Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820200002&lang=pt vol. num. 53 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[DOSSIÊ TEMÁTICO: “EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E SENSIBILIDADES”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[DISSIDÊNCIAS CRIANCEIRAS: INVOLUÇÃO CRIADORA EM SALA DE AULA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto traz fragmentos de movimentos de pesquisa em educação. Os movimentos são marcados por leituras e escrituras agitadoras de ideias. A pesquisa abraça a filosofia da diferença e o pensamento de Deleuze, Butler e Corazza entre possíveis planos de composição na angústia de problematizar as performatividades de gêneros que constituem vidas, em especial o falogocentrismo. Para tanto, realizou-se experimentações investigativas com crianças que frequentam o ensino fundamental. As experimentações são experiências não-preexistentes, inventadas no acontecimento do cotidiano escolar. Saímos da história para entrar na vida, a vida enquanto afirmação e vontade de potência que reverbera sistemas binários de dominação. Assim, encontramos dissidências crianceiras quanto aos atos de performatividades de gêneros por meio de oficinas de escrileituras que resultaram em escritas-leituras críticas e criadoras de novos modos de pensar, ver e sentir a vida e a Educação.<hr/>Abstract This text contains fragments of research movements in education. The movements are marked by readings and scriptures that stir ideas. The research embraces the philosophy of difference and the thinking of Deleuze, Butler and Corazza among possible plans of composition in the anguish of problematizing the performativities of genders that constitute lives, especially phallogocentrism. To this end, investigative experiments were carried out with children attending elementary school. Experiments are non-preexisting experiences invented in the everyday life of the school. We left history to enter life, life as an affirmation and will to power that reverberates with binary systems of domination. Thus, we found child dissidences over acts of genders performativities through writing workshops that resulted in critical writing-readings and creators of new ways of thinking, seeing and feeling life and Education. <![CDATA[AS POSSIBILIDADES DO OLHAR ESTÉTICO DO AFETO: O PROJETO OLHAR COMPLEXO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta o Projeto Olhar Complexo, criado e dirigido pelo Fotógrafo Bruno Itan, como possibilidade do olhar estético do afeto, uma técnica desenvolvida durante o curso de doutorado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ), que buscou oferecer uma alternativa para o enfrentamento da violência no Rio de Janeiro a partir da hipótese que esta violência reflete uma dinâmica circular de comunicação, sendo possível alterá-la através da experiência perceptiva. É a possibilidade de transformar o padrão comunicativo em uma cidade cuja projeção de imagens rotuladas instauram um fluxo permanente de manifestações de violência entre dois territórios, entre morro e asfalto. Uma técnica que pretende não só fazer visível as formas dessa violência, mas alterar a percepção sobre aquilo que é comunicado como violência, tendo como referência metodológica a Fenomenologia da Percepção, de Maurice Merleau-Ponty. A experiência fotográfica pode ser o medium desta técnica que “faz ver” e “faz agir sobre”, permitindo a reterritorialização da cidade e suas relações.<hr/>Abstract This article presents the Complex Look project, created and directed by Photographer Bruno Itan, as a possibility of the aesthetic look of affect, a technique developed during the doctoral course in Law at the Federal University of Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ), which sought to offer an alternative to face violence in Rio de Janeiro, based on the hypothesis that this violence reflects a circular dynamic of communication, being possible to change it through the perceptual experience. It is the possibility of transforming the communicative pattern in a city whose projection of labeled images establishes a permanent flow of manifestations of violence between two territories, between slum and asphalt. A technique that aims not only to make visible the forms of this violence, but to change the perception of what is communicated as violence, having as methodological reference the Phenomenology of Perception, by Maurice Merleau-Ponty. The photographic experience can be the medium of this technique that “makes you see” and “makes you act on”, allowing the reterritorialization of the city and its relations. <![CDATA[O AUTOCULTIVO E A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA PEDAGOGIA WALDORF]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute o papel que a experiência estética e a sensibilidade humana possuem dentro dos parâmetros educacionais da Pedagogia Waldorf, a partir da abordagem da filosofia da educação. A quebra de paradigma ocorre na ênfase e valorização da experiência humana, como fonte de vivências que enriquecem o mundo de sensações e sentimentos para dar suporte à vida cognitiva do ser humano. Steiner se inspirou na fenomenologia de Goethe para fundar sua concepção de educação e valorizou o desenvolvimento da sensibilidade como ideal para a formação humana (Bildung). A educação da sensibilidade é um fator importante tanto no autocultivo (Selbstbildung) dos professores, quanto na educação das crianças e jovens. O elemento chave na compreensão da educação estética não reside no que se ensina, mas no como.<hr/>Abstract This article discusses the role that aesthetic experience and human sensitivity play within the educational parameters of Waldorf Education, from the approach of the philosophy of education. The paradigm break occurs in the emphasis and valorization of human experience, as a source of experiences that enrich the world of sensations and feelings to support the human being's cognitive life. Steiner was inspired by Goethe's phenomenology to found his conception of education and valued the development of sensibility as ideal for human formation (Bildung). Sensitibility education is an important factor both in the self-cultivation (Selbstbildung) of teachers and in the education of children and young people. The key element in understanding aesthetic education is not what is taught, but how. <![CDATA[EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SENTIDOS E EPIFANIAS DE UM SARAU INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa refere-se à integração de ações desenvolvidas a partir do Sarau Infantil: Toda Criança é um Poema. O Sarau se configura em diversificados espaços/tempos de apreciação e de produção artística, permeados por experiências corporais e sensíveis entre estudantes de licenciaturas da UFBA e crianças de escolas públicas. Intentamos pesquisar quais sentidos seriam produzidos pelos estudantes das licenciaturas a partir da experiência do Sarau Infantil, de modo que refletissem sobre os processos formativos a partir da vivência com as crianças. A fundamentação teórica se valeu dos estudos de Jacques Rancière (2005), acerca da partilha do sensível e a integração do saber, do pensar e do sentir; das contribuições de Friedrich Schiller (2002) sobre Educação Estética que permite passarmos do estado passivo da sensibilidade para o estado ativo do pensamento; dos estudos de Carbonell (2012) sobre o binômio “experiência-estética” que se relaciona ao exercício de sensibilidade; dos construtos Maffesoli (2008) sobre sensibilidade e razão. Metodologicamente, os pressupostos da Pesquisa Participante permitiram que os participantes se enxergassem como agentes ativos da pesquisa, produzindo conhecimento e intervindo artisticamente na realidade. Duas categorias conduziram as análises: 1. Os sentidos produzidos sobre a experiência do Sarau; 2. A experiência de cunho estético, sentidos e reflexões na formação. Concluímos que poucos licenciados tinham vivenciado experiências estéticas/sensíveis ao longo da graduação. Outro aspecto levantado foi o distanciamento das licenciaturas dos estudos sobre infâncias. O Sarau Infantil demonstrou ser um momento rico de formação, através do qual foi possível viver, pensar, dar sentido e realizar inferências autônomas nos percursos formativos.<hr/>Abstract The research refers to the integration of developed actions since the children´s soirée: Every Child is a poem. This soirée configures in diversifies spaces/times of appreciation and artistic production, permeated for corporal and sensitive experiences between undergraduate students from UFBA and children from public schools. We try to investigate which senses would be produced by the undergraduate students since the experience of Children´s soirée, so that they reflected on the formative processes from the experience with the children. Theoretical foundation was constructed since the studies of Jacques Rancière (2005), about the sharing of sensitive and the knowledge, thinking and feeling integration; contributions of Friedrich Schiller (2002) about aesthetic education that allow us a passing-trough from the passive mood of sensitiveness to active mood of thinking. The studies of Carbonell (2012) about the binomial “experience-aesthetic” related with the sensitiveness exercise; and, from the contributions of Maffesoli (2008) about sensitiveness and reason. Methodologically, the principles of participant research allow that the participants were capable to see their selves as active agents in the research, producing knowledge and intervening artistically in the reality. Two categories conducted the analysis: 1. The produced senses about the soirée experience; 2. The aesthetical stamp experience, senses and reflections in the formation. We conclude that a few undergraduates had lived experiences aesthetical-sensitive through the undergraduate program. Another arisen aspect was the distancing of undergraduate teacher training programs from the studies about childhood. The Children´s soirée showed to be a rich moment of formation, where it was possible to live, to think, to give sense and make autonomous inferences in the formative paths. <![CDATA[A ECOSOFIA COMO PARADIGMA ESTÉTICO: ENFRENTANDO O MAR DE LAMA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica na qual abordamos a ecosofia enquanto paradigma estético inserida no contexto dos problemas ecológicos contemporâneos. Trata-se aqui de realizarmos um exercício de pensamento tendo como sustentação epistêmica a filosofia da multiplicidade, deleuze-guattariana; mais especificamente, com a proposta do filósofo Félix Guattari em torno de um paradigma ecosófico desdobrado em três grandes perspectivas ecológicas: a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana. Desses constructos depreendem-se pautas socioeducativas que permitem pensar maneiras de se vivenciar as relações do homem com a natureza, com o outro e consigo próprio.<hr/>Abstract This paper is the result of a bibliographic research in which we approached the philosophy as an aesthetic paradigm inserted in the context of contemporary ecological problems. It is a question of carrying out an exercise of thought based on the epistemic support of the philosophy of multiplicity, Deleuze-Guattarian, more specifically with the proposal of the philosopher Félix Guattari around the eco-philosophical paradigm that unfolds in three major ecological perspectives: that of the environment, that of social relations and that of human subjectivity. These constructs reveal socio-educational guidelines that allow for rethinking ways of experiencing man's relations with nature, with others and with himself. <![CDATA[EXPERIMENTAÇÕES COM DESENHO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Após décadas de pesquisa e ensino majoritariamente restritos ao espaço universitário, as Ciências Sociais passaram a participar do cotidiano da educação básica por meio da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, a qual foi reintroduzida nos currículos escolares em 2008. Esse caráter recente das Ciências Sociais na escola desafia à criação de outros modos de diálogo com os sujeitos desse espaço, problematizando dicotomias e instigando o alargamento das potencialidades dos fazeres das Ciências Sociais para além do âmbito acadêmico. No presente artigo, acompanhamos o processo de elaboração e circulação de um dispositivo pedagógico que, ao lançar mão do desenho, deixou-se contaminar pelos modos artísticos de pensar e produzir conhecimento, permitindo ampliar os sentidos de “ciência” e “senso comum”, categorias recorrentes na prática docente e na formação de professores de Sociologia. Ao dar visibilidade à dimensão sensível do processo de conhecer, o dispositivo criado mostrou-se potente na educação da atenção ao plano das forças, para além de formas prontas e reificadas, contribuindo, assim, para problematizar modos representacionais ou recognitivos de conhecer.<hr/>Abstract After decades developing research and teaching practices mostly restricted to university context, the Social Sciences began to participate in the routine of basic education through the discipline of Sociology in High School, which was reintroduced in school curricula in Brazil, in 2008. This recent character of Social Sciences in school pushes for the creation of different modes of dialogue with school subjects, problematizing dichotomies and instigating to expand the potential of Social Science activities beyond the academic scope. In the present article, we follow the process of elaborating and circulating a pedagogical device which, through drawing, allowed to broaden the meanings of “science” and “common sense” - recurrent categories in Sociology teachers education and their teaching practices. By giving visibility to the sensitive dimension of the process of knowing, the created device proved to be potent in educating the attention to the plane of forces, beyond given and reified forms, contributing to problematize representational or recognitive ways of knowing. <![CDATA[O QUE OS OLHOS E O CORAÇÃO VEEM E SENTEM: TRÊS ENCONTROS COM ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem o objetivo de elencar divergências e convergências entre alguns autores que se debruçam sobre a temática Arte e Educação Matemática, sendo eles Zaleski Filho, Franco e Mendes. Tal escolha deve-se à relevância dos mesmos no campo da Educação Matemática e sua relação com a Arte. Para realização da investigação, foram selecionados trabalhos dos pesquisadores com a temática e analisados em suas perspectivas teórico-metodológicas. Como política de escrita, escolheu-se o modelo de entrevistas ficcionais, perante a ideia de abordar de forma mais sistemática as intenções dos autores. Como resultado, notam-se três abordagens diferenciais: (1) releitura da obra através do conhecimento matemático; (2) Investigação de práticas sociais mobilizadoras de cultura matemática; (3) Método estético, aplicação no cotidiano.<hr/>Abstract This article aims to list divergences and convergences between some authors who focus on the theme Art and Mathematical Education, being them Zaleski Filho, Franco and Mendes. Such choice is due to their relevance in the field of Mathematical Education and its relationship with Art. In order to carry out the investigation, researchers' works with the theme were selected and analyzed in their theoretical-methodological perspectives. As a writing policy, the fictional interview model was chosen, given the idea of addressing the authors' intentions in a more systematic way. As a result, three differential approaches are noted: (1) rereading the work through mathematical knowledge; (2) Investigation of social practices that mobilize mathematical culture; (3) Aesthetic method, application in daily life. <![CDATA[CINEMA E EDUCAÇÃO: OS FILMES E O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ARACAJU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto trata das formas de apropriação por parte dos professores, das sugestões de filmes propostas nos livros didáticos de história utilizados entre o 6º e o 9º do ensino fundamental anos finais, nas práticas docentes na rede pública de ensino do município de Aracaju, Sergipe, Brasil. É fruto de uma pesquisa aplicada, do tipo estudo de caso, envolvendo 20 escolas da rede de educação municipal como “locus” reconhecendo a existência de múltiplas realidades dentro de uma mesma rede de educação. De abordagem qualitativa, o levantamento de informações ocorreu por meio de aplicação de questionário misto com 26 professores e, entrevistas objetivando o aprofundamento das questões abertas, com 10 professores. Os resultados mostram que na rede, nove coleções diferentes são utilizadas para a disciplina de história, em que 92% dos/as professores afirmam conhecer as sugestões dos livros, mas apenas 30% fazem um uso significativo em sala de aula, de tal modo que não conseguem abranger um uso mais efetivo dos dispositivos fílmicos em sala de aula. Desta forma, conclui-se que é necessário atentar mais para as possiblidades que as produções cinematográficas podem oferecer para a educação, afirmando a sua importância para a formação básica intelectual e sociocultural dos sujeitos alunos.<hr/>Abstract This text deals with the forms of appropriation, on the part of the teachers, of the suggestions of films proposed in the history textbooks, used between the 6th and 9th years of elementary school, in the teaching practices in the public school system of the municipality of Aracaju, Sergipe, Brazil. It is the result of applied research, of the case study type, involving 20 schools in the municipal education network as "locus" recognizing the existence of multiple realities within the same education network. With a qualitative approach, the gathering of information took place through the application of a mixed questionnaire with 26 teachers and interviews aiming to deepen the open questions, with 10 teachers. The results show that in the network, nine different collections are used for the history discipline, in which 92% of the teachers claim to know the suggestions of the books, but only 30% make a significant use in the classroom, in such a way. so that they cannot cover a more effective use of film devices in the classroom. Thus, it is concluded that it is necessary to pay more attention to the possibilities that cinematographic productions can offer for education, affirming its importance for the basic intellectual and socio-cultural formation of the student subjects. <![CDATA[A TRANSCRIAÇÃO DO MUNDO PELA EXPERIÊNCIA: ESBOÇO PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é investigar as artes como processo de transcriação pelo qual artista e apreciador tornam-se coautores dos sentidos que emanam da experiência estética. A hipótese em questão é a de que as obras de arte operam uma mediação estética entre o humano e o mundo, pela qual o mundo passa a ser sentido, compreendido e expresso. Esse processo requer uma educação de sensibilidade que não seja a imposição de determinadas obras canônicas ou modos preestabelecidos de fruição dessas obras, mas exercício de sensibilidade e compreensão das múltiplas possibilidades dos modos de viver. Nessa perspectiva, a própria vida torna-se obra de arte. A inclinação teórico-metodológica que inspira este artigo provém do perspectivismo nietzschiano (NIETZSCHE, 1998; LAROSSA, 2009) e da hermenêutica simbólica (RICOEUR, 1969; DURAND, 1997). Os resultados da pesquisa apontam para a urgência de uma educação de sensibilidade que considere a importância das experiências estéticas no âmbito da formação, com o objetivo de se chegar a ser o que se é.<hr/>Abstract The aim of this paper is to investigate the arts as a process of trans-creation through which artist and connoisseur become co-authors of the meanings emanating from the aesthetic experience. The hypothesis here in question is that works of art operate an aesthetic mediation between the human and the world, whereby the world is meant, understood and expressed. Such process requires an education of our sensitivity that is not the imposition of certain canonical works or pre-established modes of fruition of such works, but the sensitivity practice and understanding of the multiple possibilities of ways of living. From this perspective, life itself becomes a work of art. The theoretical-methodological approach that inspires this paper stems from the Nietzschean perspectivism (NIETZSCHE, 1998; LAROSSA, 2009) and symbolic hermeneutics (RICOEUR, 1969; DURAND, 1997). After serious consideration of such matters it is the authors contention that there is an urgency of a sensitivity education that recognizes the importance of aesthetic experiences for one to become what one is. <![CDATA[ENTRE CUBOS, CAMINHOS E ÁRVORES: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RENOVAÇÃO DA VIDA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, que recorreu a fontes de natureza bibliográfica e documental, apresentam-se três filmes de curta-metragem para discutir a condição humana, tendo como referência teórica o pensamento complexo de Edgar Morin. Parte-se da premissa de que os filmes, sejam curtas ou longas-metragens, trazem um potencial formativo na medida em que mobilizam a sensibilidade estética por meio da projeção e identificação com os personagens, colocando-nos em sintonia com eles. Os filmes fazem emergir vários temas, instigando uma nova compreensão e até rupturas com ideias cristalizadas. Espera-se que este trabalho possa trazer contribuições para a ação docente em sala de aula, desenvolvendo atividades formativas que cultivem nos alunos renovação de ideias, outros olhares e perspectivas de vida.<hr/>Abstract In this article, which recurred to sources of biographical and documentary character, we present three short films in order to discuss human condition, taking as a theoretical reference Edgar Morin´s complex thought. Based upon the premise that the films, being short or long films, convey a formative potential as far as they mobilize aesthetic sensibility by means of the projection of the characters and of the identification with them, by putting them in sintony with them The films make various subject-matters emerge and instigate a new comprehension and up till ruptures with crystallized ideas. We hope that this work can bring contributions to the teacher´s and professor´s activity within the secondary education classroom and within the university classroom and develop formative activities which cultivate a renovation of ideas, other views and life perspectives in the pupils and students. <![CDATA[ESPAÇOS POÉTICOS COMO MEDIAÇÃO PARA A NARRATIVA DE SI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta o relato e a reflexão da experiência docente no processo de criação gestual e imagética como parte da disciplina “Narrativas de Si e Aprendizagem em Arte”, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, durante o segundo semestre de 2019. Recorremos como metodologia à análise dos relatos de experiência feito pelos alunos e à rememoração das experiências vividas. A turma era composta de 12 alunos das áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Moda e Audiovisual, entre doutorandos, mestrandos, alunos de disciplina isolada, além de alguns alunos do Mestrado Profissional - PROFARTES. O papel da Arte e das múltiplas linguagens expressivas na produção de narrativas de si, em contextos de investigação e formação, destaca a pertinência de dispositivos estético e artístico na medialidade biográfica. Com base na proposta do ateliê biográfico, as imagens, os objetos e o trabalho corporal apresentam-se como instrumentos mediadores que potencializam não só a ativação da memória do vivido, mas a matéria e a forma da narrativa estética. Este trabalho relata a necessidade de abertura de espaços e de tempos para os modos próprios de dizer dos alunos, envoltos em múltiplas linguagens e materialidades estéticas. Dá a conhecer a experiência docente que oportuniza aos alunos o debruçar-se sobre o processo vivido na Arte, ao longo de suas vidas. Metodologicamente, privilegia narrativas em imagens, com elementos pictóricos e com o corpo em movimento, em que a lembrança do vivido amplifica-se no questionamento reflexivo, interpelando para compreender as práticas de si na existência revelada.<hr/>Abstract This article is both a report and an analysis of the teaching experience in the process of gestural and imagery creation, as part of the discipline “Self-Narratives and Learning in Art” in the Graduate Program of the School of Fine Arts at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), during the second semester of 2019. As for methodology, we analyzed the experience reports made by the students and the recall of the experiences they have had. The class consisted of 12 students from the areas of Acting, Dancing, Music, Visual Arts, Fashion and Audiovisual, among postgraduate students, students of isolated subjects, in addition to some students from the PROFARTES - Professional Master’s Degree. The role of Art and multiple expressive languages in the production of self-narratives in contexts of research and training highlights the relevance of aesthetic and artistic devices in biographical mediality. Based on the proposal of the biographical studio, the images, objects and bodily work are presented as mediating instruments that enhance, not only the activation of the memory of what was experienced, but the matter and the shape of an aesthetic narrative. This work reports the need to open spaces and times for the students' own ways of expression, wrapped in multiple languages and aesthetic materialities. This work also sheds light on the teaching experience that gives students the opportunity to examine the process experienced in Arts, throughout their lives. Methodologically, it privileges narratives in images, with pictorial elements and with the body in movement, where the memory of the experiences is amplified in the thinking process to understand the practices of the self in the revealed existence. <![CDATA[LEITURA E ESTÉTICA. ENSINAR O DESEJO DE LER]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La pregunta del porqué de la lectura parece hoy obsoleta o algo pueril o quizá desacertada en estos tiempos en que predomina la fórmula del para qué - ese modismo del lenguaje que solo expresa su más fiel servidumbre - en la cual incluso los recién llegados al mundo parecen haber sucumbido. Semejante cuestión no alude al conmovedor e insistente temblor de las entrelíneas, o a la incertidumbre que se instala delante y detrás de cada palabra, o porque valga la pena interrogar por el aliento y desaliento de lectura, sino más bien por el vacío que provocan las repeticiones sin voz, esa suerte de burocracia del alma que se yergue por delante de las dudas, el rumor sin sonidos, su consabida inutilidad en un mundo que sólo se precia y se jacta de las finalidades y de los provechos.<hr/>Resumo A questão do porquê a leitura hoje parece desatualizada ou um tanto pueril ou talvez equivocada nesses tempos em que a fórmula do para quê predomina - a moda da linguagem que apenas expressa sua servidão mais fiel - na qual até os recém-chegados ao mundo parecem sucumbirem. Essa pergunta não se refere ao tremor insistente e em movimento das entrelinhas, ou à incerteza que é instalada na frente e atrás de cada palavra, ou porque vale a pena interrogar pela respiração e desânimo da leitura, mas pelo vazio causado pelas repetições sem voz, esse tipo de burocracia da alma que está à frente das dúvidas, o boato silencioso, sua inutilidade habitual em um mundo que só se orgulha e se orgulha dos propósitos e benefícios. <![CDATA[PESQUISAR E PESQUISAR-SE NA EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS CRIADOS PELA ESTÉTICA E PELAS SENSIBILIDADES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva problematizar os movimentos de pesquisar experimentados pelo pesquisador no processo investigativo e seus efeitos criados na/pela estética e sensibilidades. Nossa reflexão baseia-se em: como a experiência estética e as sensibilidades podem afetar a pesquisa nos movimentos investigativos e seus desdobramentos na educação? Sobre essa indagação, dialogamos com alguns autores: Deleuze (2006, 1988 e 1974) Deleuze e Guatarri (1995 e 1992), trazendo o conceito de cartografia, nos possibilitando criar outros modos de pesquisar; Schiller (2017), com o conceito dos impulsos - sensível e formal, provocando a necessidade da articulação entre ambos, e a natureza ambígua da racionalidade e da subjetividade. Morin (2003 e 1999), abordando o pensamento complexo na educação, capaz de unir e contextualizar, sem perder de vista a singularidade; Meira e Pillotto (2010), ao mencionarem a experiência estética para pensar os processos educativos, como alimento que mobiliza e amplia as relações do sujeito no limiar do racional e do sensível; Maffesoli (2010, 2004 e 1998), que defende a razão sensível como uma alavanca metodológica para o exercício do pensamento. Para além desses autores, outros nos subsidiaram para a compreensão das sensibilidades como forças vitais e potência criadora que movem a existência humana e a pesquisa. Esse artigo, portanto, se constituiu no diálogo com as experiências em um Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação, no qual pesquisar e pesquisar-se (entre)laçam-se com a estética e as sensibilidades. Ou seja, mapas vão se formando, se findando e se desdobrando nos processos educativos.<hr/>Abstract The article aims to problematize the research movements experienced by the researcher in the investigative process and their effects created in / by aesthetics and sensitivities. Our reflection is based on: how can aesthetic experience and sensitivities affect research in investigative movements and its consequences in education? About this question, we spoke with some authors: Deleuze (2006, 1988 and 1974) Deleuze and Guatarri (1995 and 1992), bringing the concept of cartography, enabling us to create other ways of research; Schiller (2017), with the concept of impulses - sensitive and formal, provoking the need for articulation between both, and the ambiguous nature of rationality and subjectivity. Morin (2003 and 1999), addressing complex thinking in education, able to unite and contextualize, without losing sight of the singularity; Meira and Pillotto (2010), when mentioning the aesthetic experience to think about educational processes, as a food that mobilizes and expands the subject's relationships at the threshold of the rational and the sensitive; Maffesoli (2010, 2004 and 1998), who defends sensitive reason as a methodological lever for the exercise of thought. In addition to these authors, others subsidized us to understand sensibilities as vital forces and creative power that drive human existence and research. This article, therefore, constituted a dialogue with the experiences in a Research Center for Art in Education, in which research and research (between) are linked with aesthetics and sensitivities. In other words, maps are being formed, ending and unfolding in the educational processes. <![CDATA[POR UMA PEDAGOGIA DO BELO: EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E SENSIBILIDADES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste estudo interessamo-nos em problematizar o argumento kantiano sobre o gosto/juízo fora do objeto. Para tanto, é rediscutido o que é o ‘belo’ e ensaiada a proposição de uma categoria teórica denominada de ‘pedagogia do belo’ como forma de pensar a educação estética enquanto um saber que acontece a partir da consideração das sensibilidades e das subjetividades. Propomos que, na pedagogia do belo, a obra de arte opera como um artefato, uma metáfora mediadora. Assim, esta categoria dimensiona a reestruturação do consciente que assente ao imaginário; articula aspectos fundantes sobre as sensibilidades no fruir da existência e das experiências; permite a formação de valores estético-éticos por meio da contemplação sensível dos elementos simbólicos. A potência da pedagogia do belo remete ao modo pelo qual o conhecimento pode ser suscitado a partir da arte. Demonstra um caminho no qual o ato de conhecer decorre das trocas, dos afetos e da experiência.<hr/>Abstract In this study we are interested in problematizing the Kantian argument about taste/judgment outside the object. Therefore, what is ‘beautiful’ is re-discussed and the proposition of a theoretical category called ‘pedagogy of the beautiful’ is rehearsed as a way of thinking about aesthetic education as a knowledge that happens from the consideration of sensitivities and subjectivities. We propose that, in the pedagogy of the beautiful, the work of art operates as an artifact, a mediating metaphor. Thus, this category measures the restructuring of the conscious that is based on the imaginary; articulates fundamental aspects about the sensibilities in enjoying existence and experiences; it allows the formation of aesthetic-ethical values through the sensitive contemplation of symbolic elements. The power of the pedagogy of the beautiful refers to the way in which knowledge can be raised from art. It demonstrates a path in which the act of knowing results from exchanges, affections and experience. <![CDATA[O LOCAL E AS EMOÇÕES SUSCITADAS: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO IMAGINÁRIO URBANO DE TUBARÃO, SANTA CATARINA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa, a partir do projeto municipal Domingo na Rua, os deslocamentos que estetizam as múltiplas interações com a cidade e sua condição pública, em função das diferentes lógicas de relação com os espaços. Assim, descrevemos a percepção da cidade a partir da experiência de sua apreciação estética, reconhecendo marcas das interpretações das dinâmicas culturais, sociais e ambientais em um exercício de etnografia de rua (ROCHA e ECKERT, 2013). Buscamos perceber se as pessoas que são atraídas pela experiência estética do fechamento da rua percebem a cidade de maneira diferente, expressando a alteração de sentido e simbolização da cidade, já que a rua deixa de ter um fluxo funcional, de comércio e trânsito, para permitir um lugar de vivência popular e integradora do imaginário da cidade. Em última análise, essa passa a ser uma experiência que forja o imaginário urbano, visto que se configura uma prática de educar para a imaginação (contato com a natureza, espaço público de lazer, relações sociais, atividades ao ar livre).<hr/>Abstract This article analyzes, from the municipal project, Domingo na Rua, the movements that occur as multiple interactions with the city and its public condition, in terms of the different logics of relationship with spaces. Thus, describing a perception of the city from the experience of its aesthetics, recognizing marks of the interpretations of cultural, social and environmental dynamics in an exercise of street ethnography (ROCHA and ECKERT, 2013). We seek to understand how people who are attracted by the aesthetic experience of closing the street perceive a city in a different way, expressing a change in meaning and symbolization of the city, since the street leaves a functional flow, commerce and traffic, to allow a place of popular experience and integrator of the city's imaginary. In the last analysis, this procedure becomes an experience that involves the urban imaginary and is a practice of education for the imagination (contact with nature, public leisure space, social relations, outdoor activities). <![CDATA[POÉTICAS DA ANIMALIDADE NAS ARTES VISUAIS E NA LITERATURA: POTÊNCIAS ESTÉTICAS PARA OUTRAS RELAÇÕES DE ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta relações entre animalidade, artes visuais e literatura como potência para pensarmos outras relações de alteridade na educação, a partir de um diálogo entre os campos da arte e da literatura que desacomodam certas verdades sobre como relacionamo-nos com os outros, animais humanos ou não. Tais enlaces estão ligados ao conceito de Poéticas da Animalidade, que irá dar forma e vida a um diálogo entre as provocações ético-estéticas de certas obras da artista visual Ana Teresa Barboza e da escritora Clarice Lispector. Para desenvolver esta pesquisa em educação em conversa com o campo das artes visuais e da literatura, assumimos como parceiros teóricos Derrida (2002; 2004; 2016) e Skliar (2014).<hr/>Abstract This article presents relations between animals, visual arts and literature as a power to think about other relations of alterity in education, based on a dialogue between fields of art and literature that discomfort certain truths about how to relate to other human animals or not. These items are linked to the concept of Animality Poétics, which will give shape and life to a dialog between ethical-aesthetical provocations of certain works from the visual artist Ana Teresa Barboza, as well as in writter Clarice Lispector’s work. In order to develop this research in education that talks to the field of visual arts and literature, Derrida (2002; 2004; 2016) and Skliar (2014) are theoretical partners. <![CDATA[O MUSEU DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE PROVOCAÇÃO DOS SENTIDOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa teve, como tema, a educação estética e, como objetivo, discutir como o museu de ciências pode ser também espaço de provocação dos sentidos, de educação estética. Museus de arte são indiscutivelmente lugares de educação estética e os museus de ciências geralmente são relacionados a espaços de conhecimento, com foco no inteligível e não no sensível. Esta pesquisa qualitativa ocorreu no Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil, e os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo dos pesquisadores, fotos e entrevista com o curador do museu. A análise da entrevista e do diário pautou-se na análise de conteúdo de Franco (2008) e a das imagens segundo os conceitos de punctum e studium, de Barthes (2010). O aporte teórico de sustentação contou com Bachelard (2000), Franklin (2019), Heidegger (2015) e Martins (2012, 2014), entre outros. Como resultados, foi possível evidenciar que: o museu oceanográfico possui espaços esteticamente planejados, cuja organização, iluminação e exploração de sonoridades afetam o sujeito, provocando-o à experiência. Identificou-se, também, que as escolhas efetuadas pela curadoria foram intencionais para sensibilizar o público e que elas possibilitaram que espaços e objetos fossem propositores de experiências porque ampliam o potencial estético do museu. No entanto, como a experiência é um movimento individual, nem todos podem por ele ser afetados.<hr/>Abstract This research had as its theme the aesthetic education and as an objective to discuss how the science museum can also be a space of provocation of the senses, of aesthetic education. Art museums are arguably places of aesthetic education and science museums are generally related to spaces of knowledge, with a focus on the intelligible and not the sensitive. This qualitative research took place at the Oceanographic Museum of the Vale do Itajaí University, located in Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brazil, and the data collection instruments were researchers’ field diaries, photographs and interviews with the museum curator. The analysis of the interview and the diary was based on the content analysis of Franco (2008) and the images according to the concepts of punctum and studium, based on Barthes (2010). The theoretical support counted on Bachelard (2000), Franklin (2019), Heidegger (2015) and Martins (2012, 2014), among others. As a result, it was possible to show that: the oceanographic museum has aesthetically planned spaces, whose organization, lighting and exploration of sounds affect the subject, causing him/her to experience. It was also identified that the choices made by the curators were intentional to raise public awareness and that they enabled spaces and objects to be proposers of experiences because they expand the aesthetic potential of the museum. However, as the experience is an individual movement, not everyone can be affected by it. <![CDATA[DIÁLOGOS ENTRE ARTE LITERÁRIA E ARTE VISUAL - <em>LYGIA CLARK</em>: <em>LINHAS VIVAS</em>, DIÁLOGOS POSSÍVEIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é recorte de uma pesquisa qualitativa (2017-20190) sobre a o papel da literatura/arte na formação da atitude autora e leitora da criança. Neste recorte apresenta-se uma proposta de leitura verbo-visual de signos-verbais e signos-visuais em relação, tendo como corpus o livro Lygia Clark: Linhas vivas. Como procedimento metodológico, analisam-se as relações dialógicas do texto em sua verbo-visualidade para desvelar as possibilidades de ampliação dos sentidos produzidos pelo texto e pela leitura. Apoia-se teoricamente em autores como Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) e outros. Considera-se que a arte propositiva de Lygia Clark (1968) pode favorecer a exploração do texto verbo-visual pelas crianças, inserindo-as na leitura verbo-visual. São apontados possíveis caminhos para a leitura do texto verbo-visual, fundamental para a constituição da criança como sujeito leitor. Conclui-se que a exploração do livro Lygia Clark: linhas vivas cria possibilidades de as crianças se apropriarem da arte literária e visual que contribui para a formação leitora.<hr/>Abstract The article is an excerpt from a qualitative research (2017-20190) on the role of literature / art in the formation of the child's authoring and reading attitude. In this section, we present a proposal for the verbal-visual reading of verbal-signs and visual-signs in relation, with the corpus of the book Lygia Clark: Live Lines. As a methodological procedure, the dialogical relations of the text in their verbo visuality are analysed to reveal the possibilities of expanding the meanings produced by the text and reading. It is theoretically supported by authors like Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) and others. It is considered that Lygia Clark's (1968) propositional art can favour the exploration of verb-visual text by children, inserting them in verb-visual reading. Possible ways for reading the verb-visual text are pointed out, fundamental for the constitution of the child as a reading subject. It is concluded that the exploration of the book Lygia Clark: live lines creates possibilities for children to appropriate the literary and visual art that contribute to the reading formation.<hr/>Resumen El artículo es parte de una investigación cualitativa (2017-20190) sobre el papel de la literatura / arte en la formación de la actitud de autoría y lectura del niño. En esta sección, presentamos una propuesta para una lectura verbal-visual de signos verbales y signos visuales en relación, con el corpus del libro Lygia Clark: Live Lines. Como procedimiento metodológico, las relaciones dialógicas del texto en su visualidad verbal se analizan para revelar las posibilidades de ampliar los significados producidos por el texto y la lectura. Teóricamente es apoyado por autores como Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) y otros. Se considera que el arte proposicional de Lygia Clark (1968) puede favorecer la exploración del texto verbal-visual por parte de los niños, insertándolos en la lectura verbal-visual. Se señalan posibles caminos para la lectura del texto verbal-visual, fundamental para la constitución del niño como sujeto de lectura. Se concluye que la exploración del libro Lygia Clark: líneas en vivo crea posibilidades para que los niños se apropien del arte literario y visual que contribuye a la formación de la lectura. <![CDATA[MONTE, Domingas. <em>A canção kongo e ovimbundu</em>: tradições e identidades. Luanda: INICC, 2019. 140 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000200600&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é recorte de uma pesquisa qualitativa (2017-20190) sobre a o papel da literatura/arte na formação da atitude autora e leitora da criança. Neste recorte apresenta-se uma proposta de leitura verbo-visual de signos-verbais e signos-visuais em relação, tendo como corpus o livro Lygia Clark: Linhas vivas. Como procedimento metodológico, analisam-se as relações dialógicas do texto em sua verbo-visualidade para desvelar as possibilidades de ampliação dos sentidos produzidos pelo texto e pela leitura. Apoia-se teoricamente em autores como Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) e outros. Considera-se que a arte propositiva de Lygia Clark (1968) pode favorecer a exploração do texto verbo-visual pelas crianças, inserindo-as na leitura verbo-visual. São apontados possíveis caminhos para a leitura do texto verbo-visual, fundamental para a constituição da criança como sujeito leitor. Conclui-se que a exploração do livro Lygia Clark: linhas vivas cria possibilidades de as crianças se apropriarem da arte literária e visual que contribui para a formação leitora.<hr/>Abstract The article is an excerpt from a qualitative research (2017-20190) on the role of literature / art in the formation of the child's authoring and reading attitude. In this section, we present a proposal for the verbal-visual reading of verbal-signs and visual-signs in relation, with the corpus of the book Lygia Clark: Live Lines. As a methodological procedure, the dialogical relations of the text in their verbo visuality are analysed to reveal the possibilities of expanding the meanings produced by the text and reading. It is theoretically supported by authors like Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) and others. It is considered that Lygia Clark's (1968) propositional art can favour the exploration of verb-visual text by children, inserting them in verb-visual reading. Possible ways for reading the verb-visual text are pointed out, fundamental for the constitution of the child as a reading subject. It is concluded that the exploration of the book Lygia Clark: live lines creates possibilities for children to appropriate the literary and visual art that contribute to the reading formation.<hr/>Resumen El artículo es parte de una investigación cualitativa (2017-20190) sobre el papel de la literatura / arte en la formación de la actitud de autoría y lectura del niño. En esta sección, presentamos una propuesta para una lectura verbal-visual de signos verbales y signos visuales en relación, con el corpus del libro Lygia Clark: Live Lines. Como procedimiento metodológico, las relaciones dialógicas del texto en su visualidad verbal se analizan para revelar las posibilidades de ampliar los significados producidos por el texto y la lectura. Teóricamente es apoyado por autores como Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) y otros. Se considera que el arte proposicional de Lygia Clark (1968) puede favorecer la exploración del texto verbal-visual por parte de los niños, insertándolos en la lectura verbal-visual. Se señalan posibles caminos para la lectura del texto verbal-visual, fundamental para la constitución del niño como sujeto de lectura. Se concluye que la exploración del libro Lygia Clark: líneas en vivo crea posibilidades para que los niños se apropien del arte literario y visual que contribuye a la formación de la lectura.