Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420100002&lang=es vol. 35 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sentidos situados em eventos de letramento na esfera acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A constituição de sujeitos letrados na esfera acadêmica representa um processo situado e contextualizado em virtude dos sentidos e das interações verbais entre sujeitos e a língua. Considerando essa perspectiva sociocultural de letramento e contribuições de estudos com a teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos, o presente trabalho tem o objetivo de caracterizar como se dá a constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, em eventos de letramento na esfera acadêmica. No interior desses eventos, são analisados movimentos dialógicos de três alunas, sujeitos da pesquisa, as quais marcam os estudos de casos etnográficos em foco, por haver processos longitudinais de investigação. Esses processos ocorrem por meio da observação participante em duas disciplinas, orientadas pelo mesmo professor, no curso de Letras, durante todo o ano letivo de 2005. O acompanhamento dos trabalhos permitiu comprovar que os gêneros discursivos foram os objetos de ensino-aprendizagem desencadeadores de muitas ações reflexivas e críticas. Em consequência, foi possível identificar distintos eventos - interDiscursivos, identitários-profissionais e reflexivo-transformativos -, e caracterizar diferentes letramentos em que as alunas vão se constituindo sujeitos letrados. Esses resultados contrariam o discurso da crise do letramento no ensino superior, uma vez que a prática dialógica com a linguagem dá respaldo à sócio-construção dos conhecimentos sobre/da língua.<hr/>The constitution of literate students in the academic context represents a situated and contextualized process due to the verbal meaning and interactions between the students and the language. Taking in consideration this socio-cultural perspective to literacies and the contributions from the Bakhtinian discourse genres theory, the current paper aims at characterizing the literate constitution of freshmen students in the Language Teacher Education Program (Letras), in literacy events of the academic classes. At the heart of these events, dialogic shifts of three students are analized, which indicate the studies of ethnographic cases in focus, for having investigation of longitudinal processes. These processes occur through a participant observation in two courses, lectured by the same professor in the Letras Course during the whole year of 2005. The follow-up of the work done gave the opportunity to prove that the discoursive genres were the objects of teaching-learning as a result of many reflective and critical actions. Consequently, it was possible to identify distinct events - interDiscoursive Events, identitarian Events and reflective-transformative Events - and characterize different literacy events in which students establish themselves as academic literate students. These results go against the discourse of literacy’s crisis of high-level teaching, since the dialogical practice with the language gives support to the socio-construction about and of language knowledge. <![CDATA[Educação: entre a subjetivação e a singularidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo retoma a problematização do conceito de ideologia para pensar a dimensão ideológica da educação. Inicia por um percurso pelo tema da ideologia no contexto do pensamento marxista, passando por Marx, Gramsci e Althusser. Em um outro referencial, busca o aporte de uma descrição fenomenológica com Sartre, explorando as relações do conceito de má-fé com a ideologia. Parte, então, para um outro registro distinto da filosofia da consciência, explorando a noção de produção de subjetividades, especialmente com Guattari, mas também com o apoio de Deleuze e de Foucault. Neste contexto, a ideologia é tratada como processo de subjetivação, de construção social e maquínica de subjetividades. As possibilidades de resistência e de criação, como linhas de fuga, são exploradas ao final, em torno da ideia de singularidade, lançando o desafio de se pensar e produzir processos de singularização nas instituições escolares.<hr/>This article takes up the problematization of ideology to think about the ideological dimension of education. It begins from a discussion of the theme of ideology in the context of the Marxist thinking, via Marx, Gramsci and Althusser. In another reference, it seeks for the input of a phenomenological description from Sartre, exploring the relationship of the concept of “bad faith” to ideology. Then, in another paradigm, different from the philosophy of consciousness, the notion of production of subjectivities is explored, especially from Guattari, but also with the support of Deleuze and Foucault. In this context, the ideology is treated as a process of subjectification, of social construction and machinic construction of subjectivities. The possibilities of both resistance and creation, as lines of flight, are operated at the end, around the idea of singularity, facing the challenge of thinking and producing processes of singularization in educational instituions. <![CDATA[Importância da escola para pais, mães, alunos, professores, funcionários e dirigentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A escola participa cada vez mais cedo da vida das crianças e, ao fazê-lo, trabalha na perspectiva de dar ênfase ao desenvolvimento dos conhecimentos científicos, mas também na formação de valores. Nessa participação, não ficam alheios pais, funcionários, professores e dirigentes educacionais. Ouvir as vozes desses atores, em relatos sobre a importância da escola, teve como desafio desnudar um pouco mais essa complexa instituição que, criticada e questionada, continua atratora de crianças, adolescentes e jovens. Os pesquisados falam da escola como suporte de vida, local de convivência social, reconhecem-na como a segunda família, a segunda casa. Também se referem a ela como fonte de esperança para futuros melhores, acreditam que o indivíduo natural pode transformar-se em pessoa cultural. A posição dos pesquisados permite afirmar um alargamento no sentido da escola. Começam a perceber a importância da construção de conhecimentos, porque profundamente imbricados com o plano existencial da vida de cada um.<hr/>The school has been increasingly participating early inchildren’s lives and, by doing so, it works in the perspective ofemphasizing the development of scientific knowledge, but also in the formation of values. In this participation , parents, employees, teachers and educational managers are not omissive. In order to listen to the voices of those actors, in accounts ofthe importance of the school poses the challenge of clarifying a little bit more about that complex institution that, even criticized and questioned, continues to attract children and adolescents. The participants speak of the school as a life support, a place of social interaction and recognize schools as their second family, their second home. They also refer to the school as a source of hope for a better future, and believe that the natural beings can turn themselves into cultural beings. The position of the participants in the study allow for claiming a widening of the of the meaning of the school. They start to realize the importance of the construction of knowledge, once it is deeply imbricated within the existential life plan of each one. <![CDATA[Universitários flexíveis: a gestão dos talentos no capitalismo contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo examina algumas estratégias de constituição dos sujeitos universitários na contemporaneidade, procurando compreender os modos pelos quais seus talentos são produzidos e administrados nas tramas do novo capitalismo. Parte-se de uma pesquisa que analisou o Caderno Vestibular/ZH, suplemento publicado pelo jornal Zero Hora (RS), endereçado aos estudantes em processo preparatório para ingresso na universidade. Tal pesquisa aproxima-se teoricamente dos estudos do filósofo Michel Foucault, em especial daqueles centrados no conceito de governamentalidade. No limite, indica-se que o suplemento colocado em análise é produtivo em táticas e em estratégias que tendem a constituir um sujeito universitário produtivo economicamente, capaz de gerir sua vida pessoal e profissional em uma lógica empresarial.<hr/>This article examines strategies for building some of the subjects in the contemporary university, seeking to understand the ways in which their talents are produced and administered in the framework of the new capitalism. In the study supplement Vestibular ZH is examined. It is published by Zero Hora (Brazil), addressed to students in the preparatory process to enter the university. This research work approaches the theoretical studies by the philosopher Michel Foucault, especially those focusing on the concept of governamentality. In the limit, it indicates that the supplement analyzed is plenty of tactics and strategies that tend to construct a university-level beings who are economically productive, and able to manage their personal and professional life in a businesslike logic. <![CDATA[Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas.<hr/>The present text seeks to bring some of the discourses that circulate through investigations in the field of Education, announcing the positions of a subject in the field of education knowledge. With the discussion of the Trihedral of Knowledge in Michael Foucault, the text argues about some discredit of the Humanities Sciences (even nowadays), announcing a theoretical fragility in the field of teaching. In the flow of this fragility, the so called specialists appear, based on Sciences to help the teachers think about their working field, suggesting new correct practices to being a teacher. We problematize some positions that build ourselves as subjects and some discourses related to our profession inside the Humanities. <![CDATA[Gestão escolar: a prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta os resultados de uma tese de doutorado que teve como tema a análise dos saberes que envolvem a prática pedagógica e administrativa cotidiana de gestores escolares que atuaram com a proposta de construção de um sistema municipal de educação inclusiva, enquanto política educacional. Seu objetivo foi acompanhar a trajetória da gestão escolar diante da proposta de educação inclusiva em três escolas do ensino fundamental de uma cidade de porte médio do interior do Estado de São Paulo. Realizou-se a coleta de dados na escola mais antiga, uma de idade intermediária e outra recém-inaugurada. As etapas do trabalho foram: 1) revisão de literatura sobre: a) pesquisa qualitativa do tipo etnográfico aplicada à educação; b) princípios de autonomia, planejamento, descentralização; c) formação do gestor escolar e d) relação entre gestão escolar e a escola inclusiva; 2) coleta de dados nas escolas; 3) descrição e categorização dos dados e 4) análise e interpretação dos resultados. Para o desenvolvimento da metodologia, foram utilizadas observações dos participantes, entrevistas semiestruturadas, análise dos documentos oficiais das escolas (internos e externos). Concluiu-se que há inexistência de projeto político-pedagógico construído coletivamente; dificuldade no desenvolvimento de ações coordenadas e adaptadas às realidades; problemas de relacionamento interpessoal; fosso entre a proposta política, o discurso e a prática pedagógica cotidiana. A gestão escolar é uma das responsáveis pela construção da escola inclusiva, mas, na realidade estudada, estava direcionada para questões administrativas em detrimento das pedagógicas.<hr/>The paper presents the results of a doctoral dissertation that covered the analysis of knowledge involving the everyday teaching and administrative practices of school managers who worked with the proposed construction of a citywide system of inclusive education, while an educational policy. The aim was to follow the school management towards the proposed inclusive education in three elementary schools in a medium-sized city in the state of São Paulo. The data were collected at the earlier school, a middle-aged one and another recently opened. The stages of the study were: 1) review of literature on: a) qualitative ethnographic research applied to education, b) principles of autonomy, planning, decentralization, c) the education of the school manager and d) relationship between school management and inclusive school; 2) data collection in schools, 3) description and categorization of data and 4) analysis and interpretation of results. To develop the methodology were used observations of the participants, semi-structured interviews, analysis of official documents of the school (internal and external). It was concluded that there is a lack of political-pedagogical project collectively built, a difficulty in developing coordinated actions aimed at the realitiy, problems in interpersonal relationships; a gap gulf between the proposed policy, the discourse about it and the daily practice. The school management is responsible for the construction of an inclusive school, but in the reality studied it was directed at administrative issues at the expense of the pedagogic ones. <![CDATA[Alunos com deficiência física: a compreensão dos professores de educação física sobre a acessibilidade nos espaços de prática para as aulas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es No âmbito das Políticas Educacionais, uma série de transformações vem ocorrendo desde as décadas de 1980-1990, no que diz respeito à inclusão de aluno com deficiência na rede regular de ensino. O estudo teve por objetivo analisar a compreensão dos professores de Educação Física e Séries Iniciais sobre a participação do aluno com deficiência física em aulas de Educação Física e a acessibilidade dos espaços de prática. Os professores participantes são de uma Escola Pública da Rede Regular de Ensino de uma cidade do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com roteiro preestabelecido aos professores de Educação Física e aos professores de Séries Iniciais que ministravam aulas para turmas com inclusão de alunos com deficiência física. Por meio da análise dos dados nas entrevistas com as professoras, identificou-se que os espaços de prática das aulas de Educação Física não possuíam acesso nem a acessibilidade que garantissem a segurança e autonomia do aluno com deficiência física (DF), porém, estes alunos não deixavam de participar das aulas de Educação Física. Pode-se perceber, ainda, as barreiras atitudinais que o aluno com DF enfrenta no cotidiano da Escola e que precisam ser, urgentemente, eliminadas para que a inclusão desses alunos ocorra de forma participativa e livre de preconceitos. Por fim, é importante que, a partir de uma ação conjunta com toda a comunidade escolar, os espaços estejam cada vez mais acessíveis para serem utilizados por uma gama maior de pessoas.<hr/>Within the scope of Educational Policies, a series of transformations has been occurring since the 80s and 90s regarding the inclusion of students with disabilities in the regular school system. The study aimed to analyze both the understanding of physical education teachers in the Initial Series about the participation of students with disabilities in physical education classes and accessibility of the spaces for practice. The teachers participating in the study are from a regular Public School system of Rio Grande do Sul. The instrument used for data collection was a semi-structured interview with a pre-established script to physical education teachers and teachers of Initial Series who taught classes with the inclusion of students with Disabilities. Through the analysis of data from the interviews with the teachers it was identified that the spaces for the practice of physical education classes did not have access or accessibility to ensure the safety and independence for students with physical disabilities (FD), but these students did not fail to participate in physical education classes. One can still see the attitudinal barriers that students with FD face in everyday school, and it urgently needs to be removed so that the inclusion of these students takes place in a participatory manner and free from prejudices. Finally, it is important from a joint action with the whole school community, spaces are becoming increasingly available for use by a wider range of people. <![CDATA[As “semanas educacionais”: arquitetura do poder sob a celebração da didática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo dedicou-se à análise do evento Semanas Educacionais, como parte importante da construção de uma específica de cultura pedagógica, derivada do movimento pela Escola Nova no Brasil. Realizadas durante os anos de 1936 e 1945, em Santa Catarina, as “Semanas” inseriam-se num conjunto de debates sobre a modernização nacional. A década de 1930 inaugurou um período de centralização do poder, que resultou em medidas de controle sobre os mais diversos espaços sociais. Dentre eles, a educação recebeu destaque, pois constituía um importante campo de construção do ideal de homem novo, demandado pela conjuntura urbano-industrial que se criava. Os olhares lançaram-se na direção das possibilidades que o movimento pela Escola Nova oferecia, e projetos diversos foram apresentados como capazes de incorporar os modernos métodos de ensino à escola. Renovadores ou tradicionais, comum oposição que se estabeleceu na época, dedicaram-se a construir um sistema educacional que atendesse aos requisitos dessa modernidade capitalista. Emerge, então, uma categoria de intelectuais, a maior parte ligada a cargos públicos, cuja função essencial era a reforma do sistema de ensino, de acordo com os novos pressupostos. Passa a se difundir uma cultura pedagógica baseada em princípios científicos e efetivada na formação de professores. Aos intelectuais catarinenses, urgia a adequação do Estado as novas fórmulas educacionais, e, embora o tivessem feito com reformas na formação inicial, um evento que pudesse propiciar uma atualização aos docentes, que, há muito, haviam egressado, sinalizou como uma alternativa interessante. As “Semanas Educacionais” foram criadas, a fim de “uniformizar os processos de ensino”, contribuindo para que se dissipassem no Estado as novas formulações pedagógicas, em geral, provenientes do movimento pela Escola Nova no Brasil.<hr/>This study was dedicated to the analysis of the event “Educational Weeks” as important part of the construction of a specific pedagogical culture, derived from the movement for the “New School” in Brazil. Carried through during the years of 1936 and 1945, the “Weeks” were inserted in the national modernization. The decade of 1930 inaugurated a period of centralization of power, that resulted in measures of control on the most diverse social spaces. Amongst them, the education received prominence, therefore was an important field of construction of the ideal of a new man, demanded for the conjuncture urban-industrial who if created. The looks had been launched in the direction of the possibilities that the movement for the “New School” offered, and diverse projects had been presented as capable to incorporate the modern methods of education the school. “Pioneer” or “traditional”, common opposition that proliferated at the time, had been dedicated to construct an educational system up to the requirements of the capitalist modernity. Then, a category of intellectuals emerges, mostly on public offices, whose essential function was the reform of the educational system in accordance to the new assumptions. A pedagogic culture based on scientific principles starts to be spread out in the education of teachers. To the intellectuals of Santa Catarina, it became urgent to suit the State to the new education formulas, an event that could propitiate an update of the teachers that had left from it signaled as an interesting alternative. The “Educational Weeks” had been created in order “to standardizeall education processes”, to tell the new pedagogical formulas, in general, proceeding from the Brazilian’s New School movement. <![CDATA[Costurando histórias: histórias de vida e suas contribuições na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Construímos este artigo analisando alguns aspectos do filme Colcha de Retalhos (1995), que é uma produção cinematográfica, que foi proposta para que assistíssemos e, posteriormente, refletíssemos em uma de nossas aulas do Seminário temático da Linha de Pesquisa 1: Memória, Formação e Histórias de vida , disciplina ofertada pelo Programa de Pós-graduação do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O filme enfoca as histórias de vida de um grupo de mulheres, tendo a colcha de retalhos como mediadora de suas relações sociais, bem como um suporte de comunicação para seus sentimentos e emoções, a partir das várias histórias, símbolos, figuras e desenhos que são apresentados nos bordados nesta “colcha de memórias”. Procuramos também fazer uma relação do filme com a metodologia História de Vida, e como esta se mostra rica nas pesquisas no campo educacional, proporcionando processo de autoformação aos sujeitos sociais envolvidos, à medida que o esforço pessoal de explicitação de uma dada trajetória de vida obriga a uma grande implicação e contribui para uma tomada de consciência individual e coletiva.<hr/>This article was written after the analys of some aspects of the film “Colcha de Retalhos” (How to make an AmericanPatchwork Quilt) (1995) which was proposed to be watched and discussed at a working session of the Linha 11Seminar : Memory , Development and Life Stories” subject offered by the graduate program (Master level) in Education of the Federal University of Santa Maria . The film focuses the life stories of a group of women having the pachwork quilt as the mediator of their social relationships as well as a communication basis for their feelings and emotions from the many stories, symbols , images and drawings shown on the embroidered “quilt of memories” . Have also tried to link the film with the life story methodology once it is on the educational research , providing self eduction to those involved as the personal effort of explanation of a given life course imposes a great deal of involment and contributes to an individual and a collective consciousness <![CDATA[A impostura do mestre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Construímos este artigo analisando alguns aspectos do filme Colcha de Retalhos (1995), que é uma produção cinematográfica, que foi proposta para que assistíssemos e, posteriormente, refletíssemos em uma de nossas aulas do Seminário temático da Linha de Pesquisa 1: Memória, Formação e Histórias de vida , disciplina ofertada pelo Programa de Pós-graduação do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O filme enfoca as histórias de vida de um grupo de mulheres, tendo a colcha de retalhos como mediadora de suas relações sociais, bem como um suporte de comunicação para seus sentimentos e emoções, a partir das várias histórias, símbolos, figuras e desenhos que são apresentados nos bordados nesta “colcha de memórias”. Procuramos também fazer uma relação do filme com a metodologia História de Vida, e como esta se mostra rica nas pesquisas no campo educacional, proporcionando processo de autoformação aos sujeitos sociais envolvidos, à medida que o esforço pessoal de explicitação de uma dada trajetória de vida obriga a uma grande implicação e contribui para uma tomada de consciência individual e coletiva.<hr/>This article was written after the analys of some aspects of the film “Colcha de Retalhos” (How to make an AmericanPatchwork Quilt) (1995) which was proposed to be watched and discussed at a working session of the Linha 11Seminar : Memory , Development and Life Stories” subject offered by the graduate program (Master level) in Education of the Federal University of Santa Maria . The film focuses the life stories of a group of women having the pachwork quilt as the mediator of their social relationships as well as a communication basis for their feelings and emotions from the many stories, symbols , images and drawings shown on the embroidered “quilt of memories” . Have also tried to link the film with the life story methodology once it is on the educational research , providing self eduction to those involved as the personal effort of explanation of a given life course imposes a great deal of involment and contributes to an individual and a collective consciousness