Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420170002&lang=pt vol. 42 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Paisagens de Aprendizagem: acampamentos norteamericanos de verão e suas possibilidades educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200267&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Por mais de 100 anos pesquisadores do campo da educação têm se preocupado com “hiatos de aprendizagem no verão” de estudantes que demonstram descréscimo de aprendizagem durantes os meses de verão fora da escolar. Ao mesmo tempo, acampamentos norte-americanos de verão tem fornecido paisagens para aprendizagem de inúmeras gerações de estudantes em idade escolar com o intuito de aprimorar habilidades e construir competências. A despeito da atual disponibilidade das experiências de acampamento para atenuar esse “hiato de aprendizagem de verão”, as reformas educacionais contemporâneas não têm ainda reconhecido a aparente conexão natural entre acampamentos e escolas. Esse artigo examina, assim, tanto os laços históricos e teóricos significativos que subjazem as configurações do movimento de campistas e da escolar formal, quanto as possibilidades contemporâneas dos acampamentos para a aprendizagem do século 21, cujas competências envolvem o estabelecimento de vínculos sociais e colaborativos, redefinição de papeis, de confiança, independência e aprimoramento academic. As conclusões indicam a signficativa importância das experiências de aprendizagem nos acampamentos para as crianças, como também a necessidade de formulação de políticas educacionais que criem oportunidades de aprendizagem extra-curriculares - tais como oferecidas pelos acampamentos de verão.<hr/>Abstract: For over 100 years educational researchers have concerned themselves with a “summer learning gap” for students who experience academic losses during the summer months they are away from school. Simultaneously, American summer residential camps have provided landscapes of learning for generations of school children to improve skills and build competencies. Despite the current availability for camp experiences to fill the “summer learning gap” experienced by students during the summer vacation, contemporary education reform initiatives have largely not recognized the seemingly natural connection between camp and school. This article examines the significant historical linkages and theoretical underpinnings that relate the American camp movement and formal school settings, as well as contemporary possibilities for camps to serve as learning landscapes for 21st century learning outcomes that include relationship building, role modeling, collaboration, confidence, independence, and academic enhancement. Conclusions of the article indicate the significant role of camp experiences in the learning lives of children, and the need for policy makers to adopt reforms that include provisions for out-of-school time learning opportunities such as summer camp. <![CDATA[Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200285&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo resulta de uma pesquisa acadêmica concluída cujo objetivo foi conhecer e compreender o que crianças ensinam e aprendem na prática social de brincar na educação infantil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve observação participante, com registros em diário de campo, dos momentos de brincadeira livre de 14 crianças com idade média de três anos e sua professora, em uma sala de educação infantil pública. Realizou-se a discussão na perspectiva qualitativa, à luz do referencial teórico, a partir de três eixos de análise. Os resultados revelaram que ao brincarem juntas, as crianças experienciaram momentos de partilha e negociação de brinquedos e brincadeiras, fortaleceram laços de amizade, manifestaram preferências e ideias, construíram estratégias para a dinâmica da brincadeira, vivenciando oportunidades de formação para a vida.<hr/>Abstract The article is the result of an academic research completed that aimed to know and understand what children teach and learn in social practice to play in early childhood education. The research was participant observation, in the qualitative approach with daily records of course, moments of play free of 14 children with an average age of three years and their teacher in a public early childhood education room. It held a discussion on the qualitative perspective, in light of the theoretical framework, based on three axes of analysis. The results showed that when playing together, children experienced moments of sharing and bargain of toys and play, strengthened bonds of friendship, expressed preferences and ideas, were created strategies to the dynamics of the play, experiencing formation opportunities for life. <![CDATA[Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo analisar a Didática na formação inicial do professor no curso de Pedagogia em sua relação com a prática docente. Problematiza a Didática enquanto disciplina voltada à formação de professores articulada à prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa e a análise toma por base registros dos estudantes, coletados na autoavaliação da disciplina Didática do curso de Pedagogia de uma IES da cidade de Curitiba. Os aportes do estudos incluem Martins, Veiga, Romanowski, Santos e outros, que discutem a compreensão dessa disciplina e sua interlocução com a prática para a formação de professores. Os resultados mostram que a Didática possibilita aos estudantes a compreensão das situações de aprendizagens, tendo como ponto de partida a prática social problematizada a partir das vivências e experiências dos docentes e discentes da escola básica.<hr/>Abstract This article aims to analyze Didactics in the initial formation of the teacher in the course of Pedagogy in its relations with the teaching practice. Problematizes Didactics as a discipline focused on teacher formation articulated to teaching practice. The methodology is a qualitative approach and the analysis is based on student narrative collected in the self-assessment of the Didactics course of the course of Pedagogy of an IES in the city of Curitiba. The contributions of the studies include Martins, Veiga, Romanowski and Santos, and others, who discuss the understanding of this discipline and its interlocution with the practice for the formation of teachers. The results show that Didactics enables students to understand learning situations based on the problematic social practice based on the experiences and experiences of the teachers and students of the basic school. <![CDATA[Educação popular na América Latina e a questão social: da desigualdade à resistência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200319&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem como temática central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo do trabalho é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas possíveis interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. Para alcançar tal objetivo, optou-se pela revisão bibliográfica, cabendo ressaltar que o trabalho se pauta pela perspectiva teórica histórico-crítica. Identifica-se na educação popular, emergente no contexto em foco, contribuições para a tomada de consciência e emancipação humana. Espera-se que as considerações aqui trazidas, ao não encerrarem o debate em torno da temática, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro.<hr/>Abstract This study has as its central theme the popular education in the Latin American context. The objective is to contextualize the popular education in Latin America, demonstrating its possible interfaces with the social question in its constitutive dimensions: inequality and also resistance. To achieve this goal, was opted for the literature review, fitting to emphasize that the work is guided by the historical-critical theoretical perspective. Identifies in popular education, emerging in the context in focus, contributions to the awareness and human emancipation. It is expected that the considerations here brought to close the debate on the subject, can contribute to the establishment of new reflections able to discuss with our history's largest property and therefore better understand our present and think about the limits and possibilities for our future. <![CDATA[Panorama das pesquisas sobre seminário integrado no Ensino Médio Politécnico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200333&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo apresenta o que se mostra nos estudos desenvolvidos sobre Seminário Integrado. Para esta pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica, foi utilizada a análise textual discursiva de dissertações e teses produzidas em cursos de Pós-Graduação, no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016, resultando três categorias: Ensino Médio Politécnico: limites e possibilidades; Seminário Integrado: um espaço para a pesquisa e construção da autonomia; Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo. O Seminário Integrado mostrou-se relevante para o desenvolvimento da pesquisa na escola de Educação Básica, constituindo um espaço privilegiado nas escolas, de construção coletiva e de produção de conhecimento, embora ainda trabalhado isoladamente por alguns professores.<hr/>Abstract This article aims to investigate what studies in integrated seminars evidence. In this hermeneutical/phenomenological qualitative research discursive textual analysis of dissertations and thesis made in postgraduation courses in Rio Grande do Sul have been used in the 2012 - 2016 period resulting in three categories: Polytechnic high school: limits and possibilities; Integrated seminars: a space for research and autonomy construction; Being an integrated seminars teacher: a space to give new meanings to research and in classroom and in the collective. Integrated seminars reveal power to fundamental school basic research development, being a collective construction privileged space in schools as well as a knowledge production tool even when singly used by some teachers. <![CDATA[Teoria multicultural em trabalhos acadêmicos e sua relação com as práticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200347&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por objetivo investigar como a teoria do multiculturalismo se apresenta em trabalhos acadêmicos disponíveis no Portal CAPES e a possível relação destes trabalhos com as práticas pedagógicas. Na primeira parte do trabalho efetuou-se uma revisão bibliográfica sistematizada, em seguida realizou-se uma busca com critérios de período, considerando o momento em que se afloram as discussões referentes ao o multiculturalismo no Brasil. E, por fim, foram analisados os trabalhos selecionados buscando respaldo em autores como Hall (2003), MacLaren (2000), Silva (2000), entre outros. Ainda que seja um tema já instituído no universo acadêmico, a análise revela que este assunto ainda merece ser mais pesquisado, sobretudo em relação à discussão do multiculturalismo e sua articulação às práticas pedagógicas, de modo que contribua para propiciar, a pesquisadores e professores, processos de reflexão que permitam construir uma educação mais justa e democrática.<hr/>Abstract The present article aims to investigate how the theory multiculturalism is presented in the academic works available in the CAPES Portal and the possible relation of these works with the pedagogical practices. In the first part of the work a systematized bibliographical review was carried out, followed by a search with period criteria, considering the moment in which the discussions regarding the multiculturalism in Brazil surface. And, finally, the selected papers were analyzed, seeking support in several authors such as Hall (2003), MacLaren (2000), Silva (2000), among others. Although it is a theme already established in the academic universe, the analysis reveals, that this subject still deserves to be researched, especially in relation to the discussion of multiculturalism and its articulation with pedagogical practices, so that so that it contributes to provide researchers and teachers whit reflection processes that allow the construction of a more just and democratic education. <![CDATA[Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: memórias vivenciadas no estágio supervisionado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200361&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo visa socializar reflexões sobre processos de formação/ ação docente, tomando por referência a narrativa de professores atuantes na Educação Básica sobre metodologias de ensino desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e consideradas positivas. Retrata pesquisa apoiada na história oral, desenvolvida por dois professores universitários, mediante a necessidade de superação da visão acrítica observada na maioria dos “futuros professores” relacionada ao Estágio Supervisionado. Os estagiários realizaram entrevistas orais com os professores atuantes em diferentes níveis e áreas do saber, acerca das metodologias de ensino; exposição de pôsteres divulgando as mesmas; e, ainda, realização de oficinas pedagógicas adaptando as diferentes metodologias à conteúdos da geografia escolar. A experiência metodológica se mostrou enriquecedora tanto para os professores, quanto para os alunos envolvidos.<hr/>Abstract This article aims to socialize reflections on teacher training processes, taking as reference the narratives of teachers working in Basic Education on teaching methodologies developed in the daily classroom and considered positive. It portrays research based on oral history, developed by two university professors, through the need to overcome the uncritical view observed in the majority of "future teachers" related to the Supervised Internship. The trainees conducted oral interviews with teachers at different levels and areas of knowledge about teaching methodologies; exposing posters advertising the same; and also the realization of pedagogical workshops adapting the different methodologies to the contents of the school geography. The methodological experience was enriching both for the teachers and for the students involved. <![CDATA[As competências como um modo de pensar a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata sobre a relação entre competências e educação. Retoma aspectos históricos do uso do termo tomando como materialidade de análise a legislação educacional brasileira, a partir da LDB/1996. A perspectiva dos autores encaminha a discussão para a importância da formação por competências que não objetivem apenas capacidades para o saber fazer. Entendem a importância do modelo educacional por competências, desde que a importação do campo do trabalho traga para o da educação a integralidade: aprender a criar, a fazer e a gestar. Tomam, ainda, posição contrária à fragmentação presente na legislação analisada, o que fica evidente na descontinuidade do uso de competências em leis ou partes das leis referentes aos diferentes níveis de ensino. Defendem, assim, a educação para o ser situado em todas as dimensões do viver e conviver na sociedade contemporânea.<hr/>Abstract The article discusses the relationship between skills and education. Retakes historical aspects of the use of the term taking as materiality of analysis Brazilian’s educational legislation, from the LDB/1996. The perspective of the authors forwarded to discussion of the importance of education for skills that do not offer only capacity for the knowhow. It is understood the importance of the educational model for skills, since the import of the fieldwork brings to the education comprehensiveness: to learn how to create, to do and to gestate. Also Taking position against the fragmentation present in the analyzed legislation, which is evident in the discontinuance of the use of skills in laws or parts of laws relating to different levels of education. They argue, therefore, education for the being situated in all dimensions of living and coexisting in contemporary society. <![CDATA[Cotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200385&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discutir como o respeito e desrespeito aparecem no cotidiano escolar e são significados nas falas e nos registros dos educadores. Para tanto, foram analisados dados coletados nos Livros de Ocorrência Escolar (LOE). Trata-se de uma pesquisa documental de análise qualitativa, onde utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. A discussão teve como aporte teórico a teoria históricocultural. O estudo aponta a necessidade da compreensão de como se dá a construção do respeito por parte daqueles que atuam no ambiente escolar, bem como seu importante papel nesse processo, sem deixar de levar em consideração questões como cultura, autoridade e comprometimento com a garantia ao acesso do conhecimento.<hr/>Abstract This article aims to discuss how respect and disrespect appear in school quotidian and are signified in the speeches and in the registers of educators. For that, data collected in the School Occurrence Books (LOE) were analyzed. This is a documentary research of qualitative analysis, where the technique of content analysis was used. The discussion had as theoretical contribution the historical-cultural theory. The study points out the need to understand how the construction of respect by those who work in the school environment takes place, as well as its important role in this process, while taking into account issues such as culture, authority and commitment to guarantee access of knowledge. <![CDATA[Ansiedade e desempenho escolar no ensino fundamental I]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200397&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo objetivou avaliar a ansiedade em alunos do Ensino Fundamental I e eventuais diferenças com relação ao sexo, idade, ano escolar, tipo de escola e desempenho acadêmico nas disciplinas de matemática e português. Nesta pesquisa de campo, foram avaliados 134 alunos de duas escolas, uma pública e outra particular do sul do Estado de Minas Gerais. Do total, 70 eram meninas e as idades variaram de 7 a 10 anos. Os estudantes estavam cursando do 2º ao 5º ano. Foi utilizado o Inventário de Ansiedade na Escola e as notas dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. Os resultados apontaram um nível médio de ansiedade escolar e não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na avaliação da ansiedade com relação às variáveis estudadas. Como há carência de pesquisas com as crianças quanto à ansiedade escolar nesse nível de ensino, considera-se importante avaliar outras amostras.<hr/>Abstract This study aimed to evaluate anxiety in students of elementary school and any differences with regard to gender, age, school year, school type and academic performance in math and Portuguese. In this field research, we evaluated 134 students from two schools, one public and one particular of the southern state of Minas Gerais-Brasil. Of the total, 70 were girls and the ages ranged from 7 to 10 years. The students were attending the 2nd to 5th year. Anxiety Inventory at the School and students' grades in the subjects of Portuguese and Mathematics was used. The results showed an average level of school anxiety and statistically significant differences weren’t found in the evaluation of anxiety regarding the variables studied. As there is a lack of research with children as the school anxiety in this level of education, it is considered important to evaluate other samples. <![CDATA[O escritor-escrevente no Educador extemporâneo: um jogo possível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200411&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto lança questões as quais não responde, a fim de pensar, com Barthes e Calvino, os problemas da linguagem nas formalizações da escrita educacional. Faz uso de A lógica do sentido, de Deleuze, para tratar a escrita como jogo atemporal e poético. Em sua tradução, os signos escreventes transportam os textos aos múltiplos papéis do escritor- autor, do escritor-escrevente, do escrevente-educador em busca das possibilidades da linguagem. O caráter monstruoso com que se reveste o texto literário frente à linguagem educativa instrumentadora, surge como força que transporta as palavras concretas aos devires autorais. Tais variações colocam em pauta uma ética dos signos que toma as aporias do neutro como mote para perguntas que, propositadamente, são mantidas em aberto.<hr/>Abstract This text floats questions which it cannot answer, in order to reflect with Barthes and Calvino, on the problems of language in formalizations of educational writing. It uses The Logic of Sense by Deleuze to treat the writing as a nontemporal and poetic game. In its translation, the scriptor signs transport the texts to the multiple roles of the writer-author, the writer-scriptor and the scriptor-educator in a search for possibilities of language. The monstrous character with which the literary text is covered when it faces the instrumentive and educative language, flourishes as a force that transports the concrete words to the authorial becoming. Such variations put on the agenda an ethic of sings that considers the aporias of the neutral as a motif for questions that are, purposefully, maintained open. <![CDATA[Metacognição em grupos de Problem-based Learning (PBL)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200421&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Aprendizagem em grupo é um processo que envolve a mobilização de funções cognitivas e desenvolve competências necessárias no decorrer da vida. A Problem-based Learning (PBL), uma proposta de aprendizagem em grupo, enfatiza o desenvolvimento cognitivo e pode potencializar a metacognição. Objetivou-se responder as questões: 1) a PBL é uma metodologia que envolve o desenvolvimento da metacognição? 2) pode-se relacionar os estudos da metacognição no contexto grupal à PBL? Realizou-se o estado do conhecimento do tema, entre 2010 a 2015, contendo os termos metacognition e Problem-based Learning, no portal de periódicos da CAPES. Oito pesquisas foram selecionadas por descreverem evidências empíricas da metacognição em grupos de PBL. A PBL pode ser aplicada aos estudos de aprendizagem em grupo e metacognição, por mobilizar conhecimentos, a tomada de consciência e o autocontrole.<hr/>Abstract Group learning is a process that involves cognitive functions mobilization and develops skills necessary throughout life. Problem-Based Learning (PBL), a proposal of group learning, emphasizes the cognitive development and may make the metacognition stronger. The objective was to answer the questions: 1) is PBL a methodology that involves metacognition development? 2) can we relate metacognition studies on group context to PBL? State of the art researches over the theme were realized, between 2010 - 2015, containing the terms metacognition and Problem-based Learning, in CAPES portal journals. Eight researches were selected because they describe empirical evidences of metacognition in PBL groups. PBL can be applied to studies group learning and metacognition, by mobilizing knowledge, awareness and self-control. <![CDATA[Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200435&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo resulta de uma pesquisa que analisou estratégias de visibilidade e ações docentes utilizadas por professores brasileiros no Twitter. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho netnográfico, realizado através de observação encoberta e análise de tweets de um grupo que possui conta ativa no Twitter. O argumento central é que a visibilidade no Twitter é um capital social forjado por meio das estratégias que os sujeitos instituem nos Sites de Redes Sociais. Esse capital é singular, considerando que estar ativamente na rede, opinando, tecendo considerações, compartilhando, constitui-se ação educativa e resulta em valorização social e econômica. O estudo conclui que a visibilidade mediada no Twitter é uma forma de alcançar valorização social na dimensão docente, pois alcançar visibilidade é acumular tipos de capital social, sendo, portanto, uma estratégia profissional.<hr/>Abstract This paper is result of a search that aimed to analyze the visibility strategies and teacher actions used by Brazilian teachers on Twitter. The article is a qualitative study, ethnographic, made through covert observation and tweet analysis of a teachers group that have active account on Twitter. The main argument is that the visibility on Twitter is a social capital wrought by means of strategies that the individuals established on Social Networks Sites. This capital is singular, seeing that being active on the network, giving opinions, doing some considerations, sharing, constitutes educational action and results in social and economic valorization. The study concludes that the mediated visibility on Twitter is a way to achieves the social valorization on teachers dimension, inasmuch as to achieve visibility is to accumulate some kind of social capital, being, therefore, a professional strategy. <![CDATA[Dimensões da construção e execução do projeto político pedagógico: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200451&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Projeto Politico Pedagógico (PPP) é uma importante ferramenta, articulada a outras, para a construção da educação de qualidade. Deve englobar a comunidade, os alunos e o corpo de funcionários da escola. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis - Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para a realização deste trabalho, procedeu-se a alguns passos metodológicos, dentre eles: pesquisa bibliográfica; elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa e realização de trabalho de campo. Concluise com este estudo que a construção e execução do PPP enfrentam diferentes dificuldades, dentre elas: os prazos estabelecidos pelo Estado para sua elaboração e a dificuldade em despertar o interesse da comunidade escolar para a participação coletiva.<hr/>Abstract The Pedagogical Political Project (PPP) is an important tool, articulated the other, for the construction of quality education. Must include the community, students and staff of the school. This article presents the results of a survey conducted in a public school in the city of Anápolis - Goiás. Its goal is to highlight how the PPP was constructed and applied in school practice of the institution. To carry out this work has some methodological steps, among them: bibliographical research; development and implementation of research instruments and performing field work. This study concluded that the construction and implementation of PPP facing various difficulties, including: the deadlines set by the State for its preparation and the difficulty in awakening the interest of the school community for collective participation. <![CDATA[Trabalho docente em sala de aula: interferências externas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000200467&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe uma reflexão sobre as diversas interferências que agentes externos causam sobre o trabalho docente. O objetivo é identificar e analisar situações que interferem na prática docente e no desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico, a partir de observações, em sala de aula, das práticas pedagógicas de 05 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Sinop, Mato Grosso. A problemática que se insere nessa análise caracteriza-se por compreender tanto a importância da dinâmica escolar no desenvolvimento das práticas de ensino, bem como entender também a importância da organização e gestão escolar, na perspectiva de desenvolver um trabalho colaborativo entre os agentes educacionais, para a renovação na e da escola.<hr/>Abstract This article proposes to reflect on the different interferences that external agents cause on the teaching work. The objective is to identify and analyze situations that interfere in the teaching practice and in the development of the organization of the pedagogical work in the classroom. The reflection is based on classroom observations of the pedagogical practices of 05 teachers from the initial years of elementary school in a school in the Municipal Public Network of Sinop, Mato Grosso. The problematic of this analysis is characterized by understanding the importance of school dynamics in the development of teaching practices, as well as understanding the importance of school organization and management, with a view to developing a collaborative work among educational agents, for the renewal in and school.