Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420150003&lang=es vol. 40 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300497&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Relation teory and practice in formation of teachers of history in Brazil and portugal (1980-2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300503&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo toma como princípio a compreensão da existência de uma "Didática da História" como aporte do aprendizado docente na formação de professores de História e das suas práticas no ensino da disciplina de História. Também toma como base a produção do teórico alemão Jörn Rüsen na busca da conceituação para a categoria Didática da História como um campo de análise dos fundamentos da Educação Histórica, a qual cumpre papel central no processo de reflexão sobre as atividades dos historiadores.<hr/>This study takes as one of it basis the understanding of the existence of a "Didactics of History" as a contribution for teachers learning, in the education of teachers of History and their practices in teaching the History discipline. It also includes, in its starting point, the production of the German theorist Jörn Rüsen in his search of a conceptualization to the Didactics of History category as a field of analysis to the fundamentals of History Education, which has a central role in the process of reflection on historians' activities. <![CDATA[The history teacher formation in Brazil: fights and dilacerations in times of unquietness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300517&lng=es&nrm=iso&tlng=es No Brasil ocorre uma ênfase em políticas voltadas para a formação de professores, inclusive professores de História, em que a centralidade do debate está no binômio educação e desenvolvimento. Nesse debate, a personagem que tem sido mais destacada é o professor. O presente trabalho tem como foco apresentar uma síntese das propostas para a formação do professor de História no Brasil, a partir de documentos oficiais. A análise dos documentos teve como referência teórica as questões que envolvem a relação entre a formação fundamentada na epistemologia da prática e a formação fundamentada na epistemologia da práxis. Resultados dessa análise indicam o esvaziamento da formação teórica, da valorização dos conteúdos específicos, em detrimento de uma formação prática, que não leva em consideração a relevância da função social da educação e a finalidade da História para a formação do cidadão crítico.<hr/>In Brazil, there is currently an emphasis in policies aimed at teachers' formation, including history teachers, in which the centrality of the debate is the binary education and development. At this debate, the most highlighted character is the teacher. The present paper focuses on presenting a summary of the proposals for the history teacher formation in Brazil, arising from the educational policies. The documents' analysis had, as a theoretical reference, the questions involving the relation between the formation grounded in the epistemology of the practice and the one based on the praxis epistemology. Outcomes of this analysis indicate the disappearance of theoretical formation, the value of specific contents, to the detriment of a practical formation, which does not take into consideration the relevance of the education's social function and the aim of History for the formation of a critical citizenship. <![CDATA[The meanings of teachers work and the social space of History teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300529&lng=es&nrm=iso&tlng=es Através da identidade narrativa de professores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nosso objetivo, neste artigo, foi pesquisar como a formação inicial tem implicado no trabalho de cada um deles, em suas trajetórias de vida e como cada sujeito interpreta o lugar social do Ensino de História. A identidade narrativa teve destaque por meio da abordagem (auto)biográfica. Entendemos que a ciência histórica pode ter um papel orientador, na contemporaneidade, através da consciência histórica. O Ensino de História só pode ter um papel orientador estando inserido na cultura histórica. E, assim, envolvendo questões morais, éticas, pedagógicas, existenciais, entre outras, é que podemos constituir sentido histórico para orientar a vida e a capacidade de aprender historicamente. O aprendizado histórico não compreende só aprender conteúdos do passado, é um engajamento do sujeito social que se entende pela História, interpretando a História objetiva e subjetivamente.<hr/>Through the narrative identity of teachers graduated in the History Course at Federal University of Santa Maria (UFSM) we aimed in this article to investigate how their initial education has implied in their work, life course and how each of them construe the history teaching social space. The narrative identity was highlighted by addressing a (auto) biographical approach. It is our understanding that the science of history may play a guiding role in contemporaneity over a historical awareness. The teaching of history may only play this guiding role if inserted in the historical culture. Thus, involving moral, ethical, pedagogical, existential, among other issues is the only way we may build a historical sense to guide life and the ability to learn historically. Historical learning does not include only the learning of contents from the past. It is an engagement of the social individual understood by History, interpreting History objectively and subjectively. <![CDATA[The epistemological concept of past for History teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300545&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta parte dos resultados da investigação de doutorado intitulada "A Significância do Passado para Professores de História". Os sujeitos são dezessete professores de História de dez colégios de Ensino Médio em Curitiba - PR. Apresenta e categoriza as respostas dos professores sobre o conceito epistemológico de passado em grupos: passado estático, passado para criar empatia, passado como memória, passado para memorização, passado exemplar e passado para orientação. O suporte teórico de análise e investigação é desenvolvido por Michael Oakeshott (2003), David Lowenthal (1989, 1998), Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b), Jacques Le Goff (1992), Peter Lee (2003) e Maria Auxiliadora Schmidt (2010). A categorização apresenta resultados que contribuem para a discussão da compreensão que o professor tem sobre a epistemologia da ciência de referência.<hr/>This paper presents part of the doctoral research results entitled "The Significance of the Past for History Teachers". The subjects are seventeen teachers of history, from ten schools of high school in Curitiba - PR. Present and categorizes teachers' answers on the epistemological concept of past in groups: static past, past to create empathy, past and memory, past to memorize, exemplary past and past for guidance. The theoretical basis of analysis and research was developed by Michael Oakeshott (2003), David Lowenthal (1989, 1998), Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b), Jacques Le Goff (1992), Peter Lee (2003) and Maria Auxiliadora Schmidt (2010). The categorization presents results that contribute to the discussion of understanding that the teacher has on the epistemology of science reference. <![CDATA[History teaching from the perspective of Historical Education: the case of Curitiba's Municipal Education System]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300565&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 2006, o ensino de história na Rede Municipal de Ensino de Curitiba adota a perspectiva da Educação Histórica, tomando como referência, especialmente, os estudos de Lee (2001), Barca (1998; 2004) e Schmidt (2001). Isso está expresso nas Diretrizes Curriculares (CURITIBA, 2006a) e nos Cadernos Pedagógicos - História (CURITIBA, 2006b). Em relação à formação continuada, mais especificamente em relação aos cursos oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Paraná/Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), pode-se dizer que a sistemática adotada tem trazido contribuições valiosas, pois mudou a forma como o professor tem se relacionado com os conteúdos a serem trabalhados, na medida em que investiga as ideias tácitas dos alunos, seleciona diferentes fontes históricas, bem como solicita a produção de narrativas históricas aos alunos.<hr/>In 2006, History teaching in Curitiba's Municipal Education System adopted the Historical Education Perspective, drawing especially on the studies of Lee (2001), Barca (1998; 2004) and Schmidt (2001). That is displayed on the National Curriculum Guidelines (CURITIBA, 2006a) and on the Pedagogical Manuals - History (CURITIBA, 2006b). Regarding continuing education, more specifically, regarding the courses offered in collaboration with the Federal University of Paraná/Research Laboratory on Historical Education (LAPEDUH), we can state that the systematics adopted has brought valuable contributions, since it has changed the way teachers relate to the contents to be worked with, as they investigate students' implicit ideas, select different historical sources, as well as request the creation of historical narratives from students. <![CDATA[History education: children's perception of time and space in images "Goiânia" city]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300577&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa investiga exercícios produzidos por crianças de 10 anos de idade, que cursam a turma E, do Ciclo II(5º ano do Ensino Fundamental), da Escola Municipal Prof. Lourenço Ferreira Campos, da cidade de Goiânia. O objetivo foi analisar como essas crianças se relacionam com o passado e como percebem a mudança no tempo e no espaço, a partir de três imagens da cidade de Goiânia em diferentes épocas. Foram selecionadas três fotos, dos anos de 1937, 1942 e 2011, para a realização da tarefa em sala de aula. Considerou que a cidade Goiânia foi planejada e começou a ser construída na década de 1930, sendo que no ano de 1942 ocorreu seu batismo cultural com as festividades cívicas promovidas pelo poder público.<hr/>This research investigates exercises produced by 10 year old children, attending the class E, Cycle II (5th year of elementary school), of the municipal school Professor Lourenço Ferreira Campos, located in Goiânia. It aimed to analyze how do these children relate to the past and how do they perceive the change in time and space, from three images of the city of Goiânia at different times. Three pictures of the city were selected, taken in 1937, 1942 and 2011, in order to execute the proposed task. It was brought to light that the city Goiânia was planned and its construction started in the 1930s, whereas, in 1942, its cultural baptism, composed of civic festivities, was held and organised by the government. <![CDATA[The formation of the young people's social consciousness in the horizon of history education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300589&lng=es&nrm=iso&tlng=es No Projeto "Consciência Histórica-Teoria e Práticas" que, têm explorado as narrativas de jovens lusófonos acerca do mundo contemporâneo, numa primeira fase, participaram estagiários de História de três universidades portuguesas, e em fases subsequentes, jovens em final de escolaridade obrigatória em Portugal, Brasil e Moçambique. A análise indutiva das narrativas sugeriu que os jovens destes países revelam uma identidade nacional relativamente fundamentada, sem xenofobias. Quanto às narrativas globais, as dos jovens portugueses e moçambicanos aparecem muito menos substanciadas do que as nacionais, enquanto as dos jovens brasileiros narram a um mesmo nível a História do país e do mundo, interligando-as. As produções portuguesas e brasileiras mostram poucos protagonistas, emergindo apenas alguns "vilões". Por outro lado, os jovens brasileiros e moçambicanos mostram-se interventivos face ao presente.<hr/>In the project "Historical Consciousness - Theory and Practices" has been exploring the narratives about the contemporary world, in the first phase of those studies the participants were a group of preservice trainees from three portuguese universities; in subsequent phases, the participants were youngsters attending the final years of compulsory schooling, from several regions in Portugal, Brazil, and Mozambique. The inductive analysis suggested that the youngsters reveal a relatively well-grounded national identity, showing no signs of xenofobia. However, the world accounts given by Portuguese and Mozambican youngsters appear much less substantiated than the national ones, contrary to those of the Brazilians, who account for the history of their country and the world at the same level, interrelating them. In the accounts written by Portuguese and Brazilian students only a few individual characters appear, just a few 'villains' emerging. But, if the youngsters in Brazil and Mozambique show to be keen to intervene in their time. <![CDATA[The democratization of public school: old and new school management models]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300603&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do texto é discutir as alterações nos modelos de gestão pública e as implicações para a gestão educacional. Partimos do pressuposto que o padrão de gestão das instituições públicas se altera conforme a reestruturação do capitalismo e suas crises constantes. O estudo faz referência a três modelos de gestão, sendo estes: a gestão burocrática, a gestão democrática e a gestão empresarial gerencial. Conclui que na gestão pública há a predominância dos modelos de gestão empresarial gerencial e da gestão burocrática, que ainda não foi superada. Contudo, contraditoriamente, a gestão democrática está presente na legislação da educação, por conta da luta dos trabalhadores desta área, mas se desenrola de forma muito tênue e embrionária nas escolas públicas.<hr/>The objective of this paper is to discuss the changes in the public management models and the implications for educational management. We assumed that the standard of management of public institutions changes as the restructuring of capitalism and its constant crises. The study makes reference to three management models, namely: bureaucratic management, democratic management and the business management. Concludesthat in public administration there is a predominance of model management business management and bureaucratic management, which has not yet been surpass. However, contradictorily, the democratic management is present in the educational legislation, due to the struggle of workers in this area, but unfolds very thin and embryonic form in the public schools. <![CDATA[Large-scale educational assessments: performativity and perversion of educational experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300617&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto propõe um debate crítico sobre as avaliações educacionais em larga escala e suas implicações junto à experiência pedagógica cotidiana. Por meio de revisão teórica e de uma compilação de estudos recentes sobre o tema, analisa-se a questão, concebendo a avaliação externa padronizada como um instrumento cujos meios e resultados alimentam ideais performáticos, tomando-se a performance como um princípio de legitimação típico da atualidade, perpassado pela concorrência e pela perspectiva produtivista extraída do âmbito privado. Debatem-se também subprodutos das avaliações, como a emergência dos rankings educacionais, da responsabilização docente, a apropriação midiática dos resultados e as possíveis implicações de tais fenômenos. Por fim, exploram-se alguns dos efeitos da quantificação e da classificação voltada à educação, apontando prejuízos que um olhar baseado na performatividade pode acarretar à prática educacional.<hr/>This text proposes a critical debate about large-scale educational assessments and their implications by the pedagogical experience everyday. Through theoretical review and a compilation of recent studies on the topic, analyses the issue, conceiving the assessment standardized external as an instrument whose means and results feed ideal performer, taking the performance as a principle of typical today, the present paper legitimacy by competition and productivist perspective extracted from private. Are also some by-products of evaluations, such as the emergence of educational accountability rankings, media ownership of results, and the implications of such phenomena. Finally, explore some of the effects of quantification and classification geared to education pointing losses that a look based on performativity can lead to educational practice. <![CDATA[Indicators on university management: a support methodology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300629&lng=es&nrm=iso&tlng=es O mote deste manuscrito é apresentar a construção e o uso de indicadores no processo de autoavaliação de uma universidade, como orientado pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O uso de indicadores possibilita auxiliar a gestão da informação na instância decisória da instituição, principalmente em tempos em que a produção da informação é abundante. Neste estudo, utilizaram-se dados da avaliação realizada pelo corpo discente entre 2008 e 2010 do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Os resultados mostraram que a produção de indicadores deve ter legitimidade técnica, política e que deve ser produzida coletivamente dentro da instituição, pois somente a partir de um processo que reúne informações e dados coletivos pode-se estimular a análise reflexiva das práticas em busca de melhorias em todos os níveis.<hr/>The focus of this manuscript is to present the construction and use of indicators in a university self-assessment process, as directed by the National Evaluation System of Higher Education (SINAES). The use of indicators allows giving support in the information management in order in the decision-making of the institution, especially when the information production is abundant. In this study was used evaluation data done by students between 2008 and 2010 of the Salesiano University Center of São Paulo (Unisal). The results showed that indicator productions must have the technical, political legitimacy and must be collectively produced within the institution, because only from a process that gathers information and collecting data, can stimulate a reflective analysis of practice in search of improvements at all levels. <![CDATA[The magic of the admission test: the production of belief in "gift" among the students of the IFSP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300643&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa os efeitos subjetivos e simbólicos produzidos entre os estudantes aprovados por um dos vestibulares mais concorridos na cidade de São Paulo, o vestibulinho para acesso ao ensino médio da Escola Técnica Federal. Um dos efeitos do vestibular, definido por Pierre Bourdieu (2008) enquanto um rito de instituição, refere-se à produção de um sentimento de eleição que confirma a crença no "dom" e legitima desigualdades sociais. Os estudantes aprovados pelo Vestibulinho da Federal cultivaram uma autoimagem como membros de um grupo de excelência, com um "carisma grupal" alicerçado no mérito escolar. A pesquisa possui como metodologia a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado a todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio (total de 257 questionários).<hr/>This paper analyses the subjective and symbolic effects produced among the admitted students by one of the most competitive admission tests in São Paulo: the vestibulinho for accessing to the Escola Técnica Federal. One of the effects of the vestibulinho, defined by Pierre Bourdieu as a rite of institution, refers to the production of a sense of election that confirms the belief in the "gift" and justifies social inequalities. The students selected by the admission test of Federal cultivated a self-image as members of a group of excellence, with a "group charisma" grounded in the academic merit. The research methodology consists of 21 semi-structured interviews with students, chosen from the results of a survey applied with all students of the third year of the school (total of 257). <![CDATA[Philosophy teaching in non-formal spaces: notes of an experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300655&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão "Ensino de filosofia em espaços não formais", explicitando tanto os processos de sua execução em termos práticos quanto seus desdobramentos filosóficos. A ideia geral do projeto era criar um espaço dedicado às possibilidades de experiência com o filosofar, diferente daquele estabelecido em ambientes formais (instituição escolar). Devido às experiências anteriores que tivemos com o ensino de filosofia nas formalidades institucionais, procuramos transbordar esses espaços, convertendo o ensino tradicional em uma dimensão dialógica de aprendizagem e de criação de pensamento. Em síntese, a escrita deste texto permite que exploremos algumas implicações daquilo que projetamos e que doravante vivenciamos: nossa própria construção de sentido acerca do ensinar e do aprender filosofia e, sobretudo, do que significa pensar filosoficamente.<hr/>This article presents the findings of the university extension project "Philosophy teaching in non-formal spaces" and explains both the process of its implementation in practical terms and its philosophical developments. The general idea was to create a space to offer an experience at philosophizing, different from the one established in formal settings (school). Due to previous experiences regarding Philosophy teaching in institutional formalities, we tried to overflow the limits of these spaces, by converting the classical teaching into a dialogical dimension of learning and creating new spaces for thinking. In summary, this article has allowed us to explore some implications about what we have planned and henceforth what we have been experiencing: our own construction of meaning about teaching and learning Philosophy, especially of what it means to think philosophically. <![CDATA[Ethical competence, attention and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300669&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata a pesquisa bibliográfica sobre a competência ética em ambientes escolares. Partiu-se da concepção de ética como a sabedoria diante de situações cotidianas, na interação da pessoa com si própria e com o mundo. Considerou-se a orientação epistemológica como determinante das relações éticas e encaminhou-se a discussão a partir de dois eixos: um que entende ser o humano determinado pelo ambiente; e, o outro, que o concebe como construtor do mundo e de si próprio. Concluiu-se que a crença no poder do ambiente fomenta o espírito ético da padronização; enquanto isso, na perspectiva centrada na ação do sujeito, a competência ética surge como não pertencente aos conteúdos ensináveis, mas como algo que se aprende praticando: valorizando o olhar atento que busca ver e compreender o mundo.<hr/>This article presents a bibliographical research about ethical competence in school environment. We started from the concept of ethics as wisdom towards daily interactions with oneself and with the world. We considered epistemological orientation as determinative on ethical relations and it discusses it based on two cores: the first understands human being determined by the environment; the second conceives the human being as a world and itself constructor. We conclude that beliefs in environment power promotes the ethical spirit based on standardization. On the other hand, the perspective towards the subject, ethical competence arises, as it does not belong to the universe of teaching matters, but as something that can be learned by doing it, valuing attentive look trying to see and understand the world. <![CDATA[School is not "place for belly"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300681&lng=es&nrm=iso&tlng=es A escola pública e a gravidez em jovens alunas são o tema central deste estudo, fruto da dissertação de mestrado Experiências escolares de meninas-mães da periferia de Ijuí-RS. Discutimos neste artigo a relação das escolas públicas com as alunas gestantes ou mães, a partir da fala das equipes diretivas acerca das ações que as escolas procuram desenvolver ao se depararem com os temas da sexualidade e da gravidez no seu cotidiano. Procuramos entender os limites e as possibilidades da escola ao defrontar-se com uma aluna gestante e da aluna ao perceber-se como uma gestante na escola. Quanto à escola, parece que é vista como um não lugar de barrigas, pois a gravidez de uma jovem aluna aponta para certo estranhamento, mesmo que invisível, entre a gestante e a escola.<hr/>Public schools and teenage pregnancy were the focus of the master's dissertation School experiences of mother-girls from the suburbs of Ijui-RS. In this study, the relationship between public schools and pregnant students or teenage mothers is discussed, from the speech of management teams about the actions tried at schools facing issues of sexuality and pregnancy. It is aimed at understanding the limits and possibilities of the school dealing with pregnancy and the perception of oneself as pregnant student. The school seems to be a non place for bellies, once pregnancy of a young student points to a certain strangeness, even though invisible, between the young mother and the school. <![CDATA[Corporeality and playfulness in initial series of elementary school: beliefs, doubts and possibilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300695&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo compreender dificuldades encontradas para que a corporeidade e a ludicidade possam ser mais vivenciadas em sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo de cunho qualitativo teve a colaboração de quatro professoras de escolas públicas de Minas Gerais. Constatou-se que a corporeidade e a ludicidade são aspectos relevantes na realidade do educador desta etapa e que se faz necessária nova compreensão destes aspectos. As atividades lúdicas se apresentam como possibilidade valiosa de trabalhar a corporeidade, a criatividade e a expressividade tanto do educando quanto do educador. Também se mostram como uma contribuição para o fortalecimento dos laços afetivos professor-aluno e para o desenvolvimento das dimensões afetiva, cognitiva e motora da criança.<hr/>This study aimed to understand the difficulties found in that corporeality and playfulness may be more experienced in the classroom from the initial series of elementary school. The field research was a qualitative had the collaboration of four teachers from public schools of Minas Gerais. It was found that corporeality and playfulness are important aspects of the reality of the educator in this step and is necessary a new understanding of these aspects. The play activities are presented as a valuable opportunity to work the corporeality, the creativity and the expressiveness both the student as the educator. Also appear as a contribution to the strengthening of teacher-student bonding and development dimensions of affective, cognitive and motor skills of the child. <![CDATA[Playing and gender relations: reflections of children and teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442015000300709&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa buscou analisar o que crianças e docentes pensavam a respeito do brincar e as questões de gênero. No total, participaram das intervenções com o jogo 18 crianças, sendo 10 meninos e 8 meninas, e 13 professoras, todos/as da cidade de Sarandi/PR. Os dizeres das crianças acerca das representações de gênero foram conseguidos a partir da aplicação do jogo Trilhas da Diversidade, dentro do Projeto Brincadeiras e, com as docentes, no ambiente escolar, utilizando-se do jogo, por meio da técnica de grupo focal. Partindo dos episódios, conversas e brincadeiras, compreendemos a diversidade de identidades e papéis que crianças e docentes constroem e assumem. Tanto em relação às crianças como às docentes, vários foram os momentos e situações em que o conflito se estabeleceu, advindo daí uma reflexão crítica.<hr/>The research sought to examine what children and teachers thought about playing and gender issues. In total, 18 children participated in the interventions with the game, 10 boys and 8 girls, and 13 teachers, all of them from the city of Sarandi / PR. The words of the children about gender representations were achieved from the application of the game named Trails of Diversity, within the Play Project and, with the teachers, in a school setting, using the game through the focus group technique. Through the episodes, conversations and plays, we understand the diversity of identities and roles that children and teachers construct and assume. Both for the children as the teachers, there were several moments and situations in which the conflict settled, arising there from critical reflection.