Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420130003&lang=pt vol. 38 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sindicalismo docente renascido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute como os sindicatos docentes têm sido visados e atacados, porque constituem o mais significativo obstáculo, em todo o mundo, para a implementação do projeto de reforma escolar que vem sendo imposto há quarenta anos. Os sindicatos docentes sofrem um espetacular ataque, ao mesmo tempo em que formas de resistência em diversas partes do mundo mostram-se poderosas e persistentes. O artigo apresenta, de forma geral, as políticas das duas principais entidades sindicais nos EUA - NEA e AFT - e demonstra o aumento de movimentos de resistência emergente que questionam e tentam modificar as lutas nesses sindicatos. Por fim, a autora advoga a necessidade de que essa militância sindical emergente ocupe os sindicatos para dar outro sentido à luta política em defesa dos professores e da educação pública.<hr/>This paper discusses how teachers unions have been singled out for attack because throughout the world they are the most significant barriers to this project of education reform that has been implemented in the last four decades. Teachers unions globally have experienced an astoundingly well-orchestrated, well-financed attack, and resistance elsewhere in the world has been forceful and persistent. This article presents the policies of the major teacher unions in the USA - NEA and AFT - demonstrating the efforts of an emergent resistance of activists who have questioned political actions of both national unions in the teachers battles. At last, the author defends that emergent group of activists must occupy unions in order to change their way of fighting in defense of teachers and public education. <![CDATA[Mundialização e o trabalho do ser social professor pesquisador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tenta analisar o movimento da dimensão do tempo contemporâneo na sociedade capitalista. A existência da humanidade no presente e suas prerrogativas, utopias, sonhos e desejos aponta o desafio da percepção de um conceito de tempo como uma construção cultural de base materialista. Esses são pressupostos utilizados para uma crítica radical às condições de trabalho na Instituição Universitária Pública Brasileira. A mundialização da economia, expressa pelo capital financeiro, redefine o conceito de tempo, acelerando-o aos interesses da reprodução desenfreada do capital, impondo processos perversos no cotidiano educacional responsáveis pelo crescimento do estranhamento no trabalho dos professores.<hr/>This article attempts to analyze the movement of the time dimension in contemporary capitalist society. The existence of humanity in the present and its prerogatives, dreams and desires show the challenge of understanding the perception of a concept of time as a cultural construction of base materialism. These are assumptions for a radical critique of working conditions in the Brazilian Public Higher Education Institution. The globalization of the economy expressed by finance capital redefines the concept of time, accelerating it to the interests of uncontrolled reproduction of capital, imposing evil in everyday educational processes responsible for estrangement growing in the work of teachers. <![CDATA[O trabalho docente e a produtividade: recuperando marcos fundadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, temos por objetivo fazer o resgate histórico de alguns marcos fundadores da produtividade, no trabalho e na educação, para melhor compreensão da lógica que se legitima, atingindo o âmago da atividade docente. O avanço dos critérios produtivos sobre a formação dos trabalhadores tem suas primeiras expressões, nos anos 1940, ainda durante a Ditadura do Estado Novo. Primeiramente, fazemos uma breve apresentação do conceito de produtividade; a seguir, alguns de seus marcos fundadores na história do país; e, por último, a particularidade de um desses marcos, a presença da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Ensino Industrial).<hr/>In this paper, we aim to make a rescue of some historical landmarks founders productivity at work and in education to better understand the logic legitimizes reaching the core of the teaching activity. The advance of the criteria on the productive worker training has its first expressions in the 1940s, even during the dictatorship of the Estado Novo. Firstly, we make a brief presentation of the concept of productivity; after that, some of its founders landmarks in the history of the country are shown, and, lastly, there is a presentation of the particularity of one of these landmarks: the presence of CBAI (Brazilian-American Commission of Industrial Education). <![CDATA[Trabalho imaterial e trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a tendência do trabalho da sociedade capitalista no contexto da reestruturação produtiva contemporânea, argumentando a favor da perspectiva que sustenta a tendência de aumento e consolidação da forma de trabalho imaterial, como modo hegemônico na sociedade do conhecimento. Discorre sobre as formas do trabalho no setor de serviços e discute as diversas formas do trabalho imaterial na sociedade atual. Por fim, discute o trabalho docente como uma forma de trabalho imaterial que está relacionada com aspectos subjetivos e emocionais da identidade docente. É um texto de discussão teórica sobre o trabalho docente no contexto atual do capitalismo.<hr/>This article discusses some trends of the labor in the capitalist society in the context of restructuring of contemporary modes of production, arguing in favor of a point of view that understands the trend of increasing and consolidating form of immaterial labor as a hegemonic type of labor in the knowledge society. It also argues on forms of labor in the tertiary sector and discusses several forms of immaterial labor in the current society. Finally, this paper discusses teachers’ work as one form of immaterial labor related with subjective and emotional aspects of teachers’ identity. It is a theoretical discussion on teachers’ work in the context of contemporary capitalism. <![CDATA[As relações entre o mundo do trabalho e a escola: a alternância como possibilidade de integração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de diálogo entre educação profissional integrada ao ensino médio e pedagogia da alternância a partir da experiência, que vem sendo desenvolvida no Paraná, mediante a articulação entre Estado e movimentos sociais, neste caso representados pela ARCAFAR/Sul. Os dados coletados por Rodrigues de Lima (2013), ao pesquisar a integração entre ensino médio integrado à educação profissional e a pedagogia da alternância em três das Casas Familiares que implantaram a integração da educação profissional ao ensino médio, no período de 2006 /2008 no Paraná, permitem analisar, em um caso concreto, as possibilidades de avanço desse modelo no que diz respeito à formulação de políticas públicas, e a uma proposta pedagógica que, adotando as categorias do materialismo histórico, melhore as condições de emancipação humana no campo. E, ao mesmo tempo, analisar que dimensões desta experiência podem ser transferidas para o ensino médio integrado.<hr/>The aim of this article is to analyze the possibilities of a dialogue between professional education integrated into high school teaching and exchanges based on an experiment under way in Paraná State conducted by the State and social movements, in this case ARCAFAR/Sul. The data collected by Rodrigues de Lima (2013), when researching the integration of high school teaching, professional education and exchange programs in three family homes that implemented this integration between 2006 and 2008 in Paraná State, enabled the analysis of a concrete case and the potential for the development this model concerning the formulation of public policies and a teaching proposal. This proposal, adopting the categories of historical materialism, improves the conditions for human emancipation in the field. At the same time, it analyzes which dimensions of this experiment can be included in full-time high school education. <![CDATA[Tensões e conflitos entre vida e trabalho no capitalismo contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo questiona a possibilidade de libertação da subjetividade no campo de tensão entre vida e trabalho que constitui a qualificação profissional. Para tanto, analisa as aproximações entre formação e trabalho, em direção à consciência de si e à consciência social, no âmbito da cultura. Observa, ainda, o modo como o conceito de competência aponta para processos de formação voltados à mera adaptação à lógica capitalista, reduzindo a vida ao trabalho.<hr/>This paper questions the possibility of releasing the subjectivity, in the tension between life and work, which constitutes the professional qualification. It analyzes the similarities between training and work, towards a self-awareness and social consciousness in the context of culture. This study also notes how the concept of competence points to training processes aimed at mere adaptation to the capitalist logic, reducing life to work. <![CDATA[A relação trabalho-educação na organização do trabalho pedagógico da escola capitalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa-se a relação trabalho-educação, no projeto de formação humana na escola capitalista, tomando como fenômeno de estudo a organização do trabalho pedagógico, isto é, as relações e processos que se estabelecem entre os sujeitos da escola, professores e estudantes, e o conhecimento apreendido por estes durante a vida escolar. Para tanto, organizou-se o texto em duas partes: a primeira trata da relação trabalho-educação como fenômeno próprio do ser humano, cujas características históricas cindem a relação do ser com o trabalho e, em decorrência disso, com seus processos educativos; a segunda parte trata da organização do trabalho pedagógico na escola capitalista, na qual evidenciamos que as duas categorias principais que dotam de sentido a formação dos estudantes na escola são a empregabilidade e o disciplinamento para a esfera produtiva.<hr/>This paper analyzes the relationship between work and education in project of human training in capitalist schools, taking as phenomenon of study the organization of educational work, that is, relations and processes that are established between the subjects of the school (teachers and students) and knowledge seized by them during school life. Therefore, the text was organized in two parts: the first deals with the relationship between work and education as a characteristic phenomenon of the human being, whose historic features cleave the relationship of the work and, as a result, their educational processes; the second part deals with the organization of educational work in capitalist schools, in which we noted that the two main categories of meaning that impart training of the students in the school are employability and discipline to the productive sphere. <![CDATA[A diversidade na escola e as novas demandas para o trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo parte dos princípios da justiça social e da justiça escolar, que fundamentam as políticas públicas voltadas para a atenção à diversidade na educação e analisa seu objetivo manifesto de contribuir para a promoção da igualdade. Com base nas declarações fornecidas pelos professores participantes na segunda fase da pesquisa “Trabalho docente na educação básica no Brasil”, analisamos os efeitos dessas políticas, tal como expressado na contradição experiência da pelos professores no trabalho, quando tratam de adaptar o princípio da igualdade à atenção à diversidade. Observa-se que esta contradição reflete-se em novas cargas de trabalho e dificuldade para encontrar sentido no trabalho realizado.<hr/>This article begins with a discussion of the principles of social justice and school justice that underlies public policies for diversity in schools, and it examines the stated goal that aims at contributing to promotion of equality. Based on statements provided by the teachers participating in the second phase of the research project “Teaching Work in Basic Education in Brazil”, we analyze the effects of these policies as expressed in the contradiction experienced by teachers at work, when they try to adapt the principle of equality to the attention to diversity. We observe that this contradiction leads to new workloads and makes it difficult for teachers to find meaning in their work. <![CDATA[Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar a atividade docente, a partir da perspectiva da Clínica da Atividade de Yves Clot (2010), com foco no currículo escolar desenvolvido na sala de aula, considerando as condições de realização, as prescrições, os imprevistos e os atravessamentos presentes no cotidiano. Para nos aproximarmos da complexidade do currículo utilizamos a técnica da auto- confrontação simples, com a filmagem como principal meio de coleta de dados. A professora participante desta pesquisa atuava na 2ª série de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió/AL, localizada na periferia. O caráter prescritivo das políticas curriculares não se mostrou determinante na atividade curricular dessa docente frente a outros fatores subjetivos e outros conteúdos e sujeitos que reajustaram o currículo realizado, imprimindo novos desdobramentos e implicações.<hr/>The purpose of this article is to analyse teaching activity, from the perspective of Activity Clinic of Yves Clot (2010), focusing on the curriculum developed in classroom, considering the conditions of its realization, requirements, contingencies and crossings in everyday life. To approach the complexity of the curriculum we use the Simple Self-confrontation technique, which uses the filming as a primary means of data collection. The teacher in this study worked in 2nd grade in a public Municipal Elementary School of Maceió/AL, located on the outskirts. The prescriptive character of curriculum policy was not determinant in curricular activity of this teacher, compared to other subjective factors and other content and subjects that readjusted the curriculum, printing new developments and implications. <![CDATA[Édipo rei: a formação do homem para a polis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretende-se, com este texto, discutir a proposta de formação do homem grego para a polis, conforme se entende que foi expressa por Sófocles em Édipo Rei. Nessa peça, ainda que de maneira não intencional, o autor apontou o ideal de homem que, em sua perspectiva, poderia vir a responder às necessidades da sociedade helênica do seu tempo, a qual, dividida entre o mito e a razão, contava com um homem em conflito que precisava de direcionamento. Sófocles, por meio de seu protagonista, representou a conduta que considerava ideal e, ao fazê-lo, abriu para o público uma possibilidade de reflexão e discussão a respeito das transformações econômicas, sociais e políticas de seu tempo. Assim, ele criou um herói que, para além do papel do cidadão, constituiu-se como um modelo de formação diferente do consagrado pelo período arcaico.<hr/>Having Sophoclean play Oedipus King as a frame of reference, the purpose of this paper is to discuss the educative proposal conceived to the Greek Man as preparation for life in the polis. Although not intentionally, Sophocles pointed out an ideal of Man which, in his perspective, would fulfill Greek societal demands of that time. Such society was divided between myth and rationality and, as a result, Man found Himself in conflict and lacking direction for His life. Given that, Oedipus’ character represented the ideal behavior of that society, and it also made it possible for citizens to reflect and to discuss social, economic and political transformations taking place at that period. Thus Sophocles came up with a hero who was an educational model and a citizen’s as well. Furthermore, such hero differed from that one of the archaic Greek thought. <![CDATA[Eles são apenas diferentes: a produção discursiva de masculinidades contemporâneas na obra Criando Meninos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir dos Estudos de Gênero, em sua vertente pós-estruturalista, e das contribuições dos Estudos Culturais, em Educação, constituiu-se este artigo, que tem como objetivo a problematização da produção discursiva de masculinidades na obra Criando Meninos, de Steve Bidduph. A obra associa determinados comportamentos como típicos de meninos em diferentes faixas etárias e apresenta também para mães, pais e professores uma regulação de posturas que estes devem ter em relação aos meninos, para favorecer o desenvolvimento desses sujeitos infantis, encaminhando-os, assim, para formas determinadas de vivenciar/experimentar a sexualidade. A partir dos aportes citados, buscou-se problematizar o livro como artefato cultural, o qual desenvolve uma pedagogia cultural que, através da naturalização de algumas características apresentadas pelos meninos, acaba por regular a constituição da sexualidade masculina e ensina aos adultos como promovê-la.<hr/>From Gender Studies, in its post-structural model, and from the cooperation of Cultural Studies in Education, this article aims to problematize the discursive production of masculinities in the book Raising Boys, by Steve Bidduph. This work has associated determined behaviors as typically belonging to boys of different ages, and it has presented a regulation of attitudes they should have in relation to boys to mothers, fathers and teachers, in order to favor these children’s development, guiding them, thus, to determined ways of living/experiencing sexuality. From the mentioned contributions, there was an attempt to problematize this book as a cultural artifact, which develops a cultural pedagogy that, through the naturalization of some characteristics presented by boys, ends up regulating the constitution of male sexuality, and teaching adults how to promote it. <![CDATA[A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo aborda a reflexividade crítica como elemento mediador da integração entre as práticas de pesquisa e de ensino na formação do profissional de educação. Apoiado no parâmetro da pesquisa, como princípio educativo, associado ao pressuposto de que o envolvimento em atividades de pesquisa favorece o desenvolvimento de racionalidades dando suporte a práticas reflexivas capazes de conduzir a aprendizagens mais significativas e autônomas no ensino, o ensaio se propõe: por um lado, a identificar um esquema teórico ‘macro’ que possa dar suporte à análise de tipos de conhecimento, portanto, de racionalidades que movem a dinâmica da relação teoria-prática na ação educativa; por outro lado, a encontrar esquemas teórico-práticos ‘micros’ de formação, para a reflexividade, relacionados à prática em contextos de aprendizagem. O estudo analisa propostas de autores de referência, assim como práticas educativas que dão suporte aos pressupostos enunciados.<hr/>This study approaches critical reflexivity as a mediating element of the integration between research and teaching practices in the training of the education professional. Based on the parameter of research as an educational principle associated to the presupposition that involvement in research activities encourages the development of rationalities that support reflective practices, which lead the most significant and independent learning processes, this essay aims at, on the one hand, identifying “macro” theoretic schemes that may support the analysis of different knowledge types and therefore, the rationalities that affect theory-practice dynamics in education initiatives and on the other hand, finding “micro” theoretical- practical schemes for reflective training related to the practice in learning contexts. The study analyzes proposals made by reference authors, as well as educational practices that support enunciated presuppositions. <![CDATA[O caráter funcional do abandono do trabalho docente na educação física na dinâmica da cultura escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho situa-se no campo de estudos da cultura escolar, considerada como uma importante chave de leitura para a compreensão internalista do dia-a-dia escolar, a partir da focalização a interação dos atores da instituição escolar. Tivemos como objetivo compreender o caráter funcional do abandono do trabalho docente da Educação Física para a dinâmica da cultura escolar. Tratou-se de uma pesquisa etnometodológica realizada em uma escola municipal de Curitiba - PR, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a entrevista biográfica. Observamos aulas de Educação Física das turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Constatamos que o abandono do trabalho docente na Educação Física se torna funcional para a cultura escolar existente, sendo esse abandono sustentado pelos diferentes atores da comunidade escolar.<hr/>This paper is the result of a research related to the school culture studies. The school culture is an important theoretical key for the internal comprehension of the day-to-day of the school, by focusing on the interaction of the school´s actors. Our goal was to comprehend the functionalism of the abandonment of teaching in Physical Education (PE) for the school culture. It was an ethnomethodological research and carried out in a school situated in Curitiba - PR, using field diary and biographical interview as instruments for data collection. We observed two classes of PE, one of the 4th and another of the 5th school year. We concluded that the abandonment of teaching in PE is functional to the school culture, being supported by other actors of the school day living. <![CDATA[Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo traz resultados da reflexão comparativa entre fatores que licenciandos e estudantes da Educação Básica consideram essenciais e importantes para o bom professor. Entendemos que processos de ensino e de aprendizagem exigem para além dos conhecimentos específicos de professor. Tais processos impõem o estabelecimento de interações de ordem não cognitivas, podendo ser afetivas, motivadoras ou desenvolvidas por meio de diálogos entre os sujeitos envolvidos. Para tanto, apresentamos e discutimos questões relacionadas à habilidades e saberes necessários ao desenvolvimento de um ensino que promova condições para uma aprendizagem real. A metodologia da pesquisa constituiu-se de questionários aplicados a licenciandos dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas e a estudantes da Educação Básica. Os resultados indicam que, além dos saberes daqueles que ensinam, a afetividade, o diálogo e a motivação são indispensáveis para o desenvolvimento da prática docente e para a constituição profissional do professor.<hr/>This study presents comparative reflection results of factors that undergraduates and school students find essential and important for the good teacher. We believe that processes of teaching and learning go beyond the expertise of faculty. Such processes impose the establishment of non-cognitive order interactions, which can be affective, motivational or developed through dialogues between the participants. Therefore, we present and discuss issues related to skills and knowledge needed to develop an education that promotes conditions for a real learning. The research methodology consisted of questionnaires given to those graduated on Chemistry, Physics and Biological Sciences courses and the Basic Education students. The results indicate that, beyond the knowledge of those who teach, affection, dialogue and motivation are essential for the development of teaching practice and the establishment of the professional teacher. <![CDATA[O papel do tutor virtual na educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação a Distância (EaD) vem ganhando destaque na sociedade atual devido a emergência das tecnologias da informação e a necessidade, cada vez maior, de conhecimento. Entendendo que as tecnologias usadas nos cursos a distância, por si só, não garantem o sucesso desta modalidade de ensino, destaca-se a figura do tutor virtual. Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa foi verificar as funções do tutor virtual como coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem, bem como os limites do seu exercício profissional, através de um estudo de caso em duas instituições de ensino, uma publica e outra particular. Foi possível compreender algumas características peculiares do trabalho da tutoria virtual, e fazer algumas inferências sobre a necessidade de um olhar mais atento para as atividades desses profissionais e para a sua regulamentação.<hr/>The Distance Education is gaining prominence in today’s society, due to emergency of the information technologies and the increasing need for knowledge. Considering that the technologies used in distance education will not ensure the success of this teaching modality theirselves, we highlight the figure of the virtual tutor. In this perspective, the objective of this research was to investigate the functions of virtual tutor as an adjunct in the process of teaching and learning, as well as the limits of their professional practice, through a case study in two schools, one public and one private. It was possible to understand some peculiar characteristics of the virtual tutors’ work and to make some inferences, specially about the need for a closer look into the activities of such professionals and their regulamentation. <![CDATA[Expectativas dos alunos de diferentes faixas etárias do técnico em agropecuária quanto à educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Propõe-se, a partir desse estudo investigatório, analisar as expectativas dos alunos ingressantes no Curso Técnico em Agropecuária, com diferentes faixas etárias, quanto à contribuição da educação profissional para sua profissionalização ou continuação dos estudos. Foi aplicado um questionário misto e, para avaliação dos dados, o grupo foi dividido em duas categorias. Ficaram evidentes diferenças nas trajetórias escolares, bem como nas expectativas quanto ao curso. Os alunos mais jovens apresentam uma tendência de realização do curso por não terem ingressado em um curso superior. Já os alunos mais velhos buscam o conhecimento técnico para atuarem profissionalmente ou como complemento à graduação. Assim, os professores e a escola precisam reforçar as possibilidades que o curso oferece, a fim de estimular a sua conclusão, formando profissionais para contribuir com a comunidade.<hr/>It is proposed from this investigative study to analyze the expectations of entering students of technical course in Agriculture, with different age groups, as the contribution of professional education for its professionalism and continued education. A mixed questionnaire was applied and, to evaluate the data, the group was divided into two categories. Differences in their school history were evidenced, as well as their expectations regarding the course. The younger students have a tendency to be conducting the course because they could not join a college. On the other hand, older students seek in technical knowledge to act professionally or to be a complement of their graduation. Thus, the teachers and the school need to strengthen the possibilities that the course provide, in order to stimulate the course ending, in order to form professionals to contribute to the community. <![CDATA[Significações da reprovação escolar por alunos adolescentes de escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de pesquisa que buscou compreender as significações da reprovação escolar e os elementos a ela relacionados por alunos das últimas séries do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de São João del-Rei, Minas Gerais. Os adolescentes pesquisados frequentam o ensino regular e o Programa Acelerar para Vencer (PAV), implementado pelo governo mineiro em 2008. Tomamos como embasamento as contribuições das perspectivas teórico- metodológicas do interacionismo, sobretudo na sua vertente etnometodológica. O estudo revelou que os sentidos conferidos à reprovação oscilam entre a rejeição e a crença no seu poder disciplinador. Notamos na fala dos alunos que a reprovação só é vista como uma situação de fracasso para aqueles que vêem a escola como o único caminho para o sucesso profissional.<hr/>This paper aims to present a survey experience which sought to understand the meanings of school reprobation and the elements related to it by students on the last grades of elementary public schools in São João del-Rei, Minas Gerais. Presently, the investigated teenagers attended the regular teaching program and Programa Acelerar para Vencer (PAV), implemented by the state government in 2008. We take as basement some contributions from theoretical and methodological perspectives of interactionism, especially the ethnomethodological aspect. The study showed that meanings given to the school reprobation vary from rejection and belief in its disciplinary power. We noticed by the students’ speeches that reprobation is only seen as a failure by those students who see school as the only way to achieve professional success. <![CDATA[O mais importante da educação importante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442013000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de pesquisa que buscou compreender as significações da reprovação escolar e os elementos a ela relacionados por alunos das últimas séries do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de São João del-Rei, Minas Gerais. Os adolescentes pesquisados frequentam o ensino regular e o Programa Acelerar para Vencer (PAV), implementado pelo governo mineiro em 2008. Tomamos como embasamento as contribuições das perspectivas teórico- metodológicas do interacionismo, sobretudo na sua vertente etnometodológica. O estudo revelou que os sentidos conferidos à reprovação oscilam entre a rejeição e a crença no seu poder disciplinador. Notamos na fala dos alunos que a reprovação só é vista como uma situação de fracasso para aqueles que vêem a escola como o único caminho para o sucesso profissional.<hr/>This paper aims to present a survey experience which sought to understand the meanings of school reprobation and the elements related to it by students on the last grades of elementary public schools in São João del-Rei, Minas Gerais. Presently, the investigated teenagers attended the regular teaching program and Programa Acelerar para Vencer (PAV), implemented by the state government in 2008. We take as basement some contributions from theoretical and methodological perspectives of interactionism, especially the ethnomethodological aspect. The study showed that meanings given to the school reprobation vary from rejection and belief in its disciplinary power. We noticed by the students’ speeches that reprobation is only seen as a failure by those students who see school as the only way to achieve professional success.