Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720060001&lang=pt vol. 8 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA BACHELARDIANA: Ensino Enquanto Formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A problemática do ensino-aprendizagem aparece na epistemologia bachelardiana com um enfoque próprio, ao defender que aprender é uma mudança na constituição psíquica do sujeito. Isto é, aprender é superar os obstáculos que se interpõem no processo de aquisição do conhecimento. Bachelard argumenta que para que haja aprendizagem é importante que o estudante rompa com os obstáculos que impedem a compreensão dos conceitos científicos. Desta forma, o objetivo central do ensino de ciências não deve ser a exposição de aulas para a aquisição de uma grande quantidade de conteúdos, mas a superação dos obstáculos que impedem a compreensão do pensar e fazer ciência, na atualidade.<hr/>The problem of teaching-learning process appears in Bachelard's epistemology with a vey peculiar focus, as he defends that learning is a change in the psychological constitution of the subject, i. e., learning is to overcome obstacles that are interposed in the process of knowledge acquisition. Bachelard argues that the student's rupture with the obstacles that bar the comprehension of scientific concepts is important to allow learning to happen. This way, the main objective of science teaching should not lie on expositive classes in order to let the students acquire a large amount of contents, but the overcome of the obstacles that bar the comprehension of science thinking and science making nowadays. <![CDATA[BASES PARA UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O FENÔMENO DA COGNIÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos um referencial teórico para investigar a sala de aula, que articulamos a partir das seguintes matrizes teórico-metodológicas: cognição situada, etnometodologia, fundamentos biológicos da cognição, cognição distribuída e fenomenologia. Discutimos as contribuições que extraímos dessas matrizes ao longo de uma investigação que comparou as práticas de interpretação de alunos em diferentes ambientes de aprendizagem. Com base nessa discussão propomos direções para olhar a sala de aula, que se articulam em torno da afirmação da cognição como fenômeno. A cognição, como processo de produção de conhecimento, é materialmente e socialmente distribuída. Portanto, é situada e, como fenômeno, expressa a ação de uma consciência que se projeta para fora do indivíduo, constituindo os objetos do mundo.<hr/>This paper is aimed at presenting a theoretical framework for investigating the classroom. It was articulated from the following theoretical and methodological frameworks: situated cognition, ethno-methodology, biological foundations of cognition, distributed cognition and phenomenology. The contributions from these frameworks were grasped in the course of an inquiry in which we seek to compare some features of the interpretative practices of students in different learning environments. The results of the theoretical study, in a continuous dialogue with the investigation practice, were articulated to provide directions to look at the classroom. Cognition, as a knowledge production process, is understood as socially and materially distributed. Then, it is situated, and as a phenomenon, expresses consciousness's action of projecting itself out of the being, constituting the world's objects. <![CDATA[A INSERÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO COTIDIANO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural.<hr/>The present study detaches the valuation of the learning process, emphasizing the integration of disciplines and the contextualization of the teaching process. The integrator instrument of this study was the production of some essential oils, that involved scientific concepts related to Chemistry, Mathematics, Biology and Geography. After the students had answered to a previous questionnaire about a company, they were invited to visit the its installations, with they teachers and guided to take some informations about a kind of substance, named alfabisabolol, like its raw material exploration, production and trade. It was noticed a great devotion of the students during the activities developed on this project, probably because the subjects were part of their personal, social and cultural reality. <![CDATA[FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.<hr/>In this paper, we discuss methodology assumptions of research on teacher training, based on reflections on the culture role. We support a research model in which research questions emerge from teachers' concerns of teachers in-service. Likewise, we try to integrate the undergraduate training teacher course from research data collected in community activities of teacher training in-service, in a process that prioritizes the reflection on the teaching practice. <![CDATA[A COMPREENSÃO DAS LEIS DE MENDEL POR ALUNOS DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA LICENCIATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos deste estudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos. Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semi- estruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem para ajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.<hr/>The difficulty of understanding the hereditary characters transmission, based on Mendel's laws is observed among Secondary School students (EM) as well as undergraduate students of Biology (ES), possibly due to the lack of knowledge of previous contents. The aim of this study has been to test this hypothesis and the way these difficulties appears in the ES. A questionnaire was elaborated to identify the difficulties among students of these two groups (EM and ES). Questionnaires and interviews also had been applied with secondary and university teachers to identify their perceptions about the difficulties of its students and the actions they develop to help them. In spite of the biggest access to information, the identified problems persist among the undergraduate students. The fact that they do not seem able to solve practical questions becomes preoccupying since they will teach in secondary school. <![CDATA[CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIDÁTICOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho discute o uso de textos numa escola de jovens e adultos, com um sistema de ensino individualizado localizado no interior do estado de São Paulo, na disciplina de ciências. Tomando como referência a análise do discurso da escola francesa, o trabalho enfatiza como alguns aspectos, considerados negativos pelos professores, puderam detonar propostas de mudanças, visando a melhoria do ensino naquela escola. Dentre esses aspectos negativos, cito a precariedade do material didático, atravessado pelo silêncio que foi imposto pelo político na época da ditadura. Também levanto a questão de que este mesmo material didático tão criticado pelos professores, pôde levar os estudantes à leituras e interpretações inesperadas, levando-nos a supor que as leituras dependem muito mais da interação entre os sujeitos e os textos, do que necessariamente do dizer do autor.<hr/>This research discuss the use of texts in science education, in a adult education school located in the State of São Paulo. Taking as reference the discourse analysis of the French school, the research emphasizes how aspects known as negatives ones by the teachers, got to beginning changing ideas, aiming for the education improvement in that school. Between all this negative aspect, I point the precariousness of didactic materials, passed by the silence which was imposed by politics in those dictatorship' days. I also bring up in discussion the idea that same didactic materials, which are always criticized by teachers, can take students to unexpected readings and interpretations, taking us to assume how the reading depend much more the interaction between individual and texts, that the speech of the author.