Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720070001&lang=en vol. 9 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The experience of a group of teachers involving Chemistry teaching and Information and Communication Technologies (ICT)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.<hr/>The main goal of this work was to investigate the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) as strategy for the Chemistry teaching. During the meetings of a teachers' group of this discipline, had been discussed some subjects as the experiences already lived by them about this subject, the analysis and exploration of softwares, besides the elaboration and application of a proposal of class in the Computer lab of the schools where they acted. It was evident, in this study, the importance of a space where the professor can discuss its practical professional, to plan available didactic actions and to know softwares, as well as the fact of Information and Communication Technologies (ICT) being a viable resource in the education of Chemistry. <![CDATA[Analogies as didactic tool in Biology education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en São muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, como forma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quais são essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia.<hr/>There are many reflections around the character of the analogies as a didactic instrument in the construction of the knowledge, having many authors dedicated to study this subject, as a form to improve and develop the information that have already been researched. This work has evidenced the analogies presented in didactics books of high school's biology, searching what are the analogies and also in what category they are encountered. In conclusion, through the results of this research, was analyzed the worth of the analogies presented in didactic books as an instrument in biology education. <![CDATA[Nature social representations and their importance to environmental education: a research in four schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100032&lng=en&nrm=iso&tlng=en Identificar a representação social de natureza tem-se mostrado caminho adequado à compreensão das atitudes de cidadãos em relação à natureza e meio ambiente. Os resultados relatados neste artigo referem-se à pesquisa comparativa que envolveu estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas (zona urbana e zona rural, públicas e privadas) do Rio de Janeiro. As representações sociais de natureza dos estudantes foram identificadas a partir de questionários e entrevistas e trabalhou-se com a abordagem qualitativa proposta por Lefèvre: a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados mostraram que prevalece, entre os estudantes investigados, a idéia de separação homem-natureza e detectou-se a influência dos diferentes contextos onde os estudantes viviam e estudavam: agrícola, sócio-econômico, de pressão do vestibular e de aspectos do ensino religioso. Foi possível, assim, associar as representações sociais de natureza expressas, em cada grupo de estudantes, a padrões mais amplos da cultura e também aos contextos sociais e escolares desses estudantes. Ressalta-se que os dados da pesquisa mostram que ações na escola influenciam o comportamento dos estudantes e, nesse sentido, relembram que ações educacionalmente apropriadas podem gerar resultados mais desejáveis, por exemplo, no que se refere às representações de natureza dos estudantes.<hr/>Identifying nature social representation has been shown to be an adequate way to understanding citizens' attitude regarding nature and environment. This paper aims at reporting the results of a comparative research comprising school students at four schools in the city and countryside of Rio de Janeiro. Questionnaires and interviews were carried out in order to identify the students' social representations of nature, and the research was based on the qualitative approach proposed by Lefèvre: the collective subject discourse analysis. The results show that there is a prevalence of the idea of separation between man and nature among the students investigated. We were also able to detect the influence of different school settings where students studied and lived in: rural, social-economic, of pressure with pre-entrance exams (vestibular) and of aspects concerning religious education. Thus, it was possible to associate the social representation of nature expressed in each group of students with wider cultural patterns and also with their social and school contexts. We reinforce that the research data indicate that school actions influence students' behavior and, in this sense, they remind us that educationally appropriate actions may lead to more desirable results, for instance, in what concerns learners' representations of nature. <![CDATA[Freireanas contributions for the contextualization in teaching of Chemistry]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100049&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao se investigar o ensino de Química em escolas situadas na região de mineração do carvão em Criciúma (SC), argumenta-se sobre a necessidade de um trabalho pedagógico mais amplo envolvendo as situações de contexto, para que haja uma aproximação dos temas químicos sociais ao referencial freireano e da Química Verde. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores em duas etapas: um questionário, que objetivou analisar a compreensão dos mesmos sobre as situações-problema cotidianas do contexto local e, em seguida, uma entrevista com professores, que foi precedida pela leitura de um texto que caracteriza aquele ambiente da mineração do carvão como área crítica nacional em termos de controle da poluição. A interpretação das entrevistas dos professores foi conduzida pela Análise Textual Discursiva e os resultados apontaram que não havia uma compreensão mais ampla da realidade que os cerca e de sua não utilização no ensino de Química. Há o predomínio de abordagens descontextualizadas e distantes das vivências e saberes dos alunos sobre o contexto em questão.<hr/>A wider pedagogical work involving cases through the teaching of Chemistry in schools located in the areas of coal extraction has been proposed in order to find a closer relation between chemical issues to the "freiriano" referential and Green Chemistry. A new teaching plan for this subject is proposed. This research was developed in two stages through a questionnaire applied to a group of teachers that aimed to analyze the understanding of the difficulties found in their daily routine, followed by an interview. The following interview was preceded by the reading of a text that characterizes the coal mining as being a critical area, in terms of pollution. The interpretation of the teachers" understanding was conducted by the Textual Analysis and the results stated, showed that there was not a wide understanding of their surrounding reality and of its usage in the teaching of Chemistry. There is a domination of disconnected approaches and a distance between the students routine and knowledge about this subject. <![CDATA[Cultura Científico-Tecnológica na Educação Básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100062&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar de a sociedade estar permeada pelos conhecimentos científico- tecnológicos, reconhecemos seu distanciamento da cultura das pessoas em geral, inclusive daqueles que concluem a escolaridade básica neste país. Há um convívio cotidiano com o desconhecido. Apesar das políticas públicas contemplarem avanços na melhoria da escolaridade básica, afirmamos que ainda precisamos agir para aproximar os conhecimentos científico-tecnológicos da sala de aula. Os próprios currículos não reconhecem o potencial dos Meios Tecnológico-Comunicativos nas práticas escolares. Minimizar esta situação, incorporando estes recursos no trabalho pedagógico, pode favorecer a inclusão que deve ser um compromisso político dos educadores.<hr/>Although the society has lots of Scientific and Technological knowledge, it is seen as something far from the culture of people, including from those ones who can finish basic school in this country. There is an everyday life with the unknown. In spite of the public policies have noticed some improvement in this direction, it is a statement the necessity to face this distance in the classroom. The résumés do not recognize the potential of the Technological and Communicative Means in the school practicing. To minimize this situation by joining these resources in the pedagogical work, can benefit the inclusion, as it must be a commitment among the teachers. <![CDATA[Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100072&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho objetiva apresentar e discutir fundamentos teóricos e filosóficos do ensino por investigação, procurando abordar algumas concepções dessa abordagem que são consideradas pouco apropriadas. Essa perspectiva de ensino vem orientando um curso de pós-graduação lato senso, ministrado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais. Tomamos como pressupostos básicos as idéias de: 1) as explicações científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação orientada; 2) nos processos de formação de professores é preciso estabelecer um espaço permanente de investigação e trocas de vivências entre eles acerca da implementação dessa metodologia em seu trabalho. Os resultados até aqui encontrados dão conta de que houve uma ampliação significativa no entendimento dos professores sobre o que é ensino por investigação e quanto às suas aproximações e diferenças com um ensino experimental ou baseado em atividades de investigação simples e ritualística.<hr/>In this work we intend to present and discuss the theoretical and philosophical foundations of inquiry in science teaching, addressing major misunderstandings about this approach. This perspective oriented a graduation program offered by the Centre for Science and Mathematics Teaching of Minas Gerais, Brazil (CECIMIG). The major assumptions underlying the program are: 1) scientific explanations emerge and develop as a space of guided investigation; 2) in the processes of teacher education it is essential to establish a space of investigation and of exchange of experiences in implementing this approach in the classroom. We perceived that teachers broadened their understandings about the differences and similarities between scientific inquiry and hands on science teaching or science teaching based on simple inquiry activities. <![CDATA[THE TEACHER AS A "PLACE": A METAPHOR FOR UNDERSTANDING THE TEACHER ACTIVITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100090&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho apresenta algumas reflexões a respeito da formação inicial de professores de Física, por meio da análise do impacto do estágio supervisionado, em particular a regência de classe, em estudantes da licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina. A análise se centra principalmente nas impressões dos estagiários sobre as suas experiências como professores e sobre as atitudes do professor do colégio durante a regência de classe. Os dados se referem a três estagiários que realizaram a regência em um colégio central de Londrina. Para analisar a experiência, estamos utilizando a metáfora do "professor como um lugar", tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que o conceito de transferência surge como central para que se construa esse "lugar".<hr/>The present work presents some reflections regarding the Physics teachers' initial formation, through the analysis of the impact of the supervised apprenticeship, in particular the class regency, in students of Physics of Londrina State University. The analysis is centered mainly in the trainees' impressions about theirs experiences as teachers and about the school teacher attitudes during the class regency. The data refer to three trainees that accomplished the regency in a central school of Londrina. To analyze the experience, we are using the metaphor of the "teacher as a place", having as theoretical framework the lacanian Psychoanalysis, where the transfer concept appears as central for that "place" to be built. <![CDATA[THE GENDER'S PAPERS ON SCIENCES DIDACTIC BOOKS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho realiza uma leitura sobre as identidades de gênero nos livros didáticos de Ciências, da primeira fase do ensino fundamental, discutindo as invenções identitárias apresentadas. Analisa a divisão do mundo do homem e do mundo da mulher, buscando demonstrar como os discursos dessas obras reafirmam a matriz bipolar "masculino" e "feminino" nas relações de gênero. Descreve e problematiza o funcionamento das mensagens subliminares que procuram produzir identidades distintas entre homens e mulheres por meio de uma sexualização dos espaços doméstico e do mercado de trabalho. Em geral, os livros didáticos reproduzem uma separação espacial que captura homens e mulheres em territórios opostos, disponibilizando uma hierarquia sócio-econômica entre eles.<hr/>This work accomplishes a reading on gender identities on Sciences didactic books used in first phase of basic education, arguing the presented identitarian inventions. It analyzes the division of the world of the man and the world of the woman, searching to demonstrate how the speeches of these book reaffirm the "masculine" and "feminine" bipolar model in gender relations. It describes and problematizes the functioning of subliminar messages that try to produce distinct identities between men and women by means of a sexualization of the domestic spaces and trade market. In general, didactic books reproduce a spacial division that capture men and women in opposing territories, providing a social and an economic hierarchy between them. <![CDATA[A methodological proposal to the teaching of pressure and pressure difference concepts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172007000100121&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho objetivou desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta metodológica para o ensino qualitativo dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Foram desenvolvidas duas atividades experimentais complementares, as quais foram debatidas em sala de aula com ênfase na produção escrita dos alunos. O estudo foi realizado numa escola pública da cidade de Araraquara-SP, sendo a coleta de dados efetuada por meio de observações e anotações dos estudantes. Os resultados, analisados à luz da teoria piagetiana da equilibração, mostraram que a estratégia desenvolvida foi motivadora e capaz de desencadear perturbações e auxiliar o desenvolvimento do processo de assimilação dos conceitos tratados. Além disso, os registros escritos demonstraram grande potencialidade para se perceber o nível de entendimento dos alunos.<hr/>The purpose of the present paper was to develop, apply and evaluating a qualitative model of teaching to the concepts of pressure and pressure difference. It was performed two experimental activities, one complementary to another, which were discussed in the classroom with emphasis on the texts written by students. This study was conducted in a public high school from Araraquara-SP. The results were obtained from observations and notes of the students about the phenomenous observed. The findings, analized by Piaget's epistemology, showed that model teaching collaborated with the pupils' interesting and to the development of pertubations which helped a conceptual evolution of the concepts. Besides, the texts written by students demonstrated a great importance to evaluating the students' understanding.