Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720020002&lang=pt vol. 4 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172002000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172002000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Análise das concepções de natureza dos livros didáticos sob uma perspectiva holística e transformadora. Fomenta discussões entre os profissionais da educação sobre o papel do livro como reprodutor das ideologias dominantes em relação aos recursos naturais, a partir do estudo de uma amostra de 67 títulos da área de Ciências. Discute a predominância da visão ocidental e capitalista de homem dominador da natureza e suas implicações sobre a educação e sociedade. Conclui que o livro de Ciências das séries iniciais, apesar das mudanças em alguns aspectos, continua com a visão do papel do homem dominador da natureza, dificultando a conscientização e o respeito sobre os problemas ambientais.<hr/>Analysis of the conceptions of nature of didactic books under a holistic and transforming perspective. It foments quarrels between the professionals of the education about the paper of the book as reproductive of the dominant ideologies in relation to the natural resources, from the study of a sample of 67 headings of the area of Sciences. The predominance of the vision argues occidental person and capitalist of dominator man of the nature and its implications on the education and society. It concludes that the book of Sciences of the initial series despite the changes in some aspects continues with the vision of the paper of dominator man of the nature, making it difficult the awareness and respect about the ambient problems. <![CDATA[O USO ESPONTÂNEO DE ANALOGIAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172002000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes a incorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa.<hr/>This study comes from a Master's dissertation which tries to make evidencies of the use of analogies and metaphors on a spontaneous way by high school biology teachers. Opposite to one's starting expectation based on the strong presence of didactic collections on the didactic practice of teachers in a general way, in the observations one evidenced that few of the used analogies are the same as the ones present in the didactic collections adopted by the teachers that were subject of the research. One detected another sources from which can come the analogies that are presented and discussed in this text. Besides it, one discusses the results refering to the incorporation of analogies in the personal planning of the referred teachers. <![CDATA[UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172002000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa aqui descrita consiste em um estudo envolvendo licenciados do último ano de um curso de Licenciatura em Física, matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Física. Observou-se, durante um semestre, o desempenho dos licenciandos durante o transcorrer da disciplina, a qual se norteou na elaboração de uma seqüência de ensino sobre o tema Pressão Atmosférica e sua aplicação em situação de sala de aula. O estudo procurou analisar, por meio da análise das gravações dos episódios vivenciados pelos licenciandos no período, a influência deste processo sobre os conhecimentos específicos do conteúdo trabalhado (pressão atmosférica), assim como pesquisar quais, dentre os elementos trabalhados durante o curso, os licenciandos utilizaram para transformar o conteúdo específico em conteúdo pedagógico. <hr/>The research here described consists of a study of seven prospective teachers majoring in Physics Teaching who were enrolled in a Physics Teaching Methods course during their last year before graduation. Prospective teachers' performance throughout the course was observed, which was organized around the development of a teaching unit on atmospheric pressure. The study aimed to examine the influence of these experiences on subject matter knowledge addressed in the course (i.e., atmospheric pressure), through the analyses of videotaped episodes. Moreover, it aimed to investigate what aspects addressed during the course were used to transform subject matter knowledge into pedagogical content knowledge. <![CDATA[THOMAS KUHN E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172002000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo procura mostrar a crítica de Thomas Kuhn a algumas concepções da historiografia da ciência contemporânea que radicalizaram muitas das posições formuladas inicialmente pelo próprio Kuhn. Pretende-se ainda mostrar que um reposicionamento de Kuhn, a partir de sua crítica a seus sucessores, o aproxima mais de suas influências iniciais, em especial, de Ludwig Wittgenstein e Ludwik Fleck.<hr/>This article tries to show the Thomas Kuhn's critics to some conceptions of the contemporary historiography of science that became radical many of the positions formulated initially by Kuhn himself. It is still intended to show that the new orientation of Kuhn, starting from his critic to his successors, approaches him more of his initial influences, especially, Ludwig Wittgenstein and Ludwik Fleck. <![CDATA[Concepções, paradigmas e valores para o desenvolvimento sustentável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172002000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute os resultado de uma pesquisa sobre a identificação de parâmetros necessários para transmitir ao público o conceito de desenvolvimento sustentável no contexto de uma exposição de museu interativa. A partir da análise de entrevistas com visitantes da exposição identificamos alguns obstáculos individuais, sobretudo relacionados ao envolvimento pessoal requerido na apropriação do conceito. Concluiu-se que os obstáculos estão situados em diferentes níveis, alguns atingindo o desenvolvimento cognitivo e a dificuldade vivenciada pelas pessoas por temer a complexidade, outros mais ligados ao domínio do emocional, da ética, ou para um certo quadro da realidade.<hr/>The article discusses the results of research on the identification of parameters for the diffusion of the concept of sustainable development through an interactive museum exposition. Based on the analyses of interviews with museum visitors, we identified some individual obstacles, mainly those related to personal engagement necessary to the appropriation of the concept. We concluded that the obstacles can be situated at different levels, some being related to the cognitive development, some more related to the emotional domain, the ethical domain, or to certain aspect of reality.