Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420130001&lang=es vol. 38 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Escribir en la universidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Escribir en la Universidad constituye tanto una necesidad básica como un propósito formativo de largo alcance. Una de las características básicas de la institución universitaria es que precisa de la escritura como herramienta comunicacional y como recurso de estimulación intelectual. Tras establecer los rasgos básicos de la naturaleza y tipologías de escritura académica, el artículo analizar el papel que juega la escritura tanto para los estudiantes universitários (escribir para aprender) como para el profesorado (escribir para planificar, para reflexionar, para documentar lo que se hace) y para ambos colectivos, profesores y estudiantes, conjuntamente (escribir para investigar). Finalmente, yendo más allá de lo que la escritura tiene de herramienta académica, se concluye con una visión más lúdica y creativa: la escritura como placer y disfrute personal.<hr/>Writing in the University is a basic necessity and a long-range educational purpose. One of the basic characteristics of the university context is that it requires writing both as a tool of communication and as a source of intellectual stimulation. After establishing the basic features of academic writing, this article analyzes the role of writing for students (writing to learn) and for teachers (write to plan, to reflect, to document what has been done). The article also discusses the contributions of writing for both students and teachers together: writing to investigate. Finally, going beyond what writing is as academic tool, we conclude with a more playful and creative position: writing for pleasure and enjoyment. <![CDATA[A escrita no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo trata de apresentar resultados oriundos de pesquisa realizada no Ensino Superior, enfocando a escrita em contextos universitários. Depoimentos por parte dos acadêmicos evidenciam certa resistência ao ato de escrever, o que acaba muitas vezes distanciando o sujeito da produção de um texto. Assim sendo, mesmo que parciais, os resultados até então analisados dão conta de que: pressuposto 1 - há ruptura da ideia de coerência entre o que pensamos, o que conseguimos escrever, o que entende nosso interlocutor; pressuposto 2 - a autocorreção de textos como exercício de pesquisa é imprescindível para a qualificação da escrita; pressuposto 3 - os diários de aula representam rico instrumento para a qualificação da escrita no Ensino Superior; pressuposto 4 - há necessidade de que o aluno do Ensino Superior escreva variados tipos de escrita, ainda que a universidade cumpra com seu papel, enfatizando a escrita acadêmica; pressuposto 5 - o trabalho com a escrita no Ensino Superior deve enfatizar os componentes básicos da expressão escrita: o código escrito e a composição da escrita.<hr/>The following article presents results from a research developed in Higher Education, focusing on the writing in university contents. Academic testimonials show some resistance to the act of writing, which often distances the writer from the written process. In this way, the parcial analyzed results show that: assumption 1 - there is a rupture in the idea of coherence between what we think, what we write and what our interlocutor understands; assumption 2 - the act of self-correcting written texts is essential for the writing improvement; assumption 3 - the class diaries represent a rich instrument for the writing improvement in the Higher Education; assumption 4 - there is a need for the student to write in different writing types, even though the university fullfills its role emphasizing academic writing; assumption 5 - the work with writing in Higher Education should emphasize the basic components of written expression: writing code and writing composition. <![CDATA[O livro de Alzira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, apresenta-se, sob a forma de resenha crítica, a análise da configuração textual do livro Será que fui eu?, de Alzira Silvéria. Essa análise foi desenvolvida com base na hipótese segundo a qual ler e produzir textos escritos são atividades especificamente humanas cujas função e importância extrapolam os limites da escola e cujo aprendizado modifica modos de pensar, sentir, querer e agir dos sujeitos que aprendem a ler e a escrever, promovendo mudanças qualitativas em seu processo de formação humana e propiciando sua participação ativa no mundo público da cultura escrita e, portanto, na sociedade e na história. Essa é a principal “lição de vida” que a autora do livro ensina a todos os interessados no assunto, em especial aos professores responsáveis pelo ensino escolar da leitura e da escrita, os quais somente podem ser bem sucedidos, se e quando compreendem a si mesmos como sujeitos históricos e sociais, que também vivenciam a leitura e a produção de textos escritos, não somente como atividades necessárias para sua atuação docente, mas sobretudo como atividades essenciais para a humana formação de sujeitos-autores do discurso de e sobre sua vida e de sua história.<hr/>Aiming it contribute to discussions on teaching and learning of reading and writing, is presented, in the form of critical review, the analysis of textual configuration of the book Será que fui eu?, by Alzira Silveria. This analysis was developed based on the assumption that reading and producing written texts are specifically human activities whose function and importance beyond the boundaries of the school and change ways of thinking, feeling, will and act, promoting qualitative changes in process of human development and providing active participation in the public world of written culture, and therefore in society and history. This is the main “life lesson” that the author of the book teaches all interested in the subject, especially to school teachers responsible for teaching reading and writing, which can only be successful if and when they understand themselves as historical and social people who, also experience reading and producing written texts, not only as necessary acturties for their teaching performance, but rather as essential activities for human development, of people who are author of their own speech frow and about their life and history. <![CDATA[Expectativas da família, crianças e professores a respeito do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os projetos político-pedagógicos escolares, para o Ensino Fundamental de nove anos, deveriam considerar as condições socioculturais e educacionais das crianças da comunidade, norteando-se para a melhoria da qualidade da formação escolar. Segundo as orientações do MEC (BRASIL, 2004), não se deve restringir o desenvolvimento das crianças de seis anos exclusivamente à alfabetização. Sabemos que o envolvimento da família com a vida escolar de suas crianças, mantendo contato constante com os professores e satisfeitos com o trabalho educativo, traz efeitos significativos na aprendizagem dos alunos (SCHEERENS; BOSKER, 1977; SCHEERENS, 2000). A atual política do MEC demonstra interesse em mobilizar o envolvimento família e escola como estratégia para a construção de uma educação de qualidade. Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que investigou as expectativas dos atores envolvidos (pais ou responsáveis, crianças e professores) em relação à antecipação da idade de ingresso do Ensino Fundamental e as diferenças e as semelhanças das expectativas desses atores. Foram entrevistados pais e crianças em suas casas, a fim de observar o ambiente de letramento, e as professoras de primeiro ano. O que observamos em grande parte das casas é que o ambiente letrado não vai além daqueles que fazem parte do dia a dia de todas as casas. As famílias esperam que a escola promova um futuro melhor e digno para seus filhos, contrariando o “mito da omissão parental” (LAIHRE, 2004, p. 334). Eles tentam auxiliar nas tarefas escolares dos filhos e demonstram dificuldades com suas tarefas acadêmicas - inclusive duas mães declararam-se analfabetas.<hr/>The Pedagogical Master Plan, for the nine-year Elementary School, should consider the socio-cultural and educational conditions of the children in the community as a guide to improve the quality of education. According to MEC guidelines (BRAZIL, 2004), one should not restrict the development of the six year old children exclusively to learning how to read. We know that family involvement with the school life of their children, maintaining constant contact with teachers and satisfied with the educational work, brings significant effects on student’s learning (SCHEERENS; BOSKER, 1977; SCHEERENS, 2000). The current policy of MEC shows interest in mobilizing the involvement of the family and the school as a strategy for building an education of quality. This article discusses the results of a research that investigated the expectations of the involved actors (parents or guardians, children and teachers) regarding the anticipation of the enrollment age into Elementary School and the differences and similarities of these actors expectations. Parents and children were interviewed in their homes, in order to observe the literacy environment, and the first year teachers. What we observed in most homes is that the literate environment does not go beyond those that are part of everyday life of all households. The families hope that the school promotes a better and decent future for their children, countering the “myth of parental omission” (LAIHRE, 2004, p. 334). They try to assist their children with their homework and they demonstrate difficulties with their academic tasks, including two mothers who said they were illiterate. <![CDATA[Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto discute os aspectos formais da escrita e da leitura no contexto da sala de aula, destacando a importância do protagonismo dos estudantes, favorecendo sua autoria como escritores e leitores a partir da cultura escrita. Compreendemos que é indispensável que a escola tenha uma visão prospectiva em relação às aprendizagens dos estudantes, ou seja, que valorize suas potencialidades, levando em conta a cultura na qual estão inseridos. Colocamos em relevo o papel do alfabetizador no processo de organização do trabalho pedagógico, voltado ao ensino e à aprendizagem da lectoescrita dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, destacamos que a organização do ensino exige investimento docente em direção ao aprimoramento dos fazeres e saberes que incidem na organização do trabalho pedagógico, demarcando um longo caminho a percorrer, de modo a permitir a assunção do protagonismo pedagógico.<hr/>This paper discusses the formal aspects of writing and reading within the classroom context, emphasizing the importance of the students’ role, favoring their authorship as writers and readers from written culture. We understand that it is indispensable that the school beholds a prospective view in relation to the students’ learning, taking their ideas and constructions into consideration; that is, bearing in mind the culture of which they are carriers. We highlight the literacy teacher’s role in the process of organizing the pedagogical work that is aimed at teaching and learning reading and writing for the students that are in the early years of elementary school. In this way, we point out that the organization of the teaching requires teaching investment towards the improvement of activities and knowledge that focus on the organization of the pedagogical work, marking a long path to go to allow the assumption of pedagogical protagonism. <![CDATA[Escritura, sujeto y saber: el caso de la enseñanza universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es La escritura, como gesto íntimo y singular, evidencia una peculiar relación del sujeto con el saber. En las situaciones de enseñanza, funciona como resto que queda del acontecimiento irrepetible. En la dinámica del saber-conocimiento, el escrito se ubica del lado de la resignificación, que es siempre provisoria, y la escritura estaría en el trayecto de la designificación a la resignificación. En este movimiento, la función de la escritura es insustituible: hay algo que sólo se aprende escribiendo y no leyendo. En la universidad, a través de los textos académicos, se construye - o, más bien, se adquiere - la posición del investigador, ya que es a partir del texto académico que se entra en el funcionamiento de la ciencia. La escritura convoca un saber y deja un testimonio de ese saber; pero el saber es siempre insabido, o falta de saber. La escritura es un acto de implicación que confronta siempre con la castración.<hr/>Writing, as an intimate and singular gesture, evidences a peculiar relationship between subject and knowing. In the teaching situations, it works as the remains of the unrepeatable event. In the dynamics of knowing-knowledge, what is wrote is situated on the side of re-signification, which is always provisional, and writing would be in the path from de-signification towards re-signification. In this movement, the function of writing is unique: there is something that can only be learnt by writing and not reading. At university, through the academic texts, it is built - or, better said, acquired - the position of the researcher, though the academic text drives to the functioning of science. Writing convokes certain knowing and leaves a testimony of that knowing; but knowing is always unknown, or lack of knowledge. Writing is an act of implication that always confronts with castration. <![CDATA[O corpo docente masculino: suas variações e (in)conformidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesse texto buscamos cartografar, a partir de uma interlocução com autores como Deleuze e Guattari e Nietzsche, o processo de variação-deslocamento multiplicação do corpo masculino docente, a estética das sensibilidades e os agenciamentos corporais que os encontros pedagógicos inspiram. O corpo-docente- masculino, suas variações e (in)conformidades, será tomado como plano de inscrição e veículo das forças afectivas e vibratórias que por ele passa e o coloca em movimento de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Problematizaremos, assim, o lugar do encontro pedagógico como possível dispositivo maquínico, apontando para a ideia de que os agenciamentos produzidos a partir daí operam na criação de experimentações corporais que deslocam o corpo masculino dos lugares consagrados pela norma e o aproxima do corpomasculino- marginal, prenhe de devires e (des)organizado: corpo sem orgãos.<hr/>In this text we attempt to map from a dialogue with authors such as Deleuze, Guattari and Nietzsche the process of change-shift-multiplication of the male body teaching, aesthetic sensibilities and bodily assemblages that inspire pedagogical meetings. The body-teaching-male and its variations (in) conformities will be taken like a registration plan and vehicle of emotional and vibratory forces which pass by and turn him on territorialisation, deterritorialization and reterritorialization movement. So, we question the pedagogical meeting place as a possible device mechanic, pointing to the idea that the assemblages produced from this place operate in the creation of body experiences that move the male body from the places consecrated by the standard approach to the male-bodymarginal, replete with becoming and organized: body without organs. <![CDATA[Pensando sobre a aprendizagem de conceitos em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Muitas são as teorias de aprendizagem a subsidiar a atividade do professor, quando ele se propõe a trabalhar um determinado conhecimento ou conceito em sala de aula. A partir desses referenciais teóricos que circulam nos espaços educacionais e embasam, ainda que implicitamente, o fazer docente, surgiu nossa preocupação com o processo de ensino e as relações estabelecidas com a/pela linguagem na aprendizagem de conceitos. Procuramos, neste artigo, explicitar o movimento que ocorre por meio das inter-relações envolvendo alunos, professores e conhecimentos. Assim, apresentamos aqui a dinamicidade de que se reveste o trabalho de elaboração conceitual, no qual os sentidos produzidos nem sempre são aqueles previstos na intencionalidade do professor. Essa não convergência, contudo, não torna essa produção equivocada ou incorreta, mas faz parte da dinâmica que caracteriza a linguagem e a produção de sentidos. Para evidenciar esse processo, embasamos nossas considerações em Vygotsky e Bakhtin, por terem o signo e a linguagem como centralidade em suas elaborações teóricas e por considerarem a dialogia como princípio das interações humanas.<hr/>There are many theories of learning to support the teacher’s activity when he/she proposes to work on a determined lesson or concept in the classroom. From these theoretical references that circulate in the educational environments and support the teacher’s work, even if it is implicitly, we have gotten worried about the teaching process and the relationships established with and by language in learning of the concepts. In this study, we have tried to explain the movement that occurs through the interrelations involving students, teachers and knowledge. Therefore, we present the dynamics involved in the work of conceptual elaboration in which the sense produced is not always in accordance with that foreseen in the teacher intentions. This lack of convergence, however, does not equivocate the production or make it incorrect, but is part of the dynamics which characterize language and the production of meaning. To demonstrate this process, we base our considerations on Vygotsky and Bakhtin because they have the centrality of sign and language in their theoretical elaborations and they consider dialogy as a principle of human interactions. <![CDATA[O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presença dos laptops educacionais na rotina de estudantes e professores pode contribuir para a transformação das práticas pedagógicas vigentes. Nesse sentido, o presente trabalho parte da ideia de que a inserção dos laptops educacionais, na modalidade 1:1, pode ser um elemento perturbador, desencadeando um processo de reflexão e possível tomada de consciência do fazer docente por parte dos professores. Isso poderia levar a um redimensionamento de sua conduta docente em um movimento de incluir o laptop no cotidiano escolar de forma significativa. Apresentamos um estudo de caso, de cunho exploratório, da inserção do laptop em uma escola pública de ensino fundamental, analisando o processo de letramento digital dessa comunidade escolar. Assim, o letramento digital implica na interação em redes sociais que permitem a exploração e a pesquisa, em um processo de ensinar e aprender em que a construção do conhecimento é mediada pelas tecnologias digitais. Para isso, a partir da não linearidade que acompanha os fluxos de comunicação emergentes dessas tecnologias, estudantes e professores são instigados a buscar novos significados, em que a leitura e escrita consiste em compartilhar conhecimento e opiniões e não apenas uma tarefa a ser entregue.<hr/>The presence of educational laptops in the routine of students and teachers might contribute for the construction of innovative alternatives for the teaching practice. With that in mind, this paper starts with the idea that the insertion of educational laptops in 1:1 model might be a disturbing element, triggering a process of reflection and awareness of the teaching practice on teachers themselves. That could lead to redimensioning the pedagogical practice in a movement towards including the laptop significantly in the school routine. We present a case study from an exploratory perspective about the insertion of laptops in a public school (from elementary to junior high), analyzing the process of digital literacy taking place in that school community. In that sense, digital literacy implies on the interaction in social networks that allow exploration and research, teaching and criticizing in a construction process of learning and knowing mediated by digital technologies. To do so, from the non-linearity that accompanies the communication flows emerging from these technologies, students and teachers are instigated to find new meanings, where reading and writing consist in sharing knowledge and opinions and not only an assignment to hand in. <![CDATA[Produções do invisível: considerações sobre o tempo e a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto se propõe a abordar, mesmo que brevemente, a temática da invenção no âmbito da formação de professores. Para tanto, faremos um apanhado das contribuições de Virgínia Kastrup a esse respeito, trazendo a questão do tempo - através da problematização de duração, de Henri Bergson - e seu emprego na temática da formação. A partir disso, tentaremos desconstruir um olhar de referência identitária na contemporaneidade para modos de existência que se percebem múltiplos e abertos. Na processualidade que se trata em explicar, nos movimentos inventivos que funcionam com ela, o tempo é considerado como expressão da dimensionalidade do ser individuando-se. Ou seja, durar refere-se a uma imediatidade do ser, do tempo de ser, que é modulável, mutante, sempre em devir, sempre em criação. Na construção de produzir um corpo que abandona uma referência identitária - que diverge com a transformação de si - inevitavelmente reportamo-nos à relação da ideia de tempo como duração com a operação de individuação de Gilbert Simondon. É do intercruzamento destes conceitos, e sua possível ressonância no debate que concerne a políticas formativas, que se pode desenvolver um olhar do invisível a uma formação de professores, de aprendizes de outros modos de operar no mundo. A invenção como alavanca nos direciona a um campo de possibilidades de conceber e vivenciar um outro tempo (e espaço) que é ele mesmo produção de subjetividades, singularidades e diferenças.<hr/>This paper aims to approach, even though in a briefly way, the subject of invention in the training of teachers. In order to do this, we will make a brief overview on Virgínia Kastrup contributions about this issue. One of the questions is the time - through Henri Bergson’s duration concept and its using in training theme. From this point, we will try to deconstruct a view about the identity reference in contemporaneity toward to multiple and open ways of existence. In the inventive movements of the processuality, the time is considered as an expression of human being individuation. It means to last refer to an immediacy of being, of being time, which are modulable and mutant, always in a creation process. In a movement of building a body which leaves an identity reference - that is opposite of self-transformation - necessarily we report us to the relation between the idea of time as duration and the individuation principle by Gilberto Simondon. With these concepts and their possible resonance in the discussion about formative politics, we can develop a view over the invisible to training of teachers and over the learners and another ways of operating in the world. The invention as a lever direct us to a field of possibilities to conceive and experience another time (and space) which is producer of subjectivity, singularities and differences. <![CDATA[O estágio curricular e a didática na formação de professores: desafios e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo enfocamos aspectos das disciplinas do curso de Pedagogia “estágio curricular” e “didática” na formação de professores. O objetivo central é ressaltar, mediante apresentação do trabalho que realizamos em nossa prática docente nas disciplinas mencionadas, a importância da articulação entre a teoria e a prática na formação de professores e a fim de que o ensino na universidade não seja descontextualizado, mas enriquecido com as questões do cotidiano escolar. Nesse sentido, abordamos, inicialmente, aspectos do estágio curricular como elo mediador de aprendizagem, de articulação do currículo e de práticas e, nessa perspectiva, como um canal produtivo entre a universidade e a Educação Básica, ressaltando a necessidade do acolhimento da contribuição que cada uma das instituições, dentro de sua especificidade, deva oferecer nos cursos de formação. Na sequência, apresentamos aspectos da estrutura do trabalho que desenvolvemos com nossos alunos no estágio curricular na Educação Infantil. Finalmente, explicitamos os aspectos de uma didática voltada para a formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em narrativas de professores em serviço, sobre suas vivências e experiências docentes, em busca de novas sistematizações da e sobre a prática pedagógica, pelos próprios sujeitos.<hr/>In this paper we addressed aspects of the disciplines “Curricular Training” and “Didactics” in the Pedagogy Course in training of teachers. The main objective is to emphasize upon submission of the work that we do in our teaching practice in the mentioned disciplines, the importance of linking the theory and the practice in training of teachers so that the teaching in the university it is not decontextualized but enriched with the issues of everyday school life. In this sense, we address, initially, the aspects of the Curricular training as a mediator link of the learning, of the articulation of the curriculum and of the practices and, in this view, as a productive conduit between the university and the basic education, stressing the need for the reception of the contribution that each institutions within its specificity, must provide in the training courses. In sequence, we present aspects of the structure of the work we do with our students in Early Childhood Education Curricular Training. Finally, are detailed the aspects of a Didactics for the teachers of early childhood education and for the early years of Fundamental Education, focusing on narratives of in-service teachers on their experiences teaching in search of new systematization of pedagogical practice and on by own teachers. <![CDATA[A elaboração da experiência da docência nos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, apresenta-se e discute-se parte dos resultados de uma pesquisa que foi realizada entre 2006 e 2009 com alunas egressas do curso de Pedagogia que se tornaram professoras. Tal estudo tomou como referência as contribuições teóricas e metodológicas de Bakhtin, Lahire e Chartier, levando-se em conta que estes autores, em suas especificidades, situam nas práticas sociais a gênese do especificamente humano, destacando o papel do outro e da mediação semiótica nesse processo. Os dados aqui compartilhados referem-se a um dos sujeitos desta pesquisa, que, à época, era professora do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma instituição pública de ensino no interior do Paraná e diz respeito ao relato desta experiência profissional. Seu estudo, ao pretender contribuir para ampliar a visibilidade dos processos constitutivos da profissionalidade docente nos anos iniciais, acabou colocando em evidência um entrelaçamento singular de várias vozes sociais que se encontram, confrontam-se e se localizam em diversos espaços e tempos: algumas delas pertencem ao período da sua formação inicial, mediadas pelos professores formadores; outras pertencem aos seus interlocutores imediatos, colegas de trabalho/equipe pedagógica; além de vozes que se localizam na administração local, que, por sua vez, mediam a política educacional, indiciando as determinações mais amplas que marcam uma determinada época histórica.<hr/>In this work it is presented and discussed part of the outcomes from a research, which took place between 2006 and 2009 with newly-graduated Pedagogy students who have been teachers in the first years of primary school. This study took the theoretical and methodological contributions from Bakhtin, Lahire and Chartier as reference, taking into consideration the fact that these authors, within their specificity, place in the social practices the genesis of the specifically human, highlighting in this process the role of the other and of the semiotic mediation. The data shared here refers to one participant of this research, who at that time was the main class teacher in a third grade of the Elementary and public school in Paraná; it talks about this professional experience. The study while of the account of the teacher’s professional experience contributed to the enlargement of the visibility of the conditions in which real subjects have become teachers of the first years of primary school, and ended up highlighting a singular entwinement with various social voices which meet, confront each other and are situated in different time and space: some of them belong to the beginning of their initial formation, mediated by formative professors, others belong to their immediate interlocutors (colleagues/pedagogical team) and there are also voices found in the local administration, which, in turn, mediate the educational policy signaling broader determinations which mark an specific historical epoch. <![CDATA[Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Diante do paradigma da educação inclusiva, a escola regular deve se organizar para acolher e oferecer condições objetivas de aprendizagem para todos os alunos. Com ênfase no como a diversidade é representada para crianças por meio da literatura infantil, este relato apresenta a experiência com a disciplina “Práticas pedagógicas programadas: Diversidade e literatura - representações da negritude e da deficiência para a infância” na formação de alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. Essa disciplina se centrou no estudo de referenciais teóricos que versam sobre a diversidade e, mais especificamente, relações étnico-raciais e deficiência na literatura infantil. A experiência aponta para a importância de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de atividades centradas na compreensão da diversidade para a formação do senso crítico na formação de professores.<hr/>Considering the paradigm of the inclusive education, the regular school should organize itself to welcome and offer objective conditions of learning for all students. With an emphasis on how diversity is represented for children through children’s literature, this report presents the experience with the subject “Pedagogical Programmed Practices: Diversity and Literature - representations of blackness and disability for children” in the formation of first year academic students of Pedagogical Course of São Paulo Federal University, Guarulhos Campus. This study focused on the discipline of theoretical frameworks that deal with the diversity and, more specifically, ethnic-racial and disability in children’s literature. The experience points to the importance of initiatives aimed at developing activities focused on understanding the diversity in the formation of critical thinking in training of teachers. <![CDATA[Educação socioambiental, imaginário e artes visuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo surge de uma pesquisa bibliográfica que opta pela cosmovisão estética proposta por Maffesoli e fala do imaginário social como fundamento para o estudo. Ainda faz um breve levantamento de algumas políticas públicas educacionais que favorecem a educação ambiental e a transversalidade e, por fim, discute a relevância das artes visuais no processo de ensino-aprendizagem transdisciplinar realizando uma proposta metodológica que se considera apta a ser desenvolvida nos diversos níveis de ensino formal ou na educação não formal. O modo de execução sugerido está fundamentado no emprego de oficinas como metodologia pedagógica, juntando as artes visuais dos vários campos do saber com os quais pode se relacionar ao tratar o tema da educação socioambiental. A proposta trata da necessidade de se voltar para a experiência inventiva com a finalidade de (re)descobrir a ação de educar e de educar-se sem perder de vista a totalidade. Busca o sentido da vida em sociedade, transformando a percepção humana do Cosmos, respeitando o ambiente natural e a complementaridade das múltiplas culturas.<hr/>This article is a bibliographic research that chooses the Maffesoli aesthetic worldview and speaks about social imaginary as a foundation for this study. In addition, it does a little speech about some educational politics that promote the environmental education and the mainstreaming and, finally, it discusses the relevance of visual arts in the transdisciplinary teaching-learning process doing a methodological approach that considers that it is able to be developed at various levels of formal education or non-formal education. The suggested mode of execution is based on the use of workshops as teaching methodology, joining the visual arts with various fields of knowledge with which they can relate to address the issue of socio-environmental education. The proposal addresses the need to return to the inventive experience for the purpose of (re)discover the action of raising and educating yourself without losing sight of all. This research looks for the meaning of life in society, transforming the human perception of the Cosmos, respecting the natural environment and complementarity of multiple cultures. <![CDATA[O diálogo entre o ensino e a aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo surge de uma pesquisa bibliográfica que opta pela cosmovisão estética proposta por Maffesoli e fala do imaginário social como fundamento para o estudo. Ainda faz um breve levantamento de algumas políticas públicas educacionais que favorecem a educação ambiental e a transversalidade e, por fim, discute a relevância das artes visuais no processo de ensino-aprendizagem transdisciplinar realizando uma proposta metodológica que se considera apta a ser desenvolvida nos diversos níveis de ensino formal ou na educação não formal. O modo de execução sugerido está fundamentado no emprego de oficinas como metodologia pedagógica, juntando as artes visuais dos vários campos do saber com os quais pode se relacionar ao tratar o tema da educação socioambiental. A proposta trata da necessidade de se voltar para a experiência inventiva com a finalidade de (re)descobrir a ação de educar e de educar-se sem perder de vista a totalidade. Busca o sentido da vida em sociedade, transformando a percepção humana do Cosmos, respeitando o ambiente natural e a complementaridade das múltiplas culturas.<hr/>This article is a bibliographic research that chooses the Maffesoli aesthetic worldview and speaks about social imaginary as a foundation for this study. In addition, it does a little speech about some educational politics that promote the environmental education and the mainstreaming and, finally, it discusses the relevance of visual arts in the transdisciplinary teaching-learning process doing a methodological approach that considers that it is able to be developed at various levels of formal education or non-formal education. The suggested mode of execution is based on the use of workshops as teaching methodology, joining the visual arts with various fields of knowledge with which they can relate to address the issue of socio-environmental education. The proposal addresses the need to return to the inventive experience for the purpose of (re)discover the action of raising and educating yourself without losing sight of all. This research looks for the meaning of life in society, transforming the human perception of the Cosmos, respecting the natural environment and complementarity of multiple cultures.