Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420120001&lang=pt vol. 37 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A linha educação e artes e as pesquisas em educação musical no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta a linha Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, destacando a construção de pesquisas em educação musical pelo grupo Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical - diretório CNPq, que está vinculado ao Laboratório de Educação Musical (LEM/CE). O objetivo deste artigo é apresentar uma parte da história da linha de pesquisa e discutir as contribuições do grupo para a pesquisa em educação musical no contexto da Pós-Graduação em Educação, exemplificando com alguns trabalhos já realizados. As temáticas investigadas na linha abrangem temas como formação de professores, suas práticas educativas, seus processos de profissionalização; a análise, construção, utilização de materiais didáticos, em abordagens contemporâneas e históricas; a investigação dos diferentes artefatos e contextos artísticos e culturais (escola, mídia, Centro de Tradições Gaúchas - CTG, festivais musicais e de dança, exposições e mostras de arte contemporânea, ONGs, coletivos, intervenções urbanas) enquanto produtores de subjetividades, identidades e modos de viver. A apresentação desta trajetória de pesquisas demarca investigações em educação musical realizadas pelo Fapem no contexto do PPGE e suas contribuições para a construção da área no contexto da educação musical brasileira.<hr/>This text presents the Education and Arts research line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, emphasizing the development of research in musical education by the FAPEM group: Education, Action and Research in Musical Education - CNPq directory, which is linked to the Musical Education Laboratory (LEM/CE). This article aims at presenting a little of the research line background and discussing the group contributions to the research in musical education in the context of the graduate program in education, providing examples of some research realized by the group. The investigations in this research line involve themes such as teacher’s education, their educational practices, professionalization processes; analysis, elaboration and utilization of teaching materials from historical and contemporary approaches; the investigation of different artifacts and artistic and cultural contexts (school, media, CTG, musical and dance festivals, contemporary art shows and exhibitions, NGO´s, collectives, urban interventions, for example) as producers of subjectivities, identities and ways of living. The presentation of this research trajectory maps down investigations in musical education conducted by FARME in the context of PGPE and its contributions to the construction of the field in the Brazilian musical education context. <![CDATA[El desarrollo creativo en educación musical: del genio artístico al trabajo colaborativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo es una revisión de la literatura científica sobre el papel de la creatividad en la educación musical. Es éste un campo, el de la creatividad y el papel que ha de jugar en el desarrollo del currículo, que está cobrando cada vez más importancia, sin duda por la necesidad de dar una respuesta desde la educación a un mundo en constante proceso de cambio y en direcciones difíciles de prever en la actualidad. De las diferentes corrientes existentes, el enfoque que se desarrolla en este artículo se basa en el constructivismo y en la teoría sociocultural, al poner el énfasis en la creatividad y en la motivación a través de la actividad de los sujetos y en la importancia que tiene el trabajo en grupo para la comprensión de los procesos y resultados creativos y de ejecución musical. Al final se concluye que el aprendizaje musical ha de basarse en la creatividad y que ésta, a su vez, se aprende a través de la interacción social.<hr/>This article makes a review of the literature on the role of creativity in musical education. The field of creativity and its role to play in developing the curriculum is becoming increasingly important. The emergence of this topic is likely due to the need of giving a response from education to a world in constant change and in directions difficult to predict at present. Among the different existing trends on creativity research, this article is based on constructivism and sociocultural theory, emphasizing on creativity and motivation through subjects’ activity and the importance of collaborative work to understand the processes and outcomes of creative and musical performance. In the end, the conclusion is that musical learning should be based on creativity and this, in turn, is learned through social interaction. <![CDATA[Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo discute concepções de criatividade que têm repercutido no campo da educação e da educação musical, analisando diferentes conceitos de criatividade que orientam questionamentos e pesquisas. Partindo de concepções de criatividade que nortearam o ensino nas décadas de 1960 e 1970, são apresentadas tendências emergentes no século XXI, a partir da construção do conceito de aprendizagem criativa. Nessa óptica, o foco é deslocado para as práticas musicais situadas culturalmente, nas quais a criatividade ocorre, pensando que a criatividade das crianças precisa ser promovida dentro de amplas dimensões éticas, salientando as transformações nas relações humanas que os alunos vivenciam e ampliam na aprendizagem criativa, quando participam de uma comunidade de prática musical. Finalizando, argumenta-se que o enfoque da aprendizagem criativa pode indicar uma alternativa possível quando se deseja construir uma educação musical na escola básica que contribua com a formação de pessoas mais sensíveis, solidárias, críticas e transformadoras, quando a criação abre a possibilidade de pensar um mundo melhor.<hr/>The present article discusses creativity conceptions which have echoed in education and music education fields, analyzing different creative concepts that guide researches and questions. Starting from creativity conceptions that guided educational tendencies during the 1960‘s and 1970‘s, we present emergent tendencies during the 21st century from the creative learning concept. From this point of view the focus move to musical practices culturally placed where the children’s creativity occurs, thinking that this creativity is needed to be promoted inside a wide ethical dimension, stressing the transformations in the human relationships that students experience and expand in the creative learning when they participate in a community musical practice. To conclude, we point out that the creative learning focus could indicate a possible alternative when we wish to build music education in the primary school contributing to educate people to be more sensitive, supportive, critical and transformative using the musical creation as a possibility to think in a better world. <![CDATA[O menino e a folha de capim”: trajetórias do fazer musical da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relaciona as trajetórias do fazer musical das crianças com a Estética do Impreciso e do Paradoxal proposta pelo músico alemão Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005) e com os conceitos de musicalidade e sonoridade sugeridos pelo compositor francês Pierre Schaeffer (1910-1995). Tal análise, que integra a tese de doutorado que defendi no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP (2007), propõe ampliar escutas e reflexões acerca das relações das crianças com o sonoro e musical, visando validar e significar os percursos de tais acontecimentos. Reportando-se ao conceito de literatura menor, proposto por Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992), o artigo aponta para um modo menor de fazer/pensar música na primeira infância: modo singular que revela a singularidade e a dinâmica transformação das ideias de música, considerando os ganhos de complexidade que cercam o processo de desenvolvimento como um todo. Modo que é capturado pelos sistemas maiores dominantes na produção musical da cultura, bem como nos territórios da educação musical. Concluindo, sinalizo a necessidade de instaurar planos abertos, que colocam em diálogo a tradição, a experimentação, o “faz de conta” e, enfim, os planos de possibilidades que permeiam a relação das crianças com sons e músicas.<hr/>This article relates the trajectories of children’s music making to the Estética do Impreciso e do Paradoxal (Aesthetics of the Imprecise and Paradoxical), proposed by the German musician Hans Joachim Koellreutter (1915-2005) and to the concepts of musicality and sonority suggested by the French composer Pierre Schaeffer (1910-1995). Such an analysis, which is included in the doctoral thesis that I defended for the Communications and Semiotics Program at the Pontifical University of São Paulo (2007), proposes to expand discussions and thought regarding children’s relationship to sounds and music, aiming to validate and signify the routes of such occurrences. Reporting back to the concept of minor literature proposed by Gilles Deleuze (1925-1995) and Félix Guattari (1930-1992), the article points towards a minor mode of thinking about/making music in early childhood: a singular mode that reveals the singularity and dynamic transformation of the ideas of music, considering the gains in complexity that surround the process of development as a whole. A mode that is captured by the great systems that are dominant in a culture’s music production, as well as the territories of music education. In conclusion, I point towards the need to institute open-ended plans that dialogue with tradition, experimentation, “make believe,” and, in short, plans of possibilities that permeate children’s relationship to sounds and music. <![CDATA[Educação musical e diversidade: aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um panorama da literatura produzida sobre diversidade e educação musical e sua relação com a legislação educacional brasileira referente à Educação Básica, objetivo geral deste trabalho. Para isso, realizei uma pesquisa bibliográfica que incluiu os documentos educacionais oficiais e a produção teórica de educadores musicais, nacionais e internacionais. Dentre os resultados encontrados, aponto os diferentes conceitos que fazem parte da construção teórica do conceito de diversidade na educação musical, tais como educação musical multicultural, competência intercultural, entre outros. Além disso, apresento outras categorias que foram incluídas mais recentemente, como gênero, raça, orientação sexual, e que se assemelham àquelas explicitadas nos documentos referentes à Educação Básica. A concepção de educação musical multicultural, que priorizava o repertório, foi ampliada, incluindo, assim, outras categorias, tornando-a mais inclusiva. Essa mudança não deve ser só retórica ou com o fim de atender à legislação, mas refletir a postura política dos educadores musicais.<hr/>The aim of this paper is to provide a broad overview of the literature on diversity and music education and its relationship with the primary and secondary education Brazilian legislation. Thus I performed a research that included official educational documents and academic production of national and international music educators. Among the findings, I point out the different concepts that take part of the theoretical construct of the concept of diversity in music education, such as multicultural music education, intercultural competence, and others. In addition, I describe other categories that were included more recently, such as gender, race, sexual orientation, and which resemble those made explicit in the documents relating to primary and secondary education. The concept of multicultural music education, which emphasized the repertoire, has been expanded, thus including other categories, making it more inclusive. This change can not be just rhetoric or made with the purpose of complying with the legislation, but, rather, it should reflect the political stance of music educators. <![CDATA[Políticas públicas para a educação básica e suas implicações para o ensino de música]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As políticas educacionais vigentes no país e as novas definições para o ensino de música na escola, estabelecidas a partir da Lei n.11.768/2008, têm feito emergir importantes questões para a área de educação musical na atualidade. Considerando essa realidade, este trabalho analisa políticas públicas relacionadas à Educação Básica no Brasil, refletindo acerca de suas implicações para o ensino de música na escola. As discussões realizadas no texto têm como base fontes bibliográficas e documentais relativas a programas e ações direcionadas à Educação Básica no país. A análise aborda objetivos, procedimentos e impactos de propostas de avaliação do desempenho escolar (IDEB), de consolidação e fortalecimento da Educação Básica (FNDE, Fundeb, PDE, PAR); e de integração de diferentes níveis educacionais em torno da formação de professores (Parfor, Prodocência, Pibid). A partir das análises, fica evidente que há um conjunto significativo de programas e ações para a Educação Básica no país e que a educação musical precisa, cada vez mais, participar de forma efetiva na definição e implementação de políticas educacionais que possam fortalecer a área, mas, sobretudo, a formação escolar como um todo<hr/>Current educational policies in the country and the new definitions for the teaching of music in school, established from the law 11.768/2008, have made important issues concerning the area of music education today emerge . Considering this reality, this study analyzes public policies related to basic education in Brazil, reflecting on their implications for the teaching of music in school. The discussions presented in the text are based on literature and documental sources related to programs and actions directed at basic education in the country. The analysis covers the objectives, procedures and impacts of proposals of evaluation of educational achievement (IDEB), consolidation and strengthening of basic education (FNDE, FUNDEB, PDE, PAR), and integration of different educational levels regarding the formation of teachers (PARFOR, PRODOCÊNCIA, PIBID). From the analysis, it is evident that there is a significant set of programs and actions for basic education in the country and that music education increasingly needs to participate effectively in the definition and implementation of educational policies that can strengthen the area, but, above all, school education as a whole. <![CDATA[Música em PAS”: a música como objeto de avaliação do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a proposta da música para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), tendo como referência a participação da autora nos grupos de sistematização, elaboração e revisão dos programas de 2001 e 2006, bem como atividades de pesquisa e de prática docente relacionadas com o PAS. O texto apresenta o programa, sua concepção de avaliação e os princípios e pressupostos pedagógico-musicais que orientam a inserção do conhecimento musical como objeto de avaliação obrigatório nesse tipo de concurso. Para isso, adotamos como referência a versão de 2006 do PAS/UnB, resultado da 2ª revisão do programa e vigente em 2011. O programa adota uma Matriz de Avaliação que integra competências, habilidades e objetos de conhecimento. O desenvolvimento de competências e habilidades na Música é orientado por um repertório musical que delimita o conteúdo e possibilita a realização de práticas e experiências musicais por meio de atividades de produção musical (execução, improvisação e composição musical), recepção (apreciação musical) e contextualização. Nesse processo, cabe às escolas e aos professores de música criar situações de ensino e aprendizagem musical em que a experiência musical seja celebrada no sentido de permitir a aprendizagem significativa e favorecer o sucesso dos alunos nas provas do PAS/UnB.<hr/>This paper discusses the musical proposal to Program of Serial University Entrance Examination of University of Brasília (PAS/UnB). The discussion is based on author’s participation on elaboration, systematization, and review groups of 2001 and 2006 programs, as well her researches and her teacher training activities with PAS. The text presents the program, its evaluation conception and the music-pedagogical principles and purposes that guide the insertion of musical knowledge as compulsory evaluation’s object in the university entrance examination. The last program’s version has adopted an Evaluation’s Matrix with some music competences, abilities and evaluation’s objects. The development of music’s competences and abilities is oriented by a music repertoire that defines the content and should be a way for development of musical practices and experiences (performance, improvisation and composition), reception (musical appraising) and context. In this process, the schools and its music teachers are responsible for create learning and teaching situations where the musical experience could be celebrated in sense of to promote a musical significant learning experience and the student’s success in PAS/UnB exams. <![CDATA[“Ampliou aquela visão que a gente tinha de música”: a educação musical na construção da docência de estagiárias da pedagogia/UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho focaliza a música no processo de construção da docência de estagiárias do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Como referência para este texto, tem-se uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao PPGE/UFSM e ao grupo Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O curso de Pedagogia foi o lócus de realização da pesquisa em função do diferencial formativo acerca da educação musical, pois oferta disciplinas obrigatórias de música em sua matriz curricular, além de formação complementar através de oficinas do Programa LEM: Tocar e Cantar. A metodologia definida para a investigação constituiu uma pesquisa participante realizada através de um grupo composto por quatro estagiárias. O texto, inicialmente, apresenta uma discussão sobre a Pedagogia como um curso de formação de professores, direcionando para a formação musical e pedagógico-musical dos pedagogos. Posteriormente, expõe os resultados e análises da referida pesquisa, colocando em pauta duas categorias centrais: “Eu não consigo viver sem música”, que trata sobre a música na vida e na formação acadêmico-profissional das estagiárias e “Eu quero poder fazer outras coisas com a música”, a qual discorre sobre a música no estágio supervisionado.<hr/>The current article focuses on the music into the process of teaching construction by trainers from Pedagogy Course at Santa Maria Federal University. As a reference to this text, there is a masters’ degree research carried out at PPGE/ UFSM and at the group Fapem: “Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. The Pedagogy Course is the research place due to its differential formation related to musical education, because it offers musical compulsory subjects in its curriculum, besides the complementary education through workshops from Programa LEM: Tocar e Cantar. The methodology defined for the study was a participative research, which was carried out by a group of four trainers. The text, initially, brings a discussion upon Pedagogy as a course for teacher education, directing to music and music-pedagogical education of the pedagogues. Posteriorly, it shows the research results and analyses, detaching two central categories: “I cannot live without music”, which deals with music in life and in the professional-academic education of the trainers and “I want to do other things with music”, which discusses on the music into the supervising training. <![CDATA[O ensino médio regular em foco: análise do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional (PDPI)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Realizada na perspectiva dos estudos sobre a cultura escolar, esta pesquisa focaliza o Ensino Médio no processo de implantação de um programa de qualidade. Objetiva investigar o que se entende por qualidade do Ensino Médio regular na rede pública estadual em Minas Gerais, no processo de implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional - PDPI como parte integrante do Programa Escolas-Referência (PER) pelo governo mineiro. Tomaram se como alvo da pesquisa duas escolas públicas do interior de Minas Gerais que apresentam concepções sobre qualidade do ensino ligadas à forma como receberam e implantaram o projeto. A escola é entendida como instância auto organizada para a produção de regras formais e informais características das organizações sociais. Sob esse modo de olhar, é vista no âmbito de contradições sociais que ora dificultam, ora impulsionam o projeto educacional. A pesquisa incluiu os seguintes procedimentos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observação. Percebeu-se que a escola e seus sujeitos defrontaram-se com uma série de ingerências na implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional, que transformam a sonhada escola em pesadelo. Os resultados revelaram que o sonho se desfaz diante de um projeto que se propõe, retoricamente, a resgatar uma “qualidade do ensino” ainda suscetível a indefinições.<hr/>Set under the perspective of school culture studies, this research focuses on high school education inserted under the process of implementation of a quality program. This article aims at investigating what is conceived as regular high school quality in the extent of state public education of Minas Gerais, on the process of implementation of the Institutional Educational Development Project (Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional - PDPI) as part of the Reference Schools Project (Projeto Escolas-Referência - PER) instituted by the government of Minas Gerais. This research has taken as scope two public schools from the countryside of the State of Minas Gerais, which have presented conceptions about education quality connected to the way they have received and implemented the project. School is therefore understood as a self-organized instance towards the production of formal and informal rules, which are peculiar to social organizations. Under this point of view, school is seen on the range of social contradictions that sometimes hamper, and other times promote the educational project. The research has included the following proceedings: documentary analysis, interviews, observation. Through the analysis, it was clear that the school and its subjects confronted a series of mismanagements on the implementation of the PDPI, which turned the dreamed school into a nightmare. The results have revealed that the dream is undone before a project that rhetorically proposes itself to redeem “education quality” when that is still undefined. <![CDATA[Os estudantes do arquivo morto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho buscou-se compreender as causas da evasão escolar, bem como identificar possíveis redimensionamentos que contribuam para enfrentar esse problema. Em termos de encaminhamento teórico-metodológico, configurou-se como um estudo de caso, focalizando a evasão numa escola da rede estadual de ensino/RS, utilizando, como instrumentos de registro das informações, um questionário e uma entrevista semi-estruturada. Dentre os referenciais balizadores da pesquisa, destacam-se Harry Braverman e Paulo Freire. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes que evadiram dessa escola e que não mais retornaram, sendo seus nomes localizados no denominado arquivo morto. Na análise dos resultados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados foram sintetizados em três categorias temáticas: 1) cumprir programas, 2) interesse: fazer sentido estar na escola e 3) Currículo naturalizado. Estes resultados sinalizam a necessidade de, para superar a evasão da escola, problematizar e superar a lógica de organização do espaço-tempo dessa escola, inspirada na linha de montagem das fábricas do início do século XX.<hr/>The causes of school evasion have been sought, as well as the identification of possible remolds which can contribute to face this problem. In terms of theoretical methodological direction, this research is designed as a case study, focusing the evasion in the Public Teaching/RS, and it has used a questionnaire and a semi-structured interview as tools of information register. Among the references who have initiated the research, there are Braverman and Paulo Freire as outstanding ones. The subjects of the research were students who evaded from this school and who have not returned anymore, having their names found in the referred dead file. In the outcomes’ analyses it was chosen the content analyses. The results were synthesized into three thematic categories: 1) To fulfill programs, 2) Interest: to make sense being at school and 3) Naturalized syllabus. These results point out the necessity of, in order to overcome the school evasion, problematize and overcome the logic of organization of school space-time, inspired in the factories’ assembly line in the beginning of 20th century. <![CDATA[A tessitura curricular e suas implicações no/do cotidiano de escolas de educação em tempo integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No ano de 2006, iniciou-se o programa Escolas de Educação em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Concomitantemente ao programa, teve início o projeto de pesquisa e extensão “Tempos na escola”, numa parceria firmada entre a Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), a Secretaria de Educação da prefeitura de Juiz de Fora e as escolas de educação em tempo integral da rede municipal. No ano de 2010, as ações do grupo focalizaram a Avaliação do programa Escolas de Educação em Tempo Integral, cuja metodologia de pesquisa foi o trabalho com grupos focais constituídos pelos diversos segmentos integrantes da instituição escolar: alunos, professores, equipe administrativa (diretoras, vice-diretoras e coordenadoras pedagógicas), equipe de serviços gerais e mães de alunos. Neste texto,¹ priorizaremos a discussão acerca da tessitura curricular e suas implicações no/do cotidiano das escolas de educação em tempo integral, discutidas e problematizadas pelos grupos focais. Para dar tom ao debate, vamos nos valer da discussão que embasa nossos modos de pensar/viver/sentir o mundo, perante o momento atual de crises e tensões paradigmáticas, que, de certa forma, vão influenciar as múltiplas maneiras com as quais criamos cotidianamente os conhecimentos e, com isso, tecemos os currículos em redes nos/dos/com os cotidianos.<hr/>In 2006, began the program Education Schools Fulltime municipal schools in Juiz de Fora. Concurrent with the Program began a project to research and extension “Times at school,” a partnership between the Federal University of Juiz de Fora, Education Department and schools for full-time municipal network. In 2010, the group’s actions focused on the Program Evaluation Schools Education Full-Time, whose research methodology was to work with focus groups composed by members of various segments of the school: students, teachers, administrative staff (principals, vice-directors and coordinators), general services staff and mothers of students. In this paper, we prioritize the discussion about the texture and its implications for curriculum/ daily-school full-time education, discussed and problematized by focus groups. To give tone to the debate, we have made use of the discussion that underlies our ways of thinking / living / experiencing the world, given the current moment of crisis andstress paradigm, which will go some way influence the multiple ways in which we create everyday knowledge and weave it into the curriculum networks in / for / withdaily.