Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820230003&lang=pt vol. num. 66 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO PRÁTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é um recorte da dissertação e tese apresentadas ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE), com os temas centrais de educação em saúde na temática de simulação realística na enfermagem. Neste texto, o objetivo foi contextualizar a formação de enfermagem na contemporaneidade, utilizando como método de ensino a simulação realística. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura levando em consideração os temas centrais. Sua estrutura possui introdução com uma breve descrição da profissão enfermagem e suas características, o ensino na enfermagem e a simulação realística. Na segunda parte o desenvolvimento com toda a revisão de literatura conceituando o ensino na saúde, ensino por competências, a enfermagem contemporânea e o uso da metodologia ativa titulada como simulação realística. A conclusão como última estrutura, compreendeu que a enfermagem busca por evolução constante a utilização da tecnologia para aprimoramento e qualificação do ensino e da prestação de serviço em saúde, sendo a simulação o melhor método de ensino para formação, qualificação e aprimoramento e, treinamento.<hr/>Abstract This article is an excerpt from the dissertation and thesis presented to the Master's and Doctorate Program in Education at the Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE), with the central themes of health education in the theme of realistic simulation in nursing. In this text, the objective was to contextualize nursing education in contemporary times, using realistic simulation as a teaching method. The methodology used was a literature review taking into account the central themes. Its structure has an introduction with a brief description of the nursing profession and its characteristics, teaching in nursing and realistic simulation. In the second part, the development with the entire literature review conceptualizing health education, teaching by competences, contemporary nursing and the use of the active methodology titled as realistic simulation. The conclusion, as the last structure, understood that nursing seeks constant evolution in the use of technology for the improvement and qualification of teaching and the provision of health services, with simulation being the best teaching method for education, qualification and improvement, and training.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto de la disertación y tesis presentada en el Programa de Maestría y Doctorado en Educación de la Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE), con los temas centrales de la educación en salud en el tema de la simulación realista en enfermería. En este texto, el objetivo fue contextualizar la educación de enfermería en la época contemporánea, utilizando la simulación realista como método de enseñanza. La metodología utilizada fue una revisión de la literatura teniendo en cuenta los temas centrales. Su estructura cuenta con una introducción con una breve descripción de la profesión de enfermería y sus características, enseñanza en enfermería y simulación realista. En la segunda parte, se desarrolla toda la revisión de la literatura conceptualizando la educación para la salud, la enseñanza por competencias, la enfermería contemporánea y el uso de la metodología activa denominada simulación realista. La conclusión, como última estructura, entendió que la enfermería busca la evolución constante en el uso de la tecnología para el perfeccionamiento y calificación de la enseñanza y la prestación de servicios de salud, siendo la simulación el mejor método de enseñanza para la educación, calificación y perfeccionamiento y formación. <![CDATA[EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo busca discutir sobre a inserção da Educação Física como componente curricular pertencente à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para tanto, utilizou-se uma revisão de literatura com objetivo de avançar na compreensão de uma perspectiva que justifique esse pertencimento a essa área e como esse fato possibilita a aproximação do componente curricular com a Função Social da Escola, com a formação cidadã e com a compreensão das diferenças. Defende que a linguagem, através de seus sistemas de significação, atua como agente regulador e produtor de corpos e identidades, afetando, de forma direta, o trato pedagógico destinado aos conteúdos da Educação Física na Educação Básica, que deve ter como seu objeto de estudo a cultura corporal. Por fim, destaca que esta compreensão do componente curricular permite sua integração a função social da Escola.<hr/>Abstract This article discuss the insertion of Physical Education as a curricular component belonging to the area of Languages, Codes and its Technologies, with the objective of advancing in the understanding of a perspective that justifies this belonging to this area and how this fact allows the approximation of the component curriculum with the Social Function of the School, with citizen training and with the understanding of differences. It argues that language, through its systems of meaning, acts as a regulatory agent and producer of bodies and identities, directly affecting the pedagogical treatment destined to the contents of Physical Education in Basic Education, which must have as its object of study the body culture. Finally, it emphasizes that this understanding of the curricular component allows its integration into the social function of the School.<hr/>Resumen Este artículo busca discutir la inserción de la Educación Física como componente curricular perteneciente al área de Lenguajes, Códigos y sus Tecnologías, con el objetivo de avanzar en la comprensión de una perspectiva que justifica esta pertenencia a esta área y cómo este hecho permite la aproximación del componente curricular con la Función Social de la Escuela, con la formación ciudadana y con la comprensión de las diferencias. Argumenta que el lenguaje, a través de sus sistemas de sentido, actúa como agente regulador y productor de cuerpos e identidades, incidiendo directamente en el tratamiento pedagógico destinado a los contenidos de Educación Física en la Educación Básica, que debe tener como objeto de estudio la cultura del cuerpo. Finalmente, destaca que esta comprensión del componente curricular permite su integración a la función social de la Escuela. <![CDATA[FORMAÇÃO POLICIAL NA ACADEPOL/SC: VESTÍGIOS DA HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo propõe contextualizar, historicamente, a formação policial na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, trazendo para a análise a continuação de uma pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em 2013, sobre as primeiras mulheres policiais em formação e atuação profissional na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina. O texto se dedicou a analisar a história da Escola de Polícia e algumas implicações formativas ao longo dos anos. A construção metodológica se circunscreve como pesquisa qualitativa, utilizando a análise de documentos do acervo da ACADEPOL/SC, oportunizando um entendimento direcionado à Polícia Civil do Estado de Santa Catarina e à compreensão da dinâmica das instituições de segurança pública, bem como entender o processo de formação na atualidade desses profissionais, com base na Matriz Curricular Nacional (MCN). Trata-se também de um estudo bibliográfico, o qual foi construído com base nos escritos de Foucault (2008), Nóvoa (1995, 2019) e Poncioni (2005), além de outros autores. O estudo tem relevância na área de ensino na Segurança Pública, uma vez que a contextualização histórica das instituições de ensino, mais especificamente das instituições que formam profissionais de segurança, contribui para a compreensão e a interpretação dos processos sociais e educacionais construídos e presentes no curso de formação policial.<hr/>Abstract The present article proposes to contextualize, historically, the police training at the Civil Police Academy of Santa Catarina, bringing to analysis the continuation of a master's research defended in the Postgraduate Program in Education of the University of the extreme south of Santa Catarina (UNESC), in 2013, about the first female police officers in training and professional practice at the Civil Police Academy of Santa Catarina. The text was dedicated to analyzing the history of the Police School and some formative implications over the years. The methodological construction is limited to a qualitative research using the analysis of documents from the ACADEPOL/SC collection, providing an understanding directed to the Civil Police of the State of Santa Catarina and the understanding of the dynamics of public security institutions, as well as understanding the process of current training of these professionals, based on the National Curriculum Matrix (MCN). It is also a bibliographic study, which was built based on the writings of Foucault (2008), Nóvoa (1995, 2019) and Poncioni (2005), in addition to other authors. The study is relevant in the area of education in Public Security, since the historical contextualization of educational institutions, more specifically of institutions that train security professionals, contribute to the understanding and interpretation of the social and educational processes built and present in the course of police training.<hr/>Resumen El presente artículo se propone contextualizar, históricamente, la formación policial en la Academia de Policía Civil de Santa Catarina, trayendo para el análisis la continuación de una investigación de maestría defendida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad del extremo sur de Santa Catarina (UNESC), en 2013, sobre las primeras mujeres policías en formación y ejercicio profesional en la Academia de Policía Civil de Santa Catarina. El texto estuvo dedicado a analizar la historia de la Escuela de Policía y algunas implicaciones formativas a lo largo de los años. La construcción metodológica se limita a una investigación cualitativa utilizando el análisis de documentos de la colección ACADEPOL/SC, proporcionando una comprensión dirigida a la Policía Civil del Estado de Santa Catarina y la comprensión de la dinámica de las instituciones de seguridad pública, así como la comprensión el proceso de formación actual de estos profesionales, con base en la Matriz Curricular Nacional (MCN). También es un estudio bibliográfico, que se construyó a partir de los escritos de Foucault (2008), Nóvoa (1995, 2019) y Poncioni (2005), además de otros autores. El estudio es relevante en el área de la educación en Seguridad Pública, ya que la contextualización histórica de las instituciones educativas, más específicamente de las instituciones que forman profesionales de la seguridad, contribuyen a la comprensión e interpretación de los procesos sociales y educativos construidos y presentes en el curso de formación policial. <![CDATA[HÁ ACESSO PARA PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo é fruto da vivência em espaços de Educação Infantil (EI), buscando como objetivo principal analisar, a partir da ótica da categoria gênero, o professor homem. A presença docente masculina na EI é envolvida por dinâmicas de prazer e sofrimento singularizadas, pois contém desconfiança, vinculação a pedofilia, questionamentos e estranhamentos. Os procedimentos teórico-metodológicos foram analisar o acesso e permanência dos homens nesse contexto desafiador. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Pepsic e Indexpsi, com os descritores “educação infantil” or “docência infantil” AND “homem”, “masculinidade”. Resultou-se 116 artigos elegíveis, sendo incluídos 7, “masculinidades” e “gênero”. Os resultados apontam a pluralidade dos motivos e estratégias de enfrentamento, a considerar as masculinidades que, não hegemônicas, permeiam o contexto educacional.<hr/>Abstract The present article is the result of the experience in early childhood education (CE) spaces, seeking as its main objective to analyze, from the perspective of the gender category, the male teacher. The presence of male teachers in CE is involved by singular dynamics of pleasure and suffering, as it contains distrust, links to pedophilia, questioning and strangeness. The theoretical-methodological procedures were to analyze men’s access and permanence in this challenging context. The Scielo, Pepsic and Indexpsi databases were used, with the descriptors “child education” or “child teaching” AND “man”, “masculinity”. It resulted in 116 eligible articles, including 7, “masculinities” and "gender". The results point to the plurality of motives and coping strategies, considering the non-hegemonic masculinities that permeate the educational context.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de vivir en espacios de Educación Infantil (EC), buscando como principal objetivo analizar, desde la perspectiva de la categoría de género, al maestro varón. La presencia docente masculina en la EC está envuelta por dinámicas de placer y sufrimiento singularizadas, pues contiene desconfianza, vínculo con la pederastia, cuestionamiento y extrañeza. Los procedimientos teórico-metodológicos fueron analizar el acceso y la permanencia de los hombres en este contexto desafiante. e utilizaron las bases de datos Scielo, Pepsic e Indexpsi, con los descriptores “educación infantil” o “enseñanza infantil” Y “hombre”, “masculinidad”. Resultó en 116 artículos elegibles, incluidos 7, “masculinidades” y “género”. Los resultados apuntan a la pluralidad de motivos y estrategias de afrontamiento, considerando las masculinidades no hegemónicas que impregnan el contexto educativo. <![CDATA[EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo aborda o fenômeno da evasão em cursos de graduação presencial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no período de 2016 a 2021. Teve como objetivo mapear a produção científica brasileira, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, a fim de verificar as especificidades da evasão feminina. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que busca discutir a relação do papel social feminino em articulação ao fenômeno da evasão. O levantamento de dados ocorreu por meio de buscas em bancos de teses e dissertações. Foram encontradas quatorze pesquisas, entre elas, cinco teses e nove dissertações. Os resultados mostram que a evasão é um problema unânime entre os IFs que aparecem nesse recorte e suas causas são multifatoriais, como, por exemplo: dificuldades de conciliar trabalho e estudo, falta de adaptação no curso, problemas de relacionamento com professores, entre outros. Observa-se que não há aprofundamento das questões relacionadas à evasão feminina nos estudos que têm como centralidade a evasão estudantil. Com relação aos diversos fatores que implicam a evasão, acredita-se que este estudo poderá fornecer subsídios para outras pesquisas e introduzir novas perspectivas acerca do fenômeno e seus desdobramentos, como investimento público e desenvolvimento social. Pretende-se aprofundar a pesquisa trazendo contribuições para o debate, tendo a mulher como foco para futuras investigações no contexto educacional.<hr/>Abstract This is a study on the phenomenon of dropout which happens in presential undergraduate courses at the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs), in the period comprising from 2016 to 2021. It aimed to map Brazilian scientific production, at the Stricto Sensu Graduate Program, in order to verify the specifics of female evasion. It is a clipping of a larger research with a bias which seeks to discuss the relationship of the female social role in articulation with the phenomenon of evasion. Fourteen studies were found, including five theses and nine dissertations. The results show that dropout is a unanimous problem among the FIs present in this clipping and their causes are multifactorial, such as, difficulties in reconciling work and study, lack of adaptation in the course, relationship problems with teachers, among others. It is noted that there is no deepening of issues related to female evasion in studies which focuses on student dropout. In view of the various factors that trigger evasion, it is believed that this study may provide subsidies for other research and introduce new perspectives about the phenomenon and its developments such as public investment and social development.<hr/>Resumen Se trata de un estudio sobre el fenómeno de la evasión en cursos de graduación presenciales en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFs), en el período de 2016 a 2021. Tuvo como objetivo hacer un mapa de la producción científica brasileña, un nivel de posgrado Stricto Sensu, con vistas a verificar como son tratadas las especificidades de la evasión femenina. Es un recorte de un estudio más grande con sesgo que busca debatir la relación del papel social femenino en articulación al fenómeno de la evasión. Se encontraron catorce estudios, entre ellos, cinco tesis y nueve disertaciones. Los resultados muestran que la evasión es un problema unánime entre los IFs que aparecen en ese recorte y sus causas son multifactores, como, por ejemplo: dificultades de conciliación entre trabajo y estudio, falta de adaptación al curso, problemas de relación con profesores, entre otros. Se observa que no hay profundización de las cuestiones relacionadas con la evasión femenina en los estudios que tienen como centralidad a la evasión estudiantil. Frente a varios factores que aumentan la evasión, se cree que este estudio podrá proveer subsidios para otros estudios e introducir nuevas perspectivas acerca del fenómeno y sus desarrollos como inversión pública y progreso social. <![CDATA[REUNIÕES PEDAGÓGICAS SÃO NECESSÁRIAS? OBSERVAÇÕES DA PRÁTICA DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS DISCUSSÕES DA TEORIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho é relatar as ações de uma docente para adequação do espaço físico em uma sala de aula de educação infantil, bem como os decorrentes benefícios que tais alterações causaram. Essas mudanças de ambiente foram feitas após estudos relativos a teorias e documentos oficiais realizados durante reuniões pedagógicas. Mediante a compreensão dos textos e dos documentos, a professora pôde organizar sua rotina de trabalho e promover alterações significativas à dinâmica e à qualidade do ensino ao alterar o espaço físico em suas aulas. Constatamos que as reuniões pedagógicas foram úteis, promovendo alterações significativas ao trabalho docente.<hr/>Abstract The objective of this work is to report the actions of a teacher to adapt the physical space in a kindergarten classroom, as well as the resulting benefits that such changes caused. These changes of environment were made after studies related to theories and official documents carried out during pedagogical meetings. By understanding the texts and documents, the teacher was able to organize her work routine and promote significant changes to the dynamics and quality of teaching by changing the physical space in her classes. We found that the pedagogical meetings were useful, promoting significant changes to the teaching work.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es relatar las acciones de una docente para adecuar el espacio físico en un aula de jardín de infantes, así como los beneficios resultantes que tales cambios provocaron. Estos cambios de ambiente se dieron luego de estudios relacionados con teorías y documentos oficiales realizados durante encuentros pedagógicos. Al comprender los textos y documentos, la docente pudo organizar su rutina de trabajo y promover cambios significativos en la dinámica y calidad de la enseñanza al cambiar el espacio físico en sus clases. Encontramos que los encuentros pedagógicos fueron útiles, promoviendo cambios significativos en el trabajo docente. <![CDATA[PENSAMENTO COMPLEXO, TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NA TRANSPOSIÇÃO DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS AO CONTEXTO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a interface da tríade conceitual pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação em políticas ambientais e sua transposição no contexto escolar. Teoricamente, o estudo está pautado nas contribuições de autores como Morin (2015a, 2015b, 2018, 2019), Nicolescu (2018) e Pineau (2000, 2004) e destaca como iniciativas governamentais a proposta da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Metodologicamente, optou-se pelas pesquisas documental e bibliográfica e pela abordagem qualitativa, sendo utilizados, entre as fontes de pesquisa, documentos governamentais como a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados evidenciam a relevância de se aderir às poucas políticas públicas comprometidas com o meio ambiente disponíveis atualmente e reitera a necessidade de valorizar iniciativas pautadas por conceitos como o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação para sua transposição ao contexto escolar.<hr/>Abstract The purpose of this paper to analyze the interface of the conceptual triad: complex thinking, transdisciplinarity, and eco-formation in environmental policies and their transposition into the school context. Theoretically, the study is based on the contributions by authors such as Morin (2015a, 2015b, 2018, 2019), Nicolescu (2018), and Pineau (2000, 2004) and highlights governmental initiatives such as the proposal made by the Commission on Environment and Quality of Life (COM-VIDA). Methodologically, the choice was to utilize documental search and bibliographical review with a qualitative approach, by utilizing among the research sources, governmental documents such as the Common National Curricular Basis. The results demonstrate the relevance of adhering to the few public policies committed with the environment currently available and reaffirms the necessity of appreciating initiatives guided by concepts such as complex thinking, transdisciplinarity, and eco-formation in order to transpose them into the school context.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la interfaz de la tríada conceptual pensamiento complejo, transdisciplinaridad y ecoformación en las políticas ambientales y su transposición en el contexto escolar. Teóricamente, el estudio se basa en los aportes de autores como Morin (2015a, 2015b, 2018, 2019), Nicolescu (2018) y Pineau (2000, 2004) y destaca como iniciativas gubernamentales la propuesta de la Comisión de Medio Ambiente y Calidad de Vida (COM- VIDA). Metodológicamente, se optó por la investigación documental y bibliográfica y de enfoque cualitativo, utilizando, entre las fuentes de investigación, documentos gubernamentales como la Base Curricular Común Nacional. Los resultados muestran la pertinencia de adherirse a las pocas políticas públicas actualmente disponibles comprometidas con el medio ambiente y reitera la necesidad de valorizar iniciativas basadas en conceptos como pensamiento complejo, transdisciplinaridad y ecoformación para su transposición en el contexto escolar. <![CDATA[PERIÓDICOS PREDATÓRIOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: COMO RECONHECER FALSAS REVISTAS?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente estudo foi contribuir com elementos e exemplos práticos para que a comunidade acadêmica da Educação desconfie destas falsas publicações e evite consequências negativas de divulgar seus estudos em veículos fraudulentos. São discutidas as principais características dos periódicos predatórios (PP), como ausência de editores, indexações inexistentes ou fraudulentas, falsos fatores de impacto, escassez ou ausência de informações sobre endereço físico, assim como exiguidade do processo editorial por PP. Deste modo, são apresentados diversos exemplos reais de como este tipo de fraude é operacionalizada para iludir potenciais autores. É importante ressaltar que há cerca de 485 no QUALIS, sendo que alguns deles receberam notas elevadas, como A1 e A2 em determinadas áreas do conhecimento. É fundamental que instituições de pesquisa e ensino reflitam sobre o fenômeno e ajudem a orientar seus acadêmicos, evitando o desperdício de recursos e pontuações curriculares utilizando publicações ilegítimas.<hr/>Abstract This article aimed to contribute with essential elements, as well as practical examples, so that academic in the area of Education can to be wary of and uncover these false publications and avoid the negative consequences of publicizing your studies in fraudulent vehicles. Thus, the main characteristics of predatory journals are discussed, such as the absence of editors, nonexistent or fraudulent indexing, false impact factors, scarcity or absence of information about physical address, as well as the exiguity of how the editorial process of the predatory journal occurs. Thus, several real examples are presented of how this type of fraud is operationalized to deceive potential authors. It is important to note that there are about 485 predatory journals listed in QUALIS, and some of them have received high grades, such as A1 and A2 in certain areas of knowledge. It is essential that research and education institutions reflect on the phenomenon and help guide their academics so that resources are not wasted on this type of publication, nor researchers and faculty members gain scores with illegitimate predatory publications.<hr/>Resumen Este artículo intentó aportar elementos esenciales, así como ejemplos prácticos, para que la comunidad académica del área de Educación desconfíe y descubra estas falsas publicaciones y evite las consecuencias negativas de la difusión de sus estudios en vehículos fraudulentos. De este modo, se discuten las principales características de las revistas depredadoras, como la ausencia de editores, indexación inexistente y fraudulenta, los falsos factores de impacto, la escasez o ausencia de información sobre la dirección física, así como la exigencia de cómo se produce el proceso editorial de la revista depredadora. Así, se presentan varios ejemplos reales de cómo se opera este tipo de fraude para engañar a los posibles autores. Es importante señalar que hay alrededor de 485 revistas depredadoras que figuran en QUALIS (CAPES, Brasil), y algunas de ellas recibieron calificaciones altas, como A1 y A2 en determinadas áreas de conocimiento. Es esencial que las instituciones de investigación y educación reflexionen sobre el fenómeno y ayuden a orientar a sus académicos para que los recursos no se malgastan en este tipo de publicaciones, ni los investigadores y profesores ganen puntos con publicaciones ilegítimas depredadoras. <![CDATA[A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA - RS: DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) AO PROGRAMA MUNICIPAL DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO (PROMLA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, objetivamos compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e materializadas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e no Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA). À luz da abordagem qualitativa, problematizamos as propostas dos referidos Programas e seus impactos no trabalho docente e no currículo da Educação Infantil. Nesse processo investigativo, utilizamos, como instrumentos de produção de dados, entrevistas semiestruturadas e questionário online, com a participação de oito sujeitos. Assim, identificamos que as formações empreendidas pelo PNAIC, na Educação Infantil, tiveram múltiplas interpretações, e sua execução se deu devido às concepções dos sujeitos responsáveis por colocá-lo em prática, diante de muitas fragilidades e situações de descaso por parte do governo. Nesse contexto, presenciamos a criação do PROMLA, que também não garantiu os subsídios necessários para um processo formativo de qualidade e que respeitasse as especificidades de cada faixa etária, reforçando discursos e práticas de ensino preparatórias e tradicionais, claramente centradas na alfabetização.<hr/>Abstract The paper aimed to comprehend the articulation between the continued teacher training proposes for Kindergarten teachers in the Municipal Education Network from Santa Maria, Rio Grande do Sul, and materialized on National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) and Municipal Literacy Program (PROMLA). From a qualitative approach, we problematize the Program’s proposals and their impacts on teaching work and on the Kindergarten curriculum. In the investigative process, as data producing instruments, we used semi-structured interviews and online questionnaires with the participation of eight people. We identified that the PNAIC training had multiple interpretations, its execution is also given by the conceptions of the subjects responsible for putting it into practice, in the face of many weaknesses and governmental neglect. In this context, we witnessed the creation of PROMLA, which did not obtain the necessary subsidies for a qualified and respectful training process with the specificities of ages, reinforcing traditional and prepared teaching discourses and practices, clearly focused on literacy.<hr/>Resumen El artículo tuvo como objetivo comprender la articulación entre las propuestas de formación continua de profesores de Educación Infantil de la Red Municipal de Educación de Santa Maria, Rio Grande do Sul, y materializada en el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Justa (PNAIC) y el Programa Municipal de Alfabetización (PROMLA). Desde un enfoque cualitativo, problematizamos las propuestas del Programa y sus impactos en el trabajo docente y en el currículo de Educación Infantil. En el proceso investigativo, como instrumentos de producción de datos, utilizamos entrevistas semiestructuradas y cuestionarios en línea con la participación de ocho personas. Identificamos que la capacitación del PNAIC tuvo múltiples interpretaciones, su ejecución también está dada por las concepciones de los sujetos encargados de ponerla en práctica, ante muchas debilidades y descuidos gubernamentales. En este contexto, asistimos a la creación del PROMLA, que tampoco garantizó los subsidios necesarios para un proceso formativo de calidad que respetara las especificidades de cada franja etaria, reforzando discursos y prácticas docentes preparatorias y tradicionales, claramente orientadas a la alfabetización. <![CDATA[SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DOS ESTADOS BRASILEIROS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DAS PESQUISAS EMPÍRICAS (1996 - 2022)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho reúne um conjunto de pesquisas empíricas desenvolvidas no campo da avaliação educacional. O estudo objetivou apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o mapeamento da produção científica acerca das pesquisas empíricas relacionadas aos sistemas de avaliação do rendimento escolar dos estados brasileiros. Para tanto, utilizou-se o método PRISMA e a análise bibliométrica. Foram selecionados e examinados 30 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES e SciELO no período entre 1996 a 2022. A partir dessa amostra foi possível a criação de 6 categorias: políticas públicas educacionais, fatores extra e intraescolares, eficácia escolar, indicadores educacionais, accountability educacional e análise envoltória de dados; as quais foram organizadas de acordo com a temática, objetivo e resultado das pesquisas empíricas relacionadas aos sistemas estaduais de avaliação. Os resultados do estudo demonstraram que os critérios de seleção adotados possibilitaram identificar as pesquisas mais relevantes para o campo da avaliação educacional. Conclui-se, enfatizando a necessidade de estudos que forneçam subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas estaduais de avaliação e de sua aplicação na mensuração no rendimento escolar dos estudantes e da rede de ensino, visando a melhoria da educação escolar.<hr/>Abstract This work brings together a set of empirical research developed in the field of educational evaluation. The study aimed to present a systematic review of the literature on the mapping of scientific production on empirical research related to school performance assessment systems in Brazilian states. For this purpose, the PRISMA method and bibliometric analysis were used. Thirty articles published in the CAPES Journal Portal and SciELO in the period between 1996 and 2022 were selected and examined. From this sample, it was possible to create 6 categories: educational public policies, extra and intra-school factors, school effectiveness, educational indicators, educational accountability and data envelopment analysis; which were organized according to the theme, objective and result of empirical research related to state evaluation systems. The results of the study demonstrated that the selection criteria adopted made it possible to identify the most relevant studies for the field of educational evaluation. It concludes by emphasizing the need for studies that provide subsidies for the formulation, reformulation and monitoring of state evaluation policies and their application in measuring the academic performance of students and the teaching network, with a view to improving school education.<hr/>Resumen Este trabajo reúne un conjunto de investigaciones empíricas desarrolladas en el campo de la evaluación educativa. El estudio tuvo como objetivo presentar una revisión sistemática de la literatura sobre el mapeo de la producción científica en la investigación empírica relacionada con los sistemas de evaluación del desempeño escolar en los estados brasileños. Para ello se utilizó el método PRISMA y el análisis bibliométrico. Treinta artículos publicados en el Portal de Periódicos dan CAPES y SciELO en el período comprendido entre 1996 y 2022 fueron seleccionados y examinados. A partir de esta muestra fue posible crear 6 categorías: políticas públicas educativas, factores extra e intraescolares, eficacia escolar, indicadores educativos, rendición de cuentas educativa y análisis envolvente de datos; las cuales fueron organizadas según el tema, objetivo y resultado de la investigación empírica relacionada con los sistemas de evaluación estatal. Los resultados del estudio demostraron que los criterios de selección adoptados permitieron identificar los estudios más relevantes para el campo de la evaluación educativa. Concluye enfatizando la necesidad de estudios que brinden subsidios para la formulación, reformulación y seguimiento de las políticas estatales de evaluación y su aplicación en la medición del rendimiento académico de los estudiantes y de la red educativa, con miras a mejorar la educación escolar. <![CDATA[DESTINO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE UM CURSO NOTURNO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o destino profissional de egressos do curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo principal desta investigação acadêmica foi constatar para onde foram os egressos do referido curso, ao concluírem a graduação, e por qual motivo ingressaram, ou não, na docência. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionário virtual a licenciados que concluíram o curso de graduação entre 2007 e 2017. Os resultados revelaram um alto percentual de evasão do magistério - cerca de 62% dos egressos não exerciam a profissão para a qual foram habilitados, e boa parte daqueles que permaneceram na docência o fizeram devido ao que a docência representa, para eles, em sua essência e não à maneira como ela acontece no cotidiano. Uma das principais conclusões deste estudo é que a “fuga” do magistério da educação básica e o êxodo dos professores para outros campos de atuação estão intimamente relacionados aos baixos salários oferecidos, às condições aviltantes de trabalho às quais os professores são submetidos e à discordância entre o que se idealiza e o que se aprende na universidade e o cotidiano do trabalho nas escolas de educação básica.<hr/>Abstract This article presents the results of a research on the professional destiny of undergraduates from a Biological Sciences Teacher Education program at a public university in Brazil. The classes of this program take place only in the evenings. The main objective of this research was to find out where the undergraduates of this program have been, when they concluded their graduation, and for what reason they entered, or not, in teaching. The research has a quantitative and qualitative character, and the data were produced through the application of a virtual questionnaire to undergraduates who completed the program from 2007 to 2017. The results revealed a high percentage of evasion from the teaching profession - around 62% of the undergraduates did not practice the profession for which they were trained and most of those who still remained in teaching did that because of what teaching represents, for them, in its essence and not the way it happens in everyday life. One of the main conclusions of this study is that the “escape” from teaching in basic education and the exodus of teachers to other professional fields are closely related to the low wages offered, the degrading working conditions to which teachers are subjected and the disagreement between what is idealized and what is learned at the Brazilian universities and the daily work at schools throughout the country.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una encuesta sobre el destino profesional de los egresados del curso nocturno de la carrera de Ciencias Biológicas en una universidad pública brasileña. El principal objetivo de esta investigación fue averiguar a dónde iban los egresados de ese curso cuando completaron su graduación y por qué ingresaron o no a la docencia. La encuesta reveló un alto porcentaje de evasión de la docencia: alrededor del 62% de los graduados no ejercía la profesión para la que estaban capacitados. Una de las principales conclusiones de este estudio es que la “fuga” de la docencia de la educación básica y el éxodo de los docentes hacia otros campos de actividad están estrechamente relacionados con los bajos salarios que se ofrecen, las condiciones laborales degradantes a las que están sometidos los docentes y el desacuerdo entre lo idealizado y lo aprendido en la Universidad y el trabajo diario en las escuelas de educación básica de todo el país. <![CDATA[TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: PROFESSORES EM PROCESSO DE <em>EMPOWERMENT</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo investigar de que forma a exploração de temas transversais por um grupo de professores(as), em uma perspectiva crítica, pode contribuir para o empowerment de cada um(a) dos(as) participantes. O conceito de empowerment é tomado da trama teórica que compõe a Educação Matemática Crítica e suas interseções com a pedagogia de Paulo Freire. Os seis participantes do estudo são professores e professoras de Matemática das redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. Nos sete encontros, que ocorreram de forma remota por causa do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, os participantes discutiram acerca dos temas transversais e refletiram sobre algumas possibilidades de exploração deles em aulas de Matemática. Como resultado, questões de Matemática foram elaboradas, de forma coletiva, tendo os temas transversais como pano de fundo. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio, vídeo e questionário. A análise se baseou em uma forma adaptada do trabalho com temas geradores, destacando os momentos de investigação, tematização e problematização. Ela revelou que os professores, ao longo dos encontros, passaram de uma consciência ingênua a uma consciência crítica, no que se refere ao uso de temas transversais em aula de Matemática, como caminho para o empowerment.<hr/>Abstract This article aims to investigate how the exploration of transversal tThemes by a group of teachers, in a critical perspective, can contribute to the empowerment of each one of the participants. The concept of empowerment is taken from the theoretical framework that makes up Critical Mathematics Education and its intersections with Paulo Freire's pedagogy. The six study participants are Mathematics teachers from public and private schools in the State of Rio de Janeiro. In the seven meetings, which took place remotely due to the social isolation imposed by the covid-19 pandemic, the participants discussed cross-cutting themes and reflected on some possibilities for exploring them in Mathematics classes. As a result, mathematics questions were collectively elaborated, having the cross-cutting themes as a background. Data were collected through audio and video recordings and a questionnaire. The analysis was based on an adapted way of working with generative themes, highlighting the moments of investigation, thematization and problematization. She revealed that the teachers, throughout the meetings, went from a naive conscience to a critical conscience, with regard to the use of cross-cutting themes in mathematics classes, as a path to empowerment.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo investigar cómo la exploración de temas transversales por parte de un grupo de docentes, en una perspectiva crítica, puede contribuir al empoderamiento de cada uno de los participantes. El concepto de empoderamiento se toma del marco teórico que conforma la Educación Matemática Crítica y sus intersecciones con la pedagogía de Paulo Freire. Los seis participantes del estudio son profesores de Matemáticas de escuelas públicas y privadas del Estado de Río de Janeiro. En los siete encuentros, que se realizaron de manera remota debido al aislamiento social impuesto por la pandemia del covid-19, los participantes discutieron temas transversales y reflexionaron sobre algunas posibilidades para explorarlos en las clases de Matemáticas. Como resultado, las preguntas de matemáticas fueron elaboradas colectivamente, teniendo como trasfondo los temas transversales. Los datos fueron recolectados a través de grabaciones de audio y video y un cuestionario. El análisis se basó en una forma adaptada de trabajar con temas generativos, destacando los momentos de investigación, tematización y problematización. Reveló que los docentes, en el transcurso de los encuentros, pasaron de una conciencia ingenua a una conciencia crítica, en cuanto al uso de temas transversales en las clases de matemáticas, como camino de empoderamiento. <![CDATA[A PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: ASPECTOS TEÓRICOS E CONCEITUAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é resultado dos estudos realizados na disciplina eletiva intitulada Materialismo Histórico-Dialético: para uma compreensão metodológica, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. O estudo objetiva apresentar considerações sobre o método do Materialismo Histórico-Dialético e suas contribuições para a realização da pesquisa científica na área da educação. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-bibliográfico com base em obras de autores como Gatti (1999, 2012); Marx e Engels (1999); Oliveira (1998); Netto (2011); Groppo (2019); Almeida e Costa (2021); Silva e Hermida (2021), dentre outros. Os autores mencionados apresentam uma perspectiva crítica acerca da concepção de mundo, sociedade e educação, possibilitando pensarmos a construção da pesquisa científica orientada por um método que define também uma escolha política. Nesse sentido, o ato de pesquisar constitui-se como um processo desafiador enfrentado por muitos pesquisadores, principalmente pela compreensão do objeto de estudos e na definição do método de investigação, portanto, conclui-se que o Materialismo Histórico-Dialético possibilita pensarmos a construção da pesquisa científica na área da educação com base em uma perspectiva crítica, constituindo-a como ato político.<hr/>Abstract This article is the result of studies carried out in the elective course entitled Historical-Dialectic Materialism: for a methodological understanding, carried out in the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Amazonas (UFAM), in the line of research Education, State and Society in the Amazon. The study aims to present considerations about the Historical-Dialectic Materialism method and its contributions to the realization of scientific research in the field of education. Methodologically, it is a theoretical-bibliographical study based on works by authors such as Gatti (1999, 2012); Marx and Engels (1999); Oliveira (1998); Netto (2011); Groppo (2019); Almeida e Costa (2021); Silva and Hermida (2021), among others. These authors present a critical perspective on the conception of the world, society, and education, making it possible to think about the construction of scientific research guided by a method that also defines a political choice. In this sense, the act of researching constitutes a challenging process faced by many researchers, mainly due to the understanding of the object of study and the definition of the investigation method, therefore, it is concluded that Historical-Dialectic Materialism makes it possible to think about the construction of scientific research in education based on a critical perspective, constituting it as a political act.<hr/>Resumen Este artículo es resultado de estudios realizados en la asignatura optativa Materialismo histórico-dialéctico: para una comprensión metodológica, realizado en el Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), en la línea de investigación Educación, Estado y Sociedad en la Amazonia. El estudio tiene como objetivo presentar consideraciones sobre el método del Materialismo Histórico-Dialéctico y sus aportes a la realización de investigaciones científicas en el campo de la educación. Metodológicamente se trata de un estudio teórico-bibliográfico basado en trabajos de autores como Gatti (1999, 2012); Marx y Engels (1999); Oliveira (1998); Neto (2011); Grupo (2019); Almeida y Costa (2021); Silva y Hermida (2021), entre otros. Los autores antes mencionados presentan una perspectiva crítica sobre la concepción del mundo, la sociedad y la educación, permitiendo pensar en la construcción de la investigación científica guiada por un método que define también una opción política. En este sentido, el acto de investigar constituye un proceso desafiante que enfrentan muchos investigadores, principalmente por la comprensión del objeto de estudio y la definición del método de investigación, por lo que se concluye que el Materialismo Histórico-Dialéctico posibilita pensar. sobre la construcción de la investigación científica en el área de la educación a partir de una perspectiva crítica, constituyéndola como un acto político. <![CDATA[ABORDAGENS DOCENTES SOBRE AS DROGAS NO CONTEXTO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: UMA ANÁLISE A RESPEITO DO <em>LAR DO GAROTO</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cuja pesquisa foi realizada no Centro Socioeducativo Lar do Garoto, um estabelecimento localizado no município de Lagoa Seca, estado da Paraíba, onde adolescentes autores de atos infracionais cumprem medida socioeducativa de internação. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências Médicas da UFPB sob o parecer nº 5.255.702, em 22 de fevereiro de 2022. Na investigação, objetivamos analisar como a questão das drogas tem sido abordada no contexto escolar dos adolescentes que se encontram no Lar do Garoto. Metodologicamente, a pesquisa foi operacionalizada por entrevistas semiestruturadas com professores da escola em funcionamento na própria unidade socioeducativa. O material empírico resultante das entrevistas foi escrutinado conforme os procedimentos da Análise Temática de Braun e Clarke (2006). Dentre os resultados, vislumbramos diferentes abordagens sobre drogas, tanto orientadas pela lógica proibicionista da ‘guerra às drogas’, como por enfoques que a rejeitam. Conclusivamente, assinala-se a necessidade do oferecimento de formação continuada aos professores da socioeducação a respeito das drogas, tendo em conta os desafios inerentes ao tema e ao contexto dos adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo.<hr/>Abstract This article is an excerpt from the master's thesis defended in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Paraíba (UFPB), whose research was developed in the Socio-Educational Center Lar do Garoto, an educational establishment located in the municipality of Lagoa Seca, state of Paraíba, where adolescents who committed infractional acts are in execution of a socio-educational measure of internment. The study was approved by the Human Research Ethics Committee of the Medical Sciences Center of UFPB under opinion nº 5.255.702, on February 22, 2022. In the investigation, we aimed to analyze how the issue of drugs has been addressed in the school context of adolescents who are at Lar do Garoto. Methodologically, the research was operationalized through semi-structured interviews with teachers from the school operating in the socio-educational unit. The empirical material resulting from the interviews was scrutinized according to the procedures of the Thematic Analysis by Braun and Clarke (2006). Among the results, we observed different approaches of drugs, both guided by the prohibitionist logic of the “war on drugs”, and by approaches that reject it. Conclusively, it is emphasised the need to offer continuing formation to the socio-educational teachers about drugs, considering the challenges inherent to the theme and the context of adolescents assisted by the socio-educational system.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto de la tesis de maestría defendida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), cuya investigación fue realizada en el Centro Socioeducativo Lar do Garoto, un establecimiento educativo ubicado en el municipio de Lagoa Seca, estado de Paraíba, donde los adolescentes que delinquen cumplen una medida socioeducativa de internamiento. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación Humana del Centro de Ciencias Médicas de UFPB bajo el dictamen nº 5.255.702, en 22 de febrero de 2022. En la investigación, tuvimos como objetivo analizar cómo la cuestión de las drogas ha sido abordada en el contexto escolar de los adolescentes que se encuentran en Lar do Garoto. Metodológicamente, la investigación fue operativizada por medio de entrevistas semiestructuradas a docentes de la escuela que funciona en la propia unidad socioeducativa. El material empírico resultante de las entrevistas fue escudriñado según los procedimientos del Análisis Temático de Braun y Clarke (2006). Entre los resultados, visualizamos diferentes enfoques de las drogas, tanto guiados por la lógica prohibicionista de la “guerra contra las drogas”, como por enfoques que la rechazan. A modo de conclusión, se apunta la necesidad de ofrecer formación permanente a los docentes de socioeducación en materia de drogas, teniendo en cuenta los desafíos inherentes a la temática y el contexto de los adolescentes atendidos por el sistema socioeducativo. <![CDATA[CONHECENDO E ENSINANDO A ÁFRICA COM AMADOU HAMPÂTÉ BÂ: OS MOVIMENTOS DE UMA RECONEXÃO ANCESTRAL AFRICANA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda a temática de ensino de História e Cultura Africanas. Ele é fruto de reflexões posteriores à tese de doutorado intitulada “As Áfricas em sala de aula: possibilidades de viagens a partir do cinema africano” (2019). Os desdobramentos da tese levaram à busca de novas possibilidades de abordagem de temáticas africanas, entendendo a formação docente como um pré-requisito importante. Ao longo deste texto, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem didática de ensino da África alinhada com a perspectiva africana e a importância de realizar certos movimentos condizentes com tal perspectiva. O autor africano Amadou Hampâté Bâ e sua obra são trazidos para a conversa a título de ilustração e de orientação. O texto é organizado em quatro partes, incluindo a introdução, e se encerra com breves considerações finais. A introdução contextualiza a questão do ensino de História e Cultura Africanas. A segunda parte apresenta considerações iniciais sobre a abordagem didática pautada na Reconexão Ancestral Africana. A terceira traz um esboço biográfico do Amadou Hampâté Bâ. A quarta parte aborda argumentos a favor do uso das obras do referido autor para uma abordagem pertinente da África em salas de aula ou em qualquer outro espaço da educação básica em que exista a vontade de eleger a África como objeto de estudo.<hr/>Abstract This text deals with the subject of teaching African history and culture. It is the result of reflections following the doctoral thesis entitled "Africas in the classroom: possibilities for journeys based on African cinema" (2019). The developments of the thesis led to the search for new possibilities for approaching African themes, understanding teacher training as an important prerequisite. Throughout this text, we have emphasized the need for a didactic approach to teaching Africa that is aligned with the African perspective and the importance of making certain movements that are consistent with this perspective. The African author Amadou Hampâté Bâ and his work were brought into the conversation by way of illustration and guidance. The text is organized into four parts, including the introduction, and concludes with brief final considerations. The introduction contextualized the issue of teaching African History and Culture. The second part presents initial considerations on the African Ancestral Reconnection approach. The third part gives a biographical sketch of Amadou Hampâté Bâ. The fourth part discusses arguments in favor of using the author's works for a relevant approach to Africa in classrooms or any other space in basic education where there is a desire to choose Africa as an object of study.<hr/>Resumen Este texto aborda el tema de la enseñanza de la historia y la cultura africanas. Es el resultado de las reflexiones posteriores a mi tesis doctoral titulada "África en el aula: posibilidades de viajes a partir del cine africano" (2019). Los desarrollos de la tesis condujeron a la búsqueda de nuevas posibilidades de acercamiento a los temas africanos, entendiendo la formación del profesorado como un importante requisito previo. A lo largo de este texto, hemos insistido en la necesidad de una didáctica de la enseñanza de África alineada con la perspectiva africana y en la importancia de realizar ciertos movimientos coherentes con esta perspectiva. El autor africano Amadou Hampâté Bâ y su obra se han incorporado a la conversación a modo de ilustración y orientación. El texto está organizado en cuatro partes, incluida la introducción, y concluye con unas breves consideraciones finales. La introducción contextualiza la cuestión de la enseñanza de la Historia y la Cultura africanas. La segunda parte presenta unas consideraciones iniciales sobre el enfoque de la Reconexión Ancestral Africana. La tercera parte ofrece un esbozo biográfico de Amadou Hampâté Bâ. En la cuarta parte se exponen argumentos a favor de la utilización de las obras del autor para un enfoque pertinente de África en las aulas o en cualquier otro espacio de la educación básica en el que se desee elegir África como objeto de estudio. <![CDATA[LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: LETRAMENTO RACIAL E AFROLETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ANTIRRACISTA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo trata da relação entre a utilização da Literatura Afro-Brasileira na escola como recurso para o desenvolvimento do letramento racial e do afroletramento. Buscando relacionar ambos os conceitos (letramento racial e afroletramento) com práticas vinculadas à utilização social da linguagem, propõe-se, ainda, sua relação com uma formação antirracista, como modo de valorização da identidade brasileira afrodescendente e luta contra o preconceito e a discriminação.<hr/>Abstract This article deals with the relationship between the use of Afro-Brazilian Literature at school as a resource for the development of racial literacy and Afro-literacy. Seeking to relate both concepts (racial literacy and afro-literacy) with practices related to the social use of language, it also proposes their relationship with an anti-racist education, as a way of valuing the Brazilian Afro-descendant identity and fighting prejudice and discrimination.<hr/>Resumen Este artículo aborda la relación entre el uso de la literatura afrobrasileña en la escuela como recurso para el desarrollo de la alfabetización racial y la afroalfabetización. Buscando relacionar ambos conceptos (alfabetización racial y afroalfabetización) con prácticas vinculadas al uso social de la lengua, proponemos también su relación con una formación antirracista, como una forma de valorar la identidad afrodescendiente brasileña y luchar contra los prejuicios. y discriminación. <![CDATA[LITERATURA INFANTIL E AS RELAÇÕES RACIAIS: UMA MIRADA SOBRE AS OBRAS CONTEMPORÂNEAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por objetivo mirar as obras disponíveis no mercado editorial a fim de compreender o cenário de livros de literatura infantil que apresentam personagens negros e/ou a cultura e a história afro-brasileira e africana. A Lei 10.639/03 trouxe marcos importantes para a educação básica brasileira e pode influenciar também as produções de literatura infantil. A questão nos moveu a pesquisar foi: como as obras de literatura infantil com personagens negras e a cultura e história afro-brasileira e africana são apresentadas no mercado editorial? Analisamos, qualitativamente e quantitativamente, os catálogos de duas livrarias e onze editoras de literatura infantil. As livrarias e editoras selecionadas foram: Cultura, Saraiva, Ática, Companhia das Letrinhas, DCL, FTD, Paulinas, Salamandra e Scipione, Mazza, Pallas e SM. Como fundamentação teórica, trouxemos as contribuições de Araujo e Dias (2019) para as relações étnico-raciais na Literatura Infantil; de Gomes (2012) para as relações étnico-raciais; e as ideias de Freire (2006) sobre Educação e Leitura de mundo. Concluímos que há um número reduzido de obras de literatura infantil que abordam as relações raciais quando comparado à quantidade total de livros voltados para as crianças. Notamos, também, que ainda há um longo caminho a ser percorrido quando se trata das questões etárias e de gênero.<hr/>Abstract This article aims to look at the works available in the publishing market in order to understand the scenario of children's literature books that feature black characters and/or Afro-Brazilian and African cultures and histories. The Law 10.639/03 brought important milestones for Brazilian basic education and may also influence the production of children's literature. The question that guided our research was: how are works of children's literature with black characters and African-Brazilian and African cultures and histories presented in the publishing market? We analyzed, qualitatively and quantitatively, the catalogs of two bookstores and eleven publishers of children's literature. The bookstores and publishers selected were: Cultura, Saraiva, Ática, Companhia das Letrinhas, DCL, FTD, Paulinas, Salamandra e Scipione, Mazza, Pallas and SM. As a theoretical foundation, we brought the contributions of Araujo and Dias (2019) to ethnic-racial relations in Children's Literature; of Gomes (2012) for ethnic-racial relations; and Freire's ideas (2006) about Education and Reading of the world. We conclude that there is a small number of works of children's literature that address race relations when compared to the total number of books aimed at children. We also note that there is still a long way to go when it comes to age and gender issues.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las obras disponibles en el mercado editorial para comprender el escenario de los libros de literatura infantil que presentan personajes negros y/o la cultura y la historia afrobrasileña y africana. La Ley 10.639/03 marcó importantes hitos para la educación básica brasileña y también podría influir en la producción de literatura infantil. La pregunta que nos impulsó a investigar fue: ¿cómo se presentan en el mercado editorial las obras de literatura infantil con personajes negros y de la cultura e historia afrobrasileña y africana? Analizamos, cualitativa y cuantitativamente, los catálogos de dos librerías y once editoriales de literatura infantil. Las librerías y editoriales seleccionadas fueron: Cultura, Saraiva, Ática, Companhia das Letrinhas, DCL, FTD, Paulinas, Salamandra e Scipione, Mazza, Pallas y SM. Como fundamento teórico trajimos los aportes de Araujo y Dias (2019) a las relaciones étnico-raciales en la Literatura Infantil; por Gomes (2012) para las relaciones étnico-raciales; y las ideas de Freire (2006) sobre Educación y Lectura del mundo. Concluimos que existe un número reducido de obras de literatura infantil que abordan las relaciones raciales en comparación con el número total de libros dirigidos a niños. También observamos que todavía queda un largo camino por recorrer en lo que respecta a cuestiones de edad y género. <![CDATA[A BUSCA INTERIOR E A CONSCIÊNCIA COLETIVA POR MEIO DAS OBRAS DE MARCO LUCCHESI: DIÁLOGOS E ENCONTROS NECESSÁRIOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ensaio versa sobre a análise das obras O Poeta do Diálogo e Maví, do escritor, romancista, ensaísta, tradutor, historiador, poeta, ocupante da cadeira nº15 da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi. O estudo perpassou por uma breve introdução, de cunho subjetivo, a fim de apresentar ao leitor o contexto que envolveu a leitura das obras e, posteriormente, a escrita deste ensaio. Além da introdução, houve a preocupação em trazer uma descrição detalhada sobre a estrutura de cada livro, na tentativa de demonstrar a sensibilidade, a delicadeza e a profundidade da escrita desse autor que tem, como característica ímpar, a multiculturalidade impressa em suas obras. Além de apontar a multidiversidade cultural, este ensaio buscou expressar a transdisciplinaridade que percorre a escrita dos textos escolhidos. Em suas obras, Lucchesi perpassa pela matemática, astrologia e a música com a leveza e a profundidade necessárias para envolver o leitor de forma integral. Ademais, este ensaio buscou provocar o leitor sobre a relação entre os processos de reflexão subjetiva e a constituição da consciência da relação do sujeito com o seu coletivo. Vivências e experiências cotidianas que colocam à prova a consistência de uma base conceitual, por vezes endurecida, mas que, na verdade, se transforma constantemente, na medida em que tomamos consciência de que a única verdade que percorre nossa a existência é o movimento contínuo de mudança.<hr/>Abstract The essay analyzes the works O Poeta do Diálogo and Maví, by Marco Lucchesi, writer, novelist, essayist, translator, historian, poet, occupant of chair no. 15 of Academia Brasileira de Letras and director of Brazilian National Library. The study included a brief, subjective introduction to introduce the reader to the context surrounding the reading of the works and, subsequently, the writing of this essay. In addition to the introduction, a detailed description of the structure of each book was provided to demonstrate the sensitivity, delicacy and depth of the writing of this author whose unique characteristic is the multiculturalism imprinted in his works. As well as pointing out the cultural multidiversity, this essay sought to express the transdisciplinarity that runs through the writing of the chosen texts. In his works, Lucchesi goes through mathematics, astrology and music with the lightness and depth necessary to fully engage the reader. In addition, this essay sought to provoke the reader about the relationship between the processes of subjective reflection and the constitution of consciousness of the subject's relationship with its collective. Everyday lives and experiences that test the consistency of a conceptual basis that is sometimes hardened, but which is in fact constantly changing as we become aware that the only truth that runs through our existence is the continuous movement of change.<hr/>Resumen El ensayo analiza las obras O Poeta do Diálogo y Maví, de Marco Lucchesi, escritor, novelista, ensayista, traductor, historiador, poeta, ocupante del sillón nº 15 de la Academia Brasileña de Letras y director de la Biblioteca Nacional. El estudio incluyó una breve introducción subjetiva para introducir al lector en el contexto que rodeó la lectura de las obras y, posteriormente, la redacción de este ensayo. Además de la introducción, nos hemos esforzado por ofrecer una descripción detallada de la estructura de cada libro en un intento de demostrar la sensibilidad, delicadeza y profundidad de la escritura de este autor cuya característica única es el multiculturalismo impreso en sus obras. Además de señalar la multidiversidad cultural, este ensayo ha tratado de expresar la transdisciplinariedad que recorre la escritura de los textos elegidos. En sus obras, Lucchesi atraviesa las matemáticas, la astrología y la música con la ligereza y la profundidad necesarias para enganchar plenamente al lector. Además, este ensayo ha pretendido provocar al lector sobre la relación entre los procesos de reflexión subjetiva y la constitución de la conciencia de la relación del sujeto con su colectivo. Vidas y experiencias cotidianas que ponen a prueba la consistencia de una base conceptual que a veces se endurece, pero que en realidad cambia constantemente a medida que tomamos conciencia de que la única verdad que atraviesa nuestra existencia es el movimiento continuo del cambio. <![CDATA[Marina. Lucchesi, Marco. Santo André (SP): Rua do Sabão, 2023.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300600&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ensaio versa sobre a análise das obras O Poeta do Diálogo e Maví, do escritor, romancista, ensaísta, tradutor, historiador, poeta, ocupante da cadeira nº15 da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi. O estudo perpassou por uma breve introdução, de cunho subjetivo, a fim de apresentar ao leitor o contexto que envolveu a leitura das obras e, posteriormente, a escrita deste ensaio. Além da introdução, houve a preocupação em trazer uma descrição detalhada sobre a estrutura de cada livro, na tentativa de demonstrar a sensibilidade, a delicadeza e a profundidade da escrita desse autor que tem, como característica ímpar, a multiculturalidade impressa em suas obras. Além de apontar a multidiversidade cultural, este ensaio buscou expressar a transdisciplinaridade que percorre a escrita dos textos escolhidos. Em suas obras, Lucchesi perpassa pela matemática, astrologia e a música com a leveza e a profundidade necessárias para envolver o leitor de forma integral. Ademais, este ensaio buscou provocar o leitor sobre a relação entre os processos de reflexão subjetiva e a constituição da consciência da relação do sujeito com o seu coletivo. Vivências e experiências cotidianas que colocam à prova a consistência de uma base conceitual, por vezes endurecida, mas que, na verdade, se transforma constantemente, na medida em que tomamos consciência de que a única verdade que percorre nossa a existência é o movimento contínuo de mudança.<hr/>Abstract The essay analyzes the works O Poeta do Diálogo and Maví, by Marco Lucchesi, writer, novelist, essayist, translator, historian, poet, occupant of chair no. 15 of Academia Brasileira de Letras and director of Brazilian National Library. The study included a brief, subjective introduction to introduce the reader to the context surrounding the reading of the works and, subsequently, the writing of this essay. In addition to the introduction, a detailed description of the structure of each book was provided to demonstrate the sensitivity, delicacy and depth of the writing of this author whose unique characteristic is the multiculturalism imprinted in his works. As well as pointing out the cultural multidiversity, this essay sought to express the transdisciplinarity that runs through the writing of the chosen texts. In his works, Lucchesi goes through mathematics, astrology and music with the lightness and depth necessary to fully engage the reader. In addition, this essay sought to provoke the reader about the relationship between the processes of subjective reflection and the constitution of consciousness of the subject's relationship with its collective. Everyday lives and experiences that test the consistency of a conceptual basis that is sometimes hardened, but which is in fact constantly changing as we become aware that the only truth that runs through our existence is the continuous movement of change.<hr/>Resumen El ensayo analiza las obras O Poeta do Diálogo y Maví, de Marco Lucchesi, escritor, novelista, ensayista, traductor, historiador, poeta, ocupante del sillón nº 15 de la Academia Brasileña de Letras y director de la Biblioteca Nacional. El estudio incluyó una breve introducción subjetiva para introducir al lector en el contexto que rodeó la lectura de las obras y, posteriormente, la redacción de este ensayo. Además de la introducción, nos hemos esforzado por ofrecer una descripción detallada de la estructura de cada libro en un intento de demostrar la sensibilidad, delicadeza y profundidad de la escritura de este autor cuya característica única es el multiculturalismo impreso en sus obras. Además de señalar la multidiversidad cultural, este ensayo ha tratado de expresar la transdisciplinariedad que recorre la escritura de los textos elegidos. En sus obras, Lucchesi atraviesa las matemáticas, la astrología y la música con la ligereza y la profundidad necesarias para enganchar plenamente al lector. Además, este ensayo ha pretendido provocar al lector sobre la relación entre los procesos de reflexión subjetiva y la constitución de la conciencia de la relación del sujeto con su colectivo. Vidas y experiencias cotidianas que ponen a prueba la consistencia de una base conceptual que a veces se endurece, pero que en realidad cambia constantemente a medida que tomamos conciencia de que la única verdad que atraviesa nuestra existencia es el movimiento continuo del cambio. <![CDATA[Aprendizagem ativa: experiências e pesquisas com metodologias ativas: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima et al. (orgs.). <strong>Metodologias Para Aprendizagem Ativa em Tempos de Educação Digital</strong>: formação, pesquisa e intervenção. São Paulo: Paco, 2021.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782023000300601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ensaio versa sobre a análise das obras O Poeta do Diálogo e Maví, do escritor, romancista, ensaísta, tradutor, historiador, poeta, ocupante da cadeira nº15 da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi. O estudo perpassou por uma breve introdução, de cunho subjetivo, a fim de apresentar ao leitor o contexto que envolveu a leitura das obras e, posteriormente, a escrita deste ensaio. Além da introdução, houve a preocupação em trazer uma descrição detalhada sobre a estrutura de cada livro, na tentativa de demonstrar a sensibilidade, a delicadeza e a profundidade da escrita desse autor que tem, como característica ímpar, a multiculturalidade impressa em suas obras. Além de apontar a multidiversidade cultural, este ensaio buscou expressar a transdisciplinaridade que percorre a escrita dos textos escolhidos. Em suas obras, Lucchesi perpassa pela matemática, astrologia e a música com a leveza e a profundidade necessárias para envolver o leitor de forma integral. Ademais, este ensaio buscou provocar o leitor sobre a relação entre os processos de reflexão subjetiva e a constituição da consciência da relação do sujeito com o seu coletivo. Vivências e experiências cotidianas que colocam à prova a consistência de uma base conceitual, por vezes endurecida, mas que, na verdade, se transforma constantemente, na medida em que tomamos consciência de que a única verdade que percorre nossa a existência é o movimento contínuo de mudança.<hr/>Abstract The essay analyzes the works O Poeta do Diálogo and Maví, by Marco Lucchesi, writer, novelist, essayist, translator, historian, poet, occupant of chair no. 15 of Academia Brasileira de Letras and director of Brazilian National Library. The study included a brief, subjective introduction to introduce the reader to the context surrounding the reading of the works and, subsequently, the writing of this essay. In addition to the introduction, a detailed description of the structure of each book was provided to demonstrate the sensitivity, delicacy and depth of the writing of this author whose unique characteristic is the multiculturalism imprinted in his works. As well as pointing out the cultural multidiversity, this essay sought to express the transdisciplinarity that runs through the writing of the chosen texts. In his works, Lucchesi goes through mathematics, astrology and music with the lightness and depth necessary to fully engage the reader. In addition, this essay sought to provoke the reader about the relationship between the processes of subjective reflection and the constitution of consciousness of the subject's relationship with its collective. Everyday lives and experiences that test the consistency of a conceptual basis that is sometimes hardened, but which is in fact constantly changing as we become aware that the only truth that runs through our existence is the continuous movement of change.<hr/>Resumen El ensayo analiza las obras O Poeta do Diálogo y Maví, de Marco Lucchesi, escritor, novelista, ensayista, traductor, historiador, poeta, ocupante del sillón nº 15 de la Academia Brasileña de Letras y director de la Biblioteca Nacional. El estudio incluyó una breve introducción subjetiva para introducir al lector en el contexto que rodeó la lectura de las obras y, posteriormente, la redacción de este ensayo. Además de la introducción, nos hemos esforzado por ofrecer una descripción detallada de la estructura de cada libro en un intento de demostrar la sensibilidad, delicadeza y profundidad de la escritura de este autor cuya característica única es el multiculturalismo impreso en sus obras. Además de señalar la multidiversidad cultural, este ensayo ha tratado de expresar la transdisciplinariedad que recorre la escritura de los textos elegidos. En sus obras, Lucchesi atraviesa las matemáticas, la astrología y la música con la ligereza y la profundidad necesarias para enganchar plenamente al lector. Además, este ensayo ha pretendido provocar al lector sobre la relación entre los procesos de reflexión subjetiva y la constitución de la conciencia de la relación del sujeto con su colectivo. Vidas y experiencias cotidianas que ponen a prueba la consistencia de una base conceptual que a veces se endurece, pero que en realidad cambia constantemente a medida que tomamos conciencia de que la única verdad que atraviesa nuestra existencia es el movimiento continuo del cambio.