Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720030001&lang=en vol. 5 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172003000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[INTRODUCTION TO RESEARCH: A AXLE OF CONNECTIONS IN THE FORMATIVE PROCESS OF BIOLOGY TEACHERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172003000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo analisa o processo de iniciação à pesquisa em educação em ciências que vem sendo desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB/Jequié/BA. A pesquisa foi desenvolvida entre 2002 e 2003, com o acompanhamento da trajetória de 12 licenciandos que participaram do processo desde a confecção do projeto de pesquisa até a entrega da monografia final. Para complementar a coleta de dados, foram realizadas entrevistas e análise documental, além do contato com os professores que atuaram como orientadores dos licenciandos. O objetivo da pesquisa foi detectar o impacto desse processo na formação dos licenciandos e, verificar se de alguma forma, a realização dos trabalhos de final de curso permite a articulação entre a área de conteúdos específicos e a área de formação pedagógica, contribuindo para construção de uma proposta curricular mais coesa, em que todos possam dar contribuição efetiva para formação do professor.<hr/>This article analyzes the process of introduction into research in science education as part of the biology teaching major at the State University of South-Westerly of Bahia (UESB). The study, conducted during the years of 2002 and 2003, involved the experiences of 12 students who participated in the process from the elaboration of the research project until the conclusion of the final monograph. Data collection involved interviews and documentary analysis, besides contact with teachers who advised the students. The objective of the research was to detect the effects of this process in the education of undergraduate students, and to verify if the final assignments somehow supported the integration of the area of specific contents and the area of pedagogical education, adding to the construction of a curricular proposal, in which all can contribute effectively to teacher education. <![CDATA[DIFICULDADES DE UM CULTURA CIENTÍFICA DE TÉCNOLÓGICA NO MEIO RURAL AFRICANO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172003000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en A maioria dos países africamos, enfrentam um estado de subdesenvolvimento crónico. A pauperização da população atinge números alarmentes sobretudo no meio rural. As populações rurais tentam alterar tal quadro e enfrentar o isolamento decorrente das grandes distâncias físicas e culturais. Contudo basta observar seus hábitos para constatar que estas comunidades detêm uma certa cultura científica solidamente arraigada em valores sociais e que infelizmente muitas vezes se choca com a cultura científica e tecnológia ocidental.<hr/>Most of the African countries are underdeveloped. The poverty is very deep in rural areas. The rural populations try to get out of this situation, facing the isolation derived from great cultural and physical distances. However, by observing these people's habits we verify that these communities have a particular scientific culture that is based in social values, and, that, unfortunately, goes against the occidental scientific and technological culture. <![CDATA[CONDILLAC AND SCIENCE TEACHING: WHAT RELATIONSHIPS CAN WE STILL FIND TODAY?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172003000100029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Via de regra, pouco nos ocupamos em pensar as epistemologias que sustentam e orientam as ações em sala de aula. Há um relativo consenso de que os livros didáticos desempenham um papel importante na definição dos currículos1. O objetivo deste trabalho será, pois realizar uma leitura da sala de aula de ciências da primeira série do Ensino Fundamental quanto às suas filiações epistemológicas. Para isso, será analisado um conjunto de atividades de ensino extraído de uma coleção de ciências destinada ao nível fundamental . Esse estudo será complementado ainda com entrevistas realizadas com estudantes desse nível de ensino. A discussão dessas lições de aula está referenciada na corrente sensualista e na história dos manuais didáticos de ciências. Os princípios filosóficos iluministas foram tomados com vista a auxiliar na interpretação da origem de algumas idéias recorrentes no ensino de ciências, por exemplo, no que diz respeito à importância que os órgãos dos sentidos desempenha na compreensão e explicação do mundo natural. Na confluência do racionalismo cartesiano e iluminista emergiu uma orientação teórico- metodológica de cunho empírico-sensualista que perdura até hoje nas práticas escolares, sem que se proceda a uma análise crítica dessa orientação fundamentada na epistemologia contemporânea.<hr/>Usually, we don't thinking about the epistemologies that support and guide the actions in classrooms. There is a relative consensus that the textbooks play an important role in the definition of science curricula. The aim of this article is to analyze the epistemological filiations in the science textbooks for elementary school. Activities from a series of science textbooks for elementary-middle school were analyzed, considering a review of the history of didactic manuals. The study was complemented with interviews with students of this level of education. The illuminists' philosophical principles had been taken to assist in the interpretation of the origin of some recurrent ideas in the education of sciences, for example, in respect to the importance that the senses have in understanding and explaining the natural world. In the confluence of the Cartesian and illuminist rationalism emerged a theoretical-methodological orientation with an empiricist-sensualist nature that persists until today in school practices without a critical analysis of this orientation based on the contemporary epistemology.