Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720150003&lang=en vol. 17 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300529&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Complexities inherent to the subject "climate change": challenges and prospects for physics teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300535&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas.<hr/>Resumen: La articulación entre la física y la temática ambiental presenta oportunidades para la construcción de prácticas educativas que privilegian el tratamiento de las controversias y de las complejidades asociadas a los temas ambientales, como ocurre con el fenómeno de los cambios climáticos. En este ensayo teórico, se destaca que la naturaleza compleja de este fenómeno climático favorece el surgimiento de controversias, que proporcionan posibilidades para el tratamiento educativo diferenciado de este tema a los profesores de la Educación Básica. De modo especial, se presentan y se discuten algunos aspectos, del punto de vista de la física, relativos a la complejidad inherente al tema "cambios climáticos", con el fin de contribuir para una reflexión acerca de la naturaleza de esas complejidades y para sus potencialidades educativas.<hr/>Abstract: The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential. <![CDATA[PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300555&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Esse trabalho analisou os níveis investigativos de uma sequência didática e os indicadores de Alfabetização Científica promovidos em estudantes do Ensino Médio de química, em aulas elaboradas e ministradas por uma licencianda participante de um grupo de reflexão orientada. O trabalho ainda permitiu compreender as possíveis contribuições das ações desenvolvidas para a formação inicial da licencianda participante. Mediante as análises foi possível inferir que as aulas contemplaram características investigativas e indicadores que evidenciaram a promoção de Alfabetização Científica (AC) na sala de aula. AOs alunos que participaram das aulas se envolveram com as investigações e as discussões propostas, e a licencianda teve a oportunidade de elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de aulas, contribuindo significativamente para sua formação docente.<hr/>RESUMEN: Ese trabajo analizó los niveles investigativos de una secuencia didáctica y los indicadores de Alfabetización Científica promovidos en estudiantes de química de la Secundaria, en clases elaboradas y ministradas por una licencianda participante de un grupo de reflexión orientada. El trabajo también permitió comprender las posibles contribuciones de las acciones desarrolladas para la formación inicial de la licencianda participante. Mediante los análisis, fue posible inferir que las clases contemplaron características investigativas e indicadores que evidenciaron la promoción de Alfabetización Científica (AC) en el aula. La investigación tuvo resultado satisfactorio pues los alumnos se involucraron con las investigaciones y las discusiones propuestas y la licencianda tuvo la oportunidad de elaborar y evaluar secuencias de clases, contribuyendo significativamente para su formación docente.<hr/>ABSTRACT: This study analyzed the investigative levels and the indicators of Scientific Literacy promoted in high school's chemistry students. The research was conducted with the use of a didactic teaching sequence developed and taught by a soon-to-be-graduated chemistry teacher, participant in a group of oriented reflection. Moreover, research also enabled us to understand the contribution of the actions developed by the teacher in training. The results show that the classes contemplated investigative characteristics and indicators related with promotion of Scientific Literacy (AC) in the classroom. The research had a satisfactory result since the students were involved in the investigation and discussions, and the teacher had the opportunity to develop, implement and evaluate a sequence of classes which contributed significantly to her teacher training. <![CDATA[SCIENCE TEACHER'S REACTIONS TO THE NEW CURRICULUM IMPLEMENTATION IN SÃO PAULO'S STATE PUBLIC SCHOOL SYSTEM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300585&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A pesquisa realizada,entre 2009e 2013, teve como objetivo investigar como os professores de ciências da rede estadual de ensino de São Paulo reagiram diante da implantação de uma nova proposta curricular para o Ensino Fundamental. Adotou-se uma abordagem qualitativa para o desenvolvimento da pesquisa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas sob a perspectiva da análise do conteúdo, procurando dar voz aos agentes do currículo, e a partir das ideias de Sacristán, particularmente no que se refere à relação entre o currículo prescrito e as ações dos professores. Neste artigo são apresentadas as reações dos professores diante da nova proposta e analisados seus posicionamentos, sejam eles: favoráveis, desfavoráveis ou pragmáticos.<hr/>RESUMEN: La investigación realizada entre 2009 y 2013 tuvo como objetivo averiguar como los profesores de las ciencias en la red estadual de enseñanza de São Paulo reaccionaron frente a la implantación de una nueva propuesta curricular para la Primaria. Se ha adoptado un abordaje cualitativo para el desarrollo de la investigación, utilizando entrevistas semiestructuradas que fueron analizadas bajo la perspectiva del análisis del contenido, buscando dar voz a los agentes del currículum, y a partir de las ideas de Sacristán, particularmente en lo que se refiere a la relación entre el currículum prescrito y las acciones de los profesores. En este artículo son presentadas las reacciones de los profesores frente a la nueva propuesta y analizados sus posicionamientos, sean: favorables, desfavorables o pragmáticos.<hr/>ABSTRACT: This research conducted from 2009 to 2013 aimed to investigate how science teachers of the public school's state system in São Paulo reacted to the implementation of a new curriculum proposal for elementary school. We adopted a qualitative approach in the research development, conducting semi-structured interviews analyzed from the content analysis perspective, trying to give voice to the curriculum´s agents, and from Sacristan's ideas, particularly regarding relationship between formal curriculum and teachers' actions. In this article, teachers' reactionstothe new proposal are presented and their positions are analyzed, beingfavorable; unfavorable; orpragmatic. <![CDATA[IMAGES AND CHILDREN'S DRAWINGS IN A PROCESS OF MEANING CONSTRUCTIONON A TEACHING SEQUENCE ABOUT WATER CYCLE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300607&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a linguagem dos desenhos das crianças e as contribuições de um infográfico animado sobre o ciclo da água como recurso mediacional no processo de construção de sentidos nas aulas de ciências. A pesquisa, de natureza qualitativa, se apoia em construtos teórico-metodológicos da perspectiva sócio-histórica e da semiótica social. A coleta dos dados da pesquisa aconteceu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Contagem/MG. Para examinar a efetividade do desenho da criança como um modo de produção de sentidos na construção do conhecimento, buscamos investigar quais os indícios de compreensão sobre o ciclo da água podem ser observados nos desenhos produzidos pelas crianças em dois momentos da sequência de ensino: na primeira aula - levantamentos das ideias preliminares das crianças - e na quarta aula, após a utilização de um infográfico animado. Os resultados reforçam o potencial expressivo e comunicativo dos desenhos infantis na construção de conceitos científicos e sua relação com os textos verbais escritos. Além disso, os progressos no entendimento das crianças sobre o ciclo da água demonstram a efetividade do infográfico animado, apresentado pela professora com intensa participação dos estudantes, enquanto recurso mediacional.<hr/>RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo investigar los dibujos de niños comprendidos como lenguaje y las contribuciones de una infografía animada como recurso de mediación en el proceso de construcción de sentidos en las clases de ciencias acerca del ciclo del agua. La investigación, de naturaleza cualitativa, se apoya en constructos teórico-metodológicos de la perspectiva socio-histórica y de la semiótica social. La recopilación de los datos de la investigación ocurrió en una clase del tercer año de la Primaria de una escuela pública en Contagem/MG/Brasil. Para examinar la efectividad del dibujo de niños como un modo de producción de sentidos en la construcción del conocimiento, buscamos investigar cuales indicios de comprensión acerca del ciclo del agua pueden ser observados en los dibujos producidos por los alumnos en dos momentos de la secuencia de enseñanza: en la primera clase - recopilación de las ideas preliminares de los alumnos - y en la cuarta clase, después de la utilización de una infografía animada. Los resultados refuerzan el potencial expresivo y comunicativo de los dibujos infantiles en la construcción de conceptos científicos y su relación con los textos verbales escritos. Además, los progresos en la comprensión de los niños acerca del ciclo del agua demuestran la efectividad de la infografía animada presentada por la profesora, con intensa participación de los estudiantes, como recurso de mediación.<hr/>ABSTRACT: This work aims to investigate children's drawings understood as language and the contributions of an animated info-graphic as a mediational resource in the meaning making process in science classes on the water cycle. The research is based on theoretical and methodological constructs of socio-historical approach and social semiotics. Data were collected in a 3rd year class at a public school in the city of Contagem/MG. To examine the effectiveness of the children's drawing as a way of production in knowledge construction, we seek to investigate what signs of understanding of the water cycle can be found in the drawings produced by children in two moments of the teaching sequence on water cycle: in the first class - drawing based on the preliminary ideas of children - and in the fourth class, after the use of an animated info-graphic. The results reinforce the expressive and communicative potential of children's drawings on the construction of scientific concepts and their relationship with written verbal texts. In addition, progress in children's understanding about the water cycle demonstrate the effectiveness of the animated infographic, presented by the teacher with intense participation of the students, as a mediacional mean. <![CDATA[READING IN SCIENCE CLASSROOM AS A DIALOGICAL AND EDUCATIONAL SOCIAL PRACTICE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300633&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste trabalho, com base nos fundamentos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, enfocamos a problemática da mediação pedagógica da leitura de textos didáticos de ciências em sala de aula. Argumentamos a favor da leitura de textos de ciências, para se aprender ciências, e sobre ao papel central que a mediação docente desempenha nesse processo. A partir de dados de uma mediação de leitura específica, discutimos as ações do professor frente às contrapalavras dos estudantes que emergiram durante uma leitura compartilhada. Concluímos que a mediação constituiu-se como uma prática social dialógica (pela palavra) e pedagógica (pelo outro), que contribui para o processo de compreensão de/sobre ciências pelos estudantes, além de resultarem um novo texto coletivamente construído pela oferta de contrapalavras.<hr/>RESUMEN: En este trabajo, basados en los fundamentos de la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano, enfocamos la problemática de la mediación pedagógica de la lectura de textos didácticos de ciencias en clases. Argumentamos en favor de la lectura de textos de ciencias, para aprender ciencias, y acerca el papel central que la mediación docente desempeña en este proceso. A partir de datos de una mediación de lectura específica, discutimos las acciones del profesor frente a las contrapalabras de los estudiantes que emergieron durante una lectura compartida. Concluimos que la mediación se constituyó como una práctica social dialógica (por la palabra) y pedagógica (por el otro), que contribuye pare el proceso de comprensión de/acerca de ciencias por los estudiantes, además de resultar en un nuevo texto colectivamente construido por la oferta de contrapalabras.<hr/>ABSTRACT: In this work, based on the fundaments of cultural-historical perspective of human development, we focus on the problem of pedagogical mediation reading science textbooks in classrooms. We argue in favour of reading science texts to learn science, and about the central role that teaching mediation plays in this process. From data of a specific reading mediation, we discussed teacher's actions in front of student's counter-words that emerged during a shared reading. We conclude that the mediation was created as a dialogical social practice (through words) and pedagogical (for the other), which contributes to the student's process of understanding science and about science, in addition to working a new text collectively built by offered counter-words. <![CDATA[MEASUREMENT IN TEACHING RESEARCH: APPLYING RASCH MODEL TO ACCESS LATENT TRACES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300657&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças.<hr/>RESUMEN: En este trabajo reflexionamos acerca de las potencialidades de la asociación de métodos cualitativos y cuantitativos para contestar a cuestiones específicas, con el objetivo de obtener más coherencia interna en las investigaciones del área educacional. Tenemos como foco la discusión del modelo Rasch como herramienta para acceder rasgos latentes, presentando un ejemplo de cómo ese modelo puede ser promisor para trabajar con medidas, así como contestar cuestiones de naturaleza causal y que remiten a la identificación de efectos y cambios.<hr/>ABSTRACT: We report a discussion about the importance of combining qualitative and quantitative methods to lead specific questions in educational area. We point out the relevance of this approach in order to improve ours methods and obtain greater internal consistency. Rasch model is presented as a tool to access latent traces. We show how this model can be promising to work with measures, as well as answering questions of causality and questions which intend to identify effects and changes. <![CDATA[HIGH SCHOOL STUDENTS PERFORMANCE'S COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN ACTIVITY WITH COMPUTER MODELING AND TRADITIONAL EXPLORATORY ACTIVITY ABOUT BODY MOTION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300685&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo apresenta uma investigação do desempenho que 114 estudantes que cursavam, em 2011, o 1° Ano do Ensino Médio obtiveram em atividades com relações matemáticas de Média Simples e Velocidade Média no estudo do movimento retilíneo dos corpos, em um processo que envolveu dois momentos distintos e subsequentes. O primeiro momento foi caracterizado pela aplicação de atividades de modelagem computacional exploratória. Dias depois da atividade inicial, os estudantes foram submetidos a uma atividade tradicional durante a avaliação trimestral, contendo itens da atividade de modelagem. Nessa perspectiva, os resultados relatados neste trabalho mostram que o desempenho da primeira para a segunda atividade diminuiu para 51 estudantes (≈ 44,7%), foi mantido constante para 40 (≈ 35,1 %) e aumentou para 23 (≈ 20,2%). Os resultados sugerem, ainda, que o uso da modelagem computacional exploratória, em atividades que desenvolvem estudos com relações algébricas e quantidades numéricas, pode ser uma possibilidade a ser incorporada no dia a dia da sala de aula, e não apenas em investigações pontuais e de abordagem exploratórias.<hr/>RESUMEN: Este artículo presenta una investigación del desempeño de 114 estudiantes que cursaban en 2011 el primer año de la Secundaria en actividades con relaciones matemáticas de Media Sencilla y Velocidad Media en el estudio del movimiento rectilíneo de los cuerpos, en un proceso que tuvo dos momentos distintos y subsecuentes. El primer momento fue caracterizado por la aplicación de actividades de modelaje computacional exploratoria. Días después de la actividad inicial, los estudiantes fueron sometidos a una actividad tradicional durante la evaluación trimestral, con partes del actividad de modelaje. En esa perspectiva, los resultados relatados en este trabajo mostraron que el desempeño de la primera para la segunda actividad bajó para 51 estudiantes (≈ 44,7%), se mantuvo constante para 40 (≈ 35,1 %) y aumentó para 23 (≈ 20,2%). Los resultados sugieren, todavía, que el uso del modelaje computacional exploratorio en actividades que desarrollan estudios con relaciones algébricas y cuantidades numéricas, puede ser una posibilidad a ser incorporada en el día-a-día del aula, y no apenas en investigaciones puntuales y de abordaje exploratorio.<hr/>ABSTRACT: This paper presents an investigation of 114 students who attended the 1st High School Year in 2011' performance in activities with mathematical relationship of Average Simple and Average Speed in the study of bodies' rectilinear motion. The process involved two distinct and subsequent moments. The first moment was characterized by the application of exploratory computer modeling activities. Approximately 4,5 days after the initial activity students were submmited to a traditional activity, during a quarterly assessment, containing items of the computer modeling activity. In this perspective, the results reveal that the performance decreased to 51 students (≈ 44,7%), was held constant for 40 (≈ 35,1%) and increased to 23 (≈ 20,2%). The results also point that the use of exploratory computer modeling in activities that develop teaching of algebraic relations and numerical quantities can be a possibility to be incorporated into classroom daily life and not only in punctual and exploratory investigations. <![CDATA[ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300707&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este é um trabalho teórico cujo objetivo é discutir a relevância e as contribuições das "orientações discursivas" e dos "protótipos das sequências textuais" para uma análise do discurso em aulas de Ciências. O "Padrão de Argumento de Toulmin" tem sido usado pelos pesquisadores da área como um protótipo viável para análise da sequência argumentativa. Sugerimos então que os demais protótipos de sequências relevantes (narrativa, explicativa, descritiva, injuntiva e dialogal) podem também contribuir frutiferamente para análises discursivas de interações em aulas de Ciências. Sob essa perspectiva, introduzimos o conceito de "orientação discursiva" e desenvolvemos uma discussão sobre como a tríade analítica "orientação discursiva / objetivos didáticos / procedimentos discursivos didáticos" pode contribuir para uma análise do discurso de sala de aula.<hr/>RESUMEN: Este es un trabajo teórico con el objetivo de discutir la relevancia y las contribuciones de las "orientaciones discursivas" y de los "prototipos de las secuencias textuales" para un análisis del discurso en clases de Ciencias. El "patrón del argumento de Toulmin" ha sido usado por los investigadores del área como un prototipo viable para el análisis de la secuencia argumentativa. Sugerimos entonces que los otros prototipos de secuencias relevantes (narrativa, explicativa, descriptiva, instruccional y dialogal) puedan contribuir fructíferamente también para análisis discursivas de interacción en clases de Ciencias. Bajo esa perspectiva, introducimos el concepto de "orientación discursiva" y desarrollamos una discusión acerca de cómo la tríada analítica "orientación discursiva / objetivos didácticos / procedimientos discursivos didácticos" puede contribuir para un análisis del discurso del aula.<hr/>ABSTRACT: This is a theoretical paper whose aim is to discuss the relevance and the contributions of "discursive orientations" and "sequences' prototypes" for improving discourse analysis in science classes. The "Toulmin's Argument Pattern" has been used by science education researchers as a viable prototype for analysis of the argumentative sequence. We suggest that the prototypes of other relevant sequences (narrative, explicative, descriptive, injunctive and dialogue) can also fruitfully contribute for discourse analysis in science classrooms. From this perspective, we introduce the concept of "discursive orientation" and develop a discussion on how the analytic triad "discursive orientation / didactic goals / discursive didactic procedures" is useful to analyze classroom discourse. <![CDATA[TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300727&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dos subprojetos de física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise textual discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos bolsistas de iniciação à docência.<hr/>RESUMEN: Este artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa con el objetivo de identificar indicios de ocurrencia de aprendizaje docente en los licenciandos de física participantes del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia de los sub-proyectos de física en el Rio Grande do Sul, Brasil. La recopilación de datos ocurrió por medio de entrevistas semiestructuradas grabadas en audio y posteriormente transcriptas. El análisis de los datos se hizo a partir de los materiales recogidos, de los cuales se realizó un análisis textual discursivo que tenía como categorías a priori los cinco focos de aprendizaje docente. Los resultados indican que la participación en las actividades del Pibid/Física puede promover el aprendizaje docente, una vez que elementos de los cinco focos fueron identificados en las declaraciones de los becarios de iniciación a la docencia.<hr/>ABSTRACT: This paper presents the results of a qualitative research that aimed to identify evidence of teacher learning's occurrence among Physics graduates participating in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid) in the Physics subprojects in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection was performed through semi-structured interviews that were audio recorded and later transcribed. Data analysis was performed from the materials collected, from which textual discourse analysis was performed with the five teacher's learning focuses as a priori categories. Results indicate that the participation in Pibid/Physics activities may promote teacher learning, since elements from the five focuses were identified in the speech of teacher initiation fellows. <![CDATA[LEARNING AT "YOUNG ADULTS EDUCATION" CLASSES: DILEMMAS AND SOCIAL REPRESENTATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300749&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as expectativas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao futuro e às representações sociais em torno de sua formação. São informações importantes para que se possa compreender a interpretação do aluno da EJA sobre esses aspectos e como essa interpretação irá orientar a sua conduta. Além disso, contribui para a adoção de uma prática que inclua conteúdos que atendam às diversas expectativas desses alunos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados revelam uma variedade de expetativas dos alunos quanto à sua formação que vão desde os ganhos pessoais até os ganhos profissionais, tendo como destaque o ingresso no Ensino Superior.<hr/>RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo presentar las expectativas de los alumnos de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en relación al futuro y a las representaciones sociales acerca de su formación. Son informaciones importantes para que se pueda comprender la interpretación del alumno de EJA acerca de eses aspectos y cómo esa interpretación orienta su conducta. Además, contribuye para la adopción de práctica que incluye contenidos que reúna diversas expectativas de eses alumnos. La metodología utilizada fue el análisis de contenido con el auxilio del software Atlas.ti. Los resultados revelan una variedad de expectativas de los alumnos cuanto a su formación, que van desde las ganancias personales a las profesionales, con destaque al deseo del ingreso a una Universidad.<hr/>ABSTRACT: This paper aims to show YAE (Young Adults Education) students' expectations related to their future and to social representations regarding their education. These are important informations so we can understand YAE student's interpretation about this aspects and how that interpretation will guide their conduct. Furthermore, this paper seeks to contribute to the adoption of a practice that includes teaching subjects that meet the diverse expectations of these students. The methodology used was content analysis with the aid of Atlas.ti software. The results reveal a variety of expectations of students about their instruction, ranging from personal to professional gains, with the highlighted expectation of studying in a university. <![CDATA[TEACHER'S SOCIAL-ENVIRONMENTAL KNOWLEDGE MOBILIZATION THROUGH THE DEVELOPMENT OF ACTIONS FOR URBAN SPRINGS' CONSERVATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300769&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A pesquisa teve como objetivo desenvolver um trabalho compartilhado com professores da educação básica sobre questões socioambientais locais e analisar o processo de interação, reflexão e elaboração pelos sujeitos participantes da pesquisa, cujo tema mobilizador teve foco na conservação e na preservação de nascentes. Os instrumentos de coleta de dados foram: audiogravação de todos os encontros, diário de campo da pesquisadoras, questionários abertos e registros escritos pelos professores. A análise dos dados decorrente dos encontros se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo. Observamos uma maior interação dos professores com o tema da pesquisa quando eles se apropriaram do tema e o relacionaram com a problemática socioambiental local.<hr/>RESUMEN: La investigación tiene el objetivo de desarrollar un trabajo compartido con los profesores de educación básica acerca de cuestiones socio-ambientales locales y analizar el proceso de interacción, reflexión y elaboración por los sujetos participantes de la investigación, cuyo tema movilizador tuvo foco en la conservación y la preservación de nacientes. Los instrumentos de colección de datos fueron: audio-grabación de todos los encuentros, diario de campo de la investigadora, cuestionarios abiertos y registros escritos por los profesores. El análisis de los datos que partieron de los encuentros se basó en la metodología del Análisis de Contenido. Observamos interacción más grande entre los profesores con el tema de la investigación cuando ellos se apropiaron del tema y lo relacionaron con la problemática socio-ambiental local.<hr/>ABSTRACT: This research aimed to develop a shared work with basic education teachers about local socio-environmental issues and analyze the process of interaction, reflection and preparation by subjects participating in the survey. The subject's mobilizing theme was focused on conservation and preservation of springs. The tools used for data collection were: audio recording of all the meetings, field diary of the researcher, open questionnaires and reports written by the teachers. The analysis of data from the meetings was based on the methodology called Content Analysis. We observed teachers' higher interaction with the theme of the research when they made the theme relevant and related it to their local socio-environmental issue. <![CDATA[THE COMPLEXITY APPLIED TO EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300795&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A pesquisa teve como objetivo desenvolver um trabalho compartilhado com professores da educação básica sobre questões socioambientais locais e analisar o processo de interação, reflexão e elaboração pelos sujeitos participantes da pesquisa, cujo tema mobilizador teve foco na conservação e na preservação de nascentes. Os instrumentos de coleta de dados foram: audiogravação de todos os encontros, diário de campo da pesquisadoras, questionários abertos e registros escritos pelos professores. A análise dos dados decorrente dos encontros se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo. Observamos uma maior interação dos professores com o tema da pesquisa quando eles se apropriaram do tema e o relacionaram com a problemática socioambiental local.<hr/>RESUMEN: La investigación tiene el objetivo de desarrollar un trabajo compartido con los profesores de educación básica acerca de cuestiones socio-ambientales locales y analizar el proceso de interacción, reflexión y elaboración por los sujetos participantes de la investigación, cuyo tema movilizador tuvo foco en la conservación y la preservación de nacientes. Los instrumentos de colección de datos fueron: audio-grabación de todos los encuentros, diario de campo de la investigadora, cuestionarios abiertos y registros escritos por los profesores. El análisis de los datos que partieron de los encuentros se basó en la metodología del Análisis de Contenido. Observamos interacción más grande entre los profesores con el tema de la investigación cuando ellos se apropiaron del tema y lo relacionaron con la problemática socio-ambiental local.<hr/>ABSTRACT: This research aimed to develop a shared work with basic education teachers about local socio-environmental issues and analyze the process of interaction, reflection and preparation by subjects participating in the survey. The subject's mobilizing theme was focused on conservation and preservation of springs. The tools used for data collection were: audio recording of all the meetings, field diary of the researcher, open questionnaires and reports written by the teachers. The analysis of data from the meetings was based on the methodology called Content Analysis. We observed teachers' higher interaction with the theme of the research when they made the theme relevant and related it to their local socio-environmental issue.