Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211719990001&lang=en vol. 1 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[O PROFESSOR DE CIÊNCIAS É COMO UM ANALISTA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos, inicialmente, alguns resultados obtidos ao explorarmos a analogia entre a estrutura dinâmica da mudança de um sujeito num processo psicanalítico e num processo de aprendizagem das ciências. Em seguida, procuraremos explorar ainda mais a possível analogia entre psicanálise e educação em ciência, focalizando alguns pontos interessantes no processo de formação de um analista os quais podem dar sugestões para a formação de um professor. Concluiremos com considerações mais gerais que discutem alguns pontos acenados inicialmente.<hr/>The analogy between the dynamic structure of a person's transformation within a psychoanalytic process and a person's transformation within a science learning process is discussed in this paper. The possible analogy between psycho-analysis and science education is explored further by focusing on some interesting aspects of the analysfs training process which can give insight into and suggestions about teacher education. <![CDATA[EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta e discute um referencial para análise de episódios explicativos na sala de aula de ciências desenvolvido a partir de análises de contribuições teóricas nas áreas de Educação em Ciências, Linguística, Ciência Cognitiva, e de investigações empíricas envolvendo observação de aulas de ciências em escolas secundárias da região da Grande Londres. As categorias propostas relacionam: a criação de diferenças que motivam explicações, a construção das entidades da ciência no discurso; a re- contextualização de conhecimento e a atribuição de significação ao que é material, através de demonstrações. O potencial destes resultados é discutido no contexto de investigações em desenvolvimento.<hr/>This paper presents and discusses a theoretical framework for describing explanation in the science classroom. The proposed categories are based upon theoretical analyses of studies in Science Education, Linguistics, and Cognitive Science and on empirical investigations which involved the observation of secondary school science lessons in the London área. The result is a language of description of explanatory episodes which discusses: the creation of differences to motivate explanations, the construction of the entities of science in discourse; re-contextualisations of knowledge and; how demonstration puts meaning into matter. The potential of these results is discussed in the context of on going investigations. <![CDATA[MODELO DE ENSINO PARA MUDANÇAS COGNITIVAS: FUNDAMENTAÇÃO E DIRETRIZES DE PESQUISA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100047&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.<hr/>We present, justify and set the foundations of a learning model based on the three piagetian stages of knowledge construction: the dialectic triads that Piaget and associates called the INTRA, INTER and TRANS stages. We suggest the model may become a helpfui instrument for both research and teaching practice, particularly in terms of planning and curriculum development. We finish by describing research and actions we are conducting with the purpose of, on the one hand, giving empirical validity to the model and, on the other hand, developing its appiication as an instrument for teacher continuous education. <![CDATA[ESTUDO DA VALIDADE DE UM QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR DE FÍSICA GERAL PELO ALUNO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100069&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta um questionário com itens do tipo Likert, o qual que tem o objetivo precípuo de avaliar o desempenho do professor de Física Geral pelo aluno. O estudo da estrutura interna e as evidências de validade do questionário relatadas tiveram por base a resposta de 828 alunos, em 40 turmas, sobre 23 professores do Instituto de Física da UFRGS. Versões reduzidas do questionário também são apresentadas.<hr/>A questionnaire constructed with Likert type items and specifically designed to evaluate teacher's performance by the student in introductory college physics is presented. The internai structure study and the validity evidences reported in the paper are based on answers provided by 828 students, from 40 different sections, regarding 23 college physics of the Institute of Physics of thè Federal University of Rio Grande do Sul. Short versions of questionnaire are aiso presented. <![CDATA[COMO EVOLUEM OS MODELOS MENTAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100085&lng=en&nrm=iso&tlng=en Após revisão da literatura onde se define o conceito de modelo mental, apresentamos resultados de estudo sobre os modelos mentais de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo de seis grupos de indivíduos. Entre estudantes e profissionais com experiências de escolarização diversificadas, foram entrevistadas 56 pessoas. As entrevistas ocorreram enquanto se realizaram experimentos com imãs, eletroímãs e circuitos elétricos simples. Foram identificados quatro modelos de eletricidade, cinco de magnetismo e três para explicar o magnetismo no eletroímã. Apresentamos os dados desse estudo centrando atenção na evolução dos modelos identificados. Em nossa análise, destacamos quais aspectos dos modelos sofrem mudanças significativas à medida que os sujeitos ganham maior compreensão conceituai e experiência com os fenômenos estudados.