Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820190001&lang=es vol. num. 48 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Social Pedagogy as a Scientific Discipline - a Branch of Academic Studies and a Field of Professional Practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This article is based on productions dealing with aspects of social pedagogy analyzed by Hämäläinen, individually and collectively, such as the conceptual ambiguity of social pedagogy, the nature of social pedagogy as an academic discipline, social pedagogical guidance in social work and work with young people, ways of using the concept in Germany and Finland, as well as the field overview, including semantic and historical considerations. Other sources of information are also used, especially materials in which national traditions of social pedagogy and debates about their nature are introduced, compared, decoded and clarified. Methodologically, this work is based mainly on the analysis of historical concepts.<hr/>Resumo: Este artigo baseia-se em produções que tratam de aspectos da pedagogia social analisados por Hämäläinen, individual e coletivamente, como a ambiguidade conceitual da pedagogia social, a natureza da pedagogia social como disciplina acadêmica, a orientação pedagógica social no trabalho social e no trabalho com jovens, as formas de usar o conceito na Alemanha e na Finlândia, bem como a visão geral do campo, incluindo considerações semânticas e históricas. São empregadas ainda outras fontes de informação, especialmente materiais em que tradições nacionais de pedagogia social e debates sobre sua natureza são introduzidos, comparados, decodificados e clarificados Metodologicamente este trabalho é baseado, principalmente, na análise de conceitos históricos. <![CDATA[Carcerary literature: social education through education, writing and reading in prison]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100035&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo, que trata de problema de pesquisa investigado pelo GEPÊPRIVAÇÃO e seus pesquisadores, com orientação do Prof. Dr. Roberto da Silva, na Faculdade de Educação da USP, visa a caracterização da literatura carcerária desenvolvida sob a égide da alfabetização de adultos e da recente regulamentação da Educação em Prisões, considerando as transformações e adaptações ao longo dos tempos. Além da discussão teórica e conceitual, o artigo apresenta, a título de exemplo, livros escritos por presos e presas, agentes penitenciários, professores e juízes como a nova dimensão dessa literatura carcerária. O artigo recorre à Teoria do Reconhecimento, de Axel Honneth, e à literatura de testemunho, de Márcio Seligmann-Silva, para embasar seus argumentos.<hr/>Abstract: The article, which deals with a research problem investigated by the GEPÊPRIVAÃO (Research Group on Education in Deprivation of Liberation Regimes) and its researchers, with the guidance of Prof. Dr. Roberto da Silva, at the School of Education of USP, aims to characterize the prison literature developed under the aegis of adult literacy and the recent regulation of Prison Education considering the transformations and adaptations over time. Besides the theoretical and conceptual discussion, the article presents, by way of example, books written by prisoners and prisoners, penitentiary agents, teachers and judges as the new dimension of this prison literature. The article uses Axel Honneth’s Theory of Recognition and the testimony literature of Márcio Seligmann-Silva to support his arguments. <![CDATA[Cultural diversity in school space: implications for teaching, learning and subjectivation processes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100051&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Esta pesquisa analisa relações interpessoais e educativas entre docentes e alunos(as) imigrantes bolivianos(as), descendentes de bolivianos(as) e não bolivianos(as) em sala de aula, nas dependências de uma escola pública do Ensino Fundamental II, no município de São Paulo. Teve como objetivos verificar o cumprimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural e da Lei de Migração, e identificar a ocorrência de negligência, discriminação e/ou opressão. Os procedimentos metodológicos adotados foram a observação e o registro sistemático da atuação de dois professores colaboradores das turmas de 8o e 9o anos de reuniões de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, de pais e de áreas comuns. Pôde-se observar que os docentes e o alunado sofrem a interferência de aspectos subjetivos preconceituosos e discriminadores que impedem uma convivência harmônica entre imigrantes e descendentes e não imigrantes, com reflexos no seu crescimento pessoal e escolar. Nossa conclusão é de que a instituição escolar se mostra em descompasso com a legislação vigente.<hr/>Abstract: The present research focuses interpersonal and educational relationship between teachers and immigrants Bolivians, descended from Bolivians and non-Bolivian students inside the classroom, at a public Elementary School in São Paulo city, which purpose was to verify the fulfillment of National Curricular Parameters, Child and Adolescent Statute (ECA), Universal Declaration on Cultural Diversity and the Migration Law, to identify negligence, discrimination and/or oppression occurrence. The adopted methodological procedures were the observation and the systematic registration of two teachers work in their grades 8 and 9, including meetings at the Collective Pedagogical Work Time, parents’ meetings and common areas at school. It was possible to note that the teachers and students are affected by prejudiced and discriminatory subjective aspects which interfere and block the harmony between immigrants, descended and non-immigrants, impacting their personal and educational growth. We conclude that the educational institution is in disagreement with the current law. <![CDATA[The social pedagogy in prison implications and intramuro practices: reflections of a study in the State of Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100071&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os discursos de ressocialização pela educação presentes nos documentos escolares dos nove centros de educação de jovens e adultos implantados nas penitenciárias estaduais do Paraná em confronto com as características estruturais destinadas à educação nestes ambientes. Desse modo, realizou-se o levantamento documental disponibilizado pelas insituições escolares, observando o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica Curricular (PPC). Além disso, foram utilizados o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN) e os dados disponibilizados pela Coordenação de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados (CEQP). Para a pesquisa de campo, foram investidas visitas para verificação dos espaços destinados à educação nos ambientes prisionais, observando as condições estruturais como salas de aulas, biblioteca, laboratórios e demais espaços administrativos da escola. Pela perspectiva crítica, foi possível perceber que os pilares fundamentais do cumprimento de pena, pautados no processo pedagógico de reeducação da pessoa privada de liberdade, muitas vezes perdem espaço para a garantia de segurança. Esse aspecto de instabilidade e ambiguidade no referencial de ações, demonstrou a fragilidade das mesmas e a necessidade de a escola instituir iniciativas que promovam a emancipação humana no ambiente prisional. Identificou-se, dessa forma, a fundamentação necessária para proposta de elaboração de um projeto político-pedagógico para educação nas prisões e, pela sua dimensão, a aproximação prática da Educação Social, fundamentada no campo teórico da Pedagogia Social.<hr/>Abstract: The present work had as objective to analyze the speeches of resocialization by the education present in the school documents of the nine centers of education of young people and adults implanted in the state penitentiaries of Paraná in comparison with the structural characteristics destined to the education in these environments. Thus, a documentary survey was made available by school institutions, observing the Political-Pedagogical Project (PPP), the School Rules and the Curricular Pedagogical Proposal (PPC). In addition, the National Survey of Penitentiary Information (INFOPEN) and the data provided by the Coordination of Education, Qualification and Professionalization of Offenders (CEQP) were used. For the field research, visits were made to verify the spaces destined to education in prisons, observing the structural conditions such as classrooms, library, laboratories and other administrative spaces of the school. From a critical perspective, it was possible to perceive that the fundamental pillars of punishment, based on the pedagogical process of reeducation of the person deprived of freedom, often lose space for the guarantee of security. This aspect of instability and ambiguity in the referential of actions has demonstrated their fragility and the need for the school to institute initiatives that promote human emancipation in the prison environment. It was identified, therefore, the necessary basis for the proposal of elaboration of a political-pedagogical project for education in prisons and, by its dimension, the practical approach of Social Education, based on the theoretical field of Social Pedagogy. <![CDATA[Tensions between socio-emancipator and traditional pedagogies: a study of the socio-educative study with adolescents deprived of freedom]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100095&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica e empírica e objetiva problematizar as tensões entre as pedagogias socioemancipadora e tradicional no espaço de atendimento socioeducativo com adolescentes privados de liberdade. Tem como base empírica pesquisa realizada, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com agentes socioeducativos que atuam no Centro de Assistência Socioeducativa (CASE), localizado ao norte do estado do Rio Grande do Sul, que atende em torno de 70 adolescentes. Do conjunto amplo de questões tratadas pela pesquisa o presente artigo incide sobre o modo tenso como as duas pedagogias referidas convivem no cotidiano dos agentes que atuam na instituição quando se trata de ressocialização. Essa tensão, além de refletir perspectivas políticas e pedagógicas distintas, tem implicações importantes no sentido da formação para a cidadania e a efetiva inserção dos adolescentes em novas relações sociais. Buscando dar conta dessa problemática, o texto propõe uma problematização de caráter mais geral sobre o tema, traz elementos para compreensão das orientações teóricas dos agentes socioeducativos das duas perspectivas pedagógicas e as problematiza à luz da Lei do SINASE e do campo teórico da Pedagogia Social. Na conclusão, afirma-se a tese de que somente uma pedagogia social emancipadora tem potencial para ressocializar adolescentes infratores e criar as condições para uma reinserção social democrática e cidadã.<hr/>Abstract: This paper is the result of bibliographic and empirical research and aims to problematize the tensions between socio-emancipator and traditional pedagogies in the space of socio-educational care with adolescents deprived of freedom. Its empirical basement is a research made by means of semi-structured interviews, with socio-educative agents acting in the Center of Socio Educative Assistance (CASE) located in the north of the state of Rio Grande do Sul, which takes care of near 70 adolescents. From the wide set of questions treated by the research, this article focuses on the tense way in which both mentioned pedagogies coexist in the daily life of agents acting in the institution when dealing with re-socialization. This tension, besides reflecting distinct pedagogic and political perspectives, has important implications regarding the formation for citizenship and the effective insertion of adolescents in new social relations. Aiming to deal with this problematic, the text proposes a more general problematization about the theme, bringing elements to understand the theoretical orientations of socio-educational agents of both pedagogical perspectives and problematizes them in light of the Law of SINASE and of the theoretical field of the Social Pedagogy. In conclusion, the thesis that only an emancipating social pedagogy has potential to re-socialize infracting adolescents and to create the conditions for a democratic and citizen social reintegration is affirmed. <![CDATA[Covering cyberbullying in schools inspired by the principles and methodologies of social pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100115&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo visa compreender as dimensões da violência virtual no fenômeno do cyberbullying, tema de tese concluída do Doutorado em Educação no programa de pós-graduação da Universidade Católica de Brasília. Entre os problemas pesquisados, verificou-se o papel do professor na lida diária com estudantes que sofrem e/ou praticam a violência virtual nas escolas de Palmas/TO, em mensagens ofensivas de textos, vídeos e áudios e o descumprimento da Lei n. 13.185/2015, em vigor no Brasil desde junho de 2016. O interacionismo simbólico e o funcionalismo foram os modelos teóricos utilizados, nas perspectivas de autores como Becker (2008), na obra Outsiders, e Goffman (2013), em Estigma, para a análise dos dados gerados. A metodologia foi lastreada na pesquisa qualitativa, o que permitiu a flexibilização das técnicas de entrada em campo com aplicação de entrevistas, observação indireta e análise documental. Os documentos da pesquisa foram submetidos à Plataforma Brasil, em 07/04/2017, tendo sido emitido Certificado para Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) n°. 69064317.0.0000.0029, aprovado em 17 de julho de 2017 pelo Comitê de Ética (CE) da UCB, parecer n°. 2.175.797. Os resultados preliminares apontaram que as escolas não têm conhecimento dos programas legais de combate à intimidação sistemática efetuada por meio de violências virtuais. Por outro lado, percebeu-se a importância de um professor engajado em sala de aula, comprometido com o ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, envolvido na construção de uma cultura de paz, no uso de metodologias e princípios inspirados pela Pedagogia Social.<hr/>Abstract: The article aims to understand the dimensions of virtual violence in the phenomenon of cyberbullying, a thesis topic completed by the Doctorate in Education in the postgraduate program of the Catholic University of Brasilia. Among the problems researched, the role of the teacher in the daily deal with students who suffered and / or practiced virtual violence in Palmas / TO schools, offensive messages of texts, videos and audios, and noncompliance with Law no. 13.185 / 2015, in force in Brazil since June 2016 (BRAZIL, 2015). The symbolic interactionism and functionalism was the theoretical model used in the perspectives of the authors as Becker (2008), in the work “Outsiders” and Goffman (2013), in “Stigma”, for the analysis of the data generated. The methodology was based on qualitative research, which allowed the flexibility of the entry techniques such as the application of interviews, indirect observation and documentary analysis (DEMO, 2011). The research documents were submitted to Plataforma Brasil, on 04/17/2017, and a Certificate for Presentation of Ethical Appreciation (CAAE) was issued. 69064317.0.0000.0029, approved on July 17, 2017 by the UCB Ethics Committee (CE), opinion no. 2,175,797. Preliminary results indicate that schools are not aware of legal programs to combat systematic bullying through virtual violence. On the other hand, it was perceived the importance of a teacher engaged in the classroom, committed to teaching-learning, but above all involved in building a culture of peace, through the use of methodologies and principles inspired by Social Pedagogy. <![CDATA[The role of social educator in organizations of the third sector]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100133&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O texto propõe uma reflexão sobre a atuação dos educadores sociais em contextos educativos não escolares, em áreas periféricas da cidade do Rio de Janeiro. O quadro teórico adotado privilegiou autores que abordam as relações entre os diferentes espaços educativos: Maria da Glória Gohn, Jaume Trilla e José Libâneo; autores que tratam da temática da formação de educadores: Maurice Tardif, e, no âmbito da pedagogia social, Merci Romans. A pesquisa de campo, realizada em quatro organizações do Terceiro Setor, entre os anos de 2016 e 2018, possibilitou o recorte das questões norteadoras do presente texto: Quais as formas de participação dos educadores sociais nas atividades realizadas pelas organizações do Terceiro Setor pesquisadas? Qual a formação e o modo de seleção dos educadores para as ações educativas das organizações pesquisadas? O corpus da pesquisa foi elaborado a partir da análise das entrevistas semiestruturadas com responsáveis pela parte educacional das organizações do Terceiro Setor participantes da investigação. As conclusões advindas dessa análise contribuíram para uma melhor compreensão das relações entre organizações do Terceiro Setor e escolas públicas do seu entorno mediadas pelo educador social, indicando aspectos que podem dinamizar a sua atuação. Ao mesmo tempo que o seu papel estratégico é reconhecido, faz-se necessária a discussão sobre as políticas educacionais que possibilitem um olhar conjunto, entre os diferentes espaços formativos, com o intuito de reverter a exclusão social de grande parcela de nossas crianças e jovens.<hr/>Abstract: The text proposes the performance reflexion of the social educators in out-of -school located in outskirts of Rio de Janeiro, based on research conducted in four organizations of the Third Sector between 2016 and 2018. The theoretical framework adopted privileged authors that approach the relations between the different educational spaces: Maria da Glória Gohn, Jaume Trilla and José Libâneo; authors dealing with the training of educators: Maurice Tardif and in the category of social pedagogy: Merci Romans. The research executed in four Third Sector organizations, made it possible to cut the guiding questions of the present text: what forms of participation of social educators in the activities carried out by the organizations of the Third Sector? What is the training and the way of selecting the educators for the educational actions of the organizations researched? The corpus of the research was elaborated from the analysis of the semistructured interviews with those responsible for the educational part of the Third Sector organizations participating in the research. The conclusions of this analysis contributed to a better understanding of the relationships between organizations of the Third Sector and the public schools in their surroundings, mediated by the social educator, indicating aspects that could stimulate their performance. At the same time that its strategic role is recognized, it is necessary to discuss educational policies that make it possible to look together among the different educational spaces in order to reverse the social exclusion of a large portion of our children and young people. <![CDATA[Social and school education and the right to education as a socio-educational measure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100155&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo é produto de reflexões sobre a articulação entre educação social e educação escolar para viabilizar o retorno à escola de adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas de internação e semiliberdade ou em cumprimento de medidas em meio aberto. Apresenta, inicialmente, reflexões sobre os fundamentos da educação social como forma de evidenciar a função da educação escolar, problematizando questões - atrasos, violências domésticas e comunitárias, dentre outras - que têm contribuído para que a escola e seus profissionais não consigam realizar a sua função social, que é ensinar. Além disso, evidencia as confusões teóricas sobre o papel de cuidar e educar, discutindo como os problemas disciplinares interferem na organização das escolas públicas e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, avançamos para proposta de modo de operar a rede de proteção socioassistencial e de saúde para garantir a inserção e a permanência escolar de adolescentes durante ou depois do cumprimento da medida socioeducativa, incluindo uma lista de sugestões de articulação dos programas de atendimento socioeducativo com as instituições escolares. O estudo realiza uma pesquisa bibliográfica e documental para a análise de políticas educacionais.<hr/>Abstract: The article is a reflection about the articulation between social education and scholar education to enable the return to school of teenagers who completed socio-education measures of hospitalization or semi-freedom or in compliance with measures in open regime. It presents, initially, reflection on the foundations of social education as a way to highlight the function of scholar education, problematizing issues - delays, domestic and community violence, among others - that have contributed to the school and its professionals failing to fulfill their social function, which is to teach. Furthermore, it shows the theoretical confusions about the school role of caring and educating, discussing how the disciplinary problems interfere in public schools organizations and, consequently, in the teaching-learning process. Therefore, we propose a way of operating the socio-health and health protection network, to ensure the insertion and stay of adolescents during or after the fulfillment of the socio-educational measure, including a list of suggestions to articulating the programs of socio-educational service with the schools. The study carries out a bibliographical and documentary research for the analysis of educational policies. <![CDATA[Teacher education to act in the penitentiary system]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100175&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A Educação prisional tem evoluído no campo educacional com a contribuição conceitual da Pedagogia Social. Este texto versa sobre a formação dos pedagogos que atuam no sistema penitenciário do estado do Paraná. Assim, definimos como objetivo específico deste artigo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos pedagogos que atuam em unidades penais para, então, perseguir o objetivo geral de sistematizar princípios orientadores para a sua formação. Desenvolve-se numa abordagem qualitativa, apoiada no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS, 2009), e toma como objeto de estudo a formação do pedagogo para o sistema prisional. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário semiestruturado e a entrevista episódica, aplicados a trinta e seis pedagogos dos regimes fechado, semiaberto e aberto do sistema penitenciário paranaense. Como referencial teórico foram adotadas concepções teorizadas por Brzezinski (1996); Garcia (2013); Gentili (1995); Julião (2012, 2014); Libâneo (2004); Martins (2009); Nóvoa (2014); Pimenta (2006); Romanowiski (2014); Saviani (2008, 2009), Silva (2003); Thompson (1981) e Vásquez (2007). O estudo possibilitou a sistematização de indicadores da formação do pedagogo para o sistema prisional: formação na e pela prática; afirmação da experiência como referência e da teoria como expressão da prática; estudos centrados nas especificidades do contexto prisional; formação permanente direcionada e em articulação com os demais profissionais que atuam nas unidades penais; formação de caráter político no sentido de assumir a condição de defensor dos direitos humanos em sua prática e na defesa do direito à educação.<hr/>Abstract: Prison education has evolved in the educational field with the conceptual contribution of Social Pedagogy. This text deals with the training of pedagogues who work in the penitentiary system of the state of Paraná. Thus, we define as a specific objective of this article to analyze the pedagogical practice developed by the pedagogues that work in penal units to pursue the general objective of systematizing guiding principles for their formation. It develops in a qualitative approach, based on the epistemological axis of the theory as an expression of the practice (MARTINS, 2009), and takes as object of study the formation of the pedagogue for the prison system. The semi-structured questionnaire and the episodic interview were used as data collection instruments, applied to thirty-six pedagogues of the closed, semi-open and open regimes of the Paraná penitentiary system. As theoretical reference were adopted conceptions theorized by Brzezinski (1996); Garcia (2013); Gentili (1995); Julião (2012, 2014); Libâneo (2004); Martins (2009); Nóvoa (2014); Pimenta (2006); Romanowski (2014); Saviani (2008, 2009), Silva (2003); Thompson (1981) and Vásquez (2007). The study made possible the systematization of indicators of the education of the pedagogue for the prison system: training in and by practice; affirmation of experience as a reference and of theory as an expression of practice; studies focusing on the specificities of the prison context; permanent formation directed and in articulation with the other professionals who work in the penal units; formation of a political character in the sense of assuming the condition of defender of human rights in its practice and in the defense of the right to education. <![CDATA[Environmental education in the social representations of teachers and the importance of the Green Room Project]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo refere-se a uma pesquisa quali-quantitativa voltada à análise das representações sociais sobre Educação Ambiental (EA) de professores no Ensino Fundamental II. Focaliza o Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que tem por objetivo difundir espaços socioambientais nos municípios brasileiros, entre os quais o município de Taubaté, no Vale do Paraíba paulista, universo desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: primeiro, 388 professores responderam a um questionário e, posteriormente, 7 docentes participaram de entrevistas. Os textos foram sistematizados no programa Alceste e classificados em agrupamentos de discurso. Neste artigo, foram analisadas duas classes que organizam as representações dos professores a partir da relevância conferida por eles à EA. Os resultados indicam a importância da formação continuada para a efetivação da EA nas escolas de forma interdisciplinar.<hr/>Abstract: Here, we use a quali-quantitative approach to analyze the social representations of Environmental Education (EE) of teachers in Elementary School II. We focus on the Green Room Project, coordinated by the Department of Environmental Education of the Ministry of the Environment, which aims to disseminate socio-environmental spaces in Brazilian municipalities, including Taubaté, in the Paraíba Valley of São Paulo, which is the subject of this study. Data collection was performed in two stages: first, we applied the questionnaire to 388 teachers and, subsequently, 7 teachers were selected for the interview. The texts were systematized in Alceste software and classified into discourse groups. We analyze two classes that organize the teachers’ representations according to the importance given by them to EE. The results show the importance of continuing education for the implementation of EE in schools in an interdisciplinary way. <![CDATA[The sports as complementary curricular activity: an analysis from the theory of social capital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100219&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As mudanças no cenário educacional nas últimas décadas têm fomentado novas perspectivas para a formulação e implementação de políticas públicas, pelas quais as políticas públicas educacionais gradativamente são orientadas para processos de ampliação da jornada escolar paliativos, pois são focadas em atividades complementares curriculares. O esporte, caracterizado como fenômeno social inserido no ambiente escolar, constitui um dos principais eixos articuladores de tais políticas. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer os pressupostos teóricos do debate sobre as possibilidades que o esporte apresenta de fomentar as bases do capital social das comunidades escolares. Foram analisados os documentos que orientam a política de atividades complementares curriculares do estado do Paraná e concluiu-se que o esporte, enquanto ação educativa poderia potencializar a acumulação de capital social com base em princípios, normas e valores específicos de grupos sociais com interesses comuns.<hr/>Abstract: The changes in the educational scene in recent decades has fostered new perspectives for the formulation and implementation of public policies. Thus, the public policies of education gradually are geared for process of expansion of the extension school day palliative with a focus on curricular activities complement. The sport characterized as a social phenomenon inserted into the school environment is therefore one of the main articulators of such policies. Thus, the objective of this study was to establish connections with theory and discuss the possibilities of sport in promoting the foundations of the social capital of school communities. We analyzed the documents that guide the policy of curricular activities complement within the state of Paraná and concludes that the sport while educational action could boost the accumulation of social capital in principles, norms and specific values in social groups with common interests. <![CDATA[The term quality in the periodical Ensino Superior: a research that sought]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100239&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explicitar a concepção de qualidade construída (e utilizada) pelas instituições de ensino superior privadas. Toma como objeto de investigação a Revista Ensino Superior, do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), no período de 2000 a 2010, e evidencia, por meio de análise, qualitativa, das matérias publicadas, e as concepções de qualidade e os modelos que a revista utiliza na construção de seus discursos. Conclui-se que, para a revista em questão, qualidade é obter uma boa nota nas avaliações e ter bom posicionamento em rankings; o caminho para tal seria ter bons professores, gestão, metodologia de ensino, seleção dos alunos e cursos atualizados com o mercado. Para a revista, a falta de qualidade das instituições privadas se explica pela limitação cultural dos seus estudantes.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to explain the conception of quality concept built (and used) of private Higher Education Institutions. The object of this research is the periodical Revista Ensino Superior of the Union of Maintainers of Higher Education Institutions in São Paulo State (SEMESP), specifically the publications dated between 2000 and 2010, and it demonstrates, by analyzing qualitative the published articles, the quality oncept the models that the periodical uses in the construction of its discourses. It was concluded that, according to the perspective of the periodical, quality means achieving good scores in tests and a good position in rankings; the path to quality would be having good professors, management, teaching methodology, student selection, and updated courses in line with the market. As reported by the Periodical, the poor quality of private Institutions is explained by the cultural limitation of their students. <![CDATA[The pedagogical action and teacher self-efficacy in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100255&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de autoeficácia de professores em suas práticas pedagógicas. Participaram nove docentes, de ambos os sexos, com idade entre 28 e 63 anos, de uma universidade particular do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram realizados encontros de grupo focal. A primeira categoria de análise mostrou que os professores identificam a interferência das três fontes de formação de crenças preconizadas pela literatura. Mencionam que tanto as aprendizagens vicárias quanto as experiências pessoais em sala de aula, bem como o feedback que recebem dos superiores, pares e dos próprios alunos, atuam como fontes de formação das suas crenças de autoeficácia. Já a segunda categoria revelou que os professores associam suas práticas pedagógicas a suas crenças de autoeficácia. Novos estudos são recomendados para que a compreensão acerca dos impactos da autoeficácia na ação docente seja mais bem dimensionada e, com isso, possam ser viabilizadas práticas pedagógicas exitosas na educação superior.<hr/>Abstract: This study aimed to understand the perception of teachers’ self-efficacy in their pedagogical practices. Nine teachers of both sexes, aged between 28 and 63, participated in a private university in the state of São Paulo. Focal group meetings were held to collect data. The first category of analysis showed that teachers identify the interference of the three sources of belief formation advocated in the literature. They mention that both vicarious learning and personal experiences in the classroom, as well as the feedback they receive from superiors, peers, and the students themselves, act as sources of training for their self-efficacy beliefs. The second category, however, revealed that teachers associate their pedagogical practices with their beliefs of self-efficacy. New studies are recommended so that the understanding about the impacts of self-efficacy on teaching action is better sized and, with this, successful pedagogical practices in higher education can be made possible. <![CDATA[The research on education: the educational management as a theme to debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100273&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Tendo como referência os impactos que as avaliações realizadas pela CAPES tiveram na dinâmica dos programas de pós-graduação e na produção de teses e dissertações, discute-se a necessidade de a pesquisa em educação ter maior rigor teórico e metodológico e analisar a política educacional de uma perspectiva mais complexa. Metodologicamente, suportados em literatura centrada na pesquisa educacional e na experiência ao longo de 15 anos de orientação a projetos de pesquisa que elegeram a gestão educacional como tema central de investigação, buscou-se sistematizar uma contribuição para as pesquisas em educação atentarem às dimensões micro e macro, determinantes da realidade escolar.<hr/>Abstract: Taking as a reference the impacts that the evaluations carried out by CAPES have had on the dynamics of postgraduate programs and the production of theses and dissertations, it is discussed the need for research in education to have greater theoretical and methodological rigor and to analyze policy from a more complex perspective. Methodologically, based on literature focused on educational research and experience over 15 years of orientation to research projects that chose educational management as a central research topic, we sought to systematize a contribution to research in education to address the micro and macro, determinants of school reality. <![CDATA[The judicialization of public policies and the right to child education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100295&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo propõe uma discussão a respeito do tema da judicialização das políticas públicas a partir do direito à Educação Infantil, com o objetivo de analisar conceitos e conteúdos constantes na produção bibliográfica relacionados à temática. A partir da produção existente sobre tema, discute os conceitos de justiciabilidade do direito e judicialização, suas causas e principais obstáculos, dentre os quais o princípio da separação dos poderes, a discricionariedade administrativa e a teoria da reserva do possível. Discute, ainda, a noção do mínimo existencial e as possibilidades de interferência do Poder Judiciário nas políticas educacionais, concluindo por sua necessidade nos casos em que o direito à Educação Infantil não é garantido pelos demais poderes. Aponta, por fim, a necessidade de pesquisas empíricas que possam averiguar quais os limites à atuação do Poder Judiciário nas políticas educacionais.<hr/>Abstract: This article proposes to conduct a discussion on the topic of the judicialization of public policies based on the right to early childhood education, with the objective of analyzing concepts and contents, included in the bibliographic production related to the theme. From the existing production on the subject, it discusses the of justiciability of the law and judicialization, its causes and main obstacles, among which the principle of separation of powers, administrative discretion and the theory of the reserve of the possible. It also discusses the notion of the existential minimum and the possibilities of interference of the Judiciary in educational policies, concluding for its necessity in cases where the right to early childhood education is not guaranteed by the other Powers. Finally, it points out the need for empirical research that can ascertain the limits to the Judiciary’s performance in educational policies. <![CDATA[The transmidia storytelling in the teaching and learning process of adolescents]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100317&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O uso de histórias combinado com as tecnologias de informação e comunicação pode ser uma solução para integrar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver e compartilhar o conteúdo com maior efetividade. O estudo faz uma revisão bibliográfica para verificar a efetividade do uso da estratégia da narrativa transmídia para o engajamento de adolescentes nesse processo. A pesquisa buscou nas bases de dados da Web of Science e Periódicos Capes os artigos da área de Educação, sem delimitação de língua, com os termos: narrativas transmídia na educação, transmídia storytelling e aprendizado transmídia. Como resultados, nota-se que muitos dos estudos são exploratórios; percebem-se certos equívocos na implantação da narrativa transmídia em sala de aula, utilizando-se, muitas vezes, as narrativas dissociadas da comunicação transmídia; a metodologia também vem sido implantada de forma complementar com o ensino por estudos de caso e por resolução de problemas. Mesmo assim, o uso de narrativa transmídia na educação consegue engajar os docentes e parece ser bem efetivo para o aprendizado.<hr/>Abstract: The use of stories combined with communication and information technologies can be a solution to bring together teachers and students in the processes of teaching and learning, with a view to exploring and sharing the content more effectively. The study carried out a literature review to verify the effectiveness of using transmedia storytelling in the teaching and learning process. The results showed that many of the studies carried out have been exploratory, and as such, certain mistakes can be seen in the implementation of transmedia storytelling in the classroom, including the frequent use of stories not connected to transmedia communication. The methodology has also been employed to complement teaching based on case studies and problem solving. Even so, the use of transmedia storytelling in education does engage teachers and appears to be effective for learning. <![CDATA[Higher education in time of crisis: is there space in the education policies for the discussion of the university teacher?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100339&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre o contexto da educação superior em tempos de crise nesta segunda metade do século XXI, considerando a profissionalização do docente. Esse debate é fruto de uma pesquisa bibliográfica que tem base em estudos teóricos desenvolvidos no Núcleo de Estudos em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES) do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW, vinculado a linha de Pesquisa do PPGEDU: Políticas Públicas e Gestão da Educação, tomando em consideração pesquisas já desenvolvidas pelo Núcleo e referenciais bibliográficos de autores que estudam a temática em âmbito nacional e internacional. O mote dos estudos gira em torno do fato de que o professor da educação superior, além de uma formação específica que o habilite ao magistério de uma determinada disciplina ou área do conhecimento, também necessita ter domínio da competência pedagógico-didática e da dimensão político-educacional na qual está inserido. A análise dos referenciais pesquisados oportunizou refletir sobre a profissionalização docente na Educação Superior, particularmente quanto à necessidade de tornar mais significativo o processo de aprendizagem dos educandos, futuros profissionais, a partir da prática docente. Para a discussão da temática, utilizamos as categorias: formação docente, profissionalidade docente e processo educativo.<hr/>Abstract: This article aims to reflect on the context of higher education in times of crisis in the second half of the 21st century, considering the professionalization of the teacher. This debate is the result of a bibliographical research that is based on theoretical studies developed in the Nucleus of Studies on Policies and Processes of Higher Education (NEPPES) of the Post-Graduation Program in Education of the URI/FW, linked to the PPGEDU research line: Public Policies and Education Management, taking into account researches already developed by the Nucleus, and bibliographic references of authors who study the theme in national and international scope. Our research problem revolves around the fact that the higher education teacher must have a specific training that enables him/her to a certain discipline or area of knowledge, but also needs to have mastery of pedagogical-didactic competence, and the educational-policy dimension, in which is inserted. The analysis of the references researched gave opportunity to reflect on the teacher professionalization in Higher Education, in order to make more meaningful the learning process of learners, future professionals, from of teaching practice. For the discussion of the theme, we use the categories: teacher training, teacher professionalism and educational process. <![CDATA[The scientific-pedagogical ideals of Faria de Vasconcelos (1880-1939) for a new school and current education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100363&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Abordamos a figura de A. S. Faria de Vasconcelos, insígne representante do movimento da Escola Nova em Portugal, cujos princípios pedagógicos, por ele aplicados na escola de Bierges, na Bélgica, representaram a constituição do seu sistema psicopedagógico e ganharam expressão em suas obras, intervenções e realizações, com difusão na Europa e América Latina, em especial no período 1915-21. A partir de uma reflexão de caráter hermenêutico e do recurso a fontes primárias e secundárias, o texto propõe uma análise histórico-descritiva norteada pelos seguintes objetivos: i. analisar os fundamentos teório-práticos do sistema psicopedagógico, proposto por esse autor, e seus contributos à História da Educação - pedagogia contemporânea, educação popular, Movimento da Escola Nova; ii. compreender as bases pedagógicas da sua experiência em Bierges, particularmente quanto a sua inserção nos princípios do Movimento da Escola Nova e Ativa. Assim, realçamos os elementos fundamentadores da educação integral dos alunos e a ligação dos princípios pedagógicos do autor ao movimento de renovação pedagógico e à história da educação portuguesa. Concluimos com a observação de que Faria de Vasconcelos deve figurar com destaque entre os pedagogistas de primeira plana nacional e mundial.<hr/>Abstract: We approach the figure of A. S. Faria de Vasconcelos, outstanding representative of the New School movement in Portugal, whose pedagogical principles, for he applied at Bierges, in Belgium. This experience represented of the constitution of your psycho pedagogical system, expressed in his works interventions and experimental achievements, were diffusion in Europe and Latin America, in particular in the period 1915-21. From a reflection of character interpretation and the use of primary and secondary sources, the text offers a historical and descriptive analysis guided by the following objectives: to analyze the practical-theory fundamentals the psycho pedagogical system, proposed by this author, and their contributions to the History of Education (Contemporary Pedagogy ), popular education, Movement of the New School; understand the pedagogical bases of your experience in Bierges, inserted in the application of the principles of Active and New School Movement .Thus, we have enhance the fundamentation elements of the integral education of students and the connection of the pedagogical principles of the author to the movement the of renovation pedagogy and the History of Education. We conclude with the observation that would make Faria de Vasconcelos must appear prominently among the pedagogy from first national and world flat. <![CDATA[The recent trajectory of education of young and adult people in Chile: inference from a comparative study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100385&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente defendida como tese no curso de doutorado latino-americano em educação, políticas públicas e profissão docente da Universidade Federal de Minas Gerais intitulada: Formação de professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no Brasil e no Chile: Um estudo comparado entre a Região de Valparaíso e o Estado da Bahia. Neste texto, nos limitamos em apresentar os dados que foram produzidos no período de estágio doutoral realizado no Chile. Considerando que a pesquisa acadêmica sobre a EPJA nesse país é incipiente e mantém uma relação direta com a pouca relevância que tem sido dada a essa modalidade enquanto política pública, o estudo em tela possibilitou coletar e sistematizar dados para análise, interpretação e comparação a partir da perspectiva metodológica da educação comparada, numa abordagem panorâmica sobre a trajetória recente da EPJA no país quanto a suas concepções, finalidades e inserção no âmbito da política educacional chilena. Evidenciamos que a perspectiva certificadora da EPJA no Chile acompanha as bases ideológicas da política neoliberal assumida pelo Estado, levando a crer que a modalidade deve cumprir apenas com a finalidade de integrar seus sujeitos ao mundo do trabalho e garantir a empregabilidade.<hr/>Abstract: This article is a fragment of a larger study on Teacher Training for Education of Youth and Adults (EPJA) in Brazil and Chile: A Comparative Study between the Region of Valparaiso and the State of Bahia, defended as a thesis in the course of a Latin American doctorate in education, public policies and teaching preffesorship of the Federal University of Minas Gerais. In this text, we limit ourselves to presenting the data that we produced during the doctoral training period. Considering that academic research on EPJA in Chile is incipiente and maintains a direct relationship with the low relevance that this modality of education has been treated as State Policy, the study made it possible to systematize the information that was submitted for analysis, interpretation and comparison from the methodological perspective of comparative education, making it possible to present a panoramic approach on the recent trajectory of EPJA in the country, reflecting on its conception, purpose and insertion within the framework of its educational policy. We show that the certification perspective of the EPJA in Chile follows the ideological bases of the neoliberal politics assumed by the State, leading to the belief that the modality should comply only with the purpose of integrating its subjects into the world of work and guarantee employability. <![CDATA[Social representations of physical education curriculum component: an analysis on the level of elementary and second high school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100409&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O estudo ora relatado teve por objetivo compreender as representações sociais associadas ao componente curricular Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM), além de identificar elementos que permitam explicar o fenômeno do desinteresse dos alunos nas aulas dessa disciplina. O pano de fundo teórico adotado correspondeu à abordagem estrutural das Representações Sociais. Participaram do estudo dois grupos: GEF, com 314 crianças do Ensino Fundamental, e GEM, com 202 jovens do Ensino Médio. As informações foram coletadas por meio de evocações livres em associação com o mise in cause. Os resultados sugerem que o núcleo da representação referente à Educação Física circulante entre os alunos do EF e do EM está atrelado à concepção tradicional de esporte e aos exercícios. Além disso, entre os estudantes do Ensino Médio, essas representações vão progressivamente sendo agregadas ao campo da saúde.<hr/>Abstract: The purpose of this study was to understand the social representations associated with the Physical Education curricular component in the final years of Elementary School (ES) and Second High School (SHS), in addition to identifying elements that explain the phenomenon of students’ lack of interest in classes. The theoretical background adopted corresponded to the structural approach of the Social Representations. Two groups participated: GEF, with 314 elementary school children, and GEM, with 202 second high school students. The information was collected through free recall in association with mise in cause. The results suggest that the core of the Physical Education representation circulating between EF and SHS students is linked to the traditional conception of sports and exercises. In addition, among second high school students, these representations are progressively being added to the health field. <![CDATA[Policy of permanence and success in the higher education: teachers perspectives about failure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100431&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A reprovação na educação superior constitui o objeto de pesquisa deste artigo. Partiu-se do princípio de que a percepção docente sobre a reprovação influencia a intencionalidade da ação pedagógica e as políticas de permanência e êxito dos estudantes. A investigação valeu-se do modelo quanti-qualitativo para coleta, organização e análise dos dados. Na coleta documental, foram analisados os diários de classe do curso de Letras/Espanhol do IFB do período 2013-2016 (correspondente a um ciclo formativo) com a intenção de identificar quantidades e índices de reprovação em disciplinas e semestres letivos, representando o objetivo específico da pesquisa. Dos diários inferiu-se que a reprovação não manteve padrão preponderante. Na coleta de campo, foram realizadas entrevistas com os docentes do curso buscando compreender suas percepções em relação à reprovação, o que constituiu o objetivo geral da investigação. O corpus relativo à percepção dos professores foi submetido a um software de análise de dados textuais e apontou a existência de três categorias relativas às percepções docentes sobre reprovação: relação professor-estudante e sucesso acadêmico; motivadores da reprovação e sentido pedagógico; e reflexões sobre a prática pedagógica quanto à reprovação. Destaca-se a influência do relacionamento interpessoal como fator promotor do sucesso e o uso de estratégias de enfrentamento da reprovação que se configuram como políticas a serem adotadas para permanência e êxito, tais como: atendimento individualizado; monitoria; iniciação à docência e pesquisa; bolsas de assistência estudantil; acompanhamento pedagógico; espaços de estudos e investimento em formação docente.<hr/>Abstract: The failure in higher education is a research object of this article. It was assumed that the teacher’s perception about the failure influences the intentionality of pedagogical action and policies of permanence and success of students. The investigation was based on the quantitative-qualitative model for collecting, organizing and analyzing data. In the document collection, the class diaries of the IFB’s Spanish course of the period 2013-2016 (which corresponds to a formative cycle) were analyzed with the intention of identifying quantities and indexes of failure in subjects and academic semesters, representing the specific objective the research. From the diaries it was inferred that failure did not maintain a preponderant pattern. In the field collection, interviews were carried out with the teachers of the course, seeking to understand their perceptions regarding failure, which constituted the general objective of the investigation. The corpus concerning the perception of teachers was submitted to a software of analysis of textual data and pointed out the existence of three categories regarding teachers’ perceptions about failure: teacher-student relationship and academic success; motivators of failure and pedagogic sense; and reflections on the pedagogic practice as for failure. Stands out the influence of interpersonal relationships as a factor promoting success and the use of coping strategies that are defined as policies to be adopted for permanence and success, such as: individualized service; monitoring; introduction to teaching and research; student assistance grants; pedagogical monitoring; study spaces and investment in teacher education. <![CDATA[Fazer História: a importância de ler, interpretar e escrever em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100453&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A reprovação na educação superior constitui o objeto de pesquisa deste artigo. Partiu-se do princípio de que a percepção docente sobre a reprovação influencia a intencionalidade da ação pedagógica e as políticas de permanência e êxito dos estudantes. A investigação valeu-se do modelo quanti-qualitativo para coleta, organização e análise dos dados. Na coleta documental, foram analisados os diários de classe do curso de Letras/Espanhol do IFB do período 2013-2016 (correspondente a um ciclo formativo) com a intenção de identificar quantidades e índices de reprovação em disciplinas e semestres letivos, representando o objetivo específico da pesquisa. Dos diários inferiu-se que a reprovação não manteve padrão preponderante. Na coleta de campo, foram realizadas entrevistas com os docentes do curso buscando compreender suas percepções em relação à reprovação, o que constituiu o objetivo geral da investigação. O corpus relativo à percepção dos professores foi submetido a um software de análise de dados textuais e apontou a existência de três categorias relativas às percepções docentes sobre reprovação: relação professor-estudante e sucesso acadêmico; motivadores da reprovação e sentido pedagógico; e reflexões sobre a prática pedagógica quanto à reprovação. Destaca-se a influência do relacionamento interpessoal como fator promotor do sucesso e o uso de estratégias de enfrentamento da reprovação que se configuram como políticas a serem adotadas para permanência e êxito, tais como: atendimento individualizado; monitoria; iniciação à docência e pesquisa; bolsas de assistência estudantil; acompanhamento pedagógico; espaços de estudos e investimento em formação docente.<hr/>Abstract: The failure in higher education is a research object of this article. It was assumed that the teacher’s perception about the failure influences the intentionality of pedagogical action and policies of permanence and success of students. The investigation was based on the quantitative-qualitative model for collecting, organizing and analyzing data. In the document collection, the class diaries of the IFB’s Spanish course of the period 2013-2016 (which corresponds to a formative cycle) were analyzed with the intention of identifying quantities and indexes of failure in subjects and academic semesters, representing the specific objective the research. From the diaries it was inferred that failure did not maintain a preponderant pattern. In the field collection, interviews were carried out with the teachers of the course, seeking to understand their perceptions regarding failure, which constituted the general objective of the investigation. The corpus concerning the perception of teachers was submitted to a software of analysis of textual data and pointed out the existence of three categories regarding teachers’ perceptions about failure: teacher-student relationship and academic success; motivators of failure and pedagogic sense; and reflections on the pedagogic practice as for failure. Stands out the influence of interpersonal relationships as a factor promoting success and the use of coping strategies that are defined as policies to be adopted for permanence and success, such as: individualized service; monitoring; introduction to teaching and research; student assistance grants; pedagogical monitoring; study spaces and investment in teacher education. <![CDATA[Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100458&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A reprovação na educação superior constitui o objeto de pesquisa deste artigo. Partiu-se do princípio de que a percepção docente sobre a reprovação influencia a intencionalidade da ação pedagógica e as políticas de permanência e êxito dos estudantes. A investigação valeu-se do modelo quanti-qualitativo para coleta, organização e análise dos dados. Na coleta documental, foram analisados os diários de classe do curso de Letras/Espanhol do IFB do período 2013-2016 (correspondente a um ciclo formativo) com a intenção de identificar quantidades e índices de reprovação em disciplinas e semestres letivos, representando o objetivo específico da pesquisa. Dos diários inferiu-se que a reprovação não manteve padrão preponderante. Na coleta de campo, foram realizadas entrevistas com os docentes do curso buscando compreender suas percepções em relação à reprovação, o que constituiu o objetivo geral da investigação. O corpus relativo à percepção dos professores foi submetido a um software de análise de dados textuais e apontou a existência de três categorias relativas às percepções docentes sobre reprovação: relação professor-estudante e sucesso acadêmico; motivadores da reprovação e sentido pedagógico; e reflexões sobre a prática pedagógica quanto à reprovação. Destaca-se a influência do relacionamento interpessoal como fator promotor do sucesso e o uso de estratégias de enfrentamento da reprovação que se configuram como políticas a serem adotadas para permanência e êxito, tais como: atendimento individualizado; monitoria; iniciação à docência e pesquisa; bolsas de assistência estudantil; acompanhamento pedagógico; espaços de estudos e investimento em formação docente.<hr/>Abstract: The failure in higher education is a research object of this article. It was assumed that the teacher’s perception about the failure influences the intentionality of pedagogical action and policies of permanence and success of students. The investigation was based on the quantitative-qualitative model for collecting, organizing and analyzing data. In the document collection, the class diaries of the IFB’s Spanish course of the period 2013-2016 (which corresponds to a formative cycle) were analyzed with the intention of identifying quantities and indexes of failure in subjects and academic semesters, representing the specific objective the research. From the diaries it was inferred that failure did not maintain a preponderant pattern. In the field collection, interviews were carried out with the teachers of the course, seeking to understand their perceptions regarding failure, which constituted the general objective of the investigation. The corpus concerning the perception of teachers was submitted to a software of analysis of textual data and pointed out the existence of three categories regarding teachers’ perceptions about failure: teacher-student relationship and academic success; motivators of failure and pedagogic sense; and reflections on the pedagogic practice as for failure. Stands out the influence of interpersonal relationships as a factor promoting success and the use of coping strategies that are defined as policies to be adopted for permanence and success, such as: individualized service; monitoring; introduction to teaching and research; student assistance grants; pedagogical monitoring; study spaces and investment in teacher education.