Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720110002&lang=pt vol. 13 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTO BRASILEIRO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo discutimos a produção acadêmica brasileira sobre a argumentação no ensino de Ciências. Para tanto, foram investiga dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs) e em revistas nacionais das áreas de Educação e Educação em Ciências. Os trabalhos foram analisados com relação aos seguintes aspectos: ano de publicação, região geográfica e Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, nível de escolaridade ao qual se destina e foco temático.<hr/>In this very article, the Brazilian academic production on argu mentation in Science Education is discussed. Therefore, studies present ed at Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs - Brazilian Meetings for Research in Science Education) and published in Brazilian journals on Education and Science Education were investigated. This literature was reviewed comprising the following aspects: year of presentation, Brazilian geographic region and institution of production, school level and thematic focus of the study. <![CDATA[INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Atualmente, existe uma tendência na qual o ensino de Ciências estaria centrado na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais interativa e dialógica. Assim, uma estratégia de modelagem para o ensino do tema energia envol vida nas transformações químicas foi proposta, sendo aplicada a um grupo de alunos da 2° série do Ensino Médio de uma escola Pública Federal de Belo Horizonte. Neste artigo são apresentados alguns aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino, assim como alguns dos resultados de uma investigação sobre a aprendizagem dos alunos, particu larmente aqueles relacionados à linguagem.<hr/>Nowadays, there is a trend in focusing science teaching on the understanding of the nature and processes through which scientific knowledge develops. In this context, students' involvement in modelling- based teaching activities emerges as an essential part of a more interactive and dialogical approach to teaching. Thus, a modelling-based strategy for the teaching of the topic energy associated with chemicals changes was elaborated. This strategy was applied to a group of high school sophomore students of a public school in Belo Horizonte. This paper presents some impor tant aspects that served as a base for this teaching strategy, as well as some of the results of an investigation into students learning, especially those related to language. <![CDATA[MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresenta-se um panorama sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de Ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo con solidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de Ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados apontaram que, durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: (a) mediar o conhecimento; (b) explicar os conceitos cien tíficos envolvidos nas exposições; (c) apresentar os espaços temáticos; (d) receber e organizar os visitantes; (e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; (f) complementar e ensino escolar dos visi tantes e (g) difundir conhecimento científico.<hr/>In the present paper, it is presented a general view about who they are and the activities science centers and museums mediators devel op. The literature points out to the diverse roles attributed to these actors and that the presence of this type of professional is a consolidated prac tice in non-formal educational institutions. Data obtained among the mediators of a science center during mediated school visits are also pre sented and discussed, focusing in the role attributed to these profession als, with the objective of characterizing their actions during these visits. The data obtained and analyzed showed that during school visits, the roles that are attributed to the mediators are: (a) mediation of the knowledge involved in the expositions; (b) explanation of the scientific concepts involved in the expositions; (c) presentation of the thematic spaces; (d) reception and organization of groups of visitors; (e) preservation of the physical and moral integrity of the visitors, and the integrity of the phys ical spaces and their equipments; (f) complementation of the school knowledge, and (g) diffusion of the scientific knowledge. <![CDATA[O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É fundamental identificar as transformações nas populações de organismos ao longo do tempo e situar as linhagens com os seus repre sentantes atuais, facilitando uma aprendizagem coerente com o conheci mento biológico atual. Por essas razões, nesse trabalho realizamos uma análise qualitativa sobre o conteúdo Sistemática e Filogenética em cinco livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Verificou-se que entre os livros analisados nenhum utiliza a filogenia como eixo integrador do ensino. Acredita-se que a filogenia, como eixo integrador, permita uma abordagem comparativa da vida, faci litando os estudos de Zoologia e Botânica e fornecendo subsídios para a compreensão da diversidade biológica voltada para uma abordagem evo lutiva.<hr/>It is essential to identify changes in populations of organisms over time and locate the lineages according to their contemporary repre sentatives, facilitating learning consistent with current biological knowl edge. Therefore, in this work we carry out a qualitative analysis on the Systematic and Phylogenetic content in five books recommended by the Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (National Book Program for High School). And it was found that amongst the books reviewed, none uses the phylogeny as an axis integrator of education. It is believed that the phylogeny as axis integrator allows a comparative approach of life by facilitating studies in zoology and botany and providing subsidies for the understanding of biological diversity targeted towards an evolutionary approach. <![CDATA[UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa.<hr/>This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation. <![CDATA[A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira.<hr/>The life cycle of the teacher has been defined by authors such as Huberman. The literature is, thus, entrusted with the need for conduct ing research to bring new perspectives on the career of a professional and in particular the science teacher. While comparing the obstacles and the satisfaction found along the career, one detects clear differences among professional teachers, hence the concern to focus attention on the aspects that make the teacher of Science uphold their career, despite the many challenges they encounter. The theoretical framework is based on the interpretation of the relations with the knowledge by Charlot in order to get a new look at this problem. We also use the reference of the life cycle of teachers of Huberman to get the life story of the teachers, the teach ers set to be analyzed and build an instrument for interview. The selected sample of teachers is the third stage described by Huberman, Diversification or Questioning. The Charlot's referential serve to analyze this phase of the teaching profession to understand the reason or reasons that make the Science teacher persist in his career. <![CDATA[DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS PREFERÊNCIAS DISCIPLINARES E PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estu dantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de lin guagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e pro fissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às dispari dades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um con junto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas.<hr/>This study investigates gender differences in students' speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin's philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls' discourse in different ways. <![CDATA[TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual.<hr/>This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence. <![CDATA[CURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇAO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de activi- dades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados suge rem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades esco lares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.<hr/>This study aims at understanding the impact of investigative activities in Physics and Chemistry classes in the reconstruction of school identities. Three secondary classes of a professional education and train ing course were studied. 28 pupils with dramatic school failure records participated and were submited to focus groups interviews. A method of content analysis was carried in order to study quality of answers and argu ments presented. Data suggest that students' negative school identities, which cannot be re-evaluated in current school context, make them unwilling to learn and consider dropping out school. Besides, new curric ular and pedagogical experiences can facilitate school identity reconstruc tion and also the emergence of new ways to relate to school and to school knowledge. <![CDATA[A busca pela compreensão cósmica. Crônicas para despertar o interesse pela física e a ciência em geral.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000200189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de activi- dades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados suge rem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades esco lares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.<hr/>This study aims at understanding the impact of investigative activities in Physics and Chemistry classes in the reconstruction of school identities. Three secondary classes of a professional education and train ing course were studied. 28 pupils with dramatic school failure records participated and were submited to focus groups interviews. A method of content analysis was carried in order to study quality of answers and argu ments presented. Data suggest that students' negative school identities, which cannot be re-evaluated in current school context, make them unwilling to learn and consider dropping out school. Besides, new curric ular and pedagogical experiences can facilitate school identity reconstruc tion and also the emergence of new ways to relate to school and to school knowledge.