Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420170003&lang=es vol. 42 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300501&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Comunidades profesionales de aprendizaje: oportunidades de desarrollo profesional en la exclusión y diversidad rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300505&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumem Las recientes iniciativas oficiales dirigidas al profesor buscan impregnar de nuevos principios, estrategias e instrumentos su desempeño. Pero se trata de significados que buscan desplegarse sobre contextos diversos, colmados de tradiciones que no necesariamente pueden ser coinciden tes o abiertamente permeables y que de no ser considerados podrían generar resistencias que obstaculicen el cambio deseado y posterguen los anhelos de contar con reales oportunidades de aprendizaje. En par ticular, el desarrollo de la escuela y del profesor rural requiere estrate gias ambiciosas, que tomando distancia de coordenadas de oposición urbano-rural y de un enfoque del déficit consideren la complejidad de las dinámicas territoriales, multiculturales y lingüísticas. Sobre la base de un análisis crítico-descriptivo este artículo aborda los elementos configurativos del desempeño del profesor rural y evalúa los alcances teórico-prácticos de una estrategia de Comunidades Profesionales de Aprendizaje. <hr/>Abstract In Chile, the policy for professional development seeks to confer a new basis, strategies and tools to the performance of schools and the tea chers’ labor. It is related to new concepts and meanings to be applied in different contexts, full of tradition, which not necessarily are the same or open, and if not consider could generate some obstacles for the desire change and which may also interfere with the goal of having real development opportunities. In particular, the development of ru ral schools and teachers requires ambitious strategies considering the urban-rural opposition and responding appropriately to the difficult dynamics of territory, multiculturalism and linguistics. Through a cri tical-descriptive analysis this paper reviews the elements shaping the development of a rural school teacher and evaluates the consequences of the application of Professional Communities for Learning from the policy for professional teachers’ development. <![CDATA[Adolescents sociabilities in the basic school: state of art 2004-2013]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300521&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva analisar o que dizem Teses e Dissertações sobre sociabilidades adolescentes na Escola Básica, defendidas em Progra mas de Pós-graduação brasileiros, entre 2004 e 2013. Para o tratamento das informações, recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2011) e como aporte metodológico recorreu-se a Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014) e Coelho (2015; 2016A, 2016B). Os resultados revelam que o estudo sobre as sociabilidades adolescentes neste período apresentam a violência como principal agente influenciador de sociabilidades entre adolescentes escolares, além de indicarem a escola como lugar de socia bilidades, logo passível de rearranjos nas relações de poder presentes na mesma, o que ratifica a importância sobre o estudo das sociabilidades adolescentes na Escola Básica. <hr/>Abstract This research aims to analyze what Theses and Dissertations say about adolescents sociabilities in the Basic School, defended in Brazilian Postgraduate Programs between 2004 and 2013; For the treatment of the information, we used the content analysis of Bardin (2011) and as a methodological contribution we used Bourdieu (1989, 1996, 2003 and 2014) and Coelho (2015; 2016A, 2016B). The results show that the study on teenage sociabilities in this period presents violence as the main influencing agent of sociabilities among school adolescents, besides indicating the school as a place of sociability, soon to be rear ranged in the relations of power present in the same, which ratifies the importance on the study of adolescent sociabilities in the Basic School. <![CDATA[School now is another: the Program of American Brazilian Assistance to Elementary Education - PABAEE (1956 a 1964)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300535&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar o filme A escola agora é outra produzido no âmbito do Programa de Assistência Brasileiro-America na ao Ensino Elementar (PABAEE), a fim de evidenciar o programa e os discursos educacionais que envolveram o mesmo. A pesquisa tem como recorte temporal os anos de 1956 a 1964, período de vigência do convênio entre Brasil e Estados Unidos. Tal acordo tem início no go verno de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961), momento em que o país era tomado pelo discurso de cunho nacional desenvolvimentista, pau tado em uma política que apregoava e estimulava o crescimento eco nômico. Esta política buscou redimensionar vários setores e suas fun ções, sendo que a educação foi um deles. O filme A escola agora é outra não apenas apresentou o PABAEE como uma solução dos problemas para educação brasileira, buscando reforçar o papel que a escola deveria cumprir no processo de modernização e a centralidade do trabalho da professora, mas apontou para a necessidade de uma nova escola, com métodos ativos, com equipamentos escolares adequados, evidenciando que a escola vigente estava atrasada e era pouco atrativa. Além disso, culpabilizou a professora primária pelos baixos índices educacionais. <hr/>Abstract This is the most complete version of the Brazilian-American Assistan ce to Elementary Education program (PABAEE), in order to highli ght the program and the educational discourses that have involved the same. The research has as temporal cut of the years of 1956 to 1964, pe riod of validity of the agreement between Brazil and the United States. There is no government of Juscelino Kubitschek (1956 to 1961), when the country was taken over by the national developmentalist discourse, based on a policy that preached and stimulated economic growth. This policy sought to reshape various sectors and their functions, and edu cation is yours. The film The School is now more than just presented PABAEE as a solution of the problems for Brazilian education, seeking to strengthen the role for the academy, as well as the labeling of pro cesses of modernization and centrality of the teacher's work, but poin ted to the need for a new school, raw materials, adequate school items, showing that the current school was late and unattractive. In addition, she blamed a primary teacher for low educational rates <![CDATA[The specialized educational servisse in the vision of the school principal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300555&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo teve como objetivo conhecer como os diretores es colares compreendem o Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais em uma cidade de Santa Catarina. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo baseada em Bardin (2011) e Franco (2012). Dentre os autores que compuseram a fundamentação teórica destacam-se Libâneo, Paro, Meletti, Michels e Garcia. Verificou-se que o AEE é compreendido pela maioria dos diretores como um serviço centralizado no estudante público-alvo da Educação Especial ofertado na sala de recursos. Conclui-se que há necessidade da interferência dos diretores na viabilização de ações possibilitem a interface entre o pro fessor especializado e os docentes das salas regulares. <hr/>Abstract This article aimed to know how school principals understand Speciali zed Educational Service - SES at municipal schools in a Catarinense city. The methodology based on the qualitative approach whose instru ment used to collect data, was a questionnaire. The data comprehension required contents analysis based in Bardin (2011) and Franco (2012). Among the authors that composed theoretical fundamentals, highli ghted Libâneo, Paro, Meletti, Michels, Garcia. It was found that SES is understood by the most principals as a centralized service on the student target audience of the Special Education offered in a resourced classroom. Concluding that there is a necessity of the principals inter ference on the viability of actions that enable an interface between the specialized teacher and the regular classrooms teachers. <![CDATA[The minimization of the training of young Brazilians: changes in middle school as from law 13415/2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300569&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo discutir as alterações do ensino médio que vêm se concretizando, a partir da aprovação da Lei 13415/2017. Analisa o contexto e interesses norteadores das proposições da referida Lei e discute a proximidade com orientações internacionais relativas à formação para o trabalho da juventude brasileira. É um assunto impor tante para reflexão dos educadores que têm discutido o ensino médio, a relação entre trabalho e educação e a formação da juventude brasileira. Desenvolvido com base em discussão bibliográfica e documental, pro cura responder: que orientações norteiam a atual reforma do ensino médio? Quais são os limites e as possibilidades com a implementação dessa proposta reformista? Como resultados da análise, destaca que as mudanças em curso a partir de tal legislação mantêm os interesses de formação direcionada ao mercado, impossibilitando uma formação in tegral e o efetivo desenvolvimento educacional do ensino médio no país. <hr/>Abstract The article aims to discuss the alterations of high school that been co ming to fruition, since the approval of Law 13415/2017. It analyzes the context and interests of the proposals of the referred Law and discusses the proximity with international guidelines relative to formation for Brazilian youth work. It is an important subject for reflection of edu cators who have discussed high school, the relationship between work and education and the formation of Brazilian youth. Developed on the basis of bibliographical and documentary discussion, it tries to answer: what orientations guide the current reform of high school? What are the limits and possibilities with the implementation of this reform pro posal? As a result of the analysis, it highlights that the changes under way from such legislation keep the interests of training directed to the market, making it impossible for a comprehensive education and the effective educational development of high school in the country. <![CDATA[Encounters with signs: possibilities to think learning in the context of Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300585&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A escrita deste artigo consiste em um estudo sobre o pensamento fi losófico de Gilles Deleuze em torno do conceito de signos, e o que o mesmo dispara a pensar sobre a noção de aprendizagem no contexto da educação. Muitas das conexões teóricas aqui expostas foram funda mentadas nos estudos do livro Proust e os signos (DELEUZE, 2010) e na literatura de Em busca do tempo perdido (PROUST, 2006a; 2006b; 2013). Igualmente relevantes foram as experiências docentes que ocor reram concomitantes à pesquisa fazendo pensar a docência através dos signos produzidos na literatura proustiana e a possibilidade encontrada no método da cartografia. Trata-se de uma pesquisa em educação que foi produzida processualmente nos encontros e situações ao longo do trajeto, e que possibilitou pensar o que seria aprender ao encontrar-se com os signos. <hr/>Abstract The writing of this article consists of a study on Gilles Deleuze’s phi losophical thinking about the concept of sign and what it triggers to think in relation to the notion of learning in the context of Educa tion. Many of the theoretical connections proposedwere based on stu dies of the book Proust e os signos (Proust and Signs) (DELEUZE, 2010), and on the literature Em busca do tempo perdido (In Search of Lost Time) (PROUST, 2006a; 2006b; 2013). Equally relevant were the teaching experiences that have occurred along with the research and allowed me to think teaching through the signs produced in the Proustian literature and the possibility found in the cartography me thod. This is a research in Education that was processually produced in the encounters and situations along the way, and it allowed me to think what learning while finding oneself with the signs would be. <![CDATA[Students teach teachers in school that is no longer school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300597&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo procura apresentar algumas das atuais dificuldades da educação a partir do território de três pesquisas comprometidas com o alargamento da problemática que envolve a relação do ensino e aprendizagem, guardadas em suas complexas particularidades, seme lhanças viscerais e distâncias incomensuráveis. Para tanto, partimos da proposta cartográfica na pesquisa em educação como o recurso das pro postas pós-qualitativas, além da aplicação convencional da entrevista, individual ou coletiva. Recorrendo ao método da cartografia enquanto modalidade metodológica, a qual põe em questão os recursos investiga tivos convencionais, assim como afinam as próprias ações cartográficas, aprofundamos nosso envolvimento com o objeto de estudo tomando como campo de investigação algumas escolas de ensino básico que constituem uma mostra de diversidade desses espaços e de seus sujeitos. Assim acreditamos que tais procedimentos e perspectivas alcançam al gumas das imagens inequívocas dos desafios decorrentes das condições e condicionantes do ensino básico em face dos contrastes entre o que preserva como tradição e o que lhe atravessa como fruto inédito da atualidade. <hr/>Abstract The present article tries to present some of the current confrontations of the education from the territory of three researches committed with the extension of the problematic that involves the relation of teaching and learning, guarded in its complex peculiarities, visceral similarities and immeasurable distances. For this, we start from the cartographic proposal in the research on education as the resource of the post-qua litative proposals, beyond the conventional application of the interview, individual or collective. Using the method of cartography as a metho dological modality that calls into question the conventional investigati ve resources, as well as fine tune the cartographic actions themselves, as we deepen our involvement with the field. We take as a field of research some schools of basic education that constitute a sample of the diver sity of these spaces and their subjects. We believe that such procedures and perspectives reach some of the unequivocal images of the chal lenges arising from the conditions and constraints of basic education in the face of the contrasts between what it preserves as tradition and what goes through it as the unprecedented current result <![CDATA[Brizoletas: a path of memory, cultural heritage and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300615&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo teve como objetivos investigar o caso da Brizoleta de uma Instituição de ensino de Porto Alegre e o seu possível tomba mento como patrimônio cultural rio-grandense; expor a atual situa ção das Brizoletas ativas no Rio Grande do Sul, resultantes do projeto “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”, desenvolvido por Brizola na década de 1960; e, ainda, refletir sobre possibilidades levando em consideração o atual panorama da educação. Membros do corpo docente da Instituição foram entrevistados por meio de entrevis tas semiestruturadas acerca da Brizoleta. O artigo levanta reflexões so bre uma época na qual a educação era prioridade do Estado e como tal pensamento pode contribuir para a sociedade contemporânea na qual a qualidade da alfabetização ainda não atinge resultados satisfatórios. <hr/>Abstract This paper aimed to investigate the case of a Brizoleta localizated at an Education Institution and its possible overturning as cultural heritage Rio Grande; display the current status of active Brizoletas results from the project "No child without school in Rio Grande do Sul", deve loped by Brizola in the 1960s, and also reflect on possibilities taking into account the current situation of education. Faculty members of the Institute were interviewed by a script of questions about Brizoleta. The article raises thoughts about a time in which education was a priority of the State and as such thought can contribute, currently, at which the quality of literacy does not achieve satisfactory results yet. <![CDATA[Thinking the education at post-metaphysical times: the alternative of symbolic interactionism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300629&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo reflete sobre a importância do Interacionismo simbólico fun dado por Georg Herbert Mead (1863-1931) para pensar a educação em contexto social plural e complexo, marcado por formas pós-meta físicas de pensamento. Estrutura-se em duas partes. Na primeira re constroem-se os conceitos de educação como “extrair de dentro uma essência dada a priori (concepção tradicional metafísica) e como intera ção mediada simbolicamente (concepção pós-metafísica). Na segunda, investiga-se o núcleo conceitual do Interacionismo simbólico, impor tante para pensar a educação no contexto contemporâneo. Justifica a importância da ação humana compreendida como interação mediada simbolicamente para pensar a educação como um processo de reconhe cimento recíproco, para fazer frente ao individualismo contemporâneo, representado pela fragmentação do Self. Por fim, procura extrair da re flexão sobre a constituição linguística do Self algumas referências éticas à educação contemporânea. <hr/>Abstract The article reflects on the importance of symbolic interactionism fou nded by Georg Herbert Mead (1863-1931) to think education in plu ral and complex social context, marked by post-metaphysical ways of thinking. It is divided into two parts. In the first the concepts of edu cation as "extracting from within an essence given a priori" (traditio nal metaphysics conception) and as symbolically mediated interaction (post-metaphysical conception) are reconstructed. In the second, the conceptual core of the symbolic interactionism that is important to think about education in the contemporary context is investigated. Jus tifies the importance of the human action understood as symbolically mediated interaction to think the education as a mutual recognition process, to confront the contemporary individualism represented by Self fragmentation. Finally, it seeks to extract from the reflection on the linguistic constitution of the Self some ethical references to con temporary education. <![CDATA[Traditional knowledge of youth and adults and the presence of geometric concept in Tracuateua/PA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300643&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo identificar os saberes tradicionais existentes no artesanato produzido por jovens e adultos quilombolas e a presença de conceitos geométricos na comunidade do Jurussaca, em Tracuateua/PA. Os autores que balizam as análises são: Castro (1997), Freire (1996), D’Ambrósio (2007). Metodologicamente utilizou-se a abordagem qualitativa, numa perspectiva do enfoque fenomenológico, utilização de entrevistas, observação e fotografias como forma de coleta de dados, e registro visual sobre a produção do artesanato. Nas análises deste estudo, observou-se que existem três produtos que os artesões fa bricam para a utilização da pesca artesanal e da agricultura familiar, são eles: o cofo, o paneiro e o socó. Há evidências de que nestes produtos artesanais, usados na ocupação econômica da comunidade, emergem saberes e práticas tradicionais que possibilitam a construção de figuras geométricas planas e o reconhecimento das experiências de vida dos jovens e adultos em suas dimensões culturais, sociais e históricas pre sentes no cotidiano desta comunidade. <hr/>Abstract The present article has as its aims identify the traditional knowledge that exists in handcraft produced by youth and adult quilombola’s peo ple and the presence of geometric concepts in the community of Jurus saca, at Tracuateua/PA. The authors who base the analysis are: Castro (1997), Freire (1996), D’Ambrósio (2007). Methodologically was used a qualitative approach from a perspective of the phenomenological fo cus, the use of interviews, observation and photographs as a way of col lecting data and a visual record about the production of handicrafts. In the analyzes of this study, it was observed that there are three products that artisans make for the use of artisanal fishing and family farming, they are: cofo, paneiro and socó. There is an evidence that in these craft products, used in the economic occupation of the community, emerge knowledge and traditional practice that allow the construction of flat geometric figures and the recognition of the life experiences of youth people and adults in their cultural, social and historical dimensions pre sent in the daily life of this community. <![CDATA[Technology and teacher training in professional master's in vocational and technological education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300669&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A falta de políticas públicas coerentes e continuadas com enfoque na formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem resultado numa multiplicidade de experiências educacionais, o que exige um estudo sistemático para compreender quem é o docen te das escolas técnicas e tecnológicas. Sem a formação e a valorização de docentes da EPT como é possível alcançar alguma sustentabilidade pedagógica para os cursos, instituições e programas educacionais volta dos para a profissionalização em todos os níveis de ensino? Com base nesse questionamento, o objetivo deste artigo, ao considerar estudos bibliográficos e documentais, é apresentar e discutir as possíveis con tribuições dos mestrados profissionais em educação para a formação dos docentes que atuam ou irão atuar na EPT. Conclui-se que, se a especificidade da EPT é a técnica e a tecnologia enquanto motores balizadores dessa formação, os mestrados profissionais encarregados da formação de docentes nessa área não podem desconsiderar como um de seus fundamentos teóricos e práticos o estudo da tecnologia e suas im plicações socioculturais. Considera-se que uma importante contribui ção dos mestrados profissionais em educação com enfoque na EPT seja, nesse processo de profissionalização docente, fomentar uma reflexão permanente sobre as conexões entre educação e trabalho vinculadas ao desenvolvimento tecnocientífico. <hr/>Abstract Absence of coherent and continuous public policies focusing on teacher training for Vocational and Technological Education (VTE) has resul ted in several educational experiences, which requires systematic study to understand who is that teacher working at technical and technologi cal schools. How to acquire pedagogical sustainability in these courses, institutions and educational programs that aims professionalization at all levels of education without training and valuation of VTE teachers? Based on this questioning and from bibliographical and documentary studies, this article presents and discuss the possibilities of professional master in education to training teachers who act or will act in a such teaching modality. If technical and technological configures the speci fic issues of this formation and professional masters charged of training teachers in this area, thus a deep study on technology and its social and cultural implications could not be ignored as one of its theoretical and practical fundamentals. Regarding on teacher’s professionalization, one could consider an important contribution from professional masters focusing on VTE, to encourage a permanent reflection on the con nections between education and work linked to the technoscientific development. <![CDATA[Inclusion: conceptions of teachers of the Secretariat of Education of the State of São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300689&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Atualmente, respeitar as diferenças e promover a inclusão são temas frequentes nas mais variadas esferas, dentre elas a educacional. Nesse contexto, o termo inclusão tem assumido múltiplos enfoques originan do diferentes práticas educacionais por quem objetiva concretizá-lo. O objetivo do presente trabalho foi analisar a compreensão que os docen tes da Rede Estadual de Educação de São Paulo possuem desse concei to. Os dados foram coletados por meio de narrativas elaboradas pelos sujeitos durante um curso de formação continuada oferecido por meio do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Os principais resultados apontam para a necessidade de se superar uma visão homogeneizante da educação que considera que apenas os alunos com deficiência são diferentes dos demais, e na qual a inclusão escolar se destinaria apenas a esse público. <hr/>Abstract Recently, respecting differences and promoting inclusion are frequent topics in a wide range of research, including education. In this context, the term inclusion has assumed multiple approaches giving rise to di fferent educational practices by those who intend to concretize it. The objective of the present work was to analyze the understanding that state teachers of education of São Paulo have about this concept. The data were collected through narratives elaborated by the subjects du ring a continuing training course offered through the Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). The main results point to the need to overcome a homogenizing view of education, which considers that only the students with disabilities are different from the others, and in which school inclusion would only be for this public. <![CDATA[The knowledge of experience: one approach needed]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300705&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo parte do pressuposto de que o contato com os saberes da experiência, por meio da aproximação com uma professora em exercí cio, via metodologia de história oral, pode oferecer um caminho inte ressante no processo formativo de professores para a educação básica. Os saberes docentes que entrecruzam essa metodologia, buscam uma reflexão e mudança de significados da prática e formação docente. Na parceria de uma professora em exercício e outra em formação, objeti vou-se a construção de saberes necessários à prática educativa. Os sabe res que constituem a docência, dentre eles o da experiência, traduziram importantes aprendizagens nesse processo, pois exigiram momentos de reflexão entre as duas profissionais envolvidas. Num processo de au torreflexão, de aprender com a experiência do outro e ouvindo o outro, saberes foram construídos e aprendidos. <hr/>Abstract This study was based on the assumption that the contact with the teacher knowledge through oral history methodology, can offer an interesting way in the formative process of teachers for basic educa tion. The faculty knowledge that crisscross this methodology, seeking a reflection and change of meanings of practice and teacher training. In partnership with a professor in exercise and other training aimed to build knowledge necessary for educational practice. The knowled ge that constitute the teaching , including the experiment , translated important learning in this process, as required moments of reflection between the two involved professionals. In a self-reflection process, to learn from the experience of others and listening to the other, knowle dge were built and learned. <![CDATA[Gender socialization in the early childhood education: continuities and ruptures lived by children in the family, in the church and school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300731&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa a socialização de gênero vivenciada por crianças de cin co anos no interior de uma instituição de Educação Infantil. A partir de um referencial teórico-metodológico que articula os estudos de gênero e os estudos da infância, discute-se as tensões e ambiguidades presen tes nos diferentes processos de socialização de gênero vivenciados por meninos e meninas no interior de uma instituição de Educação Infantil situada em Belo Horizonte, Brasil. Os resultados derivam de uma etno grafia que teve como principais instrumentos de produção de dados: a observação participante com registros fotográficos e notas em caderno de campo, entrevistas com crianças e adultos e desenhos conjugados com as falas de meninos e meninas. Ao longo do artigo, são descritas e analisadas as ambiguidades e as controvérsias que regem o complexo e multifacetado processo de socialização de gênero na Educação Infantil. Nesse sentido, para além dos processos de socialização de gênero viven ciados pelas crianças na interação com seus pares e com os/as docentes da instituição de Educação Infantil, verificou-se também o atravessa mento de outros processos de socialização procedentes de diferentes instituições (como a família e as instituições religiosas). <hr/>Abstract The article analyzes the gender socialization experienced by five year old children within a school of early childhood education. Based on a theoretical framework that articulates gender studies and childhood studies we discuss the tensions and ambiguities in the different gender socialization processes experienced by boys and girls within a school of early childhood education located in Belo Horizonte, Brazil. The results were derived from data produced by an ethnographic study, whi ch applied participant observation with the support of photographic records and fieldnotes. We carried out interviews with some of the children and adults from the school and family. Particularly, with the children, we guided an interview combined with drawing, which were also analyzed. We described and analyzed the ambiguities and contro versies that govern this complex and multifaceted process of gender socialization in early childhood education are. In addition to the pro cesses of gender socialization experienced by children in the interaction with their peers and the teachers of their school, we observed other so cialization processes originated/rooted (in) from different institutions (such as the family and religious institutions) crossing throughout the gender socialization processes in the school. <![CDATA[Exceptions and paths: occupations as event and experience in Brazil of our time]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300751&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Pensar a articulação cultura, política e educação no atual cenário so cial brasileiro significa o manejo sensível de categorias, conceitos, mas sobretudo de matizes ontológicos e éticos, que se não representam fo tografias micro da totalidade - exercício impossível se entendemos o real como síntese de variados processos e sentidos -, permitem analisar com mais acuidade e aproximação concreta alguns dos fenômenos mais significativos do Brasil contemporâneo. Neste movimento em busca de novas estruturas de sentimento político, ainda que se hibridizem com velhas morfologias da resistência, temos como objetivo compreender em que medida o crescimento, desde Junho (2013), das ocupações de escolas e universidades públicas, bem como de espaços urbanos, nota damente pelos sem teto, apresentam questões, ensaios de experiência, epistemes e encaminhamentos materiais e simbólicos capazes de mobi lizar setores da intelectualidade e das lutas sociais menos a partir do par conforto/certeza e mais por conta do deslocamento e da mobilização que está práxis político-pedagógica engendra. Nosso lastro teórico-me todológico-analítico vale-se sobretudo da contribuição do materialis mo histórico, com uma dupla articulação: o conceito de acontecimento em Slavoj Žižek e o de experiência (Erfahrung) em Walter Benjamin, objetivando compreender as ocupações como veredas políticas sob cir cunstâncias e estruturas cotidianas de exceção. <hr/>Abstract An insight about culture, politics and educational articulations in the present brazilian scene means the dealing with cathegories, and con cepts but above all the ontological and ethic colors which if not repre senting micro photos of the whole allows us to understand the real syn thesis of several processes and feelings to offer a more accurate analysis and concrete approaching of some of the most significant phenomena of contemporary Brazil.In this movement searching for new political feeling structures, even though mixed with old resistance morphologies, to understand to what extent the growing since Junho (2013), occupa tions of schools and public universities aswell as urban spaces, mainly by the homeless, show questions, experiences and material knowled ges, as symbolic procedures able to mobilize outstanding intelectual people including social fights not only from the comfort/certainty but also from the moving and mobilizations produced by political-pedago gic procedures.Our theoric-metodologic-analytic basis remains, after all, on historic materialism contribution with double articulation: the concept of eventin Zizek and the concept of experience in Benjamim (Erfahrung), aiming to undersrtand the occupations as political paths under circunstances of exceptions. <![CDATA[Games and child’s play: times, spaces and diversity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442017000300765&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Pensar a articulação cultura, política e educação no atual cenário so cial brasileiro significa o manejo sensível de categorias, conceitos, mas sobretudo de matizes ontológicos e éticos, que se não representam fo tografias micro da totalidade - exercício impossível se entendemos o real como síntese de variados processos e sentidos -, permitem analisar com mais acuidade e aproximação concreta alguns dos fenômenos mais significativos do Brasil contemporâneo. Neste movimento em busca de novas estruturas de sentimento político, ainda que se hibridizem com velhas morfologias da resistência, temos como objetivo compreender em que medida o crescimento, desde Junho (2013), das ocupações de escolas e universidades públicas, bem como de espaços urbanos, nota damente pelos sem teto, apresentam questões, ensaios de experiência, epistemes e encaminhamentos materiais e simbólicos capazes de mobi lizar setores da intelectualidade e das lutas sociais menos a partir do par conforto/certeza e mais por conta do deslocamento e da mobilização que está práxis político-pedagógica engendra. Nosso lastro teórico-me todológico-analítico vale-se sobretudo da contribuição do materialis mo histórico, com uma dupla articulação: o conceito de acontecimento em Slavoj Žižek e o de experiência (Erfahrung) em Walter Benjamin, objetivando compreender as ocupações como veredas políticas sob cir cunstâncias e estruturas cotidianas de exceção. <hr/>Abstract An insight about culture, politics and educational articulations in the present brazilian scene means the dealing with cathegories, and con cepts but above all the ontological and ethic colors which if not repre senting micro photos of the whole allows us to understand the real syn thesis of several processes and feelings to offer a more accurate analysis and concrete approaching of some of the most significant phenomena of contemporary Brazil.In this movement searching for new political feeling structures, even though mixed with old resistance morphologies, to understand to what extent the growing since Junho (2013), occupa tions of schools and public universities aswell as urban spaces, mainly by the homeless, show questions, experiences and material knowled ges, as symbolic procedures able to mobilize outstanding intelectual people including social fights not only from the comfort/certainty but also from the moving and mobilizations produced by political-pedago gic procedures.Our theoric-metodologic-analytic basis remains, after all, on historic materialism contribution with double articulation: the concept of eventin Zizek and the concept of experience in Benjamim (Erfahrung), aiming to undersrtand the occupations as political paths under circunstances of exceptions.