Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720230001&lang=pt vol. 25 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EXPERIÊNCIAS DA <em>REVISTA ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS</em> COM AVALIAÇÃO POR PARES ABERTA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo de revisão bibliográfica objetivou discutir como as pesquisas nacionais têm relacionado a temática Direitos Humanos e Formação de Docentes de Ciências Naturais. Para tanto, foram selecionadas produções acadêmicas em periódicos do Qualis da CAPES, referentes aos estratos A1, A2 e B1 (quadriênio 2013 - 2016). Foram analisados: o contexto das investigações, como as pesquisas foram desenvolvidas, os principais resultados e recomendações. A análise mostrou que apenas dois trabalhos apresentam diretamente essa relação, enquanto os demais fazem interface com as temáticas Educação Ambiental, Gêneros/Sexualidade/Sexo e Diversidade. A temática que mais aparece nas pesquisas está relacionada à discussão sobre Educação Ambiental e a maioria dos trabalhos tinha como contexto a formação inicial de docentes. Constatou-se que há produções que se preocupam com essa articulação, entretanto, ainda há lacunas, como, por exemplo, pesquisas sobre formações específicas sobre Direitos Humanos para os docentes que atuam nessa área do conhecimento.<hr/>RESUMEN: Este artículo de revisión de literatura tuvo como objetivo discutir cómo la investigación nacional relacionó los temas de Derechos Humanos y Formación de Profesores de Ciencias Naturales. Para ello, se seleccionaron producciones académicas en revistas Qualis/CAPES, referentes a los estratos A1, A2 y B1 (2013 - 2016). Se analizaron: el contexto de las investigaciones, como ellas se desarrollaron, los principales resultados y recomendaciones. El análisis mostró que solo dos trabajos presentan directamente esta relación, mientras que los otros interactúan con los temas Educación Ambiental, Género/Sexualidad/Sexo y Diversidad. La temática que más aparece en las investigaciones se relaciona con la discusión sobre Educación Ambiental y la mayoría de las obras tenía como contexto la formación inicial de los profesores. Se constató que existen producciones que se preocupan por esta articulación, sin embargo, aún existen vacíos, como, por ejemplo, la investigación sobre las formaciones específicas en Derechos Humanos para docentes que actúan en esta área del conocimiento.<hr/>ABSTRACT: This literature review article aimed to discuss how national research has related the topic of Human Rights to the Training of Natural Science Teachers. To this end, academic products were selected in CAPES Qualis journals from strata A1, A2, and B1 (2013‒2016 quadrennium). The following aspects were analyzed: the context of the investigations, how the research was conducted, the main results, and recommendations. The analysis showed that only two papers directly exhibited this relationship, whereas the others interfaced with the topics Environmental Education, Gender/Sexuality/Sex, and Diversity. The topic that appeared most in the research is related to the discussion on Environmental Education and most studies had initial training as their context. We found that some publications are concerned with this articulation; however, there are still gaps such as research on specific training on Human Rights for teachers working in this area of knowledge. <![CDATA[A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO SOBRE BIODIVERSIDADE EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O objetivo deste trabalho é verificar a existência de recontextualização do conceito de biodiversidade no discurso dos elaboradores de um curso de formação de professores. A análise de conteúdo foi utilizada para investigar as características do texto fornecido pela apostila do curso e pela palestra proferida, comparando-as com o texto científico original sobre as dimensões da biodiversidade. Os resultados evidenciam que os conceitos foram modificados de seu sentido original, havendo omissão de termos, adição de sentenças, valores e exemplificações, sendo que a apostila manteve mais características do texto original quando comparado à palestra. Ao mesmo tempo, houve a recontextualização de um texto estritamente científico para uma versão compatível com o contexto do curso de formação. O trabalho defende que a formação de professores de ciências perpasse as dimensões filogenética, genética e funcional da biodiversidade a fim de alcançar a transformação cultural e a superação de situações socioambientais desiguais<hr/>RESUMEN: El objetivo de este artículo es verificar la existencia de una recontextualización del concepto de biodiversidad en el discurso de los desarrolladores de un curso de formación docente. Se utilizó el análisis de contenido para investigar las características del texto proporcionado por el folleto del curso y la conferencia, comparándolos con el texto científico original sobre las dimensiones de la biodiversidad. Los resultados muestran que se modificaron los conceptos con relación a su significado original, con omisión de términos, adición de oraciones, valores y ejemplificaciones, y el folleto mantuvo más características del texto original en comparación con la conferencia. Al mismo tiempo, un texto estrictamente científico fue recontextualizado en una versión compatible con el contexto del curso de formación. El artículo argumenta que la formación de profesores de ciencias permea las dimensiones filogenética, genética y funcional de la biodiversidad para lograr la transformación cultural y la superación de situaciones socioambientales desiguales.<hr/>ABSTRACT: The objective of this study is to determine if there was a recontextualization of the concept of biodiversity in the discourse of the developers of a teacher training course. Content analysis was used to investigate the characteristics of the booklet provided by the course handout and the lecture given, comparing them with the original scientific text about the dimensions of biodiversity. The results show that the concepts were modified from their original meaning, with omission of terms, addition of sentences, values and exemplifications, and the booklet kept more characteristics of the original text when compared to the lecture. At the same time, a strictly scientific text was recontextualized into a version compatible with the context of the training course. We argue that the training of science teachers should encompass the phylogenetic, genetic, and functional dimensions of biodiversity to achieve cultural transformation and overcome unequal socio-environmental situations. <![CDATA[UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE MENTORIA NA MOTIVAÇÃO PARA A PERSISTÊNCIA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Dificuldades de adaptação ao contexto universitário costumam influenciar a motivação para persistir dos calouros. Um programa de mentoria pode favorecer a persistência ao amenizar as dificuldades na transição para a Universidade. Partindo disso, realizou-se um estudo exploratório em um programa de mentoria no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundamentada no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante, de Vincent Tinto, a pesquisa, conduzida por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas, foi dirigida pela seguinte questão de pesquisa: Como as ações promovidas por um programa de mentoria influenciam na motivação para a persistência de licenciandos em Física? Identificou-se que as ações podem influenciar nas motivações para persistir dos calouros na medida em que, principalmente, os mentores: os preparam para avaliações; disponibilizam informações do curso e da instituição; e inspiram e motivam o calouro para continuar na graduação.<hr/>RESUMEN: Las dificultades para adaptarse al contexto universitario a menudo influyen en la motivación de los novatos para persistir. Un programa de mentoría, al paliar las dificultades en la transición a la Universidad, puede favorecer la persistencia. En base a esto, se realizó un estudio exploratorio en un programa de mentoría en la carrera de profesorado en Física en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul (UFRGS). Con base en el Modelo de Motivación para la Persistencia del Estudiante, de Vincent Tinto, la investigación, realizada a través de la aplicación de un cuestionario y la realización de entrevistas, estuvo orientada por la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo influyen las acciones que promueven un programa de mentoría en la motivación para la persistencia de los estudiantes de la carrera de Física? Se identificó que las acciones pueden influir en las motivaciones de los estudiantes de primer año para persistir especialmente cuando los mentores: los prepararan para las evaluaciones; los proporcionan información sobre la carrera y la institución; y los inspiran y motivan a continuar en el grado.<hr/>ABSTRACT: Difficulties in adapting to the university context often influence freshmen’s motivation to persist. A mentoring program can promote persistence by easing the difficulties in the transition to the University. Based on this, a exploratory study was carried out in a mentoring program in a physics teacher training undergraduate course, in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). For this, a questionnaire was applied and interviews were carried out based on the Vincent Tinto’s Model of Student Motivation and Persistence. The research was guided by the following research question: How the actions promoted by a mentoring program influence the motivation for the persistence of undergraduates in Physics? It was identified that the mentoring can influence freshmen’s motivations to persist especially when mentors: prepare them for assessments; provide course and institution information; and inspire and motivate the freshman to continue on to graduation. <![CDATA[A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: O CASO ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este trabalho objetiva analisar as ideias e conceitos científicos presentes na obra de divulgação científica voltada para o público infantil “Isaac no Mundo das Partículas”, escrita por Elika Takimoto. Partimos das contribuições da psicologia histórico-cultural sobre os conceitos potenciais, espontâneos e científicos, buscando compreender as relações e formas de significação das ideias científicas apresentadas pela obra. Foram selecionados e analisados trechos do livro no qual conceitos científicos ou ideias-chave estavam presentes. A palavra foi considerada a unidade de análise e os resultados indicaram que o livro mobiliza diversas significações e estruturações lógico-abstratas (conceituais) para formalizar elaborações mais complexas e conceitos científicos. A análise dos conceitos: átomo, partícula e vácuo, indicou estratégias para a produção de sentido, que contemplaram a: contextualização, curiosidade, disputas argumentativas, uso de conceitos espontâneos, uso da história da ciência etc.<hr/>RESUMEN: Este trabajo tuvo como objetivo analizar las ideas y conceptos científicos presentados en el libro de divulgación científica dirigido al público infantil Isaac no Mundo das Partículas, escrito por Elika Takimoto. Partimos de las aportaciones de la psicología histórico-cultural sobre los conceptos potenciales, espontáneos y científicos, buscando comprender las relaciones y formas de significado de las ideas científicas presentadas en la obra. Se seleccionaron y analizaron extractos del libro en los que había conceptos científicos o ideas clave. Se consideró la palabra como la unidad de análisis. Los resultados indicaron que el libro moviliza varios significados y estructuras lógico-abstractas (conceptuales) para formalizar elaboraciones más complejas y conceptos científicos. El análisis de los conceptos: átomo, partícula y vacío indicó estrategias para la producción de significado, que contemplaron: la contextualización, la curiosidad, las disputas argumentativas, el uso de conceptos espontáneos, de la historia de la ciencia, etc.<hr/>ABSTRACT: This work aims to analyze the scientific ideas and concepts present in the science communication book aimed at the child’s public “Isaac in the World of Particles”, written by Elika Takimoto. We start from the contributions of historical-cultural psychology on the potential, spontaneous and scientific concepts, seeking to understand the relations and forms of meaning of the scientific ideas presented by the work. Excerpts from the book in which scientific concepts or key ideas were present were selected and analyzed. The unit of analysis was the word. The results indicated that the book mobilizes several meanings and logical-abstract (conceptual) structures to formalize complex elaborations and scientific concepts. The analysis of the concepts: atom, particle and vacuum, indicated strategies for the meaning production, which contemplated: argumentative disputes, contextualization, curiosity, history of science, spontaneous concepts etc. <![CDATA[RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE E SINGULARIDADES DE LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DE BIOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Objetivamos com este trabalho investigar possíveis associações entre concepções de diversidade biológica e singularidades de licenciandos e profissionais de Biologia brasileiros através da aplicação de um questionário composto por itens Likert. Esse instrumento foi aplicado de modo remoto e obteve 112 respostas. Foi identificado alto índice de concordância com percepções biocêntricas de diversidade biológica; em contrapartida, percebeu-se rejeição de elementos antropocêntricos. Notamos ainda carência nas discussões relacionadas à integração da espécie humana como parte da natureza e da biodiversidade. Os respondentes se mostraram, também, empáticos com as situações vividas por grupos étnico/raciais, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas socioeconomicamente vulneráveis. A partir da correlação entre as temáticas propostas, percebemos que sujeitos mais sensíveis com a diversidade de classes e a desigualdade socioeconômica tenderam a ser mais biocêntricos, sugerindo a possibilidade de relação entre a diversidade sociocultural e biológica para o reconhecimento, a valorização e o respeito às alteridades interespecíficas.<hr/>RESUMEN: El objetivo de este trabajo es investigar posibles asociaciones entre concepciones de diversidad biológica y singularidades de estudiantes de grado y profesionales en biología brasileños, a través de la aplicación de un cuestionario compuesto por ítems tipo Likert. Este instrumento se aplicó de forma remota y obtuvo 112 respuestas. Se identificó un alto nivel de acuerdo con las percepciones biocéntricas de la diversidad biológica; por otro lado, se observó el rechazo a los elementos antropocéntricos. También notamos una falta de discusiones relacionadas con la integración de la especie humana como parte de la naturaleza y la biodiversidad. Los encuestados también se mostraron empáticos con las situaciones que viven los grupos étnicos/raciales, LGBTQIA+, personas con discapacidad y personas socioeconómicamente vulnerables. A partir de la correlación entre los temas propuestos, percibimos que los sujetos más sensibles a la diversidad de clase y la desigualdad socioeconómica tendieron a ser más biocéntricos, sugiriendo la posibilidad de una relación entre la diversidad sociocultural y biológica para el reconocimiento, valoración y respeto de las alteridades interespecíficas.<hr/>ABSTRACT: This work aims to investigate possible associations between conceptions of biological diversity and singularities of Brazilian biology undergraduates and professionals through the administration of a questionnaire composed of Likert items. This instrument was applied remotely and obtained 112 responses. A high level of agreement with biocentric perceptions of biological diversity was identified; on the other hand, there was a rejection of anthropocentric elements. We also noticed a lack of discussions related to the integration of the human species as part of nature and biodiversity. Respondents were also empathetic to the situations experienced by ethnic/racial groups, LGBTQIA+, people with disabilities and socioeconomically vulnerable people. From the correlation between the proposed themes, we noticed that subjects more sensitive to class diversity and socioeconomic inequality tended to be more biocentric, suggesting the possibility of a relationship between sociocultural and biological diversity for the recognition, appreciation and respect for the interspecific alterities. <![CDATA[DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Perfil conceitual é um modelo que caracteriza a heterogeneidade do pensamento conceitual na significação dos conceitos científicos, assumindo a coexistência, nos indivíduos, de dois ou mais modos de significar um mesmo conceito, quando ele é mobilizado em diferentes contextos. Esta pesquisa partiu da seguinte questão: quais diretrizes podem fundamentar o planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais? Para tanto, lançamos mão de um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que desenvolveram intervenções de ensino das ciências amparadas por essa teoria. Essa análise nos permitiu enunciar diretrizes teórico-metodológicas para o planejamento de intervenções de ensino respaldadas pela teoria dos perfis conceituais.<hr/>RESUMEN: El perfil conceptual es un modelo que caracteriza la heterogeneidad del pensamiento conceptual en la significación de los conceptos científicos, asumiendo la coexistencia, en los individuos, de dos o más formas de significar un mismo concepto, cuando se lo moviliza en contextos diferentes. Esta investigación partió de la siguiente pregunta: ¿qué lineamientos pueden sustentar la planificación de la enseñanza de las ciencias a partir de la teoría de los perfiles conceptuales? Para ello, utilizamos un estudio teórico-bibliográfico a partir del cual analizamos un conjunto de tesis de maestría y de doctorado que desarrollaron intervenciones de enseñanza de las ciencias sustentadas por esa teoría. El análisis nos permitió enunciar lineamientos teórico-metodológicos para la planificación de intervenciones didácticas sustentadas en la teoría de los perfiles conceptuales.<hr/>ABSTRACT: Conceptual profile is a model that characterizes the heterogeneity of conceptual thinking in the meaning of scientific concepts, assuming the coexistence, in individuals, of two or more ways of meaning the same concept, when it is mobilized in different contexts. This research started from the following question: which guidelines can support the planning of science teaching based on the theory of conceptual profiles? In order to do so, we used a theoretical-bibliographic study, in which we analyzed a set of theses and dissertations that developed science teaching interventions supported by the theory. This analysis allowed us to enunciate theoretical-methodological guidelines for the planning of teaching supported by the theory of conceptual profiles. <![CDATA[A INFLUÊNCIA DOS CONTEXTOS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os contextos escolares influenciam a construção dos saberes experienciais docentes de professores de Ciências/Biologia. Baseando-nos nos estudos de Wertsch sobre a ação mediada, consideramos que os saberes experienciais são construídos na tensão entre os sujeitos e as ferramentas culturais por eles empregadas. Produzimos os dados por meio de narrativas de um grupo focal em que os professores discutiram aspectos relacionados ao planejamento, à prática e à avaliação do trabalho docente. Os resultados evidenciam que aspectos tais como organização do tempo de planejamento, disponibilidade de recursos e burocracia interferem na possibilidade de produção de trabalhos interdisciplinares e de reflexões compartilhadas; na adaptação constante do que será ensinado; e no desenvolvimento da autonomia docente. Por fim, sugerimos que mobilizar esses saberes em programas de formação de professores contribui para a construção de uma profissionalidade docente.<hr/>RESUMEN: El objetivo de esta investigación es comprender cómo los contextos escolares influyen en la construcción de los saberes experienciales de enseñanza de los profesores de Ciencias/Biología. Teniendo como base los estudios de Wertsch sobre la acción mediada, consideramos que los saberes experienciales se construyen a partir de la tensión entre los sujetos y las herramientas culturales que emplean. Producimos los datos a través de narrativas de un grupo focal en el que los profesores discutieron aspectos relacionados con la planificación, la práctica y la evaluación del trabajo docente. Los resultados muestran que aspectos como la organización del tiempo de planificación, la disponibilidad de recursos y la burocracia interfieren en la posibilidad de producir trabajos interdisciplinarios y reflexiones compartidas; en la constante adaptación de lo que se enseñará; y en el desarrollo de la autonomía docente. Finalmente, señalamos que movilizar esos saberes en los programas de formación docente contribuye a la construcción de la profesionalidad de los profesores.<hr/>ABSTRACT: This research aims to understand how school contexts influence on building Science/Biology teachers’ experiential knowledge. Based on Wertsch’s studies on mediated action, we consider that experiential knowledge is built in the tension between subjects and in the cultural tools they apply. We produced data through narratives from a focus group in which teachers discussed aspects related to planning, practice and assessment of teaching work. The results show that aspects such as planning time organization, resources availability and bureaucracy interfere in the possibility of producing interdisciplinary work and shared reflections; in the constant adaptation of what will be taught; and in the development of teaching autonomy. Finally, we suggest that mobilizing this knowledge in teacher training programs contributes to building teaching professionality. <![CDATA[A RESIDÊNCIA DOCENTE COMO ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES E DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente trabalho, fundamentado na pesquisa-ação colaborativa e na pesquisa (auto)biográfica, foca as experiências formativas das autoras no Projeto de Ciências de um Programa de Residência Docente (PRD), tendo como objetivos: analisar os saberes que essas experiências possibilitaram produzir; elencar seus impactos sobre a formação e a construção da identidade docente e identificar as condições do PRD que favoreceram a construção dos saberes profissionais. Utilizando-se como metodologia a Análise do Discurso as três narrativas apontaram o início da carreira como etapa de intenso aprendizado, de transformações nas identidades profissionais e de condições de trabalho desfavoráveis. Relacionamos as alterações nas políticas curriculares sobre as licenciaturas à ampliação da formação pedagógica e experiencial dos professores. Caracterizamos a participação no PRD - Ciências como palco para o desenvolvimento da codocência e da pesquisa sobre a práxis, para a construção de diferentes saberes profissionais e para o desenvolvimento da identidade docente das autoras, enquanto professoras-pesquisadoras-autoras.<hr/>RESUMEN: Este trabajo, basado en investigación-acción colaborativa e investigación (auto)biográfica, se enfoca en las experiencias formativas de las autoras en un Proyecto de Ciencias de un Programa de Residencia Docente (PRD). La investigacióntuvo los siguientes objetivos: analizar los saberes que estas experiencias posibilitaron producir; listar sus efectosen la formación y construcción de la identidad docente, e identificar las condiciones del PRD que favorecieron la construcción del conocimiento profesional. El proceso analítico se basó en el Análisis del Discurso. Las tres narrativas tuvieron como punto común la identificación del inicio de la carrera como una etapa de intenso aprendizaje, transformaciones en las identidades profesionales y condiciones laborales desfavorables. Relacionamos los cambios en las políticas curriculares sobre las carreras de formación de profesoradocon la expansión de la formación pedagógica y experiencial de los docentes. Caracterizamos la participación en el PRD - Ciencias como un escenario para el desarrollo de la codocencia y la investigación sobre la praxis, para la construcción de diferentes saberes profesionales y el desarrollo de la identidad docente de las autoras, como docentes-investigadoras-autoras.<hr/>ABSTRACT: The presentwork, based on collaborative action research and (auto)biographical research, focuses on the formative experiences of the authors in a Science Project within a Teaching Residency Program (PRD), aiming to analyze the knowledge produced by these experiences, list their impacts on teacher training and identity construction, , and to identify the conditions of the PRD that favored the construction of professional knowledge. The analytical process was based on Discourse Analysis. The three narratives had as a common point the identification of the beginning of the career as a stage of intense learning, transformations in professional identities and unfavorable working conditions. We relate the changes in curricular policies on undergraduate courses to the expansion of pedagogical and experiential training of teachers. We characterize the participation in the PRD as a stage for the development of co-teaching and research on praxis, the construction of different professional knowledge and the development of the authors’ teaching identity, as teachers-researchers-authors. <![CDATA[PRESSUPOSTOS DE AVALIAÇÃO NA APLICAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este estudo tem o objetivo de investigar como está sendo conduzido o processo de avaliação baseada no uso de jogos digitais no ensino de química, a partir da análise da produção acadêmica publicada em bases de dados eletrônicas. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida entre o período de 2011 a 2021 nas bases SCOPUS, Web of Science, ACS Publications e Portal de Periódicos CAPES. Foram coletados 49 artigos e a análise foi feita sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma maior frequência de trabalhos que buscaram avaliar questões referentes ao funcionamento do jogo e deixaram de lado questões sobre a avaliação que pudessem atestar se houve algum aprendizado durante o jogo digital.<hr/>RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo investigar cómo se lleva a cabo el proceso de evaluación basado en el uso de juegos digitales en la enseñanza de la química, a partir del análisis de la producción académica publicada en bases de datos electrónicas. Para ello, la recolección de datos se realizó a través de una Revisión Sistemática de Literatura, desarrollada entre el período de 2011 a 2021 en las bases de datos SCOPUS, Web of Science, ACS Publications y Portal de Periódicos CAPES. Se recogieron 49 artículos y el análisis se realizó desde la perspectiva del análisis de contenido. Los resultados evidenciaron una mayor frecuencia de trabajos que buscaban evaluar cuestiones relacionadas con el funcionamiento del juego y dejaban de lado preguntas sobre la evaluación que pudieran atestiguar si hubo algún aprendizaje durante el juego digital.<hr/>ABSTRACT: This study aims to investigate how the assessment process based on the use of digital games in chemistry teaching is being conducted, based on the analysis of academic production published in electronic databases. For this, data collection took place through a Systematic Literature Review, developed between the period from 2011 to 2021 in the SCOPUS, Web of Science, ACS Publications and Portal de Periódicos CAPES databases. 49 articles were collected and the analysis was carried out from the perspective of content analysis. The results showed a greater frequency of works that sought to evaluate issues related to the operation of the game and left aside questions about the evaluation that could attest if there was any learning during the digital game. <![CDATA[MOVIMENTOS TECNOCIENTÍFICOS NA AMÉRICA LATINA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar estudos latino-americanos, que se pautam em aspectos como a participação social no desenvolvimento científico-tecnológico e a concepção de agendas de pesquisa no contexto da Educação em Ciências, no contexto da perspectiva do Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) e da Tecnologia Social. Para isso, localizamos pesquisas publicadas em periódicos nos países da América Latina, nas seguintes bases de dados: Scielo e Redalyc. Os estudos foram analisados com base na Análise Textual Discursiva, tendo como categorias a Participação Social e a Ressignificação de agendas de pesquisa. Dentre os resultados, evidenciamos nos estudos que a Participação Social potencializa a reconstrução de relações sociais coletivas e tem contribuído para a mudança de postura de atores sociais no fazer ciência e tecnologia; e a Ressignificação de agendas de pesquisa propiciaram o direcionamento para o desenvolvimento científico-tecnológico, latino-americano, aderente às especificidades locais, contribuindo para uma Educação em Ciências crítica e emancipatória.<hr/>RESUMEN: La investigación tiene como objetivo identificar y analizar los estudios latinoamericanos, que se fundamentan en aspectos como la participación social en el desarrollo científico-tecnológico y la concepción de agendas de investigación en el contexto de la Educación en Ciencias, en el marco de la perspectiva del Pensamiento Latinoamericano en Ciencia, Tecnología y Sociedad (PLACTS) y Tecnología Social. Para ello, hallamos investigaciones publicadas en revistas de países de América Latina, en las siguientes bases de datos: Scielo y Redalyc. Se analizaron los estudios a partir del Análisis Textual Discursivo, teniendo como categorías la Participación Social y la Resignificación de las agendas de investigación. Entre los resultados, evidenciamos en los estudios que la Participación Social ha potenciado la reconstrucción de las relaciones sociales colectivas y ha contribuido al cambio de actitud de los actores sociales al hacer ciencia y tecnología; y la Resignificación de agendas de investigación orientó el desarrollo científico-tecnológico, latinoamericano, adherido a las especificidades locales, contribuyendo a una Educación en Ciencias crítica y emancipadora.<hr/>ABSTRACT: The research aims to identify and analyze Latin American studies, which are based on aspects such as social participation in scientific-technological development and the conception of research agendas in the context of Science Education, in the context of the perspective of Thought Latin America in Science, Technology and Society (PLACTS) and Social Technology. For this, we located research published in journals in Latin American countries, in the following databases: Scielo and Redalyc. The studies were analyzed based on the Discursive Textual Analysis, having as categories the Social Participation and the Reframing of research agendas. Among the results, we evidenced in the studies that Social Participation has potentiated the reconstruction of collective social relations and contributed to the change of attitude of social actors in doing science and technology; and the reframing of research agendas provided direction for Latin American scientific-technological development, adherent to local specificities, contributing to a critical and emancipatory Science Education. <![CDATA[Potencialidades das interações sociais na explicitação de conhecimentos em atividades experimentais de Química com uma estudante cega]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Na literatura, são ressaltadas potencialidades do trabalho em grupo para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Neste estudo, investigou-se como as interações sociais do tipo colaborativo e tutorial podem favorecer a explicitação dos conhecimentos discentes em uma proposta de atividade experimental de Química em um grupo com uma estudante cega e três estudantes videntes. Durante uma sequência de atividades experimentais de Química, as interações entre os quatro estudantes do grupo, alunos de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira, foram registradas em áudio e vídeo, transcritas e submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva. Dentre os resultados, destacam-se conhecimentos de diferentes naturezas, explicitados ao longo da interação social. As interações tutoriais direcionaram-se, com mais destaque, à explicitação de atitudes e valores, muitas vezes desconsiderados no desenvolvimento de atividades experimentais de Química em contextos com estudantes cegos/as.<hr/>RESUMEN: En la literatura se pone énfasis en el potencial del trabajo en grupo para el aprendizaje de contenidos conceptuales, procedimentales y actitudinales. En este estudio, se investigó cómo las interacciones sociales colaborativas y tutoriales pueden favorecer la puesta en evidencia de los conocimientos de los discentes durante actividades experimentales de Química en un grupo con una estudiante ciega y tres estudiantes videntes. A lo largo de una serie de actividades experimentales de Química, las interacciones entre un grupo de cuatro alumnos de una clase de primaria de una escuela pública brasileña se grabaron en audio y video, y luego se las transcribió y se las sometió a los procedimientos de análisis textual discursivo. Entre los resultados, se destacan conocimientos de distintas naturalezas evidenciados en el transcurso de la interacción social. Las interacciones tutoriales se dirigieron, de forma más destacada, a la explicación de actitudes y valores que a menudo se pasan por alto durante el desarrollo de actividades experimentales de Química en contextos con presencia de alumnos/as ciegos/as.<hr/>ABSTRACT: In the literature, the potentials of group work for learning conceptual, procedural and attitudinal content have been highlighted. In this study, we investigated how collaborative and tutorial social interactions can favor the clarification of students’ knowledge in a Chemistry experiment carried out by a group of three sighted students and one blind student. During a sequence of Chemistry experiments, the interactions between the four students attending an elementary school class of a Brazilian public school were audio and video recorded, then transcribed and submitted to the procedures of discursive textual analysis. Among the results, different kinds of knowledge were made explicit throughout the social interactions. The tutorial interactions were mainly directed to make explicit some attitudes and values often disregarded in the development of Chemistry experiments in contexts with blind students. <![CDATA[A Natureza da representação a partir do referencial de Bas van Fraassen e a atribuição de sentido ao conhecimento químico escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Inicialmente apresentam-se aspectos da problemática da natureza da representação no ensino, evidenciando a desconexão entre os sentidos atribuídos pelos professores e pelos alunos aos modelos representativos de conhecimentos científicos escolares, a partir de exemplos oriundos do ensino de Química. Em seguida, são resgatados e discutidos aspectos da concepção pragmatista de Bas van Fraassen. Ao cotejar aqueles exemplos com categorias de pensamento desse referencial, foi possível evidenciar que os desafios que surgem na aprendizagem da Química relacionados às representações não são solucionados pela introdução de teorias mais complexas e, portanto, mais “próximas da realidade”, mas constituem desafios inerentes à própria relação de representação. Em particular, foi possível apontar aspectos constitutivos essenciais da representação: seu caráter relacional, seu caráter intencional ao atribuir predicados, sua distorção virtuosa e a assimetria em sua relação com o representado. Concluímos que a reflexão sobre esses aspectos pode contribuir para o aprofundamento da compreensão da natureza das representações químicas, na perspectiva de uma abordagem que vise priorizar a construção de sentido ao conhecimento químico.<hr/>RESUMEN: Inicialmente, se presentan aspectos del problema de la naturaleza de la representación en la enseñanza, destacando la desconexión entre los significados atribuidos por profesores y por los alumnos a los modelos representativos del saber científico escolar, a partir de ejemplos provenientes de la enseñanza de la Química. Luego, se rescatan y discuten aspectos de la concepción pragmatista de Bas van Fraassen. Al comparar esos ejemplos con categorías de pensamiento de este marco, fue posible mostrar que los desafíos que surgen en el aprendizaje de la Química relacionados con las representaciones no se resuelven introduciendo teorías más complejas y, por lo tanto, más “cercanas a la realidad”, sino que constituyen desafíos inherentes a la propia relación de representación. En particular, fue posible señalar aspectos constitutivos esenciales de la representación: su carácter relacional, su carácter intencional al atribuir predicados, su distorsión virtuosa y la asimetría en su relación con el representado. Concluimos que una reflexión sobre estos aspectos puede contribuir a profundizar en la comprensión de la naturaleza de las representaciones químicas, desde la perspectiva de un enfoque que pretende priorizar la construcción de sentido al conocimiento químico. <![CDATA[COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimentos sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A pesquisa sistemática foi realizada através de levantamentos em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características das pesquisas que abordam o conceito de CoP como cenário formativo de professores da educação em ciências. Procedeu-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) baseada nas seguintes categorias: características da produção acadêmica; sentidos produzidos sobre a formação de professores; abordagens metodológicas mobilizadas e problemáticas levantadas nas pesquisas; bem como os objetivos e resultados alcançados. Nossas análises apontam que as pesquisas sobre o tema consideram as CoP como uma ferramenta teórica-analítica, mas também como uma estratégia projetada para promover aprendizagens, constituindo-se como um espaço mais democrático e horizontal de formação de professores de ciências.<hr/>RESUMEN: Este artículo presenta una revisión sistemática de la producción de conocimientos sobre el concepto de Comunidad de Práctica (CoP) relacionado con la formación de profesores de ciencias en los últimos 20 años en investigaciones realizadas en Brasil y Portugal. Se realizó una investigación sistemática en bases de datos y repositorios para identificar las principales características de las investigaciones que abordan el concepto de CoP como escenario formativo de profesores de educación en ciencias. Se realizó el análisis de contenido (BARDIN, 2011) basado en las siguientes categorías: características de la producción académica; sentidos producidos con respecto a la formación de profesores; enfoques metodológicos utilizados y problemáticas suscitadas en las investigaciones; así como los objetivos y resultados alcanzados. Nuestros análisis indican que las investigaciones consideran las CoP como una herramienta teórico-analítica y como una estrategia para promover aprendizajes, constituyéndose un espacio democrático y horizontal de formación de profesores de ciencias.<hr/>ABSTRACT: This paper presents a systematic review of the production of knowledge on the concept of Practice Community (CoP), linked to the education of science teachers in the last 20 years, in research conducted in Brazil and in Portugal. The systematic review was carried out through the search in databases and repositories, with the aim of identifying the main characteristics of the research that addresses the concept of CoP as a formative scenario for education science teachers, including their rationale, aims, methodology and results, and, mostly, the meanings produced about teachers’ education. Our analysis points out that most of the research are considered as a theorical and methodological framework, but also as a strategy designed to establish more democratic and horizontal spaces for science teachers’ education. <![CDATA[ENTRE NORMAS E ROTINAS DA QUÍMICA ORGÂNICA: O TRABALHO COM OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Partimos do pressuposto de que a aproximação de normas e rotinas características da atividade científica pode ser elemento promotor de aprendizagem das ciências. Assim, buscamos responder a questão de pesquisa: “Em aulas de Química Orgânica para estudantes do ensino superior, quais domínios do conhecimento científico são mobilizados pela professora?” Para isso, foram gravadas, em áudio e vídeo, aulas da disciplina de Química Orgânica para uma turma de Licenciatura em Química. Os dados produzidos para esta pesquisa advêm da transcrição dessas gravações e foram analisados qualitativamente com o objetivo de identificar a mobilização dos domínios do conhecimento científico pela professora. Os resultados indicaram que os domínios conceitual e material surgem com frequência, e o epistêmico raramente. Já o domínio social surge vinculado, especialmente, ao uso das representações. Ao interagir com esses domínios a professora relaciona o material experimental ao uso das representações. Como implicações desta pesquisa defendemos a ideia de objeto epistêmico para abordagem das representações e caracterização do domínio material.<hr/>RESUMEN: Partimos del supuesto de que la aproximación a normas y rutinas propias de la actividad científica puede ser un elemento que promueva el aprendizaje de las ciencias. Así, buscamos responder a la pregunta de investigación: “En las clases de Química Orgánica para estudiantes de la educación superior, ¿qué dominios del conocimiento científico son movilizados por el docente?”. Para ello se grabaron clases de Química Orgánica, en audio y video, para una clase de grado en Profesorado en Química. Los datos producidos para esta investigación provienen de la transcripción de esas grabaciones y fueron analizados cualitativamente con el objetivo de identificar la movilización de los dominios del conocimiento científico por parte del docente. Los resultados indican que los dominios conceptual y material aparecen con frecuencia, y el epistémico rara vez. El dominio social, en cambio, aparece ligado al uso de las representaciones. Al interactuar con estos dominios, el docente relaciona el material experimental con el uso de representaciones. Como implicaciones de esta investigación defendemos la idea de un objeto epistémico para acercarnos a las representaciones y caracterizar el dominio material.<hr/>ABSTRACT: We assume that the approximation of norms and routines characteristic of scientific activity can be an element that promotes science learning. Thus, we aim to answer the research question: “In Organic Chemistry classes for Higher Education students, which domains of scientific knowledge are mobilized by the professor?”. Therefore, Organic Chemistry classes in a teacher training program in Chemistry were recorded in audio and video. The data produced for this research come from the transcription of these recordings and were analyzed qualitatively in order to identify mobilization of the domains of scientific knowledge by the professor. The results indicated that the conceptual and material domains appear frequently, and the epistemic rarely. The social domain, on the other hand, appears linked to the use of representations. When interacting with these domains, the professor relates the experimental material to the use of representations. As implications of this research, we defend the idea of an epistemic object to approach visual representations and characterize the material domain. <![CDATA[SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100315&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O objetivo da pesquisa é analisar os enunciados de gênero e relações de poder presentes nos discursos docentes a respeito de alguns conhecimentos da biologia, significando-os a partir das epistemologias feministas. Os/as participantes foram seis docentes universitários/as de uma instituição pública. O corpus de análise foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas. Os enunciados foram significados relacionando as ferramentas de Foucault e as teorizações feministas. Foram reiterados discursos que naturalizam as relações sociais a partir de conhecimentos da biologia; discursos que mantêm as dicotomias e silenciam as diversidades; discursos que humanizam células e moléculas. Discursos da crítica da ciência e de resistência a distintos modos de opressão também foram reiterados. O que é dito ou não no ensino de ciências é influenciado pelas relações entre poder e saber, assim, certos discursos são evidenciados em detrimento de outros. Pôr em circulação outras verdades afronta essas relações de poder.<hr/>RESUMEN: El objetivo de la investigación es analizar los enunciados de género y las relaciones de poder presentes en los discursos del profesorado sobre algunos conocimientos de la biología, significándolos desde las epistemologías feministas. Participaron seis profesores/as universitarios/as de una institución pública. El corpus de análisis se construyó a través de entrevistas semiestructuradas. Se buscaron los significados de los enunciados relacionando las herramientas de Foucault y las teorizaciones feministas. Se reiteraron discursos que naturalizan las relaciones sociales desde el conocimiento de la biología; discursos que mantienen dicotomías y silencian diversidades; discursos que humanizan células y moléculas. También se reiteraron discursos de crítica a la ciencia y de resistencia a diferentes modos de opresión. Lo que se dice o no se dice en la enseñanza de las ciencias está influenciado por las relaciones entre poder y conocimiento, por lo que se destacan ciertos discursos en detrimento de otros. Poner en circulación otras verdades afronta estas relaciones de poder.<hr/>ABSTRACT: This research aimed at analyzing utterances regarding gender and power relations observed in teachers’ discourses addressing certain biology knowledge and giving them meaning from the standpoint of feminist epistemologies. The participants were six university professors working in a public institution. The analysis corpus was built up using semi-structured interviews. The utterances were analyzed relating Foucault’s tools and feminist theories. We observed the repetition of discourses that naturalize social relations from biology knowledge, discourses that keep dichotomies and silence diversity, and discourses humanizing cells and molecules. Discourses of the science critique and of resistance to different modes of oppression were also repeated. What is said or not when teaching sciences is influenced by power and knowledge relations, thus, some discourses are evidenced in detriment of others, since circulating other truths confronts such power relations. <![CDATA[DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS ANIMAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO OS AQUÁRIOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100316&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Neste estudo, exploramos como crianças de 4 a 5 anos de idade abordaram os valores atribuídos ao habitat do tubarão. A sequência interativa examinada faz parte de um estudo de caso realizado em uma turma de uma EMEI no município de São Paulo, localizada em uma região periférica e vulnerável, composta por 32 crianças. Para compreender o contexto, elaboramos um mapa episódico e aplicamos as categorias de Lemke (1990) e Mortimer e Scott (2003) no estudo do padrão temático. Nosso objetivo foi verificar até que ponto a interação estabeleceu um espaço dialógico de escuta para as crianças, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicam que, desde cedo, as crianças apresentam visões socioculturais sobre o habitat do tubarão. No entanto, através de atividades lúdicas que incentivam a formulação de perguntas e a consideração de diferentes perspectivas, foi possível estimular o pensamento crítico e a reflexão ética das crianças sobre esse ambiente específico.<hr/>RESUMEN: En este estudio, exploramos cómo los niños de 4 a 5 años abordaron los valores atribuidos al hábitat del tiburón. La secuencia interactiva examinada forma parte de un estudio de caso realizado en una clase de una EMEI (Escuela Municipal de Educación Infantil) en la ciudad de São Paulo, ubicada en una región marginal y vulnerable, con 32 niños. Para comprender el contexto, desarrollamos un mapa episódico y aplicamos las categorías de Lemke (1990) y Mortimer y Scott (2003) en el estudio del patrón temático. Nuestro objetivo fue evaluar hasta qué punto la interacción estableció un espacio dialógico para escuchar a los niños, fundamental para el desarrollo del pensamiento crítico. Los resultados indican que, desde temprana edad, los niños presentan visiones socioculturales sobre el hábitat del tiburón. Sin embargo, a través de actividades lúdicas que fomentan el cuestionamiento y la consideración de diferentes perspectivas, se estimuló el pensamiento crítico y la reflexión ética de los niños con respecto a este ambiente específico.<hr/>ABSTRACT: In this study, we explored how 4 to 5-year-old children addressed the values attributed to shark habitat. The examined interactive sequence is part of a case study conducted in a class of an EMEI (Municipal School of Early Childhood Education) in the city of São Paulo, located in a peripheral and vulnerable region, with 32 children. To comprehend the context, we developed an episodic map and applied the categories of Lemke (1990) and Mortimer and Scott (2003) in the thematic pattern study. Our objective was to assess to what extent the interaction established a dialogic space for listening to the children, essential for the development of critical thinking. The results indicate that, from an early age, children present sociocultural views about shark habitat. However, through playful activities that encourage questioning and consideration of different perspectives, it was possible to stimulate critical thinking and ethical reflection of the children concerning this specific environment. <![CDATA[A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.<hr/>RESUMEN: La Astronomía aún es poco estudiada en los cursos de graduación, especialmente en el curso de Pedagogía, aunque se recomienda impartir este contenido desde los primeros años de la Enseñanza Primaria. Para comprender la relación entre la Astronomía y la formación inicial del pedagogo, esta investigación tiene como objetivo explorar la presencia y las características de la Astronomía en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pedagogía (PPC) presentes en las universidades federales de las capitales de los 26 estados brasileños y del Distrito Federal. Los resultados apuntan hacia la existencia de elementos de Astronomía en solo seis asignaturas, las cuales son analizadas según criterios específicos del análisis de contenido categórico de Bardin. Se considera que esta insuficiencia en la formación de los pedagogos puede conllevar una deficiencia en la formación científica de los alumnos de la Enseñanza Básica. Por lo tanto, surge la necesidad de revisar el currículo de Pedagogía, a fin de contemplar una Educación en Astronomía adecuada para la enseñanza en la Educación Básica.<hr/>ABSTRACT: Astronomy is still little studied in undergraduate courses, especially in the Pedagogy course, although teaching this content is recommended from the early years of Elementary School. In order to understand how this relationship between Astronomy and the initial formation of pedagogues takes place, this research aims to investigate the presence and characteristics of Astronomy in the Pedagogical Projects of Pedagogy Courses (PPC) present in the federal universities of the capitals of the 26 Brazilian states and the Federal District. The results point to the existence of Astronomy elements in only six disciplines, which are analyzed according to specific criteria of Bardin’s categorical content analysis. It is considered that this insufficiency in the training of pedagogues can lead to a deficiency in the scientific training of Elementary School students. Therefore, there is a need to revise the Pedagogy curriculum, in order to contemplate an Education in Astronomy indicated for teaching in Basic Education. <![CDATA[SEXO/GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DE NORMAS SOCIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AULAS DE BIOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100318&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Na educação em ciências, diferentes autores apontaram a importância de pensar como sexo/gênero pode ser incorporado às pesquisas e às práticas didáticas, visando a superação de desigualdades. Tendo como contexto aulas de biologia no ensino médio, analisamos as interações de um grupo de estudantes para compreender como sexo/gênero influenciam as normas sociais de construção do conhecimento. Encontramos evidências que indicam desequilíbrio na igualdade moderada dos integrantes do grupo, sendo mais valoradas as contribuições dos meninos cis. O uso dos padrões públicos de análise garantiu a visibilidade e aceitação dos argumentos das meninas cis. Discutimos como o reconhecimento de que as normas sociais de construção do conhecimento em sala de aula são influenciadas por sexo/gênero pode contribuir para pesquisas sobre aprendizagem epistêmica, assim como auxiliar docentes no estabelecimento de práticas que contribuam para a construção de um ambiente equitativo para a aprendizagem epistêmica.<hr/>RESUMEN: En la enseñanza de ciencias, diferentes autores han señalado la importancia de reflexionar sobre cómo es posible incorporar el sexo/género a la investigación y las prácticas didácticas, para superar las desigualdades. Tomando como contexto clases de biología de la educación secundaria, analizamos las interacciones de un grupo de estudiantes para comprender cómo el sexo/género influye en las normas sociales de construcción del conocimiento. Encontramos evidencias del desequilibrio en la igualdad moderada de los miembros del grupo, siendo más valoradas las contribuciones de los niños cis. El uso de estándares públicos de análisis aseguró la visibilidad y aceptación de los argumentos de las niñas cis. Discutimos cómo la comprensión de que las normas sociales de construcción del conocimiento en la clase están influenciadas por el sexo/género puede contribuir a la investigación sobre el aprendizaje epistémico, así como ayudar a los docentes a establecer prácticas que contribuyan a la construcción de un ambiente equitativo para el aprendizaje epistémico.<hr/>ABSTRACT: In science education, several authors have pointed out the importance of thinking about how sex/gender can be incorporated into research and teaching in order to overcome inequalities. Taking high school biology classes as a context, we analyzed the interactions of a group of students to understand how sex/gender influences the social norms of knowledge construction. We found evidence that indicates an imbalance in the moderate equality of group members, with cis boys’ contributions being more valued. The use of public analysis standards ensured the visibility and acceptance of cis girls’ arguments. We discuss how the recognition that the social norms of construction of knowledge in the classroom are influenced by sex/gender and how it can contribute to research on epistemic learning, as well as assist teachers in establishing practices that contribute to constructing an equitable environment for epistemic learning. <![CDATA[LEI PERIÓDICA, ELEMENTOS QUÍMICOS E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS: PONDERAÇÕES A PARTIR DE NORWOOD HANSON E THOMAS KUHN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100319&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A temática em torno de descobertas científicas é bastante negligenciada no âmbito de e sobre ciências, principalmente no que concerne em compreendê-la histórica e epistemologicamente. Inclusive, muitas vezes, descobertas são tratadas como uma simples informação de datas, locais e pessoas. Este trabalho apresenta algumas discussões centradas em episódios históricos ligados a elementos químicos e à Lei periódica, a partir de ponderações de Thomas Kuhn e Norwood Hanson, visando evidenciar e contextualizar a estrutura conceitual e epistemológica de certas descobertas científicas. Dessa forma, resgatam-se questões acerca da inseparabilidade dos contextos da descoberta e da justificativa, as complexas estruturas intrínsecas à gênese do conhecimento científico e distintos tipos e categorias de descobertas na ciência.<hr/>RESUMEN: The theme surrounding scientific discoveries is quite neglected in and about the sciences, especially in terms of understanding it historically and epistemologically. In fact, many times, discoveries are treated as simple information about dates, places and people. This work presents some discussions centered on historical episodes related to chemical elements and the Periodic Law, based on reflections by Thomas Kuhn and Norwood Hanson, aiming to highlight and contextualize the conceptual and epistemological structure of certain scientific discoveries. In this way, issues related to the inseparability of the contexts of discovery and justification are recovered, as well as the complex intrinsic structures of the genesis of scientific knowledge and distinct types and categories of discoveries in science.<hr/>ABSTRACT: The theme surrounding scientific discoveries is quite neglected in and about the sciences, especially in terms of understanding it historically and epistemologically. In fact, many times, discoveries are treated as simple information about dates, places and people. This work presents some discussions centered on historical episodes related to chemical elements and the Periodic Law, based on reflections by Thomas Kuhn and Norwood Hanson, aiming to highlight and contextualize the conceptual and epistemological structure of certain scientific discoveries. In this way, issues related to the inseparability of the contexts of discovery and justification are recovered, as well as the complex intrinsic structures of the genesis of scientific knowledge and distinct types and categories of discoveries in science. <![CDATA[DE QUE CIDADANIA ESTAMOS FALANDO? UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100320&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Considerando os recorrentes ataques ao estado democrático de direito e ao conhecimento científico, o presente trabalho se caracteriza como uma revisão da literatura que pretende investigar como o Ensino de Ciências tem tratado a formação para a cidadania. Partindo de discussões teóricas que diferenciam modelos de cidadania e de cidadão conforme teorias políticas contemporâneas, foram analisados 64 artigos publicados em periódicos nacionais de Qualis A1, A2 e B1. Os resultados evidenciam uma pluralidade discursiva - apesar da escassez de abordagens que considerem a polissemia do conceito de cidadania - e apontam para o favorecimento de modelos democráticos liberais e de lógica socializante em detrimento de propostas participativas. Predominam investigações no âmbito da Educação Básica, as quais majoritariamente se alinham ao liberalismo político, e destaca-se uma possível dificuldade da área em conceber as disciplinas científicas como elementos de superação de desigualdades e busca por justiça social.<hr/>RESUMEN: Considerando los recurrentes ataques al Estado democrático de derecho y al conocimiento científico, este trabajo se caracteriza por ser una revisión bibliográfica cuyo objetivo es investigar cómo la Enseñanza de las Ciencias ha tratado la formación para la ciudadanía. A partir de discusiones teóricas que diferencian modelos de ciudadanía y ciudadano según las teorías políticas contemporáneas, se analizaron 64 artículos publicados en revistas nacionales de Qualis A1, A2 y B1. Los resultados resaltan una pluralidad discursiva -a pesar de la escasez de enfoques que consideren la polisemia del concepto de ciudadanía- y apuntan la posibilidad de favorecer modelos democráticos liberales y lógicas socializadoras en detrimento de propuestas participativas. Predominan las investigaciones en el ámbito de la Educación Básica, las cuales mayoritariamente se alinean con el liberalismo político, y se destaca una posible dificultad en el área para concebir las asignaturas científicas como elementos para la superación de las desigualdades y la búsqueda de la justicia social.<hr/>ABSTRACT: Considering the recurrent attacks on the democratic rule of law and scientific knowledge, the present work is characterized as a literature review that intends to investigate how Science Teaching has treated the citizenship education. Starting from theoretical discussions that differentiate citizenship and citizen models according to contemporary political theories, 64 articles published in national journals of Qualis A1, A2 and B1 were analyzed. The results show a discursive plurality - despite the scarcity of approaches that consider the polysemy of the concept of citizenship - and point to the favoring of liberal and socializing democratic models to the detriment of partipatory proposals. Investigations in the scope of Basic Education predominate, which portray the strong presence of political liberalism, and a possible difficulty in the area in conceiving scientific disciplines as elements for overcoming inequalities and the search for social justice is highlighted. <![CDATA[A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE CAUSALIDADE E DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100321&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O objetivo deste trabalho é explorar a relação entre modelos de causalidade e o desempenho experimental de estudantes durante atividades investigativas. Noventa e dois alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal participaram desta pesquisa quantitativa, com delineamento pré-experimental, na qual foram indagados sobre a causalidade das variáveis antes e após a realização de atividades investigativas por meio de uma simulação computacional. Os resultados sugerem que os participantes que apresentaram um modelo mais adequado de causalidade entre as variáveis envolvidas tenderam a apresentar estratégias mais adequadas de experimentação, resultando em um melhor desempenho experimental e escores superiores no questionário final.<hr/>RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo explorar la relación entre los modelos de causalidad y el desempeño experimental de los estudiantes durante las actividades de investigación. Noventa y dos estudiantes de primer año de secundaria de una escuela pública federal participaron de esta investigación cuantitativa, con un diseño preexperimental, en la que se les preguntó sobre la causalidad de las variables antes y después de realizar actividades investigativas a través de una simulación computacional. Los resultados sugieren que los participantes que presentaron un modelo adecuado de causalidad de las variables involucradas tendieron a presentar estrategias de experimentación más adecuadas, resultando en un mejor desempeño experimental y mayores puntajes en el cuestionario final.<hr/>ABSTRACT: This work aims to explore the relationship between causality models and the experimental performance of students during investigative activities. Ninety-two first-year high school students from a federal public school participated in this quantitative research, with a pre-experimental design, in which they were asked about the causality of variables before and after carrying out investigative activities through a computer simulation. The results suggest that the participants who presented an adequate model of causality of the variables involved tended to present more adequate experimentation strategies, resulting in better experimental performance and higher scores in the final test. <![CDATA[CIENTISTAS NA SALA DE AULA: INTERAÇÕES COM BONECOS E DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO ENTRE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100322&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este estudo investiga a participação de crianças em atividades na sala de aula que abordaram diretamente a imagem de cientista, envolvendo brincadeiras com “bonecos cientistas”, e tem como objetivo caracterizar e compreender a construção de relações das crianças com a ciência e com o cientista. Os participantes foram estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, guiada pela Etnografia em Educação, baseou-se em notas de campo e registros em vídeo derivados de observação participante para desenvolver análises macroscópicas. Identificaram-se eventos significativos em cada turma para análise microscópica das transcrições, com uma perspectiva contrastiva. Nas duas turmas, a interação entre os participantes e os bonecos possibilitou a participação em práticas sociais da ciência escolar, porém, a trajetória de cada turma e as características dos bonecos tiveram consequências para como interações e conhecimentos foram construídos.<hr/>RESUMEN: Este estudio investiga la participación de niños en actividades en clase que abordaron directamente la imagen del científico, involucrando juegos con “muñecos científicos”, y su objetivo es caracterizar y comprender la construcción de las relaciones entre los niños y la ciencia y el científico. Participaron estudiantes de dos clases del tercer grado de la Educación Primaria. La investigación, guiada por la Etnografía en Educación, se basó en notas de campo y registros de videos derivados de la observación participante para desarrollar análisis macroscópicos. Se identificaron eventos significativos en cada clase para el análisis microscópico de las transcripciones, con una perspectiva contrastiva. En las dos clases, la interacción entre los participantes y los muñecos posibilitó la participación en prácticas sociales de ciencia escolar, pero la trayectoria de cada clase y las características de los muñecos tuvieron consecuencias en cómo se construyeron las interacciones y conocimientos.<hr/>ABSTRACT: This study investigates children’s participation in activities that address directly the issue of scientists’ images, and that involve play with “scientists’ dolls”. It aims to describe and to understand processes of building relations between children, science and the scientist. The participants were 3rd graders from two different classes. Informed by Ethnography of Education and based on field notes and video records derived from participant observation, we developed initially macroscopic analysis, identifying significative events from each class to develop a microscopic analysis based on transcripts. In the two classes participants’ interactions with the dolls provided opportunities to engage in social practices of school Science. However, each class’ history, and characteristics of the doll had consequences for how the interactions and knowledge was constructed. <![CDATA[INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO ASSOCIADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O estudo apresenta uma revisão das produções estrangeiras publicadas na base de dados Education Resources Information Center (ERIC), associados ao uso da metacognição em intervenções didáticas em Biologia. A problemática está na dificuldade e limitação quando se trata de avaliar a presença do pensamento metacognitivo. Partindo da pergunta: quais os instrumentos utilizados para produção de dados que as pesquisas têm empregado quando se trata de estudos de intervenção didática guiada pela metacognição? Analisa 22 trabalhos quanto aos instrumentos, que correspondem a um universo de onze métodos distintos, sendo os questionários os mais utilizados. O estudo verifica um crescimento nas pesquisas a partir de 2014, um foco de pesquisas nos Estados Unidos e no ensino superior. Aponta para a carência de trabalhos envolvendo formação de professores e para os resultados promissores dos estudos em termos de potencialidade para a aprendizagem, constatando a existência de uma diversidade de entendimentos de metacognição.<hr/>RESUMEN: El estudio presenta una revisión de producciones extranjeras publicadas en la base de datos Education Resources Information Center (ERIC), asociadas al uso de la metacognición en intervenciones didácticas en Biología. El problema radica en la dificultad y limitación a la hora de valorar la presencia de pensamiento metacognitivo. Partiendo de la pregunta: ¿qué instrumentos se han utilizado para producir datos que la investigación ha empleado cuando se trata de estudios de intervención didáctica guiada por la metacognición? Se analizan 22 trabajos en cuanto a instrumentos, que corresponden a un universo de once métodos diferentes, siendo los cuestionarios los más utilizados. El estudio verifica un crecimiento en la investigación a partir de 2014, un foco de investigación en los Estados Unidos y en la educación superior. Señala la falta de trabajos que involucren la formación de profesores y los resultados prometedores de los estudios en términos de potencialidades para el aprendizaje, destacando la existencia de una diversidad de comprensiones de la metacognición.<hr/>ABSTRACT: The study presents a review of foreign productions published in the Education Resources Information Center (ERIC) database, associated with the use of metacognition in didactic interventions in Biology. The problem lies in the difficulty and limitation when it comes to assessing the presence of metacognitive thinking. Starting from the question: what instruments have been used to produce data that research has employed when it comes to didactic intervention studies guided by metacognition? It analyzes 22 works in terms of instruments, which correspond to a universe of eleven different methods, with questionnaires being the most used. The study verifies a growth in research from 2014, a focus of research in the United States and in higher education. It points to the lack of work involving teacher training and to the promising results of studies in terms of potential for learning, noting the existence of a diversity of understandings of metacognition. <![CDATA[UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100324&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O ensino de ciências não costuma tratar da dimensão filosófica da ciência, que envolve aspectos ontológicos e epistemológicos relacionados a uma concepção de mundo. Apresento uma revisão bibliográfica que é parte de uma pesquisa de mestrado e que tem por objetivo identificar os focos temáticos mobilizados por autores nacionais e estrangeiros da Educação em Ciências sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência. Nos 144 artigos selecionados, é recorrente a discussão sobre a natureza da realidade e a possibilidade de conhecê-la, além de uma valorização da abordagem epistemológica. Desse corpus, 11 trabalhos foram analisados com base no materialismo histórico e dialético, apresentando novos olhares da discussão filosófica sobre a realidade para a Educação em Ciências.<hr/>RESUMEN: La enseñanza de ciencias no suele abordar la dimensión filosófica de la ciencia, que involucra aspectos ontológicos y epistemológicos relacionados con una visión del mundo. Presento una revisión bibliográfica que forma parte de una investigación de maestría y que tiene el objetivo de identificar los enfoques temáticos movilizados por autores nacionales y extranjeros de la Educación en Ciencias sobre aspectos ontológicos y epistemológicos de la ciencia. En los 144 artículos seleccionados, la discusión sobre la naturaleza de la realidad y la posibilidad de conocerla son recurrentes, además de una valoración del enfoque epistemológico. De este corpus, se analizaron once trabajos considerando el materialismo histórico y dialéctico, presentando nuevas miradas sobre la discusión filosófica respecto a la realidad para la Educación en Ciencias.<hr/>ABSTRACT: Science teaching does not usually approach the philosophical dimension of science, which involves ontological and epistemological aspects related to a worldview. I present a bibliographical review that is part of a master’s research and which aims to identify the thematic approaches mobilized by national and foreign authors of Science Education on ontological and epistemological aspects of science. In the 144 selected articles, there is a recurring discussion about the nature of reality and the possibility of knowing it, in addition to a valuation of the epistemological approach. I analyzed 11 works from this corpus based on historical and dialectical materialism, presenting new perspectives of the philosophical discussion about reality for Science Education. <![CDATA[MATERNIDADE: CONFLITOS ENTRE AS DIMENSÕES BIOLÓGICA E SOCIAL - O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100325&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT: This bibliographical review presents a set of research about motherhood as a constructed social practice, the deterministic discourse of biology, and how it emerges in the training of biologists and teachers. The focus is on the Brazilian academic productions about this subject and its related aspects. About the methodological approach, the papers were raised from CAPES Portal in searches directed by descriptors previously defined. A set of 23 papers were found, and their analysis resulted in 3 thematic categories: 1. What is a mother?; 2. Breastfeeding; 3. What is a woman? - the biological discourse on stage. The results demonstrate the scarce discussion on specific topics. In general terms, discourses that speak directly about biological characteristics in women corroborate with the social place intended for them, over time, gave way to other sexist discourses, however masking under scientific neutrality. Within the production of scientific knowledge, it is evident that the purpose is to justify stereotypes in female and male bodies ways and, consequently, inequalities.<hr/>RESUMO: Esta revisão bibliográfica apresenta um conjunto de pesquisas sobre a maternidade como prática social construída, o discurso determinista da biologia e como emerge na formação de biólogos e professores. O foco está nas produções acadêmicas brasileiras sobre esse tema e seus aspectos relacionados. Quanto à abordagem metodológica, os artigos foram levantados do Portal CAPES em buscas direcionadas por descritores previamente definidos. Foi encontrado um conjunto de 23 artigos e sua análise resultou em 3 categorias temáticas: 1. O que é mãe?; 2. Amamentação; 3. O que é uma mulher? - o discurso biológico em cena. Os resultados demonstram a escassa discussão sobre temas específicos. Em linhas gerais, os discursos que falam diretamente sobre as características biológicas nas mulheres corroboram com o lugar social que lhes é destinado, ao longo do tempo, deram lugar a outros discursos sexistas, porém, mascarados sob a neutralidade científica. Na produção do conhecimento científico, fica evidente o propósito de justificar os estereótipos nos modos dos corpos feminino e masculino e, consequentemente, as desigualdades.<hr/>RESUMEN: Esta revisión bibliográfica presenta un conjunto de investigaciones sobre la maternidad como una práctica social construida, el discurso determinista de la biología y cómo emerge en la formación de los biólogos y profesores. El foco son las producciones académicas brasileñas sobre este tema y los aspectos relacionados. En relación con el enfoque metodológico, se recolectaron los artículos en el Portal CAPES en búsquedas dirigidas por descriptores previamente definidos. Se encontró un conjunto de veintitrés artículos y su análisis resultó en tres categorías temáticas: 1. ¿Qué es una madre?; 2. Amamantamiento; 3. ¿Qué es una mujer? - el discurso biológico en escena. Los resultados demuestran la escasa discusión sobre temas específicos. Por lo general, los discursos que hablan directamente sobre las características biológicas en las mujeres confirman el lugar social que les atribuye la sociedad, a lo largo del tiempo, dieron paso a otros discursos sexitas, sin embargo ocultados por la neutralidad científica. En la producción del conocimiento científico, se evidencia el propósito de justificar los estereotipos en los modos de los cuerpos femenino y masculino y, consecuentemente, las desigualdades. <![CDATA[QUEM GERA O TEMA GERADOR? O NECESSÁRIO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DE TEMAS GERADORES NA ESCOLA DO CAMPO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100326&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo debate a forma de obtenção dos temas geradores para o ensino em escolas do campo, apontando a necessidade e relevância da participação das(os) estudantes neste processo. Para tanto, discorre sobre os caminhos percorridos para a construção coletiva de uma metodologia de obtenção de temas geradores para o ensino de biologia em uma realidade camponesa, analisando aproximações e distanciamentos entre os temas geradores obtidos a partir da comunidade e a partir da(o)s estudantes. As técnicas usadas foram grupo focal, entrevistas e mapas socioambientais. Os temas gerados pelos diferentes grupos foram congruentes e apresentaram ancoragem na realidade, sobretudo os temas gerados pela(o)s estudantes, expressando as contradições socioculturais existentes na comunidade em que vivem. A participação estudantil no processo de construção de temas geradores é fundamental, pois a investigação da realidade favorece o despertar da curiosidade epistemológica e do protagonismo estudantil, promovendo uma formação ético-crítica a partir de um currículo contra-hegemônico.<hr/>RESUMEN: Este artículo analiza cómo obtener los temas generadores para la enseñanza en las escuelas del campo, evidenciando la necesidad y la relevancia de la participación de las(los) estudiantes en el proceso. Para ello, aborda los caminos recorridos para la construcción colectiva de una metodología de obtención de temas generadores para la enseñanza de la biología en una realidad campesina, analizando los acercamientos y alejamientos entre los temas generadores obtenidos de la comunidad y de las(los) estudiantes. Se utilizaron como técnicas el grupo focal, entrevistas y mapas socioambientales. Los temas generados por los diferentes grupos fueron congruentes y estaban anclados en la realidad, sobre todo los temas generados por las(los) estudiantes, expresando las contradicciones socioculturales existentes en la comunidad en que viven. La participación estudiantil en el proceso de construcción de los temas generadores es fundamental, pues la investigación de la realidad favorece el despertar de la curiosidad epistemológica y del protagonismo estudiantil, promoviendo una formación étnico-crítica basada en un currículo contrahegemónico.<hr/>ABSTRACT: This article discusses the process of obtaining generator themes for teaching in rural schools, highlighting the need and relevance of students’ participation in this process. To this end, it discusses on the paths taken for the collective construction of a methodology to obtain generator themes for biology teaching in a rural context, and analyzes the similarities and the differences between the generator themes obtained from the community and those obtained from the students. The techniques used were focus groups, interviews and socio-environmental maps. The themes generated by the different groups were similar and anchored in reality, especially those generated by the students, which express the sociocultural contradictions present in the community they live. Thus, student participation in the generator themes elaboration process is mandatory, once this process favor their epistemological curiosity and leadership, promoting ethical-critical education from a counter-hegemonic curriculum. <![CDATA[ARTIGO-PARECER: A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: <em>o caso Isaac no Mundo das Partículas</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente texto consiste em um artigo-parecer sobre o artigo original A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no Mundo das Partículas. A principal motivação para a escrita deste artigo-parecer é contribuir para o aprofundamento da temática da divulgação científica para crianças por intermédio do livro Isaac no Mundo das Partículas, escrito por Elika Takimoto. A seguinte pergunta norteou a investigação: como o livro Isaac no Mundo das Partículas pode colaborar para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças na perspectiva histórico-cultural? As reflexões teóricas realizadas, baseadas fortemente na obra vigotskiana Imaginação e criatividade na infância, permitiram concluir, entre outras considerações, que a leitura ou a escuta da história do livro de divulgação científica amplia a experiência da criança, na direção de criar bases para o desenvolvimento da sua imaginação, que será necessária à aprendizagem de ciências.<hr/>RESUMEN: Este texto es un informe de arbitraje sobre el artículo La presentación de conceptos en un libro de divulgación científica infantil: el caso de Isaac no Mundo das Partículas. La principal motivación para la elaboración del informe es contribuir a profundizar la temática de la divulgación científica a niños a partir del libro Isaac no Mundo das Partículas, de Elika Takimoto. La siguiente pregunta sirvió de base para la investigación: ¿cómo el libro Isaac no Mundo das Partículas puede colaborar al desarrollo de la creación y de la imaginación de los niños bajo la perspectiva histórico-cultural? Las reflexiones teóricas desarrolladas, que tuvieron como marco teórico la obra vigotskiana Imaginación y creación en la edad infantil, permitieron concluir, entre otras consideraciones, que la lectura o la escucha de la historia del libro de divulgación científica amplía la experiencia de los niños y posibilita crear bases para el desarrollo de su imaginación, que será necesaria para aprender ciencias.<hr/>ABSTRACT: This paper is an article-opinion based on the original article Presentation of concepts in a children’s science communication book: the case of Isaac no Mundo das Partículas. The main motivation for this article-opinion is to contribute to the discussions on science communication for children focusing on the book Isaac no Mundo das Partículas, by Elika Takimoto. The following question guided the research: how could the book Isaac no Mundo das Partículas enhance the development of children’s creativity and imagination from a historical-cultural perspective? The theoretical reflections, strongly based on the Vigotskian book Imagination and Creativity in Childhood, allowed us to conclude, among other considerations, that reading or listening to the story of a science communication book broadens children’s experience, thus creating grounds for the development of their imagination, which will be necessary for learning science. <![CDATA[ARTIGO-PARECER: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo-parecer dialoga com o texto “Educação para as relações étnico-raciais: um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas” (Alves-Brito &amp; Alho, 2022). Os autores utilizam a Teoria Crítica da Raça (TCR) como parte de seus referenciais para discutir educação e divulgação em ciência numa perspectiva decolonial e antirracista. Neste artigo, a proposta é expandir a discussão sobre a TCR e apresentar suas possibilidades para transformações na educação científica. O diálogo inicia com o histórico da TCR e examina seu conjunto de conceitos básicos, incluindo: a construção social da raça, a normalidade do racismo, a convergência de interesses, a racialização diferencial, a interseccionalidade e o reconhecimento da voz das pessoas não brancas. Por fim, este artigo-parecer aponta para conexões entre as reações de grupos conservadores de extrema-direita, a TCR e uma educação científica para as relações étnico-raciais.<hr/>RESUMEN: Este informe de arbitraje dialoga con el artículo “Educación para las relaciones étnico-raciales: un ensayo sobre alteridades subalternizadas en las ciencias físicas” (Alves-Brito &amp; Alho, 2022). Los autores utilizan la Teoría Crítica de la Raza (TCR) como parte de su marco teórico para discutir la educación y difusión de la ciencia desde una perspectiva decolonial y antirracista. En este informe, se busca ampliar la discusión sobre la TCR y presentar sus posibilidades para transformaciones en la educación científica. El diálogo comienza con la historia de la TCR y examina sus conceptos básicos, incluyendo: la construcción social de la raza, la normalidad del racismo, la convergencia de intereses, la racialización diferencial, la interseccionalidad y el reconocimiento de las voces de las personas no blancas. Finalmente, este informe señala las conexiones entre las reacciones de grupos conservadores de extrema derecha, la TCR y la educación científica para las relaciones étnico-raciales.<hr/>ABSTRACT: This paper engages with the manuscript “Education for ethnic-racial relations: an essay on subalternized alterities in the physical sciences” (Alves-Brito &amp; Alho, 2022). The authors use Critical Race Theory (CRT) as part of their framework to discuss science education and dissemination in a decolonial and anti-racist perspective. In this paper, the goal is to expand the discussion on CRT and present its possibilities for transformations in science education. The dialogue begins with the history of CRT and examines its set of basic tenets, including: the social construction of race, the normality of racism, interest convergence, differential racialization, intersectionality and recognition of the voices of People of Color. Finally, this paper points to connections between conservative extreme-right groups, CRT and scientific education for ethnic-racial relations. <![CDATA[ARTIGO-PARECER: VALIDAÇÃO DE TESTE EM TRÊS CAMADAS PARA MAPEAR PERFIS EPISTEMOLÓGICOS DE DENSIDADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100503&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este trabalho é um artigo-parecer derivado do processo de avaliação do artigo original de Melo e Amantes (2022b), que usa um teste de três camadas para avaliar os perfis epistemológicos dos alunos sobre o conceito de densidade, o primeiro artigo publicado na revista Ensaio, cujos dados suplementares de pesquisa foram disponibilizados publicamente no repositório Scielo Dataverse Ensaio. Começamos o debate explicando o paradigma da Ciência Aberta, que é um tema fundamental deste artigo-parecer. Após uma breve revisão de diferentes perspectivas para investigar como os alunos aprendem conceitos científicos, são abordadas a perspectiva sociocultural e cognitivista clássica da aprendizagem, destacando as diferenças centrais entre elas nas investigações sobre o aprendizado de conceitos científicos, enfatizando a importância das formas modernas de inventários conceituais para avaliar concepções dos alunos em amostras maiores. Após uma discussão sobre o método adotado pelas autoras, o modelo de Rasch, e a (falsa) dicotomia entre pesquisas qualitativas e quantitativas, a política de Dados Abertos foi mais bem detalhada para esclarecer suas potencialidades. Para ilustrar essas noções, é dado um exemplo da relevância de variáveis contextuais em um bem conhecido programa de avaliação em larga escala.<hr/>RESUMEN: Este trabajo es un informe de arbitraje derivado del proceso de evaluación del artículo original de Melo e Amantes (2022b), que utiliza una prueba de tres niveles para evaluar los perfiles epistemológicos de los estudiantes sobre el concepto de densidad, el primer artículo publicado en la revista Ensaio, cuyos datos suplementarios de investigación fueron puestos a disposición del público en el repositorio Scielo Dataverse Ensaio. Comenzamos el debate explicando el paradigma de la Ciencia Abierta, que es un tema fundamental de este informe de arbitraje. Después de una breve revisión de distintas perspectivas sobre cómo los estudiantes aprenden los conceptos científicos, se abordan la perspectiva sociocultural y cognitivista clásica del aprendizaje, destacando las diferencias centrales entre ellas en las investigaciones sobre el aprendizaje de los conceptos científicos, enfatizando la importancia de las formas modernas de inventarios conceptuales para investigar las concepciones de los estudiantes en muestras más grandes. Después de una discusión sobre el método adoptado por las autoras, el modelo de Rasch, y la (falsa) dicotomía entre la investigación cualitativa y cuantitativa, se explicó mejor la política de Datos Abiertos para aclarar sus potencialidades. Para ilustrar estas nociones, se proporciona un ejemplo de la relevancia de las variables contextuales en un programa de evaluación a gran escala bien conocido.<hr/>ABSTRACT: This work is an article-opinion derived from the review process of the original paper by Melo e Amantes (2022b), which uses a three-layer test to assess students’ epistemological profiles on the concept of density, the first article published in the journal Ensaio, whose supplementary research data were made publicly available in the Scielo Dataverse Ensaio repository. We started the debate by explaining the Open Science paradigm, which is a fundamental theme of this article-opinion. In the following, the sociocultural and classical cognitivist perspectives of learning are addressed, highlighting the core differences between them in investigations about learning scientific concepts, emphasizing the importance of modern forms of conceptual inventories to investigate students’ conceptions in larger samples. After a discussion about the method adopted by the authors, the Rasch model, and the (false) dichotomy between qualitative and quantitative research, the Open Data policy was better detailed to clarify its potential. To illustrate these notions, an example of the relevance of contextual variables in a well-known large-scale assessment program is provided. <![CDATA[ARTIGO-PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS - UM OLHAR CRÍTICO PARA O CONCEITO CIENTÍFICO DE SEXO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100504&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo-parecer origina-se da avaliação do artigo original de autoria de Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt, publicado no volume 24 de 2023 da revista Ensaio. Proponho uma releitura dos resultados apesentados por Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt à luz das obras de Sandra Harding, Judith Butler e Pierre Bourdieu. Como resultado, argumento que o gênero precisa ser reconhecido e denunciado como estruturante da racionalidade científica e da teoria biológica do sexo para que as ciências naturais não continuem contribuindo para a opressão das mulheres e da população LGBTQIAPN+. Qualquer projeto feminista de transformação social precisará transformar, também, as ciências biológicas e naturais.<hr/>RESUMEN: Este informe de arbitraje se originó de la evaluación del artículo original de autoría de Ana Paula Oliveira dos Santos y Bettina Heerdt, publicado en el volumen 24 de 2023 de la revista Ensaio. Propongo una relectura de los resultados presentados por Ana Paula Oliveira dos Santos y Bettina Heerdt a la luz de las obras de Sandra Harding, Judith Butler y Pierre Bourdieu. Como resultado, sostengo que es necesario que el género sea reconocido y denunciado como estructurante de la racionalidad científica y de la teoría biológica del sexo para que las ciencias naturales no sigan contribuyendo a la opresión de las mujeres y de la población LGBTQIAPN+. Cualquier proyecto feminista de transformación social debe transformar también las ciencias biológicas y naturales.<hr/>ABSTRACT: This opinion article originates from the evaluation of the original article authored by Ana Paula Oliveira dos Santos and Bettina Heerdt, published in volume 24 of 2023 of Ensaio magazine. I propose a re-reading of the results presented by Ana Paula Oliveira dos Santos and Bettina Heerdt in the light of the works of Sandra Harding, Judith Butler and Pierre Bourdieu. As a result, I argue that gender needs to be recognized and denounced as structuring scientific rationality and the biological theory of sex so that natural sciences do not continue to contribute to the oppression of women and the LGBTQIAPN+ population. Any feminist project of social transformation will also need to transform the biological and natural sciences. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100901&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo-parecer origina-se da avaliação do artigo original de autoria de Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt, publicado no volume 24 de 2023 da revista Ensaio. Proponho uma releitura dos resultados apesentados por Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt à luz das obras de Sandra Harding, Judith Butler e Pierre Bourdieu. Como resultado, argumento que o gênero precisa ser reconhecido e denunciado como estruturante da racionalidade científica e da teoria biológica do sexo para que as ciências naturais não continuem contribuindo para a opressão das mulheres e da população LGBTQIAPN+. Qualquer projeto feminista de transformação social precisará transformar, também, as ciências biológicas e naturais.<hr/>RESUMEN: Este informe de arbitraje se originó de la evaluación del artículo original de autoría de Ana Paula Oliveira dos Santos y Bettina Heerdt, publicado en el volumen 24 de 2023 de la revista Ensaio. Propongo una relectura de los resultados presentados por Ana Paula Oliveira dos Santos y Bettina Heerdt a la luz de las obras de Sandra Harding, Judith Butler y Pierre Bourdieu. Como resultado, sostengo que es necesario que el género sea reconocido y denunciado como estructurante de la racionalidad científica y de la teoría biológica del sexo para que las ciencias naturales no sigan contribuyendo a la opresión de las mujeres y de la población LGBTQIAPN+. Cualquier proyecto feminista de transformación social debe transformar también las ciencias biológicas y naturales.<hr/>ABSTRACT: This opinion article originates from the evaluation of the original article authored by Ana Paula Oliveira dos Santos and Bettina Heerdt, published in volume 24 of 2023 of Ensaio magazine. I propose a re-reading of the results presented by Ana Paula Oliveira dos Santos and Bettina Heerdt in the light of the works of Sandra Harding, Judith Butler and Pierre Bourdieu. As a result, I argue that gender needs to be recognized and denounced as structuring scientific rationality and the biological theory of sex so that natural sciences do not continue to contribute to the oppression of women and the LGBTQIAPN+ population. Any feminist project of social transformation will also need to transform the biological and natural sciences.