Scielo RSS <![CDATA[Educação UFSM]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-644420180003&lang=es vol. 43 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Students’ survey for assessing HE teachers’ work - advantages and disadvantages]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300369&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract A self-evaluation survey is one of the basic tools used by every higher education institution for the purpose of identifying and improving the quality of its educational services. A relevant segment of the self-evaluation procedure is the work of the HE teacher; the assessment is provided via a survey filled in by each course student’s attendants respectively. Therefore, the aim of this paper is to show the advantages and disadvantages of the students’ survey as a part of the self-evaluation process at the “Sv. Kliment Ohridski” University in Bitola, Republic of Macedonia. The research has a qualitative paradigm, i.e. the twelve survey statements within this survey are analyzed regarding the impact they have on the validity and objectivity of the results to be provided about the HE teachers’ work quality, and regarding their relevance in the multidimensional teaching construct. The research has also a quantitative paradigm, i.e. an analysis of the opinions of 100 HE teachers of this University about the effects of the students’ survey answers on their teaching, and an analysis of 200 students of this University about the efficiency of the survey they fill in. The research has a descriptive design. The methods used for processing the data and for gaining conclusions consist of analyses, syntheses and comparison. The research results indicate that besides the advantages, this students’ survey has numerous disadvantages that should be taken into account because they influence both the validity and the objectivity of the grade given to the HE teachers’ work. It consequently imposes the need for urgent revision of the survey questions.<hr/>Resumo Uma pesquisa de autoavaliação é uma das ferramentas básicas usadas por todas as instituições de ensino superior com o propósito de identificar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Parte relevante do procedimento de autoavaliação é o trabalho do professor ES; a avaliação é realizada através de um questionário preenchido por cada estudante de cada curso, respectivamente. O objetivo deste artigo é mostrar as vantagens e desvantagens do questionário de avaliação aplicado aos estudantes como parte do processo de autoavaliação da Universidade "Sv. Kliment Ohridski” em Bitola, na Macedônia. Este trabalho de pesquisa segue o modelo qualitativo, sendo que as doze perguntas feitas na avaliação são analisadas sob a ótica do impacto que elas tem na validade e objetividade dos resultados a serem fornecidos sobre a qualidade dos professores HE, e em função da relevância na construção de um ensino multidimensional. Também inclui um modelo quantitativo, como na análise das opções dos 100 professores HE desta Universidade, sobre os efeitos das respostas dos estudantes no seu ensino, e uma análise dos 200 estudantes da Universidade sobre a eficiência do questionário que responderam. A pesquisa tem um desenho descritivo. O método usado para o processamento dos dados e análise dos resultados buscando conclusões significativas consiste em análise, síntese e comparação. Os resultados da pesquisa indicam que além das vantagens, este questionário dos estudantes tem inúmeras desvantagens que deveriam ser levadas em consideração, porque influenciam ambos, a validade e a objetividade da nota atribuída ao trabalho dos professores HE. Consequentemente, urge a necessidade de revisão das perguntas do questionário. <![CDATA[Comprensiones sobre la práctica Pedagógica del profesor: la lúdica en la Hora del Cuento<sup>1</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300393&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen En la actualidad la reflexión pedagógica alrededor de la educación, parece apuntar desde diferentes instancias, hacia el estudio de lo que ocurre en el microcosmos del aula de clase y específicamente con las prácticas docentes. El objetivo del artículo es comprender el significado que tiene la inclusión de procesos de acompañamiento pedagógico a través de estrategias lúdicas en la hora del cuento sobre la práctica pedagógica de profesores. La metodología es cualitativa, y desde la perspectiva del Análisis Textual Discursivo, se indaga por la reflexividad de cuatro docentes de una escuela pública de Porto Alegre, Brasil, que participaron de un proceso de acompañamiento en el aula estructurado como parte del proyecto Biblioteca Viva: Espacio de apoyo a los procesos de Enseñanza y aprendizaje. Los resultados evidencian que el acompañamiento pedagógico, través de interacciones lúdicas, se consolidan como espacios altamente valorados por los profesores en la medida que les facilita de una manera práctica y experiencial, resignificar, reaprender, recordar y observar su práctica pedagógica, tanto desde una dimensión personal y de autoconocimiento, como desde la instancia interactiva, relacional y potenciadora de aprendizajes para sus estudiantes. <hr/>Abstract Today, pedagogical reflections on education from different perspectives seem to point to the study of what occurs in the microcosm of the classroom and, more specifically, to teacher practices. The objective of this article is to understand the importance of including pedagogical support processes through playful strategies using storytelling in the pedagogical practices of teachers. The methodology is qualitative and, from the perspective of Textual Discourse Analysis, we question the ability to reflect in four teachers in a public school in Porto Alegre in Brazil. They participated in a support process in the classroom organized as part of the Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao ensino e aprendizagem (“Live Library Project: support space for teaching and learning”). The results show that educational support, through playful interactions, can be established as a highly valued space for teachers, to the extent in which it facilitates, in a practical and experimental way, creating new meanings, relearning, remembering and observing their teaching practices. This occurs on a personal level, regarding self-awareness, but also in an interactive, relational way, and as a driving force for student learning. <hr/>Resumo Na atualidade, a reflexão pedagógica sobre educação, parece apontar, de diferentes lugares, para o estudo do que ocorre no microcosmo da sala de aula e mais especificamente com as práticas docentes. O objetivo deste artigo é compreender a importância da inclusão de processos de apoio pedagógico por meio de estratégias lúdicas desenvolvidas na hora do conto sobre a prática pedagógica de professores. A metodologia é qualitativa e a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva, se questiona sobre a reflexibilidade de quatro professores de uma escola pública de Porto Alegre no Brasil. Estes participaram de um processo de apoio em sala de aula estruturado como parte do Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao ensino e aprendizagem. Os resultados mostram que o apoio educacional, por meio de interações lúdicas se consolidada como espaço altamente valorizado pelos professores, na medida em que facilita, de uma forma prática e experimental, o resignificar, o reaprender, o lembrar-se e observar suas práticas de ensino, tanto em uma dimensão pessoal e de autoconhecimento como também de uma forma interativa, relacional e potencializadora para a aprendizagem de seus alunos. <![CDATA[The Bologna Processes 1.0 and 2.0 and their Globalization: Implications for Universities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300413&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Objetivamos analisar o movimento de transformação da universidade europeia, a partir da implementação do Processo de Bolonha (PB 1.0), considerando seus antecedentes, dentre os quais a Magna Charta Universitatum e a Declaração da Sorbonne e continuidades por meio do PB 2.0 e especialmente a instituição do Programa Horizonte 2020. Investigamos também como a difusão deste Processo/modelo veio globalizando-se em um movimento denominado de ‘Globalização do PB’. Essas iniciativas são reações dos líderes europeus, que visam resgatar a hegemonia que a Europa veio perdendo no tocante à liderança e à atração que suas universidades exerciam, bem como na perda do protagonismo em termos econômicos, políticos, culturais e principalmente no quesito inovação em Ciência &amp; Tecnologia. Utilizamo-nos da análise documental, como metodologia, buscando ter presente a totalidade do processo histórico, na perspectiva de que a compreensão de fatos, acontecimentos, episódios, fenômenos somente pode ser alcançada em seu processo constitutivo. Pela análise percebe-se que o PB, em suas diferentes fases, representa movimentos distintos e complementares de um mesmo processo. Em termos de universidade ficam evidentes as iniciativas e concretizações direcionadas à integração, homogeneização e diferenciação, em âmbito regional, mas que gradativamente vem globalizando-se. A radicalização do PB significa a subsunção da universidade aos desígnios do mercado, colocando em xeque a concepção de universitas, com claros prejuízos, particularmente à formação humana. <hr/>Abstract This article analyzes the transformation of European universities considering the implementation of the Bologna Process (PB 1.0) and its antecedents, including the Magna Charta Universitatum and the Sorbonne Declaration, and its continuation through Bologna Process 2.0, particularly through the Horizon 2020 program. We also investigate the diffusion of this process and model in a movement known as the “Globalization of the Bologna Process”. These initiatives are reactions of European leaders who want to restore Europe’s hegemony in the leadership and attraction that its universities had, as well as a loss of command in economic, political and cultural terms, particularly in relation to innovation in science and technology. The methodology involved a document analysis, in an effort to consider the entire historic process, from the perspective that the comprehension of the facts, events, episodes and phenomenon can only be attained in their constitutive process. The analysis indicated that the different phases of the Bologna Process represent different and complementary movements of a single process. Initiatives are evident at universities that are aimed at integration, homogenization and differentiation on a regional level, but which have gradually been globalizing. The radicalization of the Bologna Process has signified the subsumption of universities to the designations of the market, questioning the concept of universitas, while clearly causing harm, particularly for education. <![CDATA[Education professionals of recovery prospects in education national (2014-2024)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300431&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto tem como objetivo analisar a relação entre planejamento educacional, gestão sistêmica e valorização dos profissionais da educação no Brasil. Discute-se, inicialmente, o processo de reivindicação conjunta de sistemas e planos de educação no País. Em seguida, com respaldo metodológico na Análise de Conteúdo, desenvolvemos inferências sobre o disposto no PNE (2014-2024), com ênfase tanto para o exercício de interpretação do que é explicitamente anunciado por meio dessa Política Educacional, quanto para as projeções a respeito de seus prováveis rebatimentos, especialmente sobre a categoria docente. Conclui-se que, em face da necessidade de articulação entre os entes de poder federado para fins de viabilização das metas e estratégias do PNE, faz-se imprescindível a constituição do Sistema Nacional de Educação, que assumirá a incumbência de levar a efeito o Regime de Colaboração na gestão da política educacional entre os sistemas de educação instituídos nas três esferas administrativas, conforme o disposto na Constituição Federal de 1988, na LDB/1996 e no próprio PNE em vigor. Vislumbra-se, com tal providência, garantir que a atenção e respostas às demandas educacionais, aqui sendo destacadas àquelas referentes à valorização dos profissionais da educação, sejam incorporadas sistemicamente pela gestão Federal, Estadual e Municipal, evitando, assim, que o Poder Local, esfera economicamente mais frágil da federação, assuma isoladamente as incumbências que, em respeito aos princípios federativos, constitui responsabilidade a ser compartilhada.<hr/>Abstract The present text aims to analyze the relationship between educational planning, systemic management and valuation of education professionals in Brazil. The process of joint claim of education systems and plans in the country is discussed initially. Then, with methodological support in Content Analysis, we developed inferences about PNE (2014-2024), with emphasis on both the exercise of interpretation of what is explicitly announced through this Educational Policy, as well as for the projections regarding its probable refutations especially on the teaching category. It is concluded that, in view of the need for coordination between the federated power entities for the purpose of enabling PNE's goals and strategies, it is essential to establish the National Education System, which will assume the responsibility of carrying out the Regime of collaboration in the management of educational policy between the education systems established in the three administrative spheres, according to the provisions of the 1988 Federal Constitution, LDB / 1996 and PNE itself. It is hoped, with such a providence, to ensure that the attention and responses to the educational demands, here being highlighted to those referring to the valorization of the education professionals, are systematically incorporated by Federal, State and Municipal management, thus avoiding that Local Government, economic sphere of the federation, assume in isolation the tasks that, in respect of federative principles, constitute a responsibility to be shared. <![CDATA[The discipline of philosophy in Basic Education and its formative characteristics: a problematization in the light of Ancient Philosophy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300449&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste texto consiste em problematizar os limites da filosofia na Educação Básica, uma vez que o ensino de filosofia na atualidade propicia uma formação bastante empobrecida. De fato, o que acontece em sala de aula é uma formação restrita à ordem da compreensão, assimilação e repetição dos discursos filosóficos. Por um lado, ensinar consiste no movimento de transmissão das representações que o professor tem de determinado recorte da história da filosofia. Por outro, aprender seria reproduzir aquilo que foi transmitido, aplicando tais representações como fórmulas para se pensar determinadas questões. A partir deste contexto escolar, começa-se a problematizar a efetividade da transmissão na construção de uma formação minimamente filosófica, pois é questionado se é a apropriação discursiva que fundamentaria este processo formativo. Tem-se como hipótese que não é a posse de discursos o que garantiria uma formação em filosofia e que este modo de formar não encontra ressonância na própria tradição filosófica. Para tanto, recuperam-se os movimentos iniciais da filosofia antiga, principalmente com a figura de Sócrates e os textos de Platão. <hr/>Abstract The purpose of this text is to problematize the limits of philosophy in Basic Education, since, in our analysis, teaching philosophy nowadays provides students with a very impoverished educational background. In fact, what happens in classroom is an educational background that is restricted to the order of comprehension, assimilation and repetition of philosophical discourses. On the one hand, teaching comprises the movement of transmitting representations that the teacher has of a certain fragment in the history of philosophy. On the other hand, learning would be reproducing what has been transmitted, by applying philosophical knowledge as formulas to think about certain issues. From this school context, we begin to problematize the effectiveness of transmission in the construction of a minimally philosophical formation, because it is questioned whether it is the discursive appropriation that would base this formative process. It is hypothesized that it is not the possession of discourses that would guarantee a formation in philosophy and that this way of forming does not find resonance in the own philosophical tradition. For this, the initial movements of the ancient philosophy are recovered, mainly with the figure of Socrates and the texts of Plato. <![CDATA[Public universities' guidelines: study on rules and student behavior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300465&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Estatutos e regimentos são documentos tipicamente utilizados pelas universidades públicas para descrever normas sobre o funcionamento do sistema acadêmico em vários âmbitos. Esta pesquisa tratou de identificar, descrever e analisar regras relacionadas ao ensino na graduação no Estatuto e no Regimento da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", visando estudo da efetividade, qualidade descritiva e função dessas normas. Este se fundamenta no referencial teórico da Análise do Comportamento, utilizando a contingência de três termos como unidade de análise. A partir da seleção de termos (antecedentes, respostas e consequências) entre as normas do tema pesquisado, foram identificadas e analisadas 15 contingências, 8 incompletas e 7 completas. Estas foram agrupadas em cerimoniais, tecnológicas, positivas e negativas. Identificaram-se, também, categorias às quais as contingências se referem e a distribuição de contingências completas e incompletas nestas: princípios e diretrizes; deveres do estudante; entrada na graduação; representação discente; currículo e calendário; órgãos colegiados. Dos resultados conclui-se que as regras (comportamentais) aplicadas à dimensão educacional no planejamento do ensino superior na universidade estudada poderiam ser mais claras, efetivas e mais democráticas em suas prescrições. O método utilizado também se mostra viável para descrição e análise de prescrições, indicando alterações úteis para o planejamento da formação de estudantes e organização do contexto acadêmico em diversos âmbitos.<hr/>Abstract Statutes and regiments are normative texts typically used by public universities to set rules on the functioning of the academic system in various areas. This research intended to identify, describe and analyze rules related to undergraduate teaching in the Statutes and the Regiment of the São Paulo State University, aiming to study the effectiveness, descriptive quality and the function of the norms. This analysis is based on the theoretical approach of Behavior analysis, using the Three-Term Contingency as unit of analysis. From the selection of terms (antecedents, responses and consequences) among the norms related to the main subject, 15 contingencies were identified and analyzed, 8 of them incomplete and 7 complete. These were grouped into ceremonial, technological, positive, and negative. We also identified themes to which the contingencies refers to, and the distribution of complete and incomplete contingencies among then: Principles and guidelines; student duties; higher education entry; administrative bodies; curriculum and calendar; collegiate bodies. The results shows how educational (behavioral) rules identified, which composes the educational planning of the studied university, applied to the educational dimension, could be more clear, effective and more democratic in their prescriptions. Results also show that the method used is feasible for describing and analyzing prescriptions, indicating changes that are useful for the designing students’ educational processes and the organization of the academic context in several areas. <![CDATA[Learning difficulties in General Didactics test items of future primary school teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300483&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No presente estudo, são apresentados os erros e as dificuldades de aprendizagem a eles associadas, detectados em respostas de futuros professores do ensino fundamental em itens de conhecimentos da Didática Geral numa prova de um concurso público. A metodologia utilizada foi a análise de desempenho e de erros (NÚÑEZ &amp; RAMALHO, 2012), associando-se possíveis dificuldades de aprendizagem que podem explicar a ocorrência desses erros. Os dados empíricos foram fornecidos pela Comissão Permanente de Concursos da UFRN (Comperve/UFRN). Os resultados evidenciam um baixo desempenho nas questões da prova e revelam erros e dificuldades relacionados ao objeto da Didática Crítica, aos fundamentos do ensino com base nas ideias da escola Histórico Cultural de L. S. Vigotsky, à organização dos conteúdos e à formação de atitudes, entre outras. Esses resultados podem ser referência para se pensar a formação inicial dos professores em relação ao conhecimento profissional da Didática Geral como dimensão essencial da futura atividade de ensino nas escolas.<hr/>Abstract This study aims to present the errors and associated learning difficulties, detected in the answers of future primary teachers in items in General Didactics knowledge in a public test. Methodology used was the performance and error analysis (NÚÑEZ &amp; RAMALHO, 2012), associating possible learning difficulties that may explain the occurrence of these errors. Empirical data were provided by the UFRN Comissão Permanente de Concursos da UFRN (Comperve/UFRN). Results have shown a poor performance in the test questions and revealed errors and difficulties related to the object of Critical Didactics and fundamentals of teaching based on the ideas of the Cultural Historical School of L.S. Vigotsky, to the organization of contents and the formation of attitudes, among others. These results can be a reference for thinking about the initial formation of teachers in relation to the professional knowledge of General Didactics as an essential dimension of future teaching activity in schools. <![CDATA["Why my son failure at school?" Study about parental bonding and school failure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300499&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo geral do presente estudo foi investigar a relação entre o vínculo parental e o histórico de reprovação escolar de adolescentes e seus pais1. Como objetivos específicos buscou-se identificar o perfil cognitivo e comparar o tipo de vínculo parental estabelecido entre adolescentes com e sem reprovação escolar. Para tanto, utilizou-se um delineamento correlacional e comparativo, de caráter quantitativo e transversal. Participaram 140 adolescentes matriculados em escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário de Dados Sociodemográficos, ao Teste Matrizes Progressivas de Raven e ao Parental Bonding Instrument. Os resultados indicaram que o número de reprovações da mãe e do pai esteve positivamente associado ao número de reprovações do filho, assim como o fator cuidado da mãe e do pai ao potencial intelectual do filho. Ainda, o fator cuidado do pai relacionou-se negativamente e o fator superproteção positivamente com o número de reprovações do filho. Também se constatou que os adolescentes sem histórico de reprovação escolar percebem seus pais como mais emocionalmente disponíveis, atentos e interessados para com eles. Tais resultados destacam a importância da participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos. <hr/>Abstract The general objective of the present study was to investigate the relation between the parental bond and the school failure history of adolescents and their parents. The specific objectives were to identify the cognitive profile and compare the type of parental relationship established between adolescents with and without school reprovation. For that, a correlational and comparative design, of quantitative and transversal character, was used. The participants were 140 adolescents from public schools in São Leopoldo/RS, who answered the Sociodemographic Data Questionnaire, Raven Progressive Matrices Test and Parental Bonding Instrument. The results indicated that the mother's and father's number of failures was positively associated with the child reproaches number, as well as the factor care of the mother and father to the child's intellectual potential. Still, the father's care factor related negatively and overprotection factor positively with the child reproaches number. It was also found that adolescents with no history of school failure perceive their parents as more emotionally available, attentive and interested in them. These results highlight the importance of encouraging the participation of parents in the children’s teaching-learning process. <![CDATA[New middle school and integral education: contexts, concepts and policies on reform]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300521&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo propõe estabelecer reflexões sobre a proposta de educação integral expressa na atual Reforma do Ensino Médio, instituída por meio da Lei nº 13.415/2017, e desse modo trazer argumentos para instigar o debate teórico acerca do assunto. Os objetivos que norteiam o trabalho são: a) Investigar as proposições para a educação integral que norteiam a proposta do Novo Ensino Médio; b) Analisar o contexto em que surgiu a reforma do Novo Ensino Médio, os conceitos de educação integral e alguns pontos de maior controvérsia entre defensores e críticos da nova lei. As análises têm como suporte teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, e pautam-se em pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram utilizados decretos, leis, livros e artigos que tratavam do objeto em análise. O diálogo teórico se valeu da contribuição de autores como: Tonet (2013); Mészaros (2014); Marx e Engels (2006); Ferreira JR e Bittar (2008), entre outros que oferecem contribuições para a compreensão da política educacional analisada. Os resultados da pesquisa explicitaram os limites que pautam a atual reforma do Ensino Médio proposta por meio da Lei nº 13.415/2017. Foi possível perceber que a reforma que integra a educação integral no chamado Novo Ensino Médio tem como compromisso uma formação mais técnica e menos propedêutica, servindo dessa forma ao jogo de interesses que rege a sociedade do capital, uma vez que contribui para a formação do homem produtivo, do homem massa, distanciando-se do conceito de omnilateralidade que pressupõe uma formação efetivamente integral. <hr/>Abstract The present article proposes to establish reflections on the proposal of integral education expressed in the current High School Reform, instituted through Law nº 13.415 / 2017, and in this way to bring arguments to instigate the theoretical debate about the subject. The objectives that guide the work are: a) To investigate the proposals for integral education that guide the proposal of the New High School; b) Analyze the context in which the reform of the New High School, the concepts of integral education and some points of greater controversy between defenders and critics of the new law arose. The analyzes have as theoretical and methodological support historical and dialectical materialism and are based on bibliographic and documentary research. For the collection of data were used decrees, laws, books and articles dealing with the object under analysis. The theoretical dialogue was based on the contribution of authors such as: Tonet (2013); Mészaros (2014); Marx and Engels (2006); Ferreira JR and Bittar (2008), among others that offer contributions to the understanding of the educational policy analyzed. The results of the research made explicit the limits that govern the current reform of the High School proposed by means of Law nº 13.415 / 2017. It was possible to perceive that the reform that integrates integral education in the so-called New High School has as commitment a more technical and less propaedeutic formation, serving in this way the game of interests that governs the society of capital, since it contributes to the formation of the man productive, of the mass man, distancing himself from the concept of omnilaterality that presupposes an effectively integral formation. <![CDATA[Education and diversities in the rural schools: the construction of educational intercultural practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300535&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os projetos educativos implementados nas escolas do campo fundamentam-se num pensamento pedagógico associado à racionalidade técnica, que privilegia um modelo de educação centrado na reprodução de conhecimentos e valores tidos como “verdades universais”, vinculados às matrizes culturais “eurocêntricas” e “norte-americanas”. As práticas educativas instituídas neste contexto trazem as marcas de uma pedagogia autoritária e colonizadora, na medida que, ignoram e/ou silenciam os saberes e as experiências culturais dos diversos povos que habitam este território e promovem a reprodução de conhecimentos deslocados daquele contexto sócio-histórico e cultural. Neste trabalho, buscamos refletir sobre as lutas dos movimentos sociais na defesa de um projeto de educação do campo, comprometido com a valorização das práticas sociais dos camponeses, à produção coletiva do conhecimento e a construção das alternativas de transformação social.<hr/>Abstract The educational projects implemented in the rural schools are based on a pedagogical thinking associated to the technical rationality, which favors an educational model centered on the reproduction of knowledge and values considered to be "universal truths", linked to the "Eurocentric" and "North-American" cultural matrices. The educational practices instituted in this context show the presence of an authoritarian and colonizing pedagogy, in the means that they ignore and/or silence the knowledge and the cultural experiences of the various people who inhabit this territory, and promote the reproduction of knowledge that are displaced from that socio-historical and cultural context. In this work, we seek to reflect on the struggles of social movements in defense of a rural education project, commited to the valorization of rural people's social practices, to the collective production of knowledge and the construction of alternatives for social transformation. <![CDATA[Collaboration regime: two experiences of cooperative organization in the area of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300553&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo refere-se a resultado parcial de pesquisa de doutoramento cujo objetivo mais amplo é identificar e analisar as experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no estado da Bahia. Apoiado numa abordagem qualitativa e tendo como estratégia metodológica o estudo de caso, este artigo objetiva apresentar duas experiências de organização cooperativa, caracterizando-as e problematizando a sua articulação com o instituto do regime de colaboração, sobretudo no tocante ao compartilhamento de competências políticas, técnicas e financeiras. Os resultados preliminares evidenciam que, apesar de serem modelos exitosos de organização cooperativa, há uma flagrante necessidade de ações coordenadoras e indutivas da União e dos estados, que no caso da Bahia, no plano intergovernamental, tem um inexpressivo papel na articulação federativa com os municípios.<hr/>Abstract This article refers to a partial result of doctoral research whose main objective is to identify and analyze the experiences of Education Development Arrangements in the state of Bahia. Based on a qualitative approach and having as a methodological strategy the case study, this article aims to present two experiences of cooperative organization, characterizing them and problematizing their articulation with the institute of the collaboration regime, especially with regard to the sharing of political, technical and and financial. The preliminary results show that, despite being successful models of cooperative organization, there is a flagrant need for coordinating and inductive actions of the Union and the states, which in the case of Bahia, in the intergovernmental plan, has an inexpressive role in the federative articulation with the municipalities. <![CDATA[Dialectical and historical materialism in curricular field searches: the teaching of History in the course of Pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300565&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo resulta de pesquisa acadêmica que investigou o espaço curricular do ensino de História em Instituições de Educação Superior privadas no curso de licenciatura em Pedagogia. Tomando como premissa a ideia de que analisar o objeto proposto a partir da tese - de que o ensino de História deva ser relevante nos currículos de formação do pedagogo - direciona esses escritos para a análise reflexiva sob a lente teórico-metodológica do materialismo histórico dialético - MHD. Não se assume uma postura de concebê-lo como doutrina, reconhece-se seus limites, mas admite-se que ainda é a tendência que melhor se aproxima dos anseios provocados pela própria teoria crítica de currículo. O objetivo do texto é apresentar elementos epistemológicos e metodológicos - por meio de revisão crítica de literatura - que garantam uma refinada utilização do método de Marx, com as devidas proporções, aplicado ao campo do currículo, sobretudo na esteira das teorias críticas. O objeto teórico aqui proposto é apenas para ilustrar de que forma as categorias teóricas da dialética marxiana e marxistas, como contradição, totalidade e prática social podem ser aplicadas em estudos dessa natureza.<hr/>Abstract This article results from academic research that investigated the curricular area of history teaching in private higher education institutions in the course of degree in pedagogy. Taking as premise the idea that analyze the proposed object from the thesis-that the teaching of History should be relevant in the curricula of teacher training-directs these writings to the reflective analysis under the methodological-theoretical lens of historical materialism dialectic - MHD. Assumes a posture of conceiving him as doctrine, recognized their limits, but admits that it's still the trend that better approaches the anxieties caused by the critical theory of curriculum. The aim of the text is to present epistemological and methodological elements-through critical review of literature-which guarantee a refined use of Marx's method, with the due proportions, applied to the field of curriculum, especially in the wake of critical theories. The theoretical object proposed here is only to illustrate how the theoretical categories of Marxian and Marxist dialectic, as contradiction, totality and social practice can be applied to studies of this nature. <![CDATA[Políticas de inclusión: ¿educación obligatoria o derecho a la educación?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300583&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Este artículo estudia, desde una perspectiva teórica y de análisis ideológico, la junción entre las políticas de inclusión, como paliativas de la exclusión, y la postulación de los derechos individuales, sobre todo en el ámbito de la educación. Se incluye un estudio sobre los orígenes y vaivenes de la noción de exclusión/inclusión, en sus vínculos con las ideologías neoliberales y con las posteriores interpretaciones “progresistas”. La postulación contemporánea de derechos individuales, con sus características y trasfondo ideológico, se analiza con especial atención a los procesos de Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Paraguay y Uruguay. Las políticas de inclusión y de derechos muestran líneas paralelas, con junciones relativas y no estructurales, tanto en su formulación política como en su instrumentación. El vínculo entre ellas se hace notorio al definir la educación a partir de los derechos. Particularmente, el artículo profundiza el entramado de los conflictos conceptuales y operativos derivados del encuentro de las políticas más tradicionales de obligatoriedad de la educación básica, que es estatutaria en la mayoría de los países, con los intentos de definir la educación como un instrumento para asegurar el goce efectivo de los derechos consagrados internacionalmente, que se ha hecho normal en la legislación en materia de educación. <hr/>Abstract This article deals, from a theoretical perspective and via an ideological analysis, with the joining of policies of inclusion, as a palliative from exclusion, with the postulation of individual rights, especially in the field of education. A study on the origins and fluctuations of the notion of exclusion/inclusion, in their relationship with neo-liberal ideologies and its subsequent “progressive” interpretations is included. The contemporary proposal on individual rights, its features and ideological background, is analysed, paying special attention to the processes in Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Paraguay and Uruguay. Policies of inclusion and rights exhibit parallel lines, with intersections that are relative rather than structural, both in relation to their political formulation as well as to their implementation. Their relationships becomes notorious when education is defined in terms of rights. In particular, the article looks deeper into the composition of the conceptual and operative conflicts that derive from the encounter between the traditional policies on compulsory basic education, which is statutory in most countries, and the attempts at defining education as an instrument to ensure the enjoyment of internationally recognised rights that have become the norm in legislation on education.<hr/>Resumo Esse artigo estuda, desde a perspectiva teórica e de análise ideológica, a junção entre as políticas de inclusão, como paliativas da exclusão, e a postulação dos direitos individuais, principalmente no âmbito da educação. Inclui-se um estudo sobre as origens e vaivéns da noção de exclusão/inclusão, em seus vínculos com as ideologias neoliberais e com as interpretações “progressistas” posteriores. A postulação contemporânea de direitos individuais, com suas características e fundos ideológicos, é analisada com atenção especial aos processos de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. As políticas de inclusão e as de direitos têm linhas paralelas, com junções relativas e não-estruturais, no que diz respeito à formulação política e às instrumentalizações. O vínculo entre elas fica notório na definição da educação com base nos direitos. Em particular, o artigo aprofunda na malha dos conflitos conceptuais e operacionais derivados do encontro das políticas mais tradicionais de obrigatoriedade da educação básica, estatutária na maior parte dos países, com os intentos para definir à educação como um instrumento para assegurar o gozo efetivo dos direitos consagrados a nível internacional, já normal na legislação sobre educação.