Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820180001&lang=pt vol. num. 45 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina: desafios para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A interculturalidade como estratégia de aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto aborda o tema da interculturalidade na América Latina na perspectiva da decolonialidade. O tema se insere na tendência contemporânea de investigações e reflexões sobre um “pensamento outro”, com pretensão e abordagem distintas do que é defendido pela modernidade eurocêntrica. Objetiva-se compreender melhor as causas da dificuldade de inserção efetiva do Brasil na América Latina e apontar possíveis caminhos para a aproximação das nações. Metodologicamente, o texto resulta de um estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores do Grupo Modernidade/Colonialidade e afins. É sabido que o Brasil se volta - política, econômica e culturalmente - para o Atlântico Norte, de costas para a América Hispânica. Pensa-se que a interculturalidade - a educação intercultural, de modo especial -, se constitua em possível fator propulsor da integração, podendo ser o caminho para a aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização.<hr/>Abstract This text addresses the interculturality theme in the decoloniality perspective in Latin America. The subject is inserted in the contemporary tendency of investigations and reflections on an “other thought”, with pretension and distinct approach from what is defended by Eurocentric modernity. The objective is to better understand the causes of the difficulty of Brazil’s effective insertion in Latin America and to point out possible paths for the rapprochement of nations. Methodologically, this text results from an exploratory bibliographical study, with reflections based on the theoretical contributions of thinkers from the Modernity/Coloniality Group and alike. It is known that Brazil turns − politically, economically and culturally − to the North Atlantic, with its back to Hispanic America. Interculturality − intercultural education, in particular − is thought to be a possible driver for integration and may be the way to bring Brazilian and Hispanic-American researchers closer together in the decolonization perspective. <![CDATA[A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo argumenta que as escolas indígenas estão construindo currículos interculturais e pedagogias decoloniais. Baseia-se em teóricos da interculturalidade e numa pesquisa de campo realizada com alunos indígenas, todos com mestrado em educação. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os indígenas no segundo semestre de 2017, contemplando as etnias Terena, Guarani e Tuyuca, bem como pela análise das dissertações desses indígenas. Pela pesquisa, pode-se concluir que a construção dos currículos e das pedagogias decoloniais se baseia, sobretudo, na forte vinculação com as comunidades e na perspectiva de que a diferença entre conhecimentos não necessariamente significa hierarquização e desqualificação, mas pode significar complementaridade.<hr/>Abstract This paper argues that Indigenous schools have been constructing intercultural curricula and decolonial pedagogies. It is based on both interculturality theorists and a field research carried out with Indigenous students, all of them with a master’s degree in education. Data were obtained from both semi-structured interviews with indigenous people in the second half of 2017, with a focus on Terena, Guarani and Tuyuca ethnicities, and analysis of these subjects’ dissertations. From the research, it is possible to conclude that the construction of curricula and decolonial pedagogies is mainly based on both the strong bond the Indigenous students keep with their communities and the perspective that difference between knowledges do not necessarily mean hierarchization and disqualification, but it may mean complementarity. <![CDATA[Colonialidade e descolonização na educação latino-americana: o caso das licenciaturas interculturais indígenas com o Povo Kaingang]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo presenta una experiencia de implementación de educación intercultural y práctica decolonial en la formación de profesores indígenas del pueblo Kaingang en el marco de las Licenciaturas Interculturales Indígenas de la Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Partimos del diagnóstico de Adriana Puiggrós quien sostiene que el carácter colonial de la educación en Latinoamérica es un hecho histórico solapado y una situación que se debe revertir. Utilizamos las directrices pedagógicas de Paulo Freire releídas desde la perspectiva intercultural para poner en práctica una educación liberadora en la formación de profesores Kaingang y dentro de ese marco exponemos la experiencia de abordar problemáticas fundamentales para la población indígena que tiene que ver con las disputas territoriales y la visión de la sociedad no indígena sobre las comunidades originarias.<hr/>Resumo O artigo apresenta uma experiência de implementação da educação intercultural e prática descolonial na formação de professores indígenas do povo Kaingang no âmbito da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Começamos com o diagnóstico de Adriana Puiggrós, que argumenta que o caráter colonial da educação na América Latina é um fato histórico sobreposto e uma situação que deve ser revertida. Utilizamos as orientações pedagógicas de Paulo Freire em uma releitura da perspectiva intercultural para implementar uma educação libertadora na formação de professores Kaingang e, nesse contexto, expomos a experiência de abordar problemas fundamentais para a população indígena que tem a ver com disputas territoriais e a visão da sociedade não-indígena sobre as comunidades originais.<hr/>Abstract The paper presents a practical experience of implementation of intercultural education and decolonial practice in the training of indigenous teachers of the Kaingang people in the context of the Indigenous Intercultural Bachelor of the Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. We start with the diagnosis of Adriana Puiggrós who argues that the colonial character of education in Latin America is an overlapping historical fact and a situation that must be reversed. We use the pedagogical guidelines of Paulo Freire re-read from the intercultural perspective to implement a liberating education in the Kaingang teacher training and within that framework we expose the experience of addressing fundamental problems for the indigenous population like the territorial disputes and the vision of the non-indigenous society over the native americans communities. <![CDATA[Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta análise do filme Beasts of no nation, segundo preocupação de gerar sua apropriação pedagógica para desenvolvimento de prática educativa envolvendo a Educação para as Relações Étnico-Raciais, mais especificamente o Ensino de História e Culturas Africanas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e que conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais. A interpretação promovida indica que Beasts of no nation é interessante para refletir sobre conceitos como etnia, nação, fronteiras, Estado e, a partir deles, compreender a realidade dos países africanos. Desta feita, a apropriação pedagógica dessa obra fílmica é pertinente para a elaboração de propostas pedagógicas com base no pensamento decolonial e a interculturalidade.<hr/>Abstract The text presents an analysis of the film Beasts of no nation to generate their pedagogical appropriation for the development of educational practice focused on the Education of Ethnic-Racial Relations, more specifically the Teaching of African History and Cultures. It is a research with qualitative approach, applied nature and that reconciled description and explanation, using bibliographic and documentary investigations. The interpretation promoted indicates that Bests of no nation is interesting to think about some concepts such as ethnicity, nation, borders, State and them, for understanding African countries. A pedagogical appropriation of this film is pertinent for the elaboration of pedagogical proposals based on decolonial thinking and interculturality. <![CDATA[Do desprezo à valorização do “portunhol”: testemunho de uma perturbadora experiência de descolonização subjetiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, o objetivo é compartilhar uma experiência de descolonização subjetiva. Por isso a narrativa em primeira pessoa se impôs como exigência metodológica, ao menos na seção testemunho. A vivência teve implicações importantes na trajetória acadêmica e nas posturas de quem escreve. O trabalho se inscreve na perspectiva teórica descolonial e pretende contribuir com o aspecto menos debatido na literatura pertinente: estratégias de desprendimento da retórica da modernidade nas suas dimensões epistêmica e subjetiva. Propõe-se como um convite aos pares interessados nessa corrente de pensamento, para que identifiquem, em suas itinerâncias e vivências, processos reveladores de transformações, na árdua tarefa coletiva de descolonização do saber e do ser (MIGNOLO, 2010), e para que possam externá-los. Tais manifestações parecem necessárias para o pensamento descolonial faça seus efeitos na prática, na educação, nas instituições, nas transformações sociais necessárias a um mundo mais justo e humano.<hr/>Abstract In this article, the goal is to share a subjective decolonization experience. Hence the first-person narrative was imposed as a methodological requirement, at least in the testimonial section. The experience had important implications in the academic trajectory and postures of the author. The work is part of the theoretical perspective of decolonialism and aims to contribute to the aspect less debated in the pertinent literature: strategies of detachment from the rhetoric of modernity in its epistemic and subjective dimensions. It is proposed as an invitation to the peers interested in this current of thought, to identify in their itinerants and experiences, processes that reveal transformations, in the arduous collective task of decolonization of knowledge and being (MIGNOLO, 2010), and to externalize them. Such manifestations seem necessary for decolonial thinking to make its effects on practice, education, institutions, social transformations expected for a more just and humane world. <![CDATA[A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa baseia-se no pressuposto de que uma Educação pautada em/para os Direitos Humanos, que incorpora desde a Educação Infantil, o direito à diferença na perspectiva intercultural tem contribuído para que as crianças e negras construam positivamente sua identidade. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Recife que estão comprometidas com a valorização da diversidade étnico-racial. Nesse contexto, buscamos responder: quais práticas educativas estão sendo desenvolvidas por essa equipe que são comprometidas com uma educação antirracista? Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa e ao estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram: a gestora, a coordenadora, uma professora e duas auxiliares de desenvolvimento infantil. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. As análises evidenciaram que as práticas desenvolvidas no CMEI partem do princípio da incorporação do outro como verdadeiramente outro.<hr/>Abstract This research is based on the assumption that an Education based on / for Human Rights, which incorporates since Early Childhood Education, the right to difference in the intercultural perspective has contributed to children and blacks to positively build their identity. The main objective of this research was to analyze the pedagogical practices of the teachers of Early Childhood Education of a Municipal Education Center (CMEI) in Recife that are committed to the valorization of ethnic-racial diversity. In this context, we seek to answer: what educational practices are being developed by these teams that are committed to an antiracist education? For this, we used the assumptions of qualitative research and case study. The research subjects were: the manager, the coordinator, a teacher and two child development assistants. We used the semi-structured interview as an instrument of data collection. The analyzes showed that the practices developed in the CMEI start from the principle of incorporating the other as truly another. <![CDATA[O jogo capoeira: uma pedagogia decolonial?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da capoeira, discutindo como elas se configuram a partir dos princípios de uma pedagogia decolonial, cujos processos formativos se postam contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de capoeira. Durante cinco meses acompanhamos as aulas desse professor, utilizando a metodologia da observação participante, e entrevistamos seus alunos com base em roteiro semiestruturado. Os resultados demonstraram que o jogo da capoeira, fortemente assentado na cosmogonia africana, que se orienta num sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizar o racismo, as diferenças culturais e as desigualdades sociais. Disso resulta a operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.<hr/>Abstract In this article, we look into the educational practices present in the game of Capoeira, and discuss the manner in which those practices configure a decolonial pedagogy, materialized in formative processes against the logic of oppression inherent to coloniality/modernity. To that effect, we take as object of analysis the works of a Capoeira teacher. Over five months, we have accompanied this teacher, methodologically employing participant observation, where we also employed semi structured interviews towards his students. Results infer that the game of Capoeira, strongly seated upon an African cosmogony, which constructs a sentiment of community belonging, produces decolonial educational processes as it problematizes racism, cultural differences and social inequalities, which results in operationalization of a intercultural pedagogy which counterpoints the colonial matrix of power and coloniality itself. <![CDATA[Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre as crenças de eficácia dos gestores escolares e o cumprimento da meta do IDESP das escolas estaduais de São Paulo por eles administradas. Participaram 228 gestores escolares, que responderam questionários on line. Por meio da análise quantitativa, foi constatado que a idade e a crença de autoeficácia para aspectos instrucionais foram as variáveis que mais contribuíram para explicar o cumprimento da meta do IDESP. Por meio da análise qualitativa, observou-se que os gestores escolares que disseram ter autoeficácia mais fortes foram os que cumpriram as metas, sendo que tal cumprimento das metas foi realizado devido ao envolvimento dos gestores com os aspectos de ensino e aprendizagem.<hr/>Abstract This research is dedicated to investigate the relationship between principals’ efficacy beliefs and goal achievement for IDESP, the state of São Paulo’s external evaluation of public schools. This research was conducted by means of online resources for data collection, with 228 principals as participants. Data was analyzed by means of quantitative strategies which revealed that age and self-efficacy beliefs for instructional aspects were the variables that most important in explaining the IDESP goal achievement. Through qualitative analysis, it was found that school principals who said they had stronger self-efficacy were those who achieved goals, and obtaining goals was executed due through the involvement of principals with aspects of teaching and learning. <![CDATA[A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem por objetivo caracterizar o ensino e as estratégias com experimentações realizadas no Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), nas décadas de 1960 e 1970, para as intervenções nos cursos de atualização e de formação aos professores das Ciências Naturais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Realizamos pesquisa documental nos arquivos do CECINE e entrevistas a ex-professores formadores de professores que trabalharam no Centro na época. Constatamos que muitas das intervenções buscavam disseminar uma nova proposta de ensino, baseada nos currículos estadunidenses, tomando como referencial as atividades práticas experimentais. Desejava-se que os professores em formação se apropriassem das técnicas e modelos experimentais orientados nos currículos para replicarem entre seus alunos, com adaptações e ajustes, disseminando o conhecimento científico, no intuito de popularizar a Ciência na região.<hr/>Abstract This study aims to characterize the teaching and the strategies with experiments conducted at Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) in the 1960’s and 1970’s for interventions in refresher courses and professional qualification for teachers of Natural Sciences in the North and Northeast of Brazil. We carried out a documentary research in the archives of CECINE and interviews with ex-teachers which formed teachers and worked at CECINE in that time. We verified that many of the interventions aimed to spread a new teaching proposal, based on the US curricula, taking as reference the practical experimental activities. It was expected that undergraduate teachers would take possession of the techniques and experimental models oriented in the curricula to replicate among their students, with adaptations and adjustments, disseminating scientific knowledge in order to popularize Science in that region. <![CDATA[A interseccional idade nas políticas de ação afirmativa como medida de democratização da educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao focalizar os processos de democratização da Educação Superior, a interseccionalidade de categorias sociais como raça, classe, gênero e orientação sexual se mostra potente maneira de perceber necessidades estudantis e de formular intervenções nos fatores decisivos de trajetórias acadêmicas, sobretudo se tratando de acesso, permanência e desempenho acadêmico. Ao considerar a interseccionalidade e ao abordar autoras, em um só tempo, atuais e clássicas como Luiza Bairros, Audre Lorde, Heleieth Saffioti e Kimberlé Crenshaw, o objetivo do presente artigo é, a partir de dados de pesquisa, analisar fatores que interferem na permanência de mulheres negras cotistas lésbicas e mulheres negras cotistas bissexuais, assim como refletir sobre o enfrentamento às violências que as afetam física, material e psicologicamente na direção do acesso a bens materiais e simbólicos na universidade e em outras esferas sociais. A metodologia qualitativa foi adotada de modo a agregar dados quantitativos, pesquisa bibliográfica e documental.<hr/>Abstract In focusing on the processes of democratization of Higher Education, the intersectionality of social categories - such as race, class, gender and sexual orientation - is a powerful way to perceive student needs and formulate interventions in the decisive factors of academic trajectories, especially in dealing with access, permanence and academic performance. In considering intersectionality and approaching authors, both current and classic, such as Luiza Bairros, Audre Lorde, Heleieth Saffioti and Kimberlé Crenshaw, the objective of this article is, from research data, to analyze factors that interfere in the permanence of lesbian quotartes black women and bisexual quotaters black women as well as reflect on the confrontation with the violence that affects them physically, materially and psychologically towards access to material and symbolic goods in the University and in other social spheres. The qualitative methodology was adopted, in order to add quantitative data, bibliographical and documentary research. <![CDATA[Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo trata de uma pesquisa que tem como escopo articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Ao estudar alguns de seus discursos entende-se que a mídia coloca em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos o forte apelo midiático na constituição de um sujeito contemporâneo preocupado com a vida humana no planeta Terra. Diante do cenário contemporâneo, problematizamos especificamente o campo da Educação Ambiental e discutimos fragmentos de discursos midiáticos que engendram o sujeito ecológico. Para este texto tratamos dois discursos profundamente divergentes - o da crise ambiental e o da incitação permanente ao consumo. Além disso, colocamos em suspenso os discursos apocalípticos de fim do mundo devido ao mau uso dos recursos naturais. Como conclusão, provoca-se o leitor a pensar atravessamentos de tais ditos em nossas vidas.<hr/>Abstract This paper describes a research focused on articulating Environmental Education and media studies. By studying some of these discourses we are able to understand that the media starts a relation of power process by fabricating truths, producing meanings and shaping people. We highlight the strong mediatic appeal in the constitution of contemporaneous individuals concerned about human life on our planet. In face of this contemporaneous scenario, we specifically problematize the field of environmental education and discuss some fragments of mediatic discourses which engender ecological subjects. In this text we approach two profoundly divergent discourses - one about the environmental crisis and the other about the permanent encouragement to consumerism. We also question the apocalyptic discourses about the end of the world because of the misuse of natural resources. As a conclusion, the reader is challenged into reflecting about the importance of those sayings in our lives. <![CDATA[Reflexões sobre o Procampo - programa de apoio à formação superior em licenciatura em educação do campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na estreita articulação com os movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora, desenvolvida no Pós-Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nosso objetivo central foi compreender o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) enquanto política pública específica de educação do campo, oriunda das mobilizações dos movimentos sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre educação do campo nos movimentos sociais. Apoiamo-nos numa perspectiva sociológica de investigação e explicação dos processos sociais de participação dos sujeitos camponeses, enquanto seres históricos e culturais. Os resultados mostram que o PROCAMPO contribui para formação político-pedagógica dos educadores nas escolas do campo, respeitando-se os valores da solidariedade e da ética presentes na luta pela terra.<hr/>Abstract The present text is the result of the research carried out in rural education in close articulation with social movements, in a historical and emancipatory perspective, developed in the Post-Doctorate in Education of the Federal Fluminense University (UFF). Our main objective was to understand the Program of Support for Higher Education in Licentiate in Field Education - PROCAMPO, as a specific public policy for education in the countryside, arising from the mobilizations of social movements. The documentary research was developed, predominantly, in bibliographic collections. We use research sources, legislation, ordinances, decrees and theoretical references on education of the field in social movements. We support a sociological perspective of investigation and explanation of the social processes of participation of the peasant subjects, as historical and cultural beings. The results show that PROCAMPO contributes to the political-pedagogical formation of educators in rural schools, respecting the values ​​of solidarity and ethics present in the struggle for land. <![CDATA[O ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo compreender os limites e as perspectivas da universalização do acesso e das condições de trabalho dos professores no Ensino Médio. Realizou-se a discussão com base em indicadores educacionais arrolados à qualidade social, com destaque para a Taxa de Frequência Líquida e o Esforço Docente, e nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A análise dos dados explicita um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do referido Plano e evidencia desafios relacionados à universalização do acesso e às condições de trabalho do professor no Ensino Médio. Sugere que o problema da qualidade social desse nível de ensino não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei 13.415/2017. O salto de qualidade será dado com a matrícula de todos os jovens, mormente os de 15 a 17 anos, na última etapa da Educação Básica e a transformação da docência numa profissão socialmente atraente.<hr/>Abstract The article aims to understand the limits and perspectives to the universalization of access to and the working conditions of teachers in high school. The discussion was held on the basis of educational indicators listed on the social quality, especially the Net Frequency Rate and Teaching Effort, and the goals of the National Education Plan (2014-2024). Data analysis explains the context of the proposed 3 goals, 17 and 18 of the said Plan and highlights challenges related to the universalization of access and working conditions of a teacher in high school. Suggests that the problem of social quality of high school will not be settled with the curricular proposal in the law easing 13.415/2017. The leap in quality will be given with the registration of all young people, especially those from 15 to 17 years, in the last stage of basic education and the transformation of teaching in a socially attractive profession. <![CDATA[Concepções de professores sobre Educação Inclusiva no ensino superior privado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo traz à tona uma situação-problema bastante atual, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior, dado o significativo aumento de vagas e de acesso aos cursos superiores no Brasil desde a década de 1990. Levantamos opiniões dos professores de uma instituição de ensino superior no interior do estado de Goiás e analisamos algumas de suas concepções a respeito de inclusão, necessidades educacionais especiais e formação de professores para a inclusão. Trata-se de um estudo cujos resultados mostram uma realidade vivenciada por um pequeno grupo de professores que parece ser semelhante àquela vivenciada pelos demais professores do ensino superior privado no Brasil.<hr/>Abstract This article brings up a rather current problem situation, the inclusion of students with special educational needs in Higher Education, since there was a significant increase in the number of places and access to higher education in Brazil since the 1990s. We raised the opinions of the teachers of a Higher Education Institution in the interior of the State of Goiás and analyzed some of their conceptions regarding inclusion, special educational needs and teacher training for inclusion. It is a preliminary study that shows in its results a reality experienced by a small group of teachers that seems to be similar to that experienced by the other teachers of Private Higher Education in Brazil. <![CDATA[A política de institucionalização de polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata da política de institucionalização de polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Apresentam-se os significados administrativos, pedagógicos e organizacionais atribuídos à institucionalização dos polos com a finalidade de expansão e interiorização do ensino superior e uma discussão sobre o conceito de “institucionalização”, considerando as políticas públicas de Educação a Distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil. O percurso metodológico se fundamenta na pesquisa qualitativa, com discussão da literatura, complementada por análise de entrevistas com coordenadores de polos. Conclui-se que há uma noção restritiva do conceito de institucionalização, atrelada a aspectos pedagógicos, administrativos e organizacionais da modalidade de ensino a distância que desconsidera ou menospreza as próprias políticas públicas e educacionais. O consórcio que institui os polos, oriundos de uma concepção que flexibiliza uma organização, patrocina sua própria (des) institucionalização.<hr/>Abstract The article treat of the policy of institutionalization of presential support poles of the Open University of Brazil system. It presents the administrative, pedagogical and organizational meanings attributed to the institutionalization of the poles for the purpose of expansion and internalization of higher education and a discussion about the concept of “institutionalization”, considering the public policies of Distance Education at the Open University System of Brazil. The methodology used is based on the qualitative resource, with discussion of the literature, complemented by analysis of interviews with polo coordinators. It is concluded that there is a restrictive notion of the institutionalization, interconnected to pedagogical, administrative and organizational aspects of the distance education modality, which disregards or belittles the public and educational policies themselves. The consortium that establishes the poles, from a conception that flexibilizes an organization, sponsors its own (dis) institutionalization. <![CDATA[A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pela Lei nº. 13.005/2014, objetiva-se com este artigo analisar a política de expansão da pós-graduação brasileira, em especial a formação de doutores para atender à meta 14 (estratégia 14.12). Para tanto, procedeu-se à realização de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com a utilização de documentos e dados estatísticos coletados no sistema de informações georreferenciadas (Geocapes) e no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq). A análise permite concluir que o Brasil deve aprimorar os mecanismos de fomento à pós-graduação para que possa ampliar o número de doutores titulados, visto que, em 2014, os índices ainda demonstravam a existência de apenas um doutor por mil habitantes, sendo necessário quintuplicar esse número para o atendimento da meta.<hr/>Abstract Considering the National Education Plan (PNE), approved by Law no. 13.005 / 2014, this article aims to analyze the statecraft of expansion of the Brazilian postgraduate, in particular the training of doctors to meet goal 14 (strategy 14.12). For that, an exploratory study was carried out with specificities of the qualitative approach, with the use of documents and statistical data. Thus, the data were collected in the Geocapes information system, and the Research Groups Directory of CNPq (DGP / CNPq), which allows to conclude that Brazil should improve the mechanisms for postgraduate training so that it can increase the number of qualified doctors since, in 2014, the indices still showed the existence of one doctor per thousand inhabitants, and it is necessary to quintuple this number to meet the goal. <![CDATA[Trabalho e formação política dos professores da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo propor a reflexão sobre alguns elementos teórico-práticos que caracterizam a formação política dos professores da rede pública estadual do município de Chapecó (SC). O texto tem por referência pesquisa (dissertação) cujo elemento motivador foi o desafio da tripla militância: escola, sindicato e academia. Metodologicamente, utiliza-se o estudo de caso exploratório, visando problematizar os elementos teórico-metodológicos e teórico-empíricos que propiciam repensar a formação política dos professores enquanto intelectuais orgânicos. O texto é norteado por categorias do materialismo histórico-dialético e pelos conceitos de pedagogia crítica, intelectual orgânico, formação política, militância e resistência ativa. As conclusões provisórias e propositivas apontam para os desafios de uma formação política permanente dos professores de natureza crítico-superadora, centrada na consciência de classe e nas lutas coletivas e que tenha como cerne ontológico, epistemológico e político-pedagógico a unidade inseparável entre teoria e prática.<hr/>Abstract The article aims to present and reflect on some theoretical-practical elements that characterize the political bases of teachers of the state schools of Chapecó (SC). The text is based on the research (master’s dissertation) of the author, whose motivating element was the challenge of the triple militancy (school, union and college). The triple militancy proposes a reflection on the main ideas about politics, political formation and class consciousness related by the investigated teachers. Methodologically, the exploratory case study is used, aiming to problematize the theoretical-methodological and theoretical-empirical elements, in order to think and rethink the political formation of teachers, as organic intellectuals. In this line, the text is guided by some categories of historical-dialectical materialism, such as praxis, which is flanked by the concepts of critical pedagogy, organic intellectual, political formation, militancy and active resistance. The provisional and propositional conclusions, due to the current misconduct of Brazilian politics (antipolitics), point to the challenges to the permanent political formation of teachers, of a critical-surpassing nature centered on class consciousness and collective struggles, whose ontological, epistemological and political-pedagogical aim must be on the inseparable unity between theory and practice. <![CDATA[A construção da Pedagogia Socialista, de Nadezhda Konstantinovna Krupskaya São Paulo: Expressão Popular, 2017, 344 páginas.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100331&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo propor a reflexão sobre alguns elementos teórico-práticos que caracterizam a formação política dos professores da rede pública estadual do município de Chapecó (SC). O texto tem por referência pesquisa (dissertação) cujo elemento motivador foi o desafio da tripla militância: escola, sindicato e academia. Metodologicamente, utiliza-se o estudo de caso exploratório, visando problematizar os elementos teórico-metodológicos e teórico-empíricos que propiciam repensar a formação política dos professores enquanto intelectuais orgânicos. O texto é norteado por categorias do materialismo histórico-dialético e pelos conceitos de pedagogia crítica, intelectual orgânico, formação política, militância e resistência ativa. As conclusões provisórias e propositivas apontam para os desafios de uma formação política permanente dos professores de natureza crítico-superadora, centrada na consciência de classe e nas lutas coletivas e que tenha como cerne ontológico, epistemológico e político-pedagógico a unidade inseparável entre teoria e prática.<hr/>Abstract The article aims to present and reflect on some theoretical-practical elements that characterize the political bases of teachers of the state schools of Chapecó (SC). The text is based on the research (master’s dissertation) of the author, whose motivating element was the challenge of the triple militancy (school, union and college). The triple militancy proposes a reflection on the main ideas about politics, political formation and class consciousness related by the investigated teachers. Methodologically, the exploratory case study is used, aiming to problematize the theoretical-methodological and theoretical-empirical elements, in order to think and rethink the political formation of teachers, as organic intellectuals. In this line, the text is guided by some categories of historical-dialectical materialism, such as praxis, which is flanked by the concepts of critical pedagogy, organic intellectual, political formation, militancy and active resistance. The provisional and propositional conclusions, due to the current misconduct of Brazilian politics (antipolitics), point to the challenges to the permanent political formation of teachers, of a critical-surpassing nature centered on class consciousness and collective struggles, whose ontological, epistemological and political-pedagogical aim must be on the inseparable unity between theory and practice. <![CDATA[Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira: refletir para transformar, de Magali Rosa de Sant’Anna São Paulo: BT Acadêmica, 2014]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000100336&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo propor a reflexão sobre alguns elementos teórico-práticos que caracterizam a formação política dos professores da rede pública estadual do município de Chapecó (SC). O texto tem por referência pesquisa (dissertação) cujo elemento motivador foi o desafio da tripla militância: escola, sindicato e academia. Metodologicamente, utiliza-se o estudo de caso exploratório, visando problematizar os elementos teórico-metodológicos e teórico-empíricos que propiciam repensar a formação política dos professores enquanto intelectuais orgânicos. O texto é norteado por categorias do materialismo histórico-dialético e pelos conceitos de pedagogia crítica, intelectual orgânico, formação política, militância e resistência ativa. As conclusões provisórias e propositivas apontam para os desafios de uma formação política permanente dos professores de natureza crítico-superadora, centrada na consciência de classe e nas lutas coletivas e que tenha como cerne ontológico, epistemológico e político-pedagógico a unidade inseparável entre teoria e prática.<hr/>Abstract The article aims to present and reflect on some theoretical-practical elements that characterize the political bases of teachers of the state schools of Chapecó (SC). The text is based on the research (master’s dissertation) of the author, whose motivating element was the challenge of the triple militancy (school, union and college). The triple militancy proposes a reflection on the main ideas about politics, political formation and class consciousness related by the investigated teachers. Methodologically, the exploratory case study is used, aiming to problematize the theoretical-methodological and theoretical-empirical elements, in order to think and rethink the political formation of teachers, as organic intellectuals. In this line, the text is guided by some categories of historical-dialectical materialism, such as praxis, which is flanked by the concepts of critical pedagogy, organic intellectual, political formation, militancy and active resistance. The provisional and propositional conclusions, due to the current misconduct of Brazilian politics (antipolitics), point to the challenges to the permanent political formation of teachers, of a critical-surpassing nature centered on class consciousness and collective struggles, whose ontological, epistemological and political-pedagogical aim must be on the inseparable unity between theory and practice.