Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420140001&lang=es vol. 39 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto explicita a reflexão teórica que fundamenta a utilização de fotografias, videofilmes e filmes em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Após referir pesquisas nas quais utilizamos esse suporte desde 1988, laboramos com dois pares complementares de dimensões teóricas da narratividade de fontes visuais e audiovisuais e seu emprego empírico nessas pesquisas, - Subjetividade/verdade e espaço/tempo. Essas dimensões são trabalhadas, com apoio em Barthes (1984), para propor um esforço interpretativo das referidas fontes na compreensão da essência da fotografia, segundo o fotografo e da essência da fotografia segundo o fotografado tramadas à essência da fotografia segundo o pesquisador. Os constructos barthesianos studium e punctum são aplicados à leitura das narrativas do material fotográfico e fílmico de que as pesquisas dispõem, alcançando, no material de análise, a expressão mais radical do puctum barthesiano: a morte real ou representacional do referente que serve às fotos e filmes. A discussão dessas dimensões para a análise de fontes (áudio)visuais é complementada com apoio de diversos autores.<hr/>The text explicits the reflection that bases the use of pictures, films and videofilms as sources in research on Life Stories and Self-referential Memorials in Teachers’ Education. After refering to the researches in which we use this support since 1988, we work with two complementary pairs of theoretical dimensions of narratives in visual and audiovisual sources and their use in such empirical research: subjectivity/truth and space/time. These dimensions are worked grounded in Barthes (1984) to propose an interpretative effort of these sources to understand the essence of photography according to the photographer and the essence of photography according to the photographed person concocted to the essence of photography according to the researcher. The Barthesian constructs studium and punctum are applied to reading the narratives of the filmic and photographic material, reaching the more radical expression of the Barthesian puctum: real or representational death of the referent that serves the photos and movies. The discussion of these dimensions for the analysis of (audio) visual sources is complemented with the support of several other authors. <![CDATA[Ensinar o que não se sabe: estranhar e desnaturalizar em relatos (auto)biográficos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O foco temático deste texto são os processos de estranhamento/desnaturalização em relatos (auto)biográficos. O objetivo foi refletir sobre a possibilidade de fomentar estranhamentos/desnaturalizações em escritos (auto)biográficos por adolescentes no espaço/tempo de sala de aula. A proposta metodológica consistiu no desenvolvimento de relatos (auto)biográficos de estudantes nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Participaram 138 jovens de uma escola pública no primeiro trimestre escolar de 2013. As concepções de estranhamento/desnaturalização situam-se na antropologia; e, sobre o trabalho com relatos (auto)biográficos, nas perspectivas da socioclínica e dos processos de biografização. Os resultados indicam que os relatos (auto)biográficos proporcionam estranhamentos/desnaturalizações e rumam na direção de ensinar o que não se sabe. Conclui-se que essa possibilidade, como ato educativo, pode gerar suspensão de saberes para inventividades de si.<hr/>The thematic focus in this text are the estrangement/denaturation processes in (auto)biographical narrations. The aim of this study was to reflect on the possibility to promote estrangement/denaturation in (auto)biographical writings made by teenagers in the space/time of the classroom environment. The methodological proposal consisted on developing (auto)biographical writings by students from sociology classes in High School. A total of 138 teenagers from a public school, attending the first school trimester in the year 2013, have participated in the study. The concepts of estrangement/denaturation are located in the anthropology field and, the work with (auto)biographical narrations is located in the socio-clinic perspectives and of biographization processes. The results indicate that (auto)biographical narrations provide estrangements/denaturation and go towards teaching what one does not know. We can, then, conclude that this possibility, as an educational act, may generate knowledge suspension to self-inventiveness. <![CDATA[Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta reflexões sobre pesquisa (auto)biográfica e narrativas de formação no campo educacional, ao destacar modos como temos construído redes de pesquisas e práticas de formação, ao sistematizar questões sobre análise compreensiva-interpretativa de narrativas, tomando como referência questões teórico-metodológicas no campo da pesquisa (auto)biográfica. O texto organiza-se a partir de duas ideias centrais, as quais buscam dialogar sobre a configuração dos domínios da pesquisa (auto)biográfica no contexto contemporâneo brasileiro, em seguida apresenta questões sobre políticas de sentido e interpretação de narrativas no campo dos estudos (auto)biográficos. Busca-se apresentar experiência de um projeto de centrado nas narrativas escritas por professores em processo de formação sobre diversidade afetivo-sexual e homofobia no cotidiano escolar.<hr/>This work offers reflections on the (auto)biographical research and formation narratives in the educational field, highlighting the way we have been using them to construct research networks and formation practices by systematizing questions about the comprehensive-interpretative analysis of the narratives, taking as reference theoretical-methodological questions in the field of (auto) biographical research. The text is developed from two central ideas which on one hand aims to dialogue about the (auto)biographical research domains configuration in the Brazilian contemporary context and, on the other hand, presents questions on sense policies and narratives interpretation in the field of (auto)biographical studies. We seek to present the experience from a project centered on written narratives made by teachers on their education process about the affective-sexual diversity and homophobia in everyday school life. <![CDATA[Narrativas autobiográficas e representações: o entrelaçar de histórias docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho analisa os conceitos de autoridade e autoritarismo através de narrativas autobiográficas de professoras de escolas de educação básica do município de Santa Maria RS, e das representações sociais. Fez-se uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se da teoria das Representações Sociais e também da História Oral. O artigo divide-se em cinco partes. A primeira delas, aborda a História Oral como possibilidade de contar uma história do mundo contemporâneo. Na segunda, discute-se a Teoria das Representações Sociais como uma decodificação da vida cotidiana. Maffesoli (1998), na terceira parte, questiona-se o que seria melhor representar ou apresentar na construção da realidade. A quarta parte, reflete sobre as falas docentes e a bibliografia estudada. A última parte traz as falas dos professores sobre os conceitos de autoridade e autoritarismo docente.<hr/>This work analyses the concepts of authority and authoritarianism through autobiographical narratives made by teachers from basic education schools in Santa Maria - RS and, through social representations. This is a bibliographical research. We made use of the Social Representations and also the Oral History. This article is divided into five sections. The first one approaches the Oral History as a possibility to tell the history of the contemporary world. The second one is a discussion on the Social Representations Theory as a decryption of everyday life. Maffesoli (1998) on the third section questions what would be better to represent or to present in the construction of reality. The fourth section is a reflection on the teachers’ speeches and the studied bibliography. Finally, the last section brings up teachers speeches about the concepts of educators’ authority and authoritarianism. <![CDATA[Desenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O debate sobre a contribuição das práticas de formação continuada para o desenvolvimento profissional e a construção da profissionalidade docente continuam no centro dos debates atuais sobre educação. Ao longo deste artigo, e, partindo de uma análise histórica e de um esclarecimento conceitual destas unidades de análise, procura-se trazer um olhar a partir das ciências da formação, problematizando a construção de uma proposta específica para a formação continuada dos professores, capaz de contribuir para uma ação transformadora ascendente, promotora de maior autonomia e responsabilidade, individual e coletiva. Debate-se, igualmente, a possibilidade dos relatos autobiográficos profissionais, se poderem assumir como uma dessas práticas formativas, apontando-se algumas condições de desenvolvimento, nomeadamente as dimensões interativa, dialógica e emancipatória, para que seja possível cumprir esse objetivo.<hr/>The debate about the contribution of continuing training practices for the professional development and for the construction of teachers’ professionality remains in the centre of the actual debate on education. Throughout this study, starting from a historical analysis and a conceptual clarification of these units of analysis, we seek to bring a look from the training sciences perspective, questioning the construction of a specific proposal for the continuing training of teachers, enabling a contribution for an ascendant transforming action, promoting a larger autonomy and responsibility, individual and collective. It is equally debated the possibility of autobiographical stories professionals being able to assume as the one of these training practices, pointing up some development conditions, namely the interactive, dialogical and emancipatory dimensions, so that it is possible to fulfil that goal. <![CDATA[Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho focaliza narrativas de crianças de 04 a 10 anos de idade, e investiga como elas dão sentido às experiências vividas na escola. A reflexão resulta de um projeto de pesquisa interinstitucional, realizado em escolas de Natal, São Paulo, Recife, Niterói e Boa Vista. Para a recolha das fontes, optou-se por rodas de conversas com grupos de cinco crianças que dialogavam com um pequeno alienígena, em cujo planeta não tinha escolas. Das análises, emergem consensos e tensões entre modos de ser criança e modos de ser aluno, que afetam suas relações com o brincar e o aprender; o fazer ou não fazer amigos; ser ou não ser criança. Ao narrar, elas ressignificam suas experiências e contribuem para a compreensão das escolas da infância como lugar no qual a criança se constitui (ou não) como sujeito de direito.<hr/>This study deals with 4-10 year-old children stories and analyses how they portrait their experiences at school. It is the outcome of an inter-institutional research project performed at schools in Natal, São Paulo, Recife, Niterói and Boa Vista. To collect data, we opted for conversations of children in groups of five, who would share a conversation with a little alien whose planet lacked schools. The analyses revealed consensus and tensions between scholar culture and childhood cultures, which affect the way children play and learn, make friends or not, remain children or not. When narrating, the child redefines his/her experience and contributes to seize the primary school as a place where he/she becomes (or not) a citizen. <![CDATA[Reflexões sobre a ética na educação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a ética na educação escolar hoje. Parte das visões de pensadores como Kant e Stuart Mill sobre o agir ético e as problematiza, com base no modelo argumentativo proposto por Chaïm Perelman, o qual critica as concepções que defendem o caráter unitário da verdade (monismos). Tal crítica o aproxima dos discursos questionadores do modelo tradicional de educação, que desconsidera o aluno como sujeito do diálogo. A ética é, então, pensada a partir de uma postura pedagógica que, ao invés de prescrever o que é “certo” ou “justo”, privilegia a problematização do pensar e do agir. Esta se dá por meio do confronto entre argumentos, que debatem valores e formas de conduta, contribuindo, assim, para evitar a ocorrência de posturas dogmáticas e discriminatórias no ambiente escolar.<hr/>This article discusses ethics in school education nowadays. It starts from visions of thinkers like Kant and Stuart Mill on ethical action which are discussed on the basis of the argumentative model proposed by Chaïm Perelman, who criticizes the conceptions that defend the unitary character of truth (monisms). This critical vision approximates it from inquisitive speeches of the traditional model of education, which disregards the student as subject of dialogue. Ethics is thought, therefore, in a view of pedagogical work attitude which, instead of prescribing what is “right” or “fair”, favours the problematization of thinking and acting. This one occurs through the confrontation between arguments that discuss values and forms of conduct, thereby contributing to avoid dogmatic and discriminatory attitudes in the school environment. <![CDATA[ducação integral e a perspectiva histórico-crítica: aproximações possíveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando a importância da concepção e da prática de educação integral na história da educação brasileira, torna-se essencial entendê-la em sua plenitude para compreender suas proposições e de que maneira elas contribuem para a mudança social, brm como para uma formação completa das novas gerações. Por isso, este texto objetiva compreender as aproximações possíveis entre a concepção de educação integral e a perspectiva histórico-crítica, desenvolvida pelo educador Dermeval Saviani, correlacionando ambas com a jornada escolar ampliada. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para a análise de uma teoria que é produto de reflexões e discussões com autores que se aproximam por terem o mesmo ideal de educação integral. Espera-se contribuir para as discussões sobre a implementação da política educacional de educação integral em tempo integral, balizadas pela perspectiva histórico-crítica.<hr/>Considering the importance of the theoretical assumptions that underlie the practice of integral education inside the history of Brazilian education, it is essential to comprehend it in its entirety to understand its proposals and how they contribute to social change and to a complete formation of new generations. Therefore, this paper aims to understand the possible approaches between the concept of integral education and the historical-critical perspective developed by the educator Dermeval Saviani, correlating both with the extended school day. It was used the literature research to do an analysis of a theory developed by authors who approach themselves by having the same ideal of integral education. It was expected to contribute to discussions on the implementation of educational policy of integral education in a full time, buoyed by historical-critical perspective. <![CDATA[Teoria histórico-cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto tem por objetivo refletir e socializar práticas educativas e experiências de formação em serviço realizadas em municípios dos estados do Paraná e São Paulo, como desdobramento de pesquisas, projetos e cursos de extensão. A presente elaboração contempla estudos sobre a organização do ensino, e pauta-se na Teoria Histórico- Cultural, que ampara as intervenções pedagógicas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A Teoria Histórico-Cultural é apresentada como referencial teórico para uma proposta de atuar em uma perspectiva de humanização e emancipação. Assim, para que os procedimentos didáticos sejam ricos de significado, a comunicação, a afetividade e a escolha de recursos e procedimentos devem figurar como características essenciais no processo de ensino.<hr/>This text has the objective of reflecting and socializing the educational practices and experiences of formation in service carried out in cities of the states of Paraná and São Paulo, as deployment of researches, projects and extension courses. The present elaboration contemplates studies on the organization of teaching and it is guided according to the Historical-Cultural Theory, which sustains the pedagogical interventions to Children Education and Basic Education. The Historical-Cultural Theory is presented as a theoretical reference for a purpose of acting in a humanization and emancipation perspective. Therefore, so that the didactic procedures be rich in meaning, the communication, the affection and the choice of the resources and procedures must act as essential characteristics in the teaching process. <![CDATA[Limites e possibilidades das ações de formação continuada para o ensino fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresentam-se resultados de pesquisa, que tiveram como um dos objetivos compreender os limites e possibilidades das ações de formação continuada desenvolvidas, por uma Secretaria de Educação em um município do interior de São Paulo, para implantação da política do Ensino Fundamental de nove anos. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados questionários e entrevistas com professores, coordenadores e gestor da Secretaria de Educação. Constatou-se uma perspectiva “clássica” de formação, de nível informativo e prescritivo, em que o objetivo principal parece ser a atualização dos professores. Esta visão condiciona a prática de cursos isolados e pontuais que não favorece a formação de professores que estão em exercício profissional nem a implantação de uma política oficial, como o Ensino Fundamental de nove anos.<hr/>It is presented the research results which had as objective to understand the boundaries and possibilities of the ongoing education actions, which were developed by an Education Department in the countryside of São Paulo, to the implantation of the nine-year-old Elementary School politics. By the perspective of the case study, it was used questionnaires and interviews with teachers, coordinators and the Education Department manager. It was verified a “classic” perspective of education of an informative and prescriptive level whose main objective seems to be the teachers’ updating. This view stipulates the practice of punctual and isolated courses which do not benefit the teachers’ formation who are in professional exercise neither the implantation of an official politics as the nine-year -old Elementary School. <![CDATA[Golden5: uma proposta de construção de um bom ambiente de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Programa de intervenção educativa Golden5, foi criado em 2004 por uma equipe internacional visando melhorar o clima escolar no ensino secundário que passava por dificuldades semelhantes em vários países. Atualmente, seu uso tem se estendido para escolas infantis, primárias e atividades extraescolares para alunos com dificuldades escolares. Seu objetivo é melhorar o ambiente escolar a partir da intervenção docente. Para tanto, oferece aos professores um conjunto de ferramentas e habilidades que auxiliam a compreender o funcionamento do grupo e geri-lo de forma mais adequada. Vários estudos realizados acerca da aplicação do Golden5 em vários países, incluindo avaliações internas e externas ao Programa, mostraram resultados muito positivos. Apesar disso, é preciso considerar que sua aplicação depende da motivação e eficiência dos professores e isso certamente interfere nos resultados.<hr/>The educational intervention Golden5 Program was created in 2004 by an international team to improve the school environment in secondary education by passing similar difficulties in several countries. Currently, its use has been extended to preschools, primary and extracurricular activities for students with learning difficulties. The Golden5 aims to improve the school environment and its effectiveness from the teacher intervention. Therefore, offers teachers a set of tools and skills that help to understand the functioning of the group and manage it more adequately. Several studies on the implementation of Golden5 in several countries, including internal and external evaluations of the Program, showed very positive results. Nevertheless, one must consider that the application of Golden5 depends on motivation and efficiency of teachers and that certainly affects the results. <![CDATA[Notas de pesquisa sobre os modos de apropriação do cinema por educadoras na escolarização de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto analisa a presença do uso de filme na escolarização de jovens e adultos. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou conhecer os modos de apropriação de filmes pelas educadoras da EJA na escola. Para compreensão dessa questão, analisou-se o conteúdo da fala das docentes e observaram-se algumas práticas de ensino, nas quais o filme fora utilizado. Da análise dos dados coletados, concluiu-se que as educadoras têm se apropriado e empregado o filme como ilustração dos conteúdos curriculares e dos assuntos estudados, o que caracteriza o uso do filme como recurso adicional e secundário das atividades de ensino.<hr/>This paper analyzes the presence of film useage in young and adults education. It shows results of a survey that aimed to know the ways of appropriation of film at school by the educators of adult education. To understand that question, it was analyzed the content of the speech of teachers and observed some teaching practice in which film was used. From the analysis of collected data, it was concluded that educators have appropriated and used film like illustration of the curriculum contents and of the subjects studied, characterizing the use of film as an additional and secondary resource in activities of school. <![CDATA[O que pode fazer um estagiário de psicologia na escola? Problematizando prática e formação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A psicologia escolar dedica-se a integrar ações que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento da comunidade escolar. O psicólogo tem a função de rever constantemente as concepções e práticas profissionais de modo que elas possam dar conta da complexidade dessa realidade, ampliando a concepção da queixa escolar para que se identifiquem os demais fatores associados a estas queixas. Este trabalho apresenta um relato de intervenções realizadas durante um estágio em psicologia escolar, em uma escola pública do interior do RS. Percebeu-se a necessidade inicial de conscientização em relação ao papel do psicólogo, e maior aceitação de um trabalho não exclusivamente clínico. Discutem-se as práticas do psicólogo e do estagiário de Psicologia nesse contexto, no que diz respeito à educação e à saúde em sentido amplo.<hr/>School psychology is dedicated to integrate actions that can facilitate the process of learning and development of scholar community. The psychologist has the function of reviewing his or her own professional concepts and practices constantly so that he or she can deal with the complexity of this reality, broadening the concept of school complaints in order to identify other factors associated with these complaints. This paper presents a report on the interventions done during an internship of school psychology at an Elementary School in the countryside of RS. It was noticed an initial necessity of awareness about the psychologist role and about a greater acceptance of a job that could not be just clinical. The practice of the psychologist and of the psychology intern in this context were discussed and related to education and health in a broad sense. <![CDATA[Representações de crianças sobre a natureza a partir de uma perspectiva ecológica: afetivamente ampliada da vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Defende-se, neste artigo, que o ser humano volte a ser capaz de desenvolver um sentimento de pertencimento à Natureza e que a educação ambiental não seja apenas um conjunto de atividades informativas relativas à “utilização racional dos recursos da Natureza”. O presente estudo objetivou, por meio de técnicas qualitativas (desenhos e dinâmicas de grupo), identificar representações e afetos relacionados à Natureza entre nove estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, no município de Curitiba/PR. Foi evidenciada uma visão naturalista da Natureza e a ligação biofílica e topofílica das crianças com o bosque da escola. Notam-se, porém, conflitos relativos à questão do pertencimento do homem e de seus produtos à Natureza. Tais tipos de atividades, na escola, mostram-se importantes para o desenvolvimento de relações saudáveis com o meio ambiente.<hr/>This article is supported by the perspective that mankind should relearn how to develop a feeling of belonging to Nature, and that environmental education should be seen not only as a group of informative activities aiming at “rational use of Nature’s resources”. The current study was aimed at identifying, by qualitative techniques (drawings and group dynamics), representations and affects related to Nature among nine students of 1st and 2nd grades of a Elementary School, in the city of Curitiba/PR/Brazil. Results presented a naturalist view of Nature, and the biophilic and topophilic relations of the children with the school’s grove. However, conflicts were observed relating to the belonging of mankind and their products to Nature. Such activities at school seem to be very important for the development of healthy relationships with the environment. <![CDATA[Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem por objetivo analisar ações que implicam o trabalho docente, nomeadamente as que se referem às condições objetivas de trabalho e de emprego, tendo em conta novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade da educação básica implicadas no Ideb. Examina ações informadas por gestores escolares e docentes do ensino fundamental, no tocante à melhoria da qualidade educacional. Assinala que, embora muitas ações informadas impliquem as condições de trabalho docente, a maioria delas focaliza condições de ordem material e, foi traçada tendo o Ideb como fator mobilizador. Conclui que: o protagonismo ao qual a escola é chamada a exercer concentra-se na produção de resultados visando, metas nacionais que têm asseverado as já difíceis condições de trabalho dos docentes.<hr/>The article aims to analyze actions involving teaching, particularly those relating to the objective conditions of work and of employment, taking into account new weavings of policy evaluation for the quality of basic education involved in Ideb. It examines actions informed by school administrators and elementary school teachers, aiming at improving educational quality. Points out that, although many informed actions involve teachers’ working conditions, the majority of them focuses on the material conditions and it was drawn taking Ideb as a mobilizing factor. It was concluded that the role the school is called to exercise focuses on producing results aiming national goals that have already asserted the difficult working conditions of teachers. <![CDATA[Perfil do aluno de psicopedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os cursos de pós-graduação lato sensu, dentre eles o de psicopedagogia, têm apresentado uma crescente demanda nos últimos anos. Pouco se sabe sobre quem são os profissionais que procuram esses cursos. Realizamos um estudo com 251 alunos ingressantes no curso de psicopedagogia, durante os anos de 2005 a 2012, pretendendo conhecer o perfil destes alunos e também os seus objetivos. Utilizamos um questionário de sondagem sobre a formação inicial do aluno, a sua atuação, experiência e futuras intenções. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos são pedagogos que atuam como professores e objetivam alcançar melhorias na prática profissional. Concluimos que estes profissionais estão em busca de metodologias alternativas de trabalho que possam se reverter em melhorias educacionais.<hr/>Among our post-graduate courses, Psych-Education demand has grown in the last few years. Little is known about the professionals who seek these courses. A research was done on a group of 251 new students in the Psych-Education Graduate course from 2005 to 2012, with the expectation of understanding the students profile and objectives. A questionnaire was provided to discover their major area of study in their Bachelor’s degree, work experience, and future aspirations. The results indicated that most students were Education majors who work now in the teaching profession with the objective of obtaining more professional training. It was concluded that these professionals are seeking alternative methods of teaching that will enhance the educational field.