Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820170001&lang=pt vol. num. 42 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Unilab: uma proposta freireana de universidade popular?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi criada em 2010, no contexto das Diretrizes Internacionais para a Educação Superior dadas pelas Conferências Regionais e Mundiais da Unesco. Este artigo resgata o contexto, a origem e os fundamentos da proposta da Unilab e faz um breve balanço dos objetivos atingidos após cinco anos iniciais. Nesse sentido, aponta alguns dos principais problemas enfrentados na sua implementação: a) manter uma interlocução sistemática com instituições e pesquisadores parceiros; b) promover um fluxo de entradas anuais e o intercâmbio de estudantes estrangeiros; c) formar corpo docente com conhecimento e vivência da realidade dos países africanos. Em face deste contexto, recorre-se à contribuição do educador Paulo Freire, de modo a subsidiar a reflexão sobre como, apesar das dificuldades atuais, a Universidade pode manter coerência com sua proposta inicial, independentemente das limitações impostas pela escassez de recursos financeiros e a burocracia.<hr/>Abstract: The University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab) was established in 2010 in the context of the International Guidelines for Higher Education given by the Unesco’s World and Regional Conferences. This article captures the context, the origin and the foundations of the Unilab proposal and makes a brief assessment of the objectives achieved after its initial five years. It points out some of the main problems in its implementation: a) maintain a systematic dialogue with institutions and research partners; b) promote a flow of annual inflows and the exchange of foreign students; c) training faculty with knowledge and experience of the reality of African countries. Given this context, it is recalled the contribution of the educator Paulo Freire, as a way to subsidize the reflection about how, despite the current difficulties, the university can maintain consistency with its original proposal, regardless of the limitations imposed by the scarcity of financial resources and bureaucracy. <![CDATA[Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Anísio Teixeira e Paulo Freire concebem a educação como instrumento de integração social, construção de equidade e emancipação sociopolítica, permitindo definir a universidade numa perspectiva popular. O conceito de Universidade Popular reserva à educação superior um papel central na promoção da integração social e na construção de projetos de desenvolvimento humano sustentável alternativos ao modelo neoliberal de desenvolvimento. O caso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a mais nova universidade pública brasileira, é apresentado no presente texto como uma proposta de Universidade Popular. Analisa-se tal modelo como opção de uma universidade descolonial, intercultural e emancipadora, tomando a educação superior como pressuposto para democratização do conhecimento, encontro de saberes, justiça cognitiva, equidade política e sustentabilidade socioambiental.<hr/>Abstract: Anísio Teixeira and Paulo Freire conceived of education as a tool for social integration, equity and socio-political emancipation, allowing to define the university in a popular perspective. The concept of Popular University reserves to higher education a central role in promoting social integration and in building sustainable human development, alternative to neoliberal models of development. The case of the Federal University of Southern Bahia (UFSB), the newest Brazilian public university, is presented in this text as a model of Popular University. It is analyzed as a model of decolonial, intercultural and emancipatory university, taking higher education as a requirement for democratization of knowledge, encounter of knowledges, cognitive justice, political equity and environmental sustainability. <![CDATA[Internacionalização da educação superior nos marcos da integração regional da América Latina: o caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Especialmente a partir da emergência dos processos de integração de mercados (globalização) e de culturas (mundialização), que marca a ordem econômica e política mundial contemporânea, os esforços de comunidades acadêmicas, formuladores de políticas públicas e governos nacionais dos países latino-americanos se conjugam na direção de reconfigurar seus sistemas e políticas de educação superior com base em uma palavra-força: internacionalização. Nesse cenário, apresenta-se uma dialética que tende a confrontar (não, necessariamente, a contrapor) as demandas locais/nacionais históricas de inclusão e profissionalização da cidadania, por definição referidas ao Estado-Nação, aos imperativos de uma geopolítica do conhecimento comandada pelos centros dinâmicos do capitalismo, que por sua vez se pauta num modelo definido (e prestigiado) de educação superior, as world class universities, conforme critérios apontados e mensurados por rankings internacionais, caracterizando, assim, um processo de transnacionalização, mais que de internacionalização. Neste trabalho, identificamos as modalidades mais clássicas de internacionalização historicamente adotadas pelos sistemas e políticas de educação superior da América Latina, para em seguida analisar a resposta institucional oferecida aos requisitos de internacionalização com a recente implantação de uma universidade federal brasileira: a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), destacando sua forte relação com a política externa brasileira de integração regional para o território abrangido pelo Mercosul. Defendemos o entendimento de que a Unila se orienta por concepções institucionais, curriculares e epistemológicas alternativas aos modelos hegemônicos e que representa, potencialmente, uma visão de política de educação superior que busca uma outra configuração para a geopolítica do conhecimento no espaço latino-americano. O trabalho apresenta análises preliminares das pesquisas (bibliográfica, documental e de campo) realizadas no âmbito do projeto “Observatório da Universidade Popular no Brasil”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove), sob fomento da Capes.<hr/>Abstract: Especially since the emergence of the processes of market integration (globalization) and cultures (globalization), which marks the contemporary world economic and political order, the efforts of academic communities, policymakers and national governments of the Latin American countries combine in the direction of reconfiguring their higher education systems and policies based on one word: internationalization. In this scenario, there is a dialectic that tends to confront (not necessarily oppose) the local/national historical demands of inclusion and professionalization of citizenship, by definition referred to the Nation-State, to the imperatives of a geopolitics of knowledge commanded by dynamic centers of capitalism, which in turn are based on a defined (and prestigious) model of higher education, the world class universities, according to criteria pointed out and measured by international rankings, thus characterizing a process of transnationalization rather than internationalization. In this work, we identify the most classic forms of internationalization historically adopted by Latin American higher education systems and policies, and then analyze the institutional response offered to internationalization requirements with the recent implementation of a Brazilian federal university: the University of Latin-American Integration (Unila), highlighting its strong relationship with the Brazilian foreign policy of regional integration for the territory covered by Mercosur. We defend the understanding that Unila is guided by institutional, curricular and epistemological conceptions that are alternatives to hegemonic models and that potentially represent a vision of higher education policy that seeks another configuration for the geopolitics of knowledge in Latin American space. This work presents preliminary analyzes of the researches (bibliographical, documentary and field) carried out under the project “Observatory of the Popular University in Brazil”, developed by the Postgraduate Program in Education of the University of Nove de Julho (PPGE-Uninove), with support from Capes. <![CDATA[Modelos contra-hegemônicos de educação superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a universidade, com incidência nos novos modelos de educação superior. O acesso à universidade não pode continuar a ser uma questão de mérito e privilégio, mas um direito de toda a população, garantido pelo Estado. O direito à educação, em condições de igualdade, implica a ampliação do espaço público de educação e a democratização das instituições educativas. Novos modelos de educação superior têm surgido no Brasil, nos últimos dez anos, na contramão das universidades tradicionais, com projetos institucionais de inclusão dos grupos sociais que, ao longo do tempo, foram excluídos do direito inalienável a uma educação superior. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sobre a qual incide este estudo, apresenta-se como uma dessas instituições que, em todos os níveis, pretende ser contra-hegemônica. Do ponto de vista metodológico, foram analisados os documentos institucionais e realizadas entrevistas com os principais protagonistas que contribuíram para a institucionalização da universidade e para a operacionalização do seu projeto inovador, de caráter popular.<hr/>Abstract: This article is a reflection on the university, with a focus on new models of higher education. The access to university can’t longer be a matter of merit and privilege, but a right of all people, guaranteed by the State. The right to education on equal terms, implies the expansion of the public space of education and the democratization of educational institutions. New models of higher education have emerged in Brazil in the last ten years, against the traditional universities, institutional projects of inclusion of social groups that, over time, were excluded from the inalienable right to higher education. The Universidade Federal do Sul da Bahía (UFFS), on which this study focuses, is presented as one of those institutions, at all levels, it aims to be counter-hegemonic. From a methodological point of view, the institutional documents were analysed and interviews with key players who contributed for the institutionalization of the university and for the operationalization of its innovative project, popular character. <![CDATA[Políticas educativas em Portugal: governação, contexto local e hibridismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A descentralização coincide com a emergência de novos modos de governação estatal que, a partir da década de 1980, se realiza por parte dos governos fortemente influenciados pelo neoliberalismo. Esse processo condiciona diferentes contextos políticos, e no caso da educação tem a finalidade de diminuir o poder dos professores e aumentar o poder e atuação dos feudatários - autarquias - e dos usuários do sistema - pais dos alunos. Assim, a partir de 1998, as autarquias locais passam a ser confrontadas com a possibilidade de um maior envolvimento na área da educação, ou seja, com a constituição de um órgão de participação democrática (CLE), na elaboração de um documento orientador (carta escolar) e na oportunidade de participarem nos órgãos de administração e gestão das escolas (Assembleia de Escola). Todavia, o desempenho contraditório do Estado central traduz-se num processo de «empurrar e puxar» entre descentralização, centralização, mercado e governação.<hr/>Abstract: Decentralisation coincides with the emergence of new types of state governance that, from the 1980s, is held by governments which are influenced by neoliberalism. This process affects different political contexts, and in the case of education it aims to reduce the power of teachers and it increases the power and performance of the feudatories - municipalities - and the system users - the students’ parents. Thus, since 1998, local authorities are now facing the possibility of greater involvement in education, ie, with the establishment of an organ of democratic participation (CLE) in the preparation of a guidance document (letter school) and the opportunity to participate in the administrative management of schools (School Assembly). However, the central government performance is nothing else than translates a process of “push and pull” between decentralisation, centralisation, market and governance. <![CDATA[Políticas de democratização da educação superior na perspectiva metodológica de Antonio Gramsci]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é resultado de estudos realizados no Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação (PPGE/UNICENTRO) na Linha de Políticas para a Educação Superior no Brasil, bem como da pesquisa de doutorado sobre o pensamento de Álvaro Borges Vieira Pinto sobre a Reforma Universitária de 1968. Tem como objetivo discutir a questão da democratização da universidade a partir dos fundamentos metodológicos de Antonio Gramsci. Após dissertar sobre a questão do método em pauta, as autoras analisam processos de democratização da educação superior utilizando exemplos como da situação italiana da década de 1990, a experiência revolucionária cubana e políticas sobre o tema no contexto brasileiro. A metodologia escolhida permite que as contradições sejam expostas configurando diferentes interpretações sobre processos democratizantes e aponta que muitas vezes o que é considerado “democratização” da universidade deturpa o real sentido da expressão. Nos exemplos escolhidos, verificou-se que o processo de Cuba é o que mais se aproxima de um modelo democrático.<hr/>Abstract: This article is the result of studies carried out in the Research Group: State, Policies and Management of Education (PPGE / UNICENTRO) in the line of policies for higher education in Brazil, as well as the doctoral research on the thinking of Álvaro Borges Vieira Pinto On the University Reform of 1968. Then to discuss about the method in question, the authors analyze the democratization processes of the superior education utilizing exemples such as the italian situation in the 1990s, the cuban revolutionary experience and politicies above the theme in the brazilian context. The chosen methodology allows the contradictions to be exposed configurating different interpretations about the democratizing processes, it points out that several times what is considered “democratization” of the university misrepresents the real meaning of the expression. In the chosen exemples, it was found that the Cuba process is the closest to a democratic model. <![CDATA[As políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem o propósito de estudar a influência e as contribuições do pensamento de Paulo Freire nos sistemas de ensino, mais especificamente nas propostas de políticas públicas educacionais desenvolvidas nas redes municipais de São Paulo, no período de 1989 a 1992, e Diadema, no período de 2005 a 2008, com o objetivo de ilustrar empiricamente a teorização pedagógica de base freireana. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de revisão da literatura sobre a temática e análise de dissertações e teses localizadas por consulta ao banco de teses da CAPES. No estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos: análise documental, observação participante e entrevistas. Os resultados da pesquisa, aqui,apresentados evidenciam que a proposta de política pública popular e democrática desse autor caracteriza-se como projeto de escola ousado, inovador, em permanente construção e que institui um outro jeito de fazer escola pelo fato de, potencialmente, provocar uma ruptura com fazeres e saberes tão arraigados na organização da escola, ainda fortemente orientados por uma concepção de educação bancária voltada para a seletividade e a expulsão, sobretudo das camadas populares. Essa perspectiva político-pedagógica se pauta nas questões de acesso ao conhecimento e à cultura e no direito humano de “ser mais”, enfim, no direito à ética humana.<hr/>Abstract: This article aims to study the influence and contributions of the thought of Paulo Freire in the education systems, and more specifically, the proposed public educational policy, in the Municipal of São Paulo in the period 1989 to 1992 and the Municipal of Diadema, in the period 2005 to 2008, with the aim of illustrating the theory empirically Freire. The reseach has been developed through dissertations, analysis produced located in the CAPES database. In such study case it was used the following procedures: document verification, observation on the side of the participant and interviews performed. The results of such research here presented demonstrate that a public policy proposal, popular and democratic, a Freirean perspective is characterized by a school project bold, innovative, permanently under construction, another way of doing school, because it causes a break with activities and knowledge so ingrained in the organization of school in a banking concept of education focused on the selectivity and expulsion, particularly the lower classes access to knowledge, culture, the right to “be more” finally, the right to human ethic. <![CDATA[Comunidade aprendente: a escola como <em>locus</em> de formação e desenvolvimento do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: São pacíficas as opiniões a respeito do importante papel que a educação e a escola têm na formação de uma nação. No entanto, no Brasil, há muitos anos, a educação escolar vem enfrentando diferentes problemas afetos diretamente a sua qualidade. Nessa direção, esta revisão crítica de literatura propõe refletir sobre a instituição escolar como sistema de relações, com evidentes características interativas. Os conceitos e ideias de alguns autores estudados nesta reflexão teórica evidenciam a possibilidade de formação docente por meio de ações presentes na própria escola. Conclui-se que a prática reflexiva e as estratégias de ação compartilhadas, se bem conduzidas, transformam a escola numa comunidade aprendente, o que poderá contribuir para a autonomia e o aperfeiçoamento profissional dos agentes envolvidos, bem como possibilitar transformações em nível institucional.<hr/>Abstract: There are peaceful opinions regarding the important role that education and training in school have a nation. However, in Brazil, for many years, school education has been facing different problems directly affects its quality. In this direction, this critical review of the literature proposes a reflection on the educational institution as a system of relations, with obvious interactive features. The concepts and ideas of some authors studied this theoretical evidence the possibility of teacher training through shares present at the school. We conclude that reflective practice and strategies for action, if carried out properly, turn the school into a learning community, which may contribute to the professional development and autonomy of the agents involved, as well as possible changes at the institutional level. <![CDATA[O desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista da área de ciências agrárias constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa, configurando uma pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que, de um universo de 246 docentes, aproximadamente metade dos 39 professores entrevistados não possui preparação pedagógica; no entanto, amenizaram as dificuldades por meio de novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.<hr/>Abstract: The objective of the study is to analyze how a campus teacher from the University of São Paulo focused on agrarian sciences was constituted in the teaching of higher education, identifying the challenges and the solutions related to this trajectory. For that, a questionnaire on the subject was elaborated and applied to the teachers members of the coordination of the graduation courses from the university campus that is the target of the research. The research was quantitative and qualitative and sent to a universe of 246 teachers, results showed that approximately half of the 39 teachers interviewed do not have pedagogical preparation; however, they have alleviated difficulties through new career experiences. In addition, they have demonstrated characteristics of good professional development, since they know the pedagogical project of the course and by having their teaching plans susceptible to changes due to changes in society and the world of work <![CDATA[Crise educacional e mundo pré-totalitário: a compreensão de Hannah Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista da área de ciências agrárias constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa, configurando uma pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que, de um universo de 246 docentes, aproximadamente metade dos 39 professores entrevistados não possui preparação pedagógica; no entanto, amenizaram as dificuldades por meio de novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.<hr/>Abstract: The objective of the study is to analyze how a campus teacher from the University of São Paulo focused on agrarian sciences was constituted in the teaching of higher education, identifying the challenges and the solutions related to this trajectory. For that, a questionnaire on the subject was elaborated and applied to the teachers members of the coordination of the graduation courses from the university campus that is the target of the research. The research was quantitative and qualitative and sent to a universe of 246 teachers, results showed that approximately half of the 39 teachers interviewed do not have pedagogical preparation; however, they have alleviated difficulties through new career experiences. In addition, they have demonstrated characteristics of good professional development, since they know the pedagogical project of the course and by having their teaching plans susceptible to changes due to changes in society and the world of work <![CDATA[O poder e o conhecimento: introdução ao pensamento de Michel Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista da área de ciências agrárias constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa, configurando uma pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que, de um universo de 246 docentes, aproximadamente metade dos 39 professores entrevistados não possui preparação pedagógica; no entanto, amenizaram as dificuldades por meio de novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.<hr/>Abstract: The objective of the study is to analyze how a campus teacher from the University of São Paulo focused on agrarian sciences was constituted in the teaching of higher education, identifying the challenges and the solutions related to this trajectory. For that, a questionnaire on the subject was elaborated and applied to the teachers members of the coordination of the graduation courses from the university campus that is the target of the research. The research was quantitative and qualitative and sent to a universe of 246 teachers, results showed that approximately half of the 39 teachers interviewed do not have pedagogical preparation; however, they have alleviated difficulties through new career experiences. In addition, they have demonstrated characteristics of good professional development, since they know the pedagogical project of the course and by having their teaching plans susceptible to changes due to changes in society and the world of work <![CDATA[Desafios para a educação democrática de qualidade no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista da área de ciências agrárias constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa, configurando uma pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que, de um universo de 246 docentes, aproximadamente metade dos 39 professores entrevistados não possui preparação pedagógica; no entanto, amenizaram as dificuldades por meio de novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.<hr/>Abstract: The objective of the study is to analyze how a campus teacher from the University of São Paulo focused on agrarian sciences was constituted in the teaching of higher education, identifying the challenges and the solutions related to this trajectory. For that, a questionnaire on the subject was elaborated and applied to the teachers members of the coordination of the graduation courses from the university campus that is the target of the research. The research was quantitative and qualitative and sent to a universe of 246 teachers, results showed that approximately half of the 39 teachers interviewed do not have pedagogical preparation; however, they have alleviated difficulties through new career experiences. In addition, they have demonstrated characteristics of good professional development, since they know the pedagogical project of the course and by having their teaching plans susceptible to changes due to changes in society and the world of work <![CDATA[Estranhos à nossa porta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista da área de ciências agrárias constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa, configurando uma pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que, de um universo de 246 docentes, aproximadamente metade dos 39 professores entrevistados não possui preparação pedagógica; no entanto, amenizaram as dificuldades por meio de novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.<hr/>Abstract: The objective of the study is to analyze how a campus teacher from the University of São Paulo focused on agrarian sciences was constituted in the teaching of higher education, identifying the challenges and the solutions related to this trajectory. For that, a questionnaire on the subject was elaborated and applied to the teachers members of the coordination of the graduation courses from the university campus that is the target of the research. The research was quantitative and qualitative and sent to a universe of 246 teachers, results showed that approximately half of the 39 teachers interviewed do not have pedagogical preparation; however, they have alleviated difficulties through new career experiences. In addition, they have demonstrated characteristics of good professional development, since they know the pedagogical project of the course and by having their teaching plans susceptible to changes due to changes in society and the world of work