Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820180002&lang=pt vol. num. 46 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial: EccoS n46]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Que educação é pública? A privatização de um direito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu livro 1984, George Orwell apresenta uma distopia que denuncia as mazelas do totalitarismo e a restrição da liberdade, na figura do ‘Grande Irmão’. Sob essa inspiração, este artigo constitui um ensaio teórico que tem por objetivo discutir o avanço dos processos de privatização no campo da educação e a relação atual entre o público e o privado. A partir das pesquisas realizadas pela autora no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE), desenvolvemos o ensaio em resposta à questão originariamente formulada por Atria (2009) para o contexto chileno, qual seja: Que educação é pública? Como considerações finais, aponta-se que o atual ‘Grande Irmão’ é o Mercado e que os processos de privatização vêm se dando em um contexto de expropriação do direito à educação e colocando em cheque a perspectiva e o ideal de universalidade da educação. A questão ‘Que educação é pública?’ está hoje em disputa.<hr/>Abstract In his book 1984, George Orwell presents a dystopia that denounces the ills of totalitarianism and the restriction of freedom. This article is a essay with the objective of discussing the progress of privatization processes in the field of education and the current relationship between public and private. It is pointed out that the current ‘Big Brother’ is the Market and that the processes of privatization are taking place in a context of expropriation of the right to education and putting in check the perspective and ideal of universality of education. <![CDATA[Evasão escolar na 1ª série do ensino médio: o caso de Joaçaba, Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo resulta de pesquisa que investiga ações políticas e pedagógicas relacionadas à evasão escolar na 1ª série do Ensino Médio, no município de Joaçaba, Santa Catarina, envolvendo coleta de dados na GERED1. De abordagem quali-quantitativa, problematiza como a evasão escolar é enfrentada, considerando, na análise dos dados, a existência da dinâmica entre realidade objetiva e sujeito subjetivo. Os resultados apontam para um cenário que necessita de políticas públicas de mudanças estruturais e que se fundamentem em novos olhares e ações sobre a realidade escolar, particularmente quanto à formação docente, juventude contemporânea e infraestrutura escolar, vistos como elementos fundamentais para o desenvolvimento da educação com qualidade social.<hr/>Abstract This article is the result of the research that investigates political and pedagogical actions related to the scholar dropping out of the 1st grade of the High School in the city of Joaçaba, Santa Catarina. The research deals with how the scholar drop out is handled. The qualitative/quantitative approach considers the existence of the dynamic between objective reality and subjective subject, involving data collection from GERED and from scholar institutions, interviews and analyses. The results point to a scenery that needs public policies of structural changes and new views and actions on scholar institutions, teachers’ formation, attention to the youth and to infrastructure and everybody’s permanent modernization to the development of education of and with social quality. <![CDATA[Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto tematiza a potência de uma Pedagogia Antropofágica na formação inicial de pedagogos, vislumbrando-se o estímulo e a complexificação do repertório de saberes artístico-culturais e experienciais dos estudantes e seus mediadores de aprendizagem. Essa Pedagogia é compreendida como fundante para o aprofundamento de uma formação cultural diversificada nos contextos sócio-políticos, visando criar elementos para a atuação docente, particularmente no referente ao ensino de artes, campo de conhecimento exigido legalmente aos pedagogos. Autores como Tardif (2007), ao discutir saberes e formação docente; Bondía (2002), no referente aos saberes de experiência; Therrien (2010), quando discorre sobre o professor como mediador de saberes; Pimenta (1997; 2006), ao tratar de formação e práxis docente; Libâneo (2002) e Franco (2012), ao situarem o campo da Pedagogia e da atuação do pedagogo; Zeichner (2008), por trazer um olhar complexo sobre professor reflexivo e seu contexto de atuação; Duarte Junior (2010), quando trata de educação estética; Andrade (1924; 1928) e Barcelos e Silva (2008), ao relacionarem antropofagia cultural e educação, subsidiam teoricamente o estudo. A metodologia de investigação é teórica e empírica, nesta última incluindo dados de entrevistas realizadas com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. A questão de pesquisa é assim enunciada: Como a universidade contribui para garantir o acesso a bens artístico-culturais a estudantes do curso de Pedagogia? Concluímos que a Pedagogia Antropofágica constitui concepção de formação que agrega ações educativas de caráter acadêmico e cultural, mobilizadoras de aprendizagens que ampliam horizontes teóricos e práticos necessários à educação estética.<hr/>Abstract The text thematizes the power of an Anthropophagic Pedagogy in the initial formation of pedagogues, glimpsing the stimulation and the complexity of the repertoire of artistic-cultural and experiential knowledge of the students and their mediators of learning. This Pedagogy is understood as a foundation for deepening a diverse cultural formation in socio-political contexts, aiming to create elements for teaching, particularly in relation to the teaching of arts, a field of knowledge legally required of pedagogues. Authors such as Tardif (2007), when discussing knowledge and teacher training; Bondía (2002), regarding the knowledge of experience; Therrien (2010), when he discusses the teacher as mediator of knowledge; Pimenta (1997; 2006), when dealing with teacher training and praxis; Libâneo (2002) and Franco (2012), placing the field of Pedagogy and the pedagogue’s activity; Zeichner (2008), for bringing a complex look on reflexive teacher and its context of action; Duarte Junior (2010), when it comes to aesthetic education; Andrade (1924, 1928) and Barcelos e Silva (2008), when relating cultural anthropophagy and education, theoretically subsidize the study. As a methodological path, it is based on a theoretical and empirical study, including data from interviews developed with students of Pedagogy of a public university. The research problem is transcribed: to what extent has the university been contributing to guarantee access to artistic and cultural goods for students of the Pedagogy course? We conclude that the Anthropophagic Pedagogy constitutes a formation that aggregates educational actions of academic and cultural character, mobilizing learning that broaden theoretical and practical horizons, necessary for aesthetic education. <![CDATA[A luta como escola? Saberes e aprendizagens em processos de luta e organização de bairros em Mendoza, Argentina, durante 1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen ¿Podemos analizar las experiencias históricas de lucha y organización como prácticas productoras de saberes y aprendizajes? ¿Es posible, entonces, pensar la acción colectiva, en sus diversas manifestaciones, como un proceso educativo alternativo? A partir de estos interrogantes, este artículo intenta dar cuenta de la dimensión educativa de una experiencia de lucha y organización barrial que tuvo lugar en Mendoza, Argentina, tras el aluvión de enero de 1970. Identificamos los saberes y aprendizajes que fueron generándose en el proceso, así como algunos elementos de la cultura política que fueron construyéndose en la dialéctica dominación y resistencia. Aunque en este proceso los aprendizajes se producen tanto en quienes detentan el poder, como en quienes a través de su acción colectiva lo cuestionan, aquí focalizaremos en los aprendizajes de éstos últimos, basándonos en una investigación que utilizó fuentes orales y documentales, tomando como referencias téoricas las contribuciones de Maria da Glória Gohn y Edward Thompson.<hr/>Abstract Can we analyze the historical experiences of struggle and organization as practices that produce knowledge and learning? Is it possible, then, to think about collective action, in its various manifestations, as an alternative educational process? From these questions, this article tries to give an account of the educational dimension of an experience of struggle and neighborhood organization that took place in Mendoza, Argentina, after the alluvium of January 1970. We identify the knowledge and learning that were generated in the process, as well as some elements of the political culture that was being constructed in the dialectic domination and resistance. Although in this process learning occurs both in those who hold power, and in those who, through their collective action, question it, here we focus on the learning of the latter, based on an investigation that used oral and documentary sources, taking as references the contributions of Maria da Glória Gohn and Edward Thompson.<hr/>Resumo Podemos analisar as experiências históricas de luta e organização como práticas que produzem conhecimentos e aprendizagens? É possível, então, pensar a ação coletiva, em suas diversas manifestações, como um processo educacional alternativo? A partir dessas questões, este artigo procura dar conta da dimensão educacional de uma experiência de luta e organização de bairro ocorrida em Mendoza, Argentina, após a inundação de janeiro de 1970. Identificamos os saberes e aprendizagens que foram gerados no processo, bem como alguns elementos da cultura política que estavam sendo construídos na dialética dominação e resistência. Embora nesse processo a aprendizagem ocorra tanto para aqueles que detêm o poder como àqueles que, por meio de sua ação coletiva, o questionam, aqui nos concentramos no aprendizado destes últimos, a partir de uma pesquisa que utilizou fontes orais e documentais, tomando como referências teóricas as contribuições de Maria da Glória Gohn e Edward Thompson. <![CDATA[A história da escola estadual comunitária rural de Colatina: relatos de protagonistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto relata pesquisa sobre a história da Escola Estadual Comunitária Rural Colatina (EECOR). A problematização centra-se no debate sobre a possibilidade de uma escola vinculada ao Estado constituir-se em perspectiva decolonial e na compreensão das estratégias de construção de um processo investigativo com esse sentido. O suporte epistemológico da pesquisa está relacionado à análise histórico-crítica, a história como movimento no qual os processos sociais se relacionam e se transformam intrinsecamente, numa abordagem teórica que se alinha às concepções das epistemologias do Sul e da pedagogia freiriana. A metodologia do estudo compreendeu uma abordagem qualitativa com uso de pesquisa participante, numa perspectiva teórica e prática que assume a investigação como produção coletiva de conhecimento. Os instrumentos escolhidos foram a análise de documentos e as entrevistas narrativas com os principais protagonistas do processo de constituição da escola, a partir das quais foram constituídas as categorias de análise. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância pode fornecer práticas de resistência que contribuem com a construção de uma perspectiva decolonial para a Educação do Campo.<hr/>Abstract The text reports the research on the history of the Colatina Rural Community School (EECOR). The problematization is centered in the debate about the possibility of a school linked to the State constituting itself in a decolonial perspective and in the understanding of the strategies of construction of an investigative process with that sense. The epistemological support of research is related to historical-critical analysis, history as a movement in which social processes relate and transform intrinsically, and in a theoretical approach aligned to the conceptions of the epistemologies of the South and Freirian pedagogy. The methodology of the study comprised a qualitative approach using participant research, in a theoretical and practical perspective that assumes research as a collective production of knowledge. The instruments chosen were the analysis of documents and the narrative interviews with the main protagonists of the process of constitution of the school, from which the categories of analysis were constituted. The results indicate that the Alternation Pedagogy1 can provide resistance practices that contribute to the construction of a decolonial perspective for Field Education. <![CDATA[O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O trabalho analisa os processos de intensificação e de precarização do trabalho docente que vem se concretizando no campo universitário, tendo a Universidade Federal Goiás (UFG) como objeto de estudo. Objetiva-se discutir os embates do trabalho docente frente ás políticas públicas de educação superior a partir de 1990, especificamente as políticas de expansão e de regulação do trabalho docente no magistério superior. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica, sendo esta última efetivada por meio de entrevistas com gestores acadêmicos e pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas de conhecimento da UFG. A pesquisa evidencia, dentre outros aspectos, que os processos de flexibilização, intensificação e precarização estão presentes na produção do trabalho acadêmico da instituição, corroborando certo alinhamento às demandas econômico-produtivas. O fato inexorável é que estão ocorrendo alterações na natureza e no caráter do trabalho docente, decorrentes, em grande parte, de demandas externas, o que tem ampliado a heteronomia na produção, organização, gestão e finalidades da universidade.<hr/>Abstract The present work analyses the processes of intensification and precariousness on teaching work that has been taking place in the university field, with the Federal University of Goias (UFG) as the object of study. The goal is to discuss the clashes of teaching work front of public policy on higher education from 1990, specifically the policies of expansion and regulation of teaching work in higher education. As methodology, we realized a bibliographical, documentary and empiric research, being the latter effected by the means of interviews with academic managers and researchers of strictosensu graduation programs of different knowledge areas of UFG. Among other aspects, the research highlights that the processes of flexibilization, intensification and precariousness are present in the production of academic work from the institution, supporting certain alignment to the economic-productive demands. The inexorable fact is that there has been occurring alterations on the nature and character of teaching work, which are largely due to external demands, that has been amplifying the heteronomy on production, organization, management and purposes of the University. <![CDATA[Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Assim como os demais níveis de ensino, a pós-graduação stricto sensu no Brasil tem passado por um processo de significativa expansão e, com isso, ampliam-se os estudos e debates acerca da temática, especialmente no que tange ao seu processo de avaliação. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o debate acerca da avaliação da pós-graduação, a partir do mapeamento da produção bibliográfica de artigos publicados em periódicos qualificados, no período de 1999 a 2017. Além de mapear o tema, o presente trabalho busca trazer as principais discussões presentes nesse tipo de produção. O estudo realizado acerca da produção sobre avaliação da pós-graduação permite afirmar que não existe consenso no debate, sendo que as opiniões sobre a sistemática de avaliação divergem, muito embora se verifique a ênfase para a produção intelectual em seus diversos aspectos. Nesse sentido, ‘o campo’, apesar das disputas e dissensos, ainda tem referenciado a performatividade como estratégia de viabilização da qualidade da pós-graduação brasileira.<hr/>Abstract Even as the other levels of education, postgraduate studies in Brazil have undergone a process of significant expansion and with this, studies and debates on the subject have been increased, especially with regard to its evaluation process. Therefore, the present study aims to situate the debate about the evaluation of the postgraduate, based on the survey of the bibliographic production in studies published in qualified journals. Besides mapping the theme, the present analysis seeks to bring the main discussions present in this kind of production. The survey carried out on the evaluation of postgraduate studies allows to assert that there is no consensus in the debate, and opinions about the evaluation system differ, even though there is an emphasis on intellectual production in its different aspects. In this sense, “the field”, despite disputes, has yet to refer to performativity as a strategy to make the quality of Brazilian postgraduate students. <![CDATA[Relação família-escola: o estado da arte na pós-graduação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A temática da relação família-escola vem ocupando maior espaço na produção científica no Brasil. Neste artigo, analisamos resumos de teses e dissertações brasileiras sobre essa relação produzidas no período 2004-2013 e reconstituímos a história dessa relação com autores como Cunha (2003) e Faria Filho (2000). O estudo, qualitativo, é do tipo Estado da Arte. Foram consultados os bancos de dados do Grupo Observatório Sociológico Família-Escola da Universidade Federal de Minas Gerais; do Programa de Pós-Graduação em Família e Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador; e de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos localizados (112) foram mapeados em relação a objetivos, referenciais teóricos, opções metodológicas e resultados. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática, resultando na construção de três categorias: Relação família-escola e estratégias educativas familiares; Relação família-escola e fenômenos socio-escolares e Relação família-escola: fenômenos e/ou aspectos dessa relação. Em relação aos referenciais teóricos, menos da metade dos resumos os menciona; quanto a percurso metodológico e resultados das pesquisas, muitas informações também estavam ausentes. Apesar disso, resultados de algumas pesquisas indicam certa resistência de professores a configurações familiares diferentes da tradicional e para a influência dessa resistência na relação com a família e/ou o trabalho docente, e outras desconstroem a ideia generalizada de que as famílias de alunos de escola pública são desestruturadas. Apontamos para a necessidade de outras pesquisas sobre a temática, pois há ainda vários aspectos a aprofundar, e para a importância de os resumos serem mais completos.<hr/>Abstract The family-school relationship has occupied more space in scientific production in Brazil. In this article, we analyze summaries of Brazilian theses and dissertations on the family-school relationship produced in the period 2004-2013. We reconstruct the history of this relationship in Brazil from authors such as Cunha (2003) and Faria Filho (2000). The study, of a qualitative nature, is of the State of Art type. For the location of the works, we consulted three databases: the thesis bank and dissertations on the family-school relationship of the Observatory Family-School Sociology of the Federal University of Minas Gerais (OSFE / UFMG); the database of the Postgraduate Program in Family and Contemporary Society of the Catholic University of Salvador (UCSal); and the thesis and dissertation bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The localized abstracts (112) were mapped in relation to objectives, theoretical references, methodological options (empirical field, participants, collection and analysis procedures) and results. For analysis, we used the Thematic Categorical Content Analysis Technique, resulting in the construction of three categories: family-school relationship and family educational strategies; Family-school relationship and socio-school phenomena and Family-school relationship: phenomena and / or aspects of this relationship. Regarding the theoretical references, less than half of the abstracts mentioned the authors who supported the studies. With regard to the methodological path and the results of the research, much information was also absent. Nevertheless, we have found some research that points to a certain resistance of teachers with different family configurations from the traditional one and the influence of this resistance in the relation with the family and / or the teaching work; and others that deconstruct the widespread view that the families of public school students are disorganized. Finally, we point out the need for further research on the subject, as there are still several aspects to be explored; as well as the importance of the abstracts being carefully prepared by the researchers. <![CDATA[Gamificação para capacitação on-line de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2): o que pode ser implementado no Moodle 2.5]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200171&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper is part of a master‘s thesis which dealt with implementation of gamification in an online course offered by Judicial School at São Paulo Regional Labour Court. The question of this paper is to review relevant literature about benefits and pitfalls of gamification in learning contexts to propose a framework for implementing gamification in Moodle 2.5. The objective of this paper is to compare the creation of a framework of an online course without game elements with its gamified version with elements that can motivate and engage people in online learning contexts, such as activity completion, restricted access, progress bar block, badges, and jeopardy-like quizzes. After implementing these features in an existing online course without gamification, the main results are that it is feasible to implement simple game mechanics in Moodle 2.5, although it takes a long time to create some of them, such as badges, and it is mandatory to have knowledge of development if the course demands Moodle documentation to create a more complex gamification block.<hr/>Resumo Este artigo é parte da pesquisa feita para uma dissertação de mestrado sobre implementação de gamificação em um curso on-line oferecido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. A questão que orienta o artigo refere-se à revisão da literatura sobre os benefícios e as armadilhas da gamificação em contextos de aprendizagem, para propor uma estrutura de implantação de gamificação no Moodle 2.5. O objetivo deste artigo é comparar a criação da estrutura de um curso on-line sem elementos de jogos com sua versão gamificada com elementos que possam motivar e engajar pessoas em contextos de aprendizagem on-line, como completação de atividades, acesso restrito, barra de progresso, badges e quizzes. Os principais resultados foram a possibilidade de inserir mecânicas simples de jogo no Moodle 2.5, embora leve muito tempo para criar algumas delas, como badges, e a obrigatoriedade de ter conhecimento de desenvolvimento, caso o curso exija documentação do Moodle para criar um bloco de gamification mais complexo. <![CDATA[A intuição na informática: status atual na carreira de Engenharia Informática da Universidade de Matanzas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La intuición es uno de los procesos claves en el desarrollo de la creatividad y la informática no está exenta de ella y diversas corrientes psicológicas han estudiado este proceso desde diferentes ángulos. En este artículo se hará el análisis desde las tres más actuales: cognitivismo, humanismo y el enfoque histórico-cultural. En el artículo se realiza un análisis de las diferentes definiciones acerca de la creatividad en la literatura actual para llegar a una definición teniendo en cuenta la teoría de la subjetividad, que es parte del enfoque histórico cultural. Posteriormente se aborda la actividad informática y se define el concepto de intuición en ella, declarando sus dimensiones e indicadores sobre la base del enfoque teórico asumido. Se aplican observaciones directas, encuestas a los estudiantes y una observación a clases para detectar la situación en la cual se encuentra la intuición en la carrera de Ingeniería Informática. Por último, se realiza una triangulación de los datos obtenidos para contrastar los resultados obtenidos en los diferentes métodos aplicados y permiten establecer regularidades en cuanto a la intuición en la informática.<hr/>Abstract Intuition is one of the key processes in the development of creativity and computer science is not exempt from it. Various psychological currents have studied this process from different angles and in this article the analysis will be made from the three most current: cognitivism, humanism and the historical-cultural approach. In the article an analysis of the different definitions about creativity in the current literature is carried out in order to arrive at a definition taking into account the theory of subjectivity that is part of the cultural historical approach. Subsequently, the computer activity is addressed and the concept of intuition is defined in it, declaring its dimensions and indicators based on the assumed theoretical approach. Direct observations, surveys to the students and an observation to classes are applied to detect the situation in which the intuition is in the career of Computer Engineering. Finally, a triangulation of the data obtained is carried out to compare the results obtained in the different methods applied and allow to establish regularities in terms of intuition in computer science.<hr/>Resumo A intuição é um dos principais processos no desenvolvimento da criatividade e a ciência da computação não está isenta disso. Várias correntes psicológicas têm estudado este processo sob diferentes ângulos e neste artigo a análise será feita a partir dos três mais atuais: cognitivismo, humanismo e abordagem histórico-cultural. No artigo é feita uma análise das diferentes definições sobre criatividade na literatura atual, a fim de se chegar a uma definição levando em consideração a teoria da subjetividade que faz parte da abordagem histórico-cultural. Posteriormente, a atividade computacional é abordada e o conceito de intuição é definido nela, declarando suas dimensões e indicadores com base na abordagem teórica assumida. Observações diretas, pesquisas para os alunos e uma observação das aulas são aplicadas para detectar a situação em que a intuição está na carreira de Engenharia de Computação. Finalmente, uma triangulação dos dados obtidos é realizada para comparar os resultados obtidos nos diferentes métodos aplicados e permitir estabelecer regularidades em termos de intuição em ciência da computação <![CDATA[Marxismo contra positivismo, de Michael Löwy Tradução de Reginaldo Di Piero. São Paulo: Cortez, 2018. 159 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La intuición es uno de los procesos claves en el desarrollo de la creatividad y la informática no está exenta de ella y diversas corrientes psicológicas han estudiado este proceso desde diferentes ángulos. En este artículo se hará el análisis desde las tres más actuales: cognitivismo, humanismo y el enfoque histórico-cultural. En el artículo se realiza un análisis de las diferentes definiciones acerca de la creatividad en la literatura actual para llegar a una definición teniendo en cuenta la teoría de la subjetividad, que es parte del enfoque histórico cultural. Posteriormente se aborda la actividad informática y se define el concepto de intuición en ella, declarando sus dimensiones e indicadores sobre la base del enfoque teórico asumido. Se aplican observaciones directas, encuestas a los estudiantes y una observación a clases para detectar la situación en la cual se encuentra la intuición en la carrera de Ingeniería Informática. Por último, se realiza una triangulación de los datos obtenidos para contrastar los resultados obtenidos en los diferentes métodos aplicados y permiten establecer regularidades en cuanto a la intuición en la informática.<hr/>Abstract Intuition is one of the key processes in the development of creativity and computer science is not exempt from it. Various psychological currents have studied this process from different angles and in this article the analysis will be made from the three most current: cognitivism, humanism and the historical-cultural approach. In the article an analysis of the different definitions about creativity in the current literature is carried out in order to arrive at a definition taking into account the theory of subjectivity that is part of the cultural historical approach. Subsequently, the computer activity is addressed and the concept of intuition is defined in it, declaring its dimensions and indicators based on the assumed theoretical approach. Direct observations, surveys to the students and an observation to classes are applied to detect the situation in which the intuition is in the career of Computer Engineering. Finally, a triangulation of the data obtained is carried out to compare the results obtained in the different methods applied and allow to establish regularities in terms of intuition in computer science.<hr/>Resumo A intuição é um dos principais processos no desenvolvimento da criatividade e a ciência da computação não está isenta disso. Várias correntes psicológicas têm estudado este processo sob diferentes ângulos e neste artigo a análise será feita a partir dos três mais atuais: cognitivismo, humanismo e abordagem histórico-cultural. No artigo é feita uma análise das diferentes definições sobre criatividade na literatura atual, a fim de se chegar a uma definição levando em consideração a teoria da subjetividade que faz parte da abordagem histórico-cultural. Posteriormente, a atividade computacional é abordada e o conceito de intuição é definido nela, declarando suas dimensões e indicadores com base na abordagem teórica assumida. Observações diretas, pesquisas para os alunos e uma observação das aulas são aplicadas para detectar a situação em que a intuição está na carreira de Engenharia de Computação. Finalmente, uma triangulação dos dados obtidos é realizada para comparar os resultados obtidos nos diferentes métodos aplicados e permitir estabelecer regularidades em termos de intuição em ciência da computação <![CDATA[DECOLE - Desenvolvendo Competências de Letramento Emergente: propostas integradoras para a pré-escola, de Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro e Sylvia Domingos Barrera (orgs.). Porto Alegre: Penso, 2017.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La intuición es uno de los procesos claves en el desarrollo de la creatividad y la informática no está exenta de ella y diversas corrientes psicológicas han estudiado este proceso desde diferentes ángulos. En este artículo se hará el análisis desde las tres más actuales: cognitivismo, humanismo y el enfoque histórico-cultural. En el artículo se realiza un análisis de las diferentes definiciones acerca de la creatividad en la literatura actual para llegar a una definición teniendo en cuenta la teoría de la subjetividad, que es parte del enfoque histórico cultural. Posteriormente se aborda la actividad informática y se define el concepto de intuición en ella, declarando sus dimensiones e indicadores sobre la base del enfoque teórico asumido. Se aplican observaciones directas, encuestas a los estudiantes y una observación a clases para detectar la situación en la cual se encuentra la intuición en la carrera de Ingeniería Informática. Por último, se realiza una triangulación de los datos obtenidos para contrastar los resultados obtenidos en los diferentes métodos aplicados y permiten establecer regularidades en cuanto a la intuición en la informática.<hr/>Abstract Intuition is one of the key processes in the development of creativity and computer science is not exempt from it. Various psychological currents have studied this process from different angles and in this article the analysis will be made from the three most current: cognitivism, humanism and the historical-cultural approach. In the article an analysis of the different definitions about creativity in the current literature is carried out in order to arrive at a definition taking into account the theory of subjectivity that is part of the cultural historical approach. Subsequently, the computer activity is addressed and the concept of intuition is defined in it, declaring its dimensions and indicators based on the assumed theoretical approach. Direct observations, surveys to the students and an observation to classes are applied to detect the situation in which the intuition is in the career of Computer Engineering. Finally, a triangulation of the data obtained is carried out to compare the results obtained in the different methods applied and allow to establish regularities in terms of intuition in computer science.<hr/>Resumo A intuição é um dos principais processos no desenvolvimento da criatividade e a ciência da computação não está isenta disso. Várias correntes psicológicas têm estudado este processo sob diferentes ângulos e neste artigo a análise será feita a partir dos três mais atuais: cognitivismo, humanismo e abordagem histórico-cultural. No artigo é feita uma análise das diferentes definições sobre criatividade na literatura atual, a fim de se chegar a uma definição levando em consideração a teoria da subjetividade que faz parte da abordagem histórico-cultural. Posteriormente, a atividade computacional é abordada e o conceito de intuição é definido nela, declarando suas dimensões e indicadores com base na abordagem teórica assumida. Observações diretas, pesquisas para os alunos e uma observação das aulas são aplicadas para detectar a situação em que a intuição está na carreira de Engenharia de Computação. Finalmente, uma triangulação dos dados obtidos é realizada para comparar os resultados obtidos nos diferentes métodos aplicados e permitir estabelecer regularidades em termos de intuição em ciência da computação <![CDATA[Educação: cidadania, projetos e valores, de Nílson José Machado São Paulo: Escrituras Editora, 2016.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200226&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La intuición es uno de los procesos claves en el desarrollo de la creatividad y la informática no está exenta de ella y diversas corrientes psicológicas han estudiado este proceso desde diferentes ángulos. En este artículo se hará el análisis desde las tres más actuales: cognitivismo, humanismo y el enfoque histórico-cultural. En el artículo se realiza un análisis de las diferentes definiciones acerca de la creatividad en la literatura actual para llegar a una definición teniendo en cuenta la teoría de la subjetividad, que es parte del enfoque histórico cultural. Posteriormente se aborda la actividad informática y se define el concepto de intuición en ella, declarando sus dimensiones e indicadores sobre la base del enfoque teórico asumido. Se aplican observaciones directas, encuestas a los estudiantes y una observación a clases para detectar la situación en la cual se encuentra la intuición en la carrera de Ingeniería Informática. Por último, se realiza una triangulación de los datos obtenidos para contrastar los resultados obtenidos en los diferentes métodos aplicados y permiten establecer regularidades en cuanto a la intuición en la informática.<hr/>Abstract Intuition is one of the key processes in the development of creativity and computer science is not exempt from it. Various psychological currents have studied this process from different angles and in this article the analysis will be made from the three most current: cognitivism, humanism and the historical-cultural approach. In the article an analysis of the different definitions about creativity in the current literature is carried out in order to arrive at a definition taking into account the theory of subjectivity that is part of the cultural historical approach. Subsequently, the computer activity is addressed and the concept of intuition is defined in it, declaring its dimensions and indicators based on the assumed theoretical approach. Direct observations, surveys to the students and an observation to classes are applied to detect the situation in which the intuition is in the career of Computer Engineering. Finally, a triangulation of the data obtained is carried out to compare the results obtained in the different methods applied and allow to establish regularities in terms of intuition in computer science.<hr/>Resumo A intuição é um dos principais processos no desenvolvimento da criatividade e a ciência da computação não está isenta disso. Várias correntes psicológicas têm estudado este processo sob diferentes ângulos e neste artigo a análise será feita a partir dos três mais atuais: cognitivismo, humanismo e abordagem histórico-cultural. No artigo é feita uma análise das diferentes definições sobre criatividade na literatura atual, a fim de se chegar a uma definição levando em consideração a teoria da subjetividade que faz parte da abordagem histórico-cultural. Posteriormente, a atividade computacional é abordada e o conceito de intuição é definido nela, declarando suas dimensões e indicadores com base na abordagem teórica assumida. Observações diretas, pesquisas para os alunos e uma observação das aulas são aplicadas para detectar a situação em que a intuição está na carreira de Engenharia de Computação. Finalmente, uma triangulação dos dados obtidos é realizada para comparar os resultados obtidos nos diferentes métodos aplicados e permitir estabelecer regularidades em termos de intuição em ciência da computação <![CDATA[O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil - 1870-1930, de Lilia Moritz Schwarcz São Paulo: Companhia das Letras, 2018.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782018000200231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La intuición es uno de los procesos claves en el desarrollo de la creatividad y la informática no está exenta de ella y diversas corrientes psicológicas han estudiado este proceso desde diferentes ángulos. En este artículo se hará el análisis desde las tres más actuales: cognitivismo, humanismo y el enfoque histórico-cultural. En el artículo se realiza un análisis de las diferentes definiciones acerca de la creatividad en la literatura actual para llegar a una definición teniendo en cuenta la teoría de la subjetividad, que es parte del enfoque histórico cultural. Posteriormente se aborda la actividad informática y se define el concepto de intuición en ella, declarando sus dimensiones e indicadores sobre la base del enfoque teórico asumido. Se aplican observaciones directas, encuestas a los estudiantes y una observación a clases para detectar la situación en la cual se encuentra la intuición en la carrera de Ingeniería Informática. Por último, se realiza una triangulación de los datos obtenidos para contrastar los resultados obtenidos en los diferentes métodos aplicados y permiten establecer regularidades en cuanto a la intuición en la informática.<hr/>Abstract Intuition is one of the key processes in the development of creativity and computer science is not exempt from it. Various psychological currents have studied this process from different angles and in this article the analysis will be made from the three most current: cognitivism, humanism and the historical-cultural approach. In the article an analysis of the different definitions about creativity in the current literature is carried out in order to arrive at a definition taking into account the theory of subjectivity that is part of the cultural historical approach. Subsequently, the computer activity is addressed and the concept of intuition is defined in it, declaring its dimensions and indicators based on the assumed theoretical approach. Direct observations, surveys to the students and an observation to classes are applied to detect the situation in which the intuition is in the career of Computer Engineering. Finally, a triangulation of the data obtained is carried out to compare the results obtained in the different methods applied and allow to establish regularities in terms of intuition in computer science.<hr/>Resumo A intuição é um dos principais processos no desenvolvimento da criatividade e a ciência da computação não está isenta disso. Várias correntes psicológicas têm estudado este processo sob diferentes ângulos e neste artigo a análise será feita a partir dos três mais atuais: cognitivismo, humanismo e abordagem histórico-cultural. No artigo é feita uma análise das diferentes definições sobre criatividade na literatura atual, a fim de se chegar a uma definição levando em consideração a teoria da subjetividade que faz parte da abordagem histórico-cultural. Posteriormente, a atividade computacional é abordada e o conceito de intuição é definido nela, declarando suas dimensões e indicadores com base na abordagem teórica assumida. Observações diretas, pesquisas para os alunos e uma observação das aulas são aplicadas para detectar a situação em que a intuição está na carreira de Engenharia de Computação. Finalmente, uma triangulação dos dados obtidos é realizada para comparar os resultados obtidos nos diferentes métodos aplicados e permitir estabelecer regularidades em termos de intuição em ciência da computação