Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820170003&lang=pt vol. num. 44 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Políticas de Educação Superior: um debate incontornável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Pesquisa, pós-graduação e conhecimento-mercadoria aplicado no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, problematizamos políticas educacionais que vêm definindo a pós-graduação brasileira nas últimas décadas. No contexto de transição do regime monopolista de acumulação para o de acumulação sob predominância financeira, destacamos a atual busca de transformação da pós-graduação nos moldes de uma instituição tipo World Class University. Nesse propósito, inicialmente recuperamos a trajetória de organização da pós-graduação, expressa em diferentes planos formulados nas últimas décadas. Na sequência, apresentamos dados do investimento em pesquisa e formação de quadros decorrentes dessa organização. Por fim, brevemente, analisamos o V Plano Nacional de Pós-Graduação para o período 2011-2020, procurando mostrar como ele incorpora e expressa aspectos desse movimento. Trata-se de um artigo teórico que se vale das produções críticas sobre a reconfiguração por que passa a universidade ao longo do processo genericamente denominado globalização, com a análise centrada na categoria conhecimento-mercadoria.<hr/>Abstract: In this article, we discuss educational policies that have been defining the Brazilian postgraduate in the last decades. In the context of the transition from the monopolistic regime of accumulation to that of accumulation under financial predominance, we highlight the current search for transformation of this postgraduate in the molds proposed by World Class University. In this purpose, we initially recovered the post-graduation organization trajectory, expressed in different plans formulated in the last decades. Following we present data on investment in research and training of cadres resulting from this expansion. Finally, we briefly analyze the V National Postgraduate Plan for the period 2011-2020, trying to show how it incorporates and expresses aspects of this movement. <![CDATA[A expansão da educação superior e a desigualdade regional brasileira: uma análise nos marcos dos planos nacionais de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a expansão da educação superior nos marcos dos Planos Nacionais de Educação (PNEs), na perspectiva de enfrentamento à desigualdade regional brasileira. Considera as leis e documentos formulados para direcionamento da educação como importantes fontes de investigação, na direção de refletir as políticas elaboradas para reparação das desigualdades regionais. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que os PNEs não apresentaram soluções para o problema da desigualdade regional na expansão da educação superior. Conclui que a expansão desse nível de ensino ocorre de maneira assimétrica e continua a confirmar a exclusão social das regiões Norte e Nordeste do país.<hr/>Abstract: This article aims to analyze the expansion of higher education in the frameworks of National Education Plans (PNEs), in the perspective of confronting the regional inequality in Brazil. It considers the laws and the documents formulated to orientation of education as important sources of research, in order to reflects policies designed to redress the regional inequalities. The methodology used consists of the bibliographical and documentary research. The results produced informs that the PNEs did not represent solutions to the problem of regional inequality in the expansion of higher education. It concludes that the expansion of this level of education occurs asymmetrically and continues to confirm the social exclusion in the regions North and Northeast of Brazil. <![CDATA[O Sinaes e a concepção de qualidade: o que pensam os gestores acadêmicos das universidades da grande São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este texto tem como objetivos compreender quais as concepções de qualidade assumidas pelos gestores acadêmicos e verificar se reconhecem no Sinaes o compromisso de assegurar essa qualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório no campo das Ciências Humanas. Foram entrevistados vinte e dois gestores de universidades públicas, confessionais e privadas da Grande São Paulo. Os resultados apontaram que, nas instituições privadas, a qualidade está posta no reconhecimento pelo mercado de trabalho; no caso das instituições públicas, a qualidade resulta da produção científica; já nas instituições confessionais, a qualidade é refletida na formação plena do cidadão cristão e na possibilidade de formação política do homem. Mesmo com críticas ao Sinaes, os gestores admitem que os resultados das avaliações têm efeito direto e às vezes positivo no encaminhamento da gestão acadêmica.<hr/>Abstract: This text aims to understand the quality conceptions assumed by the academic managers and verify if they recognize in Sinaes the commitment to ensure this quality. It is a qualitative and exploratory research in the field of Human Sciences. Twenty-two managers of public universities, denominational and private in Greater São Paulo were interviewed. The results pointed out that in the private institutions the quality is put in recognition by the job market; public institutions view the quality resulting from scientific production; already the denominational institutions have the quality reflected in the full formation of the Christian citizen and in the possibility of the political formation of the man. Even with criticism of Sinaes, managers admit that the results of evaluations have a direct and sometimes positive effect on the management of academic management. <![CDATA[REUNI: Expansão, segmentação e a determinação institucional do abandono. Estudo de caso na Unifal-MG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apesar da expansão e da inclusão proporcionadas pelo REUNI, determinantes institucionais como nota de corte e relação candidato/vaga influenciam na ocupação das vagas, provocando uma segmentação interna dentro das universidades. Os objetivos deste artigo foram: i. testar a hipótese de que os mesmos fatores institucionais que influenciam na determinação social do acesso também influenciam na decisão de abandono e, se confirmada tal hipótese, ii. explicar como esses fatores influenciam na desistência. Para tanto, examinaram-se os evadidos da coorte 2013 do campus-sede da Universidade Federal de Alfenas. Os dados evidenciam que os determinantes institucionais do acesso também influenciam no abandono, favorecendo a preservação de uma “aristocracia acadêmica”, ocupante de cursos concorridos, e a relegação de certos perfis de estudantes às carreiras de pouca procura. O abandono, nesses casos, não resulta de eliminação, mas da desistência de se prosseguir num curso apenas porque nele se foi admitido, o que caracteriza um processo de inclusão não inclusiva, insuficiente e, portanto, passageira.<hr/>Abstract: Despite of all enlargement and inclusion REUNI has provided, institutional determinants imply in academic spots filling, causing inner segmentation at universities. The objectives in this article were 1- to check out the hypothesis that the same institutional factors that influence in social determination of access to majors also influence in dropout decision; and, if it’s confirmed, 2- to explain how those factors act in dropout decision. We’ve analyzed the set of students who dropped out in the main campus of Alfenas Federal University. Data shows that those institutional determinants of access also influence in dropping out, helping preserve an “academic aristocracy” that occupies disputed majors and maintain others limited to less desired majors. Dropping out, in situations like that, isn’t due to elimination, but to giving up a major one isn’t interested in, although it was the only possible one to be accessed. All in all, it’s an example of a non-including, insufficient and, therefore, temporary inclusion. <![CDATA[Tendências dos rankings acadêmicos de abrangência nacional de países do espaço ibero-americano: os rankings dos jornais El Mundo, El Mercurio, Folha de São Paulo, Reforma e El Universal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo aborda a avaliação da educação superior por meio de rankings acadêmicos. Analisa os cinco rankings produzidos por jornais de grande circulação existentes no espaço ibero-americano: 50 Carreras - Los Mejores Centros Universitários, do jornal espanhol El Mundo; Ranking de Calidad de las Universidades Chilenas, do jornal chileno El Mercurio; Ranking Universitário Folha - RUF, do jornal brasileiro Folha de São Paulo; Las Mejores Universidades, do jornal mexicano Reforma, e Mejores Universidades do jornal mexicano El Universal, apresentando tendências, semelhanças e especificidades existentes, em termos conceituais e metodológicos. Realizou-se estudo de caráter descritivo-analítico e comparativo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Todos os rankings explicitam a missão de orientar a escolha de futuros universitários e classificam universidades e cursos de graduação. Evidencia-se diversidade metodológica, adotam-se indicadores com variada predominância (objetivos, subjetivos ou híbridos) e de diversas naturezas (com foco em produtos, em insumos ou híbridos).<hr/>Abstract: This article addresses the evaluation of higher education through academic rankings. It analyzes the five rankings produced by newspapers of great circulation, existing in the Ibero-American space (50 Carreras - Los Mejores Centros Universitarios, from the Spanish newspaper El Mundo, Ranking de Calidad de las Universidades Chilenas, of the Chilean newspaper El Mercurio; Ranking Universitário Folha - RUF, from the Brazilian newspaper Folha de São Paulo; Las Mejores Universidades do jornal mexicano Reforma, from the Mexican newspaper Reforma; and Mejores Universidades of the Mexican newspaper El Universal), presenting tendencies, similarities and specificities, existing in conceptual and methodological terms. A descriptive-analytical, comparative study was carried out through bibliographical and documentary research. All rankings spell out the mission of guiding the choice of future college students and rank universities and undergraduate courses. Methodological diversity is evidenced, with indicators with varied predominance (objectives, subjective or hybrid) and of several natures (focusing on products, inputs or hybrids). <![CDATA[Atos normativos do conselho federal de educação e do conselho nacional de educação: o desvelar da trajetória da educação superior a distância no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa científica e tem como objetivo analisar os atos normativos do Conselho Federal de Educação (CFE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) para demonstrar a trajetória da educação superior a distância até sua consolidação pela legislação educacional. Os dados desta pesquisa, de caráter qualitativo e documental, foram coletados nas publicações da revista Documenta e relata as propostas, iniciativas e experiências de educação a distância (EaD) na educação superior, desde o início da década de 1970. Conclui-se que o CFE contribuiu para os estudos sobre o uso da EaD na educação superior, barrando seu crescimento sem estrutura apropriada e regulamentação específica. Porém, a entidade, ao fim de sua vigência, passou a autorizar cursos a distância na esfera privada. Com o CNE, criado para substituir o CFE, foi registrada a diminuição de estudos e discussões sobre a modalidade e um aumento de sua atividade cartorial.<hr/>Abstract: This article results from a scientific research and aims to analyze the normative acts of the Federal Council of Education (FCE) and the National Education Council (NEC) to demonstrate the trajectory of distance higher education until its consolidation by educational legislation. The qualitative and documental data of this research were collected in the publications of the magazine Documenta and reports the proposals, initiatives and experiences of distance education (ED) in higher education since the beginning of the 1970s. It is concluded that the FCE contributed to studies on the use of ED in higher education, barring its growth without appropriate structure and specific regulation. However, at the end of its term, the entity began authorizing distance courses in the private sphere. With the NEC, created to replace the FCE, there was a decrease in studies and discussions about the modality and an increase in its career activity. <![CDATA[Trabalho terceirizado e universidade pública: uma análise a partir da UERJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo apresenta os resultados de pesquisa que discute o trabalho terceirizado, tomando como referência empírica a situação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No decorrer do texto são analisados: (1) a terceirização e a “reforma” trabalhista em curso; (2) os impactos da Lei de Terceirização recentemente aprovada no país e (3) a terceirização na UERJ. Após breve caracterização da crise do Estado do Rio de Janeiro, expõem-se tanto os procedimentos metodológicos quanto os resultados principais da pesquisa. Nas considerações finais, são discutidos os possíveis impactos da ampliação da terceirização para as atividades-fim da universidade pública.<hr/>Abstract: The article presents the results of research that discusses the outsourced work, taking as an empirical reference the situation of the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). Throughout the text, the following are analyzed: (1) outsourcing and ongoing “labor reform”; (2) the impacts of the recently approved Law of Outsourcing, and (3) outsourcing in UERJ, where, after a brief characterization of the Rio de Janeiro State crisis, both methodological procedures and the main results of the investigation are exposed. In the final considerations, the possible impacts of the extension of the outsourcing to the principal activities of the public university are discussed. <![CDATA[Privatização do ensino superior no Chile: consequências e lições aprendidas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo discute los efectos que ha generado el proceso de privatización del sistema terciario chileno impulsado por la dictadura de Pinochet a contar del año 1981. A partir de fuentes primarias y secundarias se evalúa lo acontecido en materia de crecimiento de la plataforma institucional pública y privada, de la matrícula de pregrado, de la oferta de carreras y de la oferta de profesionales. Junto con ello se analiza lo acontecido con el régimen de financiamiento. La evidencia permite concluir que la privatización ha tenido un efecto nocivo para la sociedad y los actores involucrados, dado que el crecimiento explosivo que experimentó el sistema terciario, y que se manifiesta en una creciente apertura de carreras, matrícula y tasa de titulados, ha generado una oferta privada totalmente desregulada que no se condice con las necesidades del país.<hr/>Abstract: The article discusses the effects generated by the privatization process of the Chilean tertiary system promoted by the Pinochet dictatorship since 1981. Based on primary and secondary sources, the growth of the public and private institutional platform, the undergraduate enrollment, the offer of undergraduate programs and the over supply of professionals are evaluated. In addition, what happened with the financing regime is analyzed. Evidence allows to conclude that privatization has had a harmful effect on society and the actors involved, given that the explosive growth experienced by the tertiary system, and manifested in a growing opening of careers, enrollment and graduation rates, has generated a totally deregulated private offer that does not match the needs of the country.<hr/>Resumo: O artigo discute os efeitos gerados pelo processo de privatização do sistema terciário chileno promovido pela ditadura de Pinochet a partir do ano de 1981. Com base em fontes primárias e secundárias, avaliam-se os eventos relativos ao crescimento da plataforma institucional pública e privada, a inscrição na graduação, a oferta de carreiras e o fornecimento excessivo de profissionais. Além disso, o que aconteceu com o regime de financiamento é analisado. A evidência permite concluir que a privatização teve um efeito nocivo sobre a sociedade e os atores envolvidos, dado que o crescimento explosivo experimentado pelo sistema terciário e manifestado em uma crescente abertura de carreiras, inscrição e taxa de graduados gerou uma oferta privada totalmente desregulamentada que não corresponde às necessidades do país. <![CDATA[Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo oferece uma análise comparada das visões de futuro que representam legados fundamentais nas obras de John Dewey e Paulo Freire, tendo em conta os diversos contextos culturais e epistemológicos que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens socio-históricas das obras desses autores. As suas visões de futuro são aqui abordadas numa perspetiva intercultural, no enquadramento de duas matrizes (pós)coloniais diferentes incorporadas pelas Américas do Norte e do Sul. Este artigo tenta desvendar os substratos históricos, políticos e sociais que alteram a forma e a essência da retórica e da ideologia que presidem a esses dois marcos conceptuais e académicos de referência no campo da educação e da pedagogia no século XX. Finalmente, procura dar ênfase aos valiosos legados teórico-práticos desses dois filósofos-educadores para a ideia de futuro nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas dos sistemas educativos das sociedades cosmopolitas do século XXI.<hr/>Abstract: This article offers a comparative analysis of John Dewey’s and Paulo Freire’s visions of the future, as a fundamental legacy of their work, having in mind the different cultural and epistemological environments that constituted the intellectual backdrop and socio-historical baggage of their works. Their visions of the future are here also approached from an intercultural perspective within the framework of two different (post)colonial matrices embodied by North and South Americas. This article attempts to unveil the underlying historical, political and social substrata influencing the form and essence of the rhetoric and ideology of such conceptual and academic frameworks of reference in the field of education and pedagogy in the 20th century. Finally, the valuable theoretical-practical legacies of both philosophers of education are here emphasized for the purpose of an idea of future in the educational policies and pedagogical practices of cosmopolitan societies of the 21st century. <![CDATA[Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo traz um recorte de pesquisa autobiográfica que investigou o processo reflexivo-formativo de uma das autoras, como movimento potencializador do desenvolvimento pessoal e profissional docente. A produção do material empírico foi feita por meio de rememorações das experiências vividas em um programa de formação em serviço para professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de língua portuguesa, no ano de 2013. A pesquisa reuniu um conjunto de materiais relacionados diretamente ao curso de formação em questão, mas, contou ainda com narrativas escritas que foram se constituindo em um potente recurso reflexivo e de tomada de consciência, resultando em um processo formativo orientado pelo compromisso com a aprendizagem dos alunos num ambiente de produção de conhecimento e de respeito mútuo.<hr/>Abstract: This article brings a review of an autobiographical research that investigated the reflexive-formative process of one of the authors as a movement that enhances the personal and professional development of teacher. The production of the empirical material was done by means of remembrances of the experiences lived in a program of in-service training for literacy teachers, proposed by the PNAIC (Portuguese National Pact for Literacy in the Right Age), in the year 2013. The research gathered a set of materials directly related to the training course in question, but also had written narratives that were becoming a powerful reflexive resource and awareness, resulting in a formative process guided by the commitment to the learning of the Students in an environment of knowledge production and mutual respect. <![CDATA[Interações Moodle-Mooc: presente e futuro dos modelos de e-learning y b-learning nos contextos universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: La interacción entre plataformas virtuales desarrolladas con sistemas de software como Moodle, de tanta implementación para los campus virtuales de la Educación Superior, y el reciente modelo pedagógico que ofrece el fenómeno MOOC (Massive Online Open Courses), basado en la masividad y gratuidad de la formación, ofrecen nuevas perspectivas en la configuración de las estructuras académicas, docentes y científicas universitarias. En el presente artículo, una investigación teórica basada en el método de modelación, se tiene como principal objetivo analizar y estudiar las especiales características y formas de ambos fenómenos, y las posibles interacciones que se pueden producir entre ellos en la creación de futuros modelos de enseñanza en Educación Superior.<hr/>Resumo: A interação entre plataformas virtuais desenvolvidas com sistemas de software como o Moodle, de tanta implementação nos campos virtuais da educação superior, e o recente modelo pedagógico que oferece o fenômeno MOOC (Massive Online Open Courses), baseado na massificação e gratuidade da formação, oferecem novas perspectivas para a configuração das estruturas acadêmicas, docentes e científicas universitárias. No presente artigo, uma pesquisa teórica baseada no método de modelação, o objetivo principal é analisar e estudar as características especiais e formas de ambos os fenômenos tal como as possíveis interações que se podem estabelecer entre eles na criação de futuros modelos de ensino na educação superior.<hr/>Abstract: The interaction between virtual platforms developed with software systems such as Moodle of so much implementation for the virtual campuses of the Higher Education, and the recent pedagogical model offer the MOOC phenomenon (Massive Online Open Courses) based on the mass and free training, promise new perspectives in the professoriate and scientific configuration of academic structures. In the present article, a theoretical research based on the method of modeling, has as main objective to analyze and study the special characteristics and forms of both phenomena, and the possible interactions that can occur between them in the creation of future teaching models in Higher Education. <![CDATA[Autorreflexão e experiência na formação docente - um estudo com professores de Artes Visuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300259&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente texto apresenta uma pesquisa desenvolvida no grupo: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CA/UFPel). Por meio de entrevistas com docentes atuantes na rede de ensino do município de Pelotas, RS, durante o período de 2012 a 2014, procurou-se identificar as relações que eles estabelecem entre suas práticas, vivências e experiências docentes e pessoais, apoiando-se no referencial de Charlot (2000), García (1992), Larrosa (2000) e Tardif (2002). As informações contidas nas pesquisas possibilitaram a reflexão e o conhecimento acerca da formação docente, de suas práticas profissionais e das condições de trabalho na rede pública, e sobre os docentes, suas trajetórias profissionais e práticas de ensino em Artes Visuais, dentre outros temas.<hr/>Abstract: This paper presents a research developed in the group named “Research, Teaching and Training in the Visual Arts” (CA / UFPel). Through interviews with teachers working in the education network of the Municipality of Pelotas, RS, during the period from 2012 to 2014, it was sought to identify the relationships they establish between their practices, experiences and teaching and personal experiences, based on the Reference of Charlot (2000), García (1992), Larrosa (2000) and Tardif (2002). The information contained in the research allowed reflection and knowledge about teacher education, professional practices and working conditions in the public network, enabling knowledge about teachers and their professional trajectories, their teaching practices in Visual Arts, among other subjects. <![CDATA[Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Temos a responsabilidade de construir a cidadania. Cabe ao Estado um papel decisivo no processo de construção do bem-comum. No sentido de sabermos o impacto que o ensino dos Direitos Humanos tem na formação dos estudantes e de problematizarmos o despertar de uma consciência crítica necessária ao exercício da cidadania realizou-se este estudo em três escolas do Ensino Fundamental. Na metodologia, utilizaram-se três técnicas de pesquisa: 1- Análise documental das fontes selecionadas; 2- Aplicação de um questionário a 450 alunos e 3- Entrevistas a 30 professores. Os resultados permitem dizer que os Direitos Humanos, enquanto valor histórico alcançado, não estão devidamente trabalhados no processo de formação dos jovens. Não representando toda a realidade do ensino no Brasil, o que dizem os estudantes e professores constituem indicadores importantes. A inquietante conclusão diz-nos que a escola não está a cumprir a sua função social, condição fundamental para a expansão da vida democrática e o exercício da cidadania.<hr/>Abstract: We have a responsibility to build the citizenship. State a decisive role in the process of construction of the common good. In order to find out the impact that the teaching of Human Rights has on training of students and the sense of questioning the awakening of a critical consciousness necessary for the exercise of citizenship, we have done this study in three elementary schools. In the methodology we used three survey techniques: 1st documental analysis; 2nd application of a questionnaire to 450 students; 3rd interview to 30 teachers. The results allow us to say that Human Rights are not being properly processed in the process of training of young. Not representing all the reality of the teaching in Brazil, but they are important indicators. The unsettling conclusion tells us that the school is not doing his social function, a fundamental condition for the expansion of democratic life and the exercise of citizenship. <![CDATA[Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze, in the light of Antonio Gramsci’s thought, the often established dichotomy between freedom and discipline in teaching. In order to do that, the following material is are examined: a letter to his brother Carlo, written in 1930; two short journalistic articles published in 1917; and some notes from the Prison Notebooks. The analysis demonstrates: the influence of out-of-school sources in students’ formation; the associating off between formation and education; and the pedagogical value of coercion and discipline, when experienced in an affective and loving way, in achieving students’ autonomy. Thus, it is made evident both the illusory nature of the spontaneity intended by that pedagogy and the essentiality of the directive role of the teacher. <![CDATA[Pedagogia da Convivência: Elza Freire - uma vida que faz educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze, in the light of Antonio Gramsci’s thought, the often established dichotomy between freedom and discipline in teaching. In order to do that, the following material is are examined: a letter to his brother Carlo, written in 1930; two short journalistic articles published in 1917; and some notes from the Prison Notebooks. The analysis demonstrates: the influence of out-of-school sources in students’ formation; the associating off between formation and education; and the pedagogical value of coercion and discipline, when experienced in an affective and loving way, in achieving students’ autonomy. Thus, it is made evident both the illusory nature of the spontaneity intended by that pedagogy and the essentiality of the directive role of the teacher. <![CDATA[Jogos e brincadeiras: tempos, espaços e diversidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze, in the light of Antonio Gramsci’s thought, the often established dichotomy between freedom and discipline in teaching. In order to do that, the following material is are examined: a letter to his brother Carlo, written in 1930; two short journalistic articles published in 1917; and some notes from the Prison Notebooks. The analysis demonstrates: the influence of out-of-school sources in students’ formation; the associating off between formation and education; and the pedagogical value of coercion and discipline, when experienced in an affective and loving way, in achieving students’ autonomy. Thus, it is made evident both the illusory nature of the spontaneity intended by that pedagogy and the essentiality of the directive role of the teacher. <![CDATA[L’ordine del tempo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300318&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze, in the light of Antonio Gramsci’s thought, the often established dichotomy between freedom and discipline in teaching. In order to do that, the following material is are examined: a letter to his brother Carlo, written in 1930; two short journalistic articles published in 1917; and some notes from the Prison Notebooks. The analysis demonstrates: the influence of out-of-school sources in students’ formation; the associating off between formation and education; and the pedagogical value of coercion and discipline, when experienced in an affective and loving way, in achieving students’ autonomy. Thus, it is made evident both the illusory nature of the spontaneity intended by that pedagogy and the essentiality of the directive role of the teacher. <![CDATA[Quem manda no mundo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300322&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze, in the light of Antonio Gramsci’s thought, the often established dichotomy between freedom and discipline in teaching. In order to do that, the following material is are examined: a letter to his brother Carlo, written in 1930; two short journalistic articles published in 1917; and some notes from the Prison Notebooks. The analysis demonstrates: the influence of out-of-school sources in students’ formation; the associating off between formation and education; and the pedagogical value of coercion and discipline, when experienced in an affective and loving way, in achieving students’ autonomy. Thus, it is made evident both the illusory nature of the spontaneity intended by that pedagogy and the essentiality of the directive role of the teacher. <![CDATA[Educação Superior em Iberoamérica - Informe 2016 & Relatório da Educação Superior na América Ibérica: Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782017000300328&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze, in the light of Antonio Gramsci’s thought, the often established dichotomy between freedom and discipline in teaching. In order to do that, the following material is are examined: a letter to his brother Carlo, written in 1930; two short journalistic articles published in 1917; and some notes from the Prison Notebooks. The analysis demonstrates: the influence of out-of-school sources in students’ formation; the associating off between formation and education; and the pedagogical value of coercion and discipline, when experienced in an affective and loving way, in achieving students’ autonomy. Thus, it is made evident both the illusory nature of the spontaneity intended by that pedagogy and the essentiality of the directive role of the teacher.