Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820230002&lang=en vol. num. 65 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[VIVIOGRAPHY: THEORETICAL-METHODOLOGICAL CONCEPT FOR NARRATIVE RESEARCH]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem por principal objetivo elucidar um conceito teórico-metodológico insurgente em potencial no âmbito das pesquisas narrativas, resultado de um estudo de doutoramento no campo da Educação. Para tanto, são consideradas as contribuições de Fontoura, Josso, Cosson entre outros, a fim de colaborar para maior inteligibilidade da Viviografia desenvolvida por Pinheiro. Ao problematizar a pesquisa acadêmico-formal, buscamos demonstrar as potencialidades de referências advindas de vivências, as chamadas referências viviográficas, um embasamento por experiência de vida, por meio de narrativas de memórias inspiradas pelo literário. Alguns itinerários metodológicos, como Círculos de leitura e oficinas artístico-literárias como a Viviossonografia, que envolve narrativas de vida a partir da música, são essenciais para o desenvolvimento da Viviografia. A Tematização de Fontoura e o Diário viviográfico também são importantes metodologias na construção de uma pesquisa narrativa de cunho viviográfico. Defendemos, portanto, uma pesquisa que valorize as contribuições de seus colaboradores, de modo a representá-los de forma corpórea textualmente. Esperamos, com este trabalho, abrir leques de possibilidades nas pesquisas narrativas que busquem dialogia efetiva e processos autorais emancipatórios.<hr/>Abstract The main objective of this article is to elucidate a potential insurgent theoretical-methodological concept in the context of narrative research, that is the result of a doctoral study in the field of Education. For that, the contributions of Fontoura, Josso, Cosson among others are considered, in order to promote for greater intelligibility of Viviography developed by Pinheiro. When investigates formal academic research, we seek to demonstrate the potential of references arising from experiences, the so-called viviographic references, which are founded on life experience, through narratives of memories inspired by the literary. Some methodological itineraries, such as Reading Circles and artistic-literary workshops including Vivisonography, which involves life narratives based on music, are essential for the development of Viviography. The Thematization proposed by Fontoura and the Viviographic Diary are also important methodologies in the construction of a narrative research with a viviographic nature. Therefore, we defend a research that values the contributions from collaborators, in order to represent them in a textually corporeal way. With this study we hope to open up a range of possibilities in narrative research that seek effective dialogue and emancipatory authorship processes.<hr/>Resumen El objetivo principal de este artículo es dilucidar un potencial concepto teórico-metodológico insurgente en el contexto de la investigación narrativa, resultado de un estudio de doctorado en el campo de la Educación. Para ello, se consideran los aportes de Fontoura, Josso, Cosson entre otros, con el fin de colaborar con una mayor inteligibilidad de la Viviografía desarrollada por el Pinheiro. Al problematizar la investigación académica formal, se busca demostrar el potencial de las referencias surgidas a partir de las experiencias, las llamadas referencias viviográficas, basadas en la experiencia de vida, por medio de narraciones de memorias inspiradas en lo literario. Algunos itinerarios metodológicos, como los Círculos de Lectura y talleres artístico-literarios como la Viviosonografía, que involucra narrativas de vida a partir de la música, son fundamentales para el desarrollo de la Viviografía. La Tematización de Fontoura y el Diario Viviográfico también son metodologías importantes en la construcción de una investigación narrativa de carácter viviográfico. Por lo tanto, se justifica una investigación que valore los aportes de sus colaboradores, permitiendo representarlos de forma textualmente corpórea. Con este trabajo se espera abrir un abanico de posibilidades en la investigación narrativa que busquen un diálogo efectivo y procesos autorales emancipatorios. <![CDATA[TEACHING PROPOSALS FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: THE TRIAD PLAY, CREATIVITY AND LANGUAGE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente texto é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube) vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Buscamos, por meio da pesquisa, defender um espaço de Educação Infantil com propostas didáticas que levem em consideração: a brincadeira, a criatividade e a linguagem. Ao aprofundarmos na temática, compreendemos que é preciso romper com a dualidade do vir a ser e do assistencialismo, reconhecendo a criança como “sujeito de direitos”, considerando as suas condições e as particularidades do psiquismo. Desta maneira, o presente texto tem como objetivo evidenciar a importância da brincadeira, da linguagem e da criatividade no contexto da Educação Infantil, com aporte teórico da perspectiva Histórico-Cultural. A pesquisa bibliográfica e documental buscou, por meio de fichamentos de leituras, organizar quadros, tabelas, resumos, anotações pessoais e assim estabelecer relações entre a tríade: linguagem, brincadeira, criatividade e contribuir com propostas didáticas para a Educação Infantil considerando a legislação vigente. Concluimos que os princípios da Teoria Histórico-Cultural contribuem para uma prática intencional que valoriza a infância em suas diferentes linguagens, reconhecendo uma ação intervencionista e o respeito às singularidades.<hr/>Abstract The present text is the result of a master’s degree in education research at the University of Uberaba (Uniube) linked to the line of research Professional Development, Teaching Work and Teaching-Learning Process. We seek through research to defend a space for Early Childhood Education with didactic proposals that consider play, creativity, and language. When delving into the theme, we understand that it is necessary to break with the duality of becoming and assistentialism, recognizing the child as a "subject of rights", considering the child's conditions and the particularities of the psyche. In this way, the present text aims to highlight the importance of play, of language and of creativity in the context of Early Childhood Education, with a theoretical contribution from the Historical-Cultural perspective. The bibliographic and documental research sought to organize charts, tables, summaries, personal notes through reading records and thus establish relationships between the triad: language, play, creativity and contribute with didactic proposals for Early Childhood Education considering the current legislation. We conclude that the principles of the Historical-Cultural Theory contribute to an intentional practice that values childhood in its different languages, recognizing an interventionist action and respect for singularities.<hr/>Resumen Este texto es resultado de una investigación de Maestría en Educación de la Universidad de Uberaba (Uniube) vinculada a la línea de investigación Desarrollo Profesional, Trabajo Docente y Proceso de Enseñanza-Aprendizaje. Buscamos, a través de la investigación, defender un espacio para la Educación Infantil con propuestas didácticas que tengan en cuenta: el juego, la creatividad y el lenguaje. A medida que profundizamos en el tema, entendemos que es necesario romper con la dualidad del devenir y el bienestar, reconociendo al niño como “sujeto de derechos”, considerando sus condiciones y las particularidades de su psiquismo. De esta forma, este texto pretende resaltar la importancia del juego, el lenguaje y la creatividad en el contexto de la Educación Infantil, con sustento teórico desde la perspectiva Histórico-Cultural. La investigación bibliográfica y documental buscó, a través de registros de lectura, organizar cuadros, tablas, resúmenes, apuntes personales y así establecer relaciones entre la tríada: lenguaje, juego, creatividad y contribuir con propuestas didácticas para la Educación Infantil considerando la legislación vigente. Concluimos que los principios de la Teoría Histórico-Cultural contribuyen a una práctica intencional que valora la infancia en sus diferentes lenguajes, reconociendo una acción intervencionista y de respeto a las singularidades. <![CDATA[CLASS COUNCIL, ETHNIC-RACIAL DIVERSITY AND DEMOCRATIC MANAGEMENT: A CASE STUDY IN A PRIVATE SCHOOL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou investigar silenciamentos, apagamentos e invisibilidades relacionados à formação para a diversidade étnico-racial nos atos deliberativos do conselho de classe e nas práticas de ensino. Para tal, foi selecionada uma escola particular em Varginha, em Minas Gerais, que oferta, dentre outros níveis, o ensino médio, foco deste estudo. Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão de literatura, observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental. Os resultados alcançados apontam que, para a efetivação da Lei nº. 10.639/03 (atualizada pela Lei nº. 11.645/08) e das suas Diretrizes, é imprescindível que tanto as deliberações do conselho quanto a realização das práticas de ensino sejam pautadas em processos democráticos, participativos e antirracistas.<hr/>Abstract This article is the result of a research that sought to investigate silencing, erasures and invisibilities related to training for ethnic-racial diversity in the deliberative acts of the class council and in teaching practices. For this, a private school was selected in Varginha, Minas Gerais, which offers, among other levels, high school, the focus of this study. The main methodological procedures used were: literature review, participant observation, semi-structured interview, document analysis. The results achieved indicate that, for the implementation of Law nº. 10.639/03 (updated by Lei nº. 11.645/08) and its Guidelines, it is essential that both the council’s deliberations and the implementation of teaching practices are guided by democratic, participatory and anti-racist processes.<hr/>Resumem: Este artículo es el resultado de una investigación que buscó indagar silenciamientos, borraduras e invisibilidades relacionadas con la formación para la diversidad étnico-racial en los actos deliberativos del consejo de clase y en las prácticas docentes. Para ello, se seleccionó una escuela privada en Varginha, Minas Gerais, que ofrece, entre otros niveles, la enseñanza media, foco de este estudio. Los principales procedimientos metodológicos utilizados fueron: revisión de literatura, observación participante, entrevista semiestructurada, análisis de documentos. Los resultados obtenidos indican que, para la implementación de la Ley nº. 10.639/03 (actualizado por Lei nº. 11.645/08) y sus Directrices, es fundamental que tanto las deliberaciones del consejo como la implementación de las prácticas docentes estén guiadas por procesos democráticos, participativos y antirracistas. <![CDATA[SATISFACTION WITH THE COURSE BETWEEN STUDENTS FROM PUBLIC AND PRIVATE INSTITUTIONS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo teve como objetivo compreender a concepção de estudantes do Ensino Superior sobre a satisfação com o curso, comparando a concepção de alunos de instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se como instrumento um questionário com questões abertas sobre o tema aplicado a 78 estudantes de diversas áreas do conhecimento. Para a análise dos dados, usou-se o programa Iramuteq para a Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados apontaram para uma diferença acerca da percepção dos alunos relativa a temas como grade curricular, gestão da universidade, oportunidade de trabalho e a qualificação dos professores.<hr/>Abstract The present study had as objective to verify the satisfaction with the course of students of public and private universities of the State of Rio de Janeiro. A questionnaire with open questions about the subject applied to 78 students from different areas of knowledge was used as instrument. For the data analysis the Iramuteq program was used to analyze the Hierarchical Descending Classification. The results pointed to a difference in the perception of the students of these institutions about topics such as curricular curriculum, management of the university, work opportunity and the qualification of teachers.<hr/>Resumen El presente estudio tuvo como objetivo verificar la satisfacción con el curso de alumnos de universidades públicas y privadas del Estado de Río de Janeiro. Se utilizó como instrumento un cuestionario con preguntas abierta sobre el tema aplicado a 78 estudiantes de diversas áreas del conocimiento. Para el análisis de los datos se utilizó el programa Iramuteq para análisis de Clasificación jerárquica descendente. Los resultados apuntaron a una diferencia a cerca de la percepción de los alumnos de estas instituciones acerca de temas como rejilla curricular, gestión de la universidad, oportunidad de trabajo y la calificación de los profesores. <![CDATA[ON THE CURRICULUM IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW OF LITERATURE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre currículo na Educação Infantil, com base em levantamentos realizados no Portal de Periódicos da Capes e nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd). O objetivo é elaborar um panorama da produção acadêmica sobre o assunto nos últimos cinco anos (2017-2022) para contribuir com a construção de problemas de estudo. Foram realizadas leituras exaustivas dos textos, acompanhadas de uma ficha com os seguintes índices: (i) temas e problemáticas de pesquisa; (ii) concepção de currículo; (iii) referencial teórico; e (iv) metodologia. Os resultados apontam que os problemas de pesquisa se referem às políticas e às práticas pedagógicas; que são utilizados referenciais teóricos de fora da pedagogia, como a filosofia, a sociologia e a política; e que, por fim, uma tendência é o uso de metodologias como a cartografia e a etnografia. Concluímos que, em comparação com os resultados de revisões de períodos anteriores, cresce o interesse sobre o currículo na Educação Infantil, e nesse contexto teorias críticas e pós-críticas de currículo podem auxiliar no aprofundamento do tema.<hr/>Abstract This article presents a literature systematic review on the curriculum in Early Childhood Education, based on surveys carried out in Capes Periodicals Portal and in Annals of National Meetings of the National Association for Research in Education (ANPEd). The purpose is elaborating an overview of the academic production on this matter in the last five years (2017-2022) to clarify study problems. Exhaustive texts readings were carried out, accompanied by a form with the following indexes: (i) research problems; (ii) curriculum design; (iii) theoretical framework; and (iv) methodology. The results indicate that: research problems refer to pedagogical policies and practices; theoretical references outside pedagogy are used, such as philosophy, sociology and politics; and methodologies such as ethnography and cartography are also used. We have concluded that, in comparison with revisions results from previous periods, the interest in the Early Childhood´s curriculum grows, and in this context, critical and post-critical theories of curriculum can help deepening in the matter.<hr/>Resumen Este artículo presenta una revisión sistemática de la literatura sobre el currículo en Educación Infantil, a partir de encuestas realizadas en el Portal de Periódicos de la Capes y en los Anales de Encuentros Nacionales de la Asociación Nacional de Investigación en Educación (ANPEd). El objetivo es elaborar un panorama de la producción académica sobre el tema en los últimos cinco años (2017-2022) para esclarecer problemas de estudio. Se realizaron lecturas exhaustivas de los textos, acompañadas de un formulario con los siguientes índices: (i) problemas de investigación; (ii) diseño curricular; (iii) marco teórico; y (iv) metodología. Los resultados indican que: los problemas de investigación se refieren a políticas y prácticas pedagógicas; se utilizan referentes teóricos ajenos a la pedagogía, como la filosofía, la sociología y la política; y se utilizan metodologías como la etnografía y la cartografía. Concluimos que, en comparación con los resultados de revisiones de períodos anteriores, crece el interés por el currículo en Educación Infantil, y en ese contexto las teorías críticas y poscríticas del currículo pueden ayudar a profundizar el tema. <![CDATA[CHILD PSYCHIC SUFFERING IN THE CONTEMPORANEITY: INTERSECTIONS BETWEEN THE PRECEPTS OF SEMICULTURE AND RISK SOCIETY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo buscou identificar as principais implicações que a semicultura e o processo de individualização efetivam no desencadeamento do sofrimento psíquico infantil, orientando-se a partir de uma pesquisa bibliográfica à luz dos fundamentos teóricos da Teoria Crítica da Sociedade e da Teoria da Sociedade de Risco, ao utilizar os pensamentos de Theodor W. Adorno e de Ulrich Beck como essência da discussão. A partir disso, identificou-se que a organização social, a semicultura e a individualização tencionam o desenvolvimento de impasses psicológicos em qualquer momento da vida, mas, principalmente na infância, por ser um período de construção identitária. A individualização dos riscos sociais se correlaciona ao processo de alienação - subsidiado pela semicultura -, que tenciona dissociar as contradições e os impasses subjetivos vivenciados pelo indivíduo de seu contexto e causas sócio-históricas. Aos sujeitos, impõe-se um imperativo constante de autoavaliação e responsabilização pessoal, reduzindo as possibilidades de ressignificação do sofrimento e de respostas coletivas.<hr/>Abstract The present study sought to identify the main implications that semi-culture and the individualization process have in triggering children's psychic suffering, guided by bibliographic research in light of the theoretical foundations of the Critical Theory of Society and the Theory of Risk Society, using the thoughts of Theodor W. Adorno and Ulrich Beck as the essence of the discussion. From this, it was identified that social organization, semi-culture, and individualization contribute to the development of psychological impasses at any time in life, but especially in childhood, as it is a period of identity construction. The individualization of social risks is correlated to the process of alienation - subsidized by semi-culture -, which intends to dissociate the contradictions and subjective impasses experienced by the individual from their context and socio-historical causes. Subjects are under a constant imperative of self-assessment and personal accountability, reducing the possibilities of re-signification of suffering and collective responses.<hr/>Resumen El presente estudio buscó identificar las principales implicaciones que la pseudocultura y el proceso de individualización efetivan en el desencadenamiento del sufrimiento psíquico infantil, orientándose a partir de una investigación bibliográfica a la luz de los fundamentos teóricos de la Teoria Crítica de la Sociedad y de la Teoria de la Sociedad de Riesgo, al utilizar los pensamientos de Theodor W. Adorno y de Ulrich Beck como esencia de discusión. A partir de eso, se identificó que la organización social, la pseudocultura y la individualización tensionan el desenvolvimiento de impases psicológicos en cualquier momento de la vida, pero, principalmente en la infancia, por ser un período de construcción de identidad. La individualización de los riesgos sociales se correlaciona al processo de alienación - subsidiado por la pseudocultura -, que tensiona disociar las contradicciones y los impases subjetivos vivenciados por el indivíduo de su contexto y causas socio-históricas. A los sujetos, se impone un imperativo constante de autoevaluación e responsabilización personal, reduciendo las posibilidades de resignificación del sufrimento y de respuestas colectivas. <![CDATA[STIGMATIZATION, LABELING AND DEVIATION IN NOSSA SENHORA DO NILO, BY SCHOLASTIQUE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisou os processos de estigmatização, rotulação e desvio no ambiente escolar, tomando como objeto heurístico o romance Nossa Senhora do Nilo, da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga (2017). Articulando testemunho e elaboração ficcional, a escritora expôs as marcas do colonialismo diante das relações culturais, sociais e religiosas ao ilustrar o cotidiano de uma escola católica exclusiva para meninas (filhas da elite política e econômica hutu de Ruanda, em sua maioria) em meio ao conflito entre tutsis e hutus que resultou em uma guerra civil (1990-1994) e, posteriormente, no genocídio de Ruanda (1994). O artigo está dividido em três seções. Na primeira, tratamos de como a autora elabora o trabalho da memória em sua obra literária. Na segunda, apresentamos os conceitos de estigmatização, rotulação e desvio à luz de obras clássicas, mas também de estudos contemporâneos sobre o tema. Na terceira seção, analisamos o capítulo “O nariz da Virgem”, de Nossa Senhora do Nilo, articulando-o aos fenômenos da estigmatização e da rotulação que, naquele contexto, contribuiu para que estudantes tutsis fossem perseguidas e mortas no liceu, com o consentimento silencioso ou declarado dos professores e dirigentes da instituição. Nas considerações finais, refletimos sobre a fecundidade de estudos que conjuguem analiticamente os campos da Sociologia e da Literatura.<hr/>Abstract This article analyzed the processes of stigmatization, labeling and deviation in the school context, taking as a heuristic object the novel Nossa Senhora do Nilo, by the Rwandan writer Scholastique Mukasonga (2017). Articulating testimony and fictional elaboration, the writer exposed the marks of colonialism in the face of cultural, social and religious relations by illustrating the daily life of a Catholic school exclusively for girls (daughters of the Hutu political and economic elite of Rwanda, for the most part) amid the conflict between Tutsis and Hutus that resulted in a civil war (1990-1994) and later in the Rwandan genocide (1994). The article is divided into three sections. In the first, we deal with how the author elaborates on the work of memory in her literary. In the second, we discuss the concepts of stigmatization, labeling and deviance in the light of classic works, as well as more recent studies on the subject. In the third section, we analyze the chapter “O nariz da virgem”, from Nossa Senhora do Nilo, linking it to the phenomenon of stigmatization and labeling that, in that context, contributed to Tutsi students being persecuted and killed in high school, with their consent either silent or declared by the professors and directors of the institution. In the final considerations, we reflect on the fruitfulness of studies that analytically combine the fields of Sociology and Literature.<hr/>Resumen Este artículo analizó los procesos de estigmatización, etiquetado y desviación en el ámbito escolar, tomando como objeto heurístico la novela Nossa Senhora do Nilo, de la escritora ruandesa Scholastique Mukasonga (2017). Articulando testimonio y elaboración ficcional, la escritora expuso las marcas del colonialismo frente a las relaciones culturales, sociales y religiosas al ilustrar la vida cotidiana de una escuela católica exclusivamente para niñas (hijas de la élite política y económica hutu de Ruanda, en su mayoría parte) en medio del conflicto entre tutsis y hutus que desembocó en una guerra civil (1990-1994) y más tarde en el genocidio de Ruanda (1994). El artículo está dividido en tres secciones. En el primero, nos ocupamos de cómo la autora elabora el trabajo de la memoria en su obra literaria. En el segundo, presentamos los conceptos de estigmatización, etiquetado y desviación a la luz de obras clásicas, pero también de estudios contemporáneos sobre el tema. En la tercera sección, analizamos el capítulo “O nariz da Virgem”, de Nossa Senhora do Nilo, vinculándolo a los fenómenos de estigmatización y etiquetaje que, en ese contexto, contribuyeron a que estudiantes tutsi fueran perseguidos y asesinados en la escuela secundaria, con su consentimiento, en silencio o declarado por los profesores y directores de la institución. En las consideraciones finales, reflexionamos sobre la fecundidad de los estudios que combinan analíticamente los campos de la Sociología y la Literatura. <![CDATA[DEMOCRATIC MANAGEMENT AND SCHOOL SUPERVISION IN THE MUNICIPAL EDUCATION NETWORK OF SÃO PAULO CITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A gestão democrática é um dos princípios que norteiam os sistemas de ensino no Brasil. Com base nessa premissa, o objetivo deste artigo é analisar como os supervisores escolares do município de São Paulo concebem e avaliam a gestão democrática nas atividades que desenvolvem nas unidades educacionais, na Diretoria Regional de Educação (DRE) e na relação com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Em termos metodológicos, aplicamos questionários aos supervisores escolares paulistanos, indagando-os sobre suas práticas, entre elas, a participação nas instâncias democráticas das unidades educacionais, DRE e SME. Utilizamos uma abordagem qualitativa de análise dos dados coletados com base na categorização proposta por Bardin (2011) e Szymanszki (2018) e a interpretação dos resultados apoiada na análise do conteúdo e nos discursos enunciados. Os dados da pesquisa indicaram que em termos discursivos os supervisores entendem suas atividades como democráticas, contudo, eles/as têm vivenciado os tensionamentos e disputas decorrentes de um cargo historicamente autocrático ao perceber a necessidade de se contrapor a esse constructo e defender os fundamentos democráticos em sua ação.<hr/>Abstract Democratic management is one of the principles that guide education systems in Brazil. Based on this premise, the objective of this article is to analyze how school supervisors in the city of São Paulo conceive and evaluate democratic management in the activities they develop in educational units, in the Regional Board of Education (DRE) and in the relationship with the Municipal Department of Education (SME). In methodological terms, we applied questionnaires to school supervisors in São Paulo city, asking them about their practices, including participation in democratic instances of educational units, DRE and SME. We used a qualitative approach to analyze the data collected based on the categorization proposed by Bardin (2011) and Szymanszki (2018) and an interpretation of the results supported by the analysis of the content and the speeches. The research data indicated that in discursive terms the supervisors understand their activities as democratic, however, they have experienced the tensions and disputes arising from a historically autocratic position when realizing the need to oppose this construct and defend democratic foundations in their action.<hr/>Resumen La gestión democrática es uno de los principios que guían los sistemas educativos en Brasil. Con base en esta premisa, el objetivo de este artículo es analizar cómo los supervisores escolares de la ciudad de São Paulo conciben y evalúan la gestión democrática en las actividades que desarrollan en las unidades escolares, en la Dirección Regional de Educación (DRE) y en la relación con la Secretaría Municipal de Educación (SME). En términos metodológicos, aplicamos cuestionarios a los supervisores escolares de São Paulo, preguntándoles sobre sus prácticas, incluida la participación en instancias democráticas de unidades educativas, DRE y SME. Utilizamos un enfoque cualitativo para analizar los datos recopilados a partir de la categorización propuesta por Bardin (2011) y Szymanszki (2018) y una interpretación de los resultados a partir del análisis del contenido y los discursos enunciados. Los datos de la investigación indicaron que en términos discursivos los supervisores entienden sus actividades como democráticas, sin embargo, han experimentado las tensiones y disputas derivadas de una posición históricamente autocrática al darse cuenta de la necesidad de oponerse a este constructo y defender los fundamentos democráticos en su actuación. <![CDATA[ENEM AS A LARGE-SCALE EVALUATION POLICY: A REVIEW OF BRAZILIAN DISSERTATIONS AND THESES (2011-2021)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As Avaliações em Larga Escala desempenham um importante papel na avaliação da qualidade educacional, a exemplo, temos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar como a produção científica brasileira (dissertações e teses) tem abordado e utilizado o ENEM como política de Avaliação em Larga Escala. Em relação aos procedimentos metodológicos adotados, utilizamos a Cienciometria e a Análise Textual Discursiva. A partir das análises, verificamos um aumento nas produções, no decorrer dos anos, além da ocorrência de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões brasileiras. De modo geral, identificamos que esse exame tem implicado na organização curricular, na autonomia docente, bem como nos processos educativos. Outrossim, embora a pretensão do ENEM seja avaliar a qualidade da educação e melhorar o ensino, não tem alcançado adequadamente isso, o que pode ter relação com a falta de uma avaliação mais profunda, especialmente, relacionada às questões sociais. Também pode estar relacionado ao exame não dar o devido retorno às escolas, quanto aos resultados obtidos, bem como por não considerar as diversas realidades do Brasil. Portanto, são necessárias modificações na utilização e compreensão do ENEM, a fim de que contribua efetivamente com a melhoria educacional.<hr/>Abstract The Large Scale Assessments play an important role in the assessment of educational quality, for example, we have the National Secondary Education Examination (ENEM). Therefore, this research aims to analyze how Brazilian scientific production (dissertations and theses) has approached and used the ENEM as a Large Scale Assessment policy. Regarding the methodological procedures adopted, we used Scientometrics and Discursive Textual Analysis. Based on the analyses, we verified an increase in production over the years, in addition to the occurrence of research carried out in all Brazilian regions. In general, we identified that this exam has been implicated in the curricular organization, in the teaching autonomy, as well as in the educational processes. Furthermore, although the intention of ENEM is to evaluate the quality of education and improve teaching, it has not adequately achieved this, which may be related to the lack of a deeper evaluation, especially related to social issues. It may also be related to the exam not giving due feedback to the schools, regarding the results obtained, as well as for not considering the different realities of Brazil. Therefore, changes are needed in the use and understanding of the ENEM, so that it effectively contributes to educational improvement.<hr/>Resumen Las Evaluaciones a Gran Escala juegan un papel importante en la evaluación de la calidad educativa, por ejemplo, tenemos el Examen Nacional de Educación Secundaria (ENEM). Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo analizar cómo la producción científica brasileña (disertaciones y tesis) ha abordado y utilizado la ENEM como política de Evaluación de Gran Escala. En cuanto a los procedimientos metodológicos adoptados, utilizamos la Cienciometría y el Análisis Textual Discursivo. A partir de los análisis, verificamos un aumento de las producciones, a lo largo de los años, además de la ocurrencia de investigaciones realizadas en todas las regiones brasileñas. En general, identificamos que este examen se ha visto implicado en la organización curricular, en la autonomía docente, así como en los procesos educativos. Además, aunque la intención de ENEM es evaluar la calidad de la educación y mejorar la enseñanza, no lo ha logrado adecuadamente, lo que puede estar relacionado con la falta de una evaluación más profunda, especialmente en lo que respecta a los temas sociales. También puede estar relacionado con el examen que no da la debida retroalimentación a las escuelas, en cuanto a los resultados obtenidos, así como por no considerar las diferentes realidades de Brasil. Por lo tanto, se requieren cambios en el uso y comprensión del ENEM, para que contribuya efectivamente a la mejora educativa. <![CDATA[THE VIOLATION OF HUMAN RIGHTS OF UNIVERSITY PROFESSORS DURING THE CIVIL-MILITARY DICTATORSHIP: A STATE OF THE ART]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O período de 1964 a 1985, no Brasil, caracteriza-se pelo rompimento da institucionalidade do país, com a instalação de uma ditadura civil-militar que perpetrou graves violações de direitos humanos, com a supressão de direitos civis e políticos e o uso de força violenta do Estado. A comunidade acadêmica, nesse contexto, foi atingida por essas ações repressoras. O presente artigo, portanto, tem como objetivo analisar teses e dissertações que discutem a violação de direitos humanos de professores universitários durante a ditadura civil-militar no período 2017-2022. Para tanto, foram selecionados trabalhos disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que discutem a interface entre (violação dos) direitos humanos, ditadura civil-militar e educação. A pesquisa, do tipo estado da arte, permitiu levantar e discutir as últimas produções acadêmicas da área, bem como identificar lacunas a serem exploradas. Foram selecionados 13 trabalhos, dos quais se discutiram suas particularidades, entre elas as diferentes nomenclaturas utilizadas pelos estudos para se referir ao período de 1964 a 1985, os significados atribuídos à violação dos direitos humanos e sua relação com a educação. Os resultados evidenciaram a presença da discussão em diferentes áreas do conhecimento, mas, ao mesmo tempo, baixa produção acadêmica na área da educação sobre a temática estudada.<hr/>Abstract The period from 1964 to 1985, in Brazil, is characterized by the rupture of the country’s Institutions, with the installation of a civil-military dictatorship that perpetrated serious violations of human rights, with the suppression of civil and political rights and the use of state violence. The academic community, in this context, was affected by these repressive actions. This article, therefore, aims to analyze theses and dissertations that discuss the violation of human rights of university professors during the civilmilitary dictatorship in the period 2017-2022. To this end, works available at the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that discuss the interface between (violation of) human rights, civil-military dictatorship and education were selected. The state-of-the-art research allowed raising and discussing the latest academic productions in the area, as well as identifying gaps to be explored. Thirteen works were selected, from which their particularities were discussed, including the different nomenclatures used by the studies to refer to the period from 1964 to 1985, the meanings attributed to the violation of human rights and its relationship with education. The results showed the presence of discussion in different areas of knowledge but, at the same time, low academic production in the field of education on the subject studied.<hr/>Resumen El período de 1964 a 1985, en Brasil, se caracteriza por la ruptura de las instituciones del país, con la instalación de una dictadura cívico-militar que perpetró graves violaciones a los derechos humanos, con la supresión de los derechos civiles y políticos y el uso de la violencia estatal. La comunidad académica, en este contexto, se vio afectada por estas acciones represivas. Este artículo, por lo tanto, tiene como objetivo analizar las tesis y disertaciones que discuten la violación de los derechos humanos de los profesores universitarios durante la dictadura cívico-militar en el período 2017-2022. Para ello, fueron seleccionados trabajos disponibles en el Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) que discutan la interfaz entre (violación de) derechos humanos, dictadura cívico-militar y educación. La investigación de punta permitió levantar y discutir las últimas producciones académicas en el área, así como identificar vacíos a ser explorados. Se seleccionaron trece obras, de las cuales se discutieron sus particularidades, incluyendo las diferentes nomenclaturas utilizadas por los estudios para referirse al período de 1964 a 1985, los significados atribuidos a la violación de los derechos humanos y su relación con la educación. Los resultados mostraron la presencia de discusión en diferentes áreas del conocimiento pero, al mismo tiempo, baja producción académica en el campo de la educación sobre el tema estudiado. <![CDATA[MOTIVATION IN THE LEARNING PROCESS AND ITS RELATIONSHIP WITH GAMIFIED ACTIVITIES - AN EPISTEMOLOGICAL ANALYSIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200110&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A motivação é um fator importante da vida humana e muito significante no processo de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento do pensamento filosófico que incluía as visões de homem e das concepções de determinação dos comportamentos, variados compêndios sobre motivação foram escritos. Muitos teóricos da aprendizagem estudaram ou evidenciaram o papel das variáveis motivacionais na aprendizagem ou na memória. É sob essa perspectiva que o conceito de motivação será tratado neste trabalho, refletindo sobre os enfoques de como a motivação em contexto de ensino e aprendizagem foi caracterizada ao longo dos tempos e historicizar a relação da motivação histórica com a gamificação como estratégia de ensino. As reflexões levantadas neste trabalho apontam que dentre os modelos epistemológicos e pedagógicos o construtivismo e a pedagogia relacional se destacam por favorecer a interação entre o sujeito e o meio. A gamificação segue o modelo epistemológico construtivista no qual o conhecimento não é apenas transmitido e se sustenta na pedagogia relacional valorizando a associação das motivações intrínseca e extrínsecas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho pode auxiliar o desenvolvimento de pesquisas sobre gamificação no âmbito educacional visando a efetivação do conhecimento unindo pressupostos cognitivistas aliado ao uso de recompensas.<hr/>Abstract Motivation is an important factor in human life and very significant in the learning process. Along the development of the philosophical thought that included the visions of man and the conceptions of behavior determination, several compendiums on motivation were written. Many learning theorists have studied or highlighted the role of motivational variables in learning or memory. It is from this perspective that the concept of motivation will be treated in this work, reflecting on the approaches of how motivation in the context of teaching and learning has been characterized over time and to historicize the relationship between historical motivation and gamification as a teaching strategy. The reflections raised in this work point out that among the epistemological and pedagogical models, constructivism and relational pedagogy stand out for favoring the interaction between the subject and the environment. Gamification follows the constructivist epistemological model in which knowledge is not just transmitted and is based on relational pedagogy, valuing the association of intrinsic and extrinsic motivations in the teaching-learning process. Consequently, this work can help the development of research on gamification in the educational field, aiming at the realization of knowledge by joining cognitive assumptions together with the use of rewards.<hr/>Resumen La motivación es un factor importante en la vida humana y muy significativo en el proceso de aprendizaje. A lo largo del desarrollo del pensamiento filosófico que incluyó las visiones del hombre y las concepciones de la determinación de la conducta, se escribieron varios compendios sobre la motivación. Muchos teóricos del aprendizaje han estudiado o resaltado el papel de las variables motivacionales en el aprendizaje o la memoria. Es desde esta perspectiva que se tratará el concepto de motivación en este trabajo, reflexionando sobre los enfoques de cómo se ha caracterizado a lo largo del tiempo la motivación en el contexto de la enseñanza y el aprendizaje y para historizar la relación entre la motivación histórica y la gamificación como estrategia didáctica. Las reflexiones planteadas en este trabajo señalan que entre los modelos epistemológico y pedagógico se destacan el constructivismo y la pedagogía relacional por favorecer la interacción entre el sujeto y el entorno. La gamificación sigue el modelo epistemológico constructivista en el que el conocimiento no solo se transmite y se basa en la pedagogía relacional, valorando la asociación de motivaciones intrínsecas y extrínsecas en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Este trabajo puede ayudar al desarrollo de investigaciones sobre gamificación en el campo educativo, con el objetivo de la realización del conocimiento mediante la unión de supuestos cognitivos combinados con el uso de recompensas. <![CDATA[TEACHING THROUGH RESEARCH AND DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: PERCEPTIONS OF TEACHERS AT THE FEDERAL INSTITUTE OF MARANHÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ensino pela pesquisa se efetiva a partir da participação equilibrada entre trabalho individual e coletivo, no qual o docente analisa as condições de criação e de desenvolvimento de uma prática pedagógica que estimule a participação contínua do aluno, entendido como sujeito, que traz consigo, além das suas vivências, diferentes tipos e níveis de competências. O ensino pela pesquisa refere-se também à possibilidade de libertar o pensamento em relação aos regimes de verdade sobre o mundo, para mobilizar desarranjos e fazer emergir um espaço para a produção de conhecimentos mais autorais, considerando o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino. O tema desdobra-se no seguinte problema de pesquisa: como as TDIC, aliadas ao ensino pela pesquisa, podem auxiliar no planejamento e na realização de práticas pedagógicas? Como objetivo geral, definiu-se analisar possibilidades e limites da integração das TDIC ao ensino pela pesquisa, em práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Maranhão. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: 1) analisar o modo como os docentes do IFMA fazem uso das TDIC em suas práticas pedagógicas; 2) identificar, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, elementos da relação com o ensino pela pesquisa e o uso das TDIC; 3) propor formas de integração entre as TDIC e o ensino pela pesquisa nas práticas pedagógicas dos docentes. A investigação se deu com 31 docentes efetivos dos Institutos Federais do Maranhão, campi Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: questionário e grupo focal, sendo os dados discutidos com base na análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ensino pela pesquisa requer participação ativa de professores e estudantes, para a imersão no horizonte da investigação científica a que se propõe adentrar, a partir do reconhecimento da relação entre pesquisa e ensino.<hr/>Abstract Teaching through research is a proposition based on balanced participation between individual and collective work, in which the teacher analyzes the conditions for creating and developing a pedagogical practice that encourages the continuous participation of the student, understood as a subject, who , when entering the school, brings with it, in addition to their experiences, different types and levels of competence. Teaching through research also refers to the possibility of freeing thought in relation to the regimes of truth about the world, to mobilize disarrangements and bring about a space for the production of more authorial knowledge, considering the use of digital information and communication technologies in the field. teaching. The theme unfolds in the following research problem: how can DICT, combined with teaching through research, help in the planning and implementation of pedagogical practices? As a general objective, it was defined to analyze possibilities and limits of the integration of TDIC to teaching through research, in pedagogical practices, at the Federal Institute of Maranhão. As for the specific objectives, it is intended: 1) to analyze how IFMA professors make use of TDIC in their pedagogical practices; 2) identify, in the pedagogical practices developed by the professors, elements of the relationship with teaching through research and the use of DICT; 3) propose forms of integration between TDIC and teaching through research in teachers' pedagogical practices. The investigation took place with 31 effective professors from the Federal Institutes of Maranhão, Maracanã campuses, Historic Center and Monte Castelo. Data were collected through the following instruments: questionnaire and application of a focus group, with data being discussed based on discursive textual analysis, as an investigative posture for the interpretation of phenomena and the identification of meanings produced by teachers on the subject. The results showed that research as a dialogue with reality requires active participation for immersion in the horizon of scientific investigation, based on the recognition of the relationship between research and teaching.<hr/>Resumen La enseñanza a través de la investigación es una propuesta basada en la participación equilibrada entre el trabajo individual y colectivo, en la que el docente analiza las condiciones para crear y desarrollar una práctica pedagógica que propicie la participación continua del estudiante, entendido como sujeto, que al ingresar a la escuela , trae consigo, además de sus experiencias, diferentes tipos y niveles de competencia. Enseñar a través de la investigación también se refiere a la posibilidad de liberar el pensamiento en relación a los regímenes de verdad sobre el mundo, movilizar los desajustes y propiciar un espacio para la producción de saberes más autorales, considerando el uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación en el campo enseñanza El tema se desarrolla en el siguiente problema de investigación: ¿cómo la DICT, combinada con la enseñanza a través de la investigación, puede ayudar en la planificación e implementación de prácticas pedagógicas? Como objetivo general, se definió analizar las posibilidades y los límites de la integración de TDIC a la enseñanza a través de la investigación, en las prácticas pedagógicas, en el Instituto Federal de Maranhão. En cuanto a los objetivos específicos, se pretende: 1) analizar cómo los profesores de IFMA hacen uso de TDIC en sus prácticas pedagógicas; 2) identificar, en las prácticas pedagógicas desarrolladas por los profesores, elementos de la relación con la docencia a través de la investigación y el uso de las TIC; 3) proponer formas de integración entre TDIC y docencia a través de la investigación en las prácticas pedagógicas de los docentes. La investigación se realizó con 31 profesores efectivos de los Institutos Federales de Maranhão, campus de Maracaná, Centro Histórico y Monte Castelo. Los datos fueron recolectados a través de los siguientes instrumentos: cuestionario y aplicación de un grupo focal, siendo discutidos los datos a partir del análisis textual discursivo, como postura investigativa para la interpretación de los fenómenos y la identificación de significados producidos por los docentes sobre el tema. Los resultados mostraron que la investigación como diálogo con la realidad requiere de una participación activa para la inmersión en el horizonte de la investigación científica, a partir del reconocimiento de la relación entre investigación y docencia. <![CDATA[THE DIFFERENT FACES OF PEDAGOGICAL POLTICAL PROJECT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200112&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objeto deste artigo é o projeto político pedagógico. O problema de pesquisa é analisar as diferentes expressões dos “modelos” de projetos na escola. O objetivo é conceituar projeto em suas diversas faces, analisando seus “modelos” encontrados na escola. A abordagem da investigação é bibliográfica e analisada com base no pensamento de teóricos que refletiram sobre os “modelos” de projetos político pedagógicos. A pesquisa apoia-se no método materialismo histórico-dialético para compreender o objeto, perceber a dinâmica entre os “modelos” de projetos e a refuta por explicações completas. Investigou-se o vocábulo projeto e suas interpretações. Os “modelos” inovam as práticas docentes, proporcionam estratégias concretas à autonomia da gestão e fundamentam-se em ações decididas pelas pessoas. Caso inexista tais possibilidades, as práticas docentes são conduzidas ao trabalho tradicional com ações irreais, impraticáveis, de participação negociada entre os profissionais. O “modelo” democrático prescrito na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, promove a participação, a autonomia e representa recurso para transformar a sociedade. A proposta proporciona conhecimento, qualidade e mudanças para emancipar as pessoas pela educação.<hr/>Abstract The object of this article is pedagogical political project. The problem of research is to analyze the different expressions of the school projects “models”. The aim is conceptualize project in its diferent faces, analyzing its “models” found in the school. The approach of the investigation is bibliographical and analysed based on theorists thinking, that about political-pedagogical projects “models” reflected. The research is based on historical-dialectical materialism method to understand the object, to perceive the dynamics between the “models” of projects and to refute it through complete explanations. The word project and its interpretations were investigated. The “models” innovate teaching practices, provide concrete strategies for management autonomy and are based on actions decided by people. Case such don't exist possibilities, teaching practices are led to traditional work with unrealistic, impractical actions, of negotiated participation between professionals. The democratic “model” established in Lei de Diretrizes e Bases de 1996, promotes participation, autonomy and represents resource to transform the society. The proposal provides knowledge, quality and changes to emancipate people through education.<hr/>Resumen El objeto de este artículo es el proyecto político pedagógico. El problema de investigación es analizar las diferentes expresiones de “modelos” de proyecto en la escuela. El objetivo es conceptualizar el proyecto en sus diferentes facetas, analizando sus “modelos” encontrados en la escuela. El enfoque de la investigación es bibliográfico y analizado a partir del pensamiento de teóricos que reflexionaron sobre los “modelos” de proyectos políticos pedagógicos. La investigación se basa en el método del materialismo histórico-dialéctico para comprender el objeto, percibir la dinámica entre los “modelos” de los proyectos y refutarla a través de explicaciones completas. Se investigó la palabra proyecto y sus interpretaciones. Los “modelos” innovan las prácticas docentes, aportan estrategias concretas para la autonomía de gestión y se basan en acciones decididas por las personas. Si tales posibilidades no existen, las prácticas docentes son conducidas al trabajo tradicional con acciones irreales, poco prácticas, con participación negociada entre profesionales. El “modelo” democrático prescrito en la Lei de Diretrizes e Bases de 1996, promueve la participación, la autonomía y representa un recurso para la transformación de la sociedad. La propuesta aporta conocimiento, calidad y cambios para emancipar a las personas a través de la educación. <![CDATA[ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PRACTICES WITH DIGITAL TECHNOLOGIES: A LOOK AT THE EXPERIENCE OF THE EDUTEC SPECIALIZATION COURSE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No contexto da cultura digital e com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as práticas pedagógicas têm tomado novos rumos, com possibilidades diversas e inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, são várias as opções de ferramentas, softwares e produtos, com diferentes funcionalidades, que têm o potencial para auxiliar nas práticas educacionais. Entretanto, para que esses recursos tecnológicos possam ser utilizados de maneira crítica, intencional e qualificada é necessária uma formação de professores que se adeque às expectativas e necessidades da nova geração de aprendizes. Nesse contexto, ressalta-se os cursos de especialização para formação continuada, em especial o curso de Educação e Tecnologias (EduTec), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na modalidade a distância. O presente artigo tem como objetivo, portanto, compartilhar as experiências do componente curricular oferecido no curso, denominado de “Práticas pedagógicas com tecnologias digitais”, destacando os desafios da flexibilidade pedagógica e o embate envolvendo políticas públicas. Além disso, discute os dados de um formulário aplicado para 499 estudantes do curso EduTec, indicando ao final um conjunto de tecnologias digitais e sugestões de práticas pedagógicas que podem ser aplicadas no âmbito educacional.<hr/>Abstract In the context of digital culture and with the advent of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), pedagogical practices have taken new directions, with diverse and innovative possibilities for the teaching-learning process. Currently, there are several options for tools, software and products, with different functionalities, that have the potential to assist in educational practices. However, so that these technological resources can be used in a critical, intentional and qualified way, teacher training is necessary that fits the expectations and needs of the new generation of learners. In this context, specialization courses for continuing education stand out, especially the Education and Technologies course (EduTec), offered by the Federal University of São Carlos (UFSCar), in the distance modality. This article aims, therefore, to share the experiences of the curricular component offered in the course, called “Pedagogical practices with digital technologies”, highlighting the challenges of pedagogical flexibility and the clash involving public policies. In addition, it discusses data from a form applied to 499 students of the EduTec course, indicating at the end a set of digital technologies and suggestions for pedagogical practices that can be applied in the educational field.<hr/>Resumen En el contexto de la cultura digital y con el advenimiento de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC), las prácticas pedagógicas han tomado nuevos rumbos, con diversas e innovadoras posibilidades para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Actualmente, existen varias opciones de herramientas, software y productos, con diferentes funcionalidades, que tienen el potencial de ayudar en las prácticas educativas. Sin embargo, para que estos recursos tecnológicos puedan ser utilizados de manera crítica, intencional y calificada, es necesaria una formación docente que se ajuste a las expectativas y necesidades de las nuevas generaciones de educandos. En ese contexto, se destacan los cursos de especialización para la educación continua, en especial el curso de Educación y Tecnologías (EduTec), ofrecido por la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), en la modalidad a distancia. Este artículo tiene como objetivo, por lo tanto, compartir las experiencias del componente curricular ofrecido en el curso, denominado “Prácticas pedagógicas con tecnologías digitales”, destacando los desafíos de la flexibilidad pedagógica y el choque que implican las políticas públicas. Además, discute datos de un formulario aplicado a 499 alumnos del curso EduTec, indicando al final un conjunto de tecnologías digitales y sugerencias de prácticas pedagógicas que pueden ser aplicadas en el campo educativo. <![CDATA[STEAM, PROJECTS AND COMPUTATIONAL THINKING IN THE FIRST YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: CONTRIBUTIONS TO A DISRUPTIVE EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “A Abordagem STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos: O Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, vinculada ao Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE). Neste texto, o objetivo foi evidenciar como a abordagem STEAM e a ABP articuladas ao Pensamento Computacional podem oportunizar práticas pedagógicas que contribuem para a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação adotou abordagem qualitativa e se desenvolveu como uma pesquisa-intervenção. O universo de investigação foi uma instituição escolar de cunho confessional e privada de Educação Básica, da Zona Norte de São Paulo, que possui aproximadamente 780 alunos matriculados, desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Os participantes desta pesquisa foram 48 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental entre 8 e 9 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário e a observação participante. Os principais resultados evidenciaram que a abordagem STEAM articulada à ABP e ao desenvolvimento do Pensamento Computacional propiciam a possibilidade de experienciar projetos, buscando soluções que transcendem a sala de aula e a escola, proporcionando novos caminhos para uma educação disruptiva e criativa, favorecendo ainda a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.<hr/>Abstract This article is an excerpt from a dissertation entitled “The STEAM Approach and Project-Based Learning: The Development of Computational Thinking in the Early Years of Elementary School”, a part of the Master's Program in Management and Educational Practices at Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE). In this text, the objective was to show how the STEAM approach and the PBL articulated with Computational Thinking can provide pedagogical practices that contribute to the re-signification of learning in the early years of Elementary School. The research adopted a qualitative approach and was developed as an interventional study. The research object was a confessional and private school institution of Basic Education, in the North Zone of São Paulo, which has approximately 780 students enrolled, from Kindergarten to the 3rd grade of High School. A total of 48 students of the 3rd year of Elementary School between 8 and 9 years old took part in this research. The data collection instruments were as following: the questionnaire and participant observation. The main results showed that the STEAM approach articulated with the ABP and the development of Computational Thinking, provide the possibility of experiencing projects, seeking solutions that are not limited to the classroom and the school, providing new paths for a disruptive and creative education, also favoring the re-signification of learning in the early years of elementary school.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto de la disertación titulada “El Enfoque STEAM y el Aprendizaje Basado en Proyectos: El Desarrollo del Pensamiento Computacional en los Primeros Años de la Enseñanza Básica”, vinculada al Programa de Maestría en Gestión y Prácticas Educativas de la Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE). En este texto, el objetivo fue mostrar cómo el enfoque STEAM y el PBL articulado con el Pensamiento Computacional pueden brindar prácticas pedagógicas que contribuyan a la resignificación de los aprendizajes en los primeros años de la Enseñanza Fundamental. La investigación adoptó un enfoque cualitativo y se desarrolló como una investigación de intervención. El universo de la investigación fue una institución escolar confesional y privada de Educación Básica, en la Zona Norte de São Paulo, que tiene aproximadamente 780 alumnos matriculados desde el jardín de infancia hasta el 3º grado de la Enseñanza Media. Los participantes de esta investigación fueron 48 estudiantes del 3° año de la Enseñanza Fundamental entre 8 y 9 años. Los instrumentos de recolección de datos fueron: el cuestionario y la observación participante. Los principales resultados mostraron que el enfoque STEAM articulado con el ABP y el desarrollo del Pensamiento Computacional, brindan la posibilidad de vivenciar proyectos, buscando soluciones que trascienden el aula y la escuela, brindando nuevos caminos para una educación disruptiva y creativa, favoreciendo también la re-significación del aprendizaje en los primeros años de la escuela primaria. <![CDATA[POTENTIALS AND LIMITATIONS OF THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE CONTEXT OF THE HEALTH EMERGENCY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise das potencialidades e limitações oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no campo educacional, especificamente no contexto da pandemia causada pelo vírus SARS-COV2. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa com abordagem documental, que permitiu reunir e analisar uma série de documentos relevantes sobre o uso da tecnologia em situações de contingência como substitutos dos ambientes tradicionais de aprendizagem. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a pandemia gerou uma oportunidade para repensar os sistemas educacionais, enfatizando a importância do uso das TIC no campo educacional. Torna-se evidente a necessidade de projetar e redesenhar estratégias que possibilitem a integração efetiva do uso das TIC nas salas de aula, reestruturando os processos de ensino e aprendizagem para garantir uma educação de qualidade. Destaca-se que as TIC têm demonstrado sua capacidade de fornecer soluções inovadoras no campo educacional, permitindo a continuidade do processo de ensino-aprendizagem durante situações de emergência, como a atual pandemia. No entanto, também são reconhecidas certas limitações e desafios que precisam ser abordados, como a lacuna digital e a necessidade de formação docente no uso dessas ferramentas tecnológicas.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the potentials and limitations offered by Information and Communication Technologies (ICT) in the educational field, specifically in the context of the pandemic caused by the SARS-COV2 virus. A qualitative research methodology with a documentary approach was employed to gather and analyze a series of relevant documents regarding the use of technology in contingency scenarios as substitutes for traditional learning environments. Based on the obtained results, it can be concluded that the pandemic has created an opportunity to rethink educational systems, mphasizeng the importance of ICT in the educational field. The need to design and redesign strategies that effectively integrate the use of ICT in classrooms, restructuring teaching and learning processes to ensure quality education, becomes evident. It is worth highlighting that ICT has demonstrated its ability to provide innovative solutions in the educational domain, enabling the continuity of the teaching and learning process during emergency situations such as the current pandemic. However, certain limitations and challenges must be addressed, such as the digital divide and the need for teacher training in the use of these technological tools.<hr/>Resumen El presente trabajo tiene como objetivo realizar un análisis de las potencialidades y limitaciones que ofrecen las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en el ámbito educativo, específicamente en el contexto de la pandemia ocasionada por el virus SARS-COV2. Para ello, se empleó una metodología de investigación cualitativa y de enfoque documental, que permitió recopilar y analizar una serie de documentos relevantes sobre el uso de la tecnología en escenarios de contingencia como sustitutos de los ambientes tradicionales de prendízaje. A partir de los resultados obtenidos, se puede concluir que la pandemia ha generado una oportunidad para replantear los sistemas educativos, poniendo énfasis en la importancia del uso de las TIC en el ámbito educativo. Se hace evidente la necesidad de diseñar y rediseñar estrategias que permitan integrar de manera efectiva el uso de las TIC en las aulas, reestructurando los procesos de enseñanza y aprendizaje con el fin de garantizar una educación de calidad. Se destaca que las TIC han demostrado su capacidad para brindar soluciones innovadoras en el ámbito educativo, permitiendo la continuidad del proceso de enseñanza-aprendizaje durante situaciones de emergencia como la actual pandemia. Sin embargo, también se reconocen ciertas limitaciones y desafíos que deben ser abordados, como la brecha digital y la necesidad de formación docente en el manejo de estas herramientas tecnológicas. <![CDATA[PEDAGOGICAL APPROACHES IN THE ONLINE TRAINING OF BASIC EDUCATION PROFESSIONALS TO FAVOR INCLUSION: A SCOPING REVIEW]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo visa a compreender as evidências e as lacunas das abordagens pedagógicas e metodológicas das formações on-line de professores para a inclusão escolar de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) e o atendimento das políticas nacionais. O protocolo do Instituto Joanna Briggs (JBI) foi utilizado para realizar uma revisão de escopo dos artigos publicados entre 2019 e maio de 2023. As buscas foram realizadas em três bases de dados digitais (sendo duas nacionais e uma internacional), sendo encontrados 238 artigos. Ao se aplicar os critérios de inclusão e exclusão, apenas três artigos foram selecionados para análise a partir de questões explicitadas no texto. Fizeram parte da análise os indícios relacionados à abordagem metodológica, aos resultados e às recomendações para os processos formativos. Os resultados demonstraram que apenas um artigo indica claramente a abordagem utilizada na formação dos professores, mas os três apontam o trabalho colaborativo entre professores da sala de aula comum e especializados como fundamental para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva no contexto escolar. A avaliação de todas as etapas do processo formativo, desde a sua concepção até o acompanhamento dos egressos, é apontada como relevante para fundamentar o processo reflexivo tanto da equipe envolvida, quanto dos professores em formação.<hr/>Abstract This study aims to understand the evidence and gaps in pedagogical and methodological approaches in online teacher training for the inclusive education of Students with Special Educational Needs (SEN) and compliance with national policies. The protocol of the Joanna Briggs Institute (JBI) was used to conduct a scoping review on articles published between 2019 and May 2023. Three electronic databases, including two national and one international, were searched. A total of 238 articles were identified. Applying the inclusion and exclusion criteria, only three articles were selected for analysis based on the explicit questions stated in the text. The analysis included evidence related to the methodological approach, the results, and recommendations for training processes. The results revealed that only one article clearly indicates the approach used in teacher training, but all three highlight the collaborative work between mainstream classroom teachers and specialized teachers as crucial for the development of an inclusive culture in the school context. The evaluation of all stages of the teacher training process, from its conception to the follow-up of graduates, is considered relevant to underpin the reflexive process of both the involved team and the teachers in training.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo comprender la evidencia y las brechas de los enfoques pedagógicos y metodológicos de la formación docente en línea para la inclusión escolar de los estudiantes con discapacidades, para cumplir con las políticas nacionales. Se realizó una revisión del alcance de los artículos publicados entre 2019 y mayo de 2023, siguiendo el protocolo del Instituto Joanna Briggs (JBI). Las búsquedas se realizaron en las siguientes bases de datos: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Centro de Información de Recursos Educativos (ERIC) y Biblioteca Electrónica Científica en Línea (SciELO). Se encontraron un total de 238 artículos, al aplicar los criterios de inclusión y exclusión, resultó en solo 3 artículos para análisis basados en los temas abordados. La evidencia relacionada con el enfoque metodológico, los resultados y las recomendaciones para los procesos de capacitación fueron parte del análisis. Como resultado, solo un artículo explica claramente el enfoque utilizado en la capacitación, pero los tres señalan el trabajo colaborativo entre maestros de clases comunes y especializados como fundamental para el desarrollo de una cultura inclusiva en el contexto escolar. La evaluación de todas las etapas del proceso de formación, desde su concepción hasta el seguimiento de los graduados, se señala como relevante para apoyar el proceso reflexivo, tanto del equipo involucrado, como de los maestros en formación. <![CDATA[TECHNOLOGY IN THE CURRICULUM OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN BRAZIL: ANALYSIS OF LEGAL DOCUMENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo desta pesquisa é identificar, em documentos legais brasileiros e pesquisas, propostas para a inserção das tecnologias na educação infantil. Além de uma revisão de literatura, este estudo codificou e categorizou documentos legais que incluem orientações curriculares para a educação infantil. Os resultados apontaram uma lacuna na literatura sobre o tema. Documentos elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo incluem mais orientações para a incorporação de tecnologias na educação infantil do que documentos federais. As crianças nascem e vivem, hoje, imersas em tecnologias digitais. Entretanto, essas tecnologias são ainda pouco utilizadas nos ambientes escolares. Há uma resistência em relação à utilização de tecnologias com crianças, faltam recursos para garantir infraestrutura adequada e falta formação continuada de educadores e formuladores de políticas. Diversos documentos analisados apresentam uma visão crítica sobre a incorporação dessas tecnologias à educação infantil, incluindo a preocupação com o tempo de exposição a telas, a submissão à lógica do mercado e ao capitalismo de vigilância, segurança e proteção de dados, propondo a elaboração de um conceito de cidadania digital. Há uma divergência nos documentos em relação ao potencial das tecnologias para reduzir ou ampliar o fosso digital. Trabalhos futuros podem incluir outros documentos para enriquecer a análise.<hr/>Abstract The purpose of this research is to identify, in Brazilian legal documents and research, proposals for the use of technology in early childhood education. In addition to a literature review, this study codified and categorized legal documents that include curriculum guidelines for early childhood education. The results pointed to a gap in the literature on the subject. Documents prepared by the Municipal Secretary of Education of São Paulo include more guidelines for incorporating technologies in early childhood education than federal documents. Children are born and live today immersed in digital technologies. However, these technologies are still little used in school environments. There is resistance to using technologies with children, a lack of resources to ensure adequate infrastructure, and a lack of continuing education of educators and policymakers. Several documents analyzed present a critical view on the incorporation of these technologies into early childhood education, including the concern with the time of exposure to screens, the submission to the logic of the market and the capitalism of surveillance, security and data protection, through the elaboration of a concept of digital citizenship. There is a divergence in the documents regarding the potential of technologies to reduce or widen the digital divide. Future work may include other documents to enrich the analysis.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación es identificar, en documentos legales brasileños y pesquisas, propuestas para la inserción de tecnologías en la educación de la primera infancia. Además de una revisión de la literatura, este estudio codificó y categorizó documentos legales que incluyen pautas curriculares para la educación de la primera infancia. Los resultados apuntaron a una brecha en la literatura sobre el tema. Los documentos preparados por la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo incluyen más directrices para la incorporación de tecnologías en la educación de la primera infancia que documentos federales. Los niños nacen y viven hoy inmersos en las tecnologías digitales. Sin embargo, estas tecnologías todavía son poco utilizadas en entornos escolares. Hay resistencia al uso de tecnologías con los niños, falta de recursos para garantizar una infraestructura adecuada y falta de educación continua de educadores y formuladores de políticas. Diversos documentos analizados presentan una visión crítica sobre la incorporación de estas tecnologías en la educación infantil, incluyendo la preocupación por el tiempo de exposición a las pantallas, la sumisión a la lógica del mercado y el capitalismo de vigilancia, seguridad y protección de datos, a través de la elaboración de un concepto de ciudadanía digital. Existe una divergencia en los documentos con respecto al potencial de las tecnologías para reducir o ampliar la brecha digital. El trabajo futuro puede incluir otros documentos para enriquecer el análisis. <![CDATA[DIGITAL TECHNOLOGIES ASSOCIATED WITH SOCIO-CULTURAL PRAXIS: ANALYSIS OF EDUCATIONAL PRACTICES IN BRAZIL AND PORTUGAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Os ambientes virtuais e as potencialidades das tecnologias digitais trouxeram novos e desafios para a comunidade escolar. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber novos cenários de aprendizagem com recurso às tecnologias digitais e aos ambientes virtuais. Considerando estudos realizados no Brasil e em Portugal, esta investigação analisa práticas educativas elaboradas e implementadas em contextos educacionais que envolvem estes ambientes virtuais e tecnologias digitais associadas a práxis sociocultural a partir dos conceitos de desencapsulação do currículo, atividades sociais como base para o ensino, aprendizagem expansiva e competências profissionais e de vida. A partir de uma abordagem qualitativa, identificámos que as práticas educativas envolvem orientações pedagógicas cujas atividades, em cenários enriquecidos com tecnologias digitais, são realizadas de forma colaborativa e resultam em produtos educacionais que se configuram na própria resolução da atividade. Os resultados sugerem que as práticas educativas analisadas, de fato, envolvem tecnologias digitais associadas à práxis sociocultural uma vez que a comunidade de aprendizagem é o foco central na mobilização do trabalho desenvolvido pelos atores humanos e revela os valores que influenciam no agir e as ações pedagógicas são pensadas para serem desenvolvidas de forma integrada e colaborativa, procurando a criação e o desenvolvimento de comunidades de prática.<hr/>Abstract Virtual environments and the potential of digital technologies have brought new and challenging issues to the school community. One of the main challenges is the need to design new learning scenarios using digital technologies and virtual environments. Considering studies carried out in Brazil and Portugal, this investigation analyzes educational practices designed and implemented in school contexts that involve these virtual environments and digital technologies associated with sociocultural praxis based on the concepts of curriculum de-encapsulation, social activities as a basis for teaching, expansive learning and professional and life skills. From a qualitative approach, we identified that the educational practices involve pedagogical guidelines whose activities, in scenarios enriched with digital technologies, are carried out collaboratively and result in educational products that are configured in the very resolution of the activity. The results suggest that the educational practices analysed, in fact, involve digital technologies associated with sociocultural praxis since the learning community is the central focus in mobilising the work developed by human actors and reveals the values that influence acting and the pedagogical actions are thought to be developed in an integrated and collaborative way, seeking the creation and development of communities of practice.<hr/>Resumen Los entornos virtuales y el potencial de las tecnologías digitales han planteado nuevos retos a la comunidad escolar. Uno de los principales retos es la necesidad de diseñar nuevos escenarios de aprendizaje utilizando tecnologías digitales y entornos virtuales. Considerando estudios realizados en Brasil y Portugal, esta investigación analiza las prácticas educativas diseñadas e implementadas en contextos educativos que involucran estos ambientes virtuales y tecnologías digitales asociadas a la praxis sociocultural a partir de los conceptos de descapsulación del currículo, actividades sociales como base de la enseñanza, aprendizaje expansivo y competencias profesionales y para la vida. A partir de un abordaje cualitativo, identificamos que las prácticas educativas involucran orientaciones pedagógicas cuyas actividades, en escenarios enriquecidos con tecnologías digitales, se realizan colaborativamente y resultan en productos educativos que se configuran en la resolución de la propia actividad. Los resultados sugieren que las prácticas educativas analizadas, de hecho, involucran tecnologías digitales asociadas a la praxis sociocultural, ya que la comunidad de aprendizaje es el foco central en la movilización del trabajo desarrollado por los actores humanos y revela los valores que influyen en la actuación y las acciones pedagógicas son pensadas para ser desarrolladas de forma integrada y colaborativa, buscando la creación y el desarrollo de comunidades de práctica. <![CDATA[COLLABORATIVE PRACTICES IN WIKIPEDIA: INTERNATIONALIZATION AND INTERCULTURALITY IN CHEMISTRY TEACHING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As práticas colaborativas de escrita (PCE) na Wikipédia ocorrem de maneira orgânica pelos wikipedistas de forma a abastecer de conteúdos os verbetes. Nesse estudo, objetivou-se apresentar por meio de um estudo de caso, como um verbete na Wikipedia, tendo como base a PCE, pode ser compreendido como um recurso educacional aberto para práticas de internacionalização e interculturalidade, em relação ao conhecimento científico no Ensino Superior para o Ensino de Química. A metodologia adotada para esta pesquisa foi o estudo de caso de acordo com as propostas de Ludke e André (1986) e, para a escolha do verbete foram adaptados os critérios pré-estabelecidos por Bolsarin (2017), adotando o verbete “átomo” para análise de recortes de trechos da página da Wikipédia que apresentavam indícios de conteúdos que sinalizassem, por meio das PCE, ações da promoção de internacionalização e interculturalidade. Esse estudo de caso, demonstrou que a Wikipédia pode atuar como uma ferramenta online a ser utilizada intencionalmente como uma estratégia didática e colaborativa de escrita por professores que visem proporcionar experiências de internacionalização e interculturalidade na sala de aula, em relação ao conhecimento e à divulgação científica, com base nos princípios do conceito de internacionalização em casa.<hr/>Abstract Collaborative writing practices in Wikipedia occur organically by wikipedians in order to provide content the entries. In this study, the objective was to present through a case study, as an entry in Wikipedia, based on the collaborative writing practices, can be understood as an open educational resource for practices of internationalization and interculturality, in relation to scientific knowledge in Higher Education for the Teaching of Chemistry. The methodology adopted for this research was the case study according to the proposals of Ludke and André (1986) and, for the choice of the entry were adapted the criteria pre-established by Bolsarin (2017), adopting the entry "atom" analysis of excerpts from the Wikipedia page that showed evidence of content that signaled, through the collaborative writing practices, actions to promote internationalization and interculturality. This case study demonstrated that Wikipedia can function as an online tool to be used intentionally as a didactic and collaborative writing strategy by teachers aimed at providing experiences of internationalization and interculturality in classrooms, knowledge and scientific dissemination based on the principles of the concept of internationalization at home.<hr/>Resumen Las prácticas colaborativas de escritura (PCE) en Wikipedia, ocurren de manera orgánica por los wikipedistas de forma a abastecer de contenidos a los artículos. En ese estudio, se objetivó presentar por medio de un estudio de caso, como un artículo en Wikipedia, teniendo como base la PCE, puede ser entendido como un recurso educativo abierto para prácticas de internacionalización e interculturalidad, en relación con el conocimiento científico en la Enseñanza Superior para la Enseñanza de Química. La metodología adoptada para esta investigación fue el estudio de caso de acuerdo con las propuestas de Ludke y André (1986) y, para la elección del artículo fueron adaptados los criterios preestablecidos por Bolsarin (2017), adoptando el artículo "átomo" para análisis de recortes de fragmentos de la página de Wikipedia que presentaban indicios de contenidos que señalizaban, por medio de las PCE, acciones de la promoción de internacionalización e interculturalidad. El estudio de caso, demostró que la Wikipedia puede actuar como una herramienta en línea para ser utilizada intencionalmente como una estrategia didáctica y colaborativa de escritura por profesores que pretendan proporcionar experiencias de internacionalización e interculturalidad en el aula, en relación con el conocimiento y la divulgación científica basado en los principios del concepto de internacionalización en casa. <![CDATA[OPEN SCHOOLING FOR DIGITAL EDUCATION WITH SCIENCE AND TECHNOLOGY - REFLECTIONS ON EUROPEAN AND BRAZILIAN PUBLIC POLICY PLANS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Como potencializar projetos e iniciativas em parcerias internacionais na área de educação científica digital? Este estudo examina dois planos atuais de educação digital, o europeu e o brasileiro, identificando diferenças e similaridades destacadas num quadro analítico. A abordagem metodológica baseou-se na análise temática indutiva da literatura cinza, combinada com a análise documental de relatos de práticas educacionais digitais do projeto Europa-Brasil CONNECT de escolarização aberta. Os resultados destacam a relevância de três fatores: 1. oportunidades educacionais científicas digitais com abordagens sócio científicas; 2. ciência e tecnologia participativas tais como design-thinking e inquiry mapping, incluindo ambientes híbridos emergentes com tecnologias das nuvens (gerenciadores) a inteligência artificial (OpenAI - ChatGPT); e 3. parceria locais e globais para propiciar habilidades digitais e científicas rumo a sustentabilidade da vida e do planeta.<hr/>Abstract How to enhance projects and initiatives in international partnerships in the area of digital scientific education? This study examines two current digital education plans, the European and the Brazilian, identifying differences and similarities highlighted in an analytical framework. The methodological approach was based on the inductive thematic analysis of grey literature, combined with the documentary analysis of digital educational practices reports from the Europe-Brazil CONNECT open schooling project. The results highlight the relevance of three factors: 1. digital scientific educational opportunities with socio-scientific approaches; 2. participatory science and technology such as design-thinking and inquiry mapping, including emerging hybrid environments with cloud technologies (managers) to artificial intelligence (OpenAI - ChatGPT); and 3. local and global partnerships to foster digital and scientific skills towards the sustainability of life and the planet.<hr/>Resumen ¿Cómo potenciar proyectos e iniciativas en asociaciones internacionales en el área de la educación científica digital? Este estudio examina dos planes actuales de educación digital, el europeo y el brasileño, identificando diferencias y similitudes destacadas en un marco analítico. El enfoque metodológico se basó en el análisis temático inductivo de la literatura gris, combinado con el análisis documental de los informes de prácticas educativas digitales del proyecto Europa-Brasil CONNECT de escolarización abierta. Los resultados destacan la relevancia de tres factores: 1. oportunidades educativas científicas digitales con enfoques socio-científicos; 2. ciencia y tecnología participativas, como el design-thinking y el mapeo de indagación, incluyendo entornos híbridos emergentes con tecnologías de la nube (gestores) hasta la inteligencia artificial (OpenAI - ChatGPT); y 3. asociaciones locales y globales para fomentar habilidades digitales y científicas hacia la sostenibilidad de la vida y del planeta. <![CDATA[RACHEL BESPALOFF, “DA ILÍADA”, BELO HORIZONTE: EDITORA ÂYINÉ, 2022, 104 PGS.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200600&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Como potencializar projetos e iniciativas em parcerias internacionais na área de educação científica digital? Este estudo examina dois planos atuais de educação digital, o europeu e o brasileiro, identificando diferenças e similaridades destacadas num quadro analítico. A abordagem metodológica baseou-se na análise temática indutiva da literatura cinza, combinada com a análise documental de relatos de práticas educacionais digitais do projeto Europa-Brasil CONNECT de escolarização aberta. Os resultados destacam a relevância de três fatores: 1. oportunidades educacionais científicas digitais com abordagens sócio científicas; 2. ciência e tecnologia participativas tais como design-thinking e inquiry mapping, incluindo ambientes híbridos emergentes com tecnologias das nuvens (gerenciadores) a inteligência artificial (OpenAI - ChatGPT); e 3. parceria locais e globais para propiciar habilidades digitais e científicas rumo a sustentabilidade da vida e do planeta.<hr/>Abstract How to enhance projects and initiatives in international partnerships in the area of digital scientific education? This study examines two current digital education plans, the European and the Brazilian, identifying differences and similarities highlighted in an analytical framework. The methodological approach was based on the inductive thematic analysis of grey literature, combined with the documentary analysis of digital educational practices reports from the Europe-Brazil CONNECT open schooling project. The results highlight the relevance of three factors: 1. digital scientific educational opportunities with socio-scientific approaches; 2. participatory science and technology such as design-thinking and inquiry mapping, including emerging hybrid environments with cloud technologies (managers) to artificial intelligence (OpenAI - ChatGPT); and 3. local and global partnerships to foster digital and scientific skills towards the sustainability of life and the planet.<hr/>Resumen ¿Cómo potenciar proyectos e iniciativas en asociaciones internacionales en el área de la educación científica digital? Este estudio examina dos planes actuales de educación digital, el europeo y el brasileño, identificando diferencias y similitudes destacadas en un marco analítico. El enfoque metodológico se basó en el análisis temático inductivo de la literatura gris, combinado con el análisis documental de los informes de prácticas educativas digitales del proyecto Europa-Brasil CONNECT de escolarización abierta. Los resultados destacan la relevancia de tres factores: 1. oportunidades educativas científicas digitales con enfoques socio-científicos; 2. ciencia y tecnología participativas, como el design-thinking y el mapeo de indagación, incluyendo entornos híbridos emergentes con tecnologías de la nube (gestores) hasta la inteligencia artificial (OpenAI - ChatGPT); y 3. asociaciones locales y globales para fomentar habilidades digitales y científicas hacia la sostenibilidad de la vida y del planeta. <![CDATA[DESAFIANDO A PASSIVIDADE NA EDUCAÇÃO: DESCONSTRUINDO A FORMAÇÃO ESPETACULAR EM UM MUNDO EM CONSTANTE MUDANÇA: CECHINEL, André; MUELLER, Rafael Rodrigo. <em>Formação espetacular!:</em> educação em tempos de Base Nacional Comum Curricular. Salvador: EDUFBA, 2022]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200601&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Como potencializar projetos e iniciativas em parcerias internacionais na área de educação científica digital? Este estudo examina dois planos atuais de educação digital, o europeu e o brasileiro, identificando diferenças e similaridades destacadas num quadro analítico. A abordagem metodológica baseou-se na análise temática indutiva da literatura cinza, combinada com a análise documental de relatos de práticas educacionais digitais do projeto Europa-Brasil CONNECT de escolarização aberta. Os resultados destacam a relevância de três fatores: 1. oportunidades educacionais científicas digitais com abordagens sócio científicas; 2. ciência e tecnologia participativas tais como design-thinking e inquiry mapping, incluindo ambientes híbridos emergentes com tecnologias das nuvens (gerenciadores) a inteligência artificial (OpenAI - ChatGPT); e 3. parceria locais e globais para propiciar habilidades digitais e científicas rumo a sustentabilidade da vida e do planeta.<hr/>Abstract How to enhance projects and initiatives in international partnerships in the area of digital scientific education? This study examines two current digital education plans, the European and the Brazilian, identifying differences and similarities highlighted in an analytical framework. The methodological approach was based on the inductive thematic analysis of grey literature, combined with the documentary analysis of digital educational practices reports from the Europe-Brazil CONNECT open schooling project. The results highlight the relevance of three factors: 1. digital scientific educational opportunities with socio-scientific approaches; 2. participatory science and technology such as design-thinking and inquiry mapping, including emerging hybrid environments with cloud technologies (managers) to artificial intelligence (OpenAI - ChatGPT); and 3. local and global partnerships to foster digital and scientific skills towards the sustainability of life and the planet.<hr/>Resumen ¿Cómo potenciar proyectos e iniciativas en asociaciones internacionales en el área de la educación científica digital? Este estudio examina dos planes actuales de educación digital, el europeo y el brasileño, identificando diferencias y similitudes destacadas en un marco analítico. El enfoque metodológico se basó en el análisis temático inductivo de la literatura gris, combinado con el análisis documental de los informes de prácticas educativas digitales del proyecto Europa-Brasil CONNECT de escolarización abierta. Los resultados destacan la relevancia de tres factores: 1. oportunidades educativas científicas digitales con enfoques socio-científicos; 2. ciencia y tecnología participativas, como el design-thinking y el mapeo de indagación, incluyendo entornos híbridos emergentes con tecnologías de la nube (gestores) hasta la inteligencia artificial (OpenAI - ChatGPT); y 3. asociaciones locales y globales para fomentar habilidades digitales y científicas hacia la sostenibilidad de la vida y del planeta. <![CDATA[CAPACIDADE TRANSFORMADORA DA ORATÓRIA NO DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR-ORADOR: JORGE, Alan de Matos. <em>Oratória para professores</em>: iniciantes e experientes. 2. ed. ver. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020. 164 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000200602&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Como potencializar projetos e iniciativas em parcerias internacionais na área de educação científica digital? Este estudo examina dois planos atuais de educação digital, o europeu e o brasileiro, identificando diferenças e similaridades destacadas num quadro analítico. A abordagem metodológica baseou-se na análise temática indutiva da literatura cinza, combinada com a análise documental de relatos de práticas educacionais digitais do projeto Europa-Brasil CONNECT de escolarização aberta. Os resultados destacam a relevância de três fatores: 1. oportunidades educacionais científicas digitais com abordagens sócio científicas; 2. ciência e tecnologia participativas tais como design-thinking e inquiry mapping, incluindo ambientes híbridos emergentes com tecnologias das nuvens (gerenciadores) a inteligência artificial (OpenAI - ChatGPT); e 3. parceria locais e globais para propiciar habilidades digitais e científicas rumo a sustentabilidade da vida e do planeta.<hr/>Abstract How to enhance projects and initiatives in international partnerships in the area of digital scientific education? This study examines two current digital education plans, the European and the Brazilian, identifying differences and similarities highlighted in an analytical framework. The methodological approach was based on the inductive thematic analysis of grey literature, combined with the documentary analysis of digital educational practices reports from the Europe-Brazil CONNECT open schooling project. The results highlight the relevance of three factors: 1. digital scientific educational opportunities with socio-scientific approaches; 2. participatory science and technology such as design-thinking and inquiry mapping, including emerging hybrid environments with cloud technologies (managers) to artificial intelligence (OpenAI - ChatGPT); and 3. local and global partnerships to foster digital and scientific skills towards the sustainability of life and the planet.<hr/>Resumen ¿Cómo potenciar proyectos e iniciativas en asociaciones internacionales en el área de la educación científica digital? Este estudio examina dos planes actuales de educación digital, el europeo y el brasileño, identificando diferencias y similitudes destacadas en un marco analítico. El enfoque metodológico se basó en el análisis temático inductivo de la literatura gris, combinado con el análisis documental de los informes de prácticas educativas digitales del proyecto Europa-Brasil CONNECT de escolarización abierta. Los resultados destacan la relevancia de tres factores: 1. oportunidades educativas científicas digitales con enfoques socio-científicos; 2. ciencia y tecnología participativas, como el design-thinking y el mapeo de indagación, incluyendo entornos híbridos emergentes con tecnologías de la nube (gestores) hasta la inteligencia artificial (OpenAI - ChatGPT); y 3. asociaciones locales y globales para fomentar habilidades digitales y científicas hacia la sostenibilidad de la vida y del planeta.