Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420090002&lang=pt vol. 34 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[“Ser professor nos dias de hoje... Formar professores num mundo em mudança”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como o título indicia, o texto põe em evidência papéis que têm sido atribuídos e que são devidos aos professores para, em função deles e do reconhecimento da ampliação da complexidade que atravessa a educação escolar, perspectivar aspectos a ter em conta na formação de professores. São, pois, objectivos do texto: equacionar saberes e competências necessários no exercício do trabalho docente; perspectivar componentes e procedimentos de formação de professores. Tendo por referência estes objectivos, o texto, partindo dos papéis que têm sido atribuídos à escola e aos professores nestas últimas quatro décadas em Portugal, constrói uma reflexão sobre o que significa, hoje, ser professor/a bem como sobre aspectos a contemplar na formação de professores.<hr/>As the title reveals, this paper points out the roles that have been assigned to teachers, acknowledging the increasing complexity of scholar education, in order to enhance the aspects to attend in teachers´ training. The aims of this paper are, therefore, as follows: defining knowledge and abilities necessary to perform the teaching work; putting in perspective the components and procedures of teachers´ training. Referring to these aims and basing upon the roles that have been assigned to the school and the teachers in Portugal in the last four decades, this paper builds up a reflection on the aspects to look for on teacher’s training. <![CDATA[Não é fita, é fato: ensões entre instrumento e objeto- um estudo sobre a utilização do cinema na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho aborda a relação entre a escola e os recursos audiovisuais utilizados por ela, destacando-se entre estes o cinema. A premissa é a de que mesmo as escolas estando cada vez mais equipadas, a inserção do cinema no cotidiano escolar, efetivamente, não se realiza. Com o avanço tecnológico e o aperfeiçoamento dos equipamentos audiovisuais, hoje, a grande maioria da população tem acesso às grandes produções cinematográficas através de fitas de videocassete e DVD. Tal crescimento parece ser ignorado pela educação escolar, e as administrações públicas divulgam largamente o fato de equiparem as escolas para a reprodução de filmes, mas sem uma preocupação paralela de formação e capacitação dos professores para tal empreendimento. Este trabalho também tece reflexões sobre a importância histórica da linguagem do cinema e de seu caráter de conhecimento historicamente acumulado a ser transmitido pela escola aos que a ela chegam. As hipóteses deste projeto - de que a linguagem do cinema, além de ser um instrumento pedagógico (recurso didático), também é um objeto de conhecimento que possibilita a percepção da realidade mais ampla, e de que os cursos de formação de professores não os preparam para uma adequada utilização deste recurso e para a apropriação desta linguagem - foram, durante a trajetória teórica e empírica, confirmadas, o que comprova que a escola ainda faz uma utilização fragmentada, inadequada e incipiente das novas linguagens, tecnologias e saberes; obtendo, conseqüentemente, resultados muito aquém dos que poderia atingir através de uma apropriação efetiva dessas linguagens, tecnologias e saberes.<hr/>This dissertation aims at discussing the relationship between the school and the use of audiovisuals, mainly, cinema. The starting point is that even though schools are more equipped than ever, the insertion of the cinema in schools is not effective. With the advance of technology and the improvement of audiovisual equipments, nowadays, great movie productions are accessible to most part of the population through VHS and DVD. Such growth seemed to be ignored by schools, and it is noticed that public administrations publicize largely that schools are equipped with the necessary equipments for the reproduction of films, but with no preoccupation when it comes to the courses for teachers and educators for the task. This piece of work also discusses the historical importance of the language and its way of cumulated historical knowledge to be transmitted by the school to its members. The hypothesis of this dissertation that movie language besides being a pedagogical tool is also a knowledge tool that allows a broader perception of reality, and that the courses for teachers do not prepare the professionals for an adequate use of this resource and its language were confirmed during the research, leading to the conclusion that the school still uses new languages, technologies and knowledge in a disjointed, inadequate and insufficient ways that leads to inferior results that could be achieved through the effective use of these languages, technologies and knowledge. <![CDATA[Significado e sentido da atividade de brincadeira para professoras de educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo discutimos a importância da professora de Educação Infantil ter clareza do significado e do sentido de trabalhar as atividades de brincadeira com as crianças de zero a seis anos. Este trabalho é parte de uma tese de doutorado, em que um dos objetivos foi revelar os significados e sentidos das atividades de brincadeiras atribuídos por professoras de Educação Infantil. Parte da metodologia utilizada na pesquisa envolveu entrevista com cinco professoras de Educação Infantil que participaram de um curso de extensão sobre o tema e, ainda, filmagens de suas rotinas e atividades com as crianças. Os resultados indicaram que os significados e sentidos atribuídos por essas professoras em propor atividades de brincadeiras para as crianças relacionam-se à compreensão dessa atividade como geradora das aprendizagens para essa faixa etária e, por isso, elas precisam ser desenvolvida de forma prazerosa. As modificações no trabalho pedagógico com as crianças são atribuídas aos cursos realizados, uma vez que os professores trocam experiências, discutem problemas, sugerem soluções e ampliam as possibilidades do seu trabalho com as crianças, o que pode significar a melhoria da qualidade na Educação Infantil. Daí a importância das políticas públicas investirem em ações de formação continuada de professoras de Educação Infantil em parceria com a universidade, de modo que as professoras desse nível de ensino possam ampliar suas concepções sobre o brincar e sentir-se seguras em propor e incentivar as brincadeiras entre as crianças.<hr/>In this paper we discusses the importance of the childish education teachers clearly know about the meaning and the sense of the play activities with children 0 a 6 years old. This is part of doctor thesis from among of goals, one of them was to unveil the meaning and sense of the play activities attributed by childish education teachers. Part of the methodology used in the research involved interview with five childish education teachers who participated of a course about o theme and, so, video-records about yours routines and activities with the children. The results denote that the meaning and sense attributed by these teachers at to propose play activities for the children are connected to understanding of this activity as generating of the learns for this ages and, therefore, it needs to be developed with pleasure. The changes in the practices with the children are attribute to the courses which the teachers change experiences, discusses problems, suggest solutions and enlarge the possibilities about yours practices with children, which can to mean the improvement of the childish education quality. From There the importance of the public politics invest in the actions to the continuing childish teacher education by partnership with the university, so that the teachers can enlarge yours conceptions about the play activities and feel safety about to propose and to encourage these activities between children. <![CDATA[Brincar e aprender: um novo olhar para o lúdico no primeiro ano do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o papel da ludicidade para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, em especial, da criança de seis anos que, segundo a nova legislação, passa a cursar o primeiro ano do Ensino Fundamental. Possibilitar a vivência das atividades lúdicas nas práticas educativas neste nível de ensino é possibilitar à criança o desenvolvimento integral, respeitando as especificidades do mundo infantil. Contrariamente a algumas visões tradicionais de ensino, o brincar e o aprender não são aspectos opostos no processo ensino-aprendizagem, sendo possível, através deste encontro, um diálogo com as várias dimensões humanas - cognição, afetividade e motricidade. Para que a atuação dos profissionais dessa fase se dê de maneira significativa e prazerosa, é preciso que o conceito de ludicidade seja compreendido, até para que possa efetivamente ser vivenciado.<hr/>This article has the purpose to present some reflexions about the place of ludicity in learning and in the development of the child, in the case of the six year old, that, according to the new legislation, are in the first year of elementary school. To allow the experience of ludic activities in educational practices in this level of teaching is to enable the integral development of the child, respecting the singularities of the infantile world. Unlike some tradicional ways of teaching, the playing and the learning are not opposite aspects in the teaching-learning process, being possible through this encounter, a dialogue with several humane dimensions- cognition, affection and motion. To make the professionals actions of this phase more significant and pleasant, it is necessary that the concept of ludicity be understood before it can be experienced. <![CDATA[Representações dos professores sobre indisciplina escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analisamos um conjunto de representações dos professores sobre indisciplina escolar, bem como suas implicações para as práticas pedagógicas particularmente relacionadas ao enfrentamento da indisciplina em sala de aula. Inicialmente exploramos três representações dos professores em relação à gênese da indisciplina. A primeira representação considerada atribui destaque ao aluno como sujeito singular na produção da indisciplina e sobre o qual vai estar centrada a intervenção pedagógica. A segunda representação atribui a gênese da indisciplina ao contexto próprio das relações entre os sujeitos em sala de aula. A terceira representação sugere que a indisciplina seria algo socialmente construído nas escolas, e estaria intrinsecamente relacionada à natureza e função social da escola, bem como imbricada em sua cultura institucional. Essa terceira representação se distancia das anteriores e fornece um entendimento da indisciplina como mensagem cultural. Na segunda parte do artigo analisamos um conjunto de implicações das representações dos professores em relação a suas práticas pedagógicas. Ao final do texto, apresentamos considerações que destacam algumas questões que nos parecem centrais no estudo das representações dos professores sobre a indisciplina escolar em relação aos papéis que estes supostamente deveriam exercer em cenários de indisciplina.<hr/>In this article we analyze a set of teachers’ representations of school indiscipline and its implications for pedagogical practices, particularly related to the resolution of problems in the classroom. Initially we explore three teachers’ representations on the genesis of school indiscipline. The first representation attributes prominence to the student as the singular subject in the production of indiscipline and who will be the center of the pedagogical intervention. The second representation attributes the genesis of the indiscipline to the context of the relations among the subjects in the classroom. The third representation suggests that the indiscipline would be something socially constructed in the schools, where it is intrinsically related to its nature and social function, and is an intrinsic part of its institutional culture. This third representation is distant of the previous ones, and provides an understanding of the indiscipline as a cultural message. In the second part of this article we analyze a set of implications of the teachers’ representations in relation to their pedagogical practices. At the ending of the text, we present some notes that put in evidence some issues that seems to be at the center in the study of the representations regarding to school indiscipline, in relation to the roles teachers are supposed to taken in contexts of indiscipline. <![CDATA[Representações sobre relações raciais na sala de aula: o negro no cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta alguns resultados preliminares de uma pesquisa a qual investiga as representações sobre raça, cor, diferença, preconceito e discriminação racial dos agentes escolares (professores, técnicos e alunos) no cotidiano das aulas de História, Português e Artes das turmas de 5ª e 6ª série de uma escola de Belém (Pará), de modo a entender o lugar que o negro assume na prática pedagógica escolar, tendo em vista a obrigatoriedade do trato com a questão racial a partir do imperativo da Lei n. 10.639/2003. Por meio do aporte teórico-metodológico em Pierre Bourdieu e Roger Chartier, analisaram-se as representações colhidas por intermédio de observações não- participantes realizadas nas turmas de 5ª e 6ª séries de uma escola da rede privada de ensino. Constatou-se o quase total desconhecimento dos professores com relação à Lei n. 10.639/2003 e a questão étnico-racial no Brasil, o que traz como resultado a reprodução de representações que ratificam preconceitos e discriminações raciais e que, por sua vez, serão internalizadas e também reproduzidas pelos alunos. Nossa reflexão prima, então, pela formação de professores para a compreensão do problema e sua subversão.<hr/>This paper presents some preliminaries results of a research that investigates the representations about race, color, Difference, Prejudgment and Racial Discrimination of the school’s agents (teachers, employees and students) on the quotidian of the History’s, Portuguese’s and Art’s classes of the first two year of the secondary education of a Belém-PA’s private school, in order to understand the place of the black people in the school pedagogic practices, regarding the obligation of touching racial subjects as established by the low 10.639/2003. Using the methodological and theoretic approach of Pierre Bourdieu and Roger Chartier, we analyzed the representations obtained by the non- participative observation in those classes. We realized that teachers almost didn’t know anything about the low 10.639/2003 and about the ethnic and racial question on Brazil, what brings as result the reproduction of racial prejudgment and discrimination by the students. Our analysis aims, from understanding the problems with teacher development, to understand the problems related to the ethnic and racial question at school and propose solutions. <![CDATA[Experiências educativas em química com jovens e adultos: incursões em ciência, trabalho e ideologia e suas implicações curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho têm levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o imaginário de que a escolarização média é fundamental para a qualificação profissional e a conquista de (melhores) empregos. O objetivo deste trabalho é problematizar o currículo da disciplina de Química diante do interesse destes jovens e adultos em se qualificarem para o mundo do trabalho. Para isso utilizamos as contribuições da teoria social marxiana de Gramsci como instrumentos teórico-metodológicos a fim de investigarmos os aspectos hegemônicos nos quais o currículo está imerso. Tomando o currículo como espaço de disputa pela hegemonia social. Concluímos que é promissor explorar a abordagem histórica do conhecimento químico como elemento mediador de práticas educativas contra- hegemônicas.<hr/>The contemporary setting of huge unemployment and precarization of work has brought to Adult and Youth Education courses an imaginary that secondary education is fundamental for professional qualification and achievement of (better) jobs. The objective of this work is to problematize the Chemistry curriculum according to young and adults interests in order to qualify them to the world of work. For that purpose, we adopted some contributions of Gramsci’s Marxist social theory as methodological and theoretical tools to investigate hegemonic aspects in which the curriculum is immersed. By analyzing the curriculum as a space of struggle for social hegemony, we conclude that is promising to explore the historical approach of the chemical knowledge as a mediator element of counter-hegemonic educational practices. <![CDATA[Reconstruindo o ensino de Ciências nas séries iniciais por meio da Educação Continuada dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o relato de uma investigação, cujo objetivo foi conhecer o enfoque dado ao ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como compreender as contribuições da participação de professores em grupos de estudo para a transformação da prática docente em aulas de Ciências. Acredita-se que o papel dos professores é o de proporcionar aos seus alunos oportunidades para construção/reconstrução de conhecimentos. Para tanto, há necessidade de o professor manter-se em constante formação. O estudo foi realizado com as professoras de séries iniciais (de 1ª a 4ª) de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS) no período de 2006/ 2007. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem caráter qualitativo, sendo a coleta de dados efetuada em ambiente natural, a escola. Pela análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) sobre os dados coletados, concluiu-se que grupos de estudo podem contribuir para a transformação e o desenvolvimento do fazer pedagógico dos professores, em especial no que se refere às aulas de Ciências, refletindo também na aprendizagem do aluno, ou seja, na construção de seu conhecimento. Observou-se o crescimento do grupo no decorrer dos encontros, não só pela preocupação das professoras em mudar suas aulas, mas também, na tomada das decisões necessárias para que tal se efetivasse.<hr/>This paper presents the report of an investigation whose aim was to know the focus on Science teaching in initial series of elementary school and to understand the contributions of teacher’s participation in study groups for transformation of teaching practice in Sciences classes. It’s believed that the role of teachers is to give to their students opportunities for construction/reconstruction of knowledge. Thus, there is essential that teachers keep themselves in constant training The study was conducted with teachers of initial series (to 1st from 4th) from a school from the Rio Grande do Sul (RS) state in the 2006 / 2007 period. A qualitative analysis methodology was employed in this study, and data was obtained in the natural environment, namely,the school. Through Discoursive Textual Analysis (MORAES and GALIAZZI, 2007) about the data that was collected, it was concluded that the study groups can contribute to transformation and to development of pedagogical teacher’s practice, particularly in regard to Sciences classes, as well on student learning, ie the construction of their knowledge.. It has been observed a growth of the group in the course of the meetings, not only by the concern of the teachers in changing their classes, but also to taking the necessary decisions to make it possible. <![CDATA[Didática e práticas pedagógicas no ensino superior: a visão dos alunos de um curso de graduação em ciências biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos da didática e da prática pedagógica de professores do ensino superior sob a visão dos alunos de um curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi aplicado um questionário que enfocou os aspectos de estratégias de ensino, comportamentos e atitudes do professor. Foram respondidos 69 questionários, sendo que as respostas indicaram que a maioria das aulas é expositiva, porém que os alunos têm preferência por aulas com discussão e debates. Os alunos enfatizaram a importância do domínio de conteúdo, considerando-o o componente mais importante para o bom professor, bem como a utilização de diferentes estratégias de ensino e a relação professor-aluno. Observou-se que os apontamentos dos alunos corroboram a bibliografia disponível sobre o processo de ensino-aprendizagem e didática, especialmente quando se pensa a didática como algo superior ao saber ensinar. Constatou-se também que as práticas pedagógicas aplicadas poderiam ser alteradas para melhorar a aprendizagem e a motivação dos alunos em freqüentarem as aulas. Enfim, o estudo teve grande importância no levantamento das principais questões que ocorrem no cotidiano da sala de aula e das características que o professor deveria possuir para se tornar um bom professor.<hr/>The main goal of this work was to identify the didactic and teaching practice aspects of the superior education teacher under the perception of the students in the Course of Biologic Sciences. It was applied a questionnaire that focused the aspects of education strategies, behaviors and attitudes of the professor in classroom. Were analyzed 69 questionnaires, and the answers had indicated that the majority of the classes was oral- expositive, however the students prefer lessons with discussion and debates. The students gave emphasis to the content domain, considering it the most important component for the good teacher, also the use of different teaching strategies and the teacher-student relationship. It was observed that the notes of the students corroborate to the available bibliographical references on the teaching-learning process and didactics, especially, when they disaccorded that the superior didactics is thought as something to “knowing to teach”. It was observed that the pedagogical practices could be changed to improve the teaching-learning and the motivation of the students. This study had great importance in the survey of the main questions that occur daily in the classroom and the characteristics that the good professor would have to acquire. <![CDATA[Entre senhas e telas: as reconfigurações do trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No contexto da reestruturação produtiva e da cultura digital, analisam-se aqui os efeitos das transformações tecnológicas e culturais no ensino superior. Mediante a mudança cultural e os novos conteúdos e relações sociais que delineiam o trabalho docente, com base em um estudo de caso, avaliam-se os desafios postos à profissionalidade de professores e sua formação para atuar em uma sociedade em rede. Trata-se de compreender como eles entendem o seu trabalho, as mudanças que nele ocorrem e como este reconfigura sua subjetividade. Os resultados variam da percepção das novas exigências e ritmos de trabalho trazidos pelas tecnologias digitais e sua visão como recursos de atualização até a preferência pela educação tradicional. Persistem o reconhecimento do papel social do educador e a reafirmação de valores que independem da ação das tecnologias digitais. Apesar da consciência de que algo não vai bem na profissão, a percepção da historicidade do processo educativo mostra-se frágil. Falta aos sujeitos suficiente clareza das condições que contribuem para fortalecer o isolamento e a expansão da mentalidade individualista reforçados pela sobre implicação em um trabalho que tende a níveis de precarização cada vez maiores. As tecnologias da informação e da comunicação têm uma ação ambivalente no trabalho docente. Tanto podem contribuir para a mudança, quanto podem manter antigas práticas, com a aparência de inovação. Resta aos professores, diante tal quadro, buscar o seu desenvolvimento profissional, de modo que nele encontrem bases para uma ação que lhes propicie engajamento, realização profissional e autonomia diante as transformações contemporâneas.<hr/>In the context of productive restructuring and digital culture, this study analyses the effects of technological and cultural transformations in higher education. Due to cultural change, and the new subjects and social relationships that delimitate the professor’s work, the challenges put to the professor’s professionalism and their development, in order to take their place in a web society, are assessed, based on a case study. It is necessary to perceive how they understand their work, the changes occurred in it, and how it reconfigures its subjectivity. The results vary from the perception of the new demands and work rhythms brought by the digital technology, the making sense of them as updating resources, up to the preference for traditional education. The acknowledgement of the social role of the educator and the reaffirmation of values that do not depend on digital technologies are still maintained. Despite the awareness that something is not well in the profession, the perception of the history of the education process is fragile. There is a lack of clarity in perceiving the conditions that contribute to the strengthening of isolation and the expansion of the individualistic mentality, reinforced by the over-implication in a job that sways more and more to levels of precariousness. Information and communication technologies have an ambivalent action in the teacher’s work. They can contribute to change, as well as to maintaining old practices, with the appearance of innovation. In this situation, it lies with the professors, to go in search of their professional development, in order to find in it the foundation for actions that will offer commitment, professional achievement and autonomy when dealing with the contemporary transformations. <![CDATA[Percepções sobre fumo passivo: um olhar sobre o ensino de ciências e seu comprometimento na construção da cidadania para a saúde e qualidade de vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisou as percepções acerca do Fumo Passivo entre estudantes de Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria (RS) com o objetivo de mensurar os conhecimentos sobre este tipo de poluição e sobre suas implicações na saúde e qualidade de vida da população. A amostra constou de 298 alunos das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries com idades variando entre 10 e 15 anos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário semiestruturado. A metodologia utilizada para o tratamento dos dados foi a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes (78,18%) associa o termo “Fumo Passivo” aos binômios saúde/doença e vida/ morte; 57,71% dos estudantes associam o termo ao cigarro e fumaça; porém, os dados apreendidos apontam que as percepções acerca do tema são desencontradas e mal definidas, fato este que requer maiores investigações. O entendimento da nocividade do Fumo Passivo para o sistema biológico requer da Educação em Ciências alternativas no ensino que abarquem os efeitos tóxicos do mesmo sobre as células e tecidos. Dada a relevância do Fumo Passivo enquanto agente causador de doenças, é importante que se conheçam as percepções prévias com o intuito de contribuir na implementação de políticas socioeducativas, as quais coíbam esse tipo de poluição ambiental. É nesse sentido que a Educação em Ciências pode contribuir para que os alunos construam uma cidadania voltada para a saúde e para a qualidade de vida.<hr/>This study examined the perceptions about passive smoking among elementary school students in a Public School in Santa Maria with the objective of measure the knowledge about this type of pollution and its effects on population’s health and quality of life. The sample of 298 students in 5th, 6th, 7th and 8th grades with ages ranging between 10 and 15 years. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire. The methodology used to interpret the data was the analysis of Content. The results showed that most students (78.18%) associate the term “passive smoking” to the binomial health/disease and/or life/death; 57.71% of students associate with the term cigarette and smoke; nevertheless the collected data indicate that the perceptions concerning the theme are mismatched and not well defined, a fact that requires further investigation. The understanding of the harmful effects of passive smoking to the biological system requires of Education in Science alternatives in education that should include the toxic effects of that on cells and tissues. Considering the importance of passive smoking as a causative agent of disease it becomes important to know the prior perceptions aiming to contribute in the implementation of socio-educational policies that contribute to stop this kind of environmental pollution. Here science education can help students to build a citizenship dedicated to health and the quality of life.