Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720010002&lang=es vol. 3 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[THE RUPTURE BETWEEN POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN THE HELTH AREA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na area de saude pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saude e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstaculos para a adoção de habitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. Para que haja ruptura tanto desses obstaculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação dos profissionais da area.<hr/>The utilization of knowledge scientific by the population concerning health is discussed, taking into consideration the channels of communication between health professionals and patients. These channels may facilitate or may constitute obstacles towards the adoption of habits and attitudes in regard to measures preventive and participation in both individual and collective decision-making. In order for there to be a rupture, of the obstacle both on the part of individuals, of the specialist, in understanding and dialoguing with his/her patient, it is suggested that health programs work with these issues in the formation and education of these professionals. <![CDATA[ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA PARA QUÊ?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute- se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.<hr/>Increasingly, technological-scientific literacy has been postulated while fundamental dimension in the social dynamics related to technological-scientific development. However, technological-scientific literacy covers a wide spectrum of meanings. The objectives are diverse and diffuse. This paper discusses technological-scientific literacy according to reductionistic and broad perspectives. The reductionism, in our analysis, does not consider the existence of constructions that underlie the production of technological-scientific knowledge, such as the one that leads to the conception of science and technology neutrality. This conception can be related to myths which are called superiority of technocratic decisions' model, technological-science saving perspective and technological determinism. The broad perspective, proposed in this work, aims to comprehend the interactions among Science-Technology-Society (STS), associating the learning of concepts to the myths discussions. <![CDATA[A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais: análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es As limitações postas pela deficiência visual aos seus portadores não devem constituir obstáculos intransponíveis para que aprendam conteúdos científicos de física. Procedimentos educacionais a serem adotados, devem objetivar a efetivação de um processo de continuidade com os conhecimentos que o sujeito já possui acerca de sua realidade e de ruptura entre essa realidade e o senso comum, em direção ao conhecimento científico. Discutiremos neste texto, uma análise das concepções alternativas de repouso e movimento, encontradas junto a um grupo de seis sujeitos cegos (Camargo, 2000). Pretendemos que tais concepções, bem como sua análise, forneçam subsídios à elaboração de atividades de ensino desse conceito, atividades estas que não sejam fundamentadas em referenciais observacionais visuais e que colabore com o ensino de física do aluno cego, visto que, todos são capazes e competentes para aprender desde que sejam proporcionadas condições adequadas, considerando-se características típicas do aprendiz e do conteúdo a ser ensinado. <![CDATA[THE HISTORY OF SCIENCE AS A SCHOOL SUBJECT IN BRAZILIAN DISSERTATIONS AND THESES FROM 1981 TO 1995]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a história da disciplina escolar ciências na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos. Ou seja, os estudos históricos não têm sido privilegiados nas pesquisas em ensino de ciências. Os trabalhos analisados, apesar de não desconsiderarem a existência de conflitos, acabam por minimizar suas influências no quadro geral de constituição das disciplinas escolares em ciências.<hr/>The article focuses on how science as a school subject has been discussed in Brazilian theses and dissertations between 1981 and 1995. It analyses nine dissertations and theses that investigate elementary school teaching and that adopt a historical approach. Drawing on Goodson's history of the school subjects, the article argues that internal and external factors are necessary to understand the steps followed by a school subject. It stresses the importance of analysing dissertations and theses submitted to Brazilian graduate programmes. It suggests that there is much left to be researched on the development of science as a school subject, since most of the studies carried out are very much descriptive. In other words, historical studies have not been a concern of science education researchers. The studies tend to understress the influence of conflicts on the general context of the constitution of scientific school subjects. <![CDATA[Scientific Literacy: new challenges in the context of globalisation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem como objetivo esboçar uma visão geral das questões históricas e conceituais que cercam o conceito de globalização, tal qual aparece nos trabalhos dos sociólogos Anthony Guiddens, David Held, Anthony McGrew e Nicolau Sevcenko, bem como delinear suas implicações sobre os padrões de relação da sociedade com a ciência. A partir dessas reflexões sobre modernidade, globalização e relação entre ciência e sociedade, examinamos o tema dos níveis de cultura e de alfabetismo científico demandados para a inserção na sociedade contemporânea. As análises evidenciaram que em domínios crescentes da vida social, cidadãos serão chamados a intervir em decisões sobre as quais os especialistas não têm a "resposta certa".<hr/>The present study has the aim to give a general view of the historical and conceptual issues which deal with the concept of globalisation and its effects on the patterns of the relationship between science and society as appears in the works of the sociologists Anthony Guiddens, David Held, Anthony McGrew and Nicolau Sevcenko. Based on these reflections on modernity, globalisation and the relationship between science and society, we examined the cultural and scientific literacy level which are required for insertion in contemporary society. The analyses proved that in growing fields of social life, citizens are summoned to intervene in decisions about issues in which experts do not have the "right answer".