Scielo RSS <![CDATA[Ensino em Re-Vista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-173020200001&lang=pt vol. 27 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[CARTA AO LEITOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O caminho se faz caminhando: formação docente no fazer e refazer da práxis pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Concepções e discursos sobre a docência: tensões, embates e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Analisam-se concepções acerca da docência expressas na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, na Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 e em narrativas de três professores de cursos de licenciatura de uma instituição de ensino superior pública da região Centro-Oeste. A discussão é parte de estudo qualitativo em desenvolvimento sobre a formação didático-pedagógica de professores para a Educação Básica, cujos dados foram obtidos de documentos e entrevistas narrativas. As análises preliminares indicam que os documentos apresentam discursos e concepções de docência, articulados aos contextos social, político, econômico e educacional de sua elaboração. Os docentes que formam professores, compreendem a docência relacional como processo de trabalho coletivo, influenciada pelas experiências pessoais e acadêmicas. Há ainda a identificação da docência como sacerdócio e orientada pela pesquisa, expressando uma ambiguidade conceitual.<hr/>ABSTRACT An analysis of the concepts on the teaching expressed in Resolution no. 2 of July 1, 2015, Order no. 38 of February 28, 2018 and the narratives of three university teachers of a public institution of higher education in the Center region West. The discussion is part of a qualitative study in the development of the didactic-pedagogical formation of teachers for basic education, how much information was obtained from documents and narrative interviews. The preliminary analyzes indicate that the documents present speeches and conceptions of the teaching, articulated to the social, political, economic and educational contexts of their elaboration. Teachers who are teachers understand relational teaching as a process of collective work, influenced by personal and academic experiences. There is also the identification of the teaching as priesthood and guided by the investigation, that expresses a conceptual ambiguity.<hr/>RESUMEN Se analizan los conceptos sobre la enseñanza expresados ​​en la Resolución n ° 2 del 1 de julio de 2015, la Ordenanza n ° 38 del 28 de febrero de 2018 y las narraciones de tres docentes universitarios de una institución pública de educación superior de la región Centro Oeste. La discusión es parte de un estudio cualitativo en desarrollo sobre la formación didáctico-pedagógica de docentes para educación básica, cuyos datos se obtuvieron de documentos y entrevistas narrativas. Los análisis preliminares indican que los documentos presentan discursos y concepciones de la enseñanza, articulados a los contextos sociales, políticos, económicos y educativos de su elaboración. Los maestros que forman maestros entienden la enseñanza relacional como un proceso de trabajo colectivo, influenciado por experiencias personales y académicas. También existe la identificación de la enseñanza como sacerdocio y guiada por la investigación, que expresa una ambigüedad conceptual. <![CDATA[Estado, Políticas Públicas e Formação Docente no Brasil: direcionamentos a partir do início do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A educação e a formação docente precisam ser compreendidas a partir de uma vertente totalizante, estabelecendo-se uma relação com a economia e a política, cuja finalidade é perceber as contradições e as ideologias presentes nas políticas educacionais em geral. Partindo desse princípio, o objetivo deste estudo é apontar o papel do Estado nas políticas públicas para a educação no Brasil a partir do inicio do século XXI, enfatizando as políticas destinadas à formação docente. Para atender tal proposto, a pesquisa se pautou em um estudo bibliográfico, por meio de uma concepção teórica pautada no materialismo histórico e dialético. Os resultados mostraram que, as políticas públicas destinadas à formação docente no Brasil estão imbricadas com a forma de organização e de administração do governo federal, consequentemente com as determinações socioeconômicas e políticas que regem as ações governamentais do país.<hr/>ABSTRACT Education and teacher training must understood be from a totalizing perspective, establishing a relationship with economics and politics, whose purpose is to perceive the contradictions and ideologies present in educational policies in general. Based on this principle, the purpose of this study is to point out the role of the State in the public policies for education in Brazil from the beginning of the 21st century, emphasizing policies aimed at teacher education. To meet this proposal, the research based was on a bibliographical study, through a theoretical foundation based on historical and dialectical materialism. The results showed that the public policies aimed at teacher education in Brazil intertwine ared with the form of administration of the federal government, consequently the economic and political determinations that govern the governmental actions of the country. <![CDATA[Proposições conceituais em torno da formação e do trabalho docente: uma orientação emancipatória para o desenvolvimento profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com base em pesquisa que investigou possibilidades para o desenvolvimento profissional de professores em um curso de formação, defende-se uma articulação entre os conceitos de desenvolvimento profissional, formação continuada e trabalho docente como quadro referencial para pesquisas sobre formação. Tomando como referências centrais autores como Marx (2013), Nóvoa (1995, 2000, 2009), García (2003, 2009), Almeida (1999) e Contreras (2012), após realizar uma revisão da produção bibliográfica sobre o tema da formação de professores, apresentam-se algumas linhas de força da articulação conceitual pretendida. O objetivo é oferecer um conjunto de orientações e princípios teórico-conceituais para a abordagem dos temas que se referem ao desenvolvimento profissional docente com orientação emancipatória.<hr/>ABSTRACT Based on a research that investigated possibilities for the professional development of teachers in a formation course, it is advocated an articulation between the concepts of professional development, continuing education and teaching work as reference for research on teachers’ education. Taking as central references authors such as Marx (2013), Nóvoa (1995, 2000, 2009), García (2003, 2009), Almeida (1999) and Contreras (2012), after reviewing bibliographic production on the teachers’ education, we present some lines of strength of the intended conceptual articulation. The objective is to offer a set of orientations and theoretical-conceptual principles to approach the themes that refer to the professional development of teachers with emancipatory orientation. <![CDATA[Imagens e Identidades da Docência: ser, tornar-se e fazer-se professor, professora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A identidade profissional docente não é inerente ou fixa; é complexa e construída a partir da significação social que atribuímos ao tornar-se e o fazer-se professor, professora. Essa premissa nos orientou, nesse artigo, tecermos reflexões sobre os conceitos em torno da constituição da identidade profissional docente decorrentes da produção de desenhos elaborados por estudantes da educação básica e superior. O questionamento que nos orientou foi: quais imagens são comumente relacionadas a docência e como é constituída a identidade profissional dos/as professores/as na percepção de estudantes? Optamos pela pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, tendo como parâmetro no plano teórico e empírico, a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos discursos expresso nos desenhos. A análise das produções dos discentes revelaram que a identidade profissional docente é compreendida por eles/elas na relação que estabelecem em sala de aula, marcada pela afetividade, pelo acesso ao conhecimento, pelas tradições sociais e culturais.<hr/>ABSTRACT The professional identity of teachers is not inherent or fixed; it is complex and built from the social meaning we attribute to becoming a teacher. This premise guided us, in this article, to reflect on the concepts around the constitution of the teaching professional identity, resulting from the production of drawings prepared by elementary and high school students. The question that guided us was: which images are commonly related to the teaching work and how is the teachers 'professional identity constituted in the students' perception? We opted for exploratory research, with a qualitative approach, taking as a theoretical-empirical parameter, the bibliographic review and content analysis of the speeches expressed in the drawings prepared by the students. The analysis of the students 'productions revealed that the teachers' professional identity is understood by them in the relationship they establish in the classroom, marked by affection, access to knowledge, social and cultural traditions. <![CDATA[Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100118&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.<hr/>ABSTRACT The practicum is the trigger of a lot of emotions in student teachers, the hopes, fears and anguish with regards to its realization. The knowledge of these feelings by teachers' educators could be helpful in approaching these feelings throughout the training process, anticipating or discussing situations that contributing to decrease the possible negative effects. This way, the goal of this study was identifying the hopes and fears of a student teachers' group in Natural Science, on the first practicum course and discussing the influence of this course in coping with these feelingsThe students indicated more fears than hopes in the first-class day. From the analysis of indications, we noticed the practicum moment is surrounded with tension and apprehension. Coping these feelings in the school context with teacher or teacher supervision could be determinant to the career of future teacher. <![CDATA[Representações sociais sobre a escola e seu impacto na constituição identitária de licenciandos em Química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou, por meio do diálogo entre duas teorias: a das representações sociais e da identidade profissional de Claude Dubar, investigar as representações sociais (RS) sobre escola e sua influência na constituição da identidade profissional de licenciandos em Química egressos do sistema público de ensino. A partir da análise das entrevistas foi possível depreender que o compartilhar de RS acerca de um objeto não implica, necessariamente, em modos singulares de atuação. Os jovens, embora compartilhem uma RS do professor atuante nesse sistema de ensino como um profissional com uma formação deficiente, a qual conduz a uma atuação em sala de aula de baixa qualidade, agem de modo antagônico. Atuar como professor na rede pública de ensino pode implicar, para uns, assumir essa atribuição de baixa qualidade, enquanto, para outros, vincula-se à possibilidade de atuar de modo oposto àquele retratado nesta RS.<hr/>ABSTRACT The present article presents results of a research, through the dialogue between two theories: the social representations theory, in the Serge Moscovici´s perspective, and the one proposed by Claude Dubar refering to professional identity, to investigate the social representations (RS) about school and its influence in the constitution of the professional identity students of a Chemistry teacher initial training course, and came from public High School. From the analysis of the interviews show that the sharing of a SR regarding an social object does not necessarily implies in similar modes of action, these students share the SR that about the teachers acting in the governmental Basic Education system (compulsory school period; in Brazil it comprises primary school, lower secondary education, and high school period, totalizing 12 years) have a poor training to be professionals. Nevertheless, the subjects investigated in this work have different perspectives of action deriving from this shared RS. While some of them intend to work in the public basic schools, the other ones do not divise this possibility. For some individuals, to teach in the basic school public system might imply, to accept the low quality attribution while, for others, this action can favour an opposite intervention in relation to what is portrayed in this SR. <![CDATA[Contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100158&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivamos apreender as contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente. Na pesquisa, de natureza qualitativa, realizamos entrevista estruturada, modalidade projetiva, junto a docentes, egressos de um programa de doutorado, lançando dois questionamentos, a saber: como você identifica o/a professor(a) que é/tem sido? Que contribuições a experiência doutoral forneceu para essa identificação? Os dados constituídos foram analisados mediante Análise Textual Discursiva. Os docentes manifestaram dificuldades para auto identificar-se, configurando um movimento que intitulamos de problematização de si. Dentre as contribuições do doutorado, para a tecitura da identidade profissional docente, destacamos as seguintes: reconhecer-se insuficiente, constituição de um professor que reflete na/e sobre a prática docente, postura de um professor investigativo etc. Entendemos que a vivencia doutoral representa campo fértil para o desenvolvimento profissional docente, na medida em que protagoniza uma destruição criadora de sua identidade, podendo superar antigas formas de professorar para, então, substituí-las por outras mais inovadoras.<hr/>ABSTRACT We aim to apprehend the contributions of the doctoral training for the construction of the teaching identity. In the research, of a qualitative nature, we conducted a structured interview, a projective modality, with teachers, graduates of a doctorate program, making two questions, namely: how do you identify the teacher who is/has been? What contributions did the doctoral experience provide for this identification? The data were analyzed by Discursive Textual Analysis. Teachers expressed difficulties in self-identification, configuring a movement that we call problematization of self. Among the contributions of the doctorate, for the framing of professional teacher identity, we emphasize the following: recognize insufficient, constitution of a teacher that reflects in/ and on the teaching practice, posture of a research teacher etc. We understand that the doctoral experience represents a fertile field for the professional development of teachers, as it leads to a creative destruction of their identity, being able to overcome old ways of teaching and then replace them with more innovative ones. <![CDATA[O perfil e a formação docente no curso de licenciatura em Geografia em uma universidade pública do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100178&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente pesquisa é resultado de um estudo exploratório acerca de um curso de Licenciatura em Geografia ofertado em uma universidade pública do Estado do Paraná. Objetivou compreender o perfil e a formação dos acadêmicos do referido curso. Foi desenvolvida pesquisa de revisão tendo referências que abordam a formação de professores. Na sequência, foi elaborado instrumento de coleta de dados, bem como a aplicação deste junto aos acadêmicos. Como objetivos específicos foram propostos: (1) debater a formação docente e a ciência geográfica; (2) entender o curso de Geografia investigado e o perfil dos acadêmicos; (3) compreender a formação em Geografia e as perspectivas acadêmicas dos futuros professores. Entre os principais resultados, os respondentes apontam a necessidade de uma formação acadêmica voltada, de fato, para a docência, pois consideraram os desafios em se estar em sala de aula e a ausência de uma formação que os prepare para isso.<hr/>ABSTRACT The present research is the result of an exploratory study about a degree in Geography offered at a public university in the State of Paraná. It aimed to understand the profile and the training of the academics of said course. A review research was developed with references that address teacher training. A review research was developed with references that address teacher training. In the sequence, a data collection instrument was developed, as well as its application to academics. Specific objectives were proposed: (1) to discuss teacher education and geographic science; (2) understand the course of Geography investigated and the profile of the academics; (3) understand the training in Geography and the academic perspectives of future teachers. Among the main results, the respondents point out the need for an academic training that is, in fact, aimed at teaching, considering the challenges in being in the classroom and the absence of a training that prepares them for it. <![CDATA[A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho objetiva responder de que forma a interdisciplinaridade é trabalhada nas Licenciaturas em Educação do Campo, na Área de Ciências da Natureza, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir da análise de Projetos Pedagógicos e entrevistas, sendo que a metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Como resultados, duas categorias são discutidas: “Possibilidades de interdisciplinaridade” e “Desafios para a prática da interdisciplinaridade” nas Licenciaturas em Educação do Campo. As análises permitiram identificar que os cursos analisados construíram possibilidades, como a formatação dos semestres, das disciplinas e o trabalho a partir de temas. Quanto aos desafios, destaca-se a relevância de uma formação permanente e de espaços para discussões e planejamentos coletivos.<hr/>ABSTRACT This work aims to answer the way in which the interdisciplinarity is worked out in the Licentiates in Field Education, in the Area of ​​Natural Sciences, in the State of Rio Grande do Sul, from the analysis of Pedagogical Projects and interviews, being the Discursive Textual Analysis, the methodology of analysis. As results, two categories are discussed: "Possibilities of interdisciplinarity" and "Challenges for the practice of interdisciplinarity" in the Degree in Field Education. The analyzes allowed to identify that the analyzed courses built possibilities, such as the formatting of the semesters, the disciplines and the work based on themes. Regarding the challenges, the relevance of ongoing formation and spaces for collective discussions and planning stands out. <![CDATA[Constelações de uma práxis pedagógica: o sensível, a linguagem, as infâncias e a memória (presenças de Walter Benjamin) na formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Linguagem, arte, infância e memória são alguns dos conceitos que o ensaio apresenta a partir do olhar de Walter Benjamin que nos acompanha na escrita a fim de extrair enunciados de um contexto voltado à formação de professores. Nesse percurso são apresentados dois conceitos que emergem da pesquisa docente, a saber: práxis poética e narrativimagem. O campo do sensível é o lócus onde aflora esse conjunto de saberes que se comunica poeticamente e que objetiva refletir sobre o currículo e práticas pedagógicas outras. Ainda, há o esforço, na companhia do filósofo berlinense, de compreender o processo da formação a partir de uma perspectiva menos totalizante e definitiva.<hr/>ABSTRACT Language, art, childhood and memory are some of the concepts that the essay presents from the perspective of Walter Benjamin who accompanies us in writing, in order to extract statements from a context focused on teacher education. In this course are presented two concepts that emerge from the teaching research, namely: poetic praxis and narrativimagem. The field of the sensible is the locus where this set of knowledge that communicates poetically and which aims to reflect on the curriculum and other pedagogical practices emerges. Still, there is the effort, in the company of the Berlin philosopher, to understand the process of formation from a less totalizing and definitive perspective.<hr/>RESUMEN Lenguaje, arte, infancia y memoria son algunos de los conceptos que presenta el ensayo desde la perspectiva de Walter Benjamin quien nos acompaña por escrito, para extraer declaraciones de un contexto centrado en la formación del profesorado. En este curso se presentan dos conceptos que surgen de la investigación docente, a saber: praxis poética e imagen narrativa. El campo de lo sensible es el lugar donde emerge este conjunto de conocimiento que se comunica poéticamente y que tiene como objetivo reflexionar sobre el currículo y otras prácticas pedagógicas. Sin embargo, existe el esfuerzo, en compañía del filósofo de Berlín, de comprender el procesode formación desde una perspectiva menos totalizadora y definitiva. <![CDATA[Epistemologia, Currículo e Formação Continuada de Professores de Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho trata de investigação desenvolvida durante processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) em uma universidade pública. Consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do conjunto de materiais produzidos sinaliza que a ação recursiva da memória, estimulada a partir de discussões epistemológicas no presente, potencializou as reflexões docentes em quatro dimensões principais: Ético-política; Curricular, Metodológica e Afetiva, a discussão empreendida neste artigo se refere à dimensão curricular.<hr/>ABSTRACT This work deals with research developed during a process of continuous training of science teachers (Chemistry, Biology, Physics and Basic Education Sciences) in a public university. It consists of narrative research through which one seeks to understand relationships between epistemological reflection and teacher training. It was sought, in particular, to investigate what types of reflections the subject-teachers construct from the introduction of discussions about the process of production, validation and social appropriation of scientific knowledge and the relationships they establish with their stories of personal and professional training and performance . The analysis of the set of produced materials indicates that the recursive action of memory, stimulated from epistemological discussions in the present, has potentiated teacher reflections in four main dimensions: Ethical-political; Curricular, Methodological and Affective, the discussion undertaken in this article refers to the curricular dimension. <![CDATA[Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa.<hr/>ABSTRACT The object of this study is history teachers’ education departing from the collective production of educational knowledge in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - History (Pibid-História), in which the focus of the survey is the process of interlocution and collective production of these knowledge involving experienced teachers and undergraduate history students in training. The background problematic is how to learn history from the concept of teachers as transformative intellectuals, by Henry Giroux. The results allow to demonstrate that the group of teaching initiation scholars and supervisors teachers were able to make the collective construction of educational knowledge, and explore the relationship between professional profile and educational choices made during the survey period.<hr/>RESUMEN El objeto de estudio de este artículo es la formación continua del profesorado de Historia a partir de la producción colectiva de conocimientos didácticos en el Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid História, centrándose en el proceso de producción colectiva de esos conocimientos entre profesores expertos y futuros profesores en formación inicial. La problemática de la investigación es cómo se aprende a enseñar Historia a partir de la concepción de profesores como intelectuales transformadores, de acuerdo a Henry Giroux. Los resultados demuestran que el grupo de becarios de iniciación a la docencia y sus supervisores lograron construir conocimientos didácticos de forma colectiva, además de explorar las relaciones entre perfil profesional y tomadas de decisiones didáticas realizadas a lo largo de la investigación. <![CDATA[Professores de ensino médio: condições de trabalho e características formativas de uma categoria profissional silenciada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho investiga o professor de ensino médio, procurando identificar as especificidades dessa categoria profissional quanto à formação e às condições de trabalho. Resulta de pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma escola pública da rede estadual, na periferia do Rio de Janeiro. Foram aplicados questionários a 69 professores e realizadas entrevistas, além de observações do campo. Dialoga com pesquisas nacionais e internacionais sobre o ensino médio e a formação (Oliveira, Costa, Kuenzer, Gatti, Dubet, Nóvoa e Formosinho). O texto se estrutura em três partes: Condições de trabalho_um quadro de intensificação; Relações de gênero e tempo de serviço_a “tensão” entre grupos heterogêneos; Formação dos professores_múltiplas influências e representações. Conclui-se que as condições de trabalho e a formação desses professores precisam ser repensadas, para superar a própria lógica organizacional e temporal do ensino médio e do estatuto profissional previsto, visando o desenvolvimento da profissional desta categoria docente.<hr/>ABSTRACT This paper investigates the high school teacher, trying to identify the specificities of this professional category regarding the training and working conditions. It results from qualitative research, developed in a public school of the state network, on the outskirts of Rio de Janeiro. Questionnaires were applied to 69 teachers and interviews were conducted, as well as field observations. Dialogue with national and international research on high school and training (Oliveira, Costa, Kuenzer, Gatti, Dubet, Nóvoa and Formosinho). The text is structured in three parts: Working Conditions_a framework of intensification; Gender relations and length of service_ the “tension” between heterogeneous groups; Teacher education_ multiple influences and representations. It is concluded that the working conditions and training of these teachers need to be rethought, to overcome the own organizational and temporal logic of high school and the expected professional status, aiming at the professional development of this teaching category.<hr/>RESUMEN Este artículo investiga al profesor de secundaria, tratando de identificar las especificidades de esta categoría profesional en términos de capacitación y condiciones de trabajo. Es el resultado de una investigación cualitativa, desarrollada en una escuela pública de la red estatal, en las afueras de Río de Janeiro. Se aplicaron cuestionarios a 69 maestros y se realizaron entrevistas, así como observaciones de campo. Diálogo con investigaciones nacionales e internacionales sobre la escuela secundaria y la formación (Oliveira, Costa, Kuenzer, Gatti, Dubet, Nóvoa y Formosinho). El texto está estructurado en tres partes: Condiciones de trabajo: un marco de intensificación; Relaciones de género y duración del servicio: la "tensión" entre grupos heterogéneos; Formación docente_ múltiples influencias y representaciones. Se concluye que es necesario repensar las condiciones de trabajo y la capacitación de estos docentes para superar la lógica organizativa y temporal propia de la escuela secundaria y el estatus profesional esperado, con el objetivo de desarrollar profesionalmente esta categoría de enseñanza. <![CDATA[Jovens doutores em início da carreira docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100333&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste estudo foi compreender a condição jovem dos professores em fase de iniciação à docência universitária. Consideramos iniciante os professores com até 3 anos de experiência e jovem aqueles com até 32 anos, que realizaram, sequencialmente, graduação, mestrado e doutorado e, em seguida, ingressaram na docência. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, coletamos os dados por meio de entrevistas com 6 jovens professores iniciantes vinculados à Universidade Federal de Pelotas e por observações de aulas de graduação desses docentes. Os dados, trabalhados através da análise de conteúdo, foram interpretados a partir de teorias sobre a formação docente e a iniciação à docência. Para os professores, a condição jovem não é um fator de padronização ou de causalidade nas formas de ser, de atuar ou de se relacionar com os alunos. Porém, essa condição produz no professor vivências tanto motivadoras quanto limitações que são vividas em paralelos, enquanto constroem suas identidades docentes.<hr/>ABSTRACT The aim of this study was to understand the young condition of teachers in the beginning phase of university teaching. We consider beginners to be teachers with up to 3 years of experience and young to those up to 32 years old, who sequentially completed undergraduate, masters and doctoral degrees and then joined teaching. In the qualitative research, we collected the data through interviews with 6 young beginning teachers linked to the Federal University of Pelotas and observations of undergraduate classes of these teachers. The data, worked through content analysis, were interpreted from theories about teacher education and initiation to teaching. For teachers, youthfulness is not a factor of standardization or causality in the ways of being, acting or relating to students. However, this condition produces in the teacher both motivating experiences and limitations that are lived in parallel, while building their teaching identities.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue comprender la condición joven de los docentes al comienzo de la enseñanza universitaria. Consideramos que los principiantes son maestros con hasta 3 años de experiencia y jóvenes son aquellos con hasta 32 años, que completaron secuencialmente licenciaturas, maestrías y doctorados y luego ascendieron a la profesión docente. En la investigación cualitativa, recopilamos los datos a través de entrevistas con 6 maestros principiantes jóvenes vinculados a la Universidad Federal de Pelotas y de observaciones de las clases de grado de estos maestros. Los datos, trabajados a través del análisis de contenido, fueron interpretados a partir de teorías sobre la formación docente y la iniciación a la enseñanza. Para los maestros, la juventud no es un factor de estandarización o causalidad en las formas de ser, actuar o relacionarse con los estudiantes. Sin embargo, esta condición produce en el maestro experiencias motivadoras y limitaciones que se viven en paralelo, mientras construye sus identidades de enseñanza. <![CDATA[A pesquisa em sala de aula como prática pedagógica emergente para a qualidade do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo objetivou compreender como docentes, que se envolvem no projeto “Mostra de Pesquisa em Sala de Aula”, em uma universidade comunitária no sul do Brasil, buscam estratégias para utilizar a investigação como princípio educativo e inovador em sala de aula. Para sua realização foi feito um levantamento das experiências apresentadas na Mostra de Pesquisa de 2010 até 2017. Para tal, foram analisados os textos apresentados com a descrição da experiência, observando o número de professores envolvidos, a natureza dos trabalhos e a participação dos estudantes. A motivação dos professores envolvidos na Mostra também foi objeto de interesse. Entre eles há os que realizam investigações de forma sistemática e contínua, pertencentes a áreas acadêmicas distintas, com reconhecida competência docente. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com quinze professores, através de contato on line. A análise dos dados indicam que há fatores comuns que impactam as experiências, envolvendo a qualificação do professor, o compromisso social da universidade, o ensino relacionado com cotidiano, a capacidade de aprender a ensinar na prática social. Um destaque especial revela que os saberes da pesquisa estão presentes nas representações dos docentes quando manifestam sua compreensão da qualidade no ensino de graduação, encaminhando a perspectiva da indissociabilidade como referente da educação superior.<hr/>ABSTRACT This paper aims to understand how teachers than are involved in the project “Classroom Research Show”, seek strategies to use research as an educational and innovative principle in the classroom. We conducted a survey of the Research Shows from 2010 to 2017. In this survey we could observe the number of teachers, assignments and students than participated. We also checked the reasons that led teachers to join the project or not. We map out some professionals than conduct research systematically, belonging to different academic areas and with recognized teaching competence. We conducted semi-structured interviews and online scripts with fifteen teachers. Our artificers seem to indicate that characteristics such as: teacher qualification, university social commitment, teaching related to daily life, learning to teach in the collective and research knowledge are present in their representations of quality understanding in undergraduate education. <![CDATA[A utilização de tecnologias digitais no Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR/EaD da Universidade Federal de Uberlândia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-17302020000100369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa empreendeu esforços no estudo das Tecnologias Digitais (TDs) na formação de futuros professores de Matemática na modalidade a distância, e foi conduzida pela seguinte questão: como as Tecnologias Digitais são metodologicamente abordadas pelos professores no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Uberlândia? Buscando resposta a esse questionamento, foram propostos os objetivos: analisar como professores organizaram o ensino das suas disciplinas abordando as TDs, e analisar como os licenciandos e tutores avaliaram essa abordagem. Como metodologia, a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, realizou-se entrevistas com professores e propôs-se questionários aos licenciandos e tutores. Os resultados evidenciaram a importância da proposição de situações formativas que não apenas apresentem as TDs aos licenciandos, mas, também, que permita-os construir conhecimentos sobre sua integração, enquanto ferramentas de ensino, na sala de aula de Matemática.<hr/>ABSTRACT This research focused its efforts on the study of Digital Technologies (DTs) in the education of future Mathematics teachers by distance modality, and it was guided by the following question: how are Digital Technologies methodologically approached by professors of undergraduate studies in Mathematics by distance modality at the Federal University of Uberlândia? Seeking an answer, the following goals were proposed: to analyze how professors organized the teaching of their subjects addressing DTs, and to examine how undergraduate students and tutors evaluate that approach. By adopting the qualitative research approach as methodology, interviews with professors were carried out, and questionnaires were applied to the undergraduate students and tutors. The results demonstrate the importance of proposition of formative processes which not only introduce DTs to the undergraduate students, but also enable them to build knowledge about their integration as teaching tools in the Mathematics classroom.