Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720110003&lang=pt vol. 13 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O conceito de atividade e suas possibilidades na interpretação de práticas educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A aula, seus artefatos, seus sujeitos e as relações que se estabelecem em seu acontecimento são discutidos à luz da teoria da atividade, tendo como questão norteadora a identificação dos seus conceitos nucleares e de suas possibilidades de estimular práticas educativas. A abordagem é realizada a partir de autores que têm diferenças entre si, mas que possuem uma relação com a dialética marxiana: Vygotsky, Adorno, Leontiev e Engeström. O ensaio é elaborado como uma espiral em quatro giros. O primeiro giro parte das noções de ambiente de aprendizagem e de prática educativa. A meta é definir a sala de aula como um complexo interativo. Aqui são discutidas a cognição e seu caráter distribuído e a inteligência como uma realização e, não, como posse. O segundo giro é sobre a noção de atividade e a meta é relacioná-la com a práxis, que se efetiva quando uma atividade objetal possibilita a formação da consciência. Essas elaborações foram feitas mediante interlocuções com ideias de Vygotsky e de Leontiev. Em seguida aparecem o sujeito e sua aprendizagem. O pano de fundo é a relação entre sujeito e objeto. O que é afirmado é que o sentido que o indivíduo atribui às ações está relacionado ao motivo que o leva a participar de uma atividade. O último giro é sobre a atividade como um complexo de relações sociais. O principal convidado é Engeström. A meta é relacionar as noções de atividade e de experiência para evidenciar o sentido dialético de ambas. Busca-se elaborar um referencial que possibilite refletir sobre como se articulam os fatores materiais e os agentes humanos na promoção de oportunidades de aprendizagem; um referencial capaz tanto de possibilitar interlocuções teóricas, quanto de fomentar empirias. Esse propósito constituiu-se a partir de uma convergência de perspectivas sobre a cognição, a aula e a escola, que resultou na conceituação de prática educativa e de ambiente de aprendizagem escolar.<hr/>ABSTRACT: The class, its artifacts and subjects, and the relationships established while it takes place, are discussed in light of activity theory, with identification of its nuclear concepts and ability to stimulate educational practices as the guiding questions of the study. The approach is based on authors whose speech is different, but who are somehow related to the Marxist dialectic: Vygotsky, Adorno, Leontiev and Engeström. The essay was designed as a four rounded spiral. The first spin starts from the concepts of learning environment and educational practice. The aim is to define the classroom as an interaction complex. At this time, cognition and its distributed character, and intelligence not as property, but as achievement are discussed. The second spin is about the concept of activity. The aim is to relate it to praxis, which comes into effect when an objectal activity enables consciousness formation. These elaborations were made through dialogues with Vygotsky’s and Leontiev’s ideas. And then comes the subject and his/her learning. The background is the relationship between subject and object. The meaning assigned by the subject to his/her actions is connected to the reasons that lead him/ her to participate in an activity. The last spin is about activity as a social relationship complex. The main guest is Engeström. The aim is to relate the concepts of activity and experience to highlight their dialectical meaning. The objective is to develop a referential that allows the reflection about how material factors and human agents articulate themselves to promote learning opportunities; a referential that not only allows theoretical dialogues, but also encourages empirical investigations. This motive was generated from a convergence of perspectives on cognition, the class and the school, which resulted in the conceptualization of educational practice and school learning environment. <![CDATA[Algumas implicações do trabalho coletivo na formação continuada de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes.<hr/>ABSTRACT: In this study we searched for professional qualities resulting from working in a group. Our information comes from participating observation and audio recordings of group work meetings. Analytical categories express the intentions behind the speech, showing leadership attitudes (among others). These attitudes are arguments for negotiation that aim to organize, direct and define what to do and how to do it in the group. The goal of this study is to understand the factors that influence eventual conceptual changes about teaching and classroom work by teachers. The results show that group work encourages teacher autonomy and skills to lead the learning process, such as facing unexpected situations, appraising student manifestation, constantly evaluating the learning process and reformulating its planning, including new activities. And, above all, developing the critical thinking to make right decisions using appropriate criteria. <![CDATA[Ética, ciência e formação de professores: a escola na sociedade contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente artigo, resultante de em uma pesquisa qualitativa cujo instrumento foi a revisão bibliográfica, aborda, a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento da ciência e os conceitos de ética, direcionamentos para a formação de professores e para sua atuação na escola contemporânea. O texto, fundamentado nos apontamentos sobre a ciência e a ética, traz para discussão o papel da escola no processo de formação do indivíduo, considerado produtor e inserido em uma sociedade tecnológica atravancada por discussões de caráter ético. A análise aponta para a necessidade de, com maior intensidade, conjugar a ética ao processo de estruturação da ciência e aos processos de formação docente, sendo este um caminho para sua maior presença no cotidiano da escola.<hr/>ABSTRACT: This paper is the result of a qualitative research based on review of the literature, and discusses, from reflections on the development of science and concepts of ethics, directions for teacher formation and their role in contemporary school. The paper, based on notes about science and ethics, brings to discussion the role of school on the formation of individuals, as a producer and inserted within a technological society hampered by ethical discussions. The analysis indicated the need to incorporate ethics into the processes of science structuring and teacher formation with greater intensity, which is a way to increase its presence in everyday school life. <![CDATA[Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas.<hr/>ABSTRACT: This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach. <![CDATA[Problematização como estratégia para discussão sobre Bioética e Biossegurança no Ensino de Zoologia: uma experiência entre Licenciandos em Ciências Biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A preocupação com o bem estar animal determina mudanças de atitude nas atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais. Isto levou ao desenvolvimento de recursos didáticos alternativos para reduzir o sofrimento imposto a animais. Este trabalho investigou concepções de alunos de Ciências Biológicas sobre conceitos de Bioética e Biossegurança no manuseio de animais na UFPE. Observou-se que a maioria dos estudantes ignora aspectos da senciência e bem estar animal e também os riscos à saúde decorrentes da manipulação de animais. Faltam situações formais (disciplinas) e atividades extracurriculares que estimulem a percepção da Bioética e da Biossegurança no ensino de Biologia.<hr/>ABSTRACT: Concern about animal welfare instigates attitude changes in teaching and research activities involving animals. This has led to the development of alternative didactic resources aimed to reduce animal suffering. This work investigated conceptions from Biological Sciences students related to Bioethics and Biosafety applied to animal manipulation at UFPE. We observed that most students ignore aspects of sentience and animal welfare and also risks to human health when dealing with animals. There is a shortage of formal situations (courses) and extracurricular activities that stimulate perceptions about Bioethics and Biosafety in Biology teaching. <![CDATA[Educação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE’s) no sistema regular de ensino é hoje a diretriz principal das políticas públicas educacionais tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Entretanto, os licenciados egressos das instituições de Ensino Superior estão verdadeiramente preparados para o atendimento adequado aos portadores de NEE’s? Foi no sentido de responder este questionamento que demos início ao desenvolvimento desta pesquisa, que analisou as opiniões de acadêmicos dos cursos de Física, Química e Biologia - Licenciaturas, do segundo e do último período de cada curso, a fim de observar qual o pensamento dos mesmos em relação à inclusão educacional e à ausência de disciplinas desta área nos cursos de licenciatura nas universidades públicas federais.<hr/>ABSTRACT: The inclusion of students with special educational needs (SEN) in the regular education system is today the main guideline for public policies on education at federal, state and municipal levels. However, are graduate students from higher education institutions actually prepared to provide adequate care for people with SEN? To answer this question we investigated the views of students in the second and last terms from Physics, Chemistry and Biology undergraduate programs to determine their perception on inclusive education and the lack of courses in the field in federal universities undergraduate programs. <![CDATA[As representações sociais dos licenciandos de física referentes à inclusão de deficientes visuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física.<hr/>ABSTRACT: This work investigated the discipline Physics Teaching and Social Inclusion, created three years ago as an elective in the Bachelor’s Degree in Physics. Our objective was to determine the opinion of students about inclusive education in Physics at the university, for possible changes in the course. We used Focus Group and Discourse of the Collective Subject to identify social representations. The results showed that inclusion is not a topic that mobilizes undergraduate students, and does not constitute a social representation. On the other hand, the notion that Physics teaching is associated with difficulties that can only be confronted by students who conform to a normal pattern represents an object of social representation, because it generated both contradictory and convergent concepts, views and behaviors. This result indicates that our students still do not accept that visually impaired persons can learn Physics. <![CDATA[Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A formação inicial de professores de ciências tem desenvolvido de forma incipiente o tema da educação em museus e centros de ciências. Nesse sentido, este artigo apresenta apontamentos sobre a formação que futuros professores tiveram para atuar em um centro de ciências (CDCC/ USP), suas concepções sobre as características da educação escolar e extra- -escolar e as contribuições formativas oferecidas por esse espaço, na perspectiva de compreendê-lo como um lócus formativo na prática de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com quatro licenciandas-mediadoras, atuantes no centro de ciências mencionado. A inserção do estágio em espaços extra-escolares na prática de ensino também pode configurar- -se como alternativa viável para a formação docente em Ciências.<hr/>ABSTRACT: The initial training of science teachers has hardly explored the theme of education in museums and science centers. This paper focused on this theme by investigating future teachers who work at a science center (CDCC/USP), their views on the characteristics of school and extra-school education, and the contributions provided by this space, with a view to recognize it as a training space for science teaching practice. The study used a qualitative approach through semi-structured interviews with four undergraduate-mediators working at the science center in question. Trainee programs at extra-school spaces can also represent a viable alternative to initial training of science teachers. <![CDATA[Science coverage in colombian newcasts: from the analysis of results to methodological reflections for its investigation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: Basados en los resultados de un estudio de cobertura de ciencia y tecnología en el noticiero2 Noticias Caracol de Colombia, realizado entre octubre del 2009 y marzo del 2010, nos preguntamos críticamente por la marcada tendencia que esta investigación indica, en diálogo con pesquisas similares, sobre lo que parece ser una baja presencia de estas temáticas en los medios informativos latinoamericanos. Inicialmente discutimos la metodología utilizada en este estudio y otros similares. Luego nos centramos en las noticias sobre agua y medio ambiente, que son las más recurrentes en este estudio, para finalmente preguntarnos por los contextos de riesgo que éstas tácitamente evocan y que están atravesados por concepciones particulares de la ciencia y la tecnología.<hr/>ABSTRACT: Based on theresults of a study on science and technology coverage in the Colombiantelevision newscast Noticias Caracol,between October 2009 and March 2010, we asked, from a critical perspective, thereasons for the low presence of these themes in Latin American news shown inthat research, along with similar studies. Initially, we discussed themethodology of the study and similar ones. Subsequently, we focused on waterand environment news, because these themes were the most frequent. Finally, wediscussed the risk contexts that these newscasts tacitly evoke and that are permeatedwith particular conceptions of science and technology. <![CDATA[Discursos Epistemológicos de Afetividade como princípios de Racionalidade para a Educação Científica e Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este ensaio tem como objetivo a compreensão e o estudo do papel da afetividade no processo de cognição, sob uma perspectiva voltada para valorização de aspectos indissociáveis do sujeito epistêmico, admitindo que este se constrói e constrói conhecimento em diversos domínios de raciocínio, inclusive emocionais. Para subsidiar a discussão no âmbito da Educação Científica e Matemática, reunimos relatos de docentes nos quais fica evidente que a afetividade influenciou o processo de ensino e aprendizagem. Partindo das narrativas e de diversas contribuições teóricas, buscamos evidenciar discursos epistemológicos e configurá-los como princípios de racionalidade para a Educação Científica e Matemática, sustentando como tese principal a imbricação da razão com a afetividade no caminho do conhecer.<hr/>ABSTRACT: This essay aims to analyze and study the role of affection in cognitive processes from a perspective focused on appreciation of inseparable aspects of the epistemic subject, acknowledging that he develops himself and develops knowledge in various reasoning levels, including emotional ones. To support the discussion in Science and Mathematics Education, we gathered teacher reports that show that affection influenced both teaching and learning processes. From narratives and several theoretical contributions, we aimed to emphasize epistemological discourses and establish them as principles of rationality for Science and Mathematics Education, supporting the thesis of the overlap between reason and affection in the path of knowing. <![CDATA[A leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A afirmação de que a formação de sujeitos leitores e produtores de texto é um compromisso transversal de todas as áreas da educação escolar desafiou os autores deste trabalho a buscar modos de mediar a ação de professores de ciências identificados com esse discurso. Neste artigo, apresentamos dados que emergiram da análise de uma das atividades concebidas para atender a esse objetivo. A avaliação da mesma nos remeteu às questões tais como: (i) de que modo os estudantes se expressaram sobre a tensão, sugerida pelo texto lido na ocasião, entre a cultura popular e a cultura das ciências? (ii) que aspectos do texto foram considerados mais provocativos, por esses sujeitos, e como eles os confrontaram?<hr/>ABSTRACT: The task of preparing good readers and writers is not exclusive responsibility of first language teachers. Aware of this commitment we feel challenged to seek ways to mediate the action of science teachers in reading activities in the classroom. This article presents an analysis of one of these mediations with pre-service teachers in Brazil. The data originated from the analysis of student’s written production. This analysis allowed us to answer the following questions: (i) How did pre-service teachers perceive the tension established by the author of the text between science culture and popular culture? (ii) Which features of the text were perceived as against popular culture and how did these persons react to them? <![CDATA[Leituras de textos da revista ciência em tela por professores de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente trabalho desenvolve-se a partir de uma oficina pedagógica oferecida pelo NUTES/UFRJ para professores de ciências. O objetivo central do estudo é discutir o sentido que professores atribuem às visões e contribuições propostas por vários perfis de educadores em ciências no contexto da revista Ciência em Tela (www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br), a partir da investigação do processo de leitura e de resenha de textos nela publicados, sob perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, como desenvolvida por Pêcheux e Orlandi. A análise dos resultados aponta que as condições de produção envolvidas nas escolhas e nas leituras dos textos remetem a aspectos como: demanda por atualização, utilização dos textos como ferramenta didática e necessidade específica de elaboração de textos. Foram ainda observados os intertextos e o estabelecimento de interpretações parafrásticas e polissêmicas, bem como os movimentos de apropriação dos textos que foram resenhados pelos professores.<hr/>ABSTRACT: This study was born out of a pedagogical workshop for Science teachers. The main goal of the study was to discuss meanings attributed by teachers to views expressed in texts written by authors from different academic and Professional backgrounds and published at Ciência em Tela (www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br), an on-line teacher education journal. The investigation involved the analysis of teachers’ readings and of reviews they wrote about texts published in the journal under the theoretical and methodological framework of discourse analysis, as developed by Pêcheux and Orlandi. The results indicate that production conditions involved both in teachers’ choices and readings relate to aspects such as: demand for professional development, use of texts as teaching resources and specific needs involved in text production. The analysis also discussed intertexts, parphrastic and polysemic interpretations, in addition to appropriation moves of the texts reviewed by teachers. <![CDATA[Interação entre música e tecnologia para o ensino de Biologia: uma experiência utilizando a web-rádio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A internet e a música estão presentes no cotidiano de grande parte da população brasileira, porém ainda são pouco exploradas como um subsídio para o ensino de conceitos biológicos e para a popularização da ciência. Este texto foi elaborado a partir da pesquisa qualitativa do mestrado profissional em ensino de Ciências da UTFPR e discorre sobre uma experiência de utilização da música, aliada à tecnologia da web-rádio, como ferramenta didática de Biologia e sua influência no processo de ensino-aprendizagem, de alunos da rede pública de ensino. A experiência constituiu-se no estudo, a partir da letra de músicas, dos conceitos e conteúdos apresentados. Após essa atividade, foi realizada uma transmissão ao vivo em um programa de web-rádio, com a participação voluntária dos alunos, por meio do qual foram verificados a catarse e o retorno à prática social. Foi feita ainda a interação on-line com internautas, aplicando os conceitos da disciplina no programa de rádio.<hr/>ABSTRACT: The Internet and music are present in everyday life of most of the Brazilian population, but are still little explored as a tool for teaching biological concepts and popularization of science. This study is the result of a qualitative research developed in the Professional Master’s Program in Science Teaching at UTFPR. The aim of the study is to present an experiment of the use of music combined with web radio technology as a didactic tool in Biology education for public school students. First the students discussed concepts and topics in lyrics. Then, a live broadcast was conducted in a web radio program with voluntary participation of students to examine the catharsis and return to social practice. <![CDATA[Uma análise de referenciais teóricos sobre a estrutura do argumento para estudos de argumentação no ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento.<hr/>ABSTRACT: From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered. <![CDATA[Tecnologias da informação e comunicação e qualidade da educação na perspectiva de uma professora de Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas.<hr/>ABSTRACT: This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted. <![CDATA[Iniciação científica no ensino superior: funcionamento e contribuições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172011000300285&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas.<hr/>ABSTRACT: This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted.