Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420140003&lang=en vol. 39 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A dialógica da performance e da pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto discorre sobre a relação entre performance e pedagogia, buscando compreender a pedagogia como um gênero específico de performance. Isso posto, o trabalho procura responder as seguintes questões: que tipologia de discursos opera em situações pedagógicas? Qual é a relação entre o estudante e o professor? Quem ensina? Que tipos de conhecimento e formas de interpretação existem e estão sendo criados no contexto do ensino dos estudos da performance (histórica e sócio- ideologicamente)? Os conceitos e o léxico de Bakhtin constituem, por sua vez, mais que ferramentas metodológicas para a compreensão do ensino como performance; eles são, por assim dizer, a substância e o estilo de uma determinada forma de praticar e pensar o ensino.<hr/>The following study dwells on the relationship between performance and pedagogy, and it should be thought of as an attempt to understand pedagogy as a specific genre of performance. Thus, it searches for answers to the following questions: what types of discourse are predominant in pedagogical situations? What is the relationship between the student and the teacher? Who teaches? What kinds of knowledge and ways of interpretation are involved and are being created in the context of teaching performance studies (historical and socio-ideologically)? Bakhtin’s concepts and lexicon are conceived as more than methodological tools for understanding of teaching as performance; they are, in fact, the substance and style of a particular form of practicing and thinking. <![CDATA[A poética e a política da prática: experiência, incorporação e o compromisso da escolaridade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente ensaio, de caráter etnográfico, discorre sobre a relação entre poética e política na performance; parte do pressuposto que as artes ativistas, tais como a música e a dança podem constituir, junto à esclarização, a base política, intelectual e estética de uma dada comunidade. Tais práticas, contudo, apresentam-se como sendo de risco. O texto realiza, ainda, uma tentativa de aproximação entre tais práticas - no que se refere à sua função e consequências - no contexto de uma comunidade africana e em instituições de ensino superior nos Estados Unidos. A escrita interativa e performativa pretende, ao fim e ao cabo, materializar um intercâmbio entre pesquisador de campo e as pessoas com quem trabalha, como também, representar e evocar o material e as ideias de que trata a pesquisadora.<hr/>The following ethnographic essay brings to bear a discussion on the relationship between poetics and politics in performance; which implies that the activist arts as well as music and dance can be conceived as, together with scholarship, the political, intellectual and aesthetic basis of a given community. Such practices, however, can be thought of as risky. The work is also legible as an attempt to meld such practices - concerning their function and consequences - in the context of an African community and in graduation institutions in the United States. The interactive and performative writing aims at an exchange between fieldworkers and the people they work with, and it has also been thought of as a way to represent and evoke the author’s material and ideas. <![CDATA[Performance e educação: configurações parateatrais da docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto procura discutir a docência como performance parateatral. Para tanto, parte-se da contribuição dos Estudos da Performance e das discussões contemporâneas da Educação, introduzindo conceitos como cotidiano, performatividade, prática docente. Problematiza-se a natureza e a função do ato docente em sua teatralidade. As figuras do clown, do bufão e do dândi são convocadas para servirem de apoio por intermédio do qual a performance e a teatralidade do ato docente encontram termo.<hr/>This paper discusses teaching as paratheatrical performance. To reach this aim, we rely on Performance Studies and contemporary discussions of Education, introducing concepts such as everyday life, performativity, and the teaching practice. The text problematizes the nature and function of teaching in its theatricality. The figures of the clown, the jester or the dandy are brought in as a support through which the performance and theatricality of the act of teaching are carried out. <![CDATA[Interfaces entre a pedagogia do teatro e os estudos da performance]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto propõe o debate sobre pontos de contato entre a nova terminologia utilizada nos processos de ensino-aprendizagem em teatro, a Pedagogia do Teatro e os Estudos da Performance. Partindo de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN Arte I e II) e das perspectivas histórico-críticas trazidas por alguns dos principais pesquisadores brasileiros que tem se dedicado ao tema, busca-se, ao longo do texto, refletir sobre as contribuições que os Estudos da Performance podem trazer para o desenvolvimento do campo da Pedagogia do Teatro.<hr/>This paper proposes the debate about contact points between the new terminology used in the in theater teaching-learning process, the Theatre Pedagogy, and the Performance Studies. Based on an analysis of the Brazilian National Curriculum Parameters (PCN Art I and II) and the historical-critical perspectives brought by some of the leading Brazilian researchers who has been dedicated to this issue, we seek to reflect on the contributions that the Performance Studies can bring to the field of Theatre Pedagogy. <![CDATA[A performance da oralidade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiando-se em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.<hr/>This text presents the orality as performance faculty, drawing on different authors to characterize the work of teachers. It uses Stanislavski’s work to exemplify the situations between actor and professor. It discusses the centrality of orality as content and as a method of the theatrical work. Thus, discusses the orality of the professor as an instrument through which the teacher makes his own voice a poem, making it the vehicle of pedagogical work. This text relies especially on Bauman, Zumthor and Schechner to circumscribe the orality as central theme teaching didactics theatrical. This paper advocates the possibility of thinking the pedagogical task in theater as an act of oral performance. <![CDATA[Tempo e performance no trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A emergência de um tempo que é performativo, embora interaja com as dimensões humanas irrestritas ao aspecto formal do processo de formação (Bildung), também revela uma racionalidade instrumental que trata do passado como meio para legitimar o agir técnico do presente. O ensaio repensa, de um ponto de vista filosófico, o tempo próprio da formação docente levando em consideração a performance como pressuposto inevitável à ação linguístico-expressiva no mundo. Cada vez mais, o tempo surge como um fator importante à performance, uma vez que o trabalho docente exige atitudes de criação e de reconhecimento de valores receptivos à alteridade. É necessário pensar o tempo como inseparável de sua linguagem, na medida em que fornece novas possibilidades de abertura crítica e renovação do trabalho educativo, conferindo novos sentidos ao agir performativo.<hr/>The emergence of a performative time, although it interacts with the unrestricted human dimensions to formal aspect of the formation process (Bildung), also reveals an instrumental rationality that treats the past as a means to legitimize the present technical act. The study rethink, from a philosophical point of view, the proper time of teacher training considering the performance as a precondition to the inevitable linguistic-expressive action in the world. Increasingly, the time appears as an important factor to performance, since the teaching work requires the creation attitudes, of recognition receptive values to otherness. Is necessary to think the time as inseparable from its language, according as provides new possibilities for critical aperture and renovation of educative work, giving new directions to performative act. <![CDATA[Resiliência educacional e construção do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo aborda a resiliência acadêmica, com ênfase na construção da comunicação matemática, em resultado dos processos de interação social entre alunos e professores. Trata-se de uma dinâmica educativa que resultou numa crescente valorização e reconhecimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos, enquadrando-se no papel primordial de novas estratégias e formas de aprendizagem. Neste enquadramento, os investigadores, partindo dos relacionamentos interpessoais, da empatia, das competências sociais e do senso de pertença a um grupo na interface com a resiliência social e a emocional, destacam a importância das experiências positivas ao gerarem sentimentos de autoeficácia, de autoestima e de sucesso acadêmico, contribuindo para ajudar alunos e professores a lidarem com as mudanças e com as adaptações a novas situações de aprendizagem.<hr/>The article discusses academic resilience, with an emphasis on the construction of mathematical communication as a result of processes of social interaction among students and teachers. It is an educational dynamics which resulted in a growing appreciation and recognition of students’ mathematical knowledge, framing the primordial role of new strategies and forms of learning. In this framework, the researchers, based on the interpersonal relationships, empathy, social skills and sense of belonging to a group on the interface with the social and emotional resilience, highlight the importance of positive experiences to generate feelings of self-efficacy, self-esteem and academic success, contributing to help students and teachers to cope with the changes and adaptations to new learning situations. <![CDATA[Performance e educação: uma função-educador agenciada por intervenções no urbano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Propomos pensar a arte da performance e a educação como analisadores de práticas cotidianas. Utilizamos um processo performático intitulado Cariogamia e o risco do aborto, em duas intervenções urbanas: Campinas (SP) e São Paulo (SP) em 2012 e 2013. Tais performances atuaram em uma função-educador com potências mobilizadoras do cotidiano enquanto modos de vida pré-estabelecidos. A educação e a performance possuem aproximações ao se configurarem como práticas de experimentações vinculadas ao tempo presente e ao inesperado que produzem variações em signos pré-definidos pela cultura. Os processos de subjetivações trazem a urgência de abrirem-se, nesse plano de risco, ao novo e à invenção.<hr/>We propose thinking about performance art and education as analyzers everyday practices. We use a performance process called Cariogamia and the risk of abortion, in two urban interventions: Campinas (SP) and São Paulo (SP), 2012 e 2013. Such performances acted in a function-educator with mobilizing powers of the everyday while pre -established ways of life. Education and performance are close to being configured as practice trials bound to the present time and the unexpected that produce variations in pre-defined signs by the culture. The processes of subjectivation bring the urgency to open up, in this risk level, to the new and to the invention. <![CDATA[Educação na economia solidária: desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa os desafios e perspectivas de formação em economia solidária, tendo em vista o contexto de implementação de uma política pública nacional de educação. Após uma contextualização com foco na reestruturação produtiva do capitalismo e suas repercussões no mundo do trabalho, analisam-se potencialidades e limites sob o ponto de vista das reais mediações pedagógicas presentes nesses espaços de trabalho associado. Entre os desafios, destaca-se a atuação no campo das ideias, para reafirmar a centralidade do trabalho e discernir as características das alternativas da economia solidária em contraposição com a neoliberalização da solidariedade, bem como para afirmar uma prática social, ecológica, política e tecnológica que contribua para um novo modo de produzir e viver.<hr/>The article analyzes the challenges and perspectives of education in social economy, considering the context of implementation of a national public policy in education. After situating the issue in the context of productive restructuring of capitalism, and its repercussions in the work world, there are analyzed the potentialities and limits under the perspective of real and potential pedagogical mediations found in these spaces of associated work. Among the challenges one can highlight the activity in the field of ideas to reaffirm the centrality of work, and the need to discern the characteristics of the alternatives in social economy in contrast to the neoliberalization of solidarity, as well as to affirm a coherent social, ecological, political and technological practice that contributes to a new mode of producing and living. <![CDATA[Programas de formação inicial de professores: um estudo de caso sobre o Pibid no Distrito Federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta resultados de um estudo exploratório sobre a base de dados do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com vistas a verificar a aderência - e a natureza desta aderência - a este programa em cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior (IES) no Distrito Federal (DF).Objetivamente, pretende-se discutir a aderência das IES do DF ao Pibid a partir do cruzamento de informações da base de dados do programa e da educação superior. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como um estudo de caso. Discute-se, a partir dos resultados apresentados, que as instituições participantes do programa no DF possuem perfis heterogêneos tanto no que diz respeito aos cursos quanto ao aproveitamento da cota de bolsas e aderência ao programa.<hr/>This paper presents results of an exploratory study on the database of the Scholarship Program of initiation to Teaching (Pibid - in portuguese), with the intention of verify the adherence - and the nature of this adherence - to this program on teacher formation undergraduate courses of Higher Education Institutions (HEI) in the Distrito Federal (DF). Objectively, we intend to discuss adherence of the HEI of the DF to the Pibid with crossing information of the database of the program and the higher education census. Methodologically, the study is characterized as a case study. It discusses, from the results presented, that the institutions participating in the program in the DF have heterogeneous profiles both with regard to courses on the use of the quota of scholarships and adherence to the program. <![CDATA[Educação do campo e juventude: problematizações a partir da conflitualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Através deste texto, problematizamos a necessidade de discussão das conflitualidades da questão agrária junto à juventude do campo. Essa necessidade se justifica em razão de dois argumentos: o reconhecimento contínuo e coletivo da união e do princípio educativo na mobilização e resistência camponesa e, também, o ato permanente do pesquisador em conhecer a realidade camponesa num esforço em prol da efetiva pesquisa educacional do campo. Sendo assim, precisamos entender o conceito de conflitualidade e de educação do campo enquanto prática intrínseca à pesquisa educacional no campo.<hr/>Through this paper we question the need for discussion of the agrarian question conflictualities with the youth field. This need is justified because of two arguments: the continuous recognition and collective union and educational principle in mobilization and peasant resistance and also the act permanent researcher in knowing the peasant reality in an effort to promote the effective field of educational research. Therefore, we need to understand the concept of conflict and field education as a practice intrinsic to educational research in the field. <![CDATA[A participação das famílias como uma política educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.<hr/>The paper presents part of the research called From family logic to school logic: paths and perspectives in children education. This study, as a qualitative approach of etnographic nature, started from the principle that a researcher must be inserted in the social field of the investigation. In this perspective, we tried to stablish the space for dialogue between schools and families, provoking an attentive “listening”, as well as an opportunity to discuss the pluralism of logic and culture of families, and deepen the knowledge about its relations in the educational context. The research pointed out to the necessity of comprehend relationship strategies created by schools, detaching how the confrontation (THIN, 1998) between family and school logic enables the creation of relationship strategies that qualify a school as a place for childcare and education. <![CDATA[Animalidade, moral e subjetivação: pelo reconhecimento da alteridade para além do outro-humano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensaio discute a animalidade enquanto qualidade intrínseca do humano. Atenta para seu potencial como esfera formativa sensível e a defende como via para a criação de modos de subjetivação alternativos. Busca desvelar certo condicionamento natural inerente às normas morais. Nietzsche (2005) e Schiller (2002) ajudam a situar a gênese da moral e as motivações que levam o humano à socialização. Guattari (1992; 2003) contribui para a fundamentação de um paradigma alternativo de subjetivação no que tange ao tópico da animalidade. Esse paradigma visa a dar margem a vias de subjetivação heterogêneas e abertas à alteridade absoluta, esfera de infinitas alternativas subjetivantes. Por fim, sugere-se que a animalidade seja repensada como elemento de potenciação da sensibilidade na Educação.<hr/>This paper discusses the animality while intrinsic quality of the human. Attempts to their potential as sensitive formative sphere and defends it as a way to create alternative modes of subjectification. Seeks to unveil some natural conditioning inherent to the moral standards. Nietzsche (2005) and Schiller (2002) help to situate the genesis of morality and the human motivations that lead to socialization. Guattari (1992, 2003) contributes to the foundation of an alternative paradigm of subjectification regarding the topic animality. This paradigm seeks to give rise to subjectification ways heterogeneous and open to the absolute otherness, sphere of infinites subjectivizing alternatives. Finally, suggests that the animality be reconsidered as element of exponentiation of the sensitivity in Education. <![CDATA[A formação de licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho visa identificar os perfis de formação dos licenciados de Ciências Agrícolas/Agrárias e os objetivos dos cursos que formam estes profissionais no Brasil. Neste estudo exploratório, os dados foram coletados através da Internet, no site do MEC e das Instituições de Ensino Superior. O perfil geralmente proposto na formação do professor em Ciências Agrícolas/Agrárias é amplo, com atuação em diferentes campos das Ciências Agrárias com finalidades econômicas, mas com atenção às questões sócio-políticas e culturais presentes no meio rural brasileiro. Percebe-se a intenção de formar licenciados que atendam alguns aspectos ou demandas regionais e que estejam preparados para as questões da atualidade. Destaca-se a preocupação com o desenvolvimento de algumas competências importantes na formação do profissional que irá atuar na educação escolar.<hr/>This work aims to identify the training profiles of graduates in Agricultural Sciences and objectives of the courses that form these professionals in Brazil. In this exploratory study, data were collected via the Internet in the MEC and Institutions of Higher Education website. The profile usually proposed in teacher education in Agricultural Sciences is broad, with expertise in different fields of Agricultural Sciences with economic purposes, but with attention to socio-political and cultural gifts in the Brazilian countryside. Realizes the intention to train graduates who meet certain aspects or regional demands and who are prepared to the issues of today. And concern with developing some important skills in the training of professionals who will work in education. <![CDATA[“Professora, vem ver! O Paulo vai ter neném!”: gênero, sexualidade e formação de professores/as]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442014000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto discute diferentes experiências que revelam compreensões, dilemas e facilidades diante da questão de gênero e sexualidade na formação de professores/as. Principalmente através de uma perspectiva teórica pós-estruturalista, aqui se pensam as experiências vividas pelo autor referentes a relatos (seus contextos e significados) que foram colhidos durante o seu trabalho como professor universitário, pesquisador no campo do gênero e da sexualidade e militante em prol da diversidade sexual. Com essas práticas educativas refletidas teoricamente, conclui- se que um início possível para discutir formação de professores/as e questões de gênero e sexualidade é, a partir dos estranhamentos às transgressões nas salas de aula, deixar emergir a diferença e pensá-la criticamente em busca de experiências ainda não vividas, e não necessariamente em busca de um respeito à diversidade.<hr/>This paper discusses various experiments that reveal understandings, dilemmas and eases on the issue of gender and sexuality in teacher’s training. Mainly through a post-structuralist theoretical perspective, here it is discussed the author’s experiences regarding reports (their contexts and meanings) that have been collected during his work as a university professor, researcher in the field of gender and sexuality and militant towards sexual diversity. With these educational practices reflected theoretically, it is concluded that a possible way to start thinking teacher education and issues of gender and sexuality is from strangeness to transgressions in classrooms, let emerge the difference and think about it critically in search of experiences not lived yet and not necessarily in search of a respect for diversity.