Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação Especial (Online)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-686X20230001&lang=pt vol. 36 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Subjetivações surdas: Discursos sobre a (in)existência da Libras no espaço escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esse artigo problematiza a educação de surdos e a aquisição da linguagem como um processo de constituição de sujeitos da vida relacional e como indutora das condições de: aprendizagens, desenvolvimento cognitivo e das interações. Como corpus de análise escolhemos um vídeo bilíngue sobre a surdez e a Libras, publicado em 2020, no Youtube e no Instagram para destacar os enfrentamentos de uma criança surda no processo de escolarização e o pedido de comunicação digna. Diante disso, por meio da análise discursiva, o objetivo deste artigo é elucidar quais são os discursos desse vídeo sobre a surdez. Que discursos dele emergem? Destacamos, a partir do movimento de análise: quem é o sujeito do discurso e as posições que este ocupa; o apelo que a menina refere sobre as crianças surdas nas escolas comuns junto as ouvintes, indicando o desejo pela prática de inclusão escolar de um modo distinto daquele que vem sendo vivenciado por ela no momento atual; as discussões sobre o problema central, o (não) acesso à comunicação, já que são necessárias intervenções diversas (comunicação com os pares, com os professores, tradução simultânea, apoio de intérprete, entre outros), que nem sempre tornam acessíveis os conteúdos escolares; e, a reivindicação de uma cultura de comunicação entre surdos e ouvintes em uma tentativa de modificar suas experiências escolares.<hr/>ABSTRACT This article problematizes the education of the deaf and the acquisition of language as a process of constituting subjects of relational life and as an inducer of the conditions of: learning, cognitive development and interactions. As the corpus of analysis we chose a bilingual video on deafness and Libras, published in 2020, on Youtube and Instagram to highlight the confrontations of a deaf child in the schooling process and the request for dignified communication. Therefore, through discursive analysis, the objective of this article is to elucidate what are the speeches of this video on deafness. What speeches emerge from it? We highlight, from the analysis movement: who is the subject of the discourse and the positions it occupies; the appeal that the girl refers to deaf children in ordinary schools with the listeners, indicating the desire for the practice of school inclusion in a different way from what she is currently experiencing; the discussions about the central problem, the (non) access to communication, since different interventions are needed (communication with peers, with teachers, simultaneous translation, interpreter support, among others), which do not always make school content accessible; and, the demand for a culture of communication between deaf and listeners in an attempt to modify their school experiences.<hr/>RESUMEN Este artículo problematiza la educación de los sordos y la adquisición del lenguaje como proceso de constitución de sujetos de la vida relacional y como inductor de las condiciones de: aprendizaje, desarrollo cognitivo e interacciones. Como corpus de análisis elegimos un video bilingüe sobre sordera y Libras, publicado en 2020, en Youtube e Instagram para resaltar los enfrentamientos de un niño sordo en el proceso de escolarización y la solicitud de una comunicación digna. Por tanto, a través del análisis discursivo, el objetivo de este artículo es dilucidar cuáles son los discursos de este video sobre la sordera. ¿Qué discursos surgen de ella? Destacamos, desde el movimiento de análisis: quién es el sujeto del discurso y las posiciones que ocupa; el llamamiento de que la niña se refiera a los niños sordos en las escuelas ordinarias con los oyentes, indicando el deseo por la práctica de la inclusión escolar de una manera diferente a la que vive actualmente; las discusiones sobre el problema central, el (no) acceso a la comunicación, ya que se necesitan diferentes intervenciones (comunicación con compañeros, con profesores, traducción simultánea, apoyo de intérpretes, entre otras), que no siempre hacen accesible el contenido escolar; y, la demanda de una cultura de comunicación entre personas sordas y oyentes en un intento por modificar sus experiencias escolares. <![CDATA[Relatos de professoras de Sala de Recursos Multifuncional sobre as condições de trabalho na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Em 2008, foi criado pelo MEC o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ao público da Educação Especial. Frente ao exposto, foram realizadas entrevistas gravadas com 18 professoras dessas Salas com o propósito de descrever como as professoras das SRM relatam a percepção das professoras de salas regulares acerca do trabalho realizado nessas SRM; a interação dessas professoras especialistas com as professoras das salas comuns, com os estagiários e com as famílias, e as atribuições das professoras das SRM. Uma análise temática das transcrições mostrou que tanto as professoras das salas regulares quanto os gestores não têm clareza acerca das funções dessas Salas e possuem expectativas equivocadas com relação ao trabalho lá desenvolvido; a frequência e duração das reuniões dos professores de SRM com as docentes das salas de aula regulares, bem como os locais onde tais reuniões ocorreram, não eram adequados; a interação das docentes das SRM com as famílias e com os estagiários foi considerada proveitosa; dentre as atribuições dessas professoras destacam-se: fazer adaptações de materiais e atividades pedagógicos para os alunos com deficiência, organizar o Plano Educacional Individualizado, demonstrar outras maneiras de apresentar determinados conteúdos programáticos, trazendo materiais e jogos como recursos, promover curso de formação acerca de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, realizar a adaptação de provas empregando frequentemente recursos de Comunicação Alternativa. Além disso, as professoras de SRM revelaram que o professor de sala comum e as famílias desconhecem as funções do professor de AEE.<hr/>ABSTRACT In 2008, the Brazilian Ministry of Education (MEC) created a program to implement Multifunctional Resource Rooms (MRR) to guarantee Specialized Educational Services (SES) for Special Education students. Interviews were conducted with 18 MRR teachers with the purpose of describing how MRR teachers report the perception of regular classroom teachers about the work carried out in these MRR; how MRR teachers interacted with regular classroom teachers, teaching assistants and families; and what attributions they had. A thematic analysis of the transcripts showed that both teachers in regular classrooms and school principals not only failed to have a clear picture of the MRR functions, but also had unmet expectations regarding the work developed there. The frequency and duration of the meetings of MRR teachers with those of regular classrooms, as well as places where such meetings took place were not adequate; interaction of MRR teachers with families and teaching assistants was considered beneficial. Among the attributions of these teachers, the following were highlighted: adapting materials and pedagogical activities for special education students, organizing the IEP (Individualized Educational Plan), demonstrating other ways of presenting certain curriculum subjects, bringing materials and games as resources, promoting training courses about Assistive Technology and Augmentative and Alternative Communication (AAC), adapting tests by frequently using AAC resources. Moreover, MRR teachers report that regular classroom teachers and families are unfamiliar with SES teachers’ objectives.<hr/>RESUMEN En 2008, el Ministerio Brasileño de Educación (MEC) creó el Programa de Implementación de Salas de Recursos Multifuncionales (SRM) para garantizar el Servicio Educativo Especializado (SEE) al público de Educación Especial. Se realizaron entrevistas grabadas a 18 maestras de estas Aulas con el propósito de describir cómo las maestras de SRM reportan la percepción de las maestras de aulas regulares sobre el trabajo realizado en estas SRM; la interacción de estas maestras especialistas con las maestras en las aulas comunes, con los pasantes y con las familias y las atribuciones de las maestras de SRM. Un análisis temático de las transcripciones mostró que tanto las maestras de las aulas regulares como los directores no tienen claro las funciones de estas aulas y tienen expectativas equivocadas con respecto al trabajo que allí se desarrolla; la frecuencia y duración de las reuniones de las maestras del MRR con las maestras de las aulas regulares, así como los lugares donde se llevaron a cabo dichas reuniones no fueron las adecuadas; se consideró beneficiosa la interacción de las maestras de SRM con las familias y los alumnos; Entre las funciones de estas docentes destacan: realizar adaptaciones de materiales y actividades pedagógicas para alumnos especiales, organizar el PEI (Plan Educativo Individualizado), demostrar otras formas de presentar determinados planes de estudio, traer materiales y juegos como recursos, promover cursos de formación sobre tecnología de asistencia y Comunicación Aumentativa y Alternativa (CAA), adaptar las pruebas frecuentemente utilizando recursos de CAA. Además, maestras de SRM informan que las maestras de clases regulares y las familias no están familiarizadas con los objetivos de los maestros de SEE. <![CDATA[Entre Portas Fechadas: frestas e brechas para pensar processos inclusivos na Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste trabalho é tensionado o direito à educação para as crianças com deficiências, garantido nos documentos legais, com as narrativas das mães de crianças com diagnóstico do espectro autista e suas lutas para matricular as crianças na escola. Foi percebido que as interpretações que existem na lei, como “preferencialmente na rede regular de ensino”, deixam a responsabilidade também para outras instituições educativas, que muitas vezes, criam barreiras para matricular as crianças. Nas narrativas das mães, são recorrentes as portas fechadas, mas elas insistem, encontram frestas e brechas para habitar a escola. Mães que tem suas histórias de vida invisibilizadas, enfrentam lutas (a) morosas por uma educação inclusiva. Narrativas são utilizadas como recurso metodológico, inspiradas em Benjamin, Portelli e Certeau, e a dimensão do acontecimento a partir de Deleuze, para a produção de novas maquinações. A Educação Especial no Brasil é marcada pela medicalização, e os efeitos mais devastadores dessa cultura medicalizante são percebidos nos discursos de docentes que se apresentam como incapazes de ensinar crianças com deficiência. Urge que a escola desse tempo de agora considere as diferenças como condição de existência de cada um.<hr/>ABSTRACT In this work, the right to education for children with disabilities is tensioned, guaranteed in legal documents, with the narratives of mothers of children diagnosed with the autism spectrum and their struggles to enroll children in school. It was perceived that the interpretations that exist in the law, such as “preferably in the regular school system”, leave the responsibility to other educational institutions, which often create barriers to enrolling the children. In the mothers' narratives, closed doors are recurrent, but they insist, finding cracks and gaps to inhabit the school. Mothers whose life stories are made invisible face long struggles for an inclusive education. Narratives are used as a methodological resource, inspired by Benjamin, Portelli and Certeau, and the dimension of the happening from Deleuze's point of view, for the production of new machinations. Special Education in Brazil is marked by medicalization, and the most devastating effects of this medicalizing culture are perceived in the speeches of teachers who present themselves as incapable of teaching children with disabilities. It is urgent that the school of this time consider differences as a condition of existence of each one.<hr/>RESUMEN En este trabajo se tensiona el derecho a la educación de los niños con discapacidad, garantizado en documentos legales, con los relatos de madres de niños diagnosticados con el espectro autista y sus luchas por matricular a los niños en la escuela. Se percibió que las interpretaciones que existen en la ley, como “preferiblemente en el sistema escolar regular”, dejan la responsabilidad a otras instituciones educativas, lo que muchas veces crea barreras para la matrícula de los niños. En los relatos de las madres son recurrentes las puertas cerradas, pero ellas insisten, encontrando grietas y aberturas para habitar la escuela. Madres cuyas historias de vida son invisibilizadas enfrentan largas luchas por una educación inclusiva. Utilizamos las narrativas como recurso metodológico, inspirándonos en Benjamin, Portelli y Certeau, y la dimensión del acontecimiento desde el punto de vista de Deleuze, para la producción de nuevas maquinaciones. La Educación Especial en Brasil está marcada por la medicalización, y los efectos más devastadores de esta cultura medicalizante se perciben en los discursos de los docentes que se presentan como incapaces de enseñar a niños con discapacidad. Es urgente que la escuela de este tiempo considere las diferencias como condición de existencia de cada uno. <![CDATA[Proposta de sinais-termo em Libras para áreas de saúde e biossegurança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A Língua Brasileira de Sinais (Libras) conta com poucos termos específicos nos campos da Ciências da Saúde e Biotecnologia. Além disso, verificam-se barreiras de comunicação e disseminação de grande parte dos sinais-termo nas áreas de saúde e biossegurança, bem como os novos sinais-termo surgidos durante a Pandemia de Covid-19. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um dos produtos de destaque da tese de doutorado de FRANCISCO - Glossário multilíngue ilustrado 2D1 -, material de grande relevância para a Comunidade Surda. A metodologia empregada foi realizada com base em uma pesquisa exploratória inicial sobre os materiais existentes em Libras e na área da Terminologia. Assim, a partir dos estudos e levantamentos realizados para identificar os sinais-termo mais utilizados nos ambientes de laboratórios da área de saúde, foram selecionados 98 (noventa e oito) sinais-termo como etapa fundamental para elaboração das fichas terminológicas que compõem o referido glossário multilíngue. A ferramenta terminológica elaborada nesta pesquisa demonstra grande relevância para o meio científico e acadêmico, principalmente para a Comunidade Surda, contribuindo na disseminação de conteúdos atuais com potenciais riscos à saúde e à segurança das pessoas, presentes cada vez mais no cotidiano da sociedade.<hr/>ABSTRACT The Brazilian Sign Language (Libras) has few specific terms in the fields of Biotechnology and Science. In addition, there are barriers to communication and dissemination of most of the signals in the areas of health and biosecurity, as well as the new signals that emerged during the Covid-19 Pandemic. The methodology used was based on an initial exploratory research on existing materials in Libras in the area of terminology. In this context, the present research aimed to present one of the products developed in the author's doctoral thesis - 2D multilingual illustrated glossary - material that is of great relevance to the Deaf Community. Thus, from the studies and surveys carried out to identify the most used term signs in laboratory and research environments, 98 term signs were selected as a fundamental step for the elaboration of the terminological sheets that make up the aforementioned glossary. The tool developed in this research demonstrates great relevance for the scientific and academic environment, especially for the Deaf Community, contributing to the dissemination of current content with potential risk to the health and safety of people, increasingly present in the daily life of society.<hr/>RESUMEN La Lengua de Señas Brasileña (Libras) tiene pocos términos específicos en los campos de Ciencias de la Salud y Biotecnología. Además, existen barreras para la comunicación y difusión de la mayoría de las señasde términos en las áreas de salud y bioseguridad, así como las nuevas señas de términos que surgieron durante la Pandemia del Covid-19. En este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo presentar uno de los productos destacados de la tesis doctoral del AUTOR - glosario multilingüe ilustrado en 2D -, material de gran relevancia para la Comunidad Sorda. La metodología utilizada se basó en una investigación exploratoria inicial sobre materiales existentes en Libras (lengua de Señas Brasileña) y en el área de Terminología. Así, a partir de los estudios y encuestas realizados para identificar los signos de términos más utilizados en los ambientes de laboratorios del área de la salud, se seleccionaron 98 (noventa y ocho) signos de términos como paso fundamental para la elaboración de las fichas terminológicas que componen el mencionado glosario multilingüe. La herramienta terminológica desarrollada en esta investigación demuestra gran relevancia para el campo científico y académico, en especial para la Comunidad Sorda, contribuyendo a la difusión de contenidos actuales con potenciales riesgos para la salud y seguridad de las personas, cada vez más presentes en el día a día de la sociedad. <![CDATA[O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A escolarização da população com deficiência múltipla ainda enfrenta inúmeros desafios no contexto brasileiro. Nesse sentido, este artigo analisa os indicadores de matrículas de alunos com deficiência múltipla entre 1974 e 2021 e as orientações políticas para a educação dessa parcela da população. Em termos metodológicos, foram analisados documentos normativos e orientadores sobre o público da Educação Especial e levantamentos estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As análises mostraram, entre outros aspectos, aumento das matrículas de pessoas com deficiência múltipla em escolas comuns de ensino, falta de consenso sobre quem e quantos seriam esses alunos nos documentos oficiais, fragilidades nas diretrizes políticas sobre ações intersetoriais e estratégias educativas, sobretudo daqueles que demandam intervenções pedagógicas mais específicas, como o uso da comunicação alternativa, por exemplo, o caso das crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus.<hr/>ABSTRACT The schooling of the population with multiple disabilities still faces numerous challenges in the Brazilian context. In this sense, this paper analyzes the enrollment indicators of students with multiple disabilities between 1974 and 2021 and the political guidelines for the education of this share of the population. In methodological terms, normative and guiding documents were analyzed on the public of Special Education and statistical surveys of the Instituto Nacional de Estudos e PesquisasEducacionaisAnísio Teixeira (Inep). The analyzes showed, among other aspects, the increase of enrollment of people with multiple disabilities in common schools, lack of consensus on who and how many students would be in official documents, weaknesses in the policy guidelines on intersectoral actions and educational strategies, especially those who require more specific pedagogical interventions, such as the use of alternative communication, for example, the case of children affected by the Congenital Zika Virus Syndrome.<hr/>RESUMEN La escolarización de la población con discapacidad múltiple todavía enfrenta innumerables desafíos en el contexto brasileño. En este sentido, este artículo analiza los indicadores de matrículas de alumnos con discapacidad múltiple entre 1974 y 2021 y los lineamientos políticos para la educación de esta población. En términos metodológicos, fueron analizados documentos normativos y orientadores sobre el público de la Educación Especial y encuestas estadísticas del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Los análisis mostraron, entre otros aspectos, aumento en las matrículas de personas con discapacidad múltiple en las escuelas comunes de enseñanza, falta de consenso sobre quiénes y cuántos serían estos alumnos en los documentos oficiales, fragilidades en las directrices políticas sobre acciones intersectoriales y estrategias educativas, sobretodo de aquellos que exigen intervenciones pedagógicas más específicas como el uso de la comunicación alternativa, por ejemplo, el caso de los niños afectados por el Síndrome Congénito del Virus Zika. <![CDATA[Cadê a inclusão das pessoas com deficiência na BNCC? A exclusão comeu!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Em pesquisa na Base Nacional Comum Curricular (2018), BNCC, investigamos mediações com o público da Educação Especial, as pessoas com deficiência, em uma perspectiva histórico-cultural. Os dados foram escassos e, portanto, buscamos nos descritores de inclusão e diversidade possibilidades de reflexões, instrumentos e estratégias que favorecessem a discussão das particularidades das pessoas com deficiência no documento orientador mais recente da educação básica brasileira. No processo metodológico, categorizamos esses descritores para a análise documental voltada à educação das infâncias. Identificamos que o documento não apresentou posicionamento nem orientações sobre a inclusão escolar das deficiências, ou a interseccionalidade com outras singularidades marginalizadas. A BNCC foi moldada à formação do desenvolvimento psicofisiológico típico e hegemônico. Para uma perspectiva diversa, pode-se inferir, que os(as) profissionais da educação não devem se orientar exclusivamente pelo documento em função das ausências assinaladas. Sendo assim, o trabalho pedagógico precisa colocar em tela discussões e práticas que contemplem a inclusão das pessoas com deficiência com vias à emancipação humana.<hr/>ABSTRACT In research on the Base Nacional Comum Curricular (2018), BNCC, we investigated mediations with the Special Education public for people with disabilities in a historical-cultural perspective. Data were scarce, therefore, we sought instruments, strategies and possibilities for reflection that favor the discussion of the particularities of people with disabilities in the descriptors of inclusion and diversity. In the methodological process we categorized these descriptors for the documental analysis focused on childhood education. We identified that the document did not show positioning and guidelines on the school inclusion of disabilities or intersectionality with other marginalized singularities. The BNCC was shaped to form the typical and hegemonic psychophysiological development. From a diversity perspective, it can be inferred that the education professionals should not be guided exclusively by that document due to the absences noted. Therefore, the pedagogical work needs to bring up discussions and practices that address the inclusion of people with disabilities in paths to human emancipation.<hr/>RESUMEN En investigación en la Base Nacional Comum Curricular (2018), BNCC, hemos investigado mediaciones con el público de la Educación Especial, las personas con discapacidad, en una perspectiva histórico-cultural. Los datos fueron escasos y, por lo tanto, hemos buscado en los descriptores de inclusión y diversidad posibilidades de reflexionar, instrumentos y estrategias que favoreciesen la discusión de las particularidades de las personas con discapacidad. En el proceso metodológico, hemos categorizado esos descriptores para el análisis documental direccionada para la educación de las infancias. Hemos Identificado que el documento no presenta posicionamiento y orientaciones sobre la inclusión escolar de las discapacidades, o interseccionalidad con otras singularidades marginadas. La BNCC fue moldeada para la formación del desarrollo psicofisiológico típico y hegemónico. Desde una perspectiva de diversidad, se puede inferir que los (las) profesionales de la educación no se deben orientar exclusivamente por el documento debido a las ausencias constatadas. Por lo tanto, el trabajo pedagógico necesita poner en evidencia discusiones y prácticas que contemplen la inclusión de las personas con discapacidad con el objetivo de la emancipación humana. <![CDATA[A Educação Especial nos cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo analisa a formação inicial docente em cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará quanto à Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como material de análise os Projetos Pedagógicos dos 10 cursos ofertados pelas referidas instituições. É inexistente, nesses cursos, a oferta de disciplinas obrigatórias relacionadas à Educação Especial, embora 5 cursos ofertem, como optativa, a disciplina de Educação Inclusiva, que apresenta carga horária inferior aos componentes curriculares das outras áreas. A realidade investigada evidencia que os cursos de Licenciatura em Química não têm acompanhado o crescimento do número de matrículas de alunos da Educação Especial nas escolas comuns de Educação Básica, demandando mudanças no currículo das licenciaturas para formar professores de Química promotores de uma educação inclusiva. Como modalidade transversal do sistema educacional brasileiro desde 1996, a Educação Especial tem tido pouca visibilidade nos cursos investigados, cujos seus egressos poderão ter dificuldades em incluir o referido público nas aulas de Química.<hr/>ABSTRACT This study analyzes initial teacher training in Chemistry of Federal Higher Education Institutions in Ceará in relation to Special Education. This is a documentary research study, based on the analysis of the Pedagogical Projects from the 10 programs offered by the aforementioned institutions. These programs do not offer obligatory courses related to Special Education, although 5 offer optional courses on Inclusive Education, which has a lower course load than the curricular components from other areas. The reality investigated here shows that these Chemistry Teaching Degree programs have not followed the growing number of enrollments by students from Special Education in general Basic Education schools, demanding changes in the teaching degree curricula in order to prepare Chemistry teachers to promote an inclusive education. As a transversal modality of the Brazilian educational system since 1996, Special Education has had little visibility in the programs investigated, the graduates of which may have difficulties in including the aforementioned public in Chemistry classes.<hr/>RESUMEN Este estudio analiza la formación inicial docente de los cursos de Química en las Instituciones Federales de Educación Superior de Ceará en lo que se refiere a la Educación Especial. Se trata de una investigación documental, teniendo como material de análisis los Proyectos Pedagógicos de los 10 cursos ofrecidos por estas instituciones. En estos cursos no hay oferta de asignaturas obligatorias relacionadas con la Educación Especial, aunque 5 ofrecen, como optativa, la asignatura de Educación Inclusiva, que tiene una carga horaria menor que los componentes curriculares de otras áreas. La realidad investigada muestra que los cursos no han seguido el crecimiento en el número de matrículas de alumnos de Educación Especial en las escuelas ordinarias de Educación Básica, exigiendo cambios en el currículo para formar profesores de Química para promover la educación inclusiva. Como modalidad transversal del sistema educativo brasileño desde 1996, la Educación Especial tiene poca visibilidad en los cursos investigados, cuyos egresados ​​pueden tener dificultades para incluir este público en las clases de Química. <![CDATA[Formação de professores de creche e Transtorno do Espectro Autista: resultados de um curso presencial e a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As leis brasileiras ao longo da história educacional apresentam a inclusão de pessoas com deficiências como desafio a ser superado na educação de qualidade para todos. No entanto, apontamentos na literatura indicam que a formação dos professores e as condições existentes nas práticas escolares não estão adequadas para tal movimento, especialmente em Creches. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo elaborar, desenvolver e avaliar os resultados de um curso de formação para professores de creche voltado para alunos com Transtorno do Espectro Autista nas modalidades presencial e a Distância. Apresenta-se como hipótese que um modelo didático individualizado, que incorpore aspectos fundamentais para formação de professores para educação inclusiva seja possível de replicação em modelos educacionais diferenciados e eficazes para uso por/para professores. Para tal, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos exploratórios presencialmente e, em seguida, em modelo EaD. Em ambas formações foi utilizado o Sistema Personalizado de Instrução (PSI) como modelo didático. Os resultados indicaram que o modelo se mostrou eficaz para formação de professores de creches nas duas modalidades. Portanto, a elaboração de um curso que tem como base o conhecimento da demanda dos professores, o uso de recursos multimídias, a divisão dos conteúdos em pequenas etapas e avaliações progressivas do repertório dos alunos-professores representa um recurso importante para formação de professores para inclusão de crianças com TEA, tanto no curso presencial, quanto no modelo EaD.<hr/>ABSTRACT Brazilian laws throughout educational history present the inclusion of people with disabilities as a challenge to be overcome in quality education for all. However, there are notes in the literature indicating that teacher education and conditions in school practices are not suitable for it, especially in day care centers. Thus, this research aimed to elaborate, develop and evaluate the results of a training course for daycare teachers for practices for students with Autistic Spectrum Disorder in the presential and distance modalities. It is hypothesized that an individualized didactic model that incorporates fundamental aspects for teacher education for inclusive education is possible to replicate in differentiated and effective educational models for use by/for teachers. To this, a qualitative research was conducted, applied nature and with exploratory objectives in person and, then, in a distance education model. In both formations, the Personalized Instruction System (PSI) was used as a didactic model. The results indicated that the didactic model proved to be effective for the training of daycare teachers from both perspectives of the educational models. Finally, it is concluded that the elaboration of a course based on the knowledge of teachers' demand, the use of multimedia resources, the division of contents into small stages and progressive evaluations of the student-teacher repertoire represents an important resource for teacher training for inclusion of children with ASD, both in person face-to-face and in the distance education model.<hr/>RESUMEN Las leyes brasileñas presentan la inclusión de las personas con discapacidad como un desafío a ser superado en una educación de calidad para todos. Sin embargo, notas en la literatura indican que la formación de los docentes y las condiciones existentes en las prácticas escolares no son adecuadas para tal movimiento, especialmente en las guarderías. Luego, esta investigación tuvo como objetivo elaborar, desarrollar y evaluar los resultados de un curso de formación para maestros de guardería dirigido a estudiantes con Trastorno del Espectro Autista en las modalidades presencial y a distancia. Se hipotetiza que un modelo didáctico individualizado, que incorpore aspectos fundamentales para la formación docente para la educación inclusiva, es posible replicar en modelos educativos diferenciados y efectivos para uso de/para docentes. Para ello, se realizó una investigación de enfoque cualitativo, de carácter aplicado y con objetivos exploratorios en forma presencial y luego en un modelo EaD. En ambos cursos de formación se utilizó como modelo didáctico el Sistema de Enseñanza Personalizada (PSI). Los resultados indicaron que el modelo demostró ser efectivo para la formación de docentes de guardería en ambas modalidades. Así, un curso que se base en el conocimiento de la demanda de los docentes, el uso de recursos multimedia, la división de contenidos en pequeños pasos y evaluaciones progresivas del repertorio de los estudiantes-docentes representa un recurso importante para la formación docente para inclusión de niños con TEA. <![CDATA[Gestão escolar na educação inclusiva: a produção acadêmica stricto sensu paulista e uma realidade escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A inclusão escolar de alunos com deficiência condiz com o processo de reconstrução da gestão enquanto atuação democrática, participativa e reflexiva. Os gestores vivenciam as mudanças em vigor e são exigidos de atuar auxiliando na construção de uma comunidade inclusiva. Isto posto, esse estudo objetivou identificar o estado da arte do tema da gestão escolar com foco no viés inclusivo, associando a produção acadêmica sobre essa questão à atuação do gestor escolar. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa em duas fases. Na Fase 1, realizou-se uma revisão sistemática com a análise das produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu paulistas públicos sobre o tema da gestão escolar em interface com a inclusão educacional. Na Fase 2, delineou-se um estudo de caso aplicando questionário a um gestor de uma escola particular de uma cidade de São Paulo, Brasil, com acompanhamento de sua rotina durante 2 dias semanais, por 1 mês, para observação de aspectos referentes à atuação no processo de inclusão escolar. A análise dos dados ocorreu por categorização associada ao software Iramutec. As pesquisas acadêmicas mostraram-se uma área de recente investigação, focada predominantemente em avaliar qualitativamente entrevistas por análise de conteúdo. Já as ações gestoriais permaneceram direcionadas para a solução de conflitos e ações burocráticas, com fragilidades na formação inicial e continuada, não acessando pesquisas acadêmicas sobre o tema e apresentando ações insuficientes. Imprescinde a continuidade de estudos que orientem a intervenção gestorial, bem como uma autonomia docente para a busca dos mesmos.<hr/>ABSTRACT The inclusion of students with disabilities in schools is consistent with the process of rebuilding management as a democratic, participatory and reflective action. That said, this study aimed to identify the state of the art on the theme of school management with a focus on the inclusive bias, associating academic production on this issue with the performance of the school manager. For this, a qualitative research was developed in two phases. In Phase 1, a systematic review was carried out with the analysis of academic productions of public stricto sensu postgraduate programs in São Paulo on the theme of school management in interface with educational inclusion. In Phase 2, a case study was designed by applying a questionnaire to a manager of a private school in a city from São Paulo, Brazil, with monitoring of his routine for 2 days a week, for 1 month, to observe aspects related to his performance. in the school inclusion process. Data analysis was performed by categorization associated with the Iramutec software. Academic research has proven to be an area of ​​recent investigation, predominantly focused on qualitatively evaluating interviews through content analysis. Managerial actions, on the other hand, continued to be aimed at solving conflicts and bureaucratic actions, with weaknesses in initial and continuing education, not accessing academic research on the topic and presenting insufficient actions. It is essential to continue studies that guide managerial intervention, as well as teaching autonomy to pursue them.<hr/>RESUMEN La inclusión de alumnos con discapacidad es coherente con el proceso de reconstrucción de la gestión como acción democrática, participativa y reflexiva. Este estudio tuvo como objetivo identificar el estado del arte en el tema de la gestión escolar con un enfoque en el sesgo inclusivo, asociando la producción académica con el desempeño del director escolar. Para ello, se desarrolló una investigación cualitativa. En la Fase 1, se realizó una revisión sistemática con el análisis de las producciones académicas de los programas públicos de posgrado stricto sensu en São Paulo sobre el tema de la gestión escolar en interfaz con la inclusión educativa. En la Fase 2, se diseñó un estudio de caso mediante la aplicación de un cuestionario a un gerente de una escuela privada en una ciudad de São Paulo, Brasil, con seguimiento de su rutina durante 2 días a la semana, durante 1 mes, para observar aspectos relacionados a actuar en el proceso de inclusión escolar. El análisis de los datos se realizó mediante categorización asociada al software Iramutec. La investigación académica ha demostrado ser un área de investigación reciente, centrada predominantemente en la evaluación cualitativa de entrevistas a través del análisis de contenido. Las acciones gerenciales continuaron orientadas a la resolución de conflictos y acciones burocráticas, con debilidades en la educación inicial y continua, sin acceder a la investigación académica sobre el tema y presentando acciones insuficientes. Es fundamental la continuidad de los estudios que orientan la intervención gerencial y autonomía docente para realizarlos. <![CDATA[Um panorama dos cursos de graduação no Brasilanterior à Lei de reserva de vagas: as matrículas de estudantes da educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente pesquisa objetiva descrever os estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) na educação superior brasileiraantes da Lei de Reserva de vagas, que é de 2016, traçando um perfil e inaugurando uma forma pormenorizada de análise, que pode ser o ponto inicial para futuras pesquisas comparativas envolvendo séries históricas. A fim de alcançar os objetivos delineados para a presente pesquisa, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória. Com os resultados encontrados, foi possível verificar que, em sua maioria, as matrículas de estudantes PAEE, proporcionalmente, seguem as mesmas tendências das matrículas dos estudantes no geralnos cursos de graduação, exceto no tocante ao turno acadêmico. Quando analisados os dados por estados e regiões, as diferenças se sobressaem, mais do que quando a análise é realizada nacionalmente, ou seja, quanto mais micro a análise, mais diferenças em relação à média nacional encontramos. Esperamos que a presente pesquisa possa subsidiar avaliações futuras sobre o PAEE na educação superior e, com isso, embasar políticas públicas para a efetivação do ingresso e permanência desse público nesse nível de ensino.<hr/>ABSTRACT The present research aims to describe a scenario prior to the aforementioned legislation, presenting data on special education students (SES) in higher education, especially in undergraduate courses. In order to achieve the objectives, we made quantitative and qualitative, descriptive and exploratory research. With the results, it was possible to verify that, for the most part, the enrollments of SES proportionally follow the same trends as the enrollments of students in general in undergraduate courses, except for the academic shift. When analyzing data by states and regions, the differences stand out, more than when the analysis is carried out nationally, that is, the more the analysis goes in a micro field, larger are the differences in relation to the national average. We hope that the present research can support future evaluations about the SES in higher education and, with that, base public policies for the effective entry and permanence of this public in this level of education.<hr/>RESUMEN La presente investigación, objetivando describirunescenario anterior alalegislación mencionada, presenta datos sobre losestudiantes público objetivo de laeducación especial (POEE) enlaeducación superior, sobre todo encarreras de grado. A fin de alcanzarlos objetivos trazados para esta investigación, realizamos unestudiocuanti-cualitativo, descriptivo y exploratorio. Conlos resultados encontrados, fueposible verificar que, ensumayoría, las matrículas de estudiantes POEE, proporcionalmente, siguenlasmismastendencias de losestudiantes de lascarreras de grado en general, exceptoenlo que respecta al horario de cursada. Cuandoanalizadoslosdatos por estados y regiones, las diferencias sobresalen más que cuandoelanálisis es realizado nacionalmente, o sea, cuanto más micro elanálisis, más diferencias conrelación a lamedia nacional son identificadas. Esperamos que la presente investigaciónpueda dar soporte a evaluaciones futuras sobre el POEE enlaeducación superior y, coneso, fundamentar políticas públicas para laefectivizacióndelingreso y permanencia de dicho público enesenivel de enseñanza. <![CDATA[Características do Desenvolvimento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo objetivou sintetizar e analisar a produção científica sobre as características do desenvolvimento motor (DM) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de revisão sistemática de literatura. Neste sentido, foram selecionadas as bases de dados Eric/Thesaurus, Web of Science, SciELO, Scopus, ASP/EBsco e Redalyc. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Child Development”; “Autism Spectrum Disorder”; “Motor Skills Disorder”; “Motor Development” bem como seus termos em português. Por abranger áreas de saúde e educação, estes descritores foram identificados entre os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS e Thesaurus (Eric). A amostra final foi composta por cinco estudos que apresentaram dados de diferentes baterias de avaliação motora. Os resultados caracterizaram o DM em crianças com TEA como atípico, apresentando déficits significativos em todas às áreas motoras, sendo a coordenação fina, o equilíbrio e o esquema corporal, os mais pronunciados.<hr/>ABSTRACT The present study aimed to synthesize and analyze the scientific production about the motor development (MD) characteristics in children with autistic spectrum disorder (ASD) through systematic literature revision. In this sense, Eric/Thesaurus, Web of Science, SciELO, Scopus, ASP/EBscos and Redalyc databases were selected. For the articles' identification in the databases, the descriptors "child development", "autism spectrum disorder", "motor skills disorder" and "motor development" were listed, and their terms in portuguese as well. These descriptors were identified between the descriptors in health sciences (DiHS), BVS and Thesaurus (Eric) for embracing areas of health and education. The final sample was composed by five different studies that presented data from different motor assessment batteries. The results characterized the MD in children with ASD as atypical, presenting meaningful deficits in all the motor areas, being fine coordination, balance and body scheme the most talked about.<hr/>RESUMEN El presente estudio tuvo como objetivo sintetizar y analizar la producción científica sobre las características del desarrollo motor (DM) en niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA) através de una revisión sistemáticade la literatura. Por lo tanto, fue seleccionado las bases de datos eric/thesaurus, Web of Science, SciELO, Scopus, ASP/EBsco y Redalyc. Para la identificación de los artículos en las bases de datos, se enumeraron los descriptores "Desarrollo Infantil"; "Trastorno del espectro autista"; "Trastorno de las habilidades motoras"; "Motor Development", así como en portugués. Debido a abarcar áreas de salud y educación, estos descriptores fueron identificados entre los Descriptores en Ciencias de la Salud (DeCS) de la BVS y El Tesauro (Eric). La muestra final consistió en cinco estudios que presentaron datos de diferentes baterías de evaluación de motores. Los resultados caracterizaron la DM en niños con TEA como atípica, presentando déficits significativos en todas las áreas motoras, siendo la coordinación fina, el equilibrio y el esquema corporal los más pronunciados. <![CDATA[A pessoa com deficiência e a educação especial no Brasil nos últimos 200 anos: sujeitos, conceitos e interpretações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa as diferentes conceituações de aluno e educação especial no Brasil desde 1822, objetivando entender a evolução conceitual dos termos através dos séculos XIX, XX e XXI, nos caminhos da segregação, integração e inclusão, analisando os impactos do momento histórico e das ideologias dominantes na construção de conceitos relativos ao aluno especial e à educação especial. O método utilizado no estudo assume o estudo teórico-documental de obras que tratam da temática da história da educação especial e da deficiência, além da análise de atos legais que complementam nossas interpretações. A partir do estudo realizado, evidenciamos que os conceitos de aluno especial e educação especial evoluíram de acordo com os pontos de vista predominantes em cada época: de uma interpretação médico-mística-religiosa, para uma psicologicista e, após, pedagógica. Além disso, concluímos que os processos históricos guiaram a educação especial no caminho da segregação para a integração e, finalmente, para a inclusão, de acordo com o ideal de nação pretendido em cada época.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the different concepts of student and special education in Brazil since 1822, aiming to understand the conceptual evolution of the terms through the 19th, 20th and 21st centuries, in the paths of segregation, integration and inclusion, analyzing the impacts of the historical moment and the ideologies dominant in the construction of concepts related to special students and special education. The method used in the study assumes the theoretical-documentary study of works that deal with the theme of the history of special education and disability, in addition to the analysis of legal acts that complement our interpretations. From the study carried out, we evidenced that the concepts of special student and special education evolved according to the predominant points of view in each era: from a medical-mystical-religious interpretation, to a psychologist and, later, pedagogical. In addition, we conclude that historical processes guided special education on the path from segregation to integration and, finally, to inclusion, according to the ideal of nation intended in each era.<hr/>RESUMEN El artículo analiza los diferentes conceptos de estudiante y educación especial en Brasil desde 1822, con el objetivo de comprender la evolución conceptual de los términos a lo largo de los siglos XIX, XX y XXI, en los caminos de segregación, integración e inclusión, analizando los impactos de la historia momento y las ideologías dominantes en la construcción de conceptos relacionados con los estudiantes especiales y la educación especial. El método utilizado en el estudio supone el estudio teórico-documental de obras que tratan el tema de la historia de la educación especial y la discapacidad, además del análisis de actos jurídicos que complementan nuestras interpretaciones. Del estudio realizado evidenciamos que los conceptos de alumno especial y educación especial evolucionaron según los puntos de vista predominantes en cada época: desde una interpretación médico-mística-religiosa, a una psicóloga y, posteriormente, pedagógica. Además, concluimos que los procesos históricos guiaron a la educación especial en el camino de la segregación a la integración y, finalmente, a la inclusión, según el ideal de nación pretendido en cada época. <![CDATA[Atendimento Educacional Especializado: articulação entre professor do AEE, da sala comume família do aluno PAEE em duas EscolasPúblicas do Munícipio de Parintins (AM)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A educação Inclusiva é um movimento social e educacional reconhecido mundialmente, fundamenta suas bases no respeito às diferenças e na valorização da diversidade humana. O artigo objetiva conhecer como ocorre o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, realizado nas SRM para o atendimento dos alunos público-alvo da educação especial no município de Parintins (AM). Partindo dessas premissas, foi analisado a participação de professores, considerando duas categorias: articulação entre professor do AEE e sala comum e articulação entre professores (AEE e sala comum) com a família do aluno PAEE. Pesquisa de cunho descritivo, com abordagem qualitativa e conta com entrevista semiestruturada para os professores participantes. Nessa senda, os resultados apontam que apesar dos professores reconhecerem a importância e necessidade da parceria, a articulação acontece, mas de maneira pouco satisfatória, porém eles tentam se reajustar com os horários, há o projeto político pedagógico da escola, mas precisa ser feito um planejamento coletivo que se adeque a realidade do contexto escolar. Foi constatado também que às vezes há falta de interatividade entre professores com a família do aluno PAEE, que de alguma forma não elucida o aprendizado do aluno. Portanto, a forma como está organizado o AEE nas SRM, apresenta um trabalho que precisa ainda ser moldado para se chegar num bom desenvolvimento. Entendemos que esta garantia da efetivação dessa articulação, não perpassa apenas pelo papel docente e da família, e sim necessita de um apoio e de uma atuação mais efetiva e perspicaz de todos os atores responsáveis pela inclusão, principalmente os gestores, estabelecendo um trabalho colaborativo e articulado entre os professores e a comunidade escolar e garantindo que a inclusão realmente se consolide no sistema de ensino.<hr/>ABSTRACT Inclusive education is a social and educational movement recognized worldwide, based on respect for differences and appreciation of human diversity. The article aims to know how the Specialized Educational Assistance works, carried out in the SRM to assist the target audience of special education students in the municipality of Parintins (AM). Basedontheseassumptions, theparticipation of teacherswasanalyzed, considering two categories: articulation between AEE teacher and common room and articulation between teachers (AEE and commonroom) with the PAEE student's family. Descriptive research, with a qualitative approach and has a semi-structured interview for the participating teachers. In this path, the results indicate that although the teachers recognize the importance and need for the partnership, the articulation happens, but in an unsatisfactory way, but they try to read just with the schedules, there is the political pedagogical project of the school, but it needs to be done a collective planning that fits the reality of the school context. It was also found that sometimes there is a lack of interactivity between teachers and the PAEE student's family, which somehow does not elucídate the student's learning. Therefore, the way in which the AEE is organized in the SRM, presents a work that still needs to be shaped to reach a good development. We understand that this guarantee of the effectiveness of this articulation does not only pervade the role of the teacher and the family, but rather needs support and a more effective and insightful performance of all the actors responsable for inclusion, especially the managers, establishing a collaborative work and articulated between teachers and the school community and ensuring that inclusion is really consolidated in the education system.<hr/>RESUMEN La educación inclusiva es un movimiento social y educativo reconocido a nivel mundial, basado en el respeto a las diferencias y la valoración de la diversidad humana. El artículo tiene como objetivo conocer cómo funciona la Asistencia Educativa Especializada, realizada en el SRM para asistir al público objetivo de estudiantes de educación especial en el municipio de Parintins (AM). A partir de estos supuestos, se analizó la participación de los docentes, considerando dos categorías: articulación entre docente de la AEE y sala común y articulación entre docentes (AEE y sala común) con la familia del alumno del PAEE. Investigación descriptiva, con enfoque cualitativo y cuenta con entrevista semiestructurada a los docentes participantes. En ese camino, los resultados indican que si bien los docentes reconocen la importancia y necesidad de la alianza, la articulación ocurre, pero de manera insatisfactoria, pero intentan reajustarse con los horarios, está el proyecto político pedagógico de la escuela, pero se necesita hacer una planificación colectiva que se ajuste a la realidad del contexto escolar. También se encontró que en ocasiones falta interactividad entre los docentes y la familia del alumno del PAEE, lo que de alguna manera no aclara el aprendizaje del alumno. Por lo tanto, la forma en que se organiza la AEE en la SRM, presenta un trabajo que aún necesita ser conformado para alcanzar un buen desarrollo. Entendemos que esta garantía de la eficacia de esta articulación no solo impregna el rol del docente y la familia, sino que necesitadel apoyo y una actuación más eficaz y perspicaz de todos losactoresresponsables de lainclusión, en especial de los gestores, estableciendounmarco colaborativo trabajo y articulación entre docentes y comunidad escolar y lograr que lainclusión se consolide realmente en el sistema educativo. <![CDATA[Vivências de pessoas com autismo que concluíram o Ensino Superior: uma investigação em Porto Velho/RO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou as vivências de um grupo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que concluiu o Ensino Superior, identificando fatores associados a essa conclusão. O trabalho se justifica pela necessidade de mais pesquisas relacionadas ao sucesso escolar de pessoas com autismo na Educação brasileira, em especial, no Ensino Superior. A presente investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, nos postulados de Vigotski acercada Defectologia. A pesquisa foi realizada em Porto Velho, capital de Rondônia, e os critérios adotados para a seleção dos participantes foram: serem pessoas diagnosticadas com autismo, serem egressas do Ensino Superior e aceitarem participar do estudo. O instrumento utilizado para coletaros dados foi a entrevista semiestruturada eos dados coletados foram organizados e analisados via abordagem dialética, mediante a unidade de análise Relação entre vivências e seus processos de escolarização, composta por dois eixos de análise: i. Contexto histórico-cultural das vivências da pessoa com TEAe ii. O desenvolvimento da pessoa com TEA e seus processos de escolarização. A unidade de análise, com base nos achados revelados e nas contradições percebidas, indica que as relações com os familiaresse constituíram no fator mais determinante para que as três pessoas com autismo participantes da pesquisa obtivessem sucesso escolar e conseguissem concluir o Ensino Superior. O acompanhamento de profissionais e a medicação adequada também foram fatores preponderantes. Mas é necessária a ressalva de que nem todas as pessoas dispõem de um meio social propício a esse tipo de apoio.<hr/>ABSTRACT This article is the result of a research that investigated the experiences of a group of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) who completed Higher Education, identifying factors associated with this conclusion. The work is justified by the need for more research related to the people with autism scholar success in Brazilian Education, especially, in Higher Education. The present investigation was based on the Cultural-Historical Theory, especially on Vygotsky's postulates on Defectology. The research was carried out in Porto Velho, capital of Rondônia State, and the participants’selection criteria were: being a person diagnosed with autism, graduated in Higher Education and accepting to participate onresearch. The instrument used for data collection was the semi-structured interview and the data collected were organized and analyzed by the dialectical approach, through the unit of analysis Relationship between lived experiences and their schooling processes, composed of two axes of analysis: i. Experiences Cultural-Historical context of person with ASD and ii. People with ASD development and their schooling processe. The unit of analysis, based on the findings revealed and on the perceived contradictions, indicates that relationships with family members were the most determining factor for the three people with autism who participatedon research to achieve scholar success and to complete higher education. Monitoring by professionals and adequate medication were also preponderant factors. But it is necessary to note that not all citizens have a social environment conducive to this type of support.<hr/>RESUMEN Este artículo es resultado de una investigación acerca de las vivencias de personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) que finalizaron la Educación Superior, identificando factores asociados. El trabajo se justifica por la necesidad de más investigaciones relacionadas con el éxito escolar de las personas con autismo en la Educación Brasileña, especialmente, en la Educación Superior. La presente investigación se basó en la Teoría Histórico-Cultural, especialmente en los postulados de Vygotsky sobre la Defectología. La investigación se realizó en Porto Velho, Rondônia, y los criterios adoptados para la selección de los participantes fueron: ser personas con diagnóstico de autismo, ser graduados de Enseñanza Superior y aceptar participar en el estudio. El instrumento de recolecta de datos fue la entrevista semiestructurada y los datos recolectados fueron organizados y analizados por el enfoque dialéctico, a través de la unidad de análisis Relación entre las experiencias y sus procesos de escolarización, compuesta por dos ejes de análisis: i. Contexto histórico-cultural de las vivencias de la persona con TEA y ii. El desarrollo de las personas con TEA y sus procesos de escolarización. La unidad de análisis indica que las relaciones con los miembros de la familia fueron el factor más determinante para que las tres personas con autismo participantes de la investigación alcanzasen el éxito escolar y completasen la educación superior. El seguimiento por profesionales y la medicación adecuada también fueron factores preponderantes. Pero es necesario señalar que no todas las personas cuentan con un entorno social propicio para este tipo de apoyo. <![CDATA[Interações do aluno surdo no processo de inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo analisa o processo de inclusão de alunos surdos em escolas públicas e suas interações com outros alunos, intérpretes e professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com a observação de campo de 4 estudantes surdos dentro de suas salas de aula e também nos momentos de intervalo em duas escolas públicas de Campinas. A partir da observação foi realizada uma análise quantitativa das interações destes alunos com as demais pessoas do contexto escolar. A pesquisa concluiu que, por ser único aluno surdo em sua sala de aula, o número de interações deste estudante é nitidamente maior com o intérprete, seguido das interações com alunos ouvintes, em terceiro lugar com os professores. Por fim, as interações em menor número foram realizadas com outros colegas surdos da escola, fora da sala de aula. Os resultados revelaram que o processo de inclusão dos alunos surdos nas escolas observadas restringe as possibilidades de interação no contexto escolar, o que pode dificultar a constituição de uma autoimagem positiva destes estudantes.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the process of inclusion of deaf students in public schools and their interactions with other students, interpreters and teachers. The methodology used in the research was the case study with the Field observation of 4 deaf students inside their classrooms and also in the moments of interval in two public schools in Campinas. From the observation, a quantitative analysis of the interactions of these students with other people in the school context was performed. The research concluded that, because He is the only deaf student in his/her classroom, the number of interactions of this student is clearly higher with the interpreter, followed by interactions with hearing students, in third place with teachers. Finally, fewer interactions were performed with other deaf classmates outside the classroom. The results revealed that the process of inclusion of deaf students in the observed schools restricts the possibilities of interaction in the school context, which may hinder the constitution of a positive self-image of these students.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza el proceso de inclusión de los estudiantes sordos en las escuelas públicas y sus interacciones con otros estudiantes, intérpretes y maestros. La metodología utilizada en la investigación fue el estudio de caso con la observación de campo de 4 estudiantes sordos dentro de sus aulas y también en los momentos de intervalo en dos escuelas públicas. A partir de la observación, se realizó un análisis cuantitativo de las interacciones de estos estudiantes con otras personas en el contexto escolar. La investigación concluyó que, debido a que es el único estudiante sordo en su aula, el número de interacciones de este estudiante es claramente mayor con el intérprete, seguido de las interacciones con los estudiantes oyentes, en tercer lugar con los maestros. Finalmente, se realizaron menos interacciones con otros compañeros sordos fuera del aula. Los resultados revelaron que el proceso de inclusión de los estudiantes sordos en las escuelas observadas restringe las posibilidades de interacción en el contexto escolar, lo que puede dificultar la constitución de una autoimagen positiva de estos estudiantes. <![CDATA[Uma reflexão sobre práticas violentas no processo de escolarização de surdos oralizados usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O fenômeno bullying é uma subespécie de violência entre pares, complexo e multidimensional. Dentre os tipos específicos de violência, destaca-se neste estudo a violência praticada contra a pessoa deficiente, em contexto escolar, como uma das possibilidades a dificuldade da sociedade lidar com os diferentes. Assim como outros estudantes, os surdos são sujeitos passíveis de sofrerem bullying. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar se o fenômeno bullying fez ou faz parte do cotidiano escolar de adolescentes surdos oralizados e usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora individual, pacientes de um Serviço de Saúde Auditiva do Espírito Santo- ES. A amostra era composta de adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. Estes responderam um formulário desenvolvido no Google Forms, composto por 40 questões, 1 aberta e 39 fechadas, organizadas em 3 sessões. Após a coleta, no que se refere aos aspectos quantitativos, os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 25 para Windows. A análise qualitativa foi encaminhada a partir dos três temas apresentados no formulário de coleta de dados. Estudos sobre a incidência de bullying indicam uma alta prevalência desse fenômeno em contexto escolar, porém, essa tendência não foi verificada no presente trabalho cuja amostra contemplou estudantes surdos. Acredita-se que a baixa incidência de bullying junto a amostra investigada pode ser devido ao número relativamente baixo de participantes surdos que aceitaram participar da pesquisa. Quando a prática de bullying foi mencionada, as formas de agressão mais frequentes foram a verbal, seguida da física e material, psicológica e o cyberbullying.<hr/>ABSTRACT The bullying phenomenon is a complex and multidimensional subspecies of peer violence. Among the specific types of violence, this study highlights the violence practiced against the disabled person, in the school context, as one of the possibilities for society’s difficulty in dealing with the different.Like other students, deaf people are likely to be bullied. Thus, the present research has as general objective to verify if the bullying phenomenon was or is part of the daily school life of oralized deaf adolescents and users of hearing aids for individual sound amplification, patients of a Hearing Health Service in the State of Espirito Santo-ES. The sample consisted of adolescents aged between 12 and 18 years old. They answered a form developed on Google Forms, consisting of 40 questions, 1 open and 39 closed, organized into 3 sessions. After collection, regarding quantitative aspects, the data were analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS) version 25 for Windows. Qualitative analysis was forwarded from the three themes presented in the data collection form. Studies on the incidence of bullying indicate a high prevalence of this phenomenon in the school context however, this trend was not verified in the present study whose sample included deaf students. It is believed that the low incidence of bullying in the investigated sample may be due to the relatively low number of deaf participants who agreed to participate in the research. When bullying was mentioned, the most frequent forms of aggression were verbal, followed by physical and material, psychological and cyberbullying.<hr/>RESUMEN El fenómeno del acoso escolar es una subespecie de la violencia entre iguales compleja y multidimensional. Entre los tipos específicos de violencia, este estudio destaca la violencia practicada contra la persona discapacitada, en el contexto escolar, como una de las posibilidades de la sociedad para hacer frente a las diferentes. Al igual que otros estudiantes, es probable que las personas sordas están sujetas a la intimidación. Así, la presente investigación tiene como objetivo general verificar si el fenómeno del bullying fue o es parte de la vida escolar diaria de adolescentes sordos oralizados y usuarios de audífonos para amplificación individual de sonido, pacientes de un Servicio de Salud Auditiva en el Estado de Espirito Santo-ES. La muestra estuvo constituida por adolescentes com edades compreendidas entre los 12 y 18 años. Estos respondieron un formulario desarrollado en Google Forms, compuesto por 40 preguntas, 1 abierta y 39 cerrada, organizadas en 3 sesiones. Después de la recolección, en lo que respecta a los aspectos cuantitativos, los datos fueron analizados utilizando el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales (SPSS) versión 25 para Windows. El análisis cualitativo se remitió a partir de los tres temas presentados en el formulario de recopilación de datos. Los estudios sobre la incidencia del bullying indican una alta prevalencia de este fenómeno en el contexto escolar, sin embargo, esa tendencia no fue verificada en el presente estudio cuya muestra incluyó a estudiantes sordos. Se cree que la baja incidencia de bullying en la muestra investigada pude deberse al número bajo de participantes sordos que aceptaran a participar en la investigación. Cuando se mencionó, el acoso escolar, las formas de agresión más frecuentes fueron la verbal, seguida del acoso físico y material, psicológico y cibernético. <![CDATA[Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas com estudantes com deficiência intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A inclusão escolar de estudantes com deficiência se tornou uma questão central no campo educacional, pois envolve a inserção do público-alvo da educação especial em escolas regulares de ensino. Este artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação e tem por objetivo propor reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas realizadas com estudantes com deficiência intelectual (DI). A metodologia envolveu técnicas da etnografia (observação participante, elaboração de diário de campo, realização de entrevistas ), análise de documentos da escola campo da investigação e de dispositivos legais nacionais e municipais que garantem os direitos das crianças com deficiência de frequentar e ter acesso ao conhecimento em escolas regulares de ensino. A geração de dados foi realizada em 2018 numa escola pública da rede municipal de Florianópolis - Santa Catarina (SC), que trabalha na perspectiva inclusiva. Os sujeitos alvo da pesquisa foram três estudantes com DI, matriculadas no 6º e no 8º ano. A análise dos dados permitiu concluir que, se a inclusão escolar dos estudantes com DI na escola pesquisada está garantida do ponto de vista legal, observações e entrevistas demonstraram que existem desafios e barreiras (pedagógicas e atitudinais) que comprometem a acessibilidadesimbólica desses estudantes. Ademais, que eles conseguem aprender no seu ritmo e em condições adequadas, mas, o ideal de aluno, presente no conceito de ofício de aluno(MARCHI, 2010; PERRENOUD,1995), podecontribuir tanto para o fracasso escolar quanto para a instauração de práticas de exclusão branda (BOURDIEU &amp; CHAMPAGNE, 2008).<hr/>ABSTRACT The school inclusion of students with disability has become a central issue in the educational field, as it involves the inclusion of the target group of special education in common schools. This article is an excerpt from the Master's thesis in Education and aims to propose reflections on inclusive pedagogical practices carried out with students with Intellectual Disability (ID). The methodology involved ethnographic techniques (participant observation, preparation of a field diary, conducting interviews), analysis of documents from the school in the field of investigation and national and municipal legal provisions that guarantee the rights of children with disability to attend and have access to knowledge in common schools of education. Data generation was carried out in 2018 in a municipal public school in Florianopolis - Santa Catarina (SC), which works from an inclusive perspective. The target subjects of the research were three students with ID, enrolled in the 6th and 8th grade. Data analysis permitted to conclude that the school inclusion of students with ID in the researched school is legally guaranteed. However, observations and interviews showed that there are challenges and barriers (pedagogical and attitudinal) that compromise the symbolicaccessibility of these students. Furthermore, it was concluded that the three students of the research are able to learn at their own pace and under appropriate conditions, but the ideal of the student, present in the concept of student craft, can contribute both to school failure and to the establishment of soft exclusion practices.<hr/>RESUMEN La inclusión escolar de los estudiantes con discapacidad se ha convertido en un tema central en el campo educativo, ya que implica la inclusión del público objetivo de la educación especial en las escuelas regulares. Este artículo es un extracto de una tesis de Maestría en Educación y tiene como objetivo proponer reflexiones sobre prácticas pedagógicas inclusivas realizadas con estudiantes con discapacidad intelectual (DI). La metodología involucró técnicas etnográficas (observación participante, elaboración de diario de campo, realización de entrevistas), análisis de documentos escolares, campo de investigación y disposiciones legales nacionales y municipales que garantizan los derechos de los niños con discapacidad a asistir y tener acceso al conocimiento en escuelas regulares. La generación de datos se realizó en 2018 en una escuela pública de la red municipal de Florianópolis - Santa Catarina (SC), que trabaja desde una perspectiva inclusiva. Los sujetos objetivo de la investigación fueron tres estudiantes con DI, matriculados en el 6º y 8º año. El análisis de los datos permitió concluir que, si la inclusión escolar de los estudiantes con DI en la escuela investigada está garantizada desde el punto de vista legal, las observaciones y entrevistas mostraron que existen desafíos y barreras (pedagógicas y actitudinales) que comprometen la accesibilidad simbólica de estos estudiantes. Además, pueden aprender a su propio ritmo y en condiciones adecuadas, pero el ideal de estudiante, presente en el concepto de oficio de alumno, puede contribuir tanto al fracaso escolar como al establecimiento de prácticas de exclusión leve . <![CDATA[Desafios, adversidades e lições para o ensino de Física para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A pandemia de Covid-19 afetou bilhões de pessoas e ceifou a vida de milhões em todo o mundo, causando transformações profundas e dolorosas. Essa pandemia tem impactado vários setores da atividade humana, expondo inúmeras fragilidades e agravando problemas sociais e econômicos cronicamente negligenciados. Entre essas atividades, a educação foi uma das mais afetadas. Assim, neste artigo, é abordada a educação Especial, e mais especificamente a educação de surdos neste período de pandemia, a partir do relato de um professor de física de uma escola especial da rede estadual da cidade de Porto Alegre - RS. A análise dos dados foi realizada na perspectiva da Pesquisa Social Interpretativa e é apresentado neste artigo como esse professor tem vivenciado essa mudança inesperada no ensino,bem como o que ele vivenciou até agora, segundo as suas próprias perspectivas e o que considera mais relevante neste contexto. É traçado um paralelo entre essa realidade local e outros contextos educacionais disponíveis na literatura, tanto no país como no exterior. Apresentam-se também relatos sobre os desafios e adversidades encontradas, as soluções implementadas e as perspectivas desses profissionais, pais e alunos, sobre o ensino a distância de surdos. As melhores práticas, lições importantes sobre resiliência, adaptação e superação desses obstáculos e as perspectivas futuras para o ensino a distância desses alunos também são destacadas. Com este artigo, pretende-se auxiliar alunos e professores neste momento desafiador de distanciamento físico, ensino remoto e/ou híbrido.<hr/>ABSTRACT The Covid-19 pandemic has affected billions of people and claimed the lives of millions worldwide, causing deep and painful transformations. It has impacted various sectors of human activity, exposing many shortcomings and aggravating chronically neglected social and economic problems. Among these activities, education was one of the most affected by the pandemic. Thus, this article addresses Special Education, and more specifically the education of the deaf in this pandemic period, based on the report of a physics teacher from a special school in the state network in the city of Porto Alegre - RS. Data analysis was performed from the perspective of Interpretive Social Research, and it is presented, in this article, how this teacher has experienced this unexpected way of teaching, as well as what he has experienced so far, according to his own perspectives and what he considers most relevant in this context.A parallel is drawn between this local reality and other educational contexts available in the literature, both in the country and abroad. Reports are presented on the challenges and adversities encountered, the solutions applied, and the perspectives of these professionals, parents, and students, in distance education for the deaf. Best practices, important lessons about resilience, adaptation and overcoming these obstacles, and future perspectives for distance learning for these students are also highlighted. With this article, it is intended to help students and teachers in this challenging time of physical distance, remote and/or hybrid teaching.<hr/>RESUMEN La pandemia de Covid-19 ha afectado a miles de millones de personas y se ha cobrado la vida de millones en todo el mundo, provocando profundas y dolorosas transformaciones. Ha impactado en diversos sectores de la actividad humana, exponiendo numerosas debilidades y agravando problemas sociales y económicos crónicamente descuidados. Así, en este artículo, se aborda la educación especial, y más específicamente la educación de los sordos en este período de pandemia, a partir del informe de un profesor de física de una escuela especial en la red estatal de la ciudad de Porto Alegre - RS. El análisis de los datos se realizó desde la perspectiva de la Investigación Social Interpretativa y se presenta en este artículo cómo este profesor ha experimentado este cambio inesperado en la enseñanza, así como lo que ha experimentado hasta ahora, de acuerdo con sus propias perspectivas y lo que considera más relevante en este contexto. Se traza un paralelismo entre esta realidad local y otros contextos educativos disponibles en la literatura, tanto en el país como en el extranjero. También hay informes sobre los desafíos y adversidades encontradas, las soluciones implementadas y las perspectivas de estos profesionales, padres y estudiantes, sobre la educación a distancia de sordos. También se destacan las mejores prácticas, las lecciones importantes sobre resiliencia, adaptación y superación de estos obstáculos, y las perspectivas futuras de aprendizaje a distancia de estos estudiantes. Con este artículo, se pretende ayudar a estudiantes y profesores en este momento desafiante de enseñanza remota y/o híbrida. <![CDATA[Percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação nas graduações em saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Estudo sobre a percepção de estudantes superdotados, que busca apreender as ansiedades e expectativas dos mesmos a partir do seu ingresso nas universidades, onde passam a vivenciar um universo diferente de aprendizagem. Objetivou-se apreender a experiência desses estudantes nas graduações em saúde e compreender como percebem o processo de ensino e aprendizagem neste contexto. Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com nove estudantes de cursos de graduação na área da saúde. As categorias encontradas foram: vivência na universidade, o desconhecimento sobre a superdotação, a interação social e sobre a autopercepção. Os resultados revelam que o ingresso dos superdotados na universidade suscitou sentimentos de angústia e surpresa. Evidenciou-se o desconhecimento de muitos docentes sobre a superdotação, o queindica que para eles, ser superdotado é ter a obrigação de saber todas as matérias e tirar ótimas notas. Notou-se que a percepção sobre a temática de superdotação se encontra na invisibilidade, e,embora a inclusão seja discutida, a superdotação nem sempre é incluída no debate. Isso ocorre porque o imaginário sobre a superdotação que advém do senso comum acaba corroborando com a ideia de gênio, o que interfere na construção de um olhar crítico sobre a questão. Conclui-seque são necessários mais estudos, com ofertas de formação para todos os colaboradores que compõem o quadro funcional das instituições de ensino, especialmente os docentes. A formação para atender as especificidades da superdotação requer o desenvolvimento de estratégias de ensino ativo que possam estimular suas habilidades.<hr/>ABSTRACT Study about the perception of gifted students, which seeks to apprehend their anxieties and expectations from their entry in the universities, where they begin to experience a different universe of learning. The objective was to apprehend the experience of these students in health graduations and understand how they perceive the teaching and learning process in this context. Exploratory and descriptive research with a qualitative approach, through semi-structured interviews with nine undergraduate health students. The categories found were: university experience, lack of knowledge about giftedness, social interaction and self-perception. The results reveal that the entrance of the gifted at university aroused feelings of anguish and surprise The lack of knowledge of many professors about giftedness was evidenced, which indicates that for them, being gifted is having the obligation to know all the subjects and get excellent grades. It was noted that the perception of the theme of giftedness lies in invisibility and although inclusion is discussed, giftedness is not always included in the debate. This is because the imagination about giftedness that comes from common sense ends up corroborating the idea of ​​genius, which interferes in the construction of a critical look at the issue. It is concluded that further studies are needed, with training offers for all employees who make up the staff of educational institutions, especially teachers. Training to meet the specifics of giftedness requires the development of active teaching strategies that can stimulate their abilities.<hr/>RESUMEN Estudio de la percepción de los estudiantes superdotados, que busca aprehender sus ansiedades y expectativas desde su ingreso a las universidades, donde comienzan a experimentar un universo de aprendizaje diferente. Objetivo: aprehender la experiencia de estos estudiantes en las titulaciones de salud y comprender cómo perciben el proceso de enseñanza y aprendizaje en este contexto. Investigación exploratoria y descriptiva con enfoque cualitativo, a través de entrevistas semiestructuradas con nueve estudiantes. Las categorías encontradas fueron: experiencia universitaria, desconocimiento sobre superdotación, interacción social y autopercepción. Los resultados revelan que el ingreso a la universidad de los superdotados genera sentimientos de angustia y sorpresa. Se evidenció el desconocimiento de muchos profesores sobre la superdotación, lo que indica que para ellos ser superdotado es tener la obligación de conocer todas las materias y sacar excelentes notas. Se señaló que la percepción del tema de la superdotación radica en la invisibilidad y aunque se discute la inclusión, la superdotación no siempre se incluye en el debate. Esto se debe a que la imaginación sobre la superdotación que proviene del sentido común acaba corroborando la idea de genio, que interfiere en la construcción de una mirada crítica sobre el tema. Se concluye que son necesarios más estudios, con ofertas formativas para todos los empleados que integran la plantilla de las instituciones educativas, especialmente los docentes. La capacitación para cumplir con las características específicas de la superdotación requiere el desarrollo de estrategias de enseñanza activas que puedan estimular sus habilidades. <![CDATA[Vivências de universitárias com deficiência em tempos de ensino remoto em decorrência da COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa versa sobre as vivências de universitárias com deficiência em relação ao ensino remoto. Teve como objetivo analisar as vivências de universitárias com deficiência de uma universidade da Região Nordeste brasileira acerca do ensino remoto implementado em decorrência da pandemia da COVID-19, além de apreender as diferentes mediações desse processo, respaldando-senos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica. Trata-se de um estudo quali-quantitativo. Para tanto, 12 universitárias com deficiência responderam a um questionário on-line, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, e interpretadosa partir do referencial teórico-metodológico adotado neste estudo. Os resultados apontaram para a falta de assistência e de acompanhamento especializado provenientes da gestão da universidade e do Núcleo de Acessibilidade (NAC), além de mostrarem as barreiras enfrentadas no acesso à tecnologia, aulas on-line, recursos e materiais acessíveis. Como conclusão, constatou-se que a pandemia da COVID-19 impactou na formação profissional das universitárias, agravando as desigualdades existentes e provocando ainda mais invisibilidade das mulheres com deficiência.<hr/>ABSTRACT This research is about the experiences of university students with disabilities in relation to remote teaching. It aimed to analyze the experiences of university students with disabilities at a university in the Brazilian Northeast region about remote teaching implemented as a result of the COVID-19 pandemic, in addition to apprehending the different mediations of this process, supporting us in the assumptions of Socio-Historical Psychology. This is a quali-quantitative study. Therefore, 12 university female students with disabilities answered an online questionnaire, which was analyzed through thematic content analysis, and interpreted from the theoretical-methodological framework adopted in this study. The results pointed to the lack of assistance and specialized monitoring from the management of the university and the Accessibility Center (NAC), in addition to showing the barriers faced in accessing technology, online classes, resources and accessible materials. In conclusion, it is stated that the COVID-19 pandemic impacted the professional training of university female students, aggravating existing inequalities, causing even more invisibility of women with disabilities.<hr/>RESUMEN Esta investigación trata sobre lasexperiencias de estudiantesuniversitariascondiscapacidadenrelaciónconlaenseñanza a distancia. El objetivo fueanalizarlasexperiencias de lasestudiantesuniversitariascondiscapacidad de una universidaddel Nordeste brasileñoenrelación a laenseñanza remota implementada como resultado de la pandemia COVID-19, además de aprehenderlas diferentes mediaciones de este proceso, apoyándonosenlossupuestos de PsicologíaSociohistórica. Este es unestudiocuali-cuantitativo. Por tanto, 12 estudiantesuniversitariascondiscapacidadrespondieronuncuestionario online, que fueanalizado mediante análisis de contenido temático, e interpretado desde el marco teórico-metodológico adoptado en este estudio. Los resultados apuntaron a la falta de asistencia y seguimiento especializado por parte de ladirección de launiversidad y el Centro de Accesibilidad(NAC), además de mostrar lasbarreras enfrentadas enelacceso a tecnología, clasesen línea, recursos y materialesaccesibles. Enconclusión, se afirma que la pandemia COVID-19 impactólaformaciónprofesional de lasestudiantesuniversitarias, agravando las desigualdades existentes, provocando aún más invisibilidad de lasmujerescondiscapacidad. <![CDATA[Concepções que fundamentam os sentidos atribuídos por educadores à inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como foco a formação de professores e de outros profissionais da educação que atuam na escolarização de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). É apresentado um estudo desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar, no processo de formação de educadores, indícios das relações entre os sentidos atribuídos por eles à inclusão escolar de alunos com TEA e as concepções de desenvolvimento humano e de deficiência. Esse estudo integra uma pesquisa-formação, na qual as narrativas autobiográficas foram empregadas como instrumento investigativo e formativo. Durante cinco meses, foram realizados dez encontros de formação on-line, dos quais participaram 29 educadores de uma escola estadual de educação básica. As narrativas dos participantes e suas falas mobilizadas no processo formativo foram analisadas com base no método histórico-genético e no paradigma indiciário. A análise dos dados permitiu inferir que o modo como alguns educadores compreendem a escolarização de alunos com TEA está relacionado a concepções de desenvolvimento humano e de deficiência que valorizam apenas os aspectos biológicos, as quais têm sustentado práticas escolares homogeneizadoras. Entretanto, também foram encontrados indícios de que há educadores que têm buscado promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem que atendam às necessidades dos alunos com TEA, pautando seu trabalho por concepções que consideram a interação entre fatores biológicos, culturais, sociais e individuais na constituição do indivíduo. Ao possibilitarem a expressão de diferentes concepções, as narrativas autobiográficas mostraram-se potencializadoras de reflexões a respeito dos sentidos atribuídos à inclusão escolar de alunos com TEA.<hr/>ABSTRACT This article focuses on the training of teachers and other education professionals who work in the schooling of students with autism spectrum disorder (ASD). A study on the process of training educators shall be here presented, aimed at identifying and analyzing evidence of the relationships between the meanings attributed by them to the school inclusion of students with ASD and the conceptions of human development and of disability. This study integrates a training-research in which the autobiographical narratives acted as an investigative and formative instrument. During five months, ten online training meetings were held with 29 educators from a public school of basic education. The participants' narratives and their speeches mobilized in the training process were analyzed based on the historical-genetic method and the evidentiary paradigm. Data analysis allowed to infer that the way some educators understand the schooling of students with ASD derives from conceptions of human development and of disability that emphasize only biological aspects, which have sustained educational homogenizing practices. However, evidence has it that there are educators who have sought to promote changes in the teaching-learning process highlighting the needs of students with ASD, basing their work on concepts that take into consideration the interaction between biological, cultural, social and individual factors in the constitution of the human being. By enabling the expression of different conceptions, the autobiographical narratives have proved to be potentiators of reflections about the meanings attributed to the school inclusion of students with ASD.<hr/>RESUMEN Este artículo se centra en la formación de docentes y otros profesionales de la educación que actúan en la escolarización de alumnos con trastorno del espectro autista (TEA). Aquí se presentará un estudio desarrollado con el objetivo de identificar y analizar, en el proceso de formación de educadores, evidencias de las relaciones entre los significados atribuidos por ellos a la inclusión escolar de alumnos con TEA y las concepciones de desarrollo humano y de discapacidad. Este estudio integra una investigación-formación en la que se utilizaron las narrativas autobiográficas como instrumento investigativo y formativo. Durante cinco meses se llevaron a cabo diez encuentros de capacitación online, con la participación de 29 educadores de una escuela provincial de educación básica. Las narrativas de los participantes y sus discursos movilizados en el proceso de formación fueron analizados a partir del método histórico-genético y el paradigma indiciario. El análisis de los datos permitió inferir que la forma en que algunos educadores entienden la escolarización de los alumnos con TEA está relacionada con concepciones del desarrollo humano y de la discapacidad que valoran solo aspectos biológicos, las cuales han sustentado la homogeneización de las prácticas escolares. Sin embargo, también se encontró evidencia de que existen educadores que han buscado promover cambios en el proceso de enseñanza y aprendizaje que respondan a las necesidades de los estudiantes con TEA, basando su trabajo en conceptos que consideran la interacción entre factores biológicos, culturales, sociales e individuales en la constitución del individuo. Al posibilitar la expresión de diferentes concepciones, las narrativas autobiográficas demostraron ser potenciadoras de reflexiones sobre los significados atribuidos a la inclusión escolar de alumnos con TEA. <![CDATA[Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho objetiva identificar as potencialidades e os desafios dos surdos nas aulas remotas do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO. Trata-se de um estudo de caso realizado com os alunos surdos na disciplina Análise de Custos e Formação de Preços, no 3º período do curso Técnico em Administração. Justifica-se a realização desta pesquisa, uma vez que a inclusão dos alunos surdos é um tema de relevância social: o acesso à educação é direito de todos os cidadãos e a pandemia trouxe novos desafios para os envolvidos na educação dos alunos surdos. O estudo de caso, fundamentado pela pesquisa bibliográfica, teve como método de coleta de dados virtual a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise qualitativa dos dados demonstra que a inclusão dos alunos surdos por meio da Libras, com uma abordagem de ensino-aprendizagem bilíngue, é a melhor alternativa para atender adequadamente às especificidades da educação dos surdos. As tecnologias da informação e o uso de recursos visuais também podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Diante da complexidade e da importância do tema, recomenda-se que os estudos iniciados nesta pesquisa sejam continuados e ampliados para potencializar seus resultados.<hr/>ABSTRACT This work aims to identify the potential and challenges of deaf people in remote classes at the IF Goiano, Campus Rio Verde - GO. This is a case study carried out with deaf students in the subject Cost Analysis and Price Formation, in the 3rd period of the Technical in Administration course. This research is justified, since the inclusion of deaf students is a topic of social relevance: access to education is a right of all citizens and the pandemic brought new challenges for those involved in the education of deaf students. The case study, based on bibliographical research, had direct observation and interview as a method of virtual data collection. Qualitative data analysis demonstrates that the inclusion of deaf students through Libras, with a bilingual teaching-learning approach, is the best alternative to adequately meet the specific needs of deaf education. Information technologies and the use of visual resources can also contribute to the teaching-learning process. Given the complexity and importance of the topic, it is recommended that the studies initiated in this research be continued and expanded to enhance their results.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo identificar el potencial y los desafíos de las personas sordas en las clases remotas en el IF Goiano, Campus Rio Verde - GO. Se trata de un caso de estudio realizado con estudiantes sordos en la asignatura Análisis de Costes y Formación de Precios, en el 3er periodo de la asignatura Técnica en Administración. Esta investigación está justificada, ya que la inclusión de estudiantes sordos es un tema de relevancia social: el acceso a la educación es un derecho de toda la ciudadanía y la pandemia trajo nuevos desafíos para los involucrados en la educación de estudiantes sordos. El estudio de caso, basado en la investigación bibliográfica, utilizó la observación directa y entrevistas semiestructuradas como método de recolección virtual de datos. El análisis de datos cualitativos demuestra que la inclusión de estudiantes sordos a través de Libras, con un enfoque de enseñanza-aprendizaje bilingüe, es la mejor alternativa para satisfacer adecuadamente las necesidades específicas de la educación de sordos. Las tecnologías de la información y el uso de recursos visuales también pueden contribuir al proceso de enseñanza-aprendizaje. Dada la complejidad e importancia del tema, se recomienda continuar y ampliar los estudios iniciados en esta investigación para potenciar sus resultados. <![CDATA[Comunicação e socialização da criança com Transtorno do Espectro Autista: a tecnologia como instrumento de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A comunicação e o processo de ensino e aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autistaapontam para a necessidade de formação continuada de profissionais, tanto professores regentes quanto mediadores, tendo em vista a falta de estratégias, recursos tecnológicos e, muitas vezes, o despreparo dos profissionais para estimular os alunos desde os anos escolares iniciais.O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um curso de formação continuada para professores regentes e mediadores, trazendo um recorte de uma pesquisa de mestrado com resultados da terceira unidade desenvolvida para o curso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e investigação exploratória. Tem como procedimento a intervenção pedagógica baseada no aporte teórico sociointeracionista que traz a tecnologia como instrumento de mediação na aprendizagem e, além disso, a gamificação como uma possível estratégia de ensino e aprendizagem. Para coletar dados dessa unidade do cursoforam utilizados: fórum de discussão, atividade proposta aos cursistas e aplicativo de mensagens. O resultado das interações e respostas, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar aprimoramentos e construção de conhecimentos que possibilitammelhorias na prática pedagógica inclusiva dos participantes. Taisaprimoramentos podem ser aproveitados por outros profissionais de Ensino que recebam em suas escolas crianças com transtorno do espectro autista.<hr/>ABSTRACT Communication and the teaching and learning process of children with Autism Spectrum Disorder point to the need for continued training of professionals, both regents and mediators, in view of the lack of strategies, technological resources and, often, the unpreparedness of teachers professionals to stimulate students from the early school years.The objective of this work is to present the results of a continuing education course for regents and mediators, bringing an excerpt from a master's research with results from the third unit developed for the course. The research presents a qualitative approach and exploratory investigation. Its procedure is the pedagogical intervention based on the socio-interactionist theoretical contribution that brings technology as a mediation instrument in learning and, in addition, gamification as a possible teaching and learning strategy. To collect data from this course unit, the following were used: discussion forum, activity proposed to course participants and messaging application. The result of interactions and responses, as well as the use and application of the tools and proposed actions were enough to identify improvements and construction of knowledge that provided improvements in the inclusive pedagogical practice of the participants. Such improvements can be used by other teaching professionals who receive children with autism spectrum disorder in their schools.<hr/>RESUMEN La comunicación y el proceso de enseñanza y aprendizaje de los niños con Trastorno del Espectro Autista apuntan a la necesidad de una formación continua de los profesionales, tanto rectores como mediadores, ante la falta de estrategias, recursos tecnológicos y, muchas veces, la falta de preparación de los profesionales para estimular alumnos desde los primeros años escolares. El objetivo de este trabajo es presentar los resultados de un curso de formación continua para regentes y mediadores, trayendo un extracto de una investigación de maestría con resultados de la tercera unidad desarrollada para el curso. La investigación presenta un enfoque cualitativo y de investigación exploratoria. Su procedimiento es la intervención pedagógica basada en el aporte teórico sociointeraccionista que aporta la tecnología como instrumento de mediación en el aprendizaje y, además, la gamificación como posible estrategia de enseñanza y aprendizaje. Para la recolección de datos de esta unidad de curso se utilizaron: foro de discusión, actividad propuesta a los participantes del curso y aplicación de mensajería. El resultado de las interacciones y respuestas, así como el uso y aplicación de las herramientas y acciones propuestas fueron suficientes para identificar mejoras y construcción de conocimientos que propiciaron mejoras en la práctica pedagógica inclusiva de los participantes. Estas mejoras pueden ser utilizadas por otros profesionales de la enseñanza que reciben niños con trastorno del espectro autista en sus escuelas. <![CDATA[Barreiras atitudinais: discutindo inclusão no cotidiano escolar através do combate ao capacitismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-686X2023000100316&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Barreiras atitudinais representam o tema deste artigo. Sobre tais barreiras afirma-se: estão ligadas a atitudes e práticas preconceituosas para com pessoas com deficiência. Estas barreiras tangenciam outras barreiras e trazem, de forma subjacente, uma visão capacitista. O presente trabalho objetiva discutir barreiras atitudinais no processo de inclusão escolar das crianças com deficiência, inseridas em turma regular do Ensino Fundamental I. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e preliminar de pesquisa, amparada nas orientações da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A preliminar materializou-se através de conversas com três professores que atuam diretamente com processo de inclusão e exercem o magistério em diferentes redes municipais de ensino do estado do Rio de Janeiro. A partir da leitura, do material da preliminar de pesquisa, evidenciaram-se cinco categorias de análise: conflito, crítica ao modelo, insegurança, limitações financeiras e conceituais, e desconhecimento. Estas categorias embasaram a análise dos dados do campo à luz dos dados bibliográficos. A partir daí, concluiu-se que a educação inclusiva, como política de educação, deve atuar em prol da construção do sujeito cultural, histórico, político e social, e organizar-se em função da reafirmação dos valores éticos, estéticos e políticos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.<hr/>ABSTRACT Attitudinal barriers represent the subject of this article. These barriers are linked to prejudiced attitudes and discriminatory practices towards people with disabilities. These barriers criss-crossother barriers and bring in their core an ableistic view. This article seeks to discuss attitudinal barriers that often manifest within schools during educational process towards children with disabilities, engaged in a regular classis of Elementary School. At first, bibliographic research was conducted. Afterwards, a preliminary field research was carried out following the guidelines recommended by Resolution 510/2016 of the National Health Council (CNS). The preliminary field research happened throughout conversations with three teachers who work directly within inclusive education and teach in different schools. After reading all gathered field data, five categories of analysis were revealed: conflict, criticism of the model, insecurity, financial and conceptual limitations, and lack of knowledge. These categories supported the data analysis. Inclusive education should be addressed as educational policy, in order to act in favor of generating more conscious citizens - in cultural, historical, political and social ways - as well for reassure ethical, aesthetic and political values established by the Universal Declaration of Human Rights.<hr/>RESUMEN Las barreras de actitud representan el tema de este artículo. Estas barreras están vinculadas a actitudes prejuiciosas y prácticas discriminatorias hacia las personas con discapacidad. Estas barreras se entrecruzan con otras barreras y traen en su núcleo una visión capacitista. Este artículo busca discutir las barreras actitudinales que a menudo se manifiestan en las escuelas durante el proceso educativo hacia los niños con discapacidad, que participan en un curso regular de la Enseñanza Fundamental. En un primer momento se realizó una investigación bibliográfica. Posteriormente, se realizó una investigación de campo conocida como investigación preliminar de pesquisa siguiendo los lineamientos recomendados por la Resolución 510/2016 del Consejo Nacional de Salud (CNS). La investigación de campo preliminar se llevó a cabo a través de conversaciones con tres docentes que trabajan directamente en la educación inclusiva y enseñan en diferentes escuelas. Después de una lectura cuidadosa de todos los datos de campo, se revelaron cinco categorías de análisis: conflicto, crítica al modelo, inseguridad, limitaciones financieras y conceptuales y desconocimiento. Estas categorías apoyaron el análisis de datos. La educación inclusiva debe ser abordada como política educativa, para actuar a favor de generar ciudadanos más conscientes -en los aspectos cultural, histórico, político y social- así como para reafirmar los valores éticos, estéticos y políticos establecidos por la Declaración Universal de los Derechos Humanos.