Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820200004&lang=es vol. num. 55 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<em>Dossiê Avaliação da Aprendizagem</em> n. 55, out./dez. 2020]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION OF ACADEMIC SELF-REGULATION LEARNING IN THE EDUCATIONAL CONTEXT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo desta pesquisa é de apresentar e discutir como a autorregulação da aprendizagem tem sido investigada no âmbito educacional a partir do levantamento de publicações científicas produzidas até junho de 2016 e disponíveis em bases de dados online. A análise das 20 publicações obtidas permitiu identificar que a autorregulação da aprendizagem tem sido estudada predominantemente à luz da Teoria Social Cognitiva. Os estudos empíricos, de abordagem qualitativa, em nível de ensino superior, com objetivo avaliativo, e no formato de artigo foram prevalentes. Além disso, os estudos relatados convergem para o entendimento de que os alunos autorregulados demonstram ter mais do que estratégias cognitivas, são alunos com habilidades motivacionais. Considerando os resultados obtidos, sugere-se que a autorregulação da aprendizagem seja um tema de estudo contínuo, apoiado pelas instituições de ensino e por professores, com vistas a desenvolver e fortalecer as três dimensões autorregutórias nos alunos: metacognitiva, motivacional e comportamental.<hr/>Abstract The objective of this research is to present and discuss how self-regulated learning has been investigated in the educational context through the examination of scientific publications produced up to June 2016 and available on online databases. The analysis of the 20 publications obtained for this investigation allowed to identify that self-regulated academic learning has been predominantly studied through the Cognitive Social Theory theoretical approach. The empirical studies, of qualitative approach, at higher education level, with evaluative objective, and in article format were prevalent. Moreover, the reported studies converged to the understanding that self-regulated learners demonstrate to have more than cognitive strategies, they indicate to bear motivational skills. Considering the results obtained, it is suggested that self-regulated academic learning be a topic of continuous study, supported by educational institutions and by teachers, aiming to develop and strengthen the three self-regulatory dimensions in students: metacognitive, motivational and behavioral. <![CDATA[HUMAN-ENVIRONMENT RELATIONSHIP IN NA EXTRACTIVE RESERVE: (SELF)REFLECTIONS FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400101&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As últimas décadas da política e gestão ambiental nacional foram marcadas pelo reconhecimento e valorização dos povos tradicionais na conservação do meio ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa investigou a relação ser humano-meio ambiente de uma comunidade ribeirinha da Amazônia. A principal questão de pesquisa foi: como moradores da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã compreendem e avaliam sua relação com o meio ambiente? A pesquisa ocorreu no espaço escolar, mediante aplicação de 24 questionários, triangulados a observações diretas da vida comunitária e conversas informais. Os principais resultados demonstram que os moradores avaliam como positiva e conservacionista/pragmática a relação comunitária e sua relação individual com o meio. A partir dos dados são tecidas (auto)reflexões para o campo da pesquisa em educação ambiental, salientando a historicidade da noção de “meio ambiente” e suas implicações para se desenvolver investigações e ações com povos em relação de interdependência direta com a natureza.<hr/>Abstract The last decades of national environmental policy and management were marked by the recognition and acknowledgement of traditional peoples in the conservation of the environment. In this context, this research investigated the human-environment relationship of a riverside community of the Brazilian Amazon. The main research question was: how do residents of the Extractive Reserve Lake Cuniã understand and evaluate their relationship with the environment? The research occurred in the school space, through the application of 24 questionnaires, triangulated to direct observations of community life and informal conversations. The main results demonstrate that the residents evaluate as positive and conservationist/pragmatic the community relationship and its individual relationship with the environment. From the data emerge (self)reflections for the field of environmental education research, highlighting the historicity of the notion of "environment" and its implications to develop inquiries and actions with peoples in relation of direct interdependence with nature. <![CDATA[FROM THE ENVIRONMENT OF THE STUDENT TO THE TEACHER PRACTICE: LOOKS ON THE DIGITAL TECHNOLOGIES IN A CLASSROOM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo objetiva conhecer o olhar do aluno e do professor em relação à ambiência tecnológica e verificar em que medida essa ação pedagógica auxilia na aprendizagem. O texto resulta de um estudo realizado junto ao Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Frederico Westphalen, cuja metodologia é de natureza qualitativa, descritiva, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada. A partir do estudo teórico e da análise dos argumentos propostos por autores da comunidade científica, estruturamos as reflexões em quatro categorias que abordam o olhar que cada segmento possui acerca das tecnologias e o quanto elas ainda podem ser melhor aproveitadas no ambiente escolar, a conhecer: tecnologia na escola; tecnologia na sala de aula; metodologia de aprendizagem e as tecnologias digitais na escola. O texto versa sobre a relevância de refletir sobre o fazer pedagógico na premissa de que o professor pode valer-se da ambiência que o aluno possui em tecnologia na sua vida social e inseri-la no cotidiano do seu planejamento, propiciando maior interação e práticas pedagógicas mais participativas ao sujeito aluno. Constatamos a necessidade de formação continuada para que professor sinta-se mais preparado para inserir, em sua prática, artefatos tecnológicos, bem como, conhecer as linguagens e como os alunos acessam informações e podem construir conhecimento.<hr/>Abstract Thepresent article aims to know the student's and teacher's view and to what extent the pedagogical action takes into account the environment with the technologies and how they can aid in learning. It is the result of a study carried out with the Group of Research in Education and Technologies of the Integrated Regional University of Alto Uruguay and of the Missions - URI - Câmpus of Frederico Westphalen, whose methodology is qualitative and descriptive in nature, having as instrument the semi - structured interview. Based on the theoretical study and analysis of the arguments, proposed by authors of the scientific community, we structured the reflections in four categories that address the view that each segment has about the technologies and how much they can still be better used in the school environment, to know: Technology at school, Technology in the classroom, Learning methodology and Digital technologies at school. The text deals with the relevance of reflecting on the pedagogical doing in the premise that the teacher can use the ambience that the student possesses in technology in his social life and insert it into the daily routine of his planning, providing greater interaction and pedagogical practices more participatory to the student subject. We note the need for continuous training so that teachers feel more prepared to insert technological artifacts into their practice as well as to know the languages and how students access information and can build knowledge. <![CDATA[LIVING THE ATMOSPHERIC WEATHER: YOUTUBE AS A PEDAGOGICAL TOOL IN GEOGRAPHY TEACHING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O projeto Pelos caminhos de Darwin deu origem a um portal intitulado O Diário do Bigou e a um livro digital com diversas ligações com a plataforma de distribuição de vídeos YouTube, a fim de levar o leitor do livro digital a se aproximar de forma mais efetiva dos fenômenos climáticos descritos por Darwin em seu diário, através da série Vivendo o Tempo Atmosférico. Para se verificar a pertinência do uso do YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, os vídeos foram avaliados por uma turma de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, no contexto da disciplina Educação, Tecnologias e Comunicação. Neste artigo são avaliadas as impressões destes atores que demonstraram excelente aceitação do material didático.<hr/>Abstract The project Pelos Caminhos de Darwin has given rise to a portal titled The Bigou's Diary and a digital book using the YouTube digital video distribution platform as an educational device in order to get its reader to approach most effectivelly the climatic phenomena described by Darwin in his diary, through the serie named Living Atmospheric Weather. In order to be aware of this pedagogical possibility, the videos were evaluated by a group of pedagogy students of the Faculty of Education of the University of Brasília, in the context of a course about Education, Technologies and Communication. In this article we evaluated the impressions of these actors who demonstrated excellent acceptance of didactic material. <![CDATA[THE BLACK CINEMA FINDS THE FORMATION OF TEACHERS: INTERCULTURAL SENSIBILITIES, POSTCOLONIAL IMPRESSIONS AND DECOLONIAL RECONSTRUCTIONS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400104&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esta pesquisa tem o intuito de compreender de quais modos as licenciandas de um curso de Pedagogia reconstroem conhecimentos diante de filmes com temáticas afro-brasileiras. Para isso, mediante a mostra da obra “A negação do Brasil” (2001), de Joel Zito Araújo, o estudo possibilitou às estudantes-espectadoras potencializar sensibilidades, impressões e reconstruções respectivamente à Interculturalidade, à Pós-Colonialidade e à Pedagogia Decolonial. A metodologia da pesquisa segue as orientações da perspectiva multi/intercultural que possibilita compreender como se constituem as pluralidades e diversidades com o intuito de contribuir para uma formação questionadora da existência das populações negras. As análises demonstraram que as espectadoras relacionaram questões da produção fílmica de acordo com suas condições enquanto mulheres e professoras responsáveis pela formação de seus filhos e alunos em uma perspectiva de questionamento e reelaboração em vista a uma epistemologia pautada em suas trajetórias e existências.<hr/>Abstract This research intends to understand how the graduates of a Pedagogy course reconstruct knowledge in front of Afro-Brazilian films. For this, through the exhibition of Joel Zito Araújo's work “The Negation of Brazil” (2001), the study allowed student-spectators to enhance sensibilities, impressions and reconstructions, respectively, to Interculturality, Postcoloniality and Decolonial Pedagogy. The methodology of the research follows the orientations of the multi / intercultural perspective that makes possible to understand how the pluralities and diversities are constituted with the intention of contributing to a questioning formation of the existence of the subjects. The analyzes showed that the spectators related issues of film production according to their conditions as women and teachers responsible for training their children and students in a perspective of questioning and reworking in view of an epistemology based on their trajectories and existences. <![CDATA[THE SCHOOL-CENTERED TRAINING: MEDIATION FOR THE ORGANIZATION OF PEDAGOGICAL WORK]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400105&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a formação centrada na escola como instrumento para a organização do trabalho pedagógico. Ancora-se em alguns teóricos que contribuíram para elucidar a questão, dentre eles, destacamos: Freire (1991; 1997; 2001; 2011; 2015), Carvalho (2005; 2006; 2010), Veiga (1995), Ferreira (2008), Domingues (2014), Imbernón (2009). O estudo fundamenta-se na perspectiva de uma formação onde há interação, diálogo, reflexão, participação e avaliação entre os atores envolvidos no âmbito escolar para que possam ser criadas alternativas para melhoria da prática educativa. O ato da reflexão da prática impulsiona o professor à busca investigativa como possibilidade de transformação e inovação da prática pedagógica. A formação centrada na escola toma como ponto de partida as situações problemáticas que desafiam a prática do professor no processo em que se organiza o trabalho pedagógico e o levam a assumir-se como sujeito da ação comprometido com sua transformação.<hr/>Abstract This article presents a theoretical reflection on school-centered training as an instrument for organizing pedagogical work. It is anchored in some theorists who contributed to elucidate the issue, among them, we emphasize: Freire (1991; 1997; 2001; 2011; 2015), Carvalho (2005; 2006; 2010), Veiga (1995), Ferreira (2008), Domingues (2014), Imbernón (2009). The study is based on the perspective of training where there is interaction, dialogue, reflection, participation and evaluation between the individuals involved in the school environment, so that alternatives can be created to improve educational practice. The act of reflecting on the practice impels the teacher to the investigative search as a possibility of transformation and innovation of the pedagogical practice. School-centered training takes, as a starting point, problematic situations that challenge the teacher's practice in the process in which the pedagogical work is organized and lead him to assume himself as the subject of the action, committed to his own transformation. <![CDATA[REFORMS, PRIVATIZATION AND EDUCATIONAL POLICY: CURRENT TRENDS AND RISKS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400106&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As mudanças decorrentes das reformas de privatização geram conflitos em todas as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais. O ensaio teórico objetiva realizar uma discussão sobre as reformas educacionais no contexto da privatização desenvolvida na política educacional. A metodologia está pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica. Como apontamentos, foi possível perceber que a globalização configurou-se em um fenômeno que contribuiu para as mudanças na sociedade, através da concepção política do neoliberalismo com ênfase na privatização; as reformas educacionais desenvolvidas ocasionaram configurações com destaque à avaliação em larga escala, à reestruturação dos profissionais da educação e à defesa da competição entre as escolas, sendo que as tendências atuais estão pautadas na lógica da mercantilização e da ausência do Estado nas políticas sociais, ocasionando riscos para a educação pública.<hr/>Abstract The changes resulting from privatization reforms generate conflicts in all social, political, economic, cultural and educational dimensions. The theoretical essay aims to develop a discussion on educational reforms in the context of privatization developed in educational policy. The methodology is based on a critical-reflexive perspective, through a qualitative approach and bibliographic research. As notes, it was possible to perceive that globalization was configured in a phenomenon that contributed to changes in society, through the political conception of neoliberalism with an emphasis on privatization; the educational reforms developed have led to configurations with emphasis on large-scale evaluation, the restructuring of education professionals and the defense of competition between schools, with current trends based on the logic of commodification and the absence of the State in social policies, causing risks to public education. <![CDATA[LITERACY, PROGRESSION AND EVALUATION: REFLECTIONS ON THE CHILD'S LEARNINGS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400107&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O trabalho investiga a relação entre avaliação e progressão das aprendizagens acerca da escrita ao final do ciclo de alfabetização. Para isso, discutimos a relação entre alfabetização, organização escolar e progressão, bem como os conhecimentos necessários à consolidação do processo de alfabetização. Apresentamos, ainda, resultados de uma pesquisa que realizou entrevistas com duas docentes do terceiro ano do ciclo de alfabetização, observações de aulas e atividade de escrita (palavras e textos) com as crianças das duas turmas. Essa pesquisa tinha como objetivo investigar a (des)consideração da relação entre os conhecimentos sobre a escrita, avaliação e progressão no final do ciclo de alfabetização. Os resultados indicam metodologias semelhantes e comprometimento das professoras com a aprendizagem das crianças, pois todas agregaram mais conhecimentos sobre a escrita e a produção textual ao final do ano letivo. Por fim, problematizamos os encaminhamentos das escolas com base nas aprendizagens das crianças ao final desse período.<hr/>Abstract The work investigates the relationship between evaluation and progression of the learnings concerning the writing at the end of the literacy cycle. For that, we discussed the relationship among literacy, school organization and progression as well as the necessary knowledge to the consolidation of the literacy process. We presented, still, results of a research that accomplished interviews with two educational of the third year of the literacy cycle, observations of classes and writing (words and texts) activity with the children of the two groups. This research had as objective investigates the consideration (give) of the relationship among the knowledge on the writing, evaluation and progression in the end of the literacy cycle. The results indicate similar methodologies and the teachers' compromising with the children's learning, because all joined more knowledge about the writing and the textual production at the end of the school year. Finally, we problematized the directions of the schools with base in the learnings of the children at the end of that period. <![CDATA[The Public-Private Relationship in Preschool Education and the New Public Management]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400108&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a relação entre o público e o privado na oferta de vagas na Educação Infantil na maior cidade do Estado de Santa Catarina. Para esse trabalho, optamos por discutir, de modo mais específico, a ampliação da estratégia de conveniamento e a repercussão desta ampliação no contexto das políticas públicas. É uma pesquisa qualitativa, composta por revisão bibliográfica e por um trabalho de campo realizado via questionários junto a todas as instituições conveniadas e entrevistas semiestruturadas com técnicas da Secretaria Municipal de Educação, a partir dos quais os dados foram construídos. As análises indicam que, embora não seja uma estratégia nova, o conveniamento, após a aprovação da Lei 12.796/2013, que determina a obrigatoriedade da matrícula aos quatro anos, foi ampliado, incluindo as instituições privadas com fins lucrativos, indicando uma “nova gestão pública” (DALE, 2014).<hr/>Abstract This paper is part of a research, which aimed to investigate the relationship between public and private in the offer of vacancies in Preschool Education, in the largest city of Santa Catarina State. For this paper we have chosen to discuss, specifically, the expansion of the convenience strategy and the impact of this expansion in the context of public policy. It is a qualitative research, comprising literature review and field work performed via questionnaires with all partner institutions and semistructured interviews with Municipal Education techniques, from which the data was built. The analysis indicates that, although it is not a new strategy, the public-private agreement, after the approval of the law 12.796/2013 that defines the compulsory enrollment by the age of four, was extended to private institutions including being for-profit, indicating a "new public management" (DALE, 2014). <![CDATA[TRAINING POLICY OF NON-TEACHING PROFESSIONALS IN THE BASIC EDUCATION IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF THE TECHNOLOGY DEGREE COURSE IN SCHOOL PROCEDURES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta a trajetória do curso superior de Tecnologia em Processos Escolares e constrói reflexões sobre sua proposta de desenvolvimento para o contexto escolar e social. Objetiva-se com a produção referenciar historicamente o curso para compreender como vêm se caracterizando e articulando as realidades das escolas e da sociedade. A pesquisa baseia-se em estudo bibliográfico e documental sobre o tema. O texto demonstra, ao descrever os desafios, o pioneirismo deste curso que constitui a primeira experiência de formação superior de profissionais da Educação Básica para atividades não docentes. Nessa perspectiva, a política de formação de nível superior e interdisciplinar deve ser vista como necessária para qualificar os profissionais que atuam e/ou atuarão na escola. Na conclusão, aponta-se o principal desafio para a construção da qualidade social desse curso, que não pode ser vislumbrado sem a visão da totalidade sócio-histórica e econômica da sociedade atual.<hr/>Abstract The article presents the trajectory of the technology degree course in school procedures and constructs reflections on its proposal of development to the social and academic context. It is aimed with the production, referencing historically the course to understand how it has been characterizing and articulating the realities of the schools and the society. The research is based on bibliographic and documental study on the theme. The article demonstrates by describing the challenges, the pioneering of this course which constitutes the first experience of the higher education of professionals of the basic education to non-teaching activities. On that perspective, the training policy of higher and interdisciplinary education must be seen as required to qualify the professionals who act and/or will act in school. At the conclusion, it is pointed out the main challenge to the construction of the social quality of that course, which can’t be seen without the total socio-historic and economic view of the actual society. <![CDATA[THE LEGACY OF PAULO FREIRE AND THE NEOCONSERVATIVE WAVE: RESISTANCE IN PRAXIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400110&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo é refletir sobre o legado de Paulo Freire e os processos possíveis de resistência e permanência a partir da educação popular, no enfrentamento à onda neoconservadora. Tem-se como questão de pesquisa como o legado de Paulo Freire poderá contribuir no arrefecimento da atual onda neoconservadora que atinge a sociedade brasileira, em especial o campo da educação? Trata-se de uma análise predominantemente teórica que busca dialogar com os campos político, econômico e social, dando ênfase à educação. No referencial teórico dialogamos com Freire (1967,1980, 1983), Bobbio, Matteucci &amp; Pasquino (1998), Mounk (2019), Apple (2004), entre outros. Ao aprofundarmos essa literatura destacamos três dimensões para compreender o atual momento em que vivemos e destacar possíveis caminhos para a resistência a partir da educação: a trajetória de Freire na construção do inédito viável; a onda neoconservadora na contemporaneidade e a práxis necessária para enfrentar os desafios de uma realidade opressora. Apontamos como possíveis caminhos aprofundar estudos e práticas a partir do legado Freireano, reinventando-o em um processo contínuo de ação-reflexão-ação em busca do sonho na construção da resistência.<hr/>Abstract The aim of this study is to reflect on Paulo Freire's legacy and the possible processes of resistance and permanence from popular education, in what concerns the confrontation with the neoconservative movement. It has as its research question the ways how the legacy of Freire can contribute to the undermining of the current neoconservative wave that hits the Brazilian society, especially in the field of education. It is a predominantly theoretical analysis seeking dialogue with the political, economic and social fields, with emphasis on education. As theoretical references we dialogue with Freire (1967, 1980, 1983), Bobbio, Matteucci &amp; Pasquino (1998), Mounk (2019), Apple (2004), among others. As we deepen in this literature, we highlight three dimensions to understand the current moment we are living, and highlight possible paths for a resistance based in education: Freire's trajectory in the construction of the viable novelty; the neoconservative wave in contemporary times and the praxis needed to face the challenges of an oppressive reality. We also point out some possible ways to deepen studies and practices from the Freire legacy, reinventing it in a continuous process of action-reflection-action in search of the dream of building resistance. <![CDATA[ASSISTIVE TECHNOLOGY IN MOBILE DEVICES: TEACCH-BASED APPLICATIONS AS AID IN THE PROCESS OF LITERACY WITH AUTISTIC CHILDREN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400111&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Progressivamente emerge a necessidade de redimensionar práticas pedagógicas que, para além do respeito às diferenças, ofereça acessibilidade de aprendizagem a todos os discentes. Uma escola com metodologias conservadoras, dificilmente conseguirá bons resultados diante da educação inclusiva, colocando os discentes com deficiências em condições de exclusão, dentro da própria escola. Percebe-se que no redimensionamento dessas práticas, a Tecnologia Assistiva (TA) assume papel primordial, pois visa a superação de barreiras para a aprendizagem e independência na vida social de indivíduos com deficiências ou outras condições que geram necessidades especiais. Isso fomentou a inquietação que deu origem a este estudo: de que forma a Tecnologia Assistiva associada à Tecnologia Móvel em smartphones e tablets pode contribuir com a aprendizagem, mais especificamente com a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular? Para responder a essa inquietação, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico em autores como: bell hooks (2013), Reis et. al. (2017), Ferreira (2016), Cunha (2017), Furtado (2012), Fonseca e Ciola (2016), Mello (2007), Berch (2007), entre outros. Este artigo apresenta um dos principais métodos educacionais utilizado na educação de crianças autistas, o TEACCH, e faz um levantamento dos usos desse método em dispositivos móveis. Os resultados apontam para a contribuição de dois aplicativos (Lina Educa e ABC Autismo) que podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem de crianças com TEA, auxiliando a inclusão dessas crianças, principalmente no tocante ao processo de alfabetização.<hr/>Abstract Progressively, the need to resize pedagogical practices emerges, which, in addition to respect for differences, offers learning accessibility to all students. A school with conservative methodologies will hardly achieve good results in the face of special education, placing students with disabilities in conditions of exclusion within the school itself. Assistive Technology (TA) assumes a primordial role in resizing these practices, since it aims at overcoming barriers to learning and independence in the social life of individuals with disabilities or other conditions that generate special needs. This fostered the unease that gave rise to this study: how Assistive Technology associated with Mobile Technology in smartphones and tablets can contribute to learning, specifically with the literacy of children with Autism Spectrum Disorder (TEA) in regular school? To respond to this concern, we developed a bibliographical research in such authors as: bell hooks (2013), Reis et. al. (2008), Fonseca and Ciola (2016), Mello (2007), Berch (2007), among others. This article presents one of the main educational methods used in the education of autistic children, the TEACCH and does a survey of the uses of this method in mobile devices. The results point to the contribution of two applications (Lina Educa and ABC Autism) that can be used as pedagogical tools in the learning process of children with ASD, helping to include these children, especially in relation to the literacy process. <![CDATA[THE SCIENCE IN LUIS ANTONIO VERNEY: SOME CONTEMPLATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400112&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo aborda a Ciência a partir do pensamento de Luis António Verney (1713-1792) em sua obra O Verdadeiro Método de Estudar (1746). Tem por objetivo analisar como a Ciência se apresenta na proposta verneyniana de reformulação do sistema de ensino português, no século XVIII, ao tempo em que dialoga com as concepções emergentes de Ciência na Europa Oitocentista e com a tradição religiosa, católica, que marca a formação do autor. O texto se constitui como uma revisão bibliográfica de base teórica. Como resultado, constata-se que os aspectos internos da obra refletem o contexto socioeconômico e o cultural da Europa alinhados a formação religiosa de Verney. Conclui-se que o desenho de Educação pensada para Portugal nasce da coexistência da Filosofia, da Ciência e da Religião.<hr/>Abstract The study is based on the thought of Luis Antonio Verney (1713-1792) in his work The True Method of Study (1746). Its purpose is to analyze how science is presented in the Verneynian proposal to reformulate the Portuguese education system in the 18th century, at a time when it is in dialogue with the emerging conceptions of science in Eight century Europe and with the religious, Catholic tradition that marks the author's formation. The text is constituted as a theoretically based bibliographical revision. As a result, it is noted that the internal aspects of the work reflect the socio-economic and cultural context of Europe aligned with Verney's religious formation. It is concluded that the design of education thought for Portugal is born from the coexistence of Philosophy, Science and Religion. <![CDATA[DOSSIÊ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo aborda a Ciência a partir do pensamento de Luis António Verney (1713-1792) em sua obra O Verdadeiro Método de Estudar (1746). Tem por objetivo analisar como a Ciência se apresenta na proposta verneyniana de reformulação do sistema de ensino português, no século XVIII, ao tempo em que dialoga com as concepções emergentes de Ciência na Europa Oitocentista e com a tradição religiosa, católica, que marca a formação do autor. O texto se constitui como uma revisão bibliográfica de base teórica. Como resultado, constata-se que os aspectos internos da obra refletem o contexto socioeconômico e o cultural da Europa alinhados a formação religiosa de Verney. Conclui-se que o desenho de Educação pensada para Portugal nasce da coexistência da Filosofia, da Ciência e da Religião.<hr/>Abstract The study is based on the thought of Luis Antonio Verney (1713-1792) in his work The True Method of Study (1746). Its purpose is to analyze how science is presented in the Verneynian proposal to reformulate the Portuguese education system in the 18th century, at a time when it is in dialogue with the emerging conceptions of science in Eight century Europe and with the religious, Catholic tradition that marks the author's formation. The text is constituted as a theoretically based bibliographical revision. As a result, it is noted that the internal aspects of the work reflect the socio-economic and cultural context of Europe aligned with Verney's religious formation. It is concluded that the design of education thought for Portugal is born from the coexistence of Philosophy, Science and Religion. <![CDATA[IMPACTS OF THE COVID-19 PANDEMIC ON UNDERGRADUATE LEARNING ASSESSMENT PRACTICES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta um estudo sobre o impacto da pandemia de COVID-19, ocorrida no primeiro semestre de 2020, sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes de graduação. Questionamos um conjunto de professores, de diferentes universidades brasileiras, sobre mudanças nas suas práticas de avaliação, introduzidas no contexto do ensino remoto e das adaptações pedagógicas necessárias frente à pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas realizadas on-line. Os dados obtidos foram submetidos a uma abordagem de análise de conteúdo e interpretação teórica. A pesquisa identificou mudanças nas estratégias didáticas, nos critérios avaliativos e nos significados das práticas de avaliação.<hr/>Abstract This article presents a study on the impact of the COVID-19 pandemic, which occurred in the first semester of 2020, on the assessment of undergraduate students' learning. We questioned a group of professors, from different Brazilian universities, about changes in their assessment practices, introduced in the context of remote education and the necessary pedagogical adaptations in the face of the pandemic. The research, of a qualitative and exploratory nature, was carried out through interviews conducted online. The data obtained were submitted to a content analysis approach and theoretical interpretation. The research identified changes in teaching strategies, in the evaluation criteria and in the meanings of the evaluation practices. <![CDATA[LEARNING ASSESSMENT PRACTICES IN CONCEPTION OF THE STUDENTS OF THE ADMINISTRATION COURSE AT THE STATE UNIVERSITY OF PARANÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A avaliação precisa ser objeto constante de análise para se saber se de fato ela está contribuindo no processo de ensino-aprendizagem e verificar se as práticas são condizentes com um processo avaliativo formativo. Some-se a complexidade do tema ainda mais por serem incipientes as contribuições no nível do ensino superior em comparação a educação básica. Para colaborar com o debate, o presente estudo foi realizado no Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranaguá, constituindo-se em duas etapas. A primeira através da análise do projeto político-pedagógico e dos planos de ensino do curso. A segunda através de uma pesquisa com os alunos dos últimos anos. O objetivo da investigação foi analisar se o processo de avaliação da aprendizagem nesse curso está cumprindo o seu papel pedagógico ou somente serve como um instrumento tradicional. Desta forma, elaboramos a seguinte questão: Qual a relação existente entre o que é proposto no PPC (UNESPAR, 2020), nos planos de ensino e a percepção dos alunos com relação as práticas avaliativas? A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). As conclusões indicam que o PPC (UNESPAR, 2020) está um pouco distante da ideia de avaliação formativa. Por sua vez, os planos de ensino seguem na mesma direção do PPC (UNESPAR, 2020), sendo confirmado pelos próprios alunos na pesquisa.<hr/>Abstract The evaluation needs to be a constant object of analysis in order to know if in fact it is contributing to the teaching-learning process and to verify if the practices are consistent with a formative evaluation process. Add to the complexity of the theme even more because the contributions at the level of higher education compared to basic education are incipient. To collaborate with the debate, this study was carried out in the Administration Course of the State University of Paraná - UNESPAR - Campus of Paranaguá, consisting of two stages. The first through the analysis of the political-pedagogical project and the teaching plans of the course. The second through a survey of students in recent years. The objective of the investigation was to analyze whether the learning assessment processes in this course are fulfilling their pedagogical role or only serve as a traditional instrument. Thus, we ask the following question: What is the relationship between what is proposed in the PPC (UNESPAR, 2020), in the teaching plans amidst the students' perception regarding the evaluative practices? Data analysis was performed using Bardin's content analysis technique (2016). The conclusions indicate that the PPC (UNESPAR, 2020) is a little distant from the idea of formative evaluation. In turn, the teaching plans follow the same direction as the PPC (UNESPAR, 2020), being confirmed by the students themselves in the research. <![CDATA[EVALUATION IN ARTS HIGHER EDUCATION: THE EMPHASIS ON THE PROCESS AND THE EDUCATION BY THE SENSITIVE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo trata da problemática advinda da subjetividade inerente às avaliações realizadas nos ateliês dos cursos de arte do ensino superior. Busca-se contribuir para as pesquisas da área por meio da identificação de possíveis caminhos que conduzam à adoção de critérios que possibilitem o equilíbrio entre aquisição de conhecimento e educação pelo sensível. Parte-se de uma abordagem do ensino como um todo, no afã de incluir os cursos responsáveis pela habilitação de professores para o Ensino Fundamental; Descartes, Morin, Libâneo e Luckesi embasam esta parte introdutória. No que concerne à avaliação no ensino superior, destaca-se a necessidade de uma educação integral, voltada para o incentivo da pesquisa e pautada na relação entre especificidades da área e equilíbrio afetivo/ emocional; Masseto, Vieira e De Sordi norteiam este segmento da investigação. No tópico que trata da avaliação nos cursos de artes, é pontuada a presença do artista-professor e a ênfase atribuída ao aspecto processual da avaliação; com Garcia, Feyerabend, Tourinho e Almeida valorizam-se o processo de construção do conhecimento e o olhar sensível para a produção do estudante. Enfatiza-se, ao longo do texto, a necessidade de transformação dos moldes avaliativos tradicionais. Observa-se, na pesquisa sobre avaliação em cursos superiores de arte, que é necessária a atenção tanto no processo quanto no produto final, e que a avaliação seja concebida a partir de critérios que coadunem questões subjetivas e objetivas.<hr/>Abstract The article deals with the problem arising from the subjectivity inherent to the evaluations carried out in the ateliers of higher education art courses. It seeks to contribute to research in the area by identifying possible paths that lead to the adoption of criteria that enable the balance between knowledge acquisition and education by the sensitive. It is based on an approach of teaching as a whole, in the desire to include courses that are responsible for the qualification of teachers for elementary education; Descartes, Morin, Libâneo and Luckesi support this introductory part. With regard to evaluation in higher education, the need for integral education is highlighted, focused on encouraging research and based on the relationship between specificities of the area and affective / emotional balance; Masseto, Vieira and De Sordi guide this segment of the investigation. In the topic that deals with evaluation in the art courses, the presence of the artist-teacher and the emphasis given to the procedural aspect of the evaluation are highlighted; with Garcia, Feyerabend, Tourinho and Almeida, the process of knowledge construction and the sensitive view of the student's production are valued. Throughout the text, the need to transform traditional assessment models is emphasized. It is observed, in this research on evaluation in higher art courses, that attention is needed both in the process and in the final product, and that evaluation is conceived upon criteria that match subjective and objective issues. <![CDATA[PEDAGOGICAL TRAINING OF PROFESSORS AND ASSESSMENT OF LEARNING AT UNIVERSITY: CONTRIBUTIONS OF ACTION RESEARCH]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho tem por objetivo discutir a formação pedagógica na universidade, mediada pela pesquisa-ação, e suas repercussões na constituição de saberes sobre práticas avaliativas de concepção formativa. Problematiza-se a ausência de formação pedagógica para superar o tradicional empirismo que marca a prática docente na educação superior, em especial na dimensão da avaliação da aprendizagem. Defende-se a pesquisa-ação no processo formativo de professores da universidade, considerando seu potencial metodológico para a problematização e ação coletiva, consciente e criticamente comprometida com a melhora da prática pedagógica e da aprendizagem discente. Apresentam-se dados qualitativos da pesquisa-ação desenvolvida com docentes da Universidade Tuiuti do Paraná e os seus reflexos nas práticas de avaliação da aprendizagem. Este processo formativo repercutiu contribuições ao desenvolvimento profissional dos docentes, para refletirem e transformarem suas práticas avaliativas, reconhecendo seu papel formativo e democratizador, ou seja, subsidiou decisões teórico-metodológicas e investigativas sobre como avaliar para qualificar a prática docente e as aprendizagens dos estudantes.<hr/>Abstract This paper aims to discuss pedagogical training at the university, mediated by action research, and its repercussions on the constitution of knowledge about evaluative practices of formative conception. The absence of pedagogical training to overcome the traditional empiricism that marks the teaching practice in higher education is problematized, especially in the dimension of learning assessment. Action research is advocated in the university teachers' training process, considering its methodological potential for problematizing and collective action, consciously and critically committed to improving pedagogical practice and student learning. Qualitative data from the action research developed with professors from the Universidade Tuiuti do Paraná and its reflexes in the learning evaluation practices are presented. This formative process reflected contributions to the professional development of teachers, to reflect and transform their evaluative practices, recognizing their formative and democratizing role, that is, it supported theoretical-methodological and investigative decisions on how to evaluate to qualify the teaching practice and the students' learning. <![CDATA[EVALUATION IN HIGHER EDUCATION: LIMITS AND POSSIBILITIES OF AN EXPERIENCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo coloca em análise a concepção de avaliação praticada por um grupo de professores supervisores de Estágio Curricular de um curso de Pedagogia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na ideia de que a avaliação propicia ao professor uma reflexão sobre sua prática, para que, a partir da tomada de consciência sobre suas convicções, possa empregar estratégias de ação, desenvolver instrumentos e rever aspectos que precisem ser retomados, na busca do enfrentamento das dificuldades encontradas ao longo da jornada educativa. Para os estudantes, a avaliação pode ser reconhecida como o momento de construção do conhecimento e reposicionamento do processo de formação. A avaliação é entendida como um ato político, no sentido de fornecer sucessivos juízos sobre um percurso, sempre parciais, provisórios e precários, que instam os sujeitos a ajustar o curso dos acontecimentos às suscetibilidades do próprio grupo, no interior de um dado contexto de ação pedagógica ou formação social. Por fim trazemos alguns registros do percurso de realização do Estágio Curricular, nos anos iniciais, no qual fomos interpelados pela pandemia de COVID-19 e experimentamos o e-portfólio como dispositivo de apropriação crítica e de avaliação formativa, permitindo uma experiência de deslocamento e consequente ampliação de nosso entendimento sobre as possibilidades do vínculo na educação remota, em tempos de exceção.<hr/>Abstract This paper analyzes the conception of evaluation practiced by a group of supervisors of the Curricular Internship in the early years in a Pedagogy undergraduation program, starting from the idea that evaluation provides the teacher with a reflection on his practice so that, from the awareness of their convictions, can employ action strategies, develop tools and review aspects that need to be taken up, in the search for facing difficulties encountered along the educational journey. For students, evaluation can be recognized as the moment of knowledge construction and repositioning of the training process. The evaluation is understood as a political act, in the sense of providing successive judgments on a path, always partial, provisional and precarious, that urge the subjects to adjust the course of events to the susceptibilities of the group itself, within a given context of action pedagogical or social formation. Finally, we bring some records of the course of the curricular internship in the early years, in which we were challenged by the COVID-19 pandemic and tried the e-portfolio as a device for critical appropriation and formative evaluation, allowing an experience of displacement and consequent expansion of our understanding of the possibilities of bonding in remote education, in times of exception. <![CDATA[IMA-PANZO, João. <em>Extensão universitária em Angola. Tendências, ações e projeções.</em> Luanda: Mayamba, 2018. 171 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400600&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo coloca em análise a concepção de avaliação praticada por um grupo de professores supervisores de Estágio Curricular de um curso de Pedagogia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na ideia de que a avaliação propicia ao professor uma reflexão sobre sua prática, para que, a partir da tomada de consciência sobre suas convicções, possa empregar estratégias de ação, desenvolver instrumentos e rever aspectos que precisem ser retomados, na busca do enfrentamento das dificuldades encontradas ao longo da jornada educativa. Para os estudantes, a avaliação pode ser reconhecida como o momento de construção do conhecimento e reposicionamento do processo de formação. A avaliação é entendida como um ato político, no sentido de fornecer sucessivos juízos sobre um percurso, sempre parciais, provisórios e precários, que instam os sujeitos a ajustar o curso dos acontecimentos às suscetibilidades do próprio grupo, no interior de um dado contexto de ação pedagógica ou formação social. Por fim trazemos alguns registros do percurso de realização do Estágio Curricular, nos anos iniciais, no qual fomos interpelados pela pandemia de COVID-19 e experimentamos o e-portfólio como dispositivo de apropriação crítica e de avaliação formativa, permitindo uma experiência de deslocamento e consequente ampliação de nosso entendimento sobre as possibilidades do vínculo na educação remota, em tempos de exceção.<hr/>Abstract This paper analyzes the conception of evaluation practiced by a group of supervisors of the Curricular Internship in the early years in a Pedagogy undergraduation program, starting from the idea that evaluation provides the teacher with a reflection on his practice so that, from the awareness of their convictions, can employ action strategies, develop tools and review aspects that need to be taken up, in the search for facing difficulties encountered along the educational journey. For students, evaluation can be recognized as the moment of knowledge construction and repositioning of the training process. The evaluation is understood as a political act, in the sense of providing successive judgments on a path, always partial, provisional and precarious, that urge the subjects to adjust the course of events to the susceptibilities of the group itself, within a given context of action pedagogical or social formation. Finally, we bring some records of the course of the curricular internship in the early years, in which we were challenged by the COVID-19 pandemic and tried the e-portfolio as a device for critical appropriation and formative evaluation, allowing an experience of displacement and consequent expansion of our understanding of the possibilities of bonding in remote education, in times of exception. <![CDATA[HADDAD, Sérgio, <em>O Educador:</em> um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019. 251 páginas.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400601&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo coloca em análise a concepção de avaliação praticada por um grupo de professores supervisores de Estágio Curricular de um curso de Pedagogia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na ideia de que a avaliação propicia ao professor uma reflexão sobre sua prática, para que, a partir da tomada de consciência sobre suas convicções, possa empregar estratégias de ação, desenvolver instrumentos e rever aspectos que precisem ser retomados, na busca do enfrentamento das dificuldades encontradas ao longo da jornada educativa. Para os estudantes, a avaliação pode ser reconhecida como o momento de construção do conhecimento e reposicionamento do processo de formação. A avaliação é entendida como um ato político, no sentido de fornecer sucessivos juízos sobre um percurso, sempre parciais, provisórios e precários, que instam os sujeitos a ajustar o curso dos acontecimentos às suscetibilidades do próprio grupo, no interior de um dado contexto de ação pedagógica ou formação social. Por fim trazemos alguns registros do percurso de realização do Estágio Curricular, nos anos iniciais, no qual fomos interpelados pela pandemia de COVID-19 e experimentamos o e-portfólio como dispositivo de apropriação crítica e de avaliação formativa, permitindo uma experiência de deslocamento e consequente ampliação de nosso entendimento sobre as possibilidades do vínculo na educação remota, em tempos de exceção.<hr/>Abstract This paper analyzes the conception of evaluation practiced by a group of supervisors of the Curricular Internship in the early years in a Pedagogy undergraduation program, starting from the idea that evaluation provides the teacher with a reflection on his practice so that, from the awareness of their convictions, can employ action strategies, develop tools and review aspects that need to be taken up, in the search for facing difficulties encountered along the educational journey. For students, evaluation can be recognized as the moment of knowledge construction and repositioning of the training process. The evaluation is understood as a political act, in the sense of providing successive judgments on a path, always partial, provisional and precarious, that urge the subjects to adjust the course of events to the susceptibilities of the group itself, within a given context of action pedagogical or social formation. Finally, we bring some records of the course of the curricular internship in the early years, in which we were challenged by the COVID-19 pandemic and tried the e-portfolio as a device for critical appropriation and formative evaluation, allowing an experience of displacement and consequent expansion of our understanding of the possibilities of bonding in remote education, in times of exception. <![CDATA[PESQUISA E(M) MOVIMENTO: SISTEMATIZANDO EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR: Resenha de: PAULO, Fernanda dos Santos. <em>Memórias e trajetórias:</em> sistematização de experiências de educação popular e movimentos sociais. São Paulo: Diálogo Freireano, 2019.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000400602&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo coloca em análise a concepção de avaliação praticada por um grupo de professores supervisores de Estágio Curricular de um curso de Pedagogia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na ideia de que a avaliação propicia ao professor uma reflexão sobre sua prática, para que, a partir da tomada de consciência sobre suas convicções, possa empregar estratégias de ação, desenvolver instrumentos e rever aspectos que precisem ser retomados, na busca do enfrentamento das dificuldades encontradas ao longo da jornada educativa. Para os estudantes, a avaliação pode ser reconhecida como o momento de construção do conhecimento e reposicionamento do processo de formação. A avaliação é entendida como um ato político, no sentido de fornecer sucessivos juízos sobre um percurso, sempre parciais, provisórios e precários, que instam os sujeitos a ajustar o curso dos acontecimentos às suscetibilidades do próprio grupo, no interior de um dado contexto de ação pedagógica ou formação social. Por fim trazemos alguns registros do percurso de realização do Estágio Curricular, nos anos iniciais, no qual fomos interpelados pela pandemia de COVID-19 e experimentamos o e-portfólio como dispositivo de apropriação crítica e de avaliação formativa, permitindo uma experiência de deslocamento e consequente ampliação de nosso entendimento sobre as possibilidades do vínculo na educação remota, em tempos de exceção.<hr/>Abstract This paper analyzes the conception of evaluation practiced by a group of supervisors of the Curricular Internship in the early years in a Pedagogy undergraduation program, starting from the idea that evaluation provides the teacher with a reflection on his practice so that, from the awareness of their convictions, can employ action strategies, develop tools and review aspects that need to be taken up, in the search for facing difficulties encountered along the educational journey. For students, evaluation can be recognized as the moment of knowledge construction and repositioning of the training process. The evaluation is understood as a political act, in the sense of providing successive judgments on a path, always partial, provisional and precarious, that urge the subjects to adjust the course of events to the susceptibilities of the group itself, within a given context of action pedagogical or social formation. Finally, we bring some records of the course of the curricular internship in the early years, in which we were challenged by the COVID-19 pandemic and tried the e-portfolio as a device for critical appropriation and formative evaluation, allowing an experience of displacement and consequent expansion of our understanding of the possibilities of bonding in remote education, in times of exception.