Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420160002&lang=es vol. 41 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200271&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Professional identity in analysis: a sistematic review of the literature]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200281&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este é estudo de revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi cartografar a investigação em língua portuguesa de 2003 a 2013, no campo da identidade e identidade profissional. A pesquisa foi efetuada em revistas categorizadas na Qualis na área da educação, num total de 30 revistas, utilizando os termos "Identidade" e "Identidade Profissional". Os resultados evidenciaram que os estudos tiveram um incremento, principalmente a partir do ano de 2007 e no âmbito da docência, recorrendo predominantemente a metodologias qualitativas. A identidade surge como um construto de natureza dinâmica, que se transforma em resultado das experiências pesssoais, formativas e profissionais.<hr/>Abstract This study is a systematic review of the literature. The aim is to map the research in Portuguese language from 2003 to 2013, in the field of identity and professional identity. The research was conducted in journals categorized in Qualis in the education field of a total of 30 journals, using the terms "identity" and "Professional Identity". The results showed that the studies had an increase, especially after 2007 and in the context of teaching, using predominantly qualitative methodologies. The identity emerges as a construct with dynamic nature which mostly result of personal, educational and professional experiences. <![CDATA[Curricular area of construction in the process of teacher education and relations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200297&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse artigo resulta de uma investigação cujo objeto de pesquisa é o currículo e a formação de professores. Enfocamos algumas reflexões sobre um currículo para a formação de professores por acreditarmos que esta é um espaço para a construção curricular. A questão norteadora desse trabalho de pesquisa foi "Como o processo de formação de professores e suas relações produzem determinadas configurações de currículos?". Objetivamos com esse estudo investigar a formação de professores, inclusive ou também como um espaço de construção curricular. Privilegiou- se a abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural. O estudo evidenciou que o desenvolvimento curricular está diretamente relacionado ao desenvolvimento da formação do professor no que se refere aos saberes e às práticas.<hr/>Abstract This article results from a research whose object of study is the curriculum and teacher training. We highlight some reflections about a curriculum for teacher education because we believe that this is a space for curriculum construction. The guiding question of this research was "How the process of teacher education and their relationships produce certain configurations of resumes?". This study we aimed to investigate the teacher education as an area of curriculum construction. We focused on the qualitative approach in historical and cultural perspective. The study showed that curriculum development is directly related to the development of teacher training in relation to knowledge and practices. <![CDATA[Dropout in the licentiates to teaching undergraduate courses of Federal Universities: between inclination and competency]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200311&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A evasão de alunos nos cursos superiores se tornou uma temática recorrente a partir da transição de uma educação de elite para uma educação de massas. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o principal momento de evasão nos cursos de licenciatura das Universidades Federais; e ii) avaliar o discurso dos alunos no início do curso, no momento da evasão, e no final do curso para aqueles que permaneceram. O trabalho seguiu dois métodos de coleta de dados: quantitativo e qualitativo; e as análises estatísticas e compreensiva (discursiva). O momento da evasão foi marcado pela redução da potência de agir pelos alunos, principalmente na metade do percurso acadêmico.<hr/>Abstract The student dropout in higher education is a recurrent thematic from the transition of elite education to mass education. The objectives of this work were: i) to analyze the main period of dropout in the licentiates to teaching undergraduate courses of Brazilian Federal Universities; and ii) to evaluate the discourse of students in begin, in dropout moment, and in last year for students that remained in course. The work followed two methods of data sample: quantitative and qualitative; and the statistical and comprehensive analyzes (discursive). The dropout moment was highlight by reduction of power to act by students; it is especially in middle of the academic route. <![CDATA[The citizen and his education in hodiernal Brazil: the roles of the state and the teacher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200329&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo objetiva discorrer sobre a formação do cidadão no Brasil atual, destacando os papéis que o Estado e o conjunto de professores desempenham nesse processo formativo. Metodologicamente, este trabalho baseia-se na revisão da bibliografia concernente ao assunto nele abordado. Assim, partindo da reflexão contemporânea sobre os conceitos de cidadão e cidadania, o texto traz uma abordagem crítica tanto das políticas públicas educacionais formuladas e implementadas no âmbito da União, dos estados e dos municípios a partir da década de 1990 quanto do trabalho docente ora desenvolvido nas escolas públicas brasileiras. Com isso, pretende-se discutir como o Estado e o professorado, atores essenciais no contexto educacional, podem contribuir para o processo da formação cidadã.<hr/>Abstract This article aims to discuss the citizen education in hodiernal Brazil, by highlighting the role that both the state and the teachers play in this training process. Methodologically, this work is based on the review of the literature concerning the subject approached in it. Thus, from the contemporary reflection about the concepts of citizen and citizenship, the text brings a critical approach not only of educational public policies formulated and implemented within the Union, states and municipalities from the 1990s but also of the teaching work developed in Brazilian public schools nowadays. With that, it is intended to discuss how the state and the teachers, key actors in the educational setting, can contribute to the process of citizenship education. <![CDATA[Cultural formation and consumption society: notes arising from an action research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200343&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Visando problematizar aspectos das sociedades hodiernas no que diz respeito aos seus processos de formação cultural, o presente texto apresenta considerações oriundas de uma pesquisa-ação, que teve como referencial principal a Teoria Crítica de matriz frankfurtiana. As manifestações musicais de um grupo de alfabetizandos foram escolhidas como um recorte da realidade social, a fim de discutir fenômenos de consumo e descartabilidade de bens, em especial os culturais. No contexto do trabalho de campo, as categorias emergentes possibilitaram uma ampla discussão sobre elementos envolvidos nos processos de formação cultural nas sociedades marcadas pelo signo do consumo.<hr/>Abstract Aiming to discuss aspects of contemporary societies about to their processes of cultural formation, this article presents considerations arising from an action research, which had as main reference Frankfurt School Critical Theory. The musical manifestations of a group of literacy learners were chosen as a part of social reality in order to discuss the phenomena of consumption and disposability of goods, especially cultural ones. In the context of fieldwork, emerging categories allowed a wide discussion on elements involved in the processes of cultural formation in societies marked by the sign of consumption. <![CDATA[Collaborative work in school: the use of assistive technology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200359&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste trabalho se discute o processo de escolarização dos sujeitos com deficiência a partir de ações-intervenções realizadas na escola, possibilitadas pelo trabalho colaborativo. Objetivou-se descrever as ações respaldadas na Política da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e como estas impulsionaram o processo educacional dos sujeitos com deficiência. Dessa forma, sustentou-se metodologicamente na pesquisa-ação sob perspectiva crítico-colaborativa. Participaram da pesquisa cinco escolas da rede pública regular que possuíam matriculados sujeitos com deficiência. Como resultados, destaca-se o acesso a um currículo mais inclusivo mediante a adaptação de diversos recursos pedagógicos através da implementação da Tecnologia Assistiva. Dessa forma, mostrou-se a necessidade de reorientar as práticas vigentes e buscar novos subsídios que possibilitem delinear uma escola verdadeiramente inclusiva.<hr/>Abstract This research discusses the process of education of people with disabilities from actions and interventions in school by the collaborative work. This study aimed to describe backed actions in Special Education Policy on Inclusive Perspective and how those boosted the educational process of disabled individuals. On this way, was used the methodology of the research action under critical-collaborative perspective. Five public regular schools were participants on this research, and those had enrolled subjects with disabilities. Thus, it showed the need to redirect existing practices and seek new grants that enable design a truly inclusive school. The results highlight the access to more inclusive curriculum by adapting various teaching resources through the implementation of Assistive Technology. <![CDATA[The capital of the crisis and the relationship with brazilian education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200375&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo trata da relação entre a crise do capital e a educação brasileira tendo como objetivo compreender a real função desempenhada pela educação profissional e seus desdobramentos na formação docente, no contexto atual através de um estudo teórico-bibliográfico embasado em autores que dão importância ao tema. Compreende-se a educação como um complexo advindo da categoria trabalho e, por ser também uma das instâncias da sociedade, contribui direta e indiretamente com o capitalismo através da formação de mão de obra para o mercado. Conclui-se que uma educação mesmo nos moldes do capital, pode desenvolver suas aspirações emancipadoras através de intercâmbio de processos de educação mais amplo como a própria vida e os setores que não estão ligados diretamente à educação.<hr/>Abstract This study deals with the relationship between the crisis of capital and Brazilian education aiming to understand the real role played by education and its development in teacher education in the current context through a theoretical and bibliographical study grounded in authors that give importance to the issue . Education is understood as a complex arising from the work category and, being also one of the sectors of society, contributes directly and indirectly to capitalism through manpower training for the market. We conclude that an even education in the capital of the mold, can develop their emancipatory aspirations through exchange of broader education processes as life itself and the sectors that are not directly related to education. <![CDATA[The pedagogical discourse in military dictatorship: Moral and Civic Education & school curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200387&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, o funcionamento do discurso pedagógico utilizado na disciplina de Educação Moral e Cívica, implantada nas escolas brasileiras durante o regime militar. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre um dos livros didáticos utilizados na época: "Educação Moral e Cívica", dos autores Otto Costa, Felipe N. Moschini e José C. Paixão. Por meio da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, procuraremos mostrar os efeitos de sentido produzidos pelo sujeito discursivo e seu interlocutor, observando as diferentes formações discursivas presentes, o processo de interpelação do sujeito pela ideologia e o conceito de interdiscurso/memória discursiva.<hr/>Abstract This article aims to analyze, from a qualitative approach, the operation of the pedagogical discourse used in the discipline of Moral and Civic Education, implanted in Brazilian schools during the military regime. Will be held a case study on one of the didatic textbooks used that time "Moral and Civic Education," of the authors Otto Costa, Felipe N. Moschini and Joseph C. Passion. Through Discourse Analysis (DA) of the French line, try to show the effects of meaning produced by discursive subject and his interlocutor, watching the different discursive formations present, the process of interpellation of the subject by ideology and the concept of interdiscourse/discursive memory. <![CDATA[Environmental little citizen project and environmental education for elementary school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200399&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho tem por objetivo socializar os resultados da pesquisa que analisou as contribuições do Projeto "Cidadão Ambiental Mirim", no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), nos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Colombo-PR. O referencial teórico teve como pressuposto a importância da formação cidadã do educando, comprometido com uma viável sustentabilidade socioambiental. A pesquisa qualitativa, diagnóstico-avalitativa, levantou dados por meio de observações participantes, análise documental, entrevistas e questionários com docentes, equipes pedagógicas e alunos; o tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdos. O estudo revelou que o Projeto tem potencial educativo para estimular a formação cidadã dos educandos, precisando avançar sob o foco da EA crítica, em relação ao seu desenvolvimento prático e na formação dos educadores, na perspectiva de uma educação socioambiental cidadã.<hr/>Abstract The article aims at socializing a research results on the contributions of the "Environmental Little Citizen" Project for the development of Environmental Education (EA), under the citizenship focus, in the elementary years within three public schools in Colombo, PR, Brazil. The basic assumption was the importance of citizen education committed to socio-environmental sustainability. The qualitative diagnostic- evaluative study inquired teachers, pedagogical personnel and pupils about conceptual aspects and procedures of the Project through participant observation, documental analysis, interviews and questionnaires; the data underwent the content-analysis treatment method. Thus, the Project had its educational potential positively ascertained, needing theoretic-methodological improvement and better integration between its main Team and school personnel; as well, it is urgent advancing the preparation of professionals involved, under the focus of civic and environmental education. <![CDATA[High School influences in the future prospects of their students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200411&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente estudo objetivou conhecer a percepção que os estudantes do Ensino Médio de Uberlândia, MG possuem sobre a influência da escola em suas vidas. O estudo foi realizado em sete escolas, com 1.040 alunos de todos os três níveis de seriação do Ensino Médio. Para a maioria dos alunos entrevistados a escola representa algum tipo de mudança positiva e, para muitos, a única finalidade da escola é melhorar as possibilidades de empregabilidade. Por outro lado, muitos demonstram estarem mais conscientes da importância das relações interpessoais, da valorização das diferenças e da diversidade cultural, e querem ter mais voz e espaços no processo educativo. Os jovens estão ansiosos por uma escola que lhes proporcione chances mínimas de trabalho e que se relacione com suas experiências presentes.<hr/>Abstract This study examines perceptions that the high school students of Uberlândia, MG have about the school's influence in their lives. The study was conducted in seven schools with 1,040 students from all three levels of ranking of high school. For most students interviewed school is some kind of positive change and, for many, the only purpose of school is to improve the employability of possibilities. On the other hand, show many are aware of the importance of interpersonal relations, appreciation of differences and cultural diversity, and want to have more say and spaces in the educational process. Young people are eager for a school that provides them with minimal chances of work and that relates to your present experiences. <![CDATA["I'm gay, I'm cheerful, but I'm not a mess!": teaching, homosexuality and aesthetics of existence]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200425&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto traz narrativas produzidas a partir de entrevistas narrativas com um professor homossexual durante uma pesquisa de mestrado. A questão analisada na pesquisa parte da seguinte inquietação: "Quais as narrativas, experiências e de que modos se constituem @s professor@s homossexuais?". Foi utilizado como referencial teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista. A partir dessa perspectiva puderam ser problematizadas as formas pelas quais o professor pesquisado vai se constituindo enquanto docente homossexual e discutir como esse professor vai se produzindo nas relações de poder, nas relações com o outro e, sobretudo, como se relaciona com a instituição escolar. Assumir-se enquanto professor homossexual organiza a forma com que o sujeito se comporta dentro escola, vivenciando um contínuo processo de negociação com o outro e consigo mesmo.<hr/>Abstract This text brings narratives produced from interviews with a homosexual teacher for a master thesis. The question examined in the research of the following inquiry: "What are the narratives, experiences and modes that constitutes teachers gay?". Was used as theoretical and methodological framework poststructuralist perspective. From this perspective might be problematized the ways in which the teacher researched will constitute as gay teacher and discuss how this teacher will be producing power relations, in relations with each other and especially how it relates to the academic institution. Coming out as gay teacher organizes the way the subject behaves in school, experiencing an ongoing process of negotiation with each other and with themselves. <![CDATA[Bodies-ears of these times: cochlear implant media]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200435&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre mídia e a fabricação dos sujeitos surdos. Do conjunto de materiais, recortamos do Programa Fantástico especificamente o quadro sobre saúde, na reportagem intitulada "Crianças que nasceram surdas escutam pela primeira vez". Tornamos a mídia um campo social a partir das ferramentas teóricas foucaultianas - discursos e sujeitos - analisando textos e imagens, extraindo deles seus enunciados e os regimes de verdade que produzem, de forma minuciosa, com regularidade e suposta legitimidade, um padrão social de referência e correção por meio do implante coclear - corpos-sujeitos-ouvidos - desejável. Ainda é possível perceber a invisibilização da língua de sinais e a produção de discursos que tratam a surdez como uma deficiência, localizada em um lugar de possível correção pelo implante coclear.<hr/>Abstract This article presents a reflection about the relations between the media and the fabrication of deaf citizens. The set of materials, we cut of the program "Fantastic" specifically the presentment of health, story titled "Children that was born deaf hear for the first time". We make the media a social field from Foucault's theoretical tools - speeches and subjects - analyzing texts and images, extracting them their statements and the truth regimes that produce, in detail, on a regular and supposed legitimacy, a social pattern and correction by means of cochlear implants - body-subject-ears - desirable. It is still possible notice the invisibilization of sign language and the production of speeches that treat deafness as a disability, located in a place of possible correction by the cochlear implant. <![CDATA[The educational mission to Uruguay: what the newspapers A Federação and Correio do Povo say]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200447&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é analisar como a missão educacional encaminhada ao Uruguai pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Antonio Augusto Borges de Medeiros, foi abordada na imprensa sul-rio-grandense. Para tanto, trabalhamos com as edições dos anos de 1913 e 1914 de dois periódicos: A Federação e o Correio do Povo. A análise das reportagens evidenciou um interesse das autoridades governamentais em noticiar por meio dos periódicos locais, o andamento da missão educacional enviada ao país vizinho. Para além do interesse da possibilidade real de alavancar a educação sul-rio-grandense, o governo republicano buscava também vender a imagem de uma administração moderna, eficiente e preocupada com os rumos a serem tomados pelo Estado.<hr/>Abstract This paper aims to discuss how the educational mission sent to Uruguay by the governor of the State of Rio Grande do Sul, Antonio Augusto Borges de Medeiros, was addressed by the local press. To this end, the issues of the years 1913 and 1914 of two newspapers were taken for analysis: A Federação and Correio do Povo. Results showed an interest of government authorities in reporting through such newspapers the ongoing educational mission sent to the neighboring country. Apart from the interest of the real possibility of leveraging education in the State, the Republican government also sought to sell the image of a modern and efficient administration, concerned with the direction to be taken by the State. <![CDATA[Roraimeira movement: intercultural anthropophagic contributions and the arts education in the state Roraima]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200459&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é resultante de uma pesquisa de Iniciação Científica que teve como principal objetivo investigar as possíveis contribuições do processo antropofágico contido no Movimento Roraimeira para o ensino das artes no estado de Roraima, numa perspectiva intercultural de educação. Tal proposta surge da necessidade de se pensar uma educação voltada às particularidades do estado, tendo em vista a diversidade cultural presente em sua constituição, bem como, a precária qualificação profissional dos professores(as) atuantes no ensino de artes, os quais, em grande maioria não possuem formação na área. A pesquisa possui caráter bibliográfico onde foram analisadas as produções culturais do Movimento Roraimeira - 1988 a 2000 -, e discutidas com base em autores do campo da educação, do ensino de artes, da intercultura e da Antropofagia Cultural Brasileira.<hr/>Abstract This article is the result of a scientific initiation research that aimed to investigate the possible contributions of cannibalistic process contained in Roraimeira Movement for arts education in the state of Roraima, from an intercultural perspective of education. This proposal arises from the need to think about an education to the state's particularities, with a view to cultural diversity present in its constitution, as well as the poor professional qualifications of teachers (as) working in arts education, which, in large most have no training in the area. Research has bibliographical which analyzed the cultural productions of Roraimeira Movement - 1988 to 2000 - and discussed based on field of authors of education, arts education, intercultural and the Brazilian Cultural Antropofagia. <![CDATA[Ethnographic scenes to understand masculinities representations in school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200483&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste texto, busca-se entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados da investigação de doutorado concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidades. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em duas partes: (1) cultura visual e possibilidades etnográficas em pesquisas com crianças e; (2) representações de masculinidades em sala de aula a partir dos estudos de gênero e sexualidades.<hr/>Abstract This paper sets out to reach an understanding of the process of how masculinities ae formed based on interactions between a group of twenty children. The results of a doctoral research paper are presented, which was submitted in 2014, as part of the Post-Graduate Program in Art and Visual Culture of the Federal University of Goiás (Brazil). The theoretical perspective focuses on post-structuralist discussions of studies on visual culture, education, gender and sexualities. The research methodology took an ethnographical slant and used focus groups, photographs and a field diary as instruments for producing data. The text is organized into two parts: (1) visual culture and ethnographic possibilities in research studies on children and; (2) representations of masculinities in the classroom based on gender and sexuality studies. <![CDATA[Recognition of other: philosophical theories and teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442016000200509&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste texto, busca-se entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados da investigação de doutorado concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidades. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em duas partes: (1) cultura visual e possibilidades etnográficas em pesquisas com crianças e; (2) representações de masculinidades em sala de aula a partir dos estudos de gênero e sexualidades.<hr/>Abstract This paper sets out to reach an understanding of the process of how masculinities ae formed based on interactions between a group of twenty children. The results of a doctoral research paper are presented, which was submitted in 2014, as part of the Post-Graduate Program in Art and Visual Culture of the Federal University of Goiás (Brazil). The theoretical perspective focuses on post-structuralist discussions of studies on visual culture, education, gender and sexualities. The research methodology took an ethnographical slant and used focus groups, photographs and a field diary as instruments for producing data. The text is organized into two parts: (1) visual culture and ethnographic possibilities in research studies on children and; (2) representations of masculinities in the classroom based on gender and sexuality studies.