Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420090001&lang=es vol. 34 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ensinar a nação pela região: o exemplo da Terceira República Francesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Terceira República francesa (1870-1940) realizou uma obra escolar de grande amplitude. A escolarização das crianças de 6 a 12 anos tornou-se obrigatória, e ensino nas escolas públicas era gratuito e laico. O Estado investiu na construção de escolas em todo o país e em uma formação de bom nível dos professores das escolas primárias. Freqüentemente apresentado na historiografia francesa como um momento de centralismo - e até de “jacobinismo” - intenso a Terceira República precenciou o desenvolvimento de um forte movimento regionalista. Raramente hostil à unidade nacional, o regionalismo foi muitas vezes apresentado como o mais autêntico nacionalismo. Na escola primária, o amor pela “pequena pátria” foi utilizado para desenvolver o amor à grande pátria. Numerosos manuais escolares regionalistas foram publicados. Eles forneceram aos professores primários e aos escolares uma educação intelectual, mas também estética e afetiva sobre as “pequenas pátrias”.<hr/>The Third French Republic (1870-1940) achieved a huge task concerning mass education. The schooling of children from 6 to 12 years became compulsory. State primary schools were free and their teaching was non-confessionnal. School houses were built in the whole country and primary schools teachers were trained at a good level. Often described by French historiography as a time of intensive centralism - and even of “Jacobinism” -, the Third Republic was also an era where a strong regionalist movement could develop. This regionalism was seldom fighting against national unity but often pretended to be the most authentic nationalism. At primary schools the love for the “small fatherland” was used to foster the love for the Great Fatherland. Numerous regionalist textbooks were published. They provided the teachers and the children not only with an intellectual, but also an aesthetic and emotional education about the “small fatherlands”. <![CDATA[Entrelugares: antropologia e educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O aparato teórico e metodológico da antropologia no fazer de outros campos e áreas de saber, além de implementar o diálogo interdisciplinar, é uma tarefa que expõe a situação curricular em que a antropologia é inserida em diferentes cursos e áreas de conhecimento. Neste texto se busca resgatar alguns debates no âmbito das reuniões bianuais da Associação Brasileira de Antropologia - ABA - com a finalidade de mapear, especificamente, a realidade do atual diálogo entre antropologia e educação, bem como apreender possíveis avanços e limites na dimensão da existência de uma Antropologia da Educação no Brasil e dos objetos, dos métodos e dos temas que contempla. No espaço/tempo restrito a cinco reuniões da ABA, entre 2000 e 2008 e a partir do debate em torno da antropologia e educação e dos conteúdos apresentados, configura-se uma visão possível de antropologia no movimento de busca pelo espaço exclusivo da ABA e pelo diálogo com e entre os antropólogos. O que se apresenta dos fóruns e GTs de 2000 a 2008 pelos múltiplos temas e abordagens, pelos projetos, pelas pesquisas e pelas experiências de ensino diz de um debate ainda em aberto em termos de uma antropologia da educação. No entanto, são ainda pequenos os esforços para se pensar criticamente as relações entre antropologia e educação, em razão das formas de apropriação da antropologia pelos outros campos e em razão de um humanismo que embota a visão e gera uma banalização do fazer antropológico, de seus conceitos centrais e de seus respectivos suportes teóricos.<hr/>Anthropology has a theoretical and methodological apparatus that is used when it comes to action in other fields of knowledge. This apparatus implements a cross-curricular dialogue and shows how anthropology is part of different courses and areas of knowledge in curricular contexts. In this text, some debates in biannual ABA - Sociedade Brasileira de Antropologia (Brazilian Anthropology Association) - meetings are recalled with the specific aim of analyzing the present relation between anthropology and education, as well as the possible progress and restrictions of “Anthropology of Education” in Brazil and the objects, methods and topics it involves. Along the period of five ABA meetings, between 2000 and 2008, and in the debate about anthropology and education, a possible view of anthropology can be observed in a search for a good status for ABA and for a good relationship with and between anthropologists. The results of the Forums and GTs from 2000 to 2008 show us that, according to the various topics and approaches, projects, research and teaching experiences, this debate is still open, regarding anthropology of education. However, there is still very little effort towards thinking critically about the relations between anthropology and education. This is due to the way this science field is assumed by other fields of knowledge, in the name of a kind of humanism that blurs the ability to see and overlooks anthropologic actions, their central concepts and theoretical support. <![CDATA[Palabras desoídas, palabras silenciadas, palabras traducidas: voces y silencios de niños bolivianos en escuelas de Buenos Aires]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este trabajo se presentan algunas reflexiones en torno a la forma en que transcurre la escolarización de niños provenientes de Bolivia en escuelas de Buenos Aires-Argentina. A propósito de múltiples situaciones registradas en una institución educativa de nivel primario, se avanza en torno a las siguientes cuestiones: las tensiones identitarias étnicas y nacionales que atraviesan a estos niños en contextos de aprendizaje, los cuestionamientos que realizan al discurso educativo humanista al contrastarlo con sus condiciones reales de vida, los sentidos de sus silencios y silenciamientos. Abordamos las representaciones de los docentes sobre las formas de habla y los saberes en contextos educativos interculturales, para detenernos en los múltiples sentidos de las palabras, silencios y saberes que despliegan estos niños y los adultos en situaciones cotidianas de interacción y de aprendizaje formal. Hacemos referencia a ciertos mandatos y presupuestos del paradigma educativo hegemónico vinculados a los estilos comunicativos que se imponen como comunes y su relación con aquellos asociados a diversos grupos que concurren a las escuelas de Buenos Aires. El trabajo avanza a partir del análisis de material documental y de los registros etnográficos realizados en una escuela de la zona sur de la Ciudad de Buenos Aires durante los años 2005, 2006 y 2007.<hr/>In this work we present some reflections on the way that children coming from Bolivia transit schooling in formal educational institutions of Buenos Aires Argentina. Given certain situations recollected in a primary school, we advance towards the following issues: the ethnic and national identities tensions that these children live in learning contexts, the questioning that these students pose to educational humanistic discourses when they contrast it with there real life conditions, the meanings of their silences and their noiselessness. We pay attention to teachers representations of ways of speaking and knowledge in inter-cultural educational contexts, to concentrate in the multiple meanings of words, silences and knowledge that these children and adults unfold in both situations, everyday interactions and formal learning. We concentrate on certain institutional commands and suppositions of the hegemonic educational paradigm, related to certain communicative styles, imposed as ordinary, and the relation of these to other styles associated to diverse groups that attend to schools in Buenos Aires. The work is based on the analysis of documents and ethnographic records done in a school of the south zone of the city of Buenos Aires during the years of 2005, 2006 and 2007. <![CDATA[Ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o seu significado simbólico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa como as desigualdades de renda, educacionais e raciais, no Brasil, se traduzem em privação de oportunidades para grande parte da população, reforçando o ciclo de exclusão em nossa sociedade. Apresenta o debate sobre as políticas de ação afirmativa, principalmente o referente a cotas nas universidades, a partir de quatro manifestos públicos. Discute o significado simbólico da implementação dessas políticas tomando o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como exemplo.<hr/>This article analyses how income, educational and racial inequalities in Brazil result in the lack of opportunities for a large part of the population reinforcing a cycle of exclusion in our society. The article presents the debate about affirmative action policies, especially the one referring to quotas in universities, through the analysis of four public manifestos. It also discusses the symbolic meaning of the implementation of these policies, taking the case of the Federal University of Rio Grande do Sul as an example. <![CDATA[Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta experiências vividas por quatro universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas nos cursos de Engenharia Elétrica, Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A escolha de tais cursos se deve à possibilidade de refletir sobre como distintos contextos, com diferentes reguladores situacionais, podem trabalhar na organização das representações de gênero e étnico-raciais das alunas e provocar estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação, tendo em vista o processo relacional de construção de identidades. Nosso interesse não é propiciar uma generalização, mas obter insights sobre as representações raciais e de gênero por meio de um diálogo que procure perceber significados atribuídos pelos sujeitos às situações de interação na vida escolar e acadêmica e problematizar os mecanismos que operam na constituição dessas significações.<hr/>This article presents the experiences of four black female students admitted by the University of Brasília through the affirmative action programme. They attend courses in Electrical Engineering, Medicine, Pedagogy and Social Work. Analysing different courses enables a reflection on how different contexts, with distinct mechanisms of regulation, can produce different representations of gender and racial relations. By choosing students of different academic courses we are interested in observing the strategies to overcome racism and prejudice linked to the contexts or to the relational processes where their identities are constructed. We are not interested in producing a general overview about the situation of the students, but in obtaining some insights about their representations of gender and race relation. Through their narratives we try to comprehend the relevance they give to school and academic experiences linked to racism and prejudice and also the mechanisms which influence their position concerning these issues. <![CDATA[Políticas públicas e educação para indígenas e sobre indígenas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es No Brasil, o sistema de ensino passou por uma ampla reformulação decorrente da promulgação da Constituição Federal, em 1988, e da conseqüente aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996. A legislação brasileira reconhece os saberes indígenas e prevê sua inclusão nos currículos do ensino público e privado, como forma de valorizar a diversidade cultural. Em relação às escolas indígenas, estabelece que devem utilizar as línguas maternas e os processos nativos de aprendizagem e propõe a formulação de currículos diferenciados. Este artigo traz um balanço das conseqüências e desafios das mudanças ocorridas na legislação brasileira no que se refere ao tratamento dos conhecimentos indígenas nas escolas indígenas e não-indígenas, evidenciando os principais descompassos entre o que postula a legislação e o que vem sendo colocado em prática.<hr/>In Brazil the education system underwent broad reformulation as a result of the promulgation of the National Constitution in 1988 and the subsequent approval, in 1996, of the new Law of National Education Directives and Bases. Brazilian laws regognize indigenous knowledge and propose their inclusion in public schools curricula. They also recognize that indigenous people have their own teaching and learning process which each school needs to take into account and propose the formulation of diferenciated curricula. This presentation will attempt to assess the consequences and challenges brought about by these changes, with respect to the treatment of indigenous knowledges in the regular schools as well as in the indigenous schools, focusing the gaps between the law and the practice in the schools. <![CDATA[Reaprendendo a ser chinês: o “processo civilizador” de um país em transformação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, discutem-se as transformações recentes da sociedade chinesa acarretadas pela abertura econômica da era pós-Mao. Argumenta-se, a la Nobert Elias, que a China vive o seu “processo civilizador” no momento em que novos valores e práticas são introduzidos a partir da sua inserção nos fluxos da globalização e em uma economia de mercado capitalista. Inúmeras esferas da vida social são afetadas, trazendo profundas conseqüências na subjetividade dos indivíduos, o que vai provocar uma ressignificação das concepções culturais acerca do corpo e do comportamento, bem como um processo de fiscalização interna e externa sobre os mesmos. A análise está baseada em trabalho de campo realizado na China, Província de Guangdong, entre 2006-2007.<hr/>This article discusses the current changes in the Chinese society caused by the opening up of economy in the post-Mao era. It argues that, based on Nobert Elias’ work, China passes by its Civilization Process, since new practices and values are introduced from its insertion into globalization flows and into a capitalist market economy. Several spheres of the social life are affected, bringing deep consequences in the subjectivity of individuals. This will provoke a reinterpretation of cultural conceptions about the body and behavior, as well as an internal and external control process over them. The analyses are based on fieldwork carried out in China, Canton Province from 2006 to 2007. <![CDATA[O “espírito do comentário”: a idéia de educação e de cultura como demarcadores étnicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho investiga a memória dos ativistas de esquerda da comunidade judaica, sua participação na Associação Scholem Aleichem (ASA) e no Instituto Cultural Israelita Brasileiro² (ICIB), respectivamente localizados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e sua relação com os demais membros da comunidade no período de 1920 a 1960. Instituições de esquerda, fundadas por imigrantes judeus, fundamentais para instituir redes de sociabilidade judaica, tiveram forte papel político na sociedade nacional. Enfatizaremos a análise dos modos de construção da identidade judaica, reconstituindo a trajetória dos ativistas de esquerda entrevistados e seu cotidiano nas referidas associações, sobretudo no que tal trajetória oferece de material para a reflexão sobre as diferenciações internas na comunidade de origem e os modos de construção de sua identidade étnica nas idéias que possuem sobre “educação e cultura progressista” e sobretudo a importância da argumentação e do chamado “espírito do comentário”.<hr/>This article analyzes the educational institutions created by the jewish intellectuals of the Associação Scholem Aleichem (ASA) and Casa do Povo or Instituto Cultural Israelita Brasileiro (ICIB), both institutions located in the city of Rio de Janeiro and São Paulo, Brazil. These institutions was created by the generations of jewish inmigrants which came from Oriental Europe and identified themselves with the political and social fights of the national and international left´s party. This work analyses the constructions of jewish identity, reconstructing theirs life´s stories and their daily routine in these associations, specially what they offer us to reflect about inner differences in the original community and how they elaborate their identity construction based in the ideas about education and “progressist culture” and the importance of argumentation and what we call the “commentary´s spirit“. <![CDATA[“Vestida de prenda”: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresentam-se, neste texto, algumas reflexões sobre o gauchismo no Rio Grande do Sul, analisando os significados que o ser tradicionalista adquire nas falas de alguns jovens que participam do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Desejam-se destacar algumas dimensões pedagógicas e educacionais no universo tradicionalista, abordando o “prendado” e os estereótipos de feminilidade contidos no vestido de prenda. Estas percepções afloraram de um conjunto de trabalhos de campo, baseados na observação participante, em diferentes espaços educacionais, em que se tenta efetuar uma descrição densa das “teias de significados” (GEERTZ, 1989, p. 17) do ser tradicionalista na atualidade.<hr/>This article presents some reflections about the gauchismo in Rio Grande do Sul and analyses the meanings of being a traditionalist inside speeches of some young peoples that participate of the GauchoTraditionalistMovement in Santa Maria, RS. The text aims to focus some pedagogical and educational dimensions in this traditionaluniverse, working about the prendado and female stereotypes into the prenda dress. This perception was elaborated on the field works based on the participant observations in several educational spaces. In this sense the text aims to do a dense description of “web meanings” (GEERTZ: 1989, 17) about to be a traditionalist man/woman, nowadays. <![CDATA[A formação inicial de professores e a didática na perspectiva inter/ multicultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo começa por apresentar a concepção de formação de professores na qual se pauta e, dentro dela, discutir o lugar e a função da formação inicial/ básica, aí inserida a discussão sobre o papel da Didática. Em seguida, procura justificar a defesa da perspectiva inter/ multicultural e os principais domínios nela envolvidos. A principal justificativa para assumir a Didática na perspectiva inter/ multicultural está pautada na constatação de que a escola pública brasileira não incorporou efetivamente as demandas das classes populares como consequência da suposta democratização do ensino. É defendida a lógica da aprendizagem, baseada na idéia de que todos os alunos podem e devem aprender e na conseqüente necessidade de incorporação, pela escola, das contribuições das diferentes tradições culturais trazidas pelos alunos, abrindo espaço para a revisão crítica da cultura escolar, de seus rituais, normas, valores, concepções. Finalmente, são tecidas reflexões buscando reiterar alguns aspectos considerados fundamentais ao conjunto das discussões empreendidas, entre os quais o de que aderir à perspectiva inter/ multicultural da Didática não exclui a discussão das bases teóricas do pensamento pedagógico, nem a preocupação com aspectos do como-fazer envolvidos no processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos/as alunos/as. É defendida a idéia de que, além da formação, é preciso lutar por melhores condições de carreira e de trabalho docentes.<hr/>The article begins by presenting the conception of teachers’ formation on which it is based and, in it, by discussing the place and function of initial/basic formation, in which the discussion about the role of Didactics is inserted. Afterwards, it tries to justify the defense of the inter/multicultural perspective and the foremost domains herein involved. The main justification for assuming Didactics on the inter/multicultural perspective is based on the finding that Brazilian public school hasn’t effectively incorporated the demands of the lower social classes as a consequence of the supposed democratization of teaching. The logics of learning is defended, based on the idea that all students may and must learn and the consequent need for incorporation, by school, of the contributions from different cultural traditions brought by the students, making room for the critical review of school culture, of its rituals, standards, values, conceptions. Finally, reflections are weaved, looking for reiterating some aspects considered fundamental to the set of discussions undertaken, among which is the one that states that adhering to the inter/multicultural perspective of Didactics does not exclude the discussion of the theoretical basis of pedagogic thinking, neither the concern with aspects of how to do involved in the process of teaching, having the learning of students in sight. The idea defended is that, besides formation, it is necessary to fight for better career and work conditions for teachers. <![CDATA[Diversidade cultural e políticas públicas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente artigo é verificar como as políticas públicas estão contemplando a “diversidade”. Compreende-se que a implantação de políticas públicas educacionais pode viabilizar um processo de ressignifição da diversidade cultural presente na sociedade brasileira. Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de diversidade cultural, a contextualização e a sua evolução histórica. Discute o panorama atual das políticas públicas educacionais no Brasil sobre a questão da diversidade cultural. Analisa como a diversidade cultural se tornou sinônimo de diálogo e de valores compartilhados, em oposição à homogeneização e imposição cultural. Identifica numa educação de respeito às diferenças uma das possibilidades mais promissoras no contexto de uma sociedade multicultural e de necessários instrumentos de inclusão e democratização.<hr/>The objective of the present article is to verify as the public politics are contemplation the “Diversity”. It understands that the implantation of educational public politics can make possible a process of new meaning of the present cultural diversity in the Brazilian society. It results of a bibliographical research on the concept of cultural diversity, its context and historical evolution. Discuss the actuality panorama of educational public politics in Brazil about the question of cultural diversity. It analyzes as the cultural diversity became itself synonymous of dialogue and shared values, in opposition to the homogenization and cultural imposition. It identifies in an education of respect to differences one of the possibilities most promising in the context of a multicultural society and of necessary instruments of inclusion and democratization. <![CDATA[Formação de infâncias ledoras-escrevedoras: desafios da Escola do Campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho insere-se no contexto e no debate da Educação do Campo no Brasil desde os movimentos sociais e apresenta uma atividade de pesquisa realizada pelo Curso de Pedagogia da Terra, parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária - ITERRA, junto às Escolas do Campo sobre as práticas de leitura e escrita desenvolvidas nas mesmas e com elas e sobre elas, estabelece um conjunto de análises sobre a função social da leitura e escrita na perspectiva da formação de sujeitos ledores-escrevedores no contexto do campo. Traz como referência teórica básica: Caldart, Freire, Kaufman e Rodrigues, Kleiman e Soares. Apresenta ainda, nesta perspectiva, a prática de ler, escrever e trocar cartas da Escola Municipal Irmão Cirilo do Assentamento Missões de Francisco Beltrão, Paraná, a qual considerou-se relevante e transgressora no sentido da formação humana pretendida, fechando com os desafios que pedagogos têm e precisam assumir no trato com a leitura e a escrita na Escola do Campo.<hr/>The article focuses on the debate of the Rural/Country Education in Brazil since the social movements; it also presents a research activity conducted by the Field Pedagogy Course, a partnership between the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (State University) and the Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária - ITERRA (Institute for Training and Research of the Agrarian Reform), with the Rural/Country Schools about the development in reading and writing practices within and about them, it establishes a series of analysis on the reading and writing social function for the individuals training preparation in the field. The basic bibliographic references are: Caldart, Freire, Kaufman, Rodrigues, Kleiman and Soares. In addition, with the same perspective, the practice of reading, writing and exchanging letters with Escola Municipal Irmão Cirilo do Assentamento Missões de Francisco Beltrão (Municipal School), Paraná, whose was considered transgressive and relevant in sense of the desired human training. To summarize, the challenges that Pedagogy teachers have to assume when dealing with reading and writing techniques at the Rural/Country School are described. <![CDATA[O fazer-se professor de língua portuguesa: constituição de identidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa nasceu da vontade de conhecer um pouco mais sobre o ser e o fazer-se professor de língua portuguesa, em especial, dos egressos do curso de Letras da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó). O projeto visou analisar o discurso do professor de língua portuguesa acerca de suas concepções teóricas e da relação disso com sua prática, observando como o educador tem constituído sua identidade e como tem se apropriado das mudanças didáticas e pedagógicas que norteiam o ensino da língua portuguesa. Foram sujeitos dessa pesquisa os egressos que se formaram em diferentes organizações curriculares, com diferentes habilitações e, por conseguinte, diferentes concepções teóricas e práticas, no curso de Letras da Unochapecó. Desse grupo de egressos foram selecionados 10 sujeitos para participarem de entrevistas semi- estruturadas, que serviram como instrumento de registro de experiências relativas à formação e as práticas docentes. Em seu dizer, os sujeitos marcam a importância do curso de graduação para a sua formação como professor de língua e enfatizam que o modo como optaram e se constituíram em sua profissão é influenciado pela instituição família e pelos conhecimentos teóricos e práticos estudados. No discurso, o professor marca sua plena identificação aos saberes advindos de sua formação e hoje os vê como fundamentais para sua constituição como professor de língua portuguesa.<hr/>This research has begun from the will of getting to know a little more about the act of being and becoming Portuguese teacher, specially students graduated on Portuguese Language and Literature in Unochapeco. The project aimed to analyze the discourse of Portuguese teacher about his or her theoretical conceptions and its relation with the practice, observing how the teacher had built his or her identity and how he/she deals with the didactic and pedagogic changes that guide Portuguese language teaching. The subjects of the research are the graduated students from different curricular organizations, with different graduations and, consequently, different conceptions of theory and practice, in Language and Literature courses at Unochapeco. In this group of graduated students it was possible to select 10 subjects to participate in semi-structured interviews, which were used as tools to register experiences related to the graduation and practice of the teachers. By their speech, they give emphasis to the importance of graduation course for their formation as language teachers and also emphasize that the way they have chosen and built themselves as professionals is influenced by the institution, family and by theoretical and practical knowledge studied. By the discourse, the teacher marks his or her full identification to the knowledge that came from graduation and see them as key for the constitution as Portuguese teacher.