Scielo RSS <![CDATA[Childhood & Philosophy]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-598720160002&lang=pt vol. 12 num. 24 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Biopolítica, formas de controle sobre a vida e a deficiência: olhares outros sobre a inclusão e a resistência na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A emergência do sujeito cerebral e suas implicações para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo neste artigo é compreender a emergência dos discursos em torno do “sujeito cerebral” e seus eventuais vínculos com a biopolítica contemporânea e as formas de condução da conduta dos indivíduos que são instados a estarem à altura das demandas competitivas do mercado de trabalho, a investirem em si mesmos, a se tornarem pequenos empreendedores de si mesmos. O que parece ficar evidente nos discursos acerca do “sujeito cerebral” é a certeza de que se poderá corrigir e potencializar capacidades e habilidades dos indivíduos, em função de torná-los mais produtivos e eficientes. Há uma clara relação entre os modos como se caracteriza e se deve investir na constituição desse “sujeito cerebral” e o investimento em capital humano. Numa sociedade estruturada pela lógica do desempenho, torna-se evidente que os processos de medicalização, orientados pelos critérios da eficiência cerebral, visam a aumentar a performance no trabalho, nos processos de aprendizagem, criando uma espécie de “mais valor comportamental” e um “superávit de desempenho”. É também com base nessa lógica de desempenho que se define ou se busca reparar os cérebros ineficientes (sujeitos ineficientes/deficientes). Parece ser razoável reconhecer que as descobertas no campo da neurociência cognitiva e a proliferação dos discursos em torno dessas descobertas têm produzido um novo tipo de vida emergente, baseada no funcionamento cerebral. <hr/>Resumen El objetivo del artículo es comprender la emergencia de los discursos alrededor del “sujeto cerebral” y sus eventuales vínculos con la biopolítica contemporánea y las formas de conducción de los individuos que son, en todo instante, instados a estar al tanto de las demandas competitivas del mercado de trabajo y, al hacer inversiones en sí mismos, se convierten en pequeños empresarios de sí mismos. Lo que parece ser evidente en el discurso sobre el "sujeto cerebral" es la seguridad que se podrá corregir y potencializar capacidades y habilidades de los individuos en función de hacerlos más productivos y eficientes. Hay una clara relación entre los modos como se caracteriza y se debe invertir en la constitución de este “sujeto cerebral” y en la inversión en capital humano. En una sociedad estructurada por la lógica del desempeño se hace evidente que los procesos de medicalización, orientados por los criterios de la eficiencia cerebral, tienen por meta aumentar el rendimiento en el trabajo y en los procesos de aprendizaje, creando una especie de "plusvalía comportamental" y un "superávit de desempeño”. Es también con base en esa lógica de desempeño que se define o se busca reformar los cerebros ineficientes (sujetos ineficientes/deficientes). Parece razonable reconocer que los descubrimientos en el campo de la neurociencia cognitiva y la proliferación de discursos en torno a estos descubrimientos han producido un nuevo tipo de vida emergente, basado en el funcionamiento del cerebro. <hr/>Abstract The goal of this paper is to comprehend the rise of discourses about brainhood and its eventual relationto contemporary biopolitics and the ways in which individuals conduct themselves once called to answer the competitive demands of job market, to invest in themselves, and become small entrepreneurs of themselves. Through the discourses on brainhood, it seems that the possibility to review and strength individuals’ capacities and skills is a certainty, so they become more productive and efficient. There is a clear relation between the ways in which brainhood is characterized and supported, and the investments on human capital. In a society structured by the logic of performance, it becomes clear that the processes of medicalization for brain efficiency aim at the increase of work performance and learning processes. It creates a kind of “behavioral extra value” and “performance surplus.” It is also based on this logic that it is stated that inefficient brains ought to be repaired. It seems reasonable to recognize that the findings in the field of cognitive neuroscience and the proliferation of discourses around these discoveries have produced a new type of emerging life, based on brain functioning. <![CDATA[O devir-deficiente da pedagogia: notas para uma antropologia filosófico-educacional da plasticidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse ensaio problematiza os processos formativos enquanto processos antropotécnicos, almejando contribuir com o debate acerca dos sentidos imanentes aos discursos que visam promover e difundir múltiplos aparatos para inclusão das diferenças. O argumento central defende que o abandono da reflexão em torno da noção de plasticidade tem privado a filosofia da educação de pensar os processos de exposição das vidas que não se deixam dobrar aos códigos normativos vigentes, ocultando um possível devir-deficiente da própria pedagogia. O devir-deficiente da pedagogia passa pelas manifestações expressivas das formas que explodem e que se fazem catástrofe. A plasticidade configura-se então como condição de possibilidade e como uma ameaça aos humanismos domesticadores. Seguindo as reflexões de Peter Sloterdijk e Catherine Malabou, a plasticidade é pensada como um indicativo de que toda vida humana se constitui como um acidente incontornável, sendo a deficiência apenas um limite nas tentativas biopolíticas de reconstituir um modelo ideal ou totalizante do humano. Assim, os deficientes podem guardar algumas lições inquietantes acerca de nossas máximas pedagógicas, apontando uma disposição ético-política para pensar a formação humana para além da noção de perfectibilidade. Dessa ótica, o devir-deficiente da pedagogia pode colocar em questão os arcanos quase esotéricos da reflexão pedagógica ocidental.<hr/>Abstract This essay discusses the formative processes while antropotechnic processes. The expectation is to contribute for the debate about the meanings inherent in speeches that promote and disseminate multiple devices for inclusion of differences. The central argument defends that the abandonment of reflection on the notion of plasticity has deprived the philosophy of education to think the exposure processes of lives that do not allow themselves to double the existing normative codes, hiding a possible becoming-deficient's own pedagogy. The becoming-deficient pedagogy goes through expressive manifestations of the life forms that explode and are made disaster. Plasticity is configured so as a condition of possibility and as a threat to domesticating humanism. Following the reflections of Peter Sloterdijk and Catherine Malabou, plasticity is thought of as an indication that all human life is an unavoidable accident, and disability only a limit on biopolitics attempts to reconstruct an ideal or totalizing model of the human. Disabled people can save some disturbing lessons about our pedagogical maxims. The becoming-deficient pedagogy points an ethical-political will to think about human development beyond the notion of perfectibility, jeopardizing one of the esoteric secrets of Western pedagogical reflection.<hr/>Resumen Este ensayo analiza no solo los procesos formativos, sino los procesos antropotécnicos. Por tanto, se espera que contribuya al debate sobre el sentido inmanente de los discursos de promoción y difusión de múltiples dispositivos para la inclusión de las diferencias. El argumento central sostiene que el abandono de la reflexión sobre la noción de plasticidad ha privado a la filosofía contemporánea de la educación de pensar que los procesos de exposición de vidas que no se dejan vencer por los códigos normativos existentes, ocultando un posible devenir-discapacitado de la propia pedagogía. El devenir-discapacitado de la pedagogía pasa por las manifestaciones expresivas de las formas que estallan y se hacen pedazos. La plasticidad se configura como una condición de posibilidad y como una amenaza para los humanismos domesticadores. Siguiendo las reflexiones de Peter Sloterdijk y Catherine Malabou, se cree que la plasticidad ofrece una indicación de que toda vida humana es un accidente inevitable, y la discapacidad un límite de la biopolítica que trata de reconstruir un modelo ideal de lo humano. Las personas con discapacidad pueden guardar algunas lecciones inquietantes sobre nuestras directrices pedagógicas. La deficiencia señala una voluntad ético-político para pensar en el desarrollo humano más allá de la noción de perfectibilidad, poniendo en peligro uno de los secretos esotéricos de la reflexión pedagógica occidental. <![CDATA[Formação humana e força plástica. A deficiência que nos constitui]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El ser humano es un ser proteico. Su realidad es el cambio y la transformación y ella es imprevisible. Ser humano es ser distinto. Una de las características del ser proteico es su “fuerza plástica” Gracias a ella salen de los infortunios individuos y pueblos. Otra forma de llamar este asunto en otros ámbitos ha sido la resiliencia. Para poder vivir mejor, debemos aprender a minimizar la posibilidad de accidentes, podemos y debemos aprender a cuidar de nosotros mismos y de los otros, (sobre todo en sociedades tan vertiginosas y sometidas al cambio como las nuestras). Dentro del contexto de la plasticidad humana está la posibilidad de la “fuerza plástica destructiva” que hace un corte entre un antes y un después, entre subjetividad y la vida. Nos enfrentemos o no a esta realidad del accidente, hay que educar para la resiliencia de cualquier modo. Ambos asuntos se han de tomar con igual importancia la fragilidad de la condición humana pero también de su fuerza para salir adelante a pesar de los accidentes. La deficiencia no es sólo una posibilidad de algunos sino que forma parte de condición humana de todos. Esto nos coloca en otro punto de vista, en el que el deficiente no es el otro, sino que somos todos, seres hechos de retazos que se han afirmado en el devenir, negando posibilidades y que pueden reconstituirse cada vez, seres incompletos, insuficientes, parciales. <hr/>Resumo O ser humano é um ser proteico. Sua realidade é a mudança e a transformação e ela é imprevisível. Ser humano é ser diferente. Uma das características do ser proteico é sua “força plástica”. Graças a ela saem dos infortúnios indivíduos e povos. Outra forma de chamar esse assunto em outros âmbitos é resiliência. Para poder viver melhor, devemos aprender a minimizar a possibilidade de acidentes, podemos e devemos aprender a cuidar de nós mesmos e dos outros, (especialmente em sociedades tão vertigninosas e submetidas a mudanças como as nossas). No contexto da plasticidade humana está a possibilidade da “força plástica destrutiva” que faz um corte entre um antes e um depois, entre subjetividade e a vida. Nos enfrentamos ou não a esta realidade do acidente. A deficiência não é só uma possibilidade de alguns, mas que forma parte da condição humana de todos. Isto nos coloca em outro ponto de vista, no qual o deficiente não é o outro, mas todos somos todos seres feitos de restos que foram afirmados no tornar se, negando as possibilidades e que pode reconstruir-se cada vez, seres incompletos, insuficientes, parciais <hr/>Abstract The human being is a protean being whose reality is change and transformation. Transformation is unpredictable. Being human is being different. This adaptability to change is only one of the characteristics of being protean and the misfortune of peoples and countries occur as its consequence. In other areas, such issue was referred to as resilience. To live better, we must learn to minimize the possibility of accidents, can and must learn to take care of ourselves and of others (especially in societies as giddy and subject to change as ours). Within the adaptability to change, there exists the possibility of a destructive ability to change which is responsible for the separation between before and after, between subjectivity and life. Whether we are or not to face this reality of what occurs by accident, we should nonetheless, educate for resilience. Both subjects are equally important: the fragile nature of humankind together with its strength to overcome incidents and to move on. Inadequacy is not only available for some but instead, it is part of human nature. This puts us in another point of view, in which the inadequacy is not the other, but we are all, beings made of scraps that have been affirmed in the becoming, denying possibilities and can be reconstituted every time, incomplete, insufficient and partial beings. <![CDATA[Esboço para um pensamento da diferença e do devir deficiente na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Propomos neste artigo elaborar o esboço de uma crítica e de uma clínica para o pensamento da diferença e do devir deficiente na reflexão filosófica sobre a educação. O caminho escolhido passa pela análise de conceitos como diferença, devir, ontologia e acontecimento, apoiando-nos especificamente nas filosofias da diferença de Foucault e de Deleuze que aprofundaram notavelmente o diagnóstico da atualidade filosófica dessas noções. Reconhecemos, igualmente, que o estudo dos modos de problematização é a opção metodológica que um trabalho filosófico sobre a deficiência deve se empenhar em fazer para promover uma ontologia do devir deficiente, a qual considera a deficiência não mais, ou apenas, como objeto de um saber científico e pedagógico, mas como problematização das diferenças e emissão de singularidades irredutíveis ao regime do Mesmo, do Idêntico ou do Semelhante. Apresentamos sumariamente três alternativas ou possibilidades para se firmar na educação uma ontologia e uma política da diferença e do devir deficiente: reverter o platonismo ou conquistar para o devir uma arte das superfícies; propor que a reorganização do trabalho pedagógico da escola inclusiva se inscreva no domínio das práticas; e pensar a ontologia do devir deficiente sob o signo do acontecimento. Esperamos, por fim, que este trabalho contribua para aprofundar o estudo da filosofia da educação sobre a analítica da deficiência, da produção das diferenças e das práticas de inclusão na atualidade. <hr/>Abstract We propose in this paper to draw the outline of a review and a clinic for the thinking of difference and of becoming-disabled in philosophical reflection on education. The chosen path goes through the analysis of concepts such as difference, becoming, ontology and event, relying specifically on Foucault’s and of Deleuze’s philosophies of difference, that notably deepened the diagnosis of philosophical currentness of these notions. We recognize, equally, that the study of modes of problematization is the methodological option that a philosophical work about deficiency should strive to promote an ontology of the becoming-disabled, which considers the disability no more, or just as the object of a scientific and pedagogical knowledge, but as problematization of differences and emission of singularities irreducible to the regime of Same, of Identical or of Similar. We summarily present three alternatives or possibilities to establish in education an ontology and politics of difference and of becoming-disabled: reversing the Platonism or conquer for the becoming an art of surfaces; proposing that the reorganization of the pedagogical work of the inclusive school sign up on the domain of practices; and thinking of the ontology of becoming-disabled under the sign of the event. We hope, finally, that this work contributes to deepen the study of philosophy of education on the analytic of disability, of production of differences and of practices of inclusion today.<hr/>Resumen Nos proponemos en este trabajo elaborar el esbozo de una crítica y de una clínica para el pensamiento de la diferencia y del devenir deficiente en la reflexión filosófica sobre la educación. El camino elegido pasa por el análisis de conceptos tales como diferencia, devenir, ontología y acontecimiento apoyándonos específicamente en las filosofías de Foucault y Deleuze que profundizaron significativamente el diagnóstico de la realidad filosófica de estas nociones. También reconocemos, igualmente, que el estudio de los modos de problematización es la opción metodológica que una obra filosófica sobre la deficiencia debe esforzarse para promover una ontología de lo devenir deficiente, que ve a la deficiencia ya no, o no sólo como el objeto de un conocimiento científico y pedagógico, sino como problematización de las diferencias y emisión de singularidades irreducibles al régimen de lo Mismo, de lo Idéntico o Semejante. Presentamos sucintamente tres alternativas o posibilidades para establecer en la educación una ontología y una política de la diferencia y del devenir deficiente: invertir el platonismo o conquistar para el devenir un arte de superficies; proponer que la reorganización de la labor educativa de la escuela inclusiva se inscriba en el campo de las prácticas; y pensar en la ontología del devenir deficiente bajo el signo del acontecimiento. Esperamos, por último, que este trabajo contribuya a profundizar el estudio de la filosofía de la educación sobre la analítica de la deficiencia, la producción de las diferencias y de prácticas de inclusión en la actualidad. <![CDATA[A constituição ou produção da subjetividade, do sujeito a partir da psicanálise e o sujeito sujeitado ao discurso da “deficiência”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Se presenta una travesía desde cuatro recorridos. El primero, incursiona en una reflexión de la subjetividad desde dos miradas; la que parte de la subjetividad como inherente al sujeto bajo tres dimensiones: bio-psico-social. Su estudio requiere posicionarlo como objeto y abordarlo con métodos cuantitativos y cualitativos que demuestren su confiabilidad y validez. La otra aproximación se apoya en disciplinas sociales cuyo punto de partida es considerar al sujeto desde una subjetividad que se fundamenta desde una exterioridad social e histórica. El segundo abordará la constitución del sujeto desde el psicoanálisis, considerando a Freud y Lacan como los autores prioritarios. El tercer recorrido realizará un desplazamiento o construcción histórica de la mirada y discurso de la discapacidad como “atributo” o condición del sujeto, de la producción de la discapacidad como figura o modalidad de una otredad paralizante y el cuarto y último, introduce una mirada que subvierte la mirada de la discapacidad y realiza efectos de ruptura, resignificación y/o reestructuración. En el marco de algunas prácticas desde ámbitos del arte y del deporte, se encuentran ya formas de vida de ciertas personas, que pese a todo el destinar social a la exclusión, están mostrando, con su vivir día a día ámbitos donde la investigación debe incursionar e iniciar, con ellos y con otros profesionales, indagaciones que se aproximen a otras formas alternas de ser y estar en el mundo, es decir a las modalidades de otras subjetividades e identidades.<hr/>Abstract A cruise is presented from four tours. The first ventures into a reflection of subjectivity from two perspectives; which part of the subjectivity inherent in the subject under three dimensions: bio-psycho-social. Their study requires position it as object and approach it with quantitative and qualitative methods to demonstrate their confiability and validity. The other approach is based on social disciplines whose starting point is to consider the subject from a subjectivity that is produced from a social and historical externality. The second route will address the constitution of the subject from psychoanalysis, Freud and Lacan considering as priority authors. The third route will make a shift or historical construction of disability against the point of view of considering disability as an "attribute" or condition of the subject, It will work from the perspective of production of disability as a figure or mode of a stun otherness. The fourth and last, introduces a look that subverts the look of disability and makes breaking effects, new meaning and / or restructuring. Under some practices from areas of art and sport, are already lifestyles of certain individuals, that despite all the social allocate to exclusion, are showing with their day to day living areas where research must venture and start with them and with other professionals, inquiries to the manner of other subjectivities and identities approaching other alternative ways of being and being in the world.<hr/>Resumo Apresenta-se uma travessia a partir de quatro percursos. O primeiro, incursiona em uma reflexão da subjetividade a partir de dois olhares; a que parte da subjetividade como inerente ao sujeito sob três dimensões: bio-psico-social. Seu estudo requer posicioná-lo como objeto e aborda-lo com métodos quantitativos e qualitativos que demonstrem sua confiabilidade e validade. A outra aproximação se apoia em disciplinas sociais cujo ponto de partida é considerar o sujeito a partir de uma subjetividade que se fundamenta em uma exterioridade social e histórica. O segundo abordará a constituição do sujeito a partir da psicanálise, considerando Freud e Lacan como os autores prioritários. O terceiro percurso realizará um desdobramento ou construção histórica do olhar e discurso da deficiência como “atributo” ou condição do sujeito, da produção da deficiência como figura ou modalidade de uma outridade paralisante e o quarto e último, introduz um olhar que subverte o olhar da deficiência e realiza efeitos de ruptura, ressignificação e/ou reestruturação. No marco de algumas práticas do âmbito da arte e do esporte, já se encontram formas de vida de certas pessoas, que mesmo com o destinar social à exclusão, estão mostrando, com seu viver dia a dia âmbitos onde a investigação deve incursionar e iniciar, com eles e com outros profissionais, indagações que se aproximem a outras formas alternativas de ser e estar no mundo, quer dizer, às modalidades de outras subjetividades e identidades. <![CDATA[Ética da amizade e deficiência: outras formas de convívio com o devir deficiente na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Após a implantação das políticas de inclusão, no Brasil, tem sido cada vez mais frequente a ocorrência de relações de amizades entre os atores da escola denominados “deficientes” com os demais. Muitas vezes, tais relações ultrapassam o tempo e o espaço, os saberes e o currículo escolar, produzindo modos de existência comuns e uma ética transversal, raramente vistos pela instituição. Essa invisibilidade é acentuada ainda mais no cenário biopolítico atual, que corrobora certa desconfiança referente aos modos de existência deficientes e ao devir comum que produzem nas relações amistosas entretecidas pelos atores da escola. Nessa conjuntura, este ensaio analisa a ética da amizade com os deficientes e a confiança como uma das condições de sua consecução na escola. A partir da estética da existência de Michel Foucault, objetivamos discutir: (1) se a amizade com a deficiência pode se apresentar como uma nova ética, capaz de interpelar os dispositivos formais e de resistir às tecnologias de biopoder da escola, quem sabe, criando outras formas de inclusão; (2) se a confiança no devir comum produzido nessas particulares relações amistosas pode ser considerada uma das condições de sua consecução e como uma estratégia para reverter a atual desconfiança no deficiente, em vistas a minimizar o temor e a visibilizar o signo do acontecimento da vida que representa. Com a discussão dessas questões, esperamos contribuir para que a amizade com a deficiência seja vista como signo de uma formação dos atores da escola e a confiança no devir deficiente se torne visível como uma luta transversal comum que, além de condição para a consecução da ética da amizade, se apresente como uma estratégia política importante para potencializar essas vidas distintas que merecem ser vividas. <hr/>Abstract After the implementation of inclusion policies in Brazil, friendship relations between the actors of the school so called "disabled" students and the rest of students have become increasingly frequent. Often these relationships go beyond time and space, the knowledge and the curriculum, to produce common modes of existence and a transverse ethics rarely seen by the institution. This invisibility is even more accentuated in the case of nowadays biopolitics scenario, which corroborates to raise suspicion concerning the disabled modes of existence and the joined becoming produced by the friendly relations between the actors at school. Given the context, this essay examines the ethics of friendship regarding the disabled ones and the trust as one of the conditions of its achievement at school. Drawing from the aesthetics of existence of Michel Foucault, my goal is to discuss: (1) whether friendship with the disabled one may present itself as a new ethic that is able to question current formal apparatus and resist the biopower technologies in school, perhaps creating other forms of inclusion; (2) whether the trust in the joined becoming that emerges from such friendly relations can be regarded as one of the conditions for their achievement and a strategy to reverse the current mistrust in the disabled one, in order to minimize fear and bring into existence a sign of the life event that it represents. By addressing these issues, I hope to contribute in a way in which the friendship with disabled ones is seen as a sign of a formation of the actors at school and the trust in the becoming disabled becomes visible as a transverse common struggle: the condition for the achievement of the ethics of friendship that introduces itself as a major political strategy to leverage these separate lives that deserve to be lived. <hr/>Resumen Después de la implementación de políticas de inclusión en Brasil, ha sido cada vez más frecuente darnos cuenta de las relaciones de amistad entre los llamados "discapacitados" con los demás actores de la escuela. A menudo, tales relaciones van más allá del tiempo y el espacio, el conocimiento y el currículo escolar, produciendo modos de existencia comunes y una ética transversal, pocas veces vistos por la institución. Esta invisibilidad se acentúa todavía más sobre en la actual configuración biopolítica y corrobora algunas sospechas con respecto a los modos de existencia deficientes y al devenir común que producen en las relaciones de amistad entretejidas por los actores de la escuela. En este contexto, este ensayo examina la ética de la amistad en personas con discapacidad y la confianza como una de las condiciones de su logro en la escuela. Desde la estética de la existencia de Michel Foucault, pretendemos discutir: (1) si la amistad con la deficiencia puede presentarse como una nueva ética, capaz de hacer dispositivos formales y resistir a las tecnologías de biopoder en la escuela, tal vez creando otras formas de inclusión; (2) si la confianza en el devenir común producido por estas particulares relaciones amistosas puede considerarse como una de las condiciones de su logro y como una estrategia para revertir la actual desconfianza en las personas con discapacidad, con el fin de minimizar el temor y visualizar el signo del acontecimiento de la vida que ellas representan. Con la discusión de estos temas, esperamos contribuir para que la amistad con la discapacidad sea mirada como signo de una formación de los actores de la escuela y la confianza en el devenir deficiente se haga visible como una lucha común transversal, que además de condición para el logro de la ética de la amistad, se presenta como una importante estrategia política para potencializar esas vidas distintas que merecen ser vividas. <![CDATA[A linguagem da norma e os indivíduos frágeis.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200371&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este texto se aborda la cuestión del cuerpo en tanto campo de batalla entre la normalidad y la belleza de un lado, y la singularidad, la soledad y la fragilidad de otro lado. La cuestión reside en comprender cuál es la diferencia entre aquellos cuerpos -y lenguajes- que son hablados en relación a aquellos cuerpos -y lenguajes- que hablan. Quizá no sea ésta una cuestión final, que finaliza, pero nos presenta una complejidad de todas las cuestiones aquí parcialmente formuladas, y vuelve imprescindible una noción de cuerpo completamente distinta. Una noción de cuerpos en relación, donde no exista ningún vestigio acerca de lo que falta o de lo que hace falta. El fin de la idea del cuerpo normal. Huir de la obligación de juzgar. El encuentro con el otro, sin condiciones. La transformación del uno mismo en alteridad. La razón que nos asiste para definir al otro sujeto se ha desvanecido casi por completo, pulverizada en sus argumentos y hecha jirones en su naturalización. Ya no hay sujeto-uno o, para mejor decir, nunca hubo un sujeto auto-centrado, omnisciente, capaz de rellenarse y hacerse absoluto, completo. Es esta la razón a desmitificar. Ser capaces de una teoría de la debilidad, de lo fragmentario, de la vulnerabilidad, de lo incompleto y no ya como condición precaria, de agonía, sino como aquello que nos hace humanos. Con esa intención se aborda la cuestión de la locura, la debilidad mental y la barbarie, a través de un recorrido de textos filosóficos y literarios que, quizá, compongan una posible teoría de la fragilidad. <hr/>Abstract This text addresses the question of the body as battleground between normality and beauty, and, on the other hand, uniqueness, loneliness and fragility. The question is to understand what is the difference between those bodies - and languages - that are spoken about and those bodies - and languages - speaking. Maybe this is not a final question, which ends, but one that presents a complexity of all the issues here partially formulated, and is drives essential a completely different notion of body. A notion of bodies in relation, where there is no trace about lacking or what is missing.The end of normal body idea. Escape from the duty to prosecute. The encounter with the other, without conditions. The transformation of the self in otherness.The reason which helps us to define the other subject faded almost completely, sprayed in their arguments and shattered in its naturalization. There is no longer a united subject or, better to say, there has never been a subject self-centered, all-knowing, able to fill up and make itself absolute, complete. This is the reason to demystify. Being capable of a theory of weakness, the fragmentary, the vulnerability of incomplete and no longer as poor condition of agony, but as one that makes us human. With this intention, it is discussed the issue of insanity, mental weakness and barbarism, through a pathway of philosophical and literary texts that, perhaps, compose a possible theory of fragility. <hr/>Resumo Neste texto se aborda a questão do corpo enquanto campo de batalha entre a normalidade e a beleza de um lado, e a singularidade, a solidão e a fragilidade de outro lado. A questão reside em compreender qual é a diferença entre aqueles corpos - e linguagens - que são falados em relação àqueles corpos - e linguagens - que falam. Talvez não seja esta uma questão final, que finaliza, mas que nos apresenta uma complexidade de todas as questões aqui parcialmente formuladas, e torna imprescindível uma noção de corpo completamente diferente. Uma noção de corpos em relação, onde não exista nenhum vestígio acerca do que falta ou do que faz falta. O fim da ideia do corpo normal. Fugir da obrigação de julgar. O encontro com o outro, sem condições. A transformação do si mesmo em alteridade. A razão que nos assiste para definir ao outro sujeito se desvaneceu quase por completo, pulverizada em seus argumentos e despedaçada em sua naturalização. Já não há sujeito-uno ou, para melhor dizer, nunca houve um sujeito autocentrado, onisciente, capaz de encher-se e fazer-se absoluto, completo. É esta a razão a desmitificar. Ser capazes de uma teoria da debilidade, do fragmentário, da vulnerabilidade, do incompleto e não já como condição precária, de agonia, mas como aquele que nos faz humanos. Com essa intenção se aborda a questão da loucura, a debilidade mental e a barbárie, através de um percurso de textos filosóficos e literários que, talvez, componham uma possível teoria da fragilidade. <![CDATA[Anunciação e insurreição da diferença surda: contra-ações na biopolítica da educação bilíngue]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No campo da surdez, sobretudo na visada antropológica, há uma constante luta dos movimentos surdos pela desvinculação da pessoa surda dos discursos da deficiência. Esse processo ocorre ao afirmar ser a surdez não uma condição de ineficiência corporal, mas uma relação outra do corpo surdo, conferida pela diferença linguística, efeito, exatamente, da não audição. É pela falta orgânica que se constrói a singularidade de uma experiência linguística distinta das pessoas que ouvem. Apesar de uma demanda por afirmar a surdez pelo viés da diferença e da singularidade ainda persiste uma discursividade que indica a experiência da surdez ao corpo deficiente, pautando-se pela concepção patológica. Na sociedade atual, a norma é sem dúvida estratégia voraz para a classificação, a nomeação, o agrupamento e a representação que reduz toda diferença numa base que pretende ser igualitária: ao incluir, exclui inúmeras singularidades, pois trabalha pela homogeneidade. Os surdos são alvo de captura de um saber normativo proposto pela lógica da escola e da sociedade inclusiva, funcionando pela ação noso-política que os classifica por decibéis, pela deficiência, pela falta de língua. Neste artigo, objetiva-se apontar os mecanismos biopolíticos de ajustes do corpo surdo sob a demanda do padrão da escola inclusiva. Problematiza-se: qual a surdez se permite vivenciar na escola inclusiva? Há espaço para a formação-surda? Como manter a singularidade surda quando se propõe um modelo único de funcionamento? Embora a língua de sinais tenha reconhecimento legal e uma maior visibilidade social há processos capilares de captura que diluem ou estriam os diferentes usos desta língua pelos surdos. A promoção de uma escola outra, heterotópica, sobrevive ou resiste na insurreição de novos saberes e forças surdas que reivindicam outras formas de vida. Na constante refacção dos conceitos gastos para a palavra inclusão, por exemplo, pela reconfiguração do espaço comum escolar transgredindo-o em outros modos de funcionamento. <hr/>Abstract In the field of deafness, especially within an anthropological view, there is a constant fight of the deaf movements to untying deaf persons from discourses of disability. This process occurs in affirming that deafness is not a body's inefficiency condition, but a distinct relationship of the deaf body, given by the linguistic difference, precisely, an effect of not hearing. In the present society, the norm is an undoubtedly voracious strategy aiming the classification, nomination, gathering and representation that reduces any differences in the name of an intended equality: by including, it excludes many singularities, because it favors the homogeneity. Deaf people become targets of a normative knowledge proposed by the logic of school and inclusive society through the noso-political action that ranked them by decibels, disability and lack of language. In this article, we aim to point out the biopolitic mechanisms of the deaf body adjustments under the demand of the standard of inclusive school. It problematizes: what kind of deafness is allowed to experience in an inclusive school? Is there room for a deaf training? How to keep the deaf singularity when proposing a single model functioning? Although sign language has legal recognition and greater social visibility there are some processes of capture that dilute or striate the different uses of this language by deaf people. The promotion of a heterotopic school survives or resists in the insurrection of new knowledge and deaf forces which claim for other forms of life by the constant retaking of shabby concepts for the word inclusion, for example, by reconfiguring the school common area and transgressing it in other operating modes.<hr/>Resumen En el campo de la sordera, especialmente desde la vista antropológica, hay una lucha constante de los movimientos sordos para desvincular a dicha persona de los discursos de discapacidad. Este proceso ocurre afirmando que la sordera no es una condición de deficiencia, sino una relación otra del cuerpo sordo, dada la diferencia lingüística, precisamente en efecto de no oír. Es por la falta orgánica que se construye la singularidad de una experiencia lingüística distinta de las personas que oyen. A pesar de una demanda por afirmar al estado de sordera como una diferencia y singularidad, todavía persiste un discurso que indica a la experiencia de la sordera como un cuerpo discapacitado, guiado por la concepción patológica. En la sociedad actual, la norma es, sin duda, la estrategia voraz por la clasificación, nomenclatura, la agrupación y representación que reduce una diferencia en una base que está destinada a ser igual: para incluir, excluir a muchas singularidades, funcionando en base a la homogeneidad. Los sordos son objetivo de un la captura de un saber normativo propuesto por la lógica de escuela y de la sociedad inclusiva, mediante el trabajo de acción noso-política que los ordena por decibeles, deficiencia y por la falta de lenguaje. Este artículo tiene como objetivo señalar los mecanismos biopolíticos de ajuste del cuerpo sordo ante la demanda del padrón de escuela inclusiva. La problemática: ¿Qué se le permite experimentar a la sordera en la escuela inclusiva? ¿Hay espacio para la formación de una persona sorda? ¿Cómo mantener la singularidad de la persona sorda, al proponer un modelo único de funcionamiento? Aunque el lenguaje de señas tiene reconocimiento legal y una mayor visibilidad social, existen procesos de captura que diluyen y señalan los diferentes usos de la lengua por los sordos. La promoción de una escuela diferente, hetero-tópica, sobrevive o resiste en la insurrección de nuevos saberes y fuerzas sordas, que reivindican otras formas de vida. En el constante rehacer de conceptos gastados por la palabra inclusión, por ejemplo, por la reconfiguración del espacio común escolar transgrediéndolo en otros modos de funcionamiento. <![CDATA[Escola de pensamento livre. Uma viajem desde o estigma da subnormalidade até o empoderamento de pessoas entre pessoas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200417&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen ¿Es posible que exista una “escuela” donde se “piense” con “libertad” y cuyos “maestros” sean personas con “discapacidad intelectual”?Estamos hablando de la posibilidad de que personas que han “fracasado” “escolarmente”, ya adultos, funden un espacio escolar alternativo ala enseñanza académica dirigido por ellos (con los apoyos necesarios) y donde ellos sean los “maestros socráticos” y las enseñanzas que aquí se imparten, que ellos imparten, tengan que ver con el pensamiento, los valores o las emociones. Y ese sueño es una utopía posible de dos educadores, Chema Sánchez y Juan Carlos Morcillo, y de una institución apoyándolos como FEAPS-Plena Inclusión,junto a Filosofía para Niños-Comunidad Valenciana (FpN-CV) como asesora pedagógica: una utopía posible, un espacio donde las personas no sean etiquetadas por sus deficiencias sino por sus potencialidades, un espacio creativo donde el pensamiento, como decía Ortega, sea una función vital, como respirar o como alimentarse, un espacio afectivo donde las personas sean el centro de nuestras miradas y sus ideas o sueños o valores compongan las materias “troncales” del programa educativo, un espacio inestable donde crezcamos juntos en deberes y en derechos, un espacio libertario que irradie una nueva forma de educar que no se fije en lo que sabemos sino en lo que queremos y en lo que deseamos, un espacio sin copyrightcuyo mejor destino es ser copiado, reproducido, recreado en otros lugares donde otras personas con discapacidad decidan tomar las riendas de la educación y demostrarle a la sociedad que no existen “personas discapacitadas” sino que existen sociedades que discriminan o marginan a los demás en función de determinados estandares sociales que, por cierto, no tienen cabida en nuestra Escuela de Pensamiento Libre.<hr/>Abstract There may be a school where they "think" freely and whose teachers are people with intellectual disabilities? We are talkingabout the possibility of people who have “failed” “academically”, as adults, merge an alternative school space runned by them (with the necessary support) and where they are the "Socratic teacher" and the lessons taught there have to do with thinking, values or emotions. That dream is a possible utopia of two educators, Chema Sanchez and Juan Carlos Morcillo, and of an institution to support them as FEAPS -Plena Inlcusión, with Philosophy to Children -Valenciana Comunity (FpN-CV) as pedagogical adviser: a possible utopia, a space where people will not be labeled for their shortcomings but for their potential, a creative space where thought, as Ortega said, is a vital function such as breathing or eating, an emotional space where people are the center of our looks and these people’s ideas or dreams or values compose the "core" materials for the educational program, an unstable space where we grow together in duties and rights, a libertarian space that radiate a new form of education that is not fixed on what we know but in what we want and what we desire, without copyright and whose ultimate destination is to be copied, reproduced, recreated in other spaces where people with disabilities choose to take charge of education and prove to society that "disabled people" do not exist, it is the societies that discriminate or marginalize others based on certain social standard which, certainly, have no place in our School of Free Thought.<hr/>Resumo Épossível que exista uma “escola” onde se “pense” com “liberdade” ecujos “professores” sejampessoas com“incapacidadeintelectual”? Estamos falando da possibilidadede que pessoas que tem“fracassado” “escolarmente”, já adultos, fundamumespaçoescolar alternativo ao ensinoacadêmicodirigido por eles (comos apoios necessários) eonde elessejam os “professoressocráticos” e os ensinamentosqueaquise transmite, que eles transmitem, tenhama ver comopensamento, os valores ou as emoções. Eesse sonho éuma utopia possívelde dois educadores, Chema Sánchez eJuan Carlos Morcillo, edeuma instituiçãoapoiando-os como FEAPS-Plena Inclusão, junto a Filosofia para Crianças-ComunidadeValenciana (FpN-CV) como assessorapedagógica: uma utopia possível, um espaço onde as pessoas não sejametiquetadas por suas deficiências maspor suas potencialidades, umespaçocriativo onde o pensamento, como diziaOrtega, seja uma funçãovital, como respirar oucomo alimentar-se, umespaçoafetivo onde as pessoas sejamocentro de nossosolharesesuas ideais ousonhosouvalores componham as matérias “troncais” doprograma educativo, umespaço instável onde possamos crescerjuntos emdeveres eemdireitos, umespaço libertário que irradie uma nova forma de educar que não se fixe no que sabemos masno que queremos e no que desejamos, umespaçosemcopyrightcujo melhor destino é ser copiado, reproduzido, recriado emoutros lugares onde outras pessoas comincapacidadedecidamtomar as rédeasda educação edemostrar a sociedadeque não existem “pessoas incapazes” masque existemsociedades que descriminamoumarginalizam aos demais emfunçãode determinados padrõessociais que, por certo, não temespaçoemnossaEscola de Pensamento Livre. <![CDATA[O diálogo humanizante como expressão de cuidado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200443&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquanto construção de singularidades dialógicas difundidas na expressão da alegria e na manifestação do cuidado, é importante ressalvar a necessária congruência entre o pensamento e a ação como o verdadeiro jogo de afetos que constitui a humanidade. Assim, pretende-se esclarecer a posição de Matthew Lipman face a um re-nascimento significativo de uma ética do preferível como realização de uma satisfação que valoriza o hábito reflexivo, sobre si, sobre os outros e sobre o mundo, animados ou inanimados, ou seja, humanos e não-humanos, e, uma re-criação significante de uma experiência de vivência política como definição de um sentido de comunidade, e ainda, de relação humanizante, emocionalmente competente, fundada na tentativa de re-construir cooperativamente uma sociedade generosa, educadora e democrática. Eis um dos fundamentos da Comunidade de Investigação, que nomeamos, não apenas uma comunidade onde a atitude dialógica da comunicação permite reforçar o sentido de comunidade mas também onde reina a filosofia enquanto método e conteúdo investigativos, uma Comunidade Dialógica de Investigação Filosófica. <hr/>Abstract While building dialogic singularities widespread in the expression of joy and manifestation of care, it is important to note the necessary consistency between thought and action as the real game of affects that constitutes humanity. Thus, it is intended to clarify the position of Matthew Lipman in face of a significant re-birth of an ethics of the preferable as conducting a satisfaction that values reflective habit, about themselves, about the others and about the world, animates or inanimate, which means, human and not-human, and, of a significant re-creation of an experience of a political living as defining a sense of community, a humanizing relationship, in other words, emotionally competent, founded in an attempt to re-build cooperatively a generous, educative and democratic society. There it is one of the major cornerstones of the Community of Inquiry, not just a community where the dialogic attitude helps to strengthen the sense of cooperation but also ruled by philosophy as a method and investigative content, which we name as a Dialogic Community of Philosophical Inquiry. <hr/>Resumen En cuanto construcción de singularidades dialógicas difundidas en la expresión de la alegría y en la manifestación del cuidado, es importante tener en cuenta la necesaria congruencia entre el pensamiento y la acción como el verdadero juego de afectos que constituye la humanidad. Así se pretende aclarara la posición de Mathew Lipman que hace un renacimiento significativo de una ética de lo preferible como realización de una satisfacción que valoriza el habito reflexivo sobre si, sobre los otros y sobre el mundo animado e inanimado, o sea sobre los humanos y los no humanos, y una recreación significante de una experiencia de vivencia política como definición de un sentido de comunidad, aún de relación humanizante, emocionalmente competente fundada en el intento de reconstruir cooperativamente una sociedad generosa, educadora y democrática. Este es uno de los fundamentos de la Comunidad de Indagación que nominamos, no sólo como una comunidad donde la actitud dialógica de la comunicación permite reforzar el sentido de comunidad, sino también donde reina la filosofía en tanto método y contenido investigativos, una Comunidad Dialógica de Investigación Filosófica. <![CDATA[Infância é corpo encarnado / Uma perspectiva poético-existencial para o ser criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872016000200455&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto visitará importantes noções da psicanálise de crianças, para depois relacioná-las, de modo reflexivo, à fenomenologia do cotidiano e à fenomenologia das relações ordinárias adulto-criança. As noções psicanalíticas aqui discutidas são: imagem do corpo (Françoise Dolto, 1984) e sentimento do real (Donald Woods Winnicott, 1982; 1990). Dolto nos apresenta uma espécie de gênese da concretude corporal da criança, nomeando as zonas erógenas como “lugares do corpo” e revelando o propiciar da capacidade humana de fantasiar, enquanto que Winnicott afirma que o sentimento do real é algo a ser experienciado, construído e mantido, por meio de um fluxo de continuidade dos cuidados (maternagem) e das relações, bem como a oferta, por parte da comunidade adulta, de experiências totais às crianças. Em busca de um olhar híbrido em termos teóricos - entre a psicanálise e a fenomenologia - a autora entretece os conceitos à luz dos Cursos na Sorbonne, lecionados por Maurice Merleau-Ponty, nos meados do século XX. Assim, pode-se engendrar uma terceira via: a perspectiva poético-existencial para o ser criança, apresentada como algo plural que nos mostra modos de ser, estar e habitar o espaço corpo próprio bem como o mundo circundante. Trata-se de uma compreensão fenomenológica da criança, apresentada, particularmente, a partir da leitura da díade adulto-criança e em constante diálogo com o olhar merleau-pontiano para a pequena infância. Disso resultam atitudes relacionais, nas quais o adulto apura sua escuta e acolhida para as maneiras de ser da criança pequena, procura positivar os fenômenos dos mundos de vida infantis, e sintoniza com algo que Winnicott definiu como concomitantes ausência e presença. Há que estar lá quando for preciso; bem como ser capaz de ausentar-se, gradualmente, de modo que a criança descubra, a seu modo e em seu ritmo, a si mesma, ao outro e às coisas do mundo, em nome do que Winnicott nomeou “o brincar livre e criativo”. <hr/>Abstract This essay ponders notions of child psychoanalysis and relates them to the phenomenology of the quotidian and the phenomenology of ordinary adult-child relationships. The notions are: body image (Françoise Dolto, 1984) and the feeling of real (Donald Woods Winnicott, 1982; 1990). Dolto presents us the genesis of the child’s body concretude, naming the erotic zones as “places of the body” and revealing the human capacity for fantasizing. Meanwhile, Winnicott states that the feeling of real is something to be experienced, built and maintained alive by a fluxus of continuous care caring and relationships as well as the supply, on the part of the adult community, in providing “total experiences” in the child’s daily life. Searching for a hybrid theoretical vision between psychoanalysis and phenomenology, the author entwines the concepts in the light of the Sorbonne Courses, taught by Maurice Merleau Ponty in the mid 20th century. In this way, a third way forward may be engendered: a poetic-existential perspective for a child being, presented as something plural, which considers ways of being and inhabiting the space own body and surrounding space. This is a phenomenological comprehension of childhood - presented particularly in the reading of the dyad adult-child relations, in dialogue with Merleau-Ponty’s works about the human early life (The Sorbonne Lectures). This has led to relational attitudes, in which the adult develops his listening and acceptance towards the ways of being of a child, gives positive values to the phenomena of childhood and harmonizes with something that Winnicott has defined as a concomitant “presence and absence” state of mind. It is necessary to be there when it is needed, as well as to be gradually absent, so that the child can find out, on her own ways and rhythm: herself, the others and the things of the world, acting according to Winnicott’s conception called “the free and creative playing”. <hr/>Resumen Este texto visitará importantes nociones del psicoanálisis del niño, para después relacionarlas, de modo reflexivo, con la fenomenología de lo cotidiano y la fenomenología de las relaciones habituales adulto-niño. Las nociones psicoanalíticas aquí discutidas son: imagen del cuerpo (Françoise Dolto, 1984) y sentimiento de lo real (Donald Woods Winnicott, 1982; 1990). Dolto nos presenta uma espécie de génesis de la concretud corporal del niño, nominando las zonas erógenas como “lugares del cuerpo” y revelando el propiciar de la capacidad humana de fantasiar, en tanto que Winnicott afirma que el sentido de lo real es algo a ser experenciado, construido y mantenido por medio de un flujo de continuidad de los cuidados (maternage) y de las relaciones, bien como la propuesta, por parte de la comunidad adulta de experiencias totales, a los niños. En busca de un mirar híbrido en términos teóricos - entre psicoanálisis y fenomenología- la autora entreteje los conceptos a la luz de los Cursos de la Soborna dictados por Maurice Merleau Ponty a medidados del siglo XX. Así, es posible engendrar una tercera vía: la perspectiva poético-existencial para el ser niño, presentado como algo plural que nos muestra modos de ser, estar y habitar el espacio cuerpo propio bien como el mundo circundante. Se trata de una comprensión fenomenológica del niño, presentada particularmente a partir de la lectura de la díada adulto-niño y en el constante mirar merleau-pontiano respecto de la primera infancia. De esto resultan actitudes relacionales, en las cuales el adulto mejora su escucha y acogida para las maneras de ser de los niños pequeños, intenta positivar los fenómenos de los mundos infantiles, y sintoniza con algo que Winnicott definió como concomitantes ausencia y presencia. Hay que estar ahí cuando sea preciso; bien como ser capaz de ausentarse, gradualmente, de modo que el niño descubra, a su modo y en su ritmo, a sí mismo, al otro y a las cosas del mundo en nombre de lo que Winnicott llamó “el jugar libre y creativo”.