Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420100001&lang=pt vol. 35 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La identidad de la educación infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo supone una reflexión sobre las características que dan identidad propia a la Educación Infantil. Analiza las circunstancias sociales, culturales, económicas y políticas de la Educación Infantil, fundamentalmente, en el Estado Español; y reflexiona sobre los riesgos que, a nivel internacional, evitan desvelar y practicar las propiedades genuinas y originales de la Educación Infantil de los 0 a los 6 años de edad.<hr/>This article aims a reflection about the characteristics which give self-identity to Childhood Education. It analyses the social, cultural, economical and political circumstances of Childhood Education, mainly in the Spanish State; and it reflects about the risks that, in an international level, avoid revealing and practicing the genuine and original proprieties of Childhood Education from 0 to 6 years old. <![CDATA[Movimentos na construção do direito à educação infantil: histórico e atualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo teve como objetivo investigar movimentos havidos no campo das políticas públicas de Educação Infantil, sistematizando as marcas da construção desse direito no plano de seu ordenamento legal recentemente instituído e analisando tais ações desde uma perspectiva crítico-reflexiva. Para tanto, este procedeu um resgate tendo histórico de fatos e legislações considerados em seus respectivos contextos sociohistóricos, abordando a constituição da criança como sujeito de direitos; a trajetória da história recente de conquista do direito à Educação Infantil; e algumas perspectivas atuais para a efetivação de uma educação infantil de qualidade social. Este trabalho evidenciou que a conquista de vários direitos foi obtida a partir de importante mobilização dos movimentos sociais nesse processo, especialmente do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e que, nos próximos anos, devido às novas legislações da área, haverá necessidade de continuidade da mobilização popular, fato que historicamente tem sido uma marca nas lutas em defesa da Educação Infantil.<hr/>This article aims to investigate the recent events held at the field of public policies on early childhood education, systematizing the marks of construction of this right in terms of its newly established legal system and analyzing such actions from a perspective critical and reflective. The historical review of facts and laws are considered in their socio-historical contexts, showing the formation of children as subjects of rights, the trajectory of the recent history of the right to early childhood education, and some current perspectives for the realization of a Children’s education whith social quality. The study demonstrated that rights have been obtained from large-scale mobilization of social movements, especially considering the participation of Movement Interforuns Child Education in Brazil - MIEIB. It was demonstrated that in light of new legislation in the area, social movements need to continue mobilized in defense of Early Childhood Education. <![CDATA[A sociologia da infância no Brasil: uma área em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende discutir a história da construção do campo da Sociologia da Infância na Europa e nos países anglo-saxões para, a partir daí, propor algumas possibilidades e inflexões teóricas necessárias para se pensar sobre uma Sociologia da Infância no Brasil. A partir de um debate no interior da Sociologia da Infância procurar-se-á entender o que significa falar da criança e da infância a partir da base estabelecida por este campo, que consagra à criança o papel de sujeito e protagonista da história, e dos processos de socialização. Ou seja, a criança é compreendida como sujeito social capaz de se atribuir significados, sentidos e cultura própria e inusitada. O presente artigo visa ainda desenvolver uma reflexão acerca da utilização da Sociologia da Infância no Brasil, pois diferentemente do contexto europeu, nosso país apresenta especificidades que devem ser consideradas a partir deste referencial teórico e metodológico na pesquisa com crianças. A proposta do artigo pauta-se na consideração das diferenças, levando-se em conta a relação entre a questão racial, de gênero, sexualidade e classe social que devem ser pensadas como linhas que atravessam o debate sobre a criança e a infância, a partir delas mesmas. As temáticas da diferença, diversidade e alteridade são essenciais para entendermos o que vem sendo chamado de “cultura da infância”, bem como o entendimento da criança enquanto “ator social”.<hr/>This article discusses the history of Childhood Sociology in Europe and in the Anglo-Saxon countries to propose, from this point of view, some possibilities and the necessary theoretical inflections to think about Childhood Sociology in Brazil. From a debate within the Childhood Sociology, we intend to understand the meaning of speaking about children and childhood from the base established by this field, that gives to the child both the roles of subject and protagonist of history and socialization processes. That is, the child is understood as a social subject able to assign meanings and their own unusual culture. This paper aims to develop a reflection about the use of the Childhood Sociology in Brazil because, unlike the European context, our country has specific characteristics that should be considered from this theoretical and methodological frame in research on children. The purpose of the article is guided into taking in account the differences, considering the relationship among racial issues, gender, sexuality and social class that should be thought as lines running through the debate about children and childhood, from their point of view. The themes of difference, diversity and otherness are essential to understand what is being called a “culture of childhood”, as well as the understanding of children as ‘social actor’. <![CDATA[A escola como lugar da cultura mais elaborada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Por meio deste artigo, queremos refletir sobre os processos que medeiam a relação entre teoria e prática educativa na escola de Educação Infantil. Entendendo que o meio constituído pela herança cultural da humanidade é a fonte das máximas qualidades humanas postas como possibilidade de apropriação para as novas gerações em cada momento histórico, procuramos formas de promover a concretização deste pressuposto nas experiências oferecidas às crianças de uma escola infantil na periferia de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Nossa hipótese inicial, orientada pelo enfoque histórico-cultural do desenvolvimento humano, defendida por Vigotski nos textos que fundamentam este artigo, era de que as qualidades humanas específicas que quiséssemos ver desenvolvidas nas crianças ao final do processo de educação deveriam estar presentes já no início de seu desenvolvimento, orientando esse desenvolvimento. Dessa forma, a convivência das formas iniciais de objetivação da criança com as formas mais elaboradas da objetivação humana deveria promover, no desenvolvimento das formas culturais de objetivação das crianças, saltos qualitativos significativos em direção ao mais elaborado. Para isso, acompanhamos a atividade das crianças de uma turma de cinco anos em uma unidade pública de Educação Infantil onde uma das autoras é coordenadora pedagógica, procurando observar as linguagens por meio das quais as crianças se objetivavam. A partir daí, procuramos ampliar o universo de referência das crianças, inserindo sua experiência cotidiana no seio da cultura mais elaborada. O resultado observado foi a promoção de saltos de qualidade na objetivação das crianças em direção às formas mais elaboradas a que passaram a ter acesso, demonstrando a apropriação que realizaram, tendo a cultura elaborada como fonte de sua humanização.<hr/>Through this article, we reflect on the processes that mediate theory and practice in pre school education. Considering that the environment - the cultural heritage of humanity - constitutes the source of human qualities set as possibilities of appropriation for the new generations at a given time, we seek ways to promote this experience the children of a nursery school on the outskirts of a city in the state of São Paulo. Our starting thesis, guided by cultural-historical theory of human development, advocated by Vygotsky in the texts that support this article, was that the human qualities that we want developed by the children at the end of the process of education must be present in the beginning of its development, guiding that development. Thus, when the child in its earliest forms of expression is surrounded with the more elaborated forms of cultural expressions, he/she will appropriate such elaborated expressions performing a revolution in his/her development. For this study, we follow the activity of children in a group of 5 years old, in a public daycare where one of the authors is a school coordinator. We observed the languages through which the children expressed themselves and enriched this environment to expand the universe of references bringing their everyday experience to a more elaborated level. The outcome was the children’s expression in more elaborated forms, demonstrating the appropriations they achieved having the culture as a source of their development process. <![CDATA[Não basta ser mulher... não basta gostar de crianças...“Cuidado/educação” como princípio indissociável na Educação Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é parte da tese de doutorado em cujo foco estava o trabalho docente de professores na Educação Infantil. Na tese, era objetivo compreender como os homens se constituem como docentes na educação das crianças de zero a seis anos - profissão caracterizada como “tipicamente feminina”. Assinalando a opção por uma perspectiva socioantropológica e a partir dessa perspectiva, é explicada e conceituada a categoria central do estudo - relações de gênero, entendendo as mesmas como uma construção social pelas quais é possível compreender como hierarquia, diferença e poder se moldam, conformam, instalam e atuam nas identidades e nos espaços institucionais. O texto aqui apresentado destaca o conceito de cuidado/educação considerado como princípio indissociável na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que o corpo está no cerne do debate acerca dos cuidados na infância menor. A partir dos dados empíricos encontrados, tornou-se necessário problematizar o debate empreendido na área da Educação Infantil acerca das concepções e das práticas que o binômio cuidado/educação das crianças pequenas vem assumindo, tomando o trabalho realizado por professores homens no interior das creches e centros de Educação Infantil no município de Florianópolis/Santa Catarina. A preocupação central aqui destacada denota como o cuidado era concebido quando professores atuavam em creches, pensando nos significados da educação das crianças pequenas, e deslindando conceitos e discursos sobre o “cuidado”. Para compreendê-lo, foi necessário investigar em que medida “cuidado”, como prática sociocultural e, no caso desse estudo, desenvolvida por homens e mulheres em creches, possibilitava avançar em relação às ambigüidades presentes nas expressões cuidado-e-educação, cuidado-educação ou cuidado/educação, grafias que vêm sendo usadas por diversos autores e autoras com significados semelhantes.<hr/>This article is part of a doctorate thesis whose focus was the teacher’s work on Childhood Education. In that thesis, the aim was comprehending how men constitute themselves as teachers in education of children from zero to six years old - once it was an occupation tipically characterized as feminine. In order to do that, it was chosen a social and anthropological perspective and from that it is explained and conceptualized the central theoretical category of the study - gender relations, understanding them as a social construction from which it is possible to comprehend how the hierarchy, difference and power mould, install and act in identities and in institutional spaces. This text emphasized the concept of caring/education as an indissociable principle on Childhood Education, coming from the assumption that human body is a fundamental perspective in the debate on minor childhood. From empirical data, it became necessary to problematize the discussion on Childhood Education about the concepts and practices that the binomial care/education of small children are assuming, considering the work made by male teachers in daycare centers and childhood education centers in Florianopolis city, Santa Catarina state, Brazil. The main preoccupation here is about how care was conceived when teachers have acted in daycare centers, concerning the meanings about small children education and expliciting concepts and speeches about “care”. In order to understand it, it was necessary investigating in which measure “care” as a social and cultural practice and, in the case of this study, developed by men and women in daycare centers; makes possible to move forward in relation to ambiguities in care-and-education, care-education or care/education expressions, writings that are being used by many authors with similar meanings. <![CDATA[Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cotidiano das escolas de Educação Infantil evidencia que as propostas curriculares, na especificidade da creche, se concretizam através de três modalidades. Essas modalidades apontam para pedagogias adultocêntricas e “escolarizadas” nas quais os bebês e as crianças pequenas não são reconhecidos como seres linguageiros, ativos e interativos em suas primeiras aprendizagens de convivência no e com o mundo. O poder delas de aprender a apropriar-se de significados através da inserção gradual em um conjunto de relações e processos constituem um sistema de sentido. A função docente, como co-produtora de currículo, efetiva-se na construção de um espaço educacional que favoreça, através da interlocução com as crianças e as famílias, experiências nas diferentes linguagens e nas práticas sociais e culturais de cada comunidade. Os bebês, em seu humano poder de interagir, interrogam esses modelos curriculares ao afirmarem, nas suas ações cotidianas, a interseção do lúdico com o cognitivo nas diferentes linguagens: a conciliação entre imaginação e raciocínio, entre corpo e pensamento, movimento e mundo, em seus processos corporais de aprender a operar linguagens e narrativas.<hr/>The day-to-day activities in early childhood education demonstrate that the proposed curriculum, specifically in early childhood, is based on and follows three recurrent modalities. All the three modalities reveal an adult-centered pedagogy inspired by formal education, in which babies and small children are not recognized as active and interactive linguistic beings in their early social learning in and with their environment. Their capacity to learn and acquire meanings by getting gradually involved in a set of relationships and processes that represent a system of sense is overlooked. The role of the teacher, as a co-producer of curriculum, becomes effective in creating an educational environment and interacting with the children and their families, facilitating experiences in different languages and in the social and cultural activities of each community. Babies, with their human capacity to interact, question these curriculum models and demonstrate in their day-to-day actions the intersection between playfulness and cognition in different languages: the conciliation between imagination and reasoning, between body and thought, movement and world, in their bodily processes of learning to operate languages and narratives. <![CDATA[Práticas incentivadoras e controle de aprendizagem na alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho consiste na investigação da variedade de ações educativas de uma professora alfabetizadora e suas relações com o rendimento escolar dos alunos, visando compreender as práticas, sem perder de vista elementos que fazem parte da escola e de seu contexto. Para alcançar os objetivos, utilizaram-se entrevistas e observação participante. A análise do cotidiano da sala de aula envolveu o estudo das práticas incentivadoras para identificar as relações que contribuíram para o controle de aprendizagem na alfabetização. Nessa perspectiva, organizaram-se outras classes de dados para se estudar esse controle, como a natureza da atividade, natureza de participação da professora e dos alunos, práticas avaliativas e situações de (re)ensino. Os resultados permitiram identificar que as práticas pedagógicas apresentam caráter contraditório, porque foram organizadas para facilitar a compreensão, eliminar as dificuldades, dúvidas e para desenvolver certas habilidades, mas não ofereceram muitas situações de desenvolvimento, de tal modo que o aluno pudesse ultrapassar os padrões estabelecidos pela educadora e apresentar diferentes resultados. Concluiu-se que as características do desempenho escolar apresentaram uma dependência significativa das práticas da educadora. Percebeu-se ainda, ao se analisar a configuração do cotidiano escolar, que continua fazendo parte da realidade das práticas pedagógicas nas escolas a preocupação em homogeneizar e classificar o desempenho, disseminando, assim, um controle que encaminha os alunos a reagirem de determinadas maneiras. A investigação da variedade de ações educativas evidencia a importância de um desenvolvimento profissional docente, cujo processo de profissionalização abrangesse o investimento na identidade de professor alfabetizador.<hr/>This work consists of investigating one literacy teacher’s diversified educational actions and their relations to the students’ performance at school, aiming to understand the practices, focusing on elements that are part of the school context. In order to reach those objectives, interviews and participant observation were used. The analysis of the classroom daily routine involved the study of the motivational practices in order to identify the relations that contributed to the learning control in literacy. In this perspective, other data were organized to study this control, such as the nature of the activity, the nature of the teacher’s and the students’ participation, evaluation practices and (re)teaching situations. The results allowed us to identify that the pedagogical practices are contradictory, because they were organized in order to simplify the understanding, to eliminate the difficulties, doubts and develop certain abilities, but did not offer many development situations, in such a manner as the student could exceed the patterns established by the teacher and present different results. We concluded that the features of the school performance have a significant dependency on the teacher’s practices. We also realized, when analyzing the school daily routine, that the attempts to homogenize and classify the performance are still part of the reality of the pedagogical practices in the schools, spreading, thus, a control that leads the students to react in certain ways. The investigation of the variety of educational actions evidences the importance of the teacher’s professional development, whose process of professionalization would embrace the investment in the literacy teacher’s identity. <![CDATA[Brincadeiras de crianças Mbyá-Guarani no urbano: reflexões acerca da antropologia e da psicologia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é composto por resultados parciais de uma pesquisa de campo etnográfica, realizada junto a um grupo Mbyá-Guarani no urbano de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e apresenta reflexões acerca de algumas brincadeiras desenvolvidas pelas crianças Guarani em seu território, um acampamento indígena, e também no centro da cidade, onde acompanham a venda de artesanato. Assim, objetiva-se, por meio desse trabalho, estabelecer relações entre o ato de brincar e a constituição dos modos de ser indígena, bem como compreender as práticas de educação não escolar presentes nessas brincadeiras. Nesse sentido, busca-se evidenciar vínculos entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Antropologia Social, enquanto disciplinas que procuram compreender e explicar os processos de ensino e aprendizagem dos grupos sociais. Para tanto, faz-se necessário salientar que não se pretende, nesse texto, discutir sobre a interdependência epistêmica que a educação tem com outras áreas do conhecimento (GOERGEN, 2005), como, no caso aqui, a Psicologia e a Antropologia. A intenção é descrever, sob a ótica destas disciplinas, algumas brincadeiras que foram vivenciadas em observação participante e analisadas através de uma abordagem interpretativa da cultura, nos termos de Geertz (1989).<hr/>This text is composed by partial results from an ethnographic fieldwork made with a Mbyá-Guarani group in the urban part of Santa Maria city, Rio Grande do Sul state, Brazil. It presents reflections about some games performed by Guarani children in their territory, a Native Brazilian camp and also downtown, where those kids follow handicraft sale. Thus, with this work, it aims at establishing relations between playing act and the constitution of Native Brazilian ways of being, as well as comprehending non-scholar education practices in those games. In that sense, it intends to make clear links between Developmental Psychology and Social Anthropology, as disciplines that search to understand and explain teaching and learning processes of social groups. In order to do that, it is necessary to emphasize that this text does not intend to discuss the epistemic interdependence that education has with fields of scientific knowledge (GOERGEN, 2005), as, in the case here, Psychology and Anthropology. The intention is describing, under those disciplines, some games that were lived in participative observation and analyzed through an interpretative approach of culture, in Geertz terms (1989). <![CDATA[O sonhar emancipatório e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem como principal objetivo problematizar o conceito de emancipação, especialmente sua apropriação pelo campo educacional. O referido conceito foi muito incorporado a discursos revolucionários - principalmente a partir do movimento iluminista no Século XVIII - para indicar a busca por uma vida mais livre, mais esclarecida e também mais feliz, trazendo, nesta perspectiva, orientações teleológicas que nutriram muitos sonhos político-ideológicoteológicos a promulgarem a possibilidade de se alcançar - pelas mais diferentes formas de lutas - instâncias de salvação coletiva e, ou bem-aventurança individual. A educação, quando significada como emancipatória, tendeu a fomentar propostas e práticas que muitas vezes se encontravam atreladas ao cultivo de ideais de progresso, desalienação ou empreendedorismo. Porém, acredita-se haver outras significações para o conceito de educação emancipatória, principalmente quando se aborda a emancipação não pela perspectiva do progresso ou da evolução, mas por uma orientação que se apóia em políticas de invenção, promotoras de crises, rupturas e movimentos que possam fazer nascer maneiras de pensar-agir não mapeadas e passíveis de criação de novas sensibilidades.<hr/>The main aim of the present work is to problematize the concept of emancipation, specially its appropriation by the educational field. The referred concept was often incorporated to revolutionary speeches - mainly after the illuminist movement in the XVIII century - to indicate the search for a life which would be more free, more clear and also happier, bringing, in this perspective, teleological orientations which entertained many political-ideological-theological dreams to enact the possibility of reaching - through the several different forms of fight - instances of collective salvation and/or individual blessedness. The education, when meant as emancipatory, tended to promote proposals and practices which were often found binded to the cultivation of progress, inalienation or entrepreneurship ideals. Nevertheless, other significations for the concept of emancipatory education are believed to exist, mainly when one approaches the emancipation not by the perspective of progress or evolution, but by an orientation which is based on intervention policies, promoters of crisis, breaks and movements which can give birth to new ways of thinking-acting not yet mapped and passive creation new sensibilities. <![CDATA[A organização interdisciplinar na reforma curricular da formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto focaliza o conceito de interdisciplinaridade presentificado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica. O objetivo é verificar qual lógica embasa as indicações legais que tomam a interdisciplinaridade como um dos eixos da reforma curricular da formação docente. As análises realizadas em documentos com assinatura oficial assinalam recontextualizações hibridizadas do conceito nas indicações professadas. No entanto, a ênfase nos aspectos metodológicos da atividade interdisciplinar demarca uma adoção predominantemente instrumental do termo, consoante concepções norte-americanas anglófonas, favorecendo a sua utilização pela lógica do racionalismo pragmático-utilitário. As conclusões a que se chega evidenciam, de um lado, a necessidade de ampliação do diálogo sobre os conceitos de interdisciplinaridade difundidos no meio educacional de modo a se evitarem banalizações na sua interpretação, e, de outro, a necessidade de aprofundamento, a partir de perspectivas críticas e reflexivas, nos estudos sobre as políticas curriculares para a formação de professores da Educação Básica.<hr/>The text focuses the interdisciplinity concept of the National Curricular Lines for the teachers’ formation of the Basic Education. The objective is to verify which logic bases the curricular indications that take the interdisciplinary as one of the axles of the formation’s teacher curricular reform. The analyses carried through in documents with official signature designate hybridizadad recontextualization of the concept in the professed indications. However, the marked methodologic character attributed to the term points instrumental adoption of the activity to interdisciplinay, in the molds of studies North American (LENOIR; HASNI, 2004). The advocated approach reduces the interdisciplinity to its functional aspect, making to invigorate the pragmatic-utilitarity logic. The carried through study it allows to evidence, of a side, the necessity to extend the dialogue on the concepts of interdisciplinity spread out in the educational way in order and, of another one, the deepening necessity, from critical and reflexivities perspectives, in the analyses of the national curricular politics, in view of questioning speeches professed in the official field and intentions not disclosed in the maintenance of the the State central in the curricular questions. <![CDATA[A gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presença da democracia na Rede de Ensino Pública Catarinense tem sua expressão na construção de escolas democráticas, que se caracterizam pela gestão democrática. A descentralização administrativa e a participação da comunidade na gestão escolar são fatores desse processo, que se apóiam também na legislação educacional e em mecanismos de participação na escola. Estes encontram, nas Instâncias de Gestão Escolar Democrática (IGEDs), um espaço a ser ocupado por todos os segmentos da comunidade escolar a fim de possibilitar o debate em torno da construção em conjunto do projeto pedagógico da escola e promover a abertura democrática da escola pública catarinense. Nisso, os professores são peças-chave. Por isso, sua participação na construção da escola democrática foi investigada, bem como a estrutura de gestão das escolas da Rede de Ensino Pública Catarinense e suas instâncias de gestão. Tratou-se de recolher elementos para elaborar um panorama da gestão democrática na Rede. Os dados da pesquisa provieram do questionamento de vinte professores, distribuídos por nove escolas. Salienta-se que as IGEDs pouco têm contribuído com a gestão escolar democrática, por haver pouca participação e as mesmas se apresentarem como apêndices da direção. Considerando que as restrições à participação, ao debate e ao diálogo mostram-se aquém do esperado para escolas públicas, conclui-se que a continuidade da construção de escolas democráticas na Rede de Ensino Pública Catarinense é um desafio que requer a valorização das IGEDs e o empenho das comunidades escolares na busca pelo direito de decidir os rumos da educação.<hr/>The presence of the democracy in the Public Net of Education Catarinense has its expression in the construction of democratic schools, that if characterize for the democratic management, decentralization and the participation of the community as factors of this process, that have base also in the mechanisms of participation. These have, in the Instances of Democratic Pertaining to school Management (IGEDs), spaces to be busy for all the segments of the pertaining to school community in order to make possible the debate around the construction in set of the pedagogical project of the school and to promote the opening democratic of the catarinense public school. In this, the professors are part-key. Therefore, its participation in the construction of the democratic school was investigated, well as the structure of management of the schools, included the IGEDs. It was treated to collect elements to elaborate a panorama of the democratic management. The data of the research had come from the questioning of twenty professors of the nine schools. Salient that the IGEDs contributed few with the democratic pertaining to school management because present as appendices of the direction. Considering that the restrictions to the participation, debate and dialogue reveal not much develop for public schools, concluded that the continuity of the construction of democratic schools is a challenge that requires the valuation of the IGEDs and the persistence in the search for the right of deciding the way of the education. <![CDATA[Gestão compartilhada da educação: o discurso e as práticas cotidianas no sistema de ensino do Recife]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a questão do compartilhamento das decisões no âmbito da gestão da educação pública, problematizando a relação entre o discurso da gestão democrática e as práticas sociais dos conselheiros escolares e dos gestores do Sistema Municipal de Ensino do Recife. Os dados, coletados através de entrevistas e administração de questionários, foram tratados na perspectiva da análise de discurso. O objetivo é cotejar determinadas concepções e caracterizações da gestão compartilhada, presentes na literatura do campo educacional, e nas entrevistas dos sujeitos da pesquisa, com as nuances que envolvem o processo de proposição de políticas educacionais para o município do Recife. Conclui-se que as ações dos sujeitos que poderiam contribuir para a materialização dos princípios democráticos na gestão da educação municipal são desarticuladas ou silenciadas por um conjunto de fatores, entre os quais se destaca a desarticulação entre as instâncias de participação. Isso prova que a dificuldade de participação que freqüentemente é apontada como limitação estritamente da escola, trata-se de um problema que envolve, sobretudo, os órgãos de maior poder decisório do sistema de ensino. Esse é um elemento que depõe contra o discurso da descentralização no âmbito da gestão educacional, como também explicita o reducionismo do compartilhamento das decisões em nível de gerências administrativas do município.<hr/>This article examines the issue of sharing of decisions in the management of public education, problematized the relationship between the discourse of democratic management and social practices of school counselors and managers of the Municipal System of Education of Recife. The data, collected through interviews and administration of questionnaires, were treated from the perspective of the analysis of speech. The goal is to collate certain concepts and characterizations of shared management, in the literature in the educational field, and in interviews of research subjects, with the nuances surrounding the process of proposing educational policies for the city of Recife. It was concluded that the actions of the subjects that could contribute to the realization of democratic principles in the management of municipal education are slowing or silenced by a number of factors, among which stands out the disconnection between the institutions of participation. This proves that the difficulty of participation that is often singled out as strictly limiting the school, it is a problem that involves primarily the bodies of more decision making power of the education system. This is an element which then against the discourse of decentralization in the management education, but also explains the reductionism of the share of decisions at the level of administrative management of the municipality. <![CDATA[Perspectivas para o currículo da Educação de Jovens e Adultos: dinâmicas entre os conhecimentos do cotidiano e da ciência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar alguns dos desafios na organização de currículos da escolarização de pessoas jovens e adultas, de modo a se cumprir as metas educacionais postuladas para essa modalidade de ensino e efetivar o direito à educação para todos os cidadãos. Interessa investigar, por meio de análise documental, como um conjunto de princípios norteadores que emergiram do campo da educação popular e que indicam um certo acúmulo de conhecimentos para a produção de currículos na área pode ser observado, tomando como referência empírica as bases de um currículo voltado à educação de jovens e adultos (EJA). Igualmente, pretende-se verificar como se apresentam, no documento, as relações entre conhecimentos do cotidiano e os conhecimentos científicos. Os resultados obtidos por esta análise mostram que há uma apropriação das principais categorias do campo da EJA para pensar o novo currículo, mas é possível perceber que a relação entre conhecimentos cotidianos e científicos precisa ainda ser trabalhada de forma mais rigorosa, considerando a função social da escola.<hr/>The aim of this paper is to present some challenges related to curriculum organization for the youth and adult schooling process, considering the achievements of educational goals demanded to this learning modality and the guarantee of the education right for all citizens. It is interested in investigating, by document analysis, how a set of principles that emerged from the popular education field and that showed an increase of knowledge construction could be analyzed considering the empirical basis of a curriculum directed to youths and adults. Equally, it intends to verify how the relationship between quotidian and scientific knowledges is presented in the document. The results show an appropriation of the main categories of the youth and adult education to think the new curriculum, but it is possible to realize that the relationship between quotidian and scientific knowledges needs to be studied deeply, considering the social function of the school.