Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720090001&lang=en vol. 11 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[A GLANCE AT T<strong>H</strong>E GREENHOUSE EFFECT IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS: IS IT SIMPLE TO UNDERSTAND THIS PHENOMENON?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os livros didáticos, pela disponibilidade e acesso, são uma fonte importante de pesquisa para o professor de Ensino Médio, ao selecionar conteúdos e preparar suas aulas. Na tentativa de se adaptarem às novas tendências educacionais, esses livros vêm inserindo textos e assuntos que discutem os problemas vivenciados pela sociedade em geral. Nos livros de Química, um assunto que se faz presente é o Efeito Estufa. Analisou-se, neste trabalho, o tratamento e o aprofundamento dado a esse tema. Uma visão muito simplista do fenômeno foi percebida e, por isso, algumas sugestões foram incorporadas neste trabalho.<hr/>Widely available textbooks are an important source of research for high school teachers for both content selection and class preparation. As an attempt to adapt to new educational trends, these textbooks have introduced texts and subjects relevant for the discussion of current problems of the modern society. In the chemistry textbooks the Greenhouse Effect is one of these subjects. The aim of this work is to analyze the elements and discussion given in the textbooks on this topic. It was observed in general a simplistic treatment given to greenhouse effect and in order to improve the texts analyzed some suggestions are made. <![CDATA[SCIENCE TEACHING AND LOCAL CULTURE: A STUDY OF TEACHERS' SPEECHES IN A GERMAN-BRAZILIAN CONTEXT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.<hr/>The present text discusses the relationship between the culture and the teaching of Science, focusing the presence of local culture elements in the discourses of teachers from a German-Brazilian community regarding the teaching and learning in Science. It reports results of a research in which we investigated the teaching practice of Science in Salvador das Missões (Rio Grande do Sul - Brazil), colonized by German descendants. The results show that the main cultural identifiers - that is, the values attributed to institutions like the school, the family and the the language - are still alive in the everyday life of the local population. These values are present in the teachers' speeches with respect to themes such as the function and the objectives of Science teaching, as well as in the teachers' attitudes in the classroom. <![CDATA[SOME ENVIRONMENTAL QUESTIONS ABOUT CHEMISTRY EDUCATION: WHAT THE STUDENTS THINK]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100038&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o objetivo de investigar a percepção de estudantes do final do Ensino Médio sobre poluição e alguns impactos ambientais a ela relacionados, desenvolvemos a presente pesquisa. Os pesquisados pertencem a quatro escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Percebemos que, mesmo terminando o Ensino Médio, os estudantes têm dificuldade em explicar os impactos ambientais mais tratados pela mídia. Entendemos, pela análise dos dados coletados, que a cultura do dia-a-dia prevalece nos estudantes em comparação com a cultura mais científica, desenvolvida nas escolas.<hr/>The major goal of our research is the investigation of the perception of high school students in four schools in Belo Horizonte about environmental impacts. It was observed that even after high school conclusion, it is hard to explain the environmental impacts showed by usual national media. After data analysis, it was noticed that non-scientific point of view predominates in the students. <![CDATA[THE TEACHER'S PEDAGOGICAL DISCOURSE AND THE CONCEPTUAL SCIENTIFIC PROCESS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100055&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos.<hr/>This research focuses how a lecturer has promoted the process of constructing scientific concepts by his students, future biological teachers, through the analysis of his discourse. In this sense, five of his theoretical and practical lessons were observed, audio recorded and transcribed. By means of a microgenetic analysis, theoretical contributions of a historical, cultural and enunciative approach data were constructed and interpreted. Results reveal some aspects that have characterized the complexity of teacher-student interactions and some discourse strategies used by the lecturer in order to assure his knowledge transmission, as well his consideration for the students' ideas and doubts. <![CDATA[THE COLLECTION OF SCIENTIFIC INSTRUMENTS OF THE PHYSICS LABORATORY AT THE BENTO DE ABREU STATE SCHOOL INARARAQUARA (SP) BRAZIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100071&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, primeiro ginásio oficial da cidade de Araraquara, teve origem no início do século XX. Seu laboratório de Física abriga um variado conjunto de materiais para o ensino de Ciências e de Física do qual se destaca uma coleção de cerca de 200 instrumentos antigos, encontrados em locais impróprios e inacessíveis para a comunidade e para pesquisadores. Desde 2007 essa coleção vem sendo organizada, documentada e estudada visando à construção de um inventário com o objetivo de contribuir para a preservação da memória da escola, para a pesquisa sobre a cultura material escolar, bem como para o estudo da História do Ensino de Ciências e de Física no Brasil.<hr/>The Bento de Abreu State School, the first official secondary school in Araraquara city, São Paulo, had its origin in the beginning of the twentieth century. The school's Physics Laboratory contains a wide variety of equipment and materials for teaching science and physics, among which we would like to highlight the collection of 200 old instruments, which were previously inappropriately stored and were inaccessible to the community and to researchers. Since 2007, this collection has been organized, documented and studied by a group of researchers, who are building an inventory of the instruments aiming at: contributing to the preservation of the memory of the school, carrying out research on school material culture, and studying the history of physics teaching in Brazil. <![CDATA[USE OF STUDY SITUATION AS ALTERNATIVE FORM FOR T<strong>H</strong>E PHYSICS TEACHING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100084&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta resultados decorrentes de uma vivência didático-pedagógica numa escola pública que utilizou o modelo de Ensino por Investigação/Pesquisa através da metodologia de situação de estudo relevante aos estudantes. Teve como objetivos identificar a potencialidade de situações de estudo para o processo de ensino- aprendizagem das Ciências, em especial da Física, perceber se essa metodologia favorece ações interdisciplinares e se é capaz de motivar os alunos. A pesquisa foi realizada no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, localizado em Recife / PE, durante o período de fevereiro/abril de 2004, com estudantes da primeira série do Ensino Médio. As etapas de desenvolvimento do trabalho foram realizadas em duas fases: I - levantamento das concepções prévias dos estudantes, utilizando como instrumento, um questionário: II - aulas disciplinares, que utilizou demonstrações, e atividades experimentais em laboratório. A situação de estudo favoreceu a construção e a vivência da proposta contextualizada no meio ambiente (visitas), sala de aula e no laboratório. Além de favorecer uma maior articulação com as disciplinas química e biologia do currículo da escola e motivar os alunos para o estudo das Ciências, em especial a Física. Podemos sugerir que a metodologia das situações de estudo apresenta avanços para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Física.<hr/>This work presents results of a didactic-pedagogical experience in a public school that used the model of Education for Research/Search through the methodology of the study situation of excellent study the pupils. It had as objective to identify the potentiality of study situations for the process of teaching and learning of Sciences, in special of the Physics, see if this methodology promotes interdisciplinary activities and is able to motivate the students. The research was carried through in the Centro of Experimental Ginásio Pernambucano, located in Recife/PE, from February of 2004, in the 1st grade of high school. The stages of development of the work had been carried in two phases as follows: I - survey of the previous conceptions of the students became, using as instrument, a questionnaire; II - lessons to discipline, that it used demonstrations, and experimental activities in laboratory. The study situation favored the construction and the experience of the proposal contextualized in the environment (visits), classroom and laboratory. In Beyond favoring a bigger joint with them you discipline chemistry and biology of the resume of the school and to motivate the students for the study of Sciences, in special the Physics. We can suggest that the methodology of the study situations presents advances for the process of teach-learning of Sciences and the Physics. <![CDATA[EDUCATIONAL POLICIES FOR CONTINUED FORMATION AND THE PROGRAM OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THE STATE OF MINAS GERAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100097&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores - PDP - desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares - a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP.<hr/>The aim of this task is to analyse the introduction of a public policy from a project called "Good Reference Schools" with the Professional Development Program for Educators that was made by "Superintendência Regional de Ensino" in Poços de Caldas, Minas Gerais. Preparing teachers in both Federal and State scopes. The program intends to include teachers as builders in the professional development by activities with pedagogical support to introduce new proposals for a good academic record according to the one they have to follow called "Currículo Básico Comum". Based on important facts four teachers have reported and some documents analysis, we conclude that there are a few doubts about introducing the new proposal at schools that have to be solved. <![CDATA[T<strong>H</strong>E KNOWLEDGE AND T<strong>H</strong>E KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100113&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao "saber" e "saber fazer" do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.<hr/>The aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology. <![CDATA[PHYSICS AND C<strong>H</strong>EMISTRY TEACHERS PERSPECTIVES ABOUT LABORATORIAL WORK AND ASSESSMENT PRACTICES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100128&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico- Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional.<hr/>During the last decade in Portugal the curricula had undergone several changes, especially towards assessment. In this context, by the analysis of teachers' laboratory work and the ways of assessing it, we seek to identify and characterise teachers' teaching and learning. This study involves three beginning teachers of chemistry and physics. Classroom observation, interviews and documents were the instruments of collecting data. In this study's findings it seems clear that laboratorial work is not much developed in teachers' practices and often is described as demonstrative and illustrative. All participants in this study revealed great difficulties in implementing laboratory work assessment, what is consistent with a teaching and learning perspective that still remains traditional. <![CDATA[A profissionalização dos formadores de professores.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000100192&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico- Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional.<hr/>During the last decade in Portugal the curricula had undergone several changes, especially towards assessment. In this context, by the analysis of teachers' laboratory work and the ways of assessing it, we seek to identify and characterise teachers' teaching and learning. This study involves three beginning teachers of chemistry and physics. Classroom observation, interviews and documents were the instruments of collecting data. In this study's findings it seems clear that laboratorial work is not much developed in teachers' practices and often is described as demonstrative and illustrative. All participants in this study revealed great difficulties in implementing laboratory work assessment, what is consistent with a teaching and learning perspective that still remains traditional.