Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420160001&lang=es vol. 41 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Reflexivity and writing]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende aprofundar a noção de reflexividade, aproximando o significado à experiência contemporânea. Ao contrário de reflexividade tradicional, equivalente à virtude e reflexividade moderna, equivalente à autorreflexão e diálogo interno, este artigo propõe a noção de "reflexividade construcionista" para evidenciar o processo recursivo de inclusão dos produtos sociais na facticidade da realidade. Na segunda parte, o artigo coloca em questão o conceito de "reflexividade construcionista" como um instrumento para a descrição da realidade social, com especial referência para a escrita sociológica. Finalmente, sugere três dimensões principais para desenvolver uma forma de escrita reflexiva construcionista: escuta, crítica e responsabilidade.<hr/>This article intends to focus on the notion of reflexivity, approaching the significance to contemporary experience. Unlike traditional reflexivity, equivalent to virtue and modern reflexivity, equivalent to self-reflection and inner dialogue, this article proposes the notion of "constructionist reflexivity" to highlight the recursive process of inclusion of social products in the factuality of reality. In the second part, the article sets into question the concept of "constructionist reflexivity" as an instrument for describing social reality, with special reference to the sociological writing. As a final point, it suggests three main dimensions to develop a form of constructionist reflective writing: listening, criticism and responsibility. <![CDATA[Signs of integral education (1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta tentativa de aproximar Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro trilhamos pela temática da educação integral, condição primordial para um projeto de emancipação social. Orientando-nos por uma "política de liberdade", fizemos com que esses dois intelectuais cruzassem novamente um o caminho do outro. Para nós, os resultados foram férteis, porque ao olharmos tanto para a trajetória quanto para seus projetos, conseguimos vislumbrar a possibilidade de uma sociedade autônoma alinhada a um projeto pensado por um, para atender a uma sociedade em pleno processo de crescimento, que ia deixando um lastro de pessoas desatendidas pela escola, e pelo outro, para resgatar o direito social, perdido ao longo da história republicana do pais.<hr/>In this attempt to approach Anísio Teixeira and Darcy Ribeiro we tread by the integral education theme, primary condition for a social emancipation project. Guiding us through a "free policy", we made that these two intellectual crossed again one the path of another. For us, the results were fertile, because when we look at both the history and for their projects, we see the possibility of an autonomous society aligned with a thought for a project to meet a society in the process of growth, which was leaving a ballast of people neglected by the school, and on the other, to rescue the social right, lost throughout the republican history of the country. <![CDATA[Contraditions in educational politics: is it a garantee for learning or the remaining of exclusion?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100041&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de uma perspectiva crítica de psicologia e educação, a qual considera que as raízes históricas dos problemas educacionais são forjadas no bojo de uma sociedade desigual, este ensaio discute as contradições nas políticas educacionais em Rondônia, que propõem melhorar a qualidade do ensino, por meio de programas de correção de fluxo ou do encaminhamento dos estudantes para a EJA. As discussões foram construídas a partir de diferentes estudos que permitem problematizar as situações de inclusão/exclusão, à luz das políticas públicas implantadas nesse contexto, as quais indicam ausência de investimentos no sentido de melhorar o ensino de forma a garantir a apropriação dos conhecimentos para todos, em vez da adoção de medidas pontuais que não enfrentam a manutenção de processos de exclusão no interior das escolas.<hr/>We propose to discuss the issue from the critical perspective on psychology and education, considering that historical roots of educational problems are forged in the midst of an unequal society. In this paper we discuss the contradictions in educational policies in Rondonia, which aim to improve the quality of learning/teaching through programs of students flow correction by forwarding them to EJA - Adults and Young Adult Education. The discussions were built from different studies that allowto analyzesituations of inclusion/exclusion in the light of the public policies implemented in this context. One can perceive the lack of investment to improve teaching/learning in order to ensure appropriation of knowledge to all, instead of adopting ad hoc measures that do not face the exclusion processes within schools. <![CDATA[German school of Pelotas - 1923: school culture and Deutschtum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100053&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo contemplam-se especificidades da cultura escolar em um colégio teuto-brasileiro urbano, na década de 1920, em Pelotas, Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada de forma quanti-qualitativa, bibliográfica, documental e por meio de entrevista, privilegia um aspecto descritivo, cuja fonte principal é o Relatório Escolar do Collegio Allemão de Pelotas de 1923. Através da análise de cinco tabelas apreendem-se dados relevantes de práticas culturais, desenvolvidas por um corpo docente masculino e feminino, direcionadas a um corpo discente misto, de descendentes de teuto-brasileiros, com a elaboração de um currículo ministrado 60% em língua alemã, indicador da salvaguarda de um capital cultural denominado Deutschtum por meio da instituição escolar em tempos de Nacionalização do Ensino no Brasil, conjugando memória étnica com os valores emergentes da cidadania brasileira.<hr/>In this article are contemplated specificities of school culture in an urban German School of Pelotas in the 1920s, in Pelotas, Rio Grande do Sul. The research was carried out in qualitative-quantitative way, bibliographical, documentary and through interview form, favoring a descriptive aspect, whose main source is the School Report of the German School of 1923. Through the analysis of five tables, was gathered relevant data of cultural practices, developed by male and female teachers, aimed at a mixed student body composed by descendants of German- Brazilians, with the development of a curriculum employed 60% in German language, safeguarding indicator of a cultural capital called Deutschtum through the educational institution in times of Education Nationalization in Brazil, combining ethnic memory with emerging values of Brazilian citizenship. <![CDATA[STEM Education Plan and the Relationships with the The Large Scale Assessment Policy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100081&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo tivemos a intenção de caracterizar as relações existentes entre o Plano STEM estadunidense e as políticas de avaliação para a Educação Básica no Estado da Flórida. Trata-se, portanto, de uma pesquisa cujos dados foram coletados nos documentos oficiais dos Estados Unidos e do Estado da Florida disponíveis online. Empregamos a análise de conteúdo como técnica no sentido de caracterizar o nível de correspondência, influencias e de relações entre os documentos oficiais de ambas as entidades. As relações que observamos por meio dos termos padronização, mensuração, treinamento, modelos, habilidades, áreas prioritárias, desempenho/progresso e desenvolvimento/crescimento profissional, neste caso, é o de alinhamento, de nivelamento de valores, de imaginários e de verdades determinadas por interesses de alguém ou de determinados grupos hegemônicos e que estão sendo legitimados pelo Estado.<hr/>In this article we characterize the relationship between STEM Education policy of the United States, and the evaluation policies for basic education in the State of Florida. An analysis of data collected from official documents available online was conducted. We employed the technique of content analysis in order to characterize the level of correspondence, influences and relationships between the official documents of both entities. We identified relationships which were observed through the terms standardization, measurement, training, models, skills, priority areas, performance/progress and development/professional growth. These alignments between the federal policy level and the impact on practice at the State level highlight certain truths and areas where perhaps imaginary interests of certain hegemonic groups are being legitimized by the State. <![CDATA[Architect-professor: the option for teaching of architects urbanists of the state of Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100095&lng=es&nrm=iso&tlng=es As discussões sobre a profissão docente são retratadas de maneiras diversas e nos mais variados contextos, este artigo tem por objetivo abordá-la com o intuito de compreender como foi construída a(s) identidade(s) dos professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do Ceará. Tornar-se professor envolve um complexo processo de apoderação que implica muitos fatores, tais como a vida individual de cada sujeito e a história das suas práticas educativas. Sabendo disto perguntamos a 06 (seis) professores das diferentes instituições de ensino superior existentes no Estado do Ceará porque eles fizeram a opção pela docência. Percebemos pelos relatos que tornar-se professor de arquitetura e urbanismo envolve um complexo processo tais como, a estabilidade financeira, a vocação e realização pessoal.<hr/>The discussions about the teaching profession are portrayed in various ways and in various contexts; this article aims to address it in order to understand how it was constructed the Architecture and Urbanism professors' identity of the State of Ceará. Becoming a professor it involves a complex process of achievement that implicatein many factors, such as the individual life of each person and the story of their educational practices. Knowing this we asked to six (06) professors from different institutions of higher education existing in the State of Cearáto know why they made the choice for teaching. We realized by reports that becoming an architecture and urbanism professor involves a complex process such as financial stability, vocation and personal fulfillment. <![CDATA[Qualification and teachers training: interdisciplinarity in the meetings per area in polytechnic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por intuito apresentar, por meio de uma pesquisa etnográfica de cunho qualitativo, via uso da observação e de diário de bordo, como as reuniões por área de conhecimento entre os professores do Ensino Médio na politecnia podem favorecer a interdisciplinaridade, a qualificação e a valorização docente, a fim de maximizar o processo ensino-aprendizagem e minimizar os índices de repetência e evasão na educação básica do estado gaúcho. Averiguou-se que a ideia da interdisciplinaridade não pode ficar restrita a um processo interno às respectivas áreas, mas entre os componentes curriculares de outras ciências, tratando-se de um processo que instiga a investigação crítica e coletiva; um modo de reelaborar a metodologia para que o educando possa entender as diferentes ramificações do conhecimento como pressupostos aos eixos da politecnia.<hr/>This article is meant to present, through an ethnographic qualitative research, via the use of observation and logbook, how meetings of the knowledge area among high schoolteachers in polytechnic may favor interdisciplinarity, qualification and teacher appreciation, in order to maximize the process teaching-learning and minimize rates of repetition and dropout basic education in the Gaucho state. I was examined that the interdisciplinarity idea can't be restricted to an internal process to the respective areas, but among the curricular components of other sciences, in the case of a process instigate collective research and critical; a way of reframing the methodology so that the student can understand different branches of knowledge assumptions as to the axes of the polytechnic. <![CDATA[The signification of pedagogy: discourses of teachers trainers and epistemologies in flow]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de um artigo que apresenta reflexões em torno dos resultados de uma pesquisa de campo cujo objetivo consistiu em compreender como professores que atuam como formadores de pedagogos em uma Universidade Pública brasileira atribuem significados epistemológicos à Pedagogia. O processo metodológico se definiu pela realização de entrevistas semi-estruturadas com 10 (dez) professores formadores que ministravam disciplinas de Fundamentação da Educação no curso de Pedagogia e pela análise dialógica do discurso (abordagem bakhtiniana) em interação com aportes analíticos providos pela Teoria das Representações Sociais. Aborda-se que a Pedagogia está inserida no campo de significações acerca do conhecimento pedagógico, do próprio curso e da identidade profissional do pedagogo, bem como representações resultantes do processo de significação que foram identificadas no discurso dos professores formadores e os modos de incidência das mesmas na construção das perspectivas de ensino que orientam a sua ação docente.<hr/>This is a paper that presents reflections around the results of an empirical research, whose objective was to understand how professors, who act as teachers' trainers in a Brazilian Public University, give epistemological significances to Pedagogy. The methodological process was defined by the realization of semi-structured interviews with ten (10) teachers trainers who ministered courses in Pedagogy career and by the Dialogic Discourse Analysis (Bakhtin's approach) in interaction with analytical inputs provided by the Theory of Social Representations. We approach that Pedagogy is insert in the field of significations about the pedagogical knowledge, the Pedagogy Course and the professional identity of the teachers, as well as the representations resulting from the process of signification that were identified in the discourse of teachers trainers and the incidence modes of same in the construction of educational perspectives that guide their teaching. <![CDATA[Por una conciencia educativa en red]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100135&lng=es&nrm=iso&tlng=es En un mundo crecientemente complejo, comprender unilateralmente realidades tan variables como las socio-educativas parece un caminho complicado. Esta contradicción presente en nuestras sociedades (pos) modernas está acompañada de relaciones de poder que legitiman un único punto de vista de experiencias y conocimientos. Mediante la reflexión teórica, se pretende colaborar para desenmascarar los processos de legitimación de la ciencia moderna y de deslegitimación del resto de formas de conocer, especialmente en educación. Necesitamos así valorar otros caminos inclusivos, que recojan la urgencia de cambiar paradigmas epistemológicos dominantes por otros basados en redes de conocimientos plurales y horizontales. Se recoge en el texto que outro tipo de educación tiene que desarrollarse, epistemológicamente inclusiva y con ideas como red, cotidiano, pluralidad y horizontalidad como pilares, determinantes para un entendimiento democrático del mundo.<hr/>In an increasingly complex world, the unilateral understanding of such variables realities as social and educational looks like a difficult path. In an increasingly complex world, the unilateral understanding of such variables realities as social and educational looks like a difficult path. This contradiction present in our (post)modern societies is accompanied of power relations that legitimize a single point of view of experiences and knowledge. Through theoretical reflection, is intended to assist to unmasking the processes of legitimation of modern science and of delegitimation of other ways of knowing, especially in education. We need to evaluate other pathways to inclusion, which collect the urgency to change dominant epistemological paradigms to other based on plural and horizontal knowledge networks. Stated in the text that other education must develop, epistemologically inclusive, and with ideas as network, daily, plurality and horizontality as pillars, crucial to a democratic understanding of the world. <![CDATA[Lights, camera, education: cinema in educational contexts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100145&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho busca uma interlocução com a produção científica, publicada nos últimos dez anos, circunscrita à temática: cinema, infância, educação e psicologia, procurando elucidar o modo como os profissionais que trabalham com crianças têm articulado o cinema como estratégia de intervenção. Em um total de sessenta e dois artigos levantados, verificou-se que contemplavam parcialmente a temática investigada e que nenhum deles tratava do "fazer cinema" como ação fundamental em projetos educacionais para a infância. Assim, foram selecionados para análise dois desses trabalhos, por caracterizarem intervenção e utilizarem o cinema como estruturante de oficinas. Concluímos que o cinema parece estar fora de cena quando se trata de seu uso como disparador de processos emancipatórios como um elemento que engendra movimentos de desnaturalização de papéis dados socialmente e como elemento que provoca o questionamento de nossas suposições.<hr/>This article seeks an interlocution with the scientific production from the past ten years circumscribed to the following themes: cinema, childhood, education and psychology. This interlocution aims to illuminate the way in which professionals who work with children have articulated cinema as a strategy of intervention. Sixty-two articles were found. These articles only partially contemplate the investigated theme and none of them was about "film making" as a fundamental action in educational projects for childhood. Thus, two of these articles were selected for analysis, because they described interventions, and because they used cinema as a structuring aspect of group work. We concluded that cinema is still out of scene when it comes to its use as a trigger for emancipatory processes; as an element that engenders movements of denaturalization of socially given roles; and as an element that provokes questioning of our taken-for-granted assumptions. <![CDATA[Environmental education in school everyday: problematizing spacetimes of the formation process of creation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100159&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo tem como foco a educação ambiental produzida/tecida no cotidiano escolar. Apresenta, como um dos objetivos principais, a problematização do processo formativo da educação ambiental e das práticas realizadas pelos sujeitos do cotidiano escolar. Envolve-se metodologicamente com a proposta da cartografia e pressupostos do cotidiano, buscando evidenciar e compreender as narrativas e práticas presentes em duas escolas públicas do noroeste do estado do Espírito Santo. Parte do pressuposto de que toda pesquisa também é uma aposta política. Este estudo se envereda pelo reconhecimento de que, na complexidade cotidiana escolar, estão presentes práticas ambientais que podem ser potencializadas para, assim, contribuírem com novas formas de ser e de estar no mundo. Considera, também, não ser interessante realizar prescrições sobre formas de atuação em determinada realidade, mas sim, imprescindível e urgente repensar e potencializar os processos formativos com os sujeitos envolvidos.<hr/>This study focuses on Environmental Education produced / woven into the school routine. It presents, as a major goal, the questioning of the formation process of environmental education and practices carried out by the subjects of the school routine. It gets involved, methodologically, with the proposal of cartography and assumptions of everyday life, an attempt to clarify and understand the narratives and practices present in two public schools in the north western state of Espírito Santo. It parts from the assumption that all research is also a political gamble when you go down the recognition that, in school everyday complexity, are present environmental practices that can be leveraged to, thus, they contribute to new ways of being and living in the world. It also considers not being useful to have provisions on forms of action in a given reality but, essential and urgent to rethink and to enhance the training processes with those involved. <![CDATA[Youth and secondary education: the process of dropouts the school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100171&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute alguns dados da pesquisa "Culturas Juvenis e Formação Educacional: um estudo com jovens estudantes das escolas públicas de Santa Maria que se afastam dos processos formativos" a qual teve como objetivo compreender o processo de afastamento de jovens estudantes da escola. A pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter etnográfico utilizou diferentes técnicas para a produção dos dados: questionário, observação, entrevista, grupos de discussão e análise documental. Os fatores que colaboram para o afastamento dos/as jovens são inúmeros, neste artigo vamos nos deter em alguns: falta de diálogo entre a escola e as culturas juvenis; negligência da importância da atividade intelectual para os estudantes produzindo mais uma forma de exclusão; conteúdos que não atendem as necessidades desses/as jovens estudantes.<hr/>This article discusses some of the research data "Youth Cultures and Education: a study with young students from public schools in Santa Maria that departed from the formative processes" which aimed to understand the process of removal the young school students. The quantitative and qualitative ethnographic research used different techniques for generating the data: questionnaire, observation, interviews, focus groups and document analysis. The factors that contribute to the removal the students are numerous, in this article will be discussed some of them: lack of dialogue between the school and youth cultures; neglects the importance of intellectual activity for the students producing another form of exclusion; Items that do not meet the requirements of young students. <![CDATA[As dimensões da Educação do Campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100183&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Educação do Campo, como parte de um projeto contra-hegemônico de sociedade, vai além de sua versão escolarizada, colocando-se na contramão da lógica capitalista. Sua proposta incorpora as dimensões política, social e cultural, além da própria dimensão pedagógica. Este artigo discute três dessas dimensões: epistemológica, sociológica e formativa, e as articulações entre elas. Em sua dimensão epistemológica, a Educação do Campo contesta a instrumentalização capitalista da ciência; no plano sociológico, opõe-se à exclusão da cultura e do conhecimento dos sujeitos do campo imposta dissimuladamente pela classe dominante; e, do ponto de vista da formação, afirma o trabalho como princípio educativo. Ela sustenta o direito dos povos do campo a pensar e a definir a educação a partir de seu lugar, de sua cultura e de suas necessidades.<hr/>The Rural Education, as part of a counter-hegemonic project of society, goes beyond its school version by fighting against the capitalist logic. Its proposal incorporates political, social, and cultural dimensions, in addition to the pedagogical dimension. This article discusses three of these dimensions: epistemological, sociological and formative, and their articulations. In its epistemological dimension, the Rural Education challenges the capitalist exploitation of science; on the sociological level, it opposes the exclusion of culture and knowledge of the rural people covertly imposed by the dominant class; and from the formative point of view, it promotes the work as an educational principle. It supports the right of rural people to think and to define education from their place, their culture and their needs. <![CDATA[School inclusion: specialized educational service, expertise and normalization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100197&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo busca tensionar as balizas que instituem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) - no cenário da educação inclusiva - como serviço que re/direciona práticas pedagógicas. Direcionamos o nosso olhar para este atendimento apoiadas em um referencial pós-estruturalista - Nikolas Rose e Michel Foucault -, partindo do pressuposto de que o professor de AEE, na condição de profissional especializado, empreende esforços para diminuir os riscos e normalizar os sujeitos. Assim, organizamos o estudo em três momentos: A escola Contemporânea e o contexto inclusivo, Atendimento Educacional Especializado como expertise normalizadora e Triar e intervir: tarefas do professor de AEE. Inferimos que, constituindo-se como expertise, cabe a este profissional aproximar os sujeitos inclusivos da normalidade, investindo esforços em ações específicas e determinadas para cada sujeito, com vistas a produção de subjetividades cada vez mais inclusivas.<hr/>This study aims to pressure the beacons that set the Educational Service Specialist (ESA) - in the scenario of inclusive education - as a service that re/directs pedagogical practices. We direct our looking to this service supported by a post-structuralist framework - Nikolas Rose and Michel Foucault - on the assumption that the ESA teacher, provided specialized professional, undertakes efforts to reduce the risks and normalize the subject. So we organized the study into three periods: The Contemporary and inclusive school context, Specialized Educational Service as normalizing expertise and Screen and intervene: teacher AEE tasks. We infer that, while constituting expertise, it is up to this professional approach inclusive of normal subjects, investing efforts into specific actions and determined for each subject, with a view to producing increasingly inclusive subjectivities. <![CDATA[The role of the academic library in the inclusion of students with disabilities in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta reflexões sobre a educação como um direito de todos e a relevância das bibliotecas universitárias na inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior. Visa analisar a educação inclusiva no ensino superior e compreender os processos pelos quais se articula com as bibliotecas universitárias. A pesquisa baseou-se em referencial teórico com enfoque crítico-descritivo. A coleta de dados foi efetuada por meio de observações em 10 bibliotecas, e entrevistas semiestruturadas com os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR) e 17 alunos com deficiência matriculados na UFPR. A análise dos dados fundamentou-se na análise de conteúdos. Evidencia-se a necessidade da implantação de política institucional inclusiva para erradicação de barreiras e favorecimento no acesso e permanência com sucesso de alunos com deficiência no ensino superior.<hr/>This study presents considerations about education as everyone's right and the academic libraries relevance in the inclusion of students with disabilities. It aims to analyzethe inclusive education in higher education and to understand the processes by which it interacts with academic libraries. The research was developed using theoretical references with a critical and descriptive approach. The data collection was made through observations in 10 (ten) libraries, and semi-structured interviews with librarians from the Federal University of Paraná (UFPR) Library System (SiBi) and 17 (seventeen) students with disabilities at UFPR. The data analysis was made based on content analysis ground. It demonstrates the need to implement institutional policy of inclusion in order to eradicate obstacles and to improve a successful access and retention of students with disabilities in Higher Education. <![CDATA[Meetings, minutes and pedagogical practices: the new school conceptions of teachers at Grupo Escolar Manuel Luís]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100223&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nas primeiras décadas do século passado foram difundidas no contexto educacional brasileiro as ideias da Escola Nova, que chegaram através dos intelectuais que iam estudar no exterior e traziam essas concepções para o Brasil. Essas percepções foram apropriadas por docentes das instituições escolares. Diante disso, este trabalho busca analisar as concepções das professoras do Grupo Escolar Manuel Luís, localizado no Estado de Sergipe, instituição criada no ano de 1924 e que tinha a finalidade de formar as crianças da capital. Primeiramente, faremos um panorama do contexto educacional e sergipano e, em seguida, demonstraremos os principais discursos presentes nas Reuniões Pedagógicas realizadas no Grupo Escolar. Por fim, através da análise das atas, constatamos que as professoras se apropriaram de alguns conceitos da Escola Nova, desenvolvendo assim uma prática escolar pautada nesse pressuposto.<hr/>During the first decades of the last century ideas of the New School began to be spread in the Brazilian educational context, these ideas came through intellectuals who went to study abroad and brought these concepts to Brazil. These perceptions were appropriated by teachers in schools. This paperwork seeks to analyze the teachers' conceptions of the School Group Manuel Luis, located in the state of Sergipe, Brazil, which was established in 1924 and was intended to form children living in the capital city. At first, it will be demonstrated how was the educational context inSergipe, and then the major discourses present in Pedagogical Meeting held at School Group. Through the analysis of the documents it can be seen that teachers have appropriated some concepts of the New School, developing a school practice guided on this assumption. <![CDATA[The Physical Education at school and affectivity: the construction of self-respect]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000100237&lng=es&nrm=iso&tlng=es No debate educacional atual, a preocupação com os aspectos afetivos nas aulas tem sido um dos temas recorrentes. Neste artigo, nosso objetivo foi apresentar estudos que explicitam pressupostos teóricos construtivistas em relação ao desenvolvimento da afetividade de estudantes, buscando tecer relações entre eles e suas contribuições na construção da afetividade em aulas de Educação Física. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. Concluímos que pelo ensino de alguns conteúdos da disciplina há várias possibilidades de favorecer o desenvolvimento do autorrespeito, a partir do resgate e problematização das virtudes morais, a fim de que os alunos tomem consciência das representações que têm de si e do grupo, dos projetos de vida que elegem e possam construir representações nas quais as virtudes morais ocupem um lugar central em sua identidade.<hr/>In the current educational debate, the concern about affective aspects in the classroom has been one important issue. The aim of this article was to present studies that explain constructivist theoretical assumptions regarding the development of affection in students, willing to make a link between its relationships and contributions within the construction of affection in Physical Education classes. Methodological resource was used as literature review in this study. We conclude that by teaching some contents of the discipline there are several possibilities of favoring the development of self-respect starting with the recovery and questioning of moral virtues so that students can take consciousness of the representations they have from themselves, their group, and their elected life projects. Therefore, they will be able to build representations in which moral virtue may play a central role in their identity. <![CDATA[Schools among polish immigrants in Rio Grande do Sul and the Nationalization of Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000107979&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, de 1890 até a Nacionalização da Educação em 1938. Até 1938 havia 106 escolas étnicas polonesas em funcionamento nesse estado, das quais muitas possuíam ensino bilíngue em português e polonês. O material didático utilizado era em língua polonesa e portuguesa, com destaque para textos que retratavam a cultura polonesa e sua adaptação ao contexto dos núcleos coloniais. A História Cultural, como leitura do objeto de pesquisa, tem como metodologia uma abordagem reflexiva-analítica de diferentes fontes, tais como documentos, bibliografia e a História Oral em suas tramas na construção de uma narrativa.<hr/>This paper aims to present results of research on ethnic schools of Polish immigrants in Rio Grande do Sul,Brazil, from 1890 to the Nationalization of Education in 1938. Before 1938, there were 106 (one hundred-six) Polish ethnic schools operating in this state, many of which had education bilingual in Portuguese and Polish. The courseware was used in Polish and Portuguese, with emphasis on texts that portrayed the Polish culture and its adaptation to the context of colonial settlements. A Cultural History, as a reading of the research object, has a reflexive methodology one analytical approach from different sources, such as documents, literature and oral history in his plots to build a narrative.