação ambiental nas comunidades ribeirinhas amazônicas? Trata-se de um estudo analítico descritivo, que fez uso de entrevistas com registro em áudio e imagens e observação direta com registro em diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram moradores de uma comunidade ribeirinha. A análise dos dados deu-se de forma hermenêutica e a comunicação pautada na metodologia de estudo de caso. Os resultados apontam que a educação ambiental, se pautada na realidade local e promovida dentro das comunidades, torna-se um alicerce para que futuras gerações e, em especial, os próprios moradores se tornem capazes de planejar, desenvolver e superar problemas no ambiente em que vivem.<hr/>Abstract This paper aim to discuss the environmental situation of riverine population who lives in the State of Amazonas in Brazil. The discussion was grounded in the observation of field and literature. This research started by the following question: what problems are faced and why should be promoted environmental education in these communities? Data are descriptive and collected by interviews recorded by audio and video, also, it was taken note in a notebook of the researcher observation. The subjects of the survey were residents of a riverine community. Data analysis was given in a hermeneutic way and communication was given by a case study. Results show that if the environmental education were guided by local reality and promoted within communities, it becomes a foundation for future generations and, specially, residents become able to plan, develop, and solve problems in the environment in which they live. <![CDATA[O número π e o conceito de aproximação: possíveis caminhos advindos da História para o ensino da Matemática Elementar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200345&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto objetivou apresentar e discutir a questão de aproximação em processos infinitos no entorno da História da Matemática como aporte para tecer uma possível abordagem significativa do número PI na escolaridade básica. O tema das aproximações se constitui em uma conexão com os números racionais, pois os números irracionais somente existem no mundo pragmático através de representações decimais finitas. A busca em documentos no entorno da História da Matemática revelou diversos momentos das civilizações antigas que permitem um diálogo com a epistemologia, perfazendo uma conexão com referenciais didáticos entre temas matemáticos diversos, o que possibilita emergir situações de ensino imersas numa retroação presente-passado.<hr/>Abstract This paper aimed to present and discuss the question of approximation in infinite processes in the surroundings the History of Mathematics as a contribution to weave a possible significant approach of the PI number at basic education. The approximations theme constitutes a connection with rational numbers, since irrational numbers exist only in the pragmatic world through finite decimal representations. The search for documents in the context of the History of Mathematics revealed several moments of the ancient civilizations that allow a dialogue with epistemology, making a connection with didactic references between diverse mathematical themes, which allows the emergence of teaching situations immersed in a present-past feedback. <![CDATA[Imagens dos cientistas Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: o que alunos concluintes do ensino médio sabem sobre eles?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200366&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, a respeito da imagem e do nome de dois cientistas importantes para a Biologia e as implicações destas relacionadas à Ciência, através de dois questionários, compostos por duas partes. Inicialmente foi aplicado o primeiro, que investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e uma segunda parte, contendo outras imagens dos cientistas; porém, nominadas. Os resultados mostraram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos cientistas, principalmente, quando não foi mencionado os nomes. Além disso, muitas concepções reducionistas sobre cientistas e sobre a ciência foram identificadas.<hr/>Abstract The research sought to investigate the conceptions of seventy-eight third-year high school students of public schools, about the image and name of two important scientists for Biology and the implications of these related to Science, through two questionnaires, composed of two parts. Initially the first was applied, which investigated the recognition of scientists through unnamed images and a second part having other images of scientists; however, nominated. The results showed that the use of images is still restricted in the classroom; not having been recognized in any significant way by any of the scientists, especially when the names were not mentioned. In addition, many reductionist conceptions of scientists and science have been identified. <![CDATA[Utilizando games para ensinar Ciências: percepções de estudantes do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200390&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Dentre as diversas TIC empregadas atualmente, o uso de games tem sido uma possibilidade interessante, pois pode dar novos sentidos ao uso do computador e gerar aprendizagem. Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa e envolve a investigação das potencialidades da utilização de três games no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo sistemas do corpo humano, nas percepções de uma professora e estudantes de sétima série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de observação, questionários, entrevistas individuais e entrevistas em grupo focal. Para os estudantes, o uso de games no ensino de ciências auxilia na motivação, facilita a compreensão dos conteúdos, além de ser algo divertido, dinâmico e que reduz a indisciplina em classe. Considera-se as contribuições positivas desses games à aprendizagem de ciências, mas aponta-se efeitos negativos, tais como ansiedade e nervosismo nos jogadores.<hr/>Abstract Among the various ICTs currently used, the use of games has been an interesting possibility, since it can give new meanings to the use of the computer and generate learning. This article is the result of a qualitative research and involves the investigation of the potentialities of the use of three games in the teaching-learning process of the content systems of the human body, in the perceptions of a teacher and seventh grade elementary students. We collected data through observation, questionnaires, individual interviews and focus group interviews. For students, the use of games in science education helps motivation, eases understanding of the contents, and is fun, dynamic and reduces class indiscipline. It is important to consider the positive contributions of these games to learning science, but also to investigate possible adverse effects, such as anxiety and nervousness in the players. <![CDATA[Work with solving mathematical problems in third grade of primary school: analysis in two private schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200415&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El objetivo del presente artículo consiste en conocer y analizar la forma de trabajo de la solución de problemas que utilizan dos maestras con diferentes programas educativos (programa competencias-oficial y teoría de la actividad aplicada a la enseñanza). Se propone el análisis del método de enseñanza de la solución de problemas desde las aportaciones metodológicas de la teoría de la actividad. El método de investigación fue cualitativo. Como participantes se incluyeron a dos maestras de tercer grado y a sus alumnos. Se siguieron las siguientes fases: diseño de instrumentos, observación de clase, entrevista a maestras y evaluación cualitativa de alumnos. Los resultados muestran que un colegio forma habilidades operativas en los alumnos, mientras que otro colegio desarrolla habilidades generales para la solución de problemas. Concluimos que el conocimiento de la estructura de la solución de problemas favorece que los alumnos desarrollen habilidades generales y resuelvan los problemas de forma reflexiva.<hr/>Abstract The objective of this article was to identify and analyze the way of teaching the solution of problems used by teachers within different educational programs (official-competency program and theory of the activity applied to teaching). The authors propose the way for analysis of teaching method for problem solving. This analysis is based on methodological contributions of activity theory. The method of research was qualitative. Participants of the study were teachers and pupils of the third grade. The phases of the study were as follows: design of the instruments of assessment, observation of working in classroom, interviews with teachers and qualitative evaluation of pupils. The results show that one school teach operational mechanic skills, while another school develops general skills for solving of mathematical problems. The authors conclude that the knowledge of the structure of the solution of problems allows development of general abilities in mathematic field together with reflexive thinking. <![CDATA[Análise das concepções de formadores de professores de Química acerca da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de formadores de professores de Química sobre as possibilidades e potenciais dificuldades para ensinar conceitos químicos para licenciandos com deficiências. Mais do que um diagnóstico, compreende-se que as concepções dos formadores de professores acerca da inclusão influenciam também, as concepções dos futuros professores de Química. Para isso, os formadores de uma instituição de ensino superior foram entrevistados, a fim de levá-los a refletir sobre suas metodologias, as necessidades de adaptação, assim como as possíveis dificuldades em lidar com esses alunos. Os resultados apontaram que, embora alguns dos docentes tenham se mostrado receptivos às possibilidades da educação de alunos com necessidades educacionais especiais, nenhum deles sente-se preparado para atuar na diversidade.<hr/>Abstract This work aims to investigate the conceptions of chemistry teacher trainers about the possibilities and potential difficulties to teach chemical concepts for graduates with disabilities. More than a diagnosis, it is understood that teachers' conceptions of inclusion also influence the conceptions of future chemistry teachers. To that end, the trainers of a higher education institution were interviewed to get them to reflect on their methodologies, the needs of adaptation, as well as the possible difficulties in dealing with these students. The results pointed out that although some of the teachers have been receptive to the possibilities of educating students with special educational needs, none of them feel prepared to act in diversity. <![CDATA[Alfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças <em>Online</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200457&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Online pode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíram na produção dos textos e a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.<hr/>Abstract It analyses thirty-five texts of the magazine Ciência Hoje das Crianças Online considering them source of information with didactic-pedagogical perspective for the mediation of Scientific Literacy. The main question of the study was: How can the online magazine Ciência Hoje das Crianças Online enable scientific literacy in teaching and learning science? The methodological approach was qualitative in nature and was based on bibliographic research and content analysis. The authors and institutions that contributed to the production of the texts and the intended audience were identified. The facilitators of Scientific Literacy, levels of interdisciplinary and the possible didactic-pedagogical applicability were listed. It is concluded that the analyses materials have pedagogical feasibility, foment debates and reflections from the scientific knowledge. The journal's performance in Science Teaching is shown and indicates how necessary are the investigations of topics in the scientific bias that can foster innovative practices in the perspective of interdisciplinary teaching. <![CDATA[Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200481&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os programas de formação continuada de professores em museus de ciências permitem uma aproximação do museu com a escola e o estreitamento do relacionamento com os professores. Nesse contexto, o Museu Dica ofereceu o curso “Luz e Vida”, buscando criar um espaço dialógico e promover uma reflexão sobre as práticas. Dessa forma, este trabalho caracterizou o perfil dos professores a partir dos “ciclos de vida” propostas por Huberman (2000) e buscou entender as relações desses professores com o tema, bem como com a proposta dialógica apresentada no curso. No decorrer do curso encontramos dificuldades para o estabelecimento do diálogo, evidenciando a expectativa por uma abordagem transmissiva do conteúdo. Apesar das dificuldades, percebemos o entusiasmo dos professores em relação ao curso.<hr/>Abstract Teacher training programs in science museums may allow the museum to be closer to the school and teachers. Therefore, Dica Museum offered the course "Light and Life", looking to promote reflections about the teachers practices and create a dialogical environment. Thus, this paper looked to understand the relationships of these teachers with the subject and with the dialogical proposal of the course. We found difficulties for the establishment of the dialogue, showing the expectation of a transmissive approach to the content. Despite the difficulties, we noticed the enthusiasm of the teachers in relation to the course. <![CDATA[Feira de Ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200504&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa de que modo as feiras de Ciências podem constituir uma oportunidade para a aprendizagem e para a formação de uma identidade científica no contexto da Educação Básica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, segundo os moldes da análise documental. Analisa-se a compreensão científica de estudantes premiados com bolsas de iniciação científica júnior, participantes da Feira de Ciências do Território do Alto Paraguai, em Mato Grosso, em 2016. O objetivo específico foi o de identificar características da compreensão científica desencadeada pela valorização do conhecimento construído por esses bolsistas. Os dados obtidos a partir de documentos da autoria desses estudantes (projetos e relatórios) revelaram que, além de ser um evento importante, a feira é uma estratégica metodológica mediadora da Educação e incentiva as atividades científicas por meio da socialização e do intercâmbio que possibilita.<hr/>Abstract This article analyzes how Science Fairs can be an opportunity for learning and for the formation of a scientific identity in the context of Basic Education. The objective is to analyze the scientific understanding of students who were granted junior scientific fellowships, who took part in the “Feira de Ciências do Território do Alto Paraguai”, in Mato Grosso, Brazil, in 2016. The specific objective was to find, in this event, the characteristics of the scientific comprehension triggered by the valuing of knowledge. The data obtained from the documents of the students (projects and reports) revealed that, besides being an important event, fair is a mediatory methodological education strategy and encourages scientific activities through the socialization and exchange it enables. <![CDATA[Quando o futebol é de mulheres: suspeitas, regulações e transgressões no campo dos gêneros e sexualidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200524&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo discute a percepção que jovens jogadoras de futebol possuem de si mesmas, frente às relações de gênero e sexualidade a partir de pesquisa que envolveu observações de treinos e seis entrevistas semiestruturadas com uma equipe feminina de município do interior paulista. Ao compreender as sexualidades e o gênero como construções sócio-históricas, problematiza-se a prática do futebol e os dispositivos que produzem “modos de ser mulher” a partir de políticas normalizadoras. Conclui-se que regimes normativos de gênero regulam os corpos das jovens atletas frente a um esporte considerado como masculino; gerenciam modos possíveis de estilização corporal das jogadoras; e instituem regras que visam afastá-las de uma possível aproximação com o desejo lesbiano. Tais achados desvelam o futebol como prática social generificada e generificante, produtora de corpos/subjetividades que são gerenciados pelos dispositivos de gênero e sexualidade. Também permitem (re)pensar as relações estabelecidas entre gênero, sexualidade e práticas corporais.<hr/>Abstract This study discusses the perception that football playing youths have of themselves, when faced with the relationships of gender and sexuality, based on a study that involved observations during training sessions and six semi-structured interviews with a female team from an inner-state municipality of São Paulo. Through an understanding of sexuality and gender as socio-historical constructs, focus was directed toward the practice of football and the devices that produce "ways of being a woman" from normative policies. The conclusion was reached that normative policies of gender regulate the bodies of these young athletes guided by a sport considered as masculine; manage ways that aid in the body-styling of players; and institute rules aimed at steering them away from a possible approximation with the lesbian desire. Such findings revealed football to be a social practice of gender and gender dominated social practice, producing bodies/subjectivities that are managed through gender and sexuality devices. These also allow for one to (re)think the established relationships between gender, sexuality and body practices. <![CDATA[A relação dos professores com a biblioteca escolar: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200547&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2011 na cidade de Uberlândia MG e tem como objetivo mostrar como os professores relacionavam-se com a biblioteca da escola para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Já os objetivos específicos compreendiam em identificar como os professores utilizavam esse espaço; analisar a frequência que levavam seus alunos a esse espaço escolar e verificar quais eram as regras que a escola impunha ao seu uso. A metodologia escolhida foi o estudo de caso do tipo etnográfico na abordagem qualitativa. Utilizou-se também da observação e da entrevista. Como resultado, apesar de os professores terem se preocupado com o uso da biblioteca, concluímos que não houve essa interação entre os docentes e a bibliotecária. As idas à biblioteca funcionavam apenas como local para mostra de filmes e a leitura era vista como castigo.<hr/>Abstract This paper is a summary of a research conducted in 2011 in the city of Uberlândia and aimed to show how teachers related to the school library for the development of reading and writing. The specific objectives were to identify how teachers used this space; to analyze the frequency that their students took and to verify what were the rules that the school imposed to its use. The methodology chosen was the case study of the ethnographic type in the qualitative approach, also used observation and interview. As a result, although teachers were concerned about the use of the library, we concluded that there was no such interaction between the teachers and the librarian. The trips to the library functioned only as a film show and reading was seen as punishment. <![CDATA[Um olhar sobre a trajetória histórica e as características da Educação de Jovens e Adultos no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200572&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo evidencia pontos da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil que merecem destaques pelas contribuições favoráveis ou contrárias ao seu desenvolvimento no País. Delineando caminhos percorridos pela EJA, a partir de consultas em referenciais teóricos e documentos oficiais, discutiram-se avanços e retrocessos na cultura jurídica, lutas de movimentos sociais e criação e execução de programas que tiveram o objetivo de erradicar o analfabetismo, tido como “vergonha nacional”. Pela visão histórica da EJA, é possível compreender o papel de particularidades de percurso que impulsionaram a promoção e as melhorias no ensino de jovens e adultos na atualidade.<hr/>Abstract This study evince the historic point of the trajectory of Adult and Young Education (EJA) of Brazil that deserve to be distinction for the favorable contributions or opposed in your development at country. Introducing the direction go through for the EJA from the research in theoretical reference and official documents discussions were held about advances and setbacks in legal culture, struggles of social movements and the creation and execution of programs that had the objective of eradicating illiteracy, considered as "national shame". From the historical understand EJA is possible realize the particularity paper or trajectory that give a boost to the promotion and the improvement of the teaching of adult and young nowadays. <![CDATA[Fatores favorecedores e comprometedores na qualidade acadêmica do ensino de Odontologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000200590&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo objetivou identificar os fatores favorecedores e os comprometedores da qualidade do ensino do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas distintas, porém com enfoque integrado. As percepções dos professores e dos alunos foram coletadas por meio de questionários. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, a estatística descritiva e inferencial. Verificou-se que, na visão acadêmica dos segmentos estudados, o principal fator favorecedor foi qualidade do corpo docente e comprometimento. Já em relação aos comprometedores foram apontados como principais: falta de componentes tais como: competência, motivação, assiduidade, comprometimento e comportamento democrático, por parte de alguns professores; falta de integração e interdisciplinaridade entre as disciplinas; programas curriculares tradicionais, antigos e deficientes.<hr/>Abstract The study aimed to identify the factors that may favor or compromise teaching quality of the dentistry graduation course at Universidade Federal Fluminense (UFF). This is an exploratory research carried out in two distinct phases, but with an integrated approach. The perceptions of teachers and students were collected through questionnaires. Content Analysis as well as descriptive and inferential statistics used for the data analysis. The academic view of the studied segments shows that the main favorable factor was quality of the teaching staff and commitment. Regarding the compromisers, the following were pointed out as main: some of the teacher's lack of components such as competence, motivation, attendance, commitment and democratic behavior; lack of integration programs, lack of interdisciplinary approach; traditional, old and disabled curriculum.