Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820170002&lang=pt vol. num. 43 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação para a formação humana: o papel da filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente trabalho intenciona ampliar o debate acerca da educação domiciliar no Brasil, internacionalmente conhecida como homeschooling, apresentando um panorama frente ao cenário educacional brasileiro. A pesquisa em andamento é resultante da continuidade da investigação iniciada no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LIPEAD/UNIRIO), no ano de 2014, cujo objetivo principal é investigar a viabilidade de inserção do homeschooling como modalidade no sistema educacional brasileiro. O texto expõe a realidade dessa modalidade no Brasil, bem como considerações e reflexões importantes sobre sua prática, que apesar do legado histórico inegável, apenas recentemente retorna ao debate educacional do país. Outros fenômenos igualmente pertinentes, no que concerne à realidade educacional brasileira, são apresentados no decorrer da pesquisa, tais como questões econômicas, gerenciais, morais, ideológicas e políticas, que são variantes de corte transversal deste debate.<hr/>Abstract: This paper intends to expand the debate about homeschooling in Brazil, presenting an overview of this new reality in the Brazilian educational scenario. The research in progress is the result of an investigation started with the achievement of the Licentiate Degree in Education held at the Federal University of Rio de Janeiro State (LIPEAD / UNIRIO) in 2014. Our main objective is to investigate the feasibility of homeschooling insertion as a modality in the Brazilian educational system. The text exposes the reality of this modality in Brazil, and brings important considerations and reflections about the homeschooling practice, which, despite its historical legacy, only recently returned to the Brazilian educational debate. Other equally relevant phenomena, regarding the Brazilian educational reality are exposed in the course of research, such as economic, managerial, moral, ideological and political issues, which are cross-sectional variations in this debate. <![CDATA[A produção estética da docência: macro e microdimensões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Buscamos refletir acerca das múltiplas dimensões da estética docente, em âmbito macro e microestrutural. Evocamos uma discussão relativa ao estado existencial vivido na contemporaneidade, que atinge inevitavelmente a escola e a profissão docente. Nesse contexto, deparamos com um mal-estar generalizado que habita a macrodimensão dessa profissão. Por outro lado, buscou-se também evidenciar as produções subjetivas que ilustram o exercício constante de uma microestética relativa a uma fabricação da diferença.<hr/>Abstract: We seek to reflect on the multiple dimensions of teacher aesthetics, both macro and microstructural. We evoked a discussion about the existential state lived in contemporary times, which inevitably affects the school and the teaching profession. In this context, we are faced with a general illness that inhabits the macro dimension of this profession. On the other hand, it was also tried to evidence the subjective productions that illustrate the constant exercise of a microaesthetic, relative to the manufacture of the difference. <![CDATA[Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O propósito deste artigo é apresentar um possível percurso para o estudo da formação humana no âmbito da filosofia da educação e, também, oferecer um preâmbulo sobre nossa versão de filosofia da educação deleuziana. O estudo se baseia em referenciais teóricos como: Jaeger (1995), Chauí (2002), Paviani (2003), Pagni e Silva (2007), Gallo (2007; 2008), Deleuze e Guattari (2010), dentre outros. Inicialmente, privilegiamos as relações entre a Filosofia e a Educação na Antiguidade (Paidéia) e modernidade (Bildung), enfatizando as ideias filosóficas mais influentes para a educação. Na contemporaneidade, destacamos alguns dos mais expressivos aportes teóricos constituintes do cenário filosófico educacional brasileiro: Dewey, Adorno e Deleuze. Finalmente, o artigo evidencia que a Geofilosofia da Educação conecta rizomaticamente os territórios filosóficos e educacionais sem incorrer na reprodução linear da história da filosofia ou da educação, mas buscando plataformas para a criação de novos conceitos.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to present a possible course for the study of human formation within the philosophy of education and also to offer a preamble about our version of the philosophy of Deleuzian education. The study is based on theoretical references such as Jaeger (1995), Chauí (2002), Paviani (2003), Pagni and Silva (2007), Gallo (2007; 2008), Deleuze and Guattari (2010), among others. Initially, we favor the relations between Philosophy and Education in antiquity (Paidea) and modernity (Bildung), emphasizing the most influential philosophical ideas for education. In contemporaneity, we highlight some of the most expressive theoretical contributions constituent of the Brazilian educational philosophical scenario: Dewey, Adorno and Deleuze. Finally, the article shows that Geophilosophy of Education connects rhizomatically the philosophical and educational territories without incurring the linear reproduction of the history of philosophy or education, but looking for platforms for the creation of new concepts. <![CDATA[Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, busca-se abordar o tempo, a história da arte e as imagens do passado que a compõem. Apresenta-se como alternativa conceitual o processo de apropriação, que pela diferença nos proporciona meios para problematizar as imagens. Nesse sentido, dialoga-se com Deleuze e Guattari (2011; 2005), Cherem (2009) e Archer (2012), buscando caminhos ou percursos para a movimentação com os detritos das leituras realizadas e as experiências docentes. Ao abordar a história da arte que não pela sua linearidade ou cronologia buscam-se algumas brechas por entre o passado e o presente, em entre-tempos que se atravessam. Para tanto, traz-se a cartografia como possibilidade metodológica para articular a sobreposição desses tempos: as trajetórias e experiências educativas com as imagens do passado. Destaca-se como resultado desta pesquisa as imagens que nos cercam como detritos que orbitam o espaço-tempo e que irrompem em fraturas e brechas, potencializando outros sentidos ao presente.<hr/>Abstract: In this article is searched to approach time, the history of art and the images of the past that compose it. The process of appropriation is presented as a conceptual alternative, which by the dissemblance provide means to problematize the images. Accordingly, it generates a dialogue with Deleuze and Guattari (2011; 2005), Cherem (2009) e Archer (2012), searching pathways or tracks for the dynamic between the debris of the readings and the teaching experiences. Approaching the history of art not by its chronology or linearity, some breaches are sought out between past and present, in between-times that cross themselves. To achieve that, a cartography is used as a methodological possibility to articulate the interposing times in trajectories and teaching experiences with the images of the past. Stands out, as a result of this research the images that surround us as debris orbiting the space-time, and that erupt in fractures and breaches potencializing other senses for the present time. <![CDATA[Sentido ético da formação: implicações escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A presente proposta, já pelo seu título, mostra-se ampla e, porque não, ambiciosa. Porém, o que pode parecer defeito, carrega e explicita a necessária cautela para que não se estreite o tratamento que um tema dessa natureza exige. O sentido ético da formação enreda aspectos antropológicos, políticos, estéticos, dentre outros, refletindo no processo educativo como um todo. O texto desenvolve alguns temas envolvidos no assunto central das relações entre Ética e Educação, tentando elucidar a impossibilidade de se pretender realizar uma “limpeza” do campo experiencial humano retirando dele as questões axiológicas. Daí apresentar algumas conexões, especialmente entre Ética, Estética e Política, relacionando-as com a Educação. Nesse âmbito de discussão, situamos a escola como um dos lugares especiais da formação das gentes, o que requer uma exigente atuação de professores formados num padrão de excelência filosófico-pedagógica, cujos assuntos apresentamos na sequência dessa argumentação.<hr/>Abstract: This proposal, since by its title, shows that it is broad and, why not, ambitious. However, what may seem defective, carries and makes explicit the necessary caution so that the treatment that a subject of this nature demands, in my opinion, should not be narrowed. The ethical sense of formation entangles anthropological, political, aesthetic aspects, among others, reflecting on the educational process as a whole. The text develops some of the themes involved in the central subject on the relations between Ethics and Education, trying to elucidate the impossibility of pretending to cleanse the human experiential field, removing the axiological questions. Hence, it presents some connections between Ethics, Aesthetics and Politics, among others, relating them to Education. In this scope of discussion, we place the school as one of the special places for the formation of people, hence requiring a demanding performance of teachers trained in a standard of philosophical-pedagogical excellence, about whose subjects we intend to present following the set of argumentation. <![CDATA[Autoformação, condição humana e dimensão estética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo, de natureza bibliográfica, aborda a autoformação e sua relação com a condição humana e a dimensão estética. Procura-se demonstrar a compreensão do processo autoformativo, entendido como um todo constituído de partes heterogêneas entrelaçadas, que abarcam os primeiros processos de socialização, a dinâmica escolar e tudo aquilo que o sujeito aprende por si, com os outros e nos processos sociopolítico-culturais. O corpo teórico apoiou-se no pensamento complexo de Edgar Morin e na teoria tripolar de Gaston Pineau. Entende-se a autoformação como aprendizagem impregnada pela cultura e se considera o desenvolvimento de um saber viver estético como pilar fundamental da própria condição humana.<hr/>Abstract: This article, of bibliographical nature, deals with self-formation and its relationship with the human condition and the aesthetic dimension. It seeks to demonstrate the understanding of the process of self-formation, identified as a whole set composed of heterogeneous and intertwined parts, which encompass the first processes of socialization, the school dynamics and everything that the subject learns by himself, with other people and in sociopolitical-cultural processes. The theoretical approach lies on the complex thought of Edgar Morin and on the tripolar theory of Gaston Pineau. Self-formation is understood as learning impregnated by culture and the development of an aesthetic living knowledge is considered as the main foundation of the human condition itself. <![CDATA[A implementação de um novo currículo nas escolas da rede municipal de petrópolis - reflexões preliminares para a base nacional comum curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com professores e orientadores escolares sobre a implementação de um novo currículo para os anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Petrópolis. As reflexões apresentadas acerca da elaboração e da implementação do novo documento curricular e das modificações ocorridas na prática pedagógica dos professores são elementos fundamentais para o entendimento da Base Nacional Comum Curricular e suas possíveis repercussões na rotina escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como metodologia de investigação o estudo de caso do tipo participante, pela qual a teoria foi confrontada com os discursos dos professores coletados por meio de entrevistas, a análise de documentos oficiais e a observação da prática docente. A fundamentação teórica versou sobre os contextos do processo de formulação de uma política conforme elaborados por Stephen Ball e Bowe (1992). Segundo os autores, para a sua formulação existe um ciclo contínuo constituído por cinco contextos: da influência, da produção de texto, da prática, dos resultados e da estratégia política. Os dados obtidos apontam que a elaboração do documento contou com uma pequena representatividade de professores e ainda é fonte de discussão nas escolas do município de Petrópolis. A linguagem técnica do documento tem sido um obstáculo, comprometendo a sua compreensão e implementação plena. Concluindo, a análise do desenvolvimento docente em sala de aula indica a necessidade de se elaborar estratégias didáticas que auxiliem os professoras no trabalho com a nova proposta curricular, tendo em vista a complexidade do ambiente escolar e os desafios inerentes à profissão.<hr/>Abstract: The article presents the results of a research with teachers and school counselors on the implementation of a new curriculum for the initial years of elementary education in the Petrópolis municipal school system. The reflections presented on the elaboration and implementation of the new curricular document and the changes that occurred in the teachers’ pedagogical practice are fundamental elements for the understanding of the National Curricular Common Base and its possible repercussions in the school routine. From the qualitative approach, as a choice for the accomplishment of this research, we use as research method the case study of the participant type. To corroborate, the theory studied was confronted with the discourse of teachers collected through interviews, analysis of official documents and observation of teaching practice. The theoretical foundations focused on the contexts of the policy formulation process elaborated by Stephen Ball and Bowe (1992). According to the authors, for their formulation there is a continuous cycle consisting of five contexts: influence, text production, practice, results and political strategy. The data obtained, indicate that the elaboration of the document had a small representation of teachers and is still a source of discussion in the schools of the Municipality of Petrópolis. The technical language of the document has been an obstacle, compromising its understanding and full implementation. In conclusion, the analysis of teacher development in the classroom indicates the need to develop didactic strategies that help teachers to work with the new curricular proposal, given the complexity of the school environment and the challenges inherent in the profession. <![CDATA[Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo objetiva identificar elementos estéticos da formação docente que se constituíram por meio de cruzamentos derivados das memórias de (auto)formação narradas por um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia (UFT) participantes de um projeto denominado Mobilizar-te. A pesquisa está ancorada no método (auto) biográfico, na potencialidade da memória como ferramenta de formação. No artigo apresentamos fragmentos de entrevistas com 8 acadêmicos egressos do curso de Pedagogia: depoimentos escritos, anotações avulsas em cadernos, relatórios de grupos. Olhar esse movimento que é feito de marcas, desassossegar uma forma previamente pensada é sentir a vitalidade do tempo produzido na docência que se teceu com o outro.<hr/>Abstract: This study aims to identify aesthetic elements in teacher education, which were constituted through crossings derived from the memories of (self) formation narrated by a group of students of the Pedagogy Course (UFT) participants in a project called Mobilizar-te. The research is anchored with the (auto) biographical method in the potentiality of memory as a training tool. In the article we present fragments of the interview with 8 graduates of the Pedagogy Course; Written statements, separate notes in notebooks, group reports. To look at this movement that is made of marks, to unsettle a previously thought out form is to feel the vitality of the time produced in the teaching that has wove itself with the other. <![CDATA[Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa que investigou o conceito de literacia digital em estudos publicados nas bases de dados Scielo Brasil, Portugal e Espanha. A partir do conceito tal qual se apresenta nos diversos estudos persegue-se a conceituação de uma literacia digital crítica. Esta perspectiva refere-se diretamente à formação humana na contemporaneidade e às relações entre educação e cidadania digital. Considera-se a compreensão do conceito de tecnologia na sua dimensão ideológica, colocando-se centralidade na condição dos sujeitos nos meios digitais. Explicitam-se três categorias de análise decorrentes do estudo - Representação Ideológica, Posicionamento Ideológico e Produção Ideológica que buscam fornecer subsídios analíticos para o estado de apropriação do sujeito na perspectiva da literacia digital crítica. O aporte teórico ancora-se em filósofos sociais críticos nomeadamente Heidegger (2007), Marcuse (1973), Feenberg (2010, 2012) e, especialmente, Vieira Pinto (2005), filósofo brasileiro, entre outros autores que contribuíram com o debate e o aprofundamento dos conceitos de tecnologia e literacia digital.<hr/>Abstract: This paper presents a research that investigated the concept of digital literacy in studies published in the Scielo Brazil, Portugal and Spain databases . From the concept as it is presented in the various studies the conceptualization of a critical digital literacy is pursued. This perspective refers directly to human formation in the contemporary world and to the relationship between education and digital citizenship. It considerates the understanding of the concept of technology in its ideological dimension, putting centrality in the condition of the subjects in the digital media. Three categories of analysis are explained by the study - Ideological Representation, Ideological Positioning and Ideological Production that seek to provide analytical subsidies for the state of appropriation of the subject in the perspective of critical digital literacy. The theoretical contribution is anchored in critical social philosophers such as Heidegger (2007), Marcuse (1973), Feenberg (2010, 2012) and especially Vieira Pinto (2005), Brazilian philosopher, among other authors who contributed to the debate and Concepts of technology and digital literacy. <![CDATA[Educação em valores e promoção da saúde: um estudo quantitativo sobre o uso de técnicas psicoterapêuticas com recurso à imaginação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As famílias desestruturadas têm vindo a aumentar e, consequentemente, também o insucesso escolar entre jovens adolescentes oriundos dessas famílias, que apresentam cada vez mais perturbações psicológicas de difícil controlo. Neste estudo, de caráter essencialmente quantitativo, salientamos a perda de qualidade de vida desses jovens e as condutas de risco. Esta investigação permitiu realizar uma intervenção na escola por meio de técnicas de relaxamento aplicadas por Simões (2003, 2013) e associadas aos conteúdos da psicologia positiva aplicados por Neto e Marujo (2004, 2007, 2011), que incluem técnicas guiadas de meditação já aplicadas na área da saúde. Na sequência das investigações sobre a representação dos professores acerca do papel dos pais na escola (FARIA; PEDRO, 1995) e, mais tarde, sobre a representação dos EE (encarregados de educação) sobre a identidade docente (FARIA; TAVARES, 2011) pôde concluir-se que ambos têm funções específicas e um importante papel no processo educativo. Na sequência destes estudos, questionámos o interesse dos EE e dos professores (intervenientes educativos) sobre quais os valores que consideram mais importantes para desenvolver na escola com os filhos/ alunos e que poderão estar diretamente associados aos seus comportamentos. Para o efeito, aplicámos a ambos um inquérito apreciativo (do âmbito da psicologia positiva), tal como usado por Marujo, Neto, Caetano e Rivero (2007), o que permitiu apurar a sua seleção sobre os valores mais importantes a aplicar aos jovens que, consequentemente, poderão vir a ter condutas mais equilibradas/ melhor aprendizagem. Os valores apurados parecem diretamente associados às forças de carácter designadas por Seligman e Peterson (2004) no âmbito da psicologia positiva. Esta auscultação da opinião dos agentes educativos permitiu realizar a base-line para a construção da escala visual analógica que mediu a evolução dos alunos ao longo da intervenção. Os resultados apontam para diferenças significativas, ao longo do tempo, nos grupos nos quais foi realizada a intervenção.<hr/>Abstract: The unstructured families have been increasing and, consequently, also the school failure in young adolescents from these families. These present more and more psychological disorders of difficult control. In this study we highlight the loss of quality of life of these young people and risk deportments. This essentially quantitative research allowed perform an intervention in the school through relaxation techniques applied by Simões (2003, 2013) and associated to the contents of positive psychology and used by Neto and Marujo (2004, 2011). These include guided meditation techniques already applied in the health area. From research about the representation of teachers and the role of parents in the school (Faria; Pedro, 1995), and later on the representation of parents on teachers’ identity (Faria; Tavares, 2011), It can be concluded that both have specific roles and an important mission in the educational process. Following these studies, we questioned the interest of parents and teachers (educational stakeholders) about which values they consider most important to develop in school with their children and that may be directly associated with their deportments. For this purpose, we applied an appreciative survey (from the scope of positive psychology), as used by Marujo; Neto; Caetano e Rivero (2007), which allowed us to determine the most important values to be applied to young people, more balanced deportments and better learning. The calculated values seem directly associated with the forces of character designated by Seligman &amp; Peterson (2004) in the scope of positive psychology. This auscultation of the opinion of the educational agents allowed the realization of the “base-line” for the construction of the visual analogue scale that measured the evolution of the students throughout the intervention. The results point to significant differences, over time, in the groups where the intervention was performed. <![CDATA[Walter Benjamin: uma biografia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As famílias desestruturadas têm vindo a aumentar e, consequentemente, também o insucesso escolar entre jovens adolescentes oriundos dessas famílias, que apresentam cada vez mais perturbações psicológicas de difícil controlo. Neste estudo, de caráter essencialmente quantitativo, salientamos a perda de qualidade de vida desses jovens e as condutas de risco. Esta investigação permitiu realizar uma intervenção na escola por meio de técnicas de relaxamento aplicadas por Simões (2003, 2013) e associadas aos conteúdos da psicologia positiva aplicados por Neto e Marujo (2004, 2007, 2011), que incluem técnicas guiadas de meditação já aplicadas na área da saúde. Na sequência das investigações sobre a representação dos professores acerca do papel dos pais na escola (FARIA; PEDRO, 1995) e, mais tarde, sobre a representação dos EE (encarregados de educação) sobre a identidade docente (FARIA; TAVARES, 2011) pôde concluir-se que ambos têm funções específicas e um importante papel no processo educativo. Na sequência destes estudos, questionámos o interesse dos EE e dos professores (intervenientes educativos) sobre quais os valores que consideram mais importantes para desenvolver na escola com os filhos/ alunos e que poderão estar diretamente associados aos seus comportamentos. Para o efeito, aplicámos a ambos um inquérito apreciativo (do âmbito da psicologia positiva), tal como usado por Marujo, Neto, Caetano e Rivero (2007), o que permitiu apurar a sua seleção sobre os valores mais importantes a aplicar aos jovens que, consequentemente, poderão vir a ter condutas mais equilibradas/ melhor aprendizagem. Os valores apurados parecem diretamente associados às forças de carácter designadas por Seligman e Peterson (2004) no âmbito da psicologia positiva. Esta auscultação da opinião dos agentes educativos permitiu realizar a base-line para a construção da escala visual analógica que mediu a evolução dos alunos ao longo da intervenção. Os resultados apontam para diferenças significativas, ao longo do tempo, nos grupos nos quais foi realizada a intervenção.<hr/>Abstract: The unstructured families have been increasing and, consequently, also the school failure in young adolescents from these families. These present more and more psychological disorders of difficult control. In this study we highlight the loss of quality of life of these young people and risk deportments. This essentially quantitative research allowed perform an intervention in the school through relaxation techniques applied by Simões (2003, 2013) and associated to the contents of positive psychology and used by Neto and Marujo (2004, 2011). These include guided meditation techniques already applied in the health area. From research about the representation of teachers and the role of parents in the school (Faria; Pedro, 1995), and later on the representation of parents on teachers’ identity (Faria; Tavares, 2011), It can be concluded that both have specific roles and an important mission in the educational process. Following these studies, we questioned the interest of parents and teachers (educational stakeholders) about which values they consider most important to develop in school with their children and that may be directly associated with their deportments. For this purpose, we applied an appreciative survey (from the scope of positive psychology), as used by Marujo; Neto; Caetano e Rivero (2007), which allowed us to determine the most important values to be applied to young people, more balanced deportments and better learning. The calculated values seem directly associated with the forces of character designated by Seligman &amp; Peterson (2004) in the scope of positive psychology. This auscultation of the opinion of the educational agents allowed the realization of the “base-line” for the construction of the visual analogue scale that measured the evolution of the students throughout the intervention. The results point to significant differences, over time, in the groups where the intervention was performed. <![CDATA[La educación en el laberinto tecnológico: de la escritura a las máquinas digitales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As famílias desestruturadas têm vindo a aumentar e, consequentemente, também o insucesso escolar entre jovens adolescentes oriundos dessas famílias, que apresentam cada vez mais perturbações psicológicas de difícil controlo. Neste estudo, de caráter essencialmente quantitativo, salientamos a perda de qualidade de vida desses jovens e as condutas de risco. Esta investigação permitiu realizar uma intervenção na escola por meio de técnicas de relaxamento aplicadas por Simões (2003, 2013) e associadas aos conteúdos da psicologia positiva aplicados por Neto e Marujo (2004, 2007, 2011), que incluem técnicas guiadas de meditação já aplicadas na área da saúde. Na sequência das investigações sobre a representação dos professores acerca do papel dos pais na escola (FARIA; PEDRO, 1995) e, mais tarde, sobre a representação dos EE (encarregados de educação) sobre a identidade docente (FARIA; TAVARES, 2011) pôde concluir-se que ambos têm funções específicas e um importante papel no processo educativo. Na sequência destes estudos, questionámos o interesse dos EE e dos professores (intervenientes educativos) sobre quais os valores que consideram mais importantes para desenvolver na escola com os filhos/ alunos e que poderão estar diretamente associados aos seus comportamentos. Para o efeito, aplicámos a ambos um inquérito apreciativo (do âmbito da psicologia positiva), tal como usado por Marujo, Neto, Caetano e Rivero (2007), o que permitiu apurar a sua seleção sobre os valores mais importantes a aplicar aos jovens que, consequentemente, poderão vir a ter condutas mais equilibradas/ melhor aprendizagem. Os valores apurados parecem diretamente associados às forças de carácter designadas por Seligman e Peterson (2004) no âmbito da psicologia positiva. Esta auscultação da opinião dos agentes educativos permitiu realizar a base-line para a construção da escala visual analógica que mediu a evolução dos alunos ao longo da intervenção. Os resultados apontam para diferenças significativas, ao longo do tempo, nos grupos nos quais foi realizada a intervenção.<hr/>Abstract: The unstructured families have been increasing and, consequently, also the school failure in young adolescents from these families. These present more and more psychological disorders of difficult control. In this study we highlight the loss of quality of life of these young people and risk deportments. This essentially quantitative research allowed perform an intervention in the school through relaxation techniques applied by Simões (2003, 2013) and associated to the contents of positive psychology and used by Neto and Marujo (2004, 2011). These include guided meditation techniques already applied in the health area. From research about the representation of teachers and the role of parents in the school (Faria; Pedro, 1995), and later on the representation of parents on teachers’ identity (Faria; Tavares, 2011), It can be concluded that both have specific roles and an important mission in the educational process. Following these studies, we questioned the interest of parents and teachers (educational stakeholders) about which values they consider most important to develop in school with their children and that may be directly associated with their deportments. For this purpose, we applied an appreciative survey (from the scope of positive psychology), as used by Marujo; Neto; Caetano e Rivero (2007), which allowed us to determine the most important values to be applied to young people, more balanced deportments and better learning. The calculated values seem directly associated with the forces of character designated by Seligman &amp; Peterson (2004) in the scope of positive psychology. This auscultation of the opinion of the educational agents allowed the realization of the “base-line” for the construction of the visual analogue scale that measured the evolution of the students throughout the intervention. The results point to significant differences, over time, in the groups where the intervention was performed. <![CDATA[Afrocentric education and its importance in African American children and youth development and academic excellence]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As famílias desestruturadas têm vindo a aumentar e, consequentemente, também o insucesso escolar entre jovens adolescentes oriundos dessas famílias, que apresentam cada vez mais perturbações psicológicas de difícil controlo. Neste estudo, de caráter essencialmente quantitativo, salientamos a perda de qualidade de vida desses jovens e as condutas de risco. Esta investigação permitiu realizar uma intervenção na escola por meio de técnicas de relaxamento aplicadas por Simões (2003, 2013) e associadas aos conteúdos da psicologia positiva aplicados por Neto e Marujo (2004, 2007, 2011), que incluem técnicas guiadas de meditação já aplicadas na área da saúde. Na sequência das investigações sobre a representação dos professores acerca do papel dos pais na escola (FARIA; PEDRO, 1995) e, mais tarde, sobre a representação dos EE (encarregados de educação) sobre a identidade docente (FARIA; TAVARES, 2011) pôde concluir-se que ambos têm funções específicas e um importante papel no processo educativo. Na sequência destes estudos, questionámos o interesse dos EE e dos professores (intervenientes educativos) sobre quais os valores que consideram mais importantes para desenvolver na escola com os filhos/ alunos e que poderão estar diretamente associados aos seus comportamentos. Para o efeito, aplicámos a ambos um inquérito apreciativo (do âmbito da psicologia positiva), tal como usado por Marujo, Neto, Caetano e Rivero (2007), o que permitiu apurar a sua seleção sobre os valores mais importantes a aplicar aos jovens que, consequentemente, poderão vir a ter condutas mais equilibradas/ melhor aprendizagem. Os valores apurados parecem diretamente associados às forças de carácter designadas por Seligman e Peterson (2004) no âmbito da psicologia positiva. Esta auscultação da opinião dos agentes educativos permitiu realizar a base-line para a construção da escala visual analógica que mediu a evolução dos alunos ao longo da intervenção. Os resultados apontam para diferenças significativas, ao longo do tempo, nos grupos nos quais foi realizada a intervenção.<hr/>Abstract: The unstructured families have been increasing and, consequently, also the school failure in young adolescents from these families. These present more and more psychological disorders of difficult control. In this study we highlight the loss of quality of life of these young people and risk deportments. This essentially quantitative research allowed perform an intervention in the school through relaxation techniques applied by Simões (2003, 2013) and associated to the contents of positive psychology and used by Neto and Marujo (2004, 2011). These include guided meditation techniques already applied in the health area. From research about the representation of teachers and the role of parents in the school (Faria; Pedro, 1995), and later on the representation of parents on teachers’ identity (Faria; Tavares, 2011), It can be concluded that both have specific roles and an important mission in the educational process. Following these studies, we questioned the interest of parents and teachers (educational stakeholders) about which values they consider most important to develop in school with their children and that may be directly associated with their deportments. For this purpose, we applied an appreciative survey (from the scope of positive psychology), as used by Marujo; Neto; Caetano e Rivero (2007), which allowed us to determine the most important values to be applied to young people, more balanced deportments and better learning. The calculated values seem directly associated with the forces of character designated by Seligman &amp; Peterson (2004) in the scope of positive psychology. This auscultation of the opinion of the educational agents allowed the realization of the “base-line” for the construction of the visual analogue scale that measured the evolution of the students throughout the intervention. The results point to significant differences, over time, in the groups where the intervention was performed.