Scielo RSS <![CDATA[Ensino em Re-Vista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-173020190003&lang=en vol. 26 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300626&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[School Behavior Standards: an evaluation in the perspective of the high school students of the Application School of the Federal University of Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300631&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Disciplina escolar é uma questão complexa e para alcançá-la é necessário ter consciência desse saber para a vida e para a construção da sociedade. Este artigo apresenta uma avaliação, conduzida na perspectiva de alunos, das normas de convivência escolar aplicadas em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Foi utilizada a Abordagem dos Participantes, tendo-se contato com 41 alunos que responderam a três questionários, emitindo suas percepções sobre a atualidade/importância dessas normas. A análise dos dados obtidos revelou que apesar das normas estarem em funcionamento há mais de 10 anos, elas ainda estão atuais para os alunos. Para a grande maioria dos respondentes as normas são importantes na construção de comportamentos favoráveis à aprendizagem. As respostas evidenciaram coerência e as reclamações, muitas delas, procedentes, devem ser repensadas pela escola. No computo geral, expressaram um sentimento de orgulho por pertencerem ao corpo discente do colégio.<hr/>Abstract School discipline is a complex question and to achieve it, it is necessary to be aware of its importance for life and the construction of society. This article presents an evaluation conducted in the students’ perspective on the school behavior standards applied in a basic education school in the city of Rio de Janeiro. The study used the Participant Approach, by contacting 41 students whom responded three questionnaires and emitted their perceptions about the actuality/importance of these standards. The data analysis obtained revealed that although the standards have been in place for over 10 years, they are still current to the students. The greater part of the respondents consider that the standards are important for the construction of behaviors conducive to learning. The responses demonstrated coherence and the complaints, many of which are proceeding, should be reconsidered by the school. Overall, the participants expressed a sense of pride in being part of the school’s student body. <![CDATA[Reform of Secondary School in Brazil and the world crisis of education: a reflexive analysis about the flexibilization of the humanities in basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300656&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo discute a reforma do ensino médio no Brasil (lei 13.415/2017) tendo por escopo apontar suas limitações na medida em que negligencia aspectos básicos para a formação humana, integral e democrática ao assumir um viés mercantilista e tecnicista. Para isso, nos baseamos nas reflexões de Martha Nussbaum, que aponta os riscos que os países estão correndo ao priorizar apenas aspectos lucrativos na educação dos cidadãos. Nosso estudo busca responder satisfatoriamente a seguinte pergunta: em que medida o novo ensino médio representa uma guinada para um viés mercantilista da educação? Amparados em pesquisa bibliográfica e documental, de caráter analítico-hermenêutico, temos como hipótese de que o “novo ensino médio”, ao relativizar as artes e as humanidades, entre elas a filosofia, fragiliza o processo de formação integral do sujeito.<hr/>Abstract The present article discusses the reform of secondary education in Brazil (Law 13.415/2017), whose scope is to point out its limitations insofar as it neglects basic aspects of human, integral and democratic formation by assuming a mercantilist and technicist bias. For this, we base ourselves on the reflections of Martha Nussbaum, who points out the risks that the countries are running when prioritizing only lucrative aspects in the education of the citizens. Our study seeks to answer the following question satisfactorily: to what extent does the new secondary school represent a turning point for a mercantilist bias in education? Based on bibliographical and documentary research, with an analytical-hermeneutical character, we hypothesize that the "new secondary school", by relativizing the arts and humanities, among them philosophy, weakens the process of integral formation of the subject. <![CDATA[Contributions of Physical Education teaching for working with theoretical knowledge in school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300677&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo foi caracterizar o processo de organização do ensino que contribua para o desenvolvimento do pensamento teórico dos sujeitos da atividade pedagógica, professores e estudantes. Tendo a Atividade Orientadora de Ensino, proposta por Moura (1996, 2000, 2016), como fundamento teórico-metodológico apresentam-se interpretações didáticas sobre a tese vigotskiana de que “o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento”. Do ponto de vista das ações metodológicas discute-se o significado pedagógico do trabalho com o conhecimento teórico na escola por meio da análise de momentos-chave de uma situação formativa realizada com professoras da educação básica, no contexto de um projeto de pesquisa voltado à melhoria do ensino público. Busca-se evidenciar, então, nos processos de organização do ensino, como os conhecimentos propostos na atividade pedagógica podem se realizar como conceitos teóricos para os sujeitos em suas ações de estudo.<hr/>Abstract The purpose of this study was to characterize the process of teaching organization that contributes to the development of theoretical thinking of the subjects of pedagogical activity, teachers and students. Having the Teaching Guiding Activity, proposed by Moura (1996, 2000, 2016), as a theoretical-methodological foundation it is proposed didactics interpretations about Vygotsky’s thesis that “the only good learning is that which is in advance of development”. Considering the methodological actions, it is discussed the pedagogical meaning of working with theoretical knowledge in schooling process through the analysis of key moments of a formative situation carried out with teachers of elementary education in the context of a research project focused on the improvement of public teaching. It seeks to show, then, int the processes of teaching organization how the knowledge proposed in the pedagogical activity can be realized as theoretical concepts to the subjects in their actions of study. <![CDATA[Expositive class and Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300700&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nas tradicionais aulas expositivas, os alunos ficam em silêncio e imóveis. Mesmo quando o professor é um excelente expositor, os resultados da verificação da aprendizagem costumam ser inexpressivos. Preocupados com o mau desempenho nas verificações da aprendizagem e com a passividade dos alunos, alguns autores fizeram críticas à aula expositiva. Os professores brasileiros, todavia, costumam conhecer apenas a técnica expositiva. Por isso, discutimos as principais vantagens e desvantagens da aula expositiva, apresentamos as características de uma boa aula expositiva e, com base nos princípios educacionais freirianos, fazemos dez sugestões para que as potencialidades da aula expositiva sejam aproveitadas ao máximo. Em especial, destacamos a importância de incluir o diálogo entre professor e educandos e entre os educandos nas aulas. Nossa proposta é aplicável em qualquer sala de aula, tanto urbana quanto rural, sem a necessidade de dispor de recursos sofisticados.<hr/>Abstract In traditional expositive classes, students are silent and immobile. Even when the teacher is an excellent speaker, the results of the learning evaluation are usually unimpressive. Concerned with the poor performance in the verifications of the learning and the passivity of the students, some authors criticized the expositive class. Brazilian teachers, however, usually know only the expositive technique. For this reason, we discuss the main advantages and disadvantages of the expositive class, we present the characteristics of a good expositive class and, based on the Freirian educational principles, we make ten suggestions so that the potential of the expositive class is maximized. In particular, we emphasize the importance of including the dialogue between teacher and students and between the students in the classes. Our proposal is applicable in any classroom, both urban and rural, without the need for sophisticated resources. <![CDATA[Professional identity and the teaching practice of mother tongue teacher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300725&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Quanto mais trabalhos surgem com a proposta de apontar e explorar as contribuições do pensamento bakhtiniano, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino de língua materna no Brasil, mais visualizamos a necessidade de pesquisas e do empreendimento de renovadas discussões. Assim, visando aprofundar a compreensão sobre os eventos que se dão no tempo-espaço da relação entre professor e aluno em sala de aula, inclinamo-nos a escutar a voz do eu-professor, objetivando investigar como ele constrói sua identidade professoral e seu agir docente. Para tanto, solicitamos ao professor participante que elaborasse um caso de ensino, este correspondente a um tipo de narrativa reflexiva sobre o vivido em sala de aula. A perspectiva que fundamenta este trabalho corresponde ao diálogo construído entre as vozes do Círculo de Bakhtin e de outros estudiosos que discutem sobre o ensino de língua materna.<hr/>Abstract The more work that comes out proposing to point out and explore the contributions of Bakhtin's thought, especially those related to mother tongue teaching in Brazil, the more we visualize the need for research and the undertaking of renewed discussions. Thus, in order to deepen our understanding of the time-space events of the teacher-student relationship in the classroom, we are inclined to listen to the voice of the teacher’s self, aiming to investigate how she constructs her professorial identity and her teaching practice. In order to do so, we asked the participant teacher to elaborate a teaching case, which corresponds to a kind of reflective narrative about what is lived in the classroom. The perspective that underlies this paper corresponds to the dialogue built between the voices of the Bakhtin Circle and other scholars who discuss mother tongue teaching. <![CDATA[The practice of telling stories of teachers childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300745&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo versa sobre uma investigação de campo desenvolvida com professoras do segmento da educação infantil que contam histórias. A contação de história, componente primordial do universo literário, está presente nesse contexto. O objetivo do trabalho foi conhecer as concepções de contação de histórias destas docentes, analisar como a literatura é levada para as escolas, como recorrem e escolhem as obras; e ainda, identificar interfaces entre esta prática e a realidade e dos alunos. Apresentamos o delineamento da pesquisa, as descobertas e resultados alcançados definidos por dois eixos temáticos que destacam as concepções e escolhas das professoras no que tange a contação de histórias, bem como a interfaces com a realidade e demandas dos alunos. O texto aponta avanços e ambiguidades das docentes na abordagem com as histórias.<hr/>Abstract This article deals with a field research carried out with four teachers of the municipal education network in the segment of early childhood education that tell stories. The storytelling, a primordial component of the literary universe, is present in this context. The objective of this work was to know the conceptions of storytelling of these teachers, to analyze how literature is taken to schools, how they use and choose works; and also, to identify interfaces between this practice and reality and students. I present the outline of the research, pointing out the findings and results achieved defined by two thematic axes that highlight the conceptions and choices of the teachers regarding the storytelling, as well as the interfaces with the reality and the demands of the students; I discover through the research some ambiguities committed by the teachers in approaching the stories. <![CDATA[Reading aloud and oral discussion: instruction strategies in Portuguese Language class]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300763&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, discute-se o efeito das instruções de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Com base nos estudos sobre leitura, bem como nas pesquisas qualitativa e documental e na análise de conteúdo, buscamos verificar os tipos de instrução que foram usados nas aulas ministradas por uma estagiária e com que frequência cada um foi mobilizado, bem como a relação entre eles e o engajamento dos alunos nas atividades e a quantidade de questionamentos que fizeram. Os resultados revelam que quanto mais leitura em voz alta e discussão oral sobre o texto maior é o engajamento dos alunos do 9º do Ensino Fundamental e menor a quantidade de dúvidas por eles demonstradas. O estudo também evidenciou que na prática de leitura silenciosa eles mostraram compreender menos os textos lidos em sala de aula.<hr/>Abstract In this article, we discuss the effect of reading teaching in Portuguese language classes. Based on reading studies, as well as qualitative and documentary research and content analysis, we sought to verify the types of instruction that were used by a trainee to teach reading, and how often she set each one. We also aim to identify the relationship between them and the students' engagement in the activities and the number of questions they asked. The results show that the more reading aloud and oral discussion about the text the higher is the engagement of the students attending 9th grade, and the lower is the number of questions. The study also showed that in the practice of silent reading they seemed to do not understand the texts read in the classroom. <![CDATA[The combat in the context of art and game: artistic and playful contributions to the teaching of martiality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300786&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As artes marciais podem apresentar elementos expressivos e lúdicos que potencializam a dimensão artística e entusiasmante do gesto. Neste contexto, não basta apresentar somente poder marcial, é preciso trazer ao corpo e ao gesto contentamento e beleza, alargando o ensino das artes marciais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão a respeito dos fatores que aproximam a arte marcial das artes e do jogo com ênfase no conceito de mímesis, entendida aqui como uma ação interpretativa que busca se aproximar com precisão da beleza do gesto sem perder de vista a ludicidade e a subjetividade do ato. Para defender e reforçar a relação entre arte, jogo e arte marcial, será apresentado um conjunto de atividades de ensino que favorecem a apropriação de elementos artísticos e lúdicos no ensino de artes marciais.<hr/>Abstract Martial arts can present expressive and playful elements that potentiate the artistic and thrilling dimension of the gesture. In this context, it is not enough to present only martial power, it is necessary to bring to the body and gesture contentment and beauty, extending martial arts teaching. The aim of this paper is to present a discussion about the factors that bring martial art closer to the arts and play with emphasis on the concept of mímesis, understood here as an interpretive action that seeks to approach the beauty of the gesture without losing sight of the playfulness and subjectivity of the act. To defend and reinforce the relationship between art, game and martial art, it will be presented a set of teaching activities that favor the appropriation of artistic and playful elements in the teaching of martial arts. <![CDATA[Universal Design for Learning applied to the promotion of inclusive education: a systematic review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300805&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na promoção da educação inclusiva em produções científicas brasileiras. Para tanto, adotou como encaminhamento metodológico as etapas da revisão sistemática para uma busca em diversos sites científicos que resultaram na identificação de 24 estudos sobre o tema. A leitura exaustiva das obras analisadas permitiu a organização dos dados de análise em cinco categorias: 1) elaboração de material didático, 2) formação docente inicial e/ou continuada, 3) planejamento de ensino, 4) articulação com outro conceito e 5) prática pedagógica. As análises desenvolvidas evidenciaram a natureza das produções científicas que abordam a perspectiva do DUA no contexto da inclusão educacional. Além disso, os resultados forneceram subsídios teóricos e práticos para a compreensão das possibilidades de implementação do DUA para favorecer o aprimoramento da educação inclusiva nos diferentes níveis e modalidades de ensino.<hr/>Abstract The aim of this article was to analyze the application of the Universal Design for Learning (UDL) in the promotion of inclusive education through a systematic review of Brazilian scientific production. For this, it carried out a search in several scientific sites that resulted in the identification of 24 academic productions on the subject. The exhaustive reading of the analyzed works allowed the organization of the data of analysis in five categories: 1) preparation of didactic material, 2) initial and/or continuous teacher training, 3) education planning, 4) articulation with another concept and 5) pedagogical practice. The developed analyze evidenced the nature of the scientific productions that address the perspective of the UDL in the context of educational inclusion. Furthermore, the results provided theoretical and practical support for the understanding of the possibilities of implementation of the UDL to favor the improvement of inclusive education in the different levels and modalities of teaching. <![CDATA[The centrality of childhood and play in the transition from early childhood education to elementary school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300828&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A infância tem sido objeto de estudo no Brasil, especialmente nas últimas décadas, o que levou a um avanço no âmbito do conhecimento científico e ainda na garantia de direitos das crianças. Em meio a esses estudos, o brincar e a educação nas instituições escolares têm despertado debates e reflexões sobre as políticas que regulamentam a escolarização das crianças. Este artigo que é fruto de uma pesquisa de mestrado preocupa-se em sinalizar as manifestações do lúdico e do brincar no cotidiano escolar do 2º período da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, com centralidade na infância e nas crianças. Busca-se compreender de que forma o lúdico, o brincar e a infância são concebidos pelos professores e pelas crianças em um Colégio de Aplicação. Elencamos elementos teóricos que se articulam com o protagonismo das crianças, em diálogo com as políticas públicas para infância e práticas pedagógicas.<hr/>Abstract Childhood has been the subject of study in Brazil, especially in the last decades, which has led to advances in scientific knowledge and the guarantee of children's rights. In the midst of these studies, play and education in school institutions have aroused debates and reflections on the policies that regulate the schooling of children. This article, which is the result of a master's research, is concerned with signaling the manifestations of play and play in the school routine of the 2nd period of Early Childhood Education and the 1st year of Primary Education, with a central role in childhood and children. It seeks to understand how play, play and childhood are conceived by teachers and children in an Application College. We list theoretical elements that are articulated with the protagonism of children, in dialogue with public policies for childhood and pedagogical practices. <![CDATA[São Paulo Faz Escola Program: notes about curriculum and teaching action]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300853&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) criou o Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), que foi implementado em 2008, e ainda hoje (2019), está em vigor na rede estadual de ensino paulista. Nesse texto, analisamos algumas questões sobre esse currículo, dando destaque para a questão da ação docente. Nosso intuito é procurar evidências sobre como esse currículo, prescrito há tanto tempo, ainda persiste como um guia do trabalho docente nas escolas paulistas e que repercussões são percebidas na atuação e no desenvolvimento profissional dos professores. A análise indica que o Programa São Paulo Faz Escola está pautado numa política neoliberal, quantificando o ensino com avaliações externas e com a sistematização da meritocracia que responsabiliza os docentes pela falta de qualidade da escola pública e afeta, diretamente, a autonomia dos professores.<hr/>Abstract The São Paulo State Department of Education (SEESP), created the São Paulo Faz Escola Program (SPFE), which was implemented in 2008 and still today (2019), it’s in force in the state school system of São Paulo. In this text we analyze some questions about this curriculum, highlighting the issue of teaching action. Our aim is to look for evidence on how this long-prescribed curriculum still persists as a guide of teaching work in schools in São Paulo and which repercussions are perceived in the performance and professional development of teachers. The analysis indicates that the São Paulo Faz Escola Program is based on a neoliberal policy quantifying teaching with external evaluations and the systematization of meritocracy that blames the lack of quality of the public school and directly affects the autonomy of teachers. <![CDATA[Neuroscience in initial teacher education: continuation of a scientific research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300871&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetivou verificar se os cursos de Pedagogia no Brasil têm preparado os professores para o uso da neurociência nas suas práticas escolares. Assim, foi repetida a pesquisa Neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira, desenvolvida por Grossi et al. em 2013, para identificar o que mudou, passados seis anos. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados mostram que no Brasil ainda é pequena a influência da neurociência na sala de aula, pois dos 1.317 cursos de Pedagogia e do Programa especial de formação pedagógica de docentes pesquisados, apenas 7,97% possuem disciplinas de neurociência e correlatas. Então, a realidade percebida há seis anos é a mesma e, continua a necessidade de mudança nas matrizes curriculares destes cursos, incluindo disciplinas que preparem os professores para aplicarem os conhecimentos da neurociência em suas salas de aula, norteando suas condutas pedagógicas.<hr/>Abstract This article aimed at verifying if Pedagogy courses in Brazil have prepared teachers to use neuroscience in their school practices. Thus, the research Neuroscience in teacher training: a study of the Brazilian reality, developed by Grossi et al. in 2013, has been reapplied to identify what has changed after six years. The methodology used was content analysis with a qualitative approach. According to the results found, in Brazil, the influence of neuroscience in the classroom has been ignored still, since among the 1,317 Pedagogy courses and the Special pedagogical training teaching programs assessed, only 7.97% of them included neuroscience and related subjects. So the reality perceived six years ago is still the same and, the need for change in the curricula of these courses remains, including subjects that prepare teachers to apply neuroscience-related knowledge in their classrooms, guiding their pedagogical behaviours. <![CDATA[The Socioeconomical Prejudice in the Perception of Dentistry Students: a Critical Perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300896&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos graduandos de odontologia sobre os conteúdos relativos ao preconceito econômico-social e sua relação com a saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa-ação pedagógica, crítico-colaborativa, com graduandos do 1º ano da Faculdade de Odontologia da Universidade São Paulo, Campus Capital, em 2016. Para fins analítico-interpretativos, optou-se pela análise de conteúdo clássica, tomando-se como unidade textual as sentenças/proposições dispostas nos textos e para interpretação das percepções utilizou-se a matriz marxista. Foram construídas 18 categorias que sintetizam as percepções sobre o tema. As percepções sobre ‘as doenças, independente de qual lado atingem, são motivos de estigmas e preconceitos’ e ‘os preconceitos socioeconômicos e racial estão conectados’ foram as mais presentes na percepção deste grupo. Ao final, compreendeu-se que as percepções sobre o preconceito econômico-social é plural e contraditória, com momentos de reprodução e crítica do instituído, inclusive sobre o próprio papel dos estudantes nesse processo.<hr/>Abstract This study aimed to understand the perception of undergraduate dentistry about the contents of social-economic prejudice and its relation to health. For this, a collaborative, pedagogical action research was carried out with undergraduates of the School of Dentistry at the University of São Paulo, Campus Capital, in 2016. For analytic-interpretive purposes, we opted for the classical content analysis, taking as a textual unit the propositions and using the marxist matrix for the interpretation of perceptions. We constructed 18 categories that synthesized the perceptions about the subject. Perceptions about 'diseases, regardless of which side they reach, are grounds for stigma and prejudice' and 'socioeconomic and racial prejudices are connected' were the most present in the perception of this group. It was understood that the perceptions about the socio-economic prejudice are plural and contradictory, with moments of reproduction and criticism of the instituted, including about the students' own role in this process. <![CDATA[The STSE approach and use of Active Methodologies in Higher Education: An analysis based on the discussion of news about environmental accidents involving chemical products]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302019000300919&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O enfoque CTSA e o uso de Metodologias Ativas estão cada vez mais presentes no Ensino Superior, isso porque são comprovadamente eficientes para o ensino de ciências e para a contextualização de problemáticas atuais. Considerando essas duas abordagens de ensino esse artigo apresenta uma análise de uma atividade realizada com alunos de quatro cursos de graduação, tendo como enfoque os impactos ambientais decorrentes de acidentes envolvendo produtos químicos. A metodologia adotada foi a discussão e análise de notícias jornalísticas atuais associadas ao tema. Como resultado observou-se que mesmo no âmbito do ensino superior, a contextualização é necessária para a compreensão dos pressupostos teóricos que se deseja ensinar. Por meio do enfoque CTSA foi possível constatar os avanços dos alunos no desenvolvimento das habilidades como diálogo, pensamento crítico e compreensão de processos complexos, como os que se referem às questões ambientais.<hr/>Abstract The STSE approach and the use of Active Methodologies are increasingly present in Higher Education, because they are proven efficient for the teaching of science and for the contextualization of current problems. Considering these two teaching approaches this article presents an analysis of an activity performed with students from four undergraduate courses, focusing on the environmental impacts resulting from accidents involving chemical products. The methodology adopted was the discussion and analysis of current journalistic news associated with the theme. As a result it was observed that even in the scope of higher education, contextualization is necessary to understand the theoretical assumptions that one wishes to teach. Through the CTSA approach it was possible to verify the advances of students in the development of skills such as dialogue, critical thinking and understanding of complex processes, such as those referring to environmental issues.