Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720050001&lang=en vol. 7 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cada um dos professores.<hr/>The goal of this study is to question the influence of our former teachers in our professional career as teachers. Although the teaching courses at University emphasize the modern theories of theaching and learning, frequently the attitudes of the new teachers in classroom are mirrored in the behavior of their former teachers. The analyses showed that not only the theacher's training occurs at University but during all the school life and after the graduation. The discussion about the histories of lives should be used to question our conceptions of learning and teaching, the role of the school, the teachers and the students, towards changes in education. <![CDATA[BIOLOGIA E ÉTICA: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO E ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO TEMA GENOMA/DNA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e seu mundo. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços, foram trabalhadas, de modo contextualizado durante as aulas de biologia, com alunos do Ensino Médio. Este trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos. A coleta de dados aconteceu por meio de procedimentos múltiplos, usados como estratégia investigativa para compreender as idéias, atitudes, valores e crenças dos alunos. A análise da prática pedagógica para a formação de professores demonstrou a importância da investigação em ação como uma alternativa para o trabalho de modo reflexivo. Assim, é possível melhorar a qualidade das aulas, formando alunos críticos e atuantes, capazes de atitudes bem pensadas em sua vida pessoal e profissional.<hr/>Last decades, scientific and technological productions have modified the man and the environment where they live. The social, politics and ethics implications of these advances which affect society were worked along with secondary school students, in Biology classes, inserted in this context. This research is meant to graduated teachers and the mechanisms of knowledge productions from students. The data was collected through multiple procedures used as investigative strategy that allows the understanding of student's ideas and their behavior, their values and beliefs. For the graduated teachers, the pedagogical practice analysis had shown the importance of this investigation as an alternative to work in a reflexive way, improving the quality to work in a reflexive way, improving the quality of the classes to graduated, critical, participative and active students; capable to take well thought discussions in their own personal and professional life. <![CDATA[Conceptions chemistry teachers on the development of competencies in the school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000100033&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentido de investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).<hr/>This paper reports a research carried out chemistry teachers group of high school education in order to investigate as they conceive the approaching by competencies in the school. The methodology involved the following stages: conceptions of the teachers about competence, using as research instrument a questionnaire; it analyses and validation of the answers of the teachers to the questionnaire; discussion about competence in the school, using as instruments a Perrenoud's text and video. The results showed that there is not mobilization of the teachers and schools to relation with approaching of competencies. Besides that, this approaching will be possible if the educational system to be concerned salary best, recourses, available time and a continued formation introduced in the school pedagogical project, that propitiate the cooperation between teachers and university and contribute to the discussion about chemistry subjects, methodology and evaluation. And, the same time, the construction of the news professional competencies in the teachers. <![CDATA[A CASE STUDY ON THE EFFICIENCY OF SELF-REGULATION PROCESS IN PHYSICS LEARNING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000100047&lng=en&nrm=iso&tlng=en En este artículo presentamos el proceso de autorregulación como una práctica fundamental en la construcción de significados en Ciencias. Se trata de un proceso orientado a fomentar el aprendizaje autónomo del alumno, mediante estrategias que le permitan conocer, desarrollar y emplear sus propias capacidades, a fin de autogestionar su aprendizaje. Con el propósito de valorar la eficacia de los procesos de autorregulación en el aprendizaje de la Física, presentamos los resultados de un estudio de caso realizado con alumnos de 3° de ESO (15 anos). Se describen las estrategias seguidas para su puesta en práctica en el aula y se analiza el modo en que dicha metodologia contribuyó al aprendizaje de los alumnos.<hr/>In this article we present the self-regulation process like a fundamental practice in the meaning construction in Sciences. It is a process oriented to promote the pupil's autonomous learning, by means of strategies that allow him to know, to develop and to use their own capacities. In order to value the efficiency of the self-regulation process in physics learning, we present the results of a case study carried out with pupils of Secondary School (15 years). We describe the strategies planed to apply this process in the classroom. As well, we analyse the obtained results, in order to value how pupils learn by means of this methodology. <![CDATA[LA CLASSIFICATION DU CONTENU CONCEPTUEL DES CURRICULUMS CONCERNANT L'ÉNERGIE COMME OUTIL ÉDUCATIF]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000100063&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nos últimos anos as pesquisas sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem das ciências físicas têm conduzido o desenvolvimento a Didáticas das Ciências Físicas como um campo científico relativamente autônomo. O quadro de pesquisa e de aplicação proposto por esse campo tem influenciado um certo número de modificações em diversos sistemas educativos. Esse artigo apresenta uma discussão e uma tentativa de modelização de propostas curriculares abordando o conceito de energia. È desenvolvida a hipótese de que a passagem de uma abordagem empírico-descritiva da estrutura, do conteúdo e da aplicação do conceito de energia a um estudo que utiliza conceitos fundamentais oriundos da pesquisa em ensino de Física oferece novas perspectivas de ensino.