Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720050003&lang=en vol. 7 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação ambiental na escola: a perspectiva estudantil sobre o meio ambiente e a propaganda ambiental na internet]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho visa mostrar as idéias dos estudantes sobre um tema - a propaganda - refletindo como ela se insere na questão ambiental. Também abordamos como os alunos percebem questões como as relações, empresa, meio ambiente e sociedade. Foi realizado em uma oficina de Educação Ambiental, em uma escola particular de Lagoa Santa - MG, durante os meses de junho e julho de 2004. Analisaram-se sites de diversas empresas e ONGs (Organizações Não Governamentais). Em sua maioria os estudantes conseguiram posicionar-se criticamente em relação às entidades investigadas. <![CDATA[A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa a importância das aulas práticas no ensino de Ciências Naturais para os alunos de duas turmas, com perfis diferentes, do Segundo Segmento do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEF II). O trabalho analisa o conceito de aulas práticas para esses alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação a estas aulas na disciplina de Ciências Naturais. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta, principalmente quando elas ocorrem no laboratório e, desse modo, o desenvolvimento dessas aulas pode ser uma importante ferramenta no ensino de ciências para os alunos jovens e adultos. <![CDATA[Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário. <![CDATA[DIALOGANDO SABERES - PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000300030&lng=en&nrm=iso&tlng=en É com prazer que apresentamos este número especial da Revista Ensaio, intitulado "Dialogando Saberes - pesquisa e prática de ensino na formação de professores de ciências". Nele, através de trabalhos exemplares do que tem sido produzido na Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG, pretendemos apresentar um panorama dessa produção e das suas implicações às discussões sobre a relação entre pesquisa e prática docente que têm despontado na literatura em ensino de ciências. No momento em que amplas discussões sobre a Reforma Curricular têm se colocado nas IFES, consideramos que este se torna um espaço privilegiado para um debate sobre como a formação de nossos futuros professores têm sido encaminhada nos diferentes cursos de licenciatura dessas instituições. Organizamos este artigo introdutório em duas partes principais. Inicialmente, procuramos situar nossa experiência no contexto destas discussões acerca da formação inicial de professores, apontando o seu significado e contribuição para o debate. Na segunda parte do texto, apresentamos uma breve descrição dos trabalhos deste número especial. <![CDATA[Theory-practice relationship in the qualification of educators and its meaning to the pedagogical practice of biology teacher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172005000300040&lng=en&nrm=iso&tlng=en Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as conseqüências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados. As ementas de algumas disciplinas foram cruzadas com os dados obtidos por meio de questionários submetidos a professores, alunos e ex-alunos desse curso. Com auxilio da literatura especializada conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da educação básica.<hr/>Our teaching observations and experiences have led us to challenge the efficacy of content transmission through essentially practical approaches. This study analyses how the theory-practice relation is dealt with in the dynamics of the UFMG Biological Sciences Teachers Course. The consequences of this approach in the qualification and in the pedagogical practice of the teachers who have graduated from this course are also analyzed. The programs of some subject-matters were crossed with data obtained via questionnaires submitted to professors, students and alumni of this course. Supported by specialized literature, we succeeded in deepening our understanding of the theory-practice integration and dissociation mechanisms which may contribute to the elaboration of a curriculum more coherent with K-12 classroom reality.